Anda di halaman 1dari 4

Trabalho de Nutrio Animal

Feno e Silagem

Introduo

No sistema de produo animal a utilizao de forragens para alimentao do rebanho atravs de pastoreio o fator mais relevante para a atividade. No entanto a disponibilidade de forragens para o rebanho desuniforme durante o ano, que possui perodos de elevado crescimento das forragens e outro perodo com produo escassa, principalmente em funo das influncias climticas. Portanto, para perodos onde a produo de forragens cessa ou o seu crescimento no proporcional para a quantidade consumida pelo rebanho, torna-se necessrio a utilizao de complementos como o feno e a silagem. Deste modo, fundamental que os produtores tenham cuidados no momento da produo desses alimentos, pois o manejo e o armazenamento so fatores limitantes para a qualidade de uma boa silagem e um bom feno. Os cuidados para obteno de uma silagem ou feno de alta qualidade inicia-se antes mesmo do plantio propriamente dito at o armazenamento final. Fatores a serem considerados: Escolha da rea e preparo do solo; Correo e adubao do solo; Amostragem e anlise do solo; Escolha de forragens que se adaptem a regio e possua alta qualidade nutricional; Instalaes adequadas para armazenamento do produto final. Deste modo, o sucesso para obteno de silagem e feno depender do planejamento realizado pelo produtor, desde o plantio at o armazenamento do produto final.

Feno

O que : Feno uma forragem desidratada na qual se procura manter o valor nutritivo original da forrageira. Retirando-se a gua da forragem ela pode ser armazenada por muito tempo, sem comprometimento da qualidade. Este destinado a alimentao do animal e obtido a partir de plantas, como a tifton e a alfafa.

Como produzido: A obteno do feno feita a partir da fenao, processo pelo qual a forragem verde cortada e seca o mais rapidamente possvel. A secagem pode ser realizada naturalmente (por exposio ao sol, no cho, arejando a forragem regularmente) ou artificialmente por circulao de ar forada. O feno deve ser guardado em condies apropriadas (rea coberta).

Exemplos de feno: Exemplos de fenos de leguminosas: Alfafa: a Alfafa uma planta leguminosa, possui alto valor nutritivo em comparao com outros produtos como milho, cana-de-acar e capim-elefante. Devido a sua alta capacidade de adaptao a diferentes tipos de clima e solo, popularmente conhecida no mundo inteiro. Os cortes devem ser realizados no incio da florao, deixando um resduo de 6 a 8 cm. Leucena: uma leguminosa de porte arbustivo e arbreo. Seu consumo recomendado em at 3% do peso vivo do animal ou 30% do total ingerido pelo animal diariamente devido a uma substncia chamada mimosina presente nos brotos e folhas. Essa substncia se consumida acima desse percentual gera sintomas como a queda de pelos na cabea e na insero da cauda, devendo-se evitar a exposio desses animais ao sol para que o local afetado no sofra queimaduras. Os bovinos so mais resistentes a essa substncia, enquanto os equinos so mais sensveis e no devem consumi-la.

Exemplos de fenos de gramneas: Feno de capim-elefante: O capim elefante uma gramnea rstica, de fcil multiplicao,

apresenta relativa resistncia. Possui alto valor nutritivo e boa palatabilidade. uma excelente opo para produtores que no dispem de implementos especficos para produo feno.

Tifton 85: uma gramnea que possui caules subterrneos, que mantm reservas de carboidratos e nutrientes que proporcionam ao tifton uma incrvel resistncia a secas, geadas, fogos e pastejos baixos. Cresce em diferentes climas e regies, mas no indicada sua plantao em solos alagados. Apresenta grande resistncia e elevado valor nutricional, alta palatabilidade e digestibilidade.

Silagem

O que : A Silagem o produto resultante da fermentao anaerbica de forrageiras, anteriormente cortadas e acondicionadas em silos. importante preservar o valor nutritivo da forrageira que deu origem a silagem e evitar a formao de produtos txicos para os animais.

Como produzida: A silagem obtida atravs da ensilagem, na qual ocorre um processo de fermentao anaerbica da forragem cortada. A ensilagem se resume em: Corte do material em pequenos pedaos; Encher o silo rapidamente, terminando no mximo em 5 a 6 dias; Expulsar o ar do silo, atravs de uma boa compactao; Cobrir o silo com lona e sobre ela colocar uma camada de terra de aproximadamente 10 cm.

Exemplos de silagem: Silagem de milho: O milho est entre as espcies mais utilizadas para silagem, devido a sua boa produo de matria verde por rea e de ter uma composio fsica e qumica mais adequada ao processo de ensilagem. Possui maior valor nutritivo se comparado cana, com bons nveis de energia e protena. Alm de ter menor

necessidade de rao para boa produo das vacas, o que faz com que o milho seja um volumoso de qualidade nutricional superior cana.

Silagem de cana-de-acar: A silagem de cana-de-acar uma das alternativas para alimentar o gado bovino na poca das secas, quando os pastos ficam altamente prejudicados, em

volume de alimento e em qualidade nutritiva. Por apresentar alta produtividade, menor rea e menor custo para produo, alm de tolerncia as variaes climticas, a cana altamente utilizada.

Concluso

Dentre os efeitos benficos de utilizao de suplementao alimentar para o rebanho em pocas crticas, podemos citar: diminuio de mortalidade, aumento de natalidade, manuteno do peso animal na entressafra, maior rapidez no giro de capital, carne de melhor qualidade, menor utilizao de raes industrializadas e aumento da lotao animal por rea.

Bibliografia

Produo

de

feno

silagem.

Disponvel

em:

<http://www.fao.org/ag/againfo/programmes/pt/lead/toolbox/Tech/24Haymak.htm>. Acessado em: 25 de Fevereiro de 2013.

Feno

Fenao.

Disponvel

em:

<http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1784523-feno-

fena%C3%A7%C3%A3o/#ixzz2Lq2gU8Dz>. Acessado em: 25 de Fevereiro de 2013.

DUARTE, M. Feno. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/zootecnia/feno/>. Acessado em: 25 de Fevereiro de 2013.

MELDAU, D. C. Silagem. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/zootecnia/silagem/>. Acessado em: 25 de Fevereiro de 2013.

FILHO,

C.

V.

S.

Produo

de

silagem

fenao.

Disponvel

em:

<http://pt.scribd.com/doc/54558132/Apostila-FENACAO-E-SILAGEM>. Acessado em: 25 de Fevereiro de 2013.

Anda mungkin juga menyukai