Anda di halaman 1dari 14

Antes de comear

Reconhecendo os componentes Ferramentas necessrias Erros comuns durante a montagem Manuseando as peas

Instalando
Abrindo o gabinete Desmonte um computador Como instalar placa me Aplicando pasta trmica no processador Colocando o processador Troque a fonte padro Como instalar uma ventoinha no gabinete Instalando memria e placa de vdeo Instalao do HD Aprenda a instalar uma unidade tica Como instalar os fios do painel frontal

Hora da finalizao
Sem fios soltos por a Instalar os principais perifricos

Extras
Desmistificando a BIOS Aprenda a crimpar cabos de rede Como gastar menos e no ser enganado

Antes de comear a desmontar uma mquina, preciso tomar alguns cuidados, como saber identificar corretamente todos os componentes internos do computador, saber quais ferramentas utilizar, como manusear as peas, etc.

Reconhecendo os componentes

Confira quais so os componentes presentes em um gabinete e saiba como retirar cada um deles. Sabendo reconhecer cada componente, erros comuns, como instalar o disco rgido no lugar da unidade tica, podem ser evitados. (clique na imagem para ampliar)

Ferramentas necessrias

preciso ter algumas ferramentas bsicas para comear a desmontar um computador. Confira quais so os tipo de chave de fenda necessrios, bem como os parafusos corretos e itens que ajudaro a proteger as placas e componentes da mquina. No se esquea de ver tambm quais os cabos e placas indispensveis na montagem de um computador.

Erros comuns durante a montagem

bvio que no nascemos sabendo tudo, por isso muito comum que pequenos erros ocorram durante a montagem de um computador. O problema que descuidos inocentes s vezes podem estragar e inutilizar placas, processadores, etc. Por isso no deixe de conferir como deve ser o ambiente para a montagem e manuteno de um computador e tambm a maneira correta de conectar os cabos e placas.

Manuseando as peas

As peas de um computador so muito sensveis e saber manuse-las muito importante. Quanto menos contato houver entre seus dedos e os contatos de um componente eletrnico, melhor. Aprenda como pegar corretamente as peas e no corra mais o risco de perder um componente caro simplesmente por no segur-lo da maneira correta.

Agora que voc j sabe como manusear os componentes e tambm j providenciou as ferramentas necessrias, hora de colocar a mo na massa.

Abrindo o gabinete

Independente se voc vai fazer uma manuteno do PC ou se vai instalar um novo componente, a primeira coisa a se fazer abrir o gabinete. Encontre todas as informaes necessrias para realizao desta tarefa.

Desmonte um computador Caso voc esteja fazendo manuteno em uma mquina, pode ser preciso retirar alguns componentes. Por isso, no deixe de dar uma olhada na descrio completa e detalhada de como realizar esta tarefa.

Como instalar a placa me Um dos componentes mais importantes para o funcionamento do computador a placa me. Justamente por isso o primeiro componente que deve ser instalado. Confira todos os passos, em detalhes, de como fazer esta tarefa que, apesar de simples, exige um pouco de ateno do usurio.

Aplicando pasta trmica no processador A pasta trmica, apesar de pouco comentada, de extrema importncia para o bom funcionamento de um computador. Sua principal funo aumentar a aderncia entre o processador e o cooler para que assim o processador seja refrigerado de modo mais eficiente. Seguindo as dicas corretamente, voc pode ficar frio e aplicar a pasta trmica sem medo.

Colocando o processador Depois que a pasta trmica foi aplicada corretamente, hora de instalar o processador no lugar destinado a ele na placa me. No uma tarefa difcil, verdade, mas exige um pouco de ateno por parte do usurio justamente pelo

fato de o processador j conter pasta trmica em sua superfcie. Mas s seguir todos os passos corretamente que no h com o que se preocupar.

Troque a fonte padro Sem uma boa fonte no h computador que aguente muito tempo. Esta uma pea indispensvel para o seu computador, pois ser atravs dela que a energia chegar a todos os seus componentes. Este processo mais trabalhoso do que difcil, como voc ir perceber, mas sempre importante ficar atento s dicas e sempre prestar ateno no que est sendo feito.

Como instalar a ventoinha no computador

Um computador sem ventilao uma bomba relgio, e pode explodir a qualquer momento. Exageros parte, muito importante instalar corretamente o cooler (tambm chamado ventoinha) no computador, pois ele quem garante a circulao de ar dentro do gabinete e tambm quem praticamente anula a probabilidade de seu processador queimar com o calor dissipado pelos componentes da mquina. Confira todos os passos para a realizao desta tarefa e veja como simples.

Instalando memria e placa de vdeo A to comentada memria! Veja, passo a passo, como colocar para funcionar esta pea to importante. Para aqueles que possuem uma placa de vdeo externa (sem ser a onboard), possvel encontrar tambm diversas dicas de instalao para esta pea to cobiada por diversos usurios, principalmente os gamers.

Instalao do HD O que seria de um computador sem disco rgido? Hoje em dia, quase nada. Por isso, aprenda diversos macetes que facilitam, e muito, a instalao deste importantssimo componente para os computadores. Saiba dos cuidados necessrios e de alguns detalhes que so de suma importncia durante o processo. O artigo possui dicas e passo a passo tanto para HDs SATA quanto IDE.

Aprenda a instalar uma unidade tica

Unidade tica nada mais do que um gravador de CD, DVD ou Blu-ray. O processo de instalao bem rpido e no exige muitos conhecimentos, contudo, um pouco de ateno sempre importante, mesmo seguindo um passo a passo detalhado como o encontrado nesse artigo.

Como instalar os fios do painel frontal Os fios do painel frontal nem sempre so padronizados e apenas os fios bsicos costumam estar identificados na placa me. Alm das preciosas dicas sobre a conexo destes fios que voc encontra neste artigo, sempre bom ter o manual da placa me por perto. Caso surja alguma dvida especfica da placa, mais fcil para voc encontrar a soluo.

Quase terminando! Agora s faltam alguns pequenos detalhes para que voc possa usar seu computador e aproveitar tudo o que ele tem para oferecer.

Sem fios soltos por a Depois que tudo estiver devidamente instalado, voc vai notar que no ficou muito organizado. Sim, isso normal, afinal so vrios fios e cabos passando por todos os lados. O que voc no pode fazer fechar o gabinete e fazer de conta que no est vendo a baguna, pois isso pode prejudicar, e muito, a ventilao dos componentes. bem fcil unir e arrumar os fios, basta ter um pouco de pacincia.

Instalar os principais perifricos Internamente, tudo instalado! Excelente! Mas e agora, como conectar teclado, monitor, mouse, etc.? Isto bem simples, mas para ter certeza de que voc est fazendo corretamente, no deixe de conferir as dicas apresentadas no artigo sobre instalao de componentes. A instalao das peas e componentes est finalizada, agora s ligar o computador e fazer as configuraes necessrias.

Quem tal algumas dicas extras? Aprenda a mexer na BIOS sem medo e tambm como criar seu prprio cabo de rede.

Desmistificando a BIOS Depois de instalar tudo e iniciar o computador, talvez voc precise acessar a BIOS a fim de configurar algum componente. Calma, no precisa se assustar. Apesar de muitos falarem, a BIOS no nenhum bicho-de-sete-cabeas. Conhecendo todos os itens presentes neste software de inicializao, e sabendo como alter-los de maneira correta, voc no ter com o que se preocupar.

Aprenda a crimpar cabos de rede Um computador sem Internet no a mesma coisa. Ao invs de comprar os cabos para montar sua rede local, aprenda a crimpar (montar) os seus prprios. fcil e bem rpido. Apesar de ser necessrio comprar um alicate especial para isto, voc tem a comodidade de poder consertar qualquer cabo que apresente defeito futuramente. Voc pode conferir mais dicas sobre rede acessando outros artigos do Baixaki, como: Como compartilhar arquivos na rede, Como compartilhar sua impressora na rede, Como compartilhar internet banda larga e Possveis problemas que podem ocorrer na rede de sua casa.

Como gastar menos e no ser enganado Para saber o que precisa ser arrumado no computador necessrio, antes, saber o que h de errado com ele. A maioria dos usurios mais leigos, no quesito hardware, j foi enganada pelo menos uma vez por tcnicos cheios de m f e assistncias tcnicas aproveitadoras. Para que isto no acontea com voc, aprenda como diagnosticar alguns problemas bsicos no computador e, quando for o caso, voc mesmo pode arrumar. Seno, pelo menos saber se algum tcnico tentar enrolar voc.

Acabou?! claro que no. Novas tecnologias surgem a cada dia, tanto em softwares como em hardwares. Ainda assim, de extrema importncia saber como instalar as peas disponveis atualmente. Quando os novos componentes estiverem no mercado, voc j sabe como funciona, e no ter maiores dificuldades. Caso voc esteja montando um computador, ou precisou trocar o HD, no deixe de conferir o Kit Bsico de programas essenciais para o seu computador. Agora com voc, usurios. Contamos com a participao de cada um, comentando e divulgando este artigo. Afinal, o conhecimento s completo quando passado adiante.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/hardware/2545-manutencao-depcs-a-biblia.htm#ixzz2LYMEoVuz

Anda mungkin juga menyukai