Anda di halaman 1dari 4

QUESTES RESOLVIDAS SOBRE CONSRCIOS PBLICOS E GABARITO COMENTADO

(CESPE Banco Central Procurador 2009) O consrcio pblico, mesmo com personalidade jurdica de direito pblico, no passa a integrar a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados.
1.

CESPE/AUFC/TCU/2009) No mbito do federalismo cooperativo, os entes federados devem atuar de forma conjunta na prestao de servios pblicos. Para esse fim, a CF prev os consrcios pblicos e os convnios, inclusive autorizando a gesto associada desses servios, com a transferncia de encargos, servios e at mesmo de pessoal e bens.
2.

3.

(Auditor do TCU 2007) Os consrcios pblicos, ao adquirirem personalidade jurdica de direito pblico, integram a administrao direta em cada um dos entes da Federao consorciados. (Auditor do TCU 2007) Consoante disposio expressa da Constituio Federal, a Unio, os estados, o Distrito Federal (DF) e os municpios devem disciplinar, por meio de lei, os consrcios pblicos e os convnios de cooperao entre os entes federados, podendo autorizar a gesto associada de servios pblicos, bem como a transferncia total ou parcial de encargos, servios, pessoal e bens essenciais continuidade dos servios transferidos. (Auditor do TCU 2007) Segundo lei especfica recentemente editada, que regula os consrcios administrativos no mbito da administrao pblica brasileira, um consrcio deve ser constitudo na forma de associao civil, uma vez que se trata, nos termos do Cdigo Civil, de organizao de pessoas para fins no-econmicos. Assim, o consrcio deve ser uma pessoa jurdica de direito privado, tendo como associadas duas pessoas jurdicas de direito pblico interno. Juiz Substituto TJTO 2007) Os consrcios so acordos firmados por entidades pblicas de qualquer espcie, ou entre estas e organizaes particulares, para a realizao de objetivos de interesse comum dos partcipes.

4.

5.

6.

Em 2006, trs municpios vizinhos, situados no estado de Gois, constituram, na forma estabelecida na legislao civil, um consrcio pblico para a realizao de objetivos e interesses comuns e para a prestao de servios na rea de sade. Acerca da situao hipottica descrita, julgue os itens.
7.

(Procurador MP TCM/GO 2007) O consrcio pblico mencionado est sujeito fiscalizao contbil, operacional e patrimonial do Tribunal de Contas dos Municpios do Estado de Gois (TCM/GO), inclusive quanto a legalidade, legitimidade e economicidade de despesas, atos, contratos e renncias de receitas. (Procurador MP TCM/GO 2007) O referido consrcio pblico deve observar as normas de direito pblico no que concerne a realizao de licitao, celebrao de contratos, prestao de contas e admisso de pessoal, que regida pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT).

8.

Professor Jean Claude O`Donnell

9.

(Procurador MP TCM/GO 2007) O estatuto que dispe sobre a organizao e o funcionamento de cada um dos rgos constitutivos do mencionado consrcio nulo se no contiver, entre outras disposies, a denominao, os fins e a sede do consrcio.

10. (Procurador MP TCM/GO 2007) Por disposio expressa da lei federal que dispe sobre

normas gerais de contratao de consrcios pblicos, o mencionado consrcio integra a administrao indireta dos trs municpios consorciados.
11. (Procurador MP TCM/GO 2007) Ao mencionado consrcio pblico no obrigatria a

obedincia aos princpios, diretrizes e normas que regulam o Sistema nico de Sade (SUS).
12. (Procurador MP TCM/GO 2007) A Unio pode celebrar convnios com o referido consrcio

pblico, com o objetivo de viabilizar a descentralizao e a prestao de polticas pblicas em escalas adequadas.
13. (Procurador MP TCM/GO 2007) A existncia legal da pessoa jurdica que constitui o

consrcio mencionado comea com a publicao, na imprensa oficial, do contrato de consrcio pblico celebrado entre os municpios que o integram.
14. (FGV/AUDITOR FISCAL/SEFAZ RJ/2011) A respeito do regime jurdico aplicvel s

entidades da Administrao Pblica, considere as seguintes afirmativas: I. As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado e integram a Administrao Pblica Indireta do ente federativo respectivo. II. Os consrcios pblicos so pessoas jurdicas de direito privado e integram a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados. III. As sociedades de economia mista submetem-se ao limite mximo de remunerao previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituio da Repblica (subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal) caso recebam recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral. Assinale (A) se apenas a afirmativa I estiver correta. (B) se apenas a afirmativa II estiver correta. (C) se apenas a afirmativa III estiver correta. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
15. (FGV/Auditor SeFaz RJ/2011) A respeito do regime jurdico aplicvel s entidades da

Administrao Pblica, considere as seguintes afirmativas: I. As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado e integram a Administrao Pblica Indireta do ente federativo respectivo. II. Os consrcios pblicos so pessoas jurdicas de direito privado e integram a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados. III. As sociedades de economia mista submetem-se ao limite mximo de remunerao previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituio da Repblica (subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal) caso recebam recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral. Assinale: (A) se apenas a afirmativa I estiver correta. (B) se apenas a afirmativa II estiver correta.

Professor Jean Claude O`Donnell

(C) se apenas a afirmativa III estiver correta. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

16. (ESAF/ANA/CONTADOR/2009) Assinale a opo verdadeira a respeito dos conceitos e

tratamento oramentrio, financeiro e contbil dispensados aos consrcios pblicos. a) Os consrcios pblicos no esto obrigados a fornecer informaes para efeitos de consolidao determinados pela Lei Complementar n. 101/2000 LRF em razo de os entes consorciados j o fazerem. b) Em razo de se constiturem entidades pblicas, os consrcios esto impedidos de receber recursos da Unio Federal mediante convnios. c) Os consrcios pblicos em que participa a Unio no esto sujeitos fiscalizao contbil, operacional e patrimonial pelo Tribunal de Contas da Unio em razo da sua autonomia legal. d) Os consrcios pblicos esto sujeitos s normas de direito financeiro aplicveis s entidades publicas no que tange execuo das receitas e despesas. e) Os consrcios pblicos com personalidade jurdica de direito pblico integram a administrao direta de todos os entes da Federao consorciados.

Professor Jean Claude O`Donnell

GABARITO 1. E 2. E 3. E (Indireta) 4. C (Art. 241, CF. Surge com a publicao da lei, se de direito pblico e com o arquivamento do contrato (registro civil) se de direito privado). 5. E (Cuidado! O CESPE CONSIDERA CERTO CONSIDERAR CONSRCIOS ADMINISTRATIVOS COMO CONSRCIOS PBLICOS). 6. E 7. C (Se a Unio participar de consrcio com Estados e Municpios, cada tribunal de contas fiscaliza sua parcela. CUIDADO: se com base na legislao civil, consrcio de direito privado) 8. C (Art. 6 da Lei 11.107/2005) 9. C 10. E 11. E (disposio expressa) 12. C 13. E. (Comea com o arquivamento dos atos constitutivos no registro civil. Se fosse de direito pblico com a publicao da lei de ratificao.) 14. D. (Item II: Art. 241. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios disciplinaro por meio de lei os consrcios pblicos e os convnios de cooperao entre os entes federados, autorizando a gesto associada de servios pblicos, bem como a transferncia total ou parcial de encargos, servios, pessoal e bens essenciais continuidade dos servios transferidos. O consrcio pblico constituir associao pblica ou pessoa jurdica de direito privado.) 15. D Comentrio: CF, art. 37, 9 9 O disposto no inciso XI (regra do teto) aplica-se s empresas pblicas e s sociedades de economia mista, e suas subsidirias, que receberem recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral. 16. D

Professor Jean Claude O`Donnell

Anda mungkin juga menyukai