Anda di halaman 1dari 27

Universidade de So Paulo Escola de Engenharia de So Carlos Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Trabalho de Matemtica para Arquitetura I

Matemtica e Arquitetura

Matemtica para Arquitetura I Professor Ton Marar Caroline Niitsu de Lima N USP: 7591991 1 Ano de Arquitetura e Urbanismo

ndice Introduo e Objetivos.....................................................................................................03 Matemtica e Arquitetura................................................................................................04 Pitgoras..............................................................................................................05 Plato...................................................................................................................08 Vitruvius...............................................................................................................11 Alberti..................................................................................................................12 Palladio................................................................................................................13 Kepler..................................................................................................................14 Le Corbusier........................................................................................................16 Razes e Propores........................................................................................................17 Proporo urea...................................................................................................17 Sequncia de Fibonacci.......................................................................................22 Espiral Logartmica.............................................................................................24 Planolndia: um romance de muitas dimenses (Flatland)........................................25 Sites de Apoio..................................................................................................................26

Introduo e Objetivos A Matemtica sempre foi um instrumento til para a sociedade para compreender e analisar os fenmenos da natureza. Mais ainda do que isso, mostrou-se uma ferramenta importante para o desenvolvimento social, econmico e tecnolgico das civilizaes que passaram pela Histria. Como uma das cincias mais aclamadas do conhecimento humano, a Matemtica tornou-se um recurso de importncia mpar na construo e evoluo do que seria mais tarde conhecido por Arquitetura. O objetivo principal deste trabalho apresentar a histria dessa cincia antiga e em constante evoluo, assim como a dos homens que se propuseram a estud-la com afinco e dedicao, com especial foco nos matemticos da Grcia Antiga; destacar a importncia dos slidos platnicos; e demonstrar a forma como as razes e propores colaboraram no desenvolvimento da Arquitetura.

Matemtica e Arquitetura Desde os tempos mais remotos da humanidade, Arquitetura e Matemtica sempre estiveram relacionadas. De fato, a arquitetura foi considerada um tpico da matemtica por muito tempo. Na Antiguidade, as grandes construes, como as pirmides, os zigurates, templos, estdios e projetos de hidrulica, eram feitos por matemticos. Assim como na Grcia, Roma e no Imprio Bizantino, as obras de arquitetura eram encomendadas a matemticos. Os tradicionais azulejos islmicos, por exemplo, continham em suas estampas padres bidimensionais. Quando se pensa em matemtica como um estudo de padres, fica mais fcil entender sua conexo com a arquitetura. A separao entre arquitetura e matemtica ficou mais ntida a partir do sculo XIX, embora os contedos matemticos ainda fossem fundamentais para a construo de edifcios, canais de irrigao, mobilirios, entre outros. Houve vrias figuras na Histria da humanidade que se propuseram a estudar a matemtica, desde a geometria at a natureza dos nmeros, que foram importantes no s na aplicao de conceitos matemticos, mas tambm na criao de sistemas de construo que viriam a ter grande utilidade na arquitetura. Teremos ento um breve estudo desses intelectuais e de suas contribuies para a matemtica e a arquitetura.

1. Pitgoras A figura de Pitgoras uma figura bastante misteriosa, cercada de lendas e especulaes sobre sua vida, e poucas informaes de fato confiveis: a maioria dos relatos sobre o matemtico procura apresent-lo como uma espcie de divindade, e foram feitos tardiamente, com discordncias em relao a datas e eventos da vida do intelectual grego. O que se sabe que Pitgoras nasceu em Samos, uma das ilhas do Dodecaneso na Grcia, entre cerca de 570 a.C. e 571 a.C.. Filsofo e matemtico importante, cujas ideias influenciaram, de forma significativa, as sociedades ocidentais posteriores Antiga Grcia. Atribui-se a Pitgoras a descoberta das propriedades dos nmeros inteiros, o estudo de figuras geomtricas e a demonstrao do teorema que leva seu nome. O matemtico tambm conhecido pela fundao da Escola Pitagrica, na Magna Grcia, responsvel por ensinar o que ficou conhecido na Idade Mdia como o Quadrivum Geometria, Aritmtica, Astronomia e Msica. Pitgoras morreu em Metaponto entre os anos de 496 a.C e 497 a.C.. Confira as principais contribuies de Pitgoras em algumas reas do conhecimento. Msica Pitgoras realizou muitos estudos para relacionar msica e matemtica. Assim, descobriu a relao existente entre a altura da nota emitida e o comprimento da corda, concluindo que as relaes que produziam sons harmoniosos seguiam as propores dos nmeros inteiros simples: , , , etc. O filsofo tambm descreveu o poder da msica sobre a psique humana e suas aplicaes medicinais. Tudo nmero Pitgoras acreditava que todas as relaes podiam ser reduzidas a relaes numricas. Junto com os pitagricos, o matemtico trouxe diversas contribuies para a cincia exata, sendo atribudo a ele: a classificao dos nmeros como primos e compostos, pares e mpares, amigos, perfeitos e figurados; a determinao do mximo divisor comum (mdc) e do mnimo mltiplo comum (mmc); e aplicaes geomtricas, como o teorema de Pitgoras (j conhecido pelos babilnicos, mas formalmente demonstrado por Pitgoras). Um dos momentos de grande crise entre os pitagricos foi a descoberta do nmero , ou seja, a diagonal de um quadrado de lado unitrio, que, por ser um nmero incomensurvel (atualmente conhecido como irracional), contrariava a crena de que todas as formas poderiam ser expressas na razo de inteiros.

Geometria Dentre as contribuies de Pitgoras para a Geometria, uma das mais notveis e lembradas a demonstrao do Teorema de Pitgoras. Resumidamente, o teorema descreve que, em um tringulo retngulo, a soma dos quadrados dos catetos igual ao quadrado da hipotenusa. Segue a demonstrao do teorema de Pitgoras: Considere dois quadrados, ambos com lados iguais a (a+b). O primeiro composto por cinco figuras: quatro tringulos retngulos de catetos a e b, e de um quadrado de lado c, equivalente hipotenusa dos tringulos. Logo, neste quadrado, temos: (a+b) = c + 2ab O segundo quadrado composto tambm de quatro tringulos retngulos iguais aos anteriores e de dois quadrados, um de lado a e um de lado b. Logo, neste quadrado, temos: (a+b) = a + b + 2ab Igualando os segundos membros das equaes, resulta: c + 2ab = a + b 2ab Agora se cancelarmos o termo 2ab em ambos os lados da igualdade acima, resulta a expresso central do Teorema de Pitgoras: c = a + b A figura abaixo ilustra essa demonstrao.

Ainda em Geometria, Pitgoras, juntamente com os pitagricos, estudou os slidos regulares: o tetraedro, o cubo e o dodecaedro.

O smbolo que representava os pitagricos era o pentagrama, obtido do traado das diagonais de um pentgono regular. O curioso nessa figura o fato de apresentar propores que seguem a proporo urea.

2. Plato Acredita-se que Plato nasceu em Atenas ou Aegina, na Grcia, por volta de 429 e 423 a.C., vindo de uma famlia aristocrtica e influente. O seu verdadeiro nome era Aristcles, e Plato seria um apelido, que se referiria ao corpo robusto do filsofo, ou ainda devido amplitude da sua eloqncia. Plato foi um dos grandes pensadores da Grcia Antiga, fundador da Academia de Atenas, a primeira instituio de ensino superior do mundo, da qual foi professor. Foi pupilo de Scrates e mentor de Aristteles. As ideias de Plato so difundidas em seus dilogos, uma srie de escritos que trata de tica, poltica, metafsica, entre outros assuntos, e que, curiosamente, apresentam Scrates como principal personagem, gerando dvidas de quem seja o verdadeiro autor dos pensamentos contidos nas obras. O filsofo escreveu mais de 30 obras, dentre elas: Menexeno, O banquete, A repblica, Timeu, e O sofista. Plato faleceu em 347 a.C., aos 80 anos. Algumas das teorias de Plato. Teoria das Ideias ou Teoria das Formas Para Plato, o mundo concreto, percebido pelo homem, uma plida representao do mundo das ideias, perfeito. Segundo o filsofo, todas as coisas encontradas no mundo concreto so apenas representaes das coisas existentes no mundo das ideias. Dessa forma, o homem, antes de existir no mundo real, estava no mundo das ideias em contato com as coisas em seu estado perfeito, incorruptveis; ao vir para o mundo material, entra em contato com formas imperfeitas, objetos que apenas recordam os dotados da ideia pura. Timeu A obra trata sobre a origem do universo, que considerado um animal dotado de alma e de razo (Timeu 30b), ideia que persistiria sculos mais tarde no pensamento ocidental, influenciando pensadores como Kepler. Timeu chega a ser comparado com as escrituras sagradas, especialmente com os livros de Gnesis e os de Moiss. O autor defende no livro que fundamental se conhecer as leis da natureza para se entender sua alma, esta regida por uma srie numrica que compe uma harmonia. Disto, vemos uma relao da natureza com as leis da harmonia musical, conforme o seguinte trecho de Timeu:``(...)dividiu-a [a alma] em tantas partes quanto era conveniente haver... Nesta diviso adotou o seguinte critrio: inicialmente separou uma parte do conjunto, depois mais outra, o dobro da primeira, e uma terceira uma vez e meia maior do que a segunda e o triplo da terceira; depois a quarta, o dobro da segunda, e a quinta, o triplo da terceira e mais a sexta, o ctuplo da primeira, e por ltimo, a stima, vinte e sete vezes maior que a primeira.'' (Timeu 35b,c).
8

Em Timeu, ainda encontramos o Universo retratado como um enorme e eterno relgio, cujos ponteiros representam os astros celestes. De fato, foram produzidos mais tarde relgios que seguiram esse modelo, e viriam a ser precursores do instrumento utilizado atualmente. Essas ideias, inclusive, seriam fundamentais para a astronomia, com a formulao de modelos como o sistema de Ptolomeu que retomariam o conceito de um universo regido por leis e nmeros, com astros realizando movimentos circulares, conforme o modelo proposto por Plato. Slidos Platnicos Os slidos platnicos receberam esse nome em ocasio de sua designao por Plato, em cerca de 400 a.C.. So slidos convexos, cujas arestas formam polgonos planos regulares congruentes. J eram conhecidos pelos pitagricos e pelos egpcios, que utilizaram alguns desses slidos na arquitetura e na construo de objetos. Existem apenas cinco slidos platnicos: tetraedro, hexaedro (cubo), octaedro, dodecaedro e isocaedro.

H vrias teorias de que esses slidos possuem significados msticos. Plato, por exemplo, acreditava que cada um desses slidos estava relacionado a um dos quatro elementos: terra, fogo, gua e ar. O dodecaedro representaria o cosmos, o universo.

Para a construo dos slidos platnicos, podemos utilizar apenas polgonos regulares congruentes. Segue uma imagem com a planificao dos cinco slidos.

10

3. Vitruvius Marcos Vitrvio Polio, em latim Marcus Vitruvius Polio, foi um importante arquiteto e engenheiro romano que viveu no sculo I a.C. e que exerceu forte influncia sobre a arquitetura renascentista. O tratado De Architectura foi uma obra de estudos e referncia durante a Antiguidade, sendo ainda bastante reverenciada nos dias atuais. De Architectura O tratado, escrito para o imperador Csar Augusto como um manual de tcnicas construtivas, por volta de 40 a.C., teve grande influncia sobre os arquitetos do quattrocento italiano, e ainda uma grande referncia no estudo da arquitetura clssica. A obra foi retomada no Renascimento, aps um longo perodo de esquecimento na Idade Mdia, e passou a ser um guia sobre planejamento urbano, tcnicas e materiais construtivos, e construo de artefatos tecnolgicos, como bombas hidrulicas, por exemplo. O trabalho pretendeu valorizar a construo clssica, uma vez que Vitruvius era um grande admirador da cultura grega. O arquiteto tambm fez grandes estudos sobre a anatomia humana, pois acreditava que os edifcios e as obras de arquitetura deveriam seguir as propores humanas e usar o prprio corpo como escala.

Acima vemos uma planta de uma casa grega feita por Vitruvius.

11

4. Alberti Leon Battista Alberti, nascido em Gnova em 1404, foi um intelectual que dominou vrias reas do conhecimento: arquitetura, urbanismo, matemtica, pintura, msica e escultura. Sua vida descrita em Vite, de Giorgio Vasari. De famlia nobre, estudou nas melhores escolas da poca e ingressou no curso de Direito da Universidade de Bolonha. Alberti considerava a matemtica como base comum das artes e da cincia. Em seu tratado Della pittura, ressalta a importncia da perspectiva como um instrumento geomtrico de representao artstica e arquitetnica. Em outro trabalho, De Re Aedificatoria (Dez Livros de Arquitetura, de 1452), o arquiteto tratou de temas como a histria do urbanismo, engenharia e filosofia da beleza, em uma obra que se tornaria, mais tarde, uma referncia importante para os arquitetos.

12

5. Palladio Andrea Palladio, nascido em Pdua em 1508, foi um arquiteto italiano renascentista que realizou muitos trabalhos na Repblica de Veneza. Palladio, influenciado pela arquitetura grega e romana, considerado uma das maiores influncias da histria da arquitetura ocidental. Todos os seus trabalhos esto localizados no norte da Itlia. O arquiteto escreveu o tratado I Quattro Libre dellArchittetura (Os Quatro Livros de Arquitetura), contendo seus ensinamentos e sua forma de construir e entender arquitetura. A cidade de Vicenza, na Itlia, considerada um patrimnio mundial da Unesco, reunindo 47 exemplares das famosas villas de Palladio. importante ressaltar da obra de Palladio a forma como ele relaciona a medida de suas construes com a harmonia da msica e com razes geomtricas, como razes quadradas. A seguir, vemos a mais famosa obra de Palladio, Villa Capra, dita La Rotonda, e seu projeto.

13

6. Kepler Johannes Kepler nasceu em Weil der Stadt, Wrttemberg, na Alemanha, em 1571, e morreu em Ratisbona, tambm na Alemanha, em 1630. Kepler foi astrnomo, matemtico e astrlogo; mais conhecido pela formulao das trs leis fundamentais da mecnica celeste, ou Leis de Kepler, que forneceram base para a teoria da gravitao de Isaac Newton. Poliedros de Kepler Kepler estudou os poliedros e at os agrupou em classes especficas. Apesar da abordagem lgica de sua pesquisa, ele no desconsiderou toda a mstica que envolvia tais slidos, associando-os aos elementos clssicos: o tetraedro corresponde ao fogo, o octaedro ao ar, o cubo terra, o icosaedro gua e o dodecaedro com o cosmos ou o ter; conforme figura presente em seu livro Harmonice Mundi.

14

Neste mesmo livro, Kepler relacionou os slidos de Arquimedes, que a classe de poliedros uniformes convexos.

Kepler tambm props um modelo de sistema solar, no qual as distncias entre os planetas conhecidos na poca seguiam relaes entre os cinco slidos platnicos. No modelo, a esfera externa representa Saturno, e a interna, Jpiter; os planetas interiores so Mercrio, Vnus, Terra e Marte. Embora o modelo contenha erros evidentes em relao distncia dos planetas e as suas disposies, no h como negar que uma bela representao do sistema solar.

15

7. Le Corbusier Le Corbusier, ou Charles-Edouard Jeanneret, seu nome de batismo, nasceu em 1887 na Sua, embora venha a viver a maior parte de sua vida na Frana. Foi um dos grandes arquitetos da Arquitetura Moderna. Em seu trabalho Vers une Architecture, apresenta trabalhos inspirados em antigas construes gregas que usaram a razo urea. Em 1950, utilizando a razo urea, a sequncia de Fibonacci e tambm as medidas anatmicas humanas, Le Corbusier criou o que seria conhecido por Modulor, um sistema de medidas com o objetivo de agregar harmonia s construes arquitetnicas.

Podemos ver o sistema de medida Modulor em construes de Le Corbusier, como a Chapel de Notre Dame du Haut.

16

Razes e Propores Segue-se agora explicaes sobre conceitos importantes: a razo urea, ou proporo urea, a sequncia de Fibonacci e a espiral logartmica. Proporo urea Tambm chamada de seco urea, ou razo urea, foi estudada pelos gregos antes de Euclides de Alexandria, que descreveu esta seo em sua proposio dividir um segmento de reta em mdia e extrema razo. Diz-se que o segmento a est dividido em proporo urea, se a razo entre o menor e o maior dos segmentos igual razo entre o maior e o segmento todo. Usando a notao moderna, podemos escrever esta razo assim:

Este o chamado retngulo ureo, figura muito utilizada nas construes da Idade Clssica (o Partenon, em Atenas, por exemplo, tem as dimenses frontais do retngulo ureo)

17

Construo do retngulo ureo a partir do seu lado maior

Da semelhana entre os dois retngulos, decorre a equao: Exprimindo b em funo de a, chegamos a:

O segmento b denominado segmento ureo de a. Em outras palavras, se um segmento tem comprimento a, o seu ureo tem comprimento

Observe a base do retngulo maior:

Dizer que b = AD o segmento ureo de a = AB equivale a dizer que C um ponto do segmento AB tal que:

Tambm comum dizer que o ponto D divide o segmento AB em mdia e extrema razo.

18

O nmero de ouro, ou razo urea, ou divina proporo dado pelo nmero 1,618034..., representado pela letra grega (fi).

A proporo nas artes e na natureza Na natureza, a proporo urea parece orientar a posio das ptalas e sementes das margaridas e dos girassis, e a curvatura da concha do Nutilus. A divina proporo tambm foi encontrada na sequncia de Fibonacci.

19

Nas artes, vrias obras contm em seus desenhos os retngulos ureos. Para muitos artistas, como Leonardo Da Vinci, a proporo urea indicava a perfeio.

Acredita-se de tal forma que a proporo urea rege as leis da beleza e da harmonia que muitos a consideram como um parmetro para se entender o belo.

20

Um bom exemplo disso o modelo do Homem Vitruviano, de Da Vinci, cujas dimenses seguem a divina proporo: o umbigo divide a altura humana em dois segmentos que esto na razo urea. O ombro divide a distncia entre as extremidades dos dedos (braos abertos perpendicularmente ao corpo) em dois segmentos que tambm obedecem razo urea.

21

Sequncia de Fibonacci Leonardo Fibonacci, tambm conhecido como Leonardo Pisano, nasceu em Pisa, na Itlia, em 1170. O matemtico considerado o primeiro grande matemtico da Idade Mdia. conhecido pela seqncia que leva seu nome, obtida a partir da observao de coelhos. Os nmeros descrevem a quantidade de casais em uma populao de coelhos aps n meses, partindo dos seguintes pressupostos: 1. 2. 3. 4. 5. No primeiro ms nasce somente um casal; Casais amadurecem sexualmente aps o segundo ms de vida; No ocorrem anomalias genticas em cruzamentos consangneos; Todos os meses, cada casal d luz um novo casal; No h mortes na populao de coelhos.

No primeiro ms h apenas um casal de coelhos. Como os coelhos amadurecem sexualmente apenas no segundo ms de vida, no segundo ms continua havendo apenas um casal de coelhos. No terceiro ms h o nascimento de um casal de coelhos, totalizando dois casais. No quarto ms, h o nascimento de mais um casal de coelhos, gerados pelo primeiro casal (o segundo casal ainda no amadureceu sexualmente), num total de trs casais. No quinto ms, teremos um total de cinco casais, sendo dois novos casais gerados pelos casais 1 e 2, mais os casais 1 e 2 e o casal que ainda no atingiu a maturidade sexual. E assim, respectivamente, conforme a figura.

Seguindo essa lgica, chegamos sequncia de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55,... Esta sequncia representa a quantidade de coelhos a cada ms. A partir de uma observao mais detalhada, pode-se perceber que o cada nmero obtido pela soma dos dois anteriores.

22

Observe o exemplo: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55,... Temos que: 13 + 21 = 34. Da mesma forma: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55,... Temos que: 3 + 5 = 8. Assim, pode se obter os termos seguintes da sequncia utilizando os dois termos anteriores. De forma esquemtica, podemos apresentar a sequncia de Fibonacci da seguinte maneira: ) Podemos ainda relacionar tal sequncia aos lados do retngulo ureo:

23

Espiral Logartmica uma curva gerada por um ponto que caminha em torno de um plo. tambm chamada de espiral equiangular, uma vez que corta todos os raios vetores com o mesmo ngulo. O ponto se desloca no raio vetor em progresso geomtrica, enquanto o raio polar gira em torno do plo em progresso aritmtica numa sucesso de ngulos iguais.

A espiral logartmica, obtida atravs da sequncia de Fibonacci, pode ser encontrada na natureza.

24

Planolndia: um romance de muitas dimenses (Flatland) O livro de Edwin A. Abbott utiliza um jogo matemtico para fazer crticas contra os preconceitos da sociedade vitoriana. Atravs da geometria, o autor cria uma stira social e moral, em que o personagem principal, Um Quadrado (A. Square, no original), considerado louco e herege por acreditar na existncia de uma terceira dimenso (e at uma quarta, quinta...), em um universo bidimensional. O livro faz uma analogia interessante entre as figuras geomtricas e os personagens, tipos sociais: os trabalhadores so tringulos, sendo os issceles inferiores aos eqilteros. Na mais baixa camada social esto as mulheres, meros segmentos de reta, sem crebros. De forma resumida, o crebro proporcional ao tamanho do ngulo da figura. Quanto mais lados tiver a figura, mais inteligente o indivduo. E as esferas so as mais dotadas de intelecto, uma vez que possuem infinitos lados, sendo, dessa forma, a classe dominante. Planolndia discute, de forma inteligente e original, a forma como a falta de tolerncia e a pobreza de viso gera preconceitos dentro de uma sociedade. A priso de Um Quadrado nada mais do que um artifcio, utilizado pela classe dominante, para conter as ideias inovadoras propostas pelo personagem e que poderiam causar desordem em um mundo cercado de dogmas e paradigmas.

25

Sites de Apoio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras; http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Pythagoras.html; http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/pitagoras.html; http://plato.if.usp.br/1-2003/fmt0405d/apostila/helen8/node10.html; http://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o; http://en.wikipedia.org/wiki/Plato; http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Plato.html; http://pensador.uol.com.br/autor/Platao/biografia/; http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm43/sol_plat.htm; http://www.bollatiboringhieri.it/scheda.php?codice=17559; http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrea_Palladio; http://en.wikipedia.org/wiki/Andrea_Palladio; http://www.eesc.usp.br/babel/Palladio_biografia.htm; http://www.aboutscotland.co.uk/harmony/prop5.html; http://www.georgehart.com/virtual-polyhedra/kepler.html; http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u464.jhtm; http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler; http://www.mat.uel.br/geometrica/php/pdf/dg_prop_%C3%A1urea.pdf; http://educacao.uol.com.br/matematica/ult1705u20.jhtm; http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Fibonacci#cite_note-0; http://www.brasilescola.com/matematica/sequencia-fibonacci.htm; http://educacao.uol.com.br/matematica/sequencia-fibonacci.jhtm; http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Corbusier.htm; http://www.geom.uiuc.edu/~banchoff/Flatland/; http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Historia/Planolandia.htm.

26

27

Anda mungkin juga menyukai