Anda di halaman 1dari 60

(P-316)

O SALTO PARA A DESGRAA


Autor

CLARK DARLTON

Traduo

RICHARD PAUL NETO

Digitalizao e Reviso

VITRIO

Os calendrios do planeta Terra registram o dia 21 de novembro de 2.435. H pouco tempo, quando os terranos avanaram pela primeira vez em direo a Magalhes, tudo indicava que Perry Rhodan e Atlan no teriam de lanar mo de recursos mais amplos para controlar a situao na pequena galxia vizinha. Mas os terranos tiveram de reconhecer que umas poucas unidades da Frota Solar e da USO no seriam suficientes para enfrentar os diversos inimigos existentes em Magalhes e impedir os agentes de cristal de conquistarem a Galxia e os mundos do Imprio Solar. Por isso no era de admirar que novos contingentes da frota solar recebessem ordem de dirigir-se galxia vizinha, onde deveriam ocupar posies estratgicas importantes. No momento o planeta Modula II o foco dos acontecimentos turbulentos. Enquanto a 82a quadrilha, comandada pelo General Ems Kastori, entra na luta travada entre os perlians de Modula e os guerrilheiros de Magalhes, que continuavam a enfrentar o poder hipntico dos cristais, Perry Rhodan, Roi Danton e os especialistas do grupo de resgate e reconhecimento j saram do planeta Modula. So hspedes involuntrios a bordo de uma nave dos gurrados que se dirige a um lugar desconhecido. Enquanto isso, o sistema de Jellico, que fica a 8.418 anos-luz da Terra, transforma-se num inferno. Bell d incio a uma batalha energtica, para interceptar o transporte da morte e Gucky, Jumpy e Ras Tschubai arriscam O Salto Para a Desgraa...

=======

Personagens Principais: = = = = = = =

Reginald Bell Substituto de Perry Rhodan, incumbido de vigiar Old Man. Gucky, Jumpy e Ras Tschubai Trs teleportadores do Exrcito de Mutantes. Um deles vive pensando em jardinagem, o outro coloca bombas e o terceiro faz uma viagem ao passado. John Marshall e Wuriu Sengu Que esperam a hora de entrar em ao contra os agentes de cristal. Major Wassel Troptinew Comandante do cruzador ligeiro Revino.

1
Qualquer coisa que tenha acontecido na Via Lctea, na rea da grande nuvem de Magalhes, durante a quarta semana do ms de novembro do ano dois mil quatrocentos e trinta e cinco, no teve a menor influncia no sistema de Jellico, nem no planeta New Luna, sobre o qual Old Man continuava a circular a grande altura. Nem afetou Reginald Bell, que bloqueava o sistema com sua frota de vigilncia formada por vinte mil espaonaves, observando o rob gigante Old Man. Bell no poderia ser afetado por isso, porque no tinha a menor idia do que estava acontecendo na grande nuvem de Magalhes. A estrela Jellico ficava a oito mil quatrocentos e dezoito anos-luz da Terra, e a mais ou menos mil cento e quarenta anos-luz da nuvem de Magalhes. Os colonos terranos de New Luna tinham sido assumidos pelos hipnocristais, e no passavam de escravos incapazes de tomar decises, que se limitavam a cumprir fielmente as ordens que lhes eram dadas. Os cristais tambm controlavam Old Man, e por isso tinham-se transformado em inimigos perigosos dos terranos. Jelly City era a capital dos colonos. A menos de vinte quilmetros da cidade comeava o planalto e a cadeia de montanhas. Era onde ficava uma base secreta da frota, instalada no interior de uma caverna. Esta base estava ligada frota por meio de um transmissor. H poucos dias a base voltara a ter uma guarnio. John Marshall e Wuriu Sengu tinham-se instalado confortavelmente na espaosa caverna e aguardavam instrues. No mantinham contato de rdio com Bell, para evitar que fossem descobertos, mas se necessrio poderiam usar o transmissor para transferir-se a uma mininave, que os levaria a um lugar seguro. Havia um alarme automtico, que facilitava bastante seu trabalho. No era necessrio que algum ficasse constantemente de sentinela. Sengu estava voltando de um reconhecimento. Acabara de inspecionar os arredores da montanha, at o lugar em que ficava um lago de guas lmpidas, e no encontrara nada de suspeito. Ficaremos pretos de tanto esperar afirmou Marshall em tom sombrio. Wuriu Sengu sorriu. No me importo. Sou preto de nascena disse. Enquanto no houver nenhuma novidade, tudo est em ordem com a frota de vigilncia. Old Man continua a circular em torno do planeta. Que mais podemos querer? Marshall no retribuiu o sorriso. A espera em si no me incomoda, mas tenho um mau pressentimento. Parece que vai haver uma catstrofe ou j houve, bem longe daqui. Sei que no se deve ligar para impresses deste tipo, mas no posso fazer nada. Ser que voc vai ter uma depresso, John? Olhe bem. Estamos bem alojados e a cidade fica bem longe. De l certamente no teremos surpresas. Ningum nos incomoda. Finalmente podemos descansar um pouco. Marshall no pde compartilhar o otimismo do companheiro. H um perigo no ar. No sei se seremos diretamente atingidos. Se soubesse, no me preocuparia tanto.

Sengu foi para os fundos da caverna e mexeu nas provises. Finalmente encontrou o que estava procurando. Escolheu calmamente os alimentos que comporiam sua refeio e abriu duas latas. O contedo foi aquecido automaticamente, sem que fosse necessrio fazer fogo. Quando terminou, comeou a comer. J engordei um quilo disse. Marshall no respondeu. Estava parado junto entrada da caverna, olhando para o cu ligeiramente nublado de New Luna. Em Jelly City estava tudo quieto. Os terranos submetidos ao controle hipntico j no viviam sua prpria vida. S faziam o que lhes era mandado, e isso no inclua passeios. Marshall largou o copo, que estava preso ao pescoo por uma tira de couro. Teve a impresso de que era um lao que se fechava aos poucos. *** O armistcio entre Old Man e a frota de vigilncia de Bell j durava onze dias. Os terranos nem pensavam em atacar o enorme rob. S o fariam se houvesse um motivo muito forte. Os treze crebros que comandavam Old Man certamente pensavam da mesma forma. Alm disso Rhodan dera ordens expressas de em hiptese alguma danificar o rob, muito menos destru-lo. Fora feito para a Humanidade, e um dia esta o receberia. Bell acabara de controlar a guarnio de emergncia da sala de comando da Marechal Freyt e estava voltando ao seu camarote, quando se encontrou com Gucky. H onze dias o rato-castor roubara, juntamente com seu filhinho Jumpy e Ras Tschubai, duas naves robotizadas de Old Man. Na oportunidade conseguira escapar s pra-armadilhas do rob que se tinham fechado atrs dele. Alm disso desvendara o mistrio dos terranos, que tinham concebido e construdo Old Man h mais de cinqenta mil anos. No estavam mais vivos, como Rhodan chegara a acreditar. Mas seus crebros ainda existiam, e no momento estavam sob o controle dos hipnocristais. Dali a uma semana o General Ems Kastori partira com um contingente da Frota para a nuvem de Magalhes. Recebera ordem de levar Gucky, mas o rato-castor recusarase obstinadamente a ir com ele. No se sabia ao certo por que agira assim, mas parecia que se guiara pelo sentimento. Disse que tivera um mau pressentimento, e que dentro em breve precisariam dele ali mesmo. Bell no insistira. Pelo contrrio. Bem no ntimo ficara satisfeito por no perder a companhia do velho amigo. O General Kastori acabara partindo sem Gucky. Que cara essa, baixinho? At parece que engoliu uma minhoca. Gucky repuxou os cantos da boca. L vem voc com suas comparaes desagradveis, gorducho. Sou vegetariano. Por mais que me aborrea com uma minhoca, no vou com-la. Alm disso no existem minhocas na Freyt. Disse isso em sentido figurado explicou Bell, que se espantara com a expresso sombria do rosto do amigo. Gucky s tinha a metade do seu tamanho. Mas para dizer a verdade voc mete medo gente. At parece que amanh ser o dia do seu enterro. O mundo perderia um heri afirmou Gucky, muito srio. E eu perderia a vida. Seriam duas perdas irreparveis.

Vamos falar de coisas mais alegres sugeriu Bell enquanto empurrava o ratocastor para dentro da cantina dos oficiais, que estava vazia. Vamos tomar um gole do delicioso libili. No me venha com essa droga pediu Gucky, mas seu rosto iluminou-se. A no ser que esteja fria. Um cadete fora destacado para o servio de ordenana. Retirou as bebidas encomendadas da gaveta da geladeira e serviu-as respeitosamente. Gucky deu-lhe um belisco na perna. Que tal um usque, cadete? Durante a prontido de primeiro grau proibido servir bebidas alcolicas cochichou o cadete, nervoso. Para ele Gucky devia ser uma figura lendria. Peo desculpas, senhor. Gucky deleitou-se com o senhor. Encarou Bell com uma expresso de triunfo, exibiu o dente roedor num sorriso e disse: Por que no suspende o alarme por dois minutos? Desde quando voc toma lcool? perguntou Bell, espantado. Tomo de vez em quando confessou Gucky. S um golezinho. Nada melhor que um golezinho, desde que seja uma cachaa. Que vergonha! O pai de um lindo rato-castor... Puxou o papai, no puxou? perguntou Gucky, apressado, e estufou o peito. Voc nunca seria capaz de fabricar uma coisa dessas. Bell confirmou com um gesto enftico. Talvez voc tenha razo. O que iria fazer com um rato-castor como filho? Gucky quase ficou sem fala. Sorveu desesperadamente um gole de limonada. A porta abriu-se, e Jumpy entrou todo empertigado. Era o primeiro filho de Gucky, e por enquanto o nico. Era bem menor que o pai, e muito mais magro. Est aqui, papai? Bem que eu deveria ter imaginado. O que quer dizer com isso? perguntou Gucky em tom de ameaa. Adivinhe pediu Jumpy, atrevido. Vai me dar alguma coisa para beber? No vou lhe dar coisa alguma, seu atrevido! Jumpy no estava disposto a desistir to depressa. Voc vai me dar uma coisa, no vai, tio Bell? Um hillbilly. O nome libili protestou Bell rindo e fez um sinal para o cadete que se encontrava junto ao balco. Mais uma garrafa, mas no to gelada. O menino capaz de pegar um resfriado no estmago. Jumpy sentou. Estou tendo pressentimentos anunciou em tom sombrio. Bell olhou ligeiramente para Jumpy. Ento o pequeno tambm estava tendo pressentimentos? O que est prevendo? perguntou. Uma terrvel desgraa, um perigo tremendo, uma coisa horrvel! Bell recostou-se na poltrona. O que voc acaba de dizer infelizmente no adianta muito, Jumpy. Trate de explicar melhor. Quero detalhes, se possvel. Onde j se viu detalhar um pressentimento perguntou Jumpy, sacudindo a cabea. Trata-se de uma produo em massa, de um conglomerado de impresses variadas. No podem ser vendidas separadamente. Quer dizer que a impresso geral negativa?

Se ! Jumpy sacudiu-se. Uma coisa apavorante. Com seu pai est acontecendo a mesma coisa. Tambm v o futuro em cores negras. Ainda bem que no sou atacado por estas coisas. Sei por experincia prpria que seu pai costuma ter uma sensao especial para a desgraa iminente. J fomos prevenidos mais de uma vez dessa forma. At poderamos montar um posto de previso de desgraas. O cadete trouxe o refresco e colocou-o frente de Jumpy. Limpou um copo e colocou-o perto da garrafa. Prefiro beber da garrafa anunciou Jumpy, calmo. Pode levar o copo. O cadete pegou o copo e voltou a retirar-se para trs do balco. Gostaria de saber onde aprendeu essas maneiras selvagens disse Gucky em tom de reprovao. Em Terrnia, com o tio Axo, papai. Costuma tomar a cerveja da garrafa. Diz que assim fica mais gostosa o rosto do pequeno voltou a ficar srio. Gostaria de saber qual a desgraa que vamos sofrer. Na noite passada quase no dormi. Tive sonhos horrveis. Felizmente melhoraram mais para o fim. Melhoraram? repetiu Bell em tom alegre. Ainda bem! um bom sinal, no ? Jumpy sacudiu a cabea. No ou melhor, talvez seja. Evitei a destruio da frota dos terranos e fui homenageado como o salvador do Universo. Se no fosse eu, a Terra estaria perdida... Seu presunoso! chiou Gucky, furioso. Jumpy olhou o pai de baixo para cima. Puxei o papai. No o que voc vive dizendo? Bell deu uma risada. Esqueceu as preocupaes por um instante. Cuidado, Gucky. Voc acabar levando a pior. Trate de educar melhor seu filho. Um pouco de humildade no lhe ficaria mal Bell inclinou-se para Jumpy. A humildade, meu filho, orna as pessoas... ...mas sem ela leva-se mais vantagem completou Jumpy. Bell desistiu. Seu rosto perdeu a expresso paternal e ficou muito srio, conforme exigia a situao. A prontido continuar, para prevenir qualquer eventualidade. Se voltarem a ter pressentimentos, avisem imediatamente. Tomara que no se refiram a Perry. No sabemos o que ele est fazendo no momento. Gucky sacudiu a cabea. Os pressentimentos referem-se exclusivamente a ns, Bell. Sinto que o perigo vem para nosso lado. H algum aproximando-se da cantina. No um pressentimento; uma certeza. Este algum pensa intensamente num copo de cerveja. Tenta imaginar qual o sabor da limonada quando a gente est com vontade de tomar cerveja. Est chegando... Neste instante a porta abriu-se e Ras Tschubai entrou. O teleportador africano cumprimentou Bell e os dois ratos-castores com um gesto amvel, dirigiu-se ao balco e pediu soda com cubos de gelo. Preferira no escolher o refresco para substituir a cerveja. Veio com o copo na mo e sentou. Gostaria de saber qual a origem da sede murmurou e bebeu. Tambm estou com a garganta seca consolou-o Bell. No pensem que gosto de refresco. Mas ordens so ordens. A propsito, Ras. Tambm tem pressentimentos de vez em quando? capaz de farejar, de prever um perigo? Ras descansou o copo, espantado.

Que Gucky telepata eu sabia, mas nem desconfiava de que o senhor tambm possui este dom, Bell. De fato, tenho um sentimento desagradvel. como se estivesse sendo espreitado por uma fera. Vem chegando perto da gente... ...saltando de estrela para estrela, com os flancos trmulos e os dentes arreganhados. No diga bobagens, Gucky interrompeu Bell. No hora de brincadeiras. A situao muito sria. Se trs pessoas tm pressentimentos uma independentemente da outra, ento deve haver alguma coisa atrs disso. Bell voltou a dirigir-se a Ras. Como mesmo? perguntou. So sonhos? Ou uma sensao constante? constante. Agora mesmo estou sentindo. Nem mesmo os dois ilts so capazes de alegrar-me. Jumpy fitou Ras com uma expresso furiosa. Quer dizer que as pessoas ficam alegres s de nos ver? No foi o que eu quis dizer tranqilizou Ras. O fato que quem est perto de vocs costuma esquecer os pensamentos maus e desagradveis. Mas agora isto no est acontecendo. Pelo contrrio. At tenho a impresso de que o perigo chegou mais perto. Se estivssemos na Terra, poderamos fundar uma sociedade de videntes disse Gucky. Daria muito dinheiro o rato-castor empurrou a garrafa vazia para o centro da mesa e levantou. Vou para a cama. Se houver qualquer coisa, s chamar. Vou ver se consigo dormir um pouco. Gucky saiu andando pelos corredores, de rosto sombrio e ombros cados, evitando todos os encontros. Mas no pde deixar de encontrar-se com vrios conhecidos, entre oficiais e tripulantes, com os quais j tivera contatos. Naturalmente contagiou todo mundo com seu pessimismo. Dali a pouco todo mundo na nave parecia saber qual era o motivo da prontido. Uma coisa terrvel, amedrontadora vinha em sua direo. Mas ningum sabia o que era. Nem mesmo Gucky, que durante a caminhada ficou soltando observaes misteriosas e estranhas insinuaes. E o simples fato de no ter certeza de nada deixou-o ainda mais aborrecido. Diante disso no era de admirar que Jumpy levasse uma tremenda bofetada quando o pai chegou ao camarote compartilhado pelos dois e tropeou sobre o barbante esticado entre as duas camas. Quando tinha maus pressentimentos, Gucky no gostava de brincadeiras.

2
Os maus pressentimentos de Ras Tschubai e dos dois ratos-castores tinham sua razo de ser. Realmente um perigo deslocava-se pelo espao linear, em direo ao sistema de Jellico. Era um perigo tremendo, que representava uma ameaa sobrevivncia de todas as raas da Via Lctea. Do ponto de vista puramente fsico o perigo consistia numa espaonave, numa esfera de dois mil e quinhentos metros de dimetro. Mas essa nave transportava uma carga, distribuda por vrios hangares e pores de carga, capaz de abalar os alicerces de um universo. Em termos matemticos e em conjunto esta carga era formada por um gigantesco cristal de quatrocentos metros de dimetro. Um hipnocristal, do qual bastavam algumas partculas para transformar um ser humano num simples instrumento que se limitava a cumprir ordens, mesmo que fosse uma ordem de suicidar-se. A tripulao da nave da morte era formada por homens influenciados por cristais dessa espcie. Eram dirigidos por um cristal de comando. Acelerando loucamente, a nave tratava-se da 1-13 escapara aos perseguidores. Mergulhara no espao linear e desaparecera completamente. Seu destino era a Via Lctea. Naquele momento seguia em direo ao sistema de Jellico, onde Old Man estava sua espera. Se a nave atingisse Old Man, a catstrofe comearia. *** Mas a fuga da nave do cristal produzira suas conseqncias. Atlan incumbira-se da perseguio, mas o sensor do semi-espao falhara no momento decisivo. A 1-13 entrara no espao linear e desaparecera completamente. No pde mais ser localizada. Atlan imaginou qual era seu destino, e suas instrues foram rpidas e precisas. Desta forma o Major Troptinew recebeu ordens de seguir a 1-13 e, se possvel, destru-la. O mnimo que deveria fazer era informar a frota de vigilncia comandada por Bell e preveni-la contra o perigo iminente. O Major Troptinew era o comandante do mais moderno e veloz dos cruzadores da classe Cidade pertencentes ao grupo especial de Kastori. Tratava-se de uma nave esfrica de somente cem metros de dimetro. Era pouco provvel que a Revino pudesse ser bemsucedida num ataque contra a 1-13, mas conforme as circunstncias poderia chegar ao sistema de Jellico antes da nave do rob Old Man. A nuvem de Magalhes foi ficando para trs e a Revino mergulhou no espao linear. Troptinew deu ordem para que fosse tocada novamente a fita em que tinha sido gravada a ordem de Atlan, captada pela sala de rdio. O lorde-almirante ordenara a destruio da 1-13, apesar dos terranos que se encontravam em seu interior. O major imaginava que Atlan tivera de vencer uma resistncia interna antes de dar essa ordem. A pessoa que apertasse o boto causaria a morte de dezenas de seres humanos. Indivduos sem vontade prpria, obrigados a cumprir ordens.

Troptinew desligou a fita. Voltou sala de comando e sentou na poltrona do comandante. Olhou fixamente para a tela, na qual no havia nada para ver. Imaginou como se sentiria se fosse ele que tivesse de apertar o boto. Estaria cumprindo ordens, mas ser que isso bastaria para aplacar sua conscincia? A salvao de muitos bilhes poderia justificar a morte de uns poucos seres humanos? Troptinew s poderia dar uma resposta negativa pergunta se houvesse uma possibilidade, por menor que fosse, de que o cristal no causasse danos. Infelizmente esta possibilidade no existia. Troptinew suspirou e examinou os controles. A Revino entrara no espao linear h meia hora e j percorrera grande parte da primeira etapa. Havia quatro conversores kalup na sala de mquinas, mas s um deles se tornava necessrio para realizar o vo. Mas um conversor desse tipo, quando usado tambm na segunda etapa do vo, teria de ser submetido a uma reviso depois de um trecho de trinta mil anos-luz. Esta reviso consumia muito tempo, e por isso Troptinew resolvera recorrer a um truque. Na primeira etapa usaria o primeiro kalup, na segunda o segundo e assim por diante. Desta forma evitaria as pausas para a reviso e poderia percorrer o trecho de aproximadamente cento e quarenta mil anos-luz dentro de vinte e quatro horas. O Capito Larry Niven entrou na sala de comando para revezar Troptinew. Era um homem esbelto, de cabelos escuros e rosto inteligente. Como imediato da Revino, Niven era o substituto do comandante. Eu o acordo antes que termine a primeira etapa, senhor. J mandou calcular as coordenadas da segunda etapa? Troptinew levantou e apontou para a poltrona livre. Sente, Niven. Pode desligar as telas. Nas prximas horas no devero mostrar quase nada. Quero ver este quase nada. Como sabe, acompanho com muito interesse todos os relatos tcnicos astronmicos. Tenho opinio formada sobre certos problemas. Meu hobby o problema dos trs corpos. Sempre pensei que este problema j tivesse sido resolvido disse o Major Troptinew, que de repente parecia interessado na discusso. H sculos. No foi bem resolvido, senhor. As relaes entre trs corpos dificilmente podem ser expressas em termos matemticos. At hoje no foi descoberta uma forma universalmente vlida. S se sabe que dois corpos no espao exercem uma atrao mtua um sobre o outro da mesma forma que trs. Acontece que muitas vezes o terceiro corpo no existe. Compreendo ou melhor, no compreendo o que quer dizer com isso. Para explicar, teria de fazer uma exposio prolongada. O senhor no disse que queria... No estou cansado. Pode comear Troptinew sentou cm outra poltrona. Cruzou as pernas. Uma pequena distrao me far bem. O Capito Niven sorriu e pegou uma folha de papel que se encontrava sobre a mesa. H alguns sculos, quando comeamos a explorar alguns sistemas solares, tivemos a surpresa de verificar que a regra no era o problema dos dois corpos, mas sim o problema dos trs corpos. At se poderia dizer que o problema dos quatro corpos. As relaes gravitacionais entre o Sol e a Terra j eram conhecidas dos cientistas h vrios milnios, da mesma forma que as entre a Terra e a Lua. Mas havia uma coisa que no se sabia. Entre a Terra e a Lua devia haver pelo menos mais dois corpos, seno a lei deixaria

de atuar. Acontece que estes corpos imaginrios nunca foram encontrados, por mais que certos tericos procurassem. S se teve a ateno despertada para o problema quando houve o clebre acidente da nave Colmbia, que custou a vida de mais de duzentos passageiros. Nesta oportunidade foi descoberto o terceiro corpo. Tenho uma vaga lembrana reconheceu Troptinew. A histria foi mencionada na Academia, mas quase no me interessei por ela. Sabe mais alguma coisa a este respeito? Sou especialista no assunto, senhor. A Colmbia era uma nave de passageiros que levava viajantes Lua. Deve ter sido em fins do sculo vinte, quando os arcnidas ainda desempenhavam um papel muito importante. As viagens espaciais mal tinham comeado, embora Rhodan e seus homens j tivessem alcanado alguns progressos. A Colmbia desenvolvia velocidade relativamente elevada quando um defeito tcnico a obrigou a dar uma volta, afastando-se bastante da linha reta Terra-Lua. Naturalmente todos os vos seguiam esta linha, de forma que em matria gravitacional a nave entrou numa rea inexplorada. Por acaso a Colmbia afastou-se da Terra num ngulo de sessenta graus. Quando descreveu uma curva que faria com que se deslocasse novamente em direo Lua aconteceu. Aconteceu o qu? perguntou Troptinew. A Colmbia ficou incandescente. Entrou a centenas de quilmetros por segundo numa nuvem de meteoritos. Mais tarde verificou-se que a nuvem era formada por partculas insignificantes, mas tambm por blocos de dez centmetros. Unidos numa nuvem, os fragmentos circulavam em torno da Terra, acompanhando a Lua, exatamente no lugar em que segundo o problema dos trs corpos deveria haver um terceiro corpo. Neste ponto as foras gravitacionais da Lua e da Terra agem de forma a prender um terceiro corpo que ali se encontre. Os meteoros e as partculas de p que por acaso foram ter a este lugar acabaram sendo retidos. Desta forma surgiu uma aglomerao de matria que causou a desgraa da Colmbia e me serviu de estmulo para pensar sobre o problema. Por qu? simples. Os cientistas chegaram concluso de que entre os diversos sistemas solares tambm existem aglomeraes de p, que formam nuvens escuras, encobrindo as estrelas que ficam atrs delas. Em outros sculos estas nuvens causaram muitos problemas aos astrnomos. Enquanto as naves contornavam as nuvens de poeira csmica ou as atravessavam em hipersaltos, nada acontecia. Mas algumas naves no voltaram; desapareceram para sempre. At mesmo aquelas que mais tarde tentaram chegar l em vo linear. Nunca se soube o que aconteceu com estas naves. Mas acho que j descobri. O que pensa mesmo a respeito? Tem alguma ligao com o seu problema. Tem muitas ligaes, a no ser que esteja muito enganado. As naves saram do espao linear e prosseguiram em alta velocidade no universo einsteiniano, para permitir que as mquinas propulsoras se recuperassem. Materializaram numa destas nuvens ou acabaram entrando nela durante o vo normal. Era impossvel calcular as coordenadas de uma nuvem deste tipo. Alm disso das nunca se mantinham estveis. Acompanhavam as estrelas em seu deslocamento em torno do centro da Galxia. Eram o equivalente a nuvem existente entre a Terra e a Lua. Ocupavam e ocupam o ponto troiano dos sistemas solares. Os campos de gravitao exercem sua ao a vrios anos-luz de distncia. As partculas de p entraram no campo de atrao troiano, de onde nunca mais saram. O Major Troptinew acenou com a cabea.

uma histria fascinante. Quer dizer que deve haver inmeros pontos troianos espalhados pelo Universo. possvel que nestes pontos tambm se encontrem os destroos e restos de naves desaparecidas h tempo. Mas fico me perguntando o que estas questes astronmicas podem ter que ver com o vo que estamos realizando. O senhor fez questo de participar da prxima expedio para Andrmeda. No como oficial, mas como cientista. Existe algum motivo especial para isso? Os lbios de Niven abriram-se num sorriso ligeiro. Existe, sim senhor. Ficar-lhe-ei muito grato se oportunamente puder dizer algumas palavras para apoiar meu pedido. Quero aproveitar o vo para verificar se minha teoria, segundo a qual os campos gravitacionais tambm atuam entre as galxias, correta. fcil imaginar que um sistema estelar possui uma fora gravitacional intensa, que deve ser perceptvel a centenas de milhares de anos-luz. Por isso sou de opinio que entre as galxias tambm existem pontos troianos. Gostaria de saber qual o material aglomerado nestes pontos. Troptinew fitou o Capito Niven por alguns instantes com uma expresso de perplexidade. Finalmente sacudiu a cabea. Se a intensidade da atuao dos pontos troianos se regula pela fora das suas componentes, at pode ser que num ponto troiano galctico se renam sistemas solares inteiros. Acho isso impossvel. Eu no acho, senhor. Para ter certeza teramos que descobrir um destes pontos. O senhor acha que terei uma chance? Sem dvida. Os cientistas de Rhodan sempre mantm a mente aberta para as novas idias. Talvez possa dar um jeito para que o senhor participe da expedio Troptinew levantou e dirigiu-se porta. Se descobrir alguma coisa, avise. Mas por aqui no conseguir nada. Ou ser que o senhor acredita que entre as nuvens de Magalhes e a Via Lctea tambm existem pontos desta espcie? Provavelmente so dois, senhor. Mas para descobri-los teramos de desviar-nos da rota... o que infelizmente no podemos fazer. Bom trabalho, Niven. Obrigado, senhor. A Revino desenvolvia mais de um milho de vezes a velocidade da luz, mas o espao linear no era o universo einsteiniano. Seguia outras leis. Nele at se podia atravessar uma nuvem de poeira csmica, pois esta existia numa dimenso diferente. Larry Niven examinou os controles e recostou-se confortavelmente na poltrona. As telas estavam escuras. E continuaram assim. *** A primeira etapa do vo linear estava chegando ao fim. O Major Troptinew aproveitou a pausa ligeira para ligar os propulsores com o segundo conversor kalup. Fazia tempo que as novas coordenadas tinham sado do computador. A Revino levaria seis horas para percorrer metade da distncia. Ainda estava muito longe para poder transmitir uma hipermensagem, mas dentro de dezoito horas poderiam prevenir Bell. Chegariam em tempo, a no ser que a 1-13 atingisse o sistema antes dele. V deitar daqui a seis horas Troptinew sorriu. Encontrou alguma coisa? claro que no, senhor. Nesta regio nem poderia descobrir. Naturalmente. A propsito. Percorremos trinta e quatro mil na primeira etapa. Acho que passaremos frente da nave robotizada. Temos de passar por ela.

Naturalmente, senhor. Bom trabalho. A segunda etapa do vo linear. A terceira e a quarta etapas. O espao normal. Os dois comandantes certificaram-se de que a Revino tinha percorrido exatamente cento e trinta e seis mil anos-luz. As coordenadas estavam certas. Ainda se encontravam a dois mil e quatorze anos-luz do sistema de Jellico. Era uma distncia facilmente supervel pelo potente hipertransmissor. Pois bem. Vamos enviar um telegrama a Reginald Bell disse Troptinew e transmitiu as respectivas instrues sala de rdio. Com o raio direcional e a potncia mxima. Deve chegar, mas no vamos confiar demais nisso. Calcule as coordenadas para a prxima etapa. Quero que saiamos perto do sistema. Partiremos para a etapa assim que tenha sido transmitida a mensagem. O hipertransmissor estava funcionando. Troptinew sentou atrs dos controles e fez um sinal para o chefe da equipe de rdio. A mensagem gravada comeou a ser transmitida. Cruzador Revino, comandante Troptinew chamando frota de vigilncia da estrela de Jellico, comandante Reginald Bell. Alarme mximo. Uma nave robotizada com uma carga completa de hipnocristais se aproxima vinda do sistema Keeg, na nuvem de Magalhes. Tripulao terrana assumida pelos cristais. A nave a 1-13 e deve ser destruda antes de alcanar Old Man. So ordens de Atlan. Repito. A nave 1-13 deve ser destruda de qualquer maneira, sem aviso prvio. Fim da mensagem. A mensagem estava sendo repetida, quando Troptinew voltou sala de comando. Niven j dera incio quinta etapa de vo linear, que era mais curta que as outras. A Revino entrou no espao linear, desta vez apenas por quinze minutos. Quando voltassem a sair, saberiam se tinham sido bastante velozes. *** Central de hiper-rdio, senhor. Bell, que estava sentado em seu camarote, refletindo sobre os pressentimentos de Gucky, sobressaltou-se. Uma hipermensagem? De onde? Da Terra? No senhor. Vem do setor oeste, da periferia. do Major Troptinew. J foi armazenada? A transmisso ainda no terminou, senhor. Est na segunda repetio. J irei para a... Bell no poderia ser chamado de esbelto, mas andava to depressa que era capaz de espantar qualquer um que no o conhecesse. Levou apenas alguns minutos para alcanar a esfera central, em cujo interior tambm tinha sido instalada a estao de hiper-rdio. A transmisso estava sendo repetida pela quinta vez, e Bell pde ouvi-la no original... ...deve ser destruda de qualquer maneira, sem aviso prvio. Fim da mensagem. O alto-falante silenciou. Quero o comeo. Depressa! Os tcnicos j estavam preparados. A mensagem foi passada de novo. Bell ouviu o texto integral. Enquanto escutava, compreendeu que Gucky tivera razo com seus pressentimentos. A desgraa aproximava-se do sistema de Jellico.

Obrigado. Continuem na recepo. Quero ser avisado assim que a Revino seja detectada. Preparem uma transmisso circular aos comandantes das unidades da frota de vigilncia. Para daqui a cinco minutos. Falarei da sala de comando. Enquanto se dirigia sala de comando, Bell encontrou-se com Ras Tschubai. Venha comigo, Ras. Preciso de sua ajuda. Acho que a coisa vai comear. Ras acompanhou-o sem fazer muitas perguntas. Dali a cinco minutos as ordens de ataque em cdigo saram dos transmissores da Freyt, e dentro de mais cinco minutos teve incio a operao ordenada por Bell. Gucky tambm chegara sala de comando. Parecia sentir um alvio tremendo porque seus pressentimentos se tinham confirmado. No compreendo resmungou Bell. L vem a desgraa para o nosso lado, e voc faz uma cara como se amanh fosse o dia do Papai Noel. Estou contente por saber qual o perigo. No h nada que eu aprecie mais que a certeza e esta j temos. um ponto de vista respeitvel reconheceu Bell e voltou a olhar para as telas. A frente de bloqueio circular em torno de Old Man estava se separando. As vinte mil unidades da frota de vigilncia retiraram-se, aceleraram e voaram em velocidade inferior luz em direo ao terceiro planeta. Escolheram uma rota cujo prolongamento levaria grande nuvem de Magalhes. Ao que tudo indicava, a nave robotizada entraria no universo einsteiniano mais ou menos nesta rea. Bell sabia perfeitamente que a operao defensiva estava sendo lanada s pressas, sem os necessrios preparativos, mas no tinha alternativa. O inimigo poderia aparecer de um instante para outro, e quando isso acontecesse seria tarde para tomar qualquer deciso. A frota ainda estava entrando em formao, quando foi recebida pelo hiper-rdio a informao de que a Revino acabara de chegar. A nave recebeu ordem de entrar na formao e fazer imediatamente contato com a Freyt atravs do codificador. Bell queria ser informado ainda durante a operao de defesa sobre o que estava acontecendo na nuvem de Magalhes. O Major Troptinew era um homem de poucas palavras. Relatou em termos lacnicos que Rhodan, Roi Danton e mais cento e um homens tinham desaparecido no desempenho de uma misso especial. Por enquanto as buscas tinham sido infrutferas, mas no valia a pena preocupar-se, porque Atlan cuidaria disso. Assinalou que o perigo mais grave era o cristal gigante, que tinha de ser destrudo, custasse o que custasse. Se o cristal chegasse a Old Man, no seria mais possvel qualquer ao contra ele, uma vez que ningum seria capaz de destruir o rob. De repente a palestra foi interrompida. A sala de hiper-rdio entrou na linha. Tinha uma notcia importante. Informou que a nave robotizada 1-13 aparecera h poucos minutos e aproximava-se em alta velocidade da rbita do terceiro planeta. Bell deu ordem de instaurar o bloqueio. Vinte mil unidades entraram em formao. Os comandantes j sabiam qual era o alvo. Vinha exatamente em sua direo. At mesmo uma nave robotizada teria dificuldade em romper um paredo formado por vinte mil unidades. O Major Troptinew voltou a chamar. Atlan deu ordem para que o almirante da USO Con Bayth fosse enviado com a dcima quarta frota de ataque pesada nuvem de Magalhes. Posso entrar em contato com ele?

Bell parecia um tanto desolado. As oitocentas naves de Bayth at que seriam um bom reforo para ns disse. Mas est bem. Entre em contato com ele e transmita as ordens de Atlan. Tem as coordenadas? Esto preparadas e codificadas. Bayth partir com informaes precisas. Est sendo ansiosamente esperado. Precisam dele com urgncia. A frota dever estar dentro de dois ou trs dias no mximo no ponto de encontro Navo Nord, para intervir nos acontecimentos. Muito bem. Deseje boa sorte ao Almirante Bayth. Sim senhor. Desta vez a ligao com a Revino foi interrompida de vez. Mas nem por isso Bell pde descansar. Pelo contrrio. Deu uma ordem lacnica, e dentro de alguns segundos obteve uma ligao de rdio com John Marshall em New Luna. Parecia que o chefe do Exrcito de Mutantes j esperara a chamada, pois respirou aliviado. Graas a Deus, Bell. Estamos na recepo e sabemos o que aconteceu. Podemos ajudar em alguma coisa? S quero dar algumas instrues, John. No tenho tempo para explicaes detalhadas. Saia do esconderijo e dirija-se a Jelly City. Sinto no poder oferecer-lhe um veculo terrestre ou um planador, mas... Nem necessrio, Bell. H trs dias apoderamo-nos de um trator pertencente aos colonos. Fizemos o condutor voltar a p para Jelly City. J temos um meio de transporte. Muito bem. Leve armamento atmico e os pequenos lana-foguetes. Procure um esconderijo nas imediaes da cidade, e verifique o que acontecer com as reservas de cristais ainda existentes em Jelly City. Caso elas se unam, trate de destru-las de qualquer maneira. Os cristais so muito sensveis ao calor. Entendido? Perfeitamente, Bell. Mais alguma coisa? Mais nada. Confio no senhor e em Sengu. Oportunamente entraremos em contato com o senhor. Boa sorte. Obrigado. Gucky, que estava de p junto poltrona de comando de Bell, respirou aliviado. Finalmente teria uma oportunidade de falar. Mas antes que pudesse abrir a boca chegou outra notcia. Troca de mensagens entre os robs, senhor. So grupos de smbolos codificados. No conseguimos decifr-los. So transmitidos pela 1-13 e ao que tudo indica destinamse a Old Man. Estamos armazenando a mensagem e tentaremos decodific-la. Se conseguir alguma coisa, avise. Houve uma pausa de alguns segundos. Gucky abriu a boca. Neste instante a sala de rdio voltou a chamar... Senhor, Old Man est respondendo. Tambm usa smbolos codificados. A nave robotizada e Old Man esto em contato. O gigante foi avisado e sabe por que retiramos nossa frota. Foi tudo muito rpido...! Bell fez uma ligao com o centro de rastreamento, que estava em condies de observar a operao. Era de l que se davam as ordens especficas por ocasio das operaes de reagrupamento. Qual a situao? perguntou Bell, ansioso. O rob est fazendo sair ultranaves, senhor. A operao ainda continua. Por enquanto foram quatro mil.

A reao de Old Man fora muito rpida. Rpida demais. A direo da frota conhecida? As naves esto se concentrando, senhor. A julgar pela sua disposio, pretendem atacar-nos pelas costas. Certamente a 1-13 tentar forar passagem, aproveitando a confuso. Isso fazia sentido. Dez mil das nossas unidades mantero a frente defensiva dirigida contra a 1-13. As unidades restantes executaro uma volta de cento e oitenta graus e ficaro espera da frota de Old Man. O fogo de ataque direto deve ser evitado. S atirar em defesa prpria. Rhodan deu ordem de evitar a destruio de Old Man e suas naves, para que um dia possamos receb-las em boas condies. Esta ordem continua em vigor. Entendido? Sim senhor. Old Man j fez sair seis mil unidades. Parece que s. Acabam de entrar em forma e comeam a deslocar-se. A acelerao... um momento, senhor... a acelerao de setecentos quilmetros por segundo ao quadrado. Os terranos estavam prevenidos, mas o ataque veio de surpresa, estabelecendo a confuso nas fileiras da frota de vigilncia. Mas os comandantes estavam habituados a agir por iniciativa prpria em casos como este. Sabiam que Rhodan dera ordens de evitar a destruio do inimigo, sempre que isso fosse possvel. Essa destruio s se justificaria quando a vida de algum estivesse em perigo. De repente uma parede energtica se formou frente das seis mil naves robotizadas, mas no as atingiu. Surgiu cinco milhes de quilmetros sua frente, barrando-lhes o caminho. Os terranos atiraram com todos os canhes conversores de que dispunham. As energias concentradas seriam suficientes para romper milhares de campos defensivos. Os atacantes identificaram imediatamente o perigo e tambm se confundiram. Os robs automticos reagiram, transmitindo novas instrues aos crebros de comando. Seis mil naves executaram manobras para esquivar-se ao perigo, mas tiveram de reconhecer que o crebro humano tambm capaz de tomar decises rpidas. Onde quer que aparecessem naves robotizadas, a energia mortfera chegava antes delas. O avano foi interrompido. Old Man mandou que as naves se separassem e atacassem de todos os lados. A gigantesca batalha espacial transformou-se numa operao mvel. Algumas naves robotizadas conseguiram enviar suas salvas atravs do crculo energtico, mas os terranos no voavam mais em formao. S por acaso uma delas poderia ser atingida, e um nico tiro que acertasse se quebraria no campo defensivo hiperenergtico. E em hiptese alguma uma das unidades seria atingida por vrios tiros ao mesmo tempo. A frota de vigilncia foi cercada por um anel energtico parecido com um gigantesco fogo de barragem. Era uma tcnica nova, que surgira por acaso. Mais tarde, quando tudo j tinha passado, Gucky deu a esta estratgia defensiva o nome de sistema defensivo de ourio de Bell, uma expresso que se enraizou firmemente. Foi a primeira batalha energtica de grandes propores da histria da astronutica terrana na qual no foi perdida uma nica espaonave de grandes dimenses. A Freyt manobrou entre as demais unidades e atingiu a periferia do grupo. Cerca de quinhentas unidades aguardavam a chegada da 1-13, sem participar da batalha. Os atacantes no conseguiam chegar l, porque eram detidos antes. Bell teve tempo de respirar um pouco. Infelizmente tive de interromp-lo, Gucky. Voc ia dizer alguma coisa quando comeou o ataque. Gucky fez uma careta.

J esqueci foi obrigado a confessar. *** Quando as energias concentradas obrigaram as seis mil naves robotizadas a afastarse, tornou-se impossvel fazer observaes precisas nos centros de rastreamento da Freyt e das outras naves. Foi perfeitamente possvel a Old Man fazer sair mais quatro mil unidades sem que ningum notasse. Estas unidades atravessaram o mortfero anel de fogo numa pequena manobra linear e apareceram atrs das naves envolvidas no combate. Enquanto Ras Tschubai, Gucky e Jumpy se preparavam para a misso especial que deveriam executar, a 1-13 ficou diretamente vista. A nave robotizada que levava o cristal seguia diretamente para as linhas terranas. At dava a impresso de que queria romp-las, embora no tivesse a menor chance de conseguir isso. Bell, que dera ordem frota para destruir sem piedade a 1-13, de repente viu-se na contingncia de cumprir ele mesmo esta ordem. A Freyt atacou a 1-13 juntamente com outro ultracouraado, a Myers. Desta vez atiraram para valer. Bell logo compreendeu por que a 1-13 continuava inabalavelmente na mesma direo. As quatro mil unidades de Old Man atacavam de todos os lados, a fim de abrir caminho para a nave com o cristal. Era bem verdade que os robs ainda no tinham conseguido nada. Tiveram de desviar-se constantemente das salvas terranas e no puderam realizar um ataque coordenado. A 1-13 entrou no fogo energtico das duas ultranaves. As gigassalvas envolveram a nave robotizada num inferno de fogo. Mas a 1-13 defendeu-se, respondendo ao fogo. Os campos defensivos da Freyt e da Myers foram solicitados at o limite de sua capacidade e quase entraram em colapso. Bell foi obrigado a retirar as duas naves, para no arriscar sua destruio. Esperou que a 1-13 ficasse numa melhor posio de tiro e deu ordem de abrir um fogo fulminante. Mais de dez canhes conversores transportaram gigabombas superpesadas para o alvo. As bombas detonaram quase ao mesmo tempo e fizeram a nave robotizada desaparecer numa fogueira trmula. O campo hiperenergtico verde desapareceu por alguns segundos. Mas a 1-13 logo apareceu de novo. Devia estar gravemente avariada, pois j no seguia uma rota retilnea. Balanava, mas o campo hiperenergtico verde voltara a formar-se. O sistema automtico robotizado funcionava com uma rapidez incrvel. Dentro de mais alguns minutos quase todas as avarias estariam consertadas. Finalmente Bell resolveu dar aos trs mutantes a ordem que decidira a situao. Fez um sinal para o piloto da Freyt, inclinou o corpo e apertou um boto. *** O Tenente Denver era piloto de um jato espacial. Fazia muito tempo que dirigia o disco de trinta metros de dimetro e conhecia o gil veculo que nem a palma da mo. J executara muitas tarefas perigosas, juntamente com o co-piloto, o sargento Marleaux, e sempre escapara sem um arranho. Mas desta vez, por mais que se esforasse, no conseguiu reprimir a sensao vaga da catstrofe iminente. Recebera ordem de realizar uma misso especial juntamente com os mutantes Ras Tschubai, Gucky e o filho deste, chamado Jumpy. E isto durante uma batalha energtica de grandes propores.

O jato espacial no 17 estava no hangar, pronto para decolar, quando os trs mutantes se apresentaram a Denver. Sabem o que tero de fazer? perguntou Ras, enquanto sacudia as mos dos dois homens. Sem dvida garantiu o tenente com um sorriso. Contemplou as trs figuras enfiadas em trajes espaciais e viu imediatamente os desajeitados objetos ovais pendurados em seus cintos. Vejo que carregam bombas especiais. Pretendem lev-las outra nave? Isso mesmo. Mas se saltssemos daqui teramos pouca segurana e preciso. O senhor ter de levar-nos com o jato espacial para bem perto da nave robotizada. a que est o truque. Vamos dar um jeito afirmou Denver, mas sua voz parecia um tanto insegura. Quando partiremos? Agora mesmo. Ficaremos perto da Freyt e s atacaremos depois que tivermos recebido ordens. Est preparado? O sargento Marleaux apontou para o jato espacial e fez um gesto convidativo. Por favor, cavalheiros... Gucky passou empertigado perto dele e virou a cabea antes de entrar pela portinhola. Deve ser um tipo brincalho. Tambm acho disse Jumpy e deu uma vigorosa palmada nas ndegas do sargento. Se estivesse no seu lugar, trataria de emagrecer um pouco, seno acaba sendo transferido para o setor administrativo. Marleaux fez de conta que ficara apavorado. Pelo amor de Deus! Isso no! Pois trate de comer menos recomendou Jumpy em tom bonacho e seguiu o pai. Viu o que arranjou? perguntou Ras, fazendo um gesto contemporizador para Marleaux. J estou acostumado. Alm disso sei como so os ratos-castores. So uma espcie diferente, mas uma boa espcie. Os ocupantes do jato reuniram-se na sala de comando. Bell usou o telecomunicador para certificar-se de que o veculo estava preparado para decolar e deu ordem de iniciar a operao. Mesmo depois disso foi mantida a ligao. O jato espacial saiu pela escotilha do hangar e esperou que o campo hiperenergtico fosse desligado por alguns segundos. Em seguida o Tenente Denver descreveu uma curva e ficou em posio de espera a pequena distncia da nave principal, aguardando novas instrues de Bell. Podia-se acompanhar perfeitamente a luta entre a Freyt e a nave robotizada. s vezes parecia que a 1-13 conseguiria abrir passagem, mas as outras naves terranas sempre lhe barravam o caminho, obrigando-a a dar voltas. A frota teve muito trabalho para defender-se das dez mil naves robotizadas que atacavam de todos os lados ao mesmo tempo. Mas no conseguiram romper o fogo de barragem das unidades terranas. At parecia que o grupo terrano estava cercado por uma camada de fogo atmico, que transformaria qualquer tentativa de aproximao numa operao mortfera. O vo do 1-13 voltou a estabilizar-se.

O sargento Marleaux no se preocupou com as manobras de desvio realizadas por Denver. Por enquanto sua tarefa consistia exclusivamente em manter contato com a navecapitnia. A sala de comando da Freyt aparecia na tela. Bell estava sentado junto aos controles e aparecia no perfil. O rosto tenso era um sinal de que se concentrava ao mximo. Dava ordens sem dizer uma nica palavra. Bastava um gesto com o dedo, um aceno de cabea em determinada direo para que a Freyt mudasse de rumo, ou os canhes conversores cuspissem suas bombas atmicas sobre determinado alvo. De repente Bell virou o rosto para a cmara do telecomunicador. Parecia que olhava diretamente para dentro do jato espacial. Denver, faremos mais uma tentativa de romper o campo hiperenergtico da nave robotizada. Tschubai, Gucky e Jumpy saltaro no momento em que isso acontecer. No darei ordens expressas para isso. s saltar no momento em que o campo se apagar. A o senhor dever voltar imediatamente Freyt, Denver. Acho que os teleportadores sabero encontrar seu caminho. Entendido? Entendido respondeu Denver laconicamente. Os teleportadores no disseram nada. Olhavam fixamente para as telas de imagem, enquanto esperavam. A Freyt mudou ligeiramente de rota e colocou-se atrs da 1-13. Trs ultracouraados aproximaram-se de lado. Como que a um comando, os canhes relampejaram. Mais uma vez a nave robotizada desapareceu atrs de uma nuvem de fogo e foi lanada fora da rota. Mas o campo defensivo agentou, apesar das quantidades imensas de energia que teve de absorver. Outra salva, disparada com melhor pontaria, detonou, atingindo somente a parte superior do campo hiperenergtico. A rea de absoro no ultrapassava algumas centenas de metros quadrados. Isso nenhum campo defensivo suportaria, por melhor que fosse. O verde do campo transformou-se numa luminosidade trmula e desapareceu. agora! gritou Bell. Ras, Gucky e Jumpy j estavam com os capacetes fechados. Esperavam que algum desse a ordem. Saltaram. O Tenente Denver viu-os desaparecer. No pde esperar para ver o que aconteceria depois. Recebera ordens de voltar imediatamente Freyt, e foi o que fez. O jato espacial subiu numa curva, para atingir a nave-capitnia. Denver se esqueceu por um ligeiro instante de que havia quatro mil naves de Old Man atacando os terranos pelas costas e lanando um fogo de barragem. O jato espacial, protegido por um campo defensivo relativamente fraco, entrou no centro de uma exploso atmica qudrupla. A nuvem incandescente dilatou-se no vcuo e voltou a ficar transparente. No se via mais o menor sinal do jato. Transformara-se em parte da nuvem atmica. Dois terranos tinham perdido a vida. Eram as primeiras vtimas da imensa batalha energtica mas no seriam as ltimas. *** Os trs teleportadores resolveram no saltar juntos. Cada um tentaria por si entrar na outra nave. Pelo cronograma no dispunham de mais de trinta segundos. As bombas

explodiriam exatamente dentro de uma hora, uma vez que os detonadores tinham sido ligados antes do salto. Acontecesse o que acontecesse, os mutantes teriam de sair do 1-13 no mximo dentro de cinqenta e nove minutos. Sem as bombas. *** Ras Tschubai era considerado um dos teleportadores mais eficientes do Exrcito de Mutantes. Descobrira sua faculdade por um simples acaso, h vrios sculos, em plena selva africana, num momento em que sua vida correra um grave perigo. O medo fez com que desejasse estar em outro lugar e de fato estava, longe do perigo. Passara a desenvolver a faculdade, tornando-se capaz de dar saltos precisos. Juntara-se a Rhodan e passara a ser um dos amigos em que o Administrador-Geral depositava maior confiana. Realizara, juntamente com Gucky, vrias misses que tiveram uma influncia decisiva nos destinos da Terra. Tambm se tinham tornado amigos. Raramente eram obrigados, por causa das caractersticas da operao, a agir sozinhos. Ras Tschubai saltou uma frao de segundo antes dos dois ratos-castores. Saltou bem para dentro dos rastros do campo hiperenergtico da 1-13 que iam se desfazendo. Ainda chegou a sentir um terrvel impacto no momento em que materializou em pleno espao e tratou de orientar-se. Foi um momento to breve que nem havia tempo para pensar. Ras ficou quase inconsciente quando voltou a ser arremessado para a quinta dimenso onde ficou. O tempo e o espao foram perdendo qualquer sentido, mas aos poucos Ras foi-se recuperando. Abriu os olhos e virou a cabea. Sentiu os ps apoiados em cho firme. No mesmo instante a luz ofuscante do sol atingiu-o com tamanha fora que foi obrigado a fechar os olhos. Mas os ps continuaram apoiados no cho. No era sua imaginao. Voltou a abrir os olhos devagar. A memria funcionava perfeitamente. Ras sabia o que tinha acontecido. Saltara para dentro do que restara do campo hiperenergtico! E fora arremessado para trs. Em seguida o arremesso para a quinta dimenso, onde durante a teleportao s podia existir dissolvidos em tomos... Mas naquele momento era matria, pensava, sentia, via. Portanto, existia. Onde...? O cu era azul. No havia uma nica nuvem. O sol estava quase a pino um sol branco, extremamente luminoso, que devia ser muito quente. O capim que cobria o cho quase chegava aos seus quadris. Ras percebeu que continuava enfiado no traje espacial, com o capacete fechado. Os instrumentos estavam funcionando. Mostravam que a atmosfera era respirvel. No sistema de Jellico no existia nenhum planeta como este, sem falar no sol. New Luna era diferente; certamente fazia muito mais frio. Ras abriu cuidadosamente o capacete. O ar era momo, mas limpo e agradvel. Um vento quente soprava das montanhas, que se destacavam fortemente contra o horizonte tremeluzente. Ras estava numa pradaria em que crescia capim, uma verdadeira savana. Em cima dele estendia-se o firmamento azul. Devia estar num planeta parecido com a Terra. Restava saber em que dimenso ele existia. Ras tinha certeza de que ainda se encontrava no ambiente irreal da quinta dimenso. Mas se era assim, como se explicava que realmente existisse, e que o mundo em cuja superfcie se encontrava tambm tivesse uma existncia real? Apalpou o prprio corpo, porque ainda no acreditava muito no que via. Em seguida ficou com as plpebras semicerradas para contemplar o sol, que era seu nico meio de orientao.

Era um sol de grande luminosidade, que apresentava uma semelhana surpreendente com o sol que iluminava o planeta Terra. O tamanho era exatamente o mesmo, mas o sol que Ras estava vendo parecia ser um pouco mais quente e luminoso que o sol terrano. Mas encontrava-se bem em cima de sua cabea. Logo, Ras estava no equador. No equador...? Poderia ser uma paisagem africana, mas a Terra ficava a mais de oito mil anos-luz do sistema de Jellico. Logo, no poderia estar na frica. Mas ento, que planeta era este? Ras olhou para as montanhas. No sabia se ficavam ao leste ou ao oeste. E no foi possvel determinar onde ficava o norte e o sul, pelo menos enquanto o sol estivesse bem em cima de sua cabea. Tinha de esperar que caminhasse um pouco. A serra era formada por colinas baixas com alguns cumes mais elevados no meio. frente dela estendia-se a estepe, mas parecia que ao p das montanhas havia reas cobertas de matas. A vegetao brilhava num verde intenso sobre a estepe tremeluzente. Ras fixou as elevaes, concentrou-se e... Seu dom teleptico no funcionou. Era incapaz de transportar-se dessa forma. Graas ao ativador de clulas que trazia implantado no peito j alcanara idade superior a quatro sculos e meio. Mas no se lembrava de j ter passado por um susto destes. Foi um choque. Para ele a teleportao sempre fora to natural como a viso no homem comum. Ficou imobilizado na estepe, olhando fixamente para as montanhas distantes. Sabia que l havia rvores e talvez gua. Na estepe morreria de fome e sede. Se no pudesse teleportar, teria de caminhar. A distncia era de pelo menos vinte quilmetros. Saiu andando com a maior naturalidade. Lembrou-se das provises de emergncia que deviam estar guardadas em um dos bolsos do traje espacial. Eram apenas alimentos concentrados, mas felizmente encontrou alguns tabletes de gua, que mataram a sede que comeava a manifestar-se. Ras notou um movimento sua direita, no meio do capim. Teve o cuidado de pegar a pequena arma energtica, mas ainda no a destravou. Em seguida respirou aliviado. Uma manada de antlopes pastava calmamente a menos de duzentos metros do lugar em que se encontrava. Ras continuou. Os animais quase no lhe deram ateno. Era estranho. Devia ser um sinal de que no tinham inimigos. Ou ento sentiam que Ras no era perigoso. O africano voltou a guardar a arma energtica. Por enquanto no precisaria dela. Voltou a olhar para o cu. Teve a impresso de que o sol no mudara de lugar. Se houvera uma modificao, no se percebia. At parecia que o tempo estava parado. Ras assustou-se. Parou e olhou para o relgio. S fazia dois minutos que sara do jato, a no ser que o relgio tivesse parado. Ras encostou-o ao ouvido, mas no percebeu o rudo do funcionamento. Abanou a cabea, incrdulo, e ps-se a examin-lo. Era impossvel que um relgio como este deixasse de funcionar. Era movido por uma minscula bateria cuja carga nunca se esgotava, uma vez que se recarregava automaticamente. Ras encostou o relgio ao ouvido. Desta vez ouviu um tique mas foi um tique prolongado, que s soou uma nica vez. Era como a batida surda de um gongo. O ponteiro dos segundos avanara um milmetro. Ras compreendeu que realmente se encontrava numa dimenso diferente, mas somente o relgio fora atingido pela transferncia. Seu corpo no, pois neste caso seu corao bateria mais devagar e a vida seria mais lenta. A descoberta no o deixou mais tranqilo. Ras prosseguiu na caminhada.

Quando tinha caminhado pouco mais de trs quilmetros, parou de repente. S ento deu-se conta de que trazia um objeto pesado pendurado ao cinto. Era a bomba atmica! O detonador funcionava silenciosamente. O ponteiro vermelho que marcava o tempo decorrido indicava que s fazia trs minutos que o detonador fora ativado, o que combinava com o tempo marcado pelo relgio. Ras pensou em jogar fora a bomba, mas logo resolveu outra coisa. Era possvel que ainda precisasse dela. Pesava pouco mais de cinco quilos. Ras deixou-a pendurada no cinto e seguiu seu caminho. Pelos seus clculos j fazia uma hora que se encontrava neste mundo e nesta dimenso, mas pelo relgio s tinham passado cinco minutos. Percorrera cerca de seis quilmetros. Concluiu que uma hora correspondia a cinco minutos no universo normal. Ali vivia-se mais. Acontecia que os movimentos dos animais que corriam em manadas pela estepe eram completamente normais. Logo, a deformao do tempo s atingia os sistemas mecnicos de cronometragem, mas no os organismos vivos. Isto podia ser tranqilizador, mas de outro lado criava uma srie de novos problemas. Ras tinha caminhado duas horas quando a estepe foi substituda por grupos de arbustos. O cho parecia mais mido. O terreno subia, o que tornava mais difcil a caminhada. Ras no sabia o que esperava encontrar neste lugar. Por enquanto no encontrara o menor sinal da presena de homens ou outros seres inteligentes. Em compensao havia muitos animais. Ras parou e olhou para a estepe que ficava mais embaixo. Viu as manadas pastando calmamente num paraso intacto. Dali a dez minutos computados na dimenso em que Ras se encontrava atingiu um regato pequeno, de guas lmpidas. Pela primeira vez viu pedras. O regato as trouxera, depois de descer das montanhas. Ras teve a ateno despertada pelas primeiras rvores. Os troncos eram nodosos; nunca vira nada igual. No eram rvores do tipo que conhecera na Terra. Mas Ras teve a impresso de que j as vira antes. O africano abaixou-se para matar a sede. A gua era fria e saborosa. No pudera aquecer-se na sombra da mata que acompanhava a parte superior do curso de gua. Se acompanhasse o regato, talvez encontrasse... No chegou a levar o pensamento at o fim. Seus olhos vigilantes tinham descoberto uma coisa que no esperara ali. Estava num trecho baixo da margem do regato, ligeiramente tocado pela gua. E era um sinal evidente da existncia de seres inteligentes. Havia uma flecha quebrada na margem do regato. Ras permaneceu imvel. Ps-se a escutar. O vento morno acariciava os galhos das rvores e a folhagem densa dos arbustos. Pssaros soltavam estranhos gritos estridentes, rompendo a escurido. De vez em quando Ras ouvia as pisadas distantes de uma manada que saa correndo, assustada talvez por alguma coisa que pudesse tornar-se perigosa e tentando a fuga para pr-se a salvo. S isso. Ras abaixou-se cuidadosamente e pegou a flecha quebrada. O que restava da haste fora toscamente trabalhado. Parecia que s tinham removido a casca da planta. A ponta era formada por um osso afiado, preso haste por meio de fios ou fibras. Havia manchas de sangue seco, que no tinham sido removidas nem mesmo pela gua. Logo, ficara enfiada por algum tempo no corpo de um animal.

Tomara que tenha sido mesmo um animal, pensou Ras, preocupado. Voltou a olhar para os lados antes de jogar fora a flecha e sair caminhando junto ao regato. A mata era cada vez mais espessa e o capim ia rareando. J no tinha com que alimentar-se no solo, porque em muitos lugares aflorava a rocha nua. A subida foi ficando cada vez mais ngreme. A estepe escaldante que se estendia atrs do caminhante solitrio mergulhou num oceano de calor tremeluzente. No lugar em que Ras se encontrava a temperatura era fresca e agradvel. Um vento impregnado de estranhos perfumes soprava das montanhas. Era um cheiro de mata e de mofo, mas tambm de folhas verdes e emanaes de animais selvagens. Mas havia outro cheiro, que no combinava com o ambiente. Ras levou alguns minutos para dar-se conta de que estava sentindo cheiro de fogo. Parou abruptamente e ps-se a farejar o ar. Havia um fogo aceso sua frente. Talvez tivesse comeado por um processo de autocombusto e ardesse h dias ou semanas por no encontrar bastante material inflamvel. Mas era bem possvel que tivesse sido aceso pelos seres que haviam fabricado a flecha. Ras verificou a direo do vento e saiu caminhando na direo do fogo. Teve o cuidado de pegar a arma energtica que trazia no cinto e modificar a regulagem de sua potncia. O feixe de raios no seria capaz de matar um ser humano. S o deixaria inconsciente. Em compensao aumentava o raio de ao. Com um nico disparo poderia pr fora de ao dezenas de adversrios. A floresta era cada vez menos espessa. Finalmente s havia algumas rvores isoladas na encosta rochosa. Ras viu bem sua frente um paredo rochoso quase vertical, que lhe barrava o caminho. A pouco menos de dez metros de altura havia aberturas que podiam ser alcanadas por trilhas precrias. Eram entradas de cavernas. Ras viu movimento no fundo delas. Nuvens de fumaa saam de duas das cavernas. Ras escondeu-se atrs de uma rocha. Seu corao palpitava com tanta fora que at parecia que queria saltar-lhe pela boca. A mo que segurava a arma energtica tremia. Ras esforou-se para respirar devagar e esperou. sua esquerda havia moitas de arbustos. Ouviu-se o rudo de galhos se quebrando e um som irregular rompeu o silncio. Algum estava rindo. Rindo! Os nicos seres capazes de rir eram os humanides, os humanos. Saram para a clareira em grupo. Conversavam despreocupadamente e acenavam na direo das cavernas. Carregavam um antlope morto, amarrado pelos ps a uma barra. Eram homens, e sua pele era negra. De to perplexo que ficou, Ras esqueceu os cuidados que resolvera ter. Parecia que a opinio de que se encontrava na frica acabara de confirmar-se, por mais estranho que isso pudesse ser. Ras olhou para o relgio. J tinham passado trinta minutos; portanto, encontrava-se h trinta minutos no mundo e na dimenso estranha. Se realmente fosse assim, a bomba explodiria dentro de mais seis horas. At l teria de encontrar um meio de livrar-se dela. Os selvagens de cor negra tinham testas achatadas, que iam recuando na parte superior. Eram muito cabeludos e dava a impresso de serem criaturas primitivas. Pareciam encontrar-se no primeiro estgio da civilizao. Praticavam a caa e conheciam o fogo, mas a agricultura ainda lhes era estranha. Fabricavam armas rudimentares e j

pareciam ter abandonado a vida nmade. Se no fosse assim, no habitariam cavernas s quais se chegava por caminhos artificiais. Algumas mulheres correram ao encontro dos homens que regressavam da caada. Trajavam somente alguns pedaos de pele. Os cabelos levantados eram sustentados por pedaos de madeira e fragmentos de ossos. Ras notou que possuam boa constituio fsica. Traziam presos s orelhas anis com um brilho dourado. Os homens, que tambm possuam formas agradveis e harmoniosas, colocaram no cho a caa, que logo foi dividida pelas mulheres. O grupo familiar que habitava cada uma das cavernas recebeu uma parte justa, que foi levada imediatamente ao alojamento para ser preparada. Os homens ficaram do lado de fora, conversando. Ras fez um esforo para compreender o que diziam, mas logo percebeu que falavam uma lngua que ele no conhecia. s vezes teve a impresso de ouvir palavras parecidas com as que ele entendia. Hesitou um instante, mas logo percebeu que no tinha alternativa e que a oportunidade era favorvel. Levantou devagar e saiu do esconderijo. Esperava que os selvagens no se assustassem a ponto de atac-lo. Assim que o avistaram pegaram as armas, mas logo deixaram cair os braos levantados. Provavelmente s se tinham sobressaltado por causa das estranhas vestes de Ras. No disseram nada, no fizeram nenhum movimento e ficaram de p como quem espera alguma coisa. Em seus rostos havia uma expresso tensa misturada com um pouco de perplexidade. Ras levantou a mo esquerda e virou a palma para o lado dos selvagens. A direita segurava a arma energtica. Com ela faria mergulhar todo o grupo num sono profundo, caso isto se tornasse necessrio. Observando melhor, Ras percebeu que a cor de sua pele era mais clara que a dos habitantes das cavernas. Era possvel que seus antepassados tivessem sido assim, h uns dez mil ou at cem mil anos. Mas mesmo que se encontrasse em outra dimenso, no tinha sido transferido para o passado. Ou teria...? Mesmo que fosse assim, no poderia estar a oito mil anos-luz do ponto de desmaterializao. No tenham medo disse, falando devagar e bem claro. Era possvel que compreendessem ao menos o sentido de suas palavras e percebessem que suas intenes no eram hostis. Enfiou a arma energtica no cinto, mas ficou com a mo perto dela. Ainda bem que os encontrei. Os habitantes da caverna permaneceram imveis, prestando ateno ao que ele dizia. Seus rostos demonstravam espanto e indeciso. No podiam classificar o ser que se encontrava sua frente em nenhum dos grupos que conheciam, e isso os deixava confusos. No era um dos seres que costumavam atac-los e espantar as manadas de animais de caa. No era um dos velhos inimigos, dos quais preferiam manter-se afastados. Era um homem completamente desconhecido. E o melhor que se podia fazer com um desconhecido era mat-lo. O membro mais idoso do grupo levantou a mo e fez um sinal. Sem dizer uma palavra, segurou com mais fora a clava de madeira e foi ao encontro de Ras. Parou quando se encontrava a dois metros do africano, esperou um pouco e brandiu a clava para fazer descer a extremidade mais grossa sobre a cabea do desconhecido. Ras adivinhou em tempo qual era a recepo que queriam dispensar-lhe. Num movimento instantneo pegou a arma energtica e derrubou o chefe com um nico tiro. O

selvagem caiu ao cho e ficou imvel. Dormiria profundamente pelo menos durante trs horas. Os outros homens hesitaram. S podiam pensar que seu chefe tivesse sido morto com uma terrvel arma desconhecida, que atirava raios de luz. Uma arma contra a qual as flechas, as lanas e as clavas eram impotentes. Os caadores logo compreenderam isto e evitaram qualquer movimento suspeito. Uma mulher idosa saiu de uma das cavernas e atirou-se sobre o chefe. Ras quis explicarlhe que seu homem no estava morto, mas no sabia como fazer. Recuou alguns passos, mantendo a arma apontada, e observou os acontecimentos. A mulher descansou a cabea sobre o peito do homem que acreditava estar morto. Parecia ter ouvido as batidas de seu corao. A expresso de seu rosto parecia ser de surpresa, e depois de alegria. Disse algumas palavras. Sem dar ateno a Ras, quatro homens pegaram o chefe paralisado e carregaram-no para uma das cavernas. Os outros caadores ficaram na expectativa. Um deles devia ser o mais idoso do grupo deu um passo para a frente, sem tirar os olhos de Ras. Parou e colocou a lana no cho. Fez a mesma coisa com a faca de pedra lascada, o arco e a aljava vazia. Voltou a endireitar o corpo, cruzou os braos sobre o peito e inclinou-se. Os outros caadores tambm largaram as armas. Ras suspirou aliviado. Voltou a enfiar a arma energtica no cinto. Depois da demonstrao relativamente inofensiva devia ser uma espcie de semideus para os selvagens. O chefe de vocs no est morto. Acordar daqui a pouco falava devagar e em tom insistente, mas no tinha muita esperana de ser compreendido. Vamos fazer as pazes. Tambm cruzou os braos sobre o peito. Em seguida foi para perto dos nativos e estendeu-lhes a mo. Certamente era um gesto desconhecido para eles, mas foi compreendido. O novo chefe segurou-a e retribuiu o aperto. Voltou a falar. Desta vez disse mais palavras cujo sentido Ras entendia. J ouvira aquela lngua, ou ao menos alguns fragmentos. Devia fazer muito tempo, mais de quatrocentos anos. Ainda vivia na frica. Na frica! Ser que Ras se encontrava na frica? Aquilo era o planeta Terra num passado bem distante? Teria sido arremessado a mais de oito mil anos-luz? Era uma idia fantstica. Mas o que que Ras sabia a respeito das leis dos campos energticos pertencentes a uma dimenso superior, sobre o tempo e o espao? Usava ambas as coisas para teleportar-se. E era s. E agora nem sequer era capaz de teleportar. Devia ser uma lngua antiga dos habitantes primitivos da frica, alguns elementos da qual tinham chegado ao presente. Quem sabe se, fazendo um grande esforo, no conseguiria comunicar-se de uma forma rudimentar? Vim da... principiou Ras, mas logo ficou calado. Como explicar aos selvagens que vinha do futuro? Seria prefervel no deix-los ainda mais confusos. Vim de l prosseguiu, apontando para o cu claro. O sol j tinha chegado bem mais perto do horizonte ao oeste. Vim como amigo. Posso ficar com vocs?

O chefe tentou retirar um sentido das palavras de Ras. Compreendera metade de suas palavras. Quando compreendeu que o desconhecido descera do cu, atirou-se ao cho. Os caadores seguiram seu exemplo. Ras sabia que no teria mais nada a temer de sua parte. Foi para perto dos caadores, que continuavam prostrados no cho, e ajudou o chefe a levantar. Sou amigo de vocs repetiu. Vamos comer. Ras estava com muito apetite. A aventura comeara h sete horas de tempo relativista, o que representava pouco mais de meia hora no Universo normal e no tempo presente, isto se o relgio estava certo. O que tinha acontecido neste meio-tempo no sistema de Jellico? Ras teve a impresso de que tudo isso fazia muito tempo, mas na verdade os acontecimentos de que se lembrava ficavam num futuro distante. Eram coisas de que os homens que se encontravam sua frente naquele momento nem desconfiavam. Os nativos levantaram e acompanharam Ras caverna. A mulher do chefe adormecido cuidava dele, mas seu rosto parecia sereno. Ras fez um gesto tranqilizador em sua direo. O novo amigo, cujo nome era Unga, levou Ras para dentro de uma caverna. Uma mulher jovem estava assando um pedao de carne no fogo. Usava um espeto pequeno, que fazia girar com grande habilidade. Havia algumas crianas assustadas encolhidas num canto. Por que veio? perguntou Unga, depois de sentar perto do fogo. Ras examinou os utenslios e ferramentas espalhados em toda parte. Em sua maior parte eram armas ou objetos usados para cozinhar e costurar. Ras no encontrou nenhum objeto de metal, com exceo dos enfeites usados pelas pessoas. Devia haver tribos mais desenvolvidas. uma histria comprida, Unga. Voc no compreenderia. Um dia talvez possa explicar, desde que fique bastante tempo e aprenda sua lngua. Por enquanto quero que me contem muita coisa a seu respeito, vou viver com vocs e tentarei encontrar um caminho de volta ao meu mundo. Unga no tinha compreendido. O desconhecido no era um deus, que podia seguir seus caminhos vontade? Por que tinha de procurar o caminho, se ele o conhecia? Se no conhecesse, no teria chegado s montanhas de Unga. A carne j estava pronta. A mulher de Unga trouxe-a numa prancha de madeira, colocando-a no cho frente dos dois homens. Havia duas facas de pedra lascada ao lado da carne assada, que exalava um aroma formidvel. Ras sorriu e pegou a faca de lmina de ao que trazia presa ao cinto. Mostrou-a a Unga e passou levemente o dedo pelo corte. Em seguida inclinou-se e cortou um pedao de carne. Ofereceu-o a Unga e cortou o outro pedao para si. Deu o terceiro pedao mulher de Unga. Que isso? perguntou Unga, curioso. uma faca. No de pedra, mas de uma substncia que um dia vocs conhecero. Chamamos esta substncia de ao. to dura que se pode cortar madeira e carne com ela. E a outra coisa que voc traz consigo? A arma energtica que usei para pr fora de ao o chefe? minha arma pessoal. Com ela pode-se lanar raios que matam o inimigo, se a gente quiser. Isto aqui uma

bomba. Se explodir, aparecer um novo sol, e tudo que estiver por perto ser destrudo. Alm disso trago nos bolsos mantimentos e objetos de uso pessoal. Unga devorou a carne pedao por pedao. Comia depressa, mas no indelicadamente. A mulher ficou recolhida a um canto, com os filhos. Parecia ocupar uma posio subalterna. Voc um deus? perguntou o selvagem depois de algum tempo. Ras sorriu. No. Sou humano como voc. Um estranho destino me trouxe para c. Espero que um dia volte ao meu tempo. Talvez fosse um desejo no subconsciente que me fez vir para c no instante decisivo. No sei se voc compreende, Unga, mas o fato que s nascerei num futuro distante, talvez daqui a uns cem mil anos. Vocs so meus antepassados. Unga parou de comer. Fitou Ras com uma expresso de perplexidade. Voc um deus, sim disse, deixando estupefato o teleportador. S os deuses so capazes de viajar no tempo. Ras ficou quieto por algum tempo, mastigando a carne, que sem sal no era muito gostosa, embora em si fosse saborosa e tenra. Vocs recebem muitas vezes as visitas dos deuses? perguntou finalmente. Unga acenou com a cabea, mas em seguida sacudiu-a rapidamente. No nos visitaram, mas ouvimos dizer que estiveram aqui. Quem disse foram prisioneiros pertencentes a outras tribos. Desceram muitas vezes do cu para a terra em estranhos veculos, que podiam voar. E outros de repente simplesmente estavam l. Sempre traziam consigo armas terrveis, com as quais podiam matar qualquer um que se aproximasse deles. Eram deuses maus. Voc um deus bom. No sou nenhum deus. Sou humano que nem voc. Os outros deuses eram brancos disse Unga. Quer dizer que naquela poca j havia raas que praticavam a astronutica, pensou Ras. Teriam sido os arcnidas? Neste caso s se encontrava uns dez mil anos no passado. Ras sobressaltou-se e olhou para o relgio. Cinqenta minutos! Mais duas horas de tempo relativista, e a bomba explodiria. Teria de livrar-se dela antes disso, mas como? Ser que explodiria mesmo? Ras regulou o detonador para cinqenta minutos. Ainda dispunha de duas horas. Enfiou a faca na bainha, mas logo resolveu outra coisa. Tirou do cinto a faca com a bainha e entregou-a a Unga. Aceite este presente das minhas mos, Unga. Com ela voc se tornar um guerreiro poderoso de sua tribo. A faca uma boa arma, desde que voc saiba us-la. Preciso ir embora, mas voltarei. Daqui a pouco vai escurecer... Voltarei. Se virem daqui a pouco uma luz forte e uma nuvem incandescente, deitem no cho e fechem os olhos por muito tempo. Um furaco passar por cima de vocs, mas no lhes far nada. Fiquem perto da caverna durante dez dias. Nada lhes acontecer, se fizerem o que eu digo. Unga no compreendera, mas fez um gesto afirmativo. Faremos o que voc disse. Quando voltar? Dentro em breve talvez.

Ficaram sentados juntos mais algum tempo, conversando. Finalmente Ras partiu. No podia demorar mais, pois no queria assumir nenhum risco. Atiraria a bomba num desfiladeiro profundo sobre o qual Unga lhe falara. No ficava longe, e a exploso no poderia causar estragos. Os selvagens deixaram que fosse. Seguiram-no com os olhos. Unga ficou parado na entrada da caverna, acenando com a mo conforme aprendera de Ras. Mesmo que o forasteiro no voltasse, ele no o esqueceria, nem que fosse apenas por causa da faca. Ainda falaria sobre isso a seus netos... ... e foi o que aconteceu. Muitos milnios depois os pesquisadores quebraram a cabea por causa de uma faca quebrada encontrada na frica Central. A lmina era de ao puro. Pensaram que ali j tivesse existido uma civilizao que atingira um estgio bastante adiantado. Ras seguiu seu caminho. Ia por uma trilha estreita e acidentada, que subia pela montanha e terminava junto ao desfiladeiro. O sol j comeava a tocar o horizonte. Atrs de Ras estendia-se a encosta coberta de mata, seguida pela estepe que chegava at a linha do horizonte. Se realmente estava na frica, que regio, que pas seria? Ficava no interior? Ou o oceano qual deles? ficava bem prximo? Ras pegou a bomba que trazia presa ao cinto e contemplou-a. Deveria ser usada para destruir a nave robotizada 1-13. Acontece que esta se encontrava dez mil anos ou mais no futuro. Mas a bomba explodiria no passado, o que seria um anacronismo inexplicvel. Para os selvagens seria uma manifestao dos deuses. Se sobrassem alguns vestgios, os cientistas do futuro quebrariam a cabea a respeito. Faltavam trs minutos para a exploso. Ras olhou para baixo. Bem no fundo havia uma rea verde. Devia ser uma mata. No sobraria quase nada dela, mas no momento isto no importava. O importante era que a exploso no causasse estragos entre a tribo selvagem. A bomba no produzia nenhuma radioatividade. Ras olhou para o relgio. Faltavam dez segundos. Dez... o qu...? O crebro humano trabalha com uma rapidez surpreendente, especialmente nos momentos de perigo. Ras percebeu imediatamente que havia uma diferena de aproximadamente trs minutos entre o relgio e o cronmetro do detonador. No valia a pena refletir sobre qual dos dois cronmetros estava certo. Ras tomou impulso com o brao e lanou a bomba para dentro do desfiladeiro... ... e a exploso ocorreu no mesmo instante. Uma chama extremamente luminosa formou-se com uma lentido martirizante e espalhou-se como uma esfera. Nos lugares em que atingia a rocha, esta se derretia e os pingos caam no fundo do desfiladeiro. Uma nuvem incandescente subiu livremente, apagando o sol. A nuvem atingiu Ras Tschubai. Mas ele no percebeu mais. A bomba tinha uma existncia material no passado, tal qual o relgio, mas sua existncia temporal verificava-se na quinta dimenso, embora se encontrasse no mesmo lugar do espao que Ras. Mas uma eternidade os separava. Quando a bomba explodiu, a cortina que separava as diversas dimenses do tempo rompeu-se.

Ras foi arremessado de volta ao futuro e sofreu um deslocamento de quase oito mil e quinhentos anos-luz. Quando voltou a enxergar, estava suspenso no espao. Ficou exposto por um instante ao vcuo absoluto, mas com um movimento instantneo colocou o capacete e fechou-o. Preferiu nem pensar no que teria acontecido se no tivesse colocado as luvas isolantes por medo de infeces. S assim resistiu intacto aos poucos segundos de exposio ao vcuo. Ras respirou profundamente. J estava compreendendo o que tinha acontecido. Estava suspenso no espao, mas no entre as naves terranas e as de Old Man envolvidas na batalha. O sol que aparecia sua frente era a estrela de Jellico. Era muito grande. Ras teve de ligar o sistema de refrigerao para no morrer queimado. No tempo decorrido depois da teleportao no existira nessa dimenso, mas cara em direo estrela de Jellico. Fora uma queda de minutos minutos-luz em apenas uma hora. Era impossvel. Ras concluiu que o tempo devia estar errado. Ou estava se deslocando a muitos milhares de quilmetros por segundo? S assim seria possvel que em apenas uma hora se tivesse afastado tanto do campo de batalha espacial. O africano olhou para os lados, mas no descobriu nenhum ponto de referncia. A nica coisa que via eram estrelas, que mal se conseguia distinguir dos planetas do sistema. No via nem mesmo Old Man. Apesar dos trezentos quilmetros de dimetro, o rob era um objeto muito pequeno. Ras sabia perfeitamente que estava se precipitando para dentro do sol, e que no havia nada que pudesse deter a queda. Fez uma tentativa com o equipamento de vo do traje espacial, mas a energia de que este dispunha s retardou ligeiramente a queda alucinante. A fora de atrao da estrela de Jellico j se tornara to grande que superava em muito a energia do conjunto. E Ras ainda era incapaz de teleportar. Fez uma experincia com o transmissor embutido em seu capacete. Ligou-o na recepo, mas as interferncias eram tantas que j no teve a menor esperana de que algum pudesse ouvi-lo. Se no acontecesse um milagre, estaria perdido.

3
Gucky sofreu o mesmo infortnio. Tambm esbarrou no que restava do campo defensivo que ia se apagando, mas conseguiu atravess-lo. Materializou por um simples acaso numa sala de conversores, onde as energias produzidas pelos geradores comuns eram transformadas em impulsos energticos de categoria superior destinados a alimentar os campos defensivos hiperenergticos. Um dos projetores se fundira em parte durante o ataque da Freyt, e gerava um campo energtico de uma incrvel intensidade. Gucky foi atirado para trs, mas no com tanta fora que voltasse a desmaterializar ou sofresse uma transferncia no tempo ou no espao. Continuou a existir materialmente no interior da 1-13, mas perdeu os sentidos. Jumpy foi o nico a materializar intacto e em boas condies a bordo da nave robotizada inimiga. No teve tempo para ficar orgulhoso; tratou de orientar-se. Conhecia muito bem o interior das naves desse tipo e levou apenas alguns minutos para descobrir em que parte da nave fora parar: no corredor principal, que levava das salas dos propulsores aos alojamentos dos tripulantes, e dali sala de comando. A primeira coisa que lhe chamou a ateno foram os impulsos hipnticos. Vinham de todos os lados, mas no eram dirigidos a ele. Destinavam-se tripulao humana da nave ou a outros seres. Jumpy conseguiu identificar algumas ordens, mas estas no tinham nenhuma relao com a navegao. No combinavam com o programa atual da 1-13. Na verdade, no faziam o menor sentido. Jumpy esforou-se para isolar os impulsos hipnticos, pois queria antes de mais nada entrar em contato com Ras e seu pai. Tinham de agir em conjunto, embora uma nica bomba fosse suficiente para destruir a nave de dentro. Jumpy olhou para o relgio. As trs bombas detonariam dentro de vinte e cinco minutos. At l teriam de abandonar a nave. O dom teleptico de Jumpy ainda era pouco acentuado. Tinha dificuldade em localizar algum, mesmo que fosse seu pai ou algum amigo cujos impulsos individuais e modelos de pensamento j conhecesse. Ainda mais na confuso que reinava naquele momento. Por um instante Jumpy teve a impresso de ter ouvido pedidos de socorro desesperados, mas eles acabaram antes que pudesse determinar a direo de onde vinham. Mas tinha certeza de que estes impulsos no tinham sido transmitidos por Ras ou Gucky. Demorou quase dez minutos at que recebesse um modelo conhecido. Eram pensamentos confusos, mas no havia dvida de que tinham sido gerados na mente de Gucky. Jumpy no sabia por que o pai pensava tamanha bobagem, mas os pensamentos pelo menos lhe deram oportunidade de fazer a localizao do transmissor. Gucky encontrava-se para os lados da sala dos geradores, a menos de quinhentos metros de distncia. Jumpy ouviu os passos fortes de um rob se aproximando e teleportou. Foi um salto de apenas algumas centenas de metros, mas ele o trouxe para mais perto do pai, cujos

pensamentos j eram mais ntidos. Mas nem por isso se podia dizer que fossem mais sensatos. Gucky pensava numa nova variedade de cenouras que queria cultivar no jardim de sua casa de campo. Seria uma variedade muito doce e saborosa, resultante de um cuidadoso processo de seleo. Naturalmente tambm havia necessidade de um solo especial. Se Jumpy no se enganava, Gucky estava transportando este solo num carrinho de mo. O pai s podia ter enlouquecido de repente! Onde j se viu algum pensar em plantaes de cenouras num momento de perigo iminente, que exigia um mximo de concentrao? Jumpy ficou profundamente indignado. Voltou a teleportar, desta vez com maior segurana, a um lugar que ficava a alguns metros do ponto fixado. Ainda bem! Caso se tivesse transportado para junto de Gucky, tambm teria entrado no campo energtico e ficado inconsciente. Ficou parado junto porta da sala dos conversores. Abriu-a sem dificuldade e entrou cuidadosamente no gigantesco pavilho, no qual se ouvia um forte zumbido. No incio no viu nada alm das mquinas, mas os impulsos mentais do pai tinham-se tornado mais fortes. Jumpy determinou a direo e saiu andando. Descobriu Gucky ao lado do bloco de um gerador, imvel e inconsciente. Jumpy descobriu que o pai fora malsucedido na materializao e dormia profundamente. E o sono certamente lhe proporcionava os sonhos de jardinagem e o transportava para a Terra, onde vivia plantando cenouras e nabos. Jumpy no conhecia muito bem a diferena, pois pessoalmente preferia as beterrabas, que Gucky detestava. Bateu amistosamente no ombro do pai. Ento, velho? Ainda bem que tem um filho to competente, no mesmo? Se no fosse eu, acabaria mofando por aqui ou indo para os ares com a bomba Jumpy assustou-se com a fala desrespeitosa e tapou a boca. Ainda bem que papai no me ouve, pensou. O que farei com ele? Ol, papai. Acorde! Temos de colocar as bombas. No cochile. Mas o papai nem pensava em acordar num momento em que suas cenouras iam to bem. Equilibrava-se entre os canteiros, de regador na mo, molhando as plantas. De vez em quando roa uma cenoura que acabara de arrancar. Graas ao dom teleptico, Jumpy pde acompanhar a rega das cenouras. Sonhe em paz, papai. Cuidarei do resto. Mas... lembrou-se de repente onde est Ras? S ento deu-se conta de que ainda no captara os impulsos mentais do amigo africano. Um homem que existe pensa. Ras no pensava. Logo, no existia. Jumpy nem desconfiava de que realmente era assim, embora de uma forma diferente da que ele imaginava. Olhou para o relgio. J tinham passado quinze minutos. Ainda dispunham de quarenta e cinco. Depois disso as bombas detonariam. O pequeno rato-castor no teve alternativa. Deixou Gucky onde estava para colocar sua bomba num lugar apropriado, onde faria um bom efeito. Depois disso poderia voltar para levar o pai a um lugar seguro. Jumpy abaixou-se e pegou a bomba de Gucky. Teleportou com ela na direo das salas dos propulsores. A1-13 possua uma tripulao humana, mas era uma nave dirigida por rob. Havia controles automticos, sensores e cmaras ocultas espalhadas por toda parte. O crebro de comando no teria a

menor dificuldade em detectar o mecanismo de tempo das bombas e lanar a carga mortal fora da nave antes que fosse tarde. Jumpy sorriu ao lembrar-se da maneira hbil pela qual seriam enganados os robs. As bombas tinham sido envolvidas numa camada isolante especial. No emitiam radiaes e no podiam ser detectadas. Seriam consideradas peas metlicas inofensivas, iguais a milhares existentes na nave. O importante era que ele mesmo no fosse visto colocando as bombas. Alm disso resolveu escond-las em dois lugares diferentes. Se uma delas fosse descoberta, ainda restaria a outra. O jovem rato-castor teleportou-se mais para o interior da gigantesca nave. Finalmente atingiu as salas dos geradores. Ainda no vira um nico dos infelizes terranos que trabalhavam como escravos sem saber. Em compensao foi obrigado a desviar-se vrias vezes de robs incumbidos de servios de manuteno nesta parte da nave. Abrigou-se atrs de um gigantesco bloco de mquina e olhou em volta. As paredes eram lisas e no ofereciam nenhum esconderijo, nem mesmo para o olho minsculo de uma cmera teleguiada. Jumpy tinha certeza de que no estava sendo observado. A poucos metros de distancia uma estrutura metlica subia quase at o teto. Jumpy segurou mais firmemente embaixo do brao a bomba de Gucky e saltou. Materializou no ar para ver o que havia em volta dele. Havia um espao vazio entre a parte superior da estrutura metlica e o teto. Dava para colocar uma bomba, mas era muito pequeno para que um homem ou um rob pudesse ficar nele. Jumpy saltou de volta para o cho e largou a bomba. Fez um esforo para concentrar-se no esconderijo que acabara de descobrir e usou a faculdade telecintica. Ainda no estava muito bem treinado e teve de esforar-se para levantar a bomba sem tocar nela. Mas o pesado objeto acabou subindo e seguiu lentamente em direo ao teto, suspenso e guiado pelos impulsos mentais de Jumpy. Era um quadro estranho, a bomba voando aparentemente por suas prprias foras de um lado para o outro. Quase ia caindo, mas Jumpy conseguiu interromper sua queda e voltou a estabilizar a trajetria. O artefato voltou a subir e acabou parando. Jumpy transpirava. Comeou a recriminar-se por no ter levado as bombas nas mos at os respectivos esconderijos. Mas tambm tinha suas ambies. Alm disso, o meio de transporte escolhido dificultava a descoberta por eventuais cmeras ocultas. Jumpy resolveu continuar... A bomba prosseguiu na horizontal e foi pousar suavemente no esconderijo. Aliviado, Jumpy soltou-a assim que desapareceu. Houve um rudo spero, cujo eco foi refletido pelas paredes. Gucky estremeceu. Mas depois disso, tudo voltou a ficar em silncio. Os passos de um rob fizeram-se ouvir. Estavam cada vez mais perto. Que isso, meu chapa?, perguntou Jumpy a si mesmo, assustado. Acabo de fazer uma bobagem. Mas o importante a bomba, e esta eles no encontraro. Tenho certeza de que a mim no pegaro. Alm disso tenho mais uma bomba... O rato-castor no esperou que o rob chegasse a seu esconderijo. Teleportou num nico salto rea perifrica da 1-13. Embaixo das protuberncias equatoriais ficavam os hangares, onde pretendia colocar a segunda bomba. Assim que materializou, viu movimento sua frente. Escondeu-se atrs de um dos trilhos de catapultagem e ficou deitado. O quadro com que se deparou na penumbra era to fantstico e interessante que no queria perd-lo por nada deste mundo.

Jumpy naturalmente conhecia os relatrios de Troptinew sobre as nuvens de Magalhes. Neles eram mencionados os estranhos seres que costumavam ser chamados de generais. Parecia que eram aliados dos hipnocristais. Movimentavam-se com tanta segurana que at parecia que estavam em casa no hangar. Eram trs. Jumpy ficou imvel atrs do trilho, observando-os. Os generais eram de estatura quase quadrada. Os corpos, cobertos por uma pele marrom-escura com aspecto de couro, tinham um metro e meio e sua espessura chegava a cerca de cinqenta centmetros. Embaixo do corpo havia um par de pernas robustas, que emitiam um brilho plido e apagado, dando a impresso de que consistiam exclusivamente em ossos. As pernas terminavam em ps de quatro dedos. Da parte superior do tronco saa um pescoo comprido e muito fino, sobre o qual assentava uma cabea esfrica relativamente pequena. Jumpy no distinguiu nariz ou orelhas, mas em cada cabea havia dois olhos gigantescos rigidamente dirigidos para a frente. Cada general possua dois braos longos, de grande mobilidade, que terminavam em mos de sete dedos. As trs criaturas estavam despidas e no possuam armas. Mas isto no contribuiu para deixar Jumpy mais tranqilo. Pelo contrrio. Sentiu medo ao contemplar os seres lendrios das nuvens de Magalhes. Ele os temia, pois Troptinew lhe contara coisas bastante desagradveis a seu respeito. Eram inimigos encarniados dos terranos. Como tinham ido parar a bordo da 1-13? O que estavam fazendo ali? Os trs generais ficaram em silncio enquanto atravessavam o pavilho do hangar para desaparecer atrs de algumas estruturas. Jumpy seguiu-os com os olhos, aliviado, e no ficou nem um pouco triste ao lembrar-se das bombas que explodiriam dentro de vinte minutos. As bombas...! Estava na hora de livrar-se da outra bomba e voltar para junto do pai, que continuava a sonhar com suas cenouras. Havia uma abertura larga ao lado do trilho de catapultagem de caas de pequeno porte. A bomba mal cabia nela. Jumpy tirou-a do cinto e enfiou-a na abertura. Empurroua um pouco para o lado, para que no pudesse ser vista. Estava bem guardada. Antes de teleportar, ainda ouviu os passos dos generais que se afastavam. No se dirigiam sala dos conversores, mas sala de comanda Jumpy acabara de ter uma idia. Talvez houvesse uma possibilidade de salvar os terranos, que praticamente estavam condenados morte. Era uma chance mnima, mas tinha de aproveit-la. Quando materializou junto porta de comanda ouviu o rudo tpico dos tiros energticos, interrompidos por gritos desesperados, que sem dvida eram dados por seres humanos. Uma coisa caiu com um baque surdo. Em seguida ficou tudo em silncio. Ouviu-se o rudo de passos. Um rudo estranho, de algum se afastando. Na verdade, o rudo no era to estranho assim, Jumpy o ouvira h alguns minutos, no hangar. Eram os passos dos generais. Teve um terrvel pressentimento. Os tiros energticos, o rudo de alguma coisa caindo, os gritos... O rato-castor enfiou-se pela porta e parou. Compreendeu que chegara uns cinco minutos depois da hora, mas logo convenceu-se de que mesmo que tivesse chegado mais cedo dificilmente poderia ter feito alguma coisa. Os corpos de pelo menos vinte terranos estavam espalhados no cho da grande sala de comando semicircular. Em parte tinham sido deformados pelos tiros energticos a

ponto de se tornarem irreconhecveis. Estavam mortos; tinham sido fuzilados pelos generais desumanos. Era a paga pelo trabalho forado que tinham executado. As bombas...! De repente sentiu-se satisfeito ao lembrar-se das bombas. Explodiriam dentro de dez minutos, despedaando os generais que se encontravam a bordo. O cristal tambm no resistiria ao calor tremendo gerado pelo processo de fuso nuclear. Desmanchar-seia. Jumpy lanou mais um olhar para os cadveres dos terranos antes de teleportar de volta sala dos conversores. Gucky continuava deitado no mesmo lugar, mas j se mexia. Parara de sonhar. Jumpy ajoelhou perto dele e sacudiu-o. Gucky abriu os olhos. O pequeno ratocastor voltara a fechar o capacete e estava com o rdio ligado. Gucky encarou o filho durante pelo menos dez segundos, estupefato. Finalmente ergueu-se sobre os cotovelos. Como veio parar aqui? perguntou e assustou-se ao notar que a bomba que trazia presa ao cinto tinha desaparecido. Bem j estou em forma... Onde est a bomba? J foi colocada. Explodir dentro de oito minutos... Parecia que s ento Gucky compreendera o que tinha acontecido. Olhou em volta. O que estou fazendo aqui? Acho que alguma coisa me aconteceu quando materializei aqui olhou para o relgio. O que foi que voc disse...? Oito minutos? Devo ter perdido os sentidos. Onde est Ras? No fao idia. S sei que no est na nave, seno j o teria detectado. Talvez no tenha conseguido atravessar o que restava do campo hiperenergtico e tenha saltado de volta Freyt. Tentei entrar em contato com Bell, mas as interferncias so muito fortes. Quer dizer que j colocou minha bomba? Encontrou um bom esconderijo? Eles no encontraro as bombas. Alis, os generais acabam de matar os terranos que se encontravam a bordo. So uns selvagens. Bem que merecem ir pelos ares na exploso. Gucky acenou com a cabea. Voc um menino competente. Sinto orgulho pelo filho que tenho. Mas bem que voc poderia me fazer um favor, filhinho. Qualquer coisa que voc pea, papai Jumpy hesitou. Ou quase. Muito bem Gucky respirou profundamente, dando a impresso de que no sabia muito bem o que dizer. Voc sabe que tive azar ao materializar justamente nesta sala dos conversores. Devo ter entrado em algum campo energtico. Acho que no necessrio que todo mundo saiba disso, especialmente Bell. Afinal, isto pode acontecer a qualquer um. Bell tem uma maneira muito esquisita de divertir-se custa dos outros. Voc no prejudicar sua fama dividindo-a comigo. Jumpy olhou para Gucky. No parecia muito satisfeito. Acho que no seria justo, papai. Quem escondeu as bombas fui eu. Se no o tivesse encontrado, daqui a seis minutos voc seria um ilt morto. O que iria fazer com sua fama e suas cenouras? Cenouras? via-se pelo rosto de Gucky que ele no tinha a menor idia do que Jumpy estava falando. J esquecera seu sonho. No sei o que est dizendo. Jumpy informou Gucky sobre o que lera em seus pensamentos. Como v, minhas faculdades esto melhorando acrescentou. J sou um bom telepata.

Gucky levantou de vez. Balanava um pouco. Acho que est na hora de darmos o fora. Dentro de quatro minutos esta nave se transformar num inferno de fogo. At l teremos de estar na Freyt ou ao menos fora daqui. Ajudo voc ofereceu Jumpy. Saltaremos juntos, para que no nos percamos de novo. A 1-13 j no possui nenhum campo defensivo. Ainda bem. Se o campo ainda existisse, estaramos presos Gucky ainda no ia muito bem das pernas. Ainda estou um pouco fraco. D-me a mo, pequeno. Ainda temos dois minutos. Neste instante ouviram o rudo de passos vindos em sua direo. Deve ser um general cochichou Jumpy. Vamos embora! Quero dar uma olhada nele resmungou Gucky. Daqui a dois minutos estar morto. Ficaram de mos dadas, esperando. O monstro saiu de trs de um conversor e estacou ao avistar os dois ratos-castores. Fez um movimento rpido e seguro com um dos braos. Os sete dedos fecharam-se em torno do cabo de uma estranha arma... Que coisa nojenta! exclamou Gucky. No se referia ao aspecto do general, mas ao fato de ele no ter dvida em atirar imediatamente. Vamos sair de fininho...! Os dois teleportaram, enquanto os tiros do general atingiam o vazio.

4
O trator atravessava a plancie pedregosa, aproximando-se da cidade colonial chamada Jelly City. Wuriu Sengu e John Marshall estavam sentados no banco do tratorista, com as armas destravadas ao alcance das mos. Na pequena plataforma de carga que ficava atrs deles estavam guardados os lana-foguetes e os recipientes metlicos com as bombas termais, cada uma das quais liberava uma energia equivalente de quinhentas toneladas de TNT. Estas bombas no detonavam no sentido literal da palavra. Apenas geravam um calor incrvel. Tudo calmo pela frente disse Sengu, que estava sentado junto direo. Ainda se encontravam a uns dois ou trs quilmetros da cidade. No havia uma nica nave estacionada no porto espacial. A ampla pista estava vazia. Os edifcios da administrao tinham sido abandonados, dando a impresso de que nunca foram usados. Alguns veculos tombados bloqueavam as vias de acesso. Se tudo continuar como est, os pobres-diabos morrero de fome opinou John Marshall, srio Estava mesmo na hora de recebermos ordem de entrar em ao. Tomara que no seja tarde. Neste meio-tempo no apareceu nenhuma nave. Logo, os terranos ainda esto na cidade, esperando. Quantos cristais no devem estar guardados nestes edifcios? No teramos como encontr-los e destru-los. Marshall no respondeu. Olhava fixamente para o porto espacial deserto. Tinha a impresso de que vira uma coisa difcil de definir. Parecia um leve brilho esverdeado cobrindo a rea. Mas era possvel que fosse uma iluso. Que houve? perguntou Sengu. Ali, em cima do porto espacial. Parece uma neblina. Neblina...? De onde poderia ter vindo essa neblina verde? Tenho a impresso de que est para acontecer uma desgraa. Afinal, os cristais so verdes, e quando se separam certamente conservam a cor. Talvez pretendam fazer alguma coisa. O qu? Seria intil tentar investir contra a neblina verde. Os cristais s eram vulnerveis quando se reuniam numa massa maior, oferecendo um alvo. Sengu fez uma curva para a esquerda e atingiu uma estrada de condies de trnsito razoveis, que levava diretamente cidade. O porto espacial ficou esquerda e logo foi encoberto pelas primeiras casas. Marshall destravou a arma energtica. Os colonos que se encontravam sob a influncia dos hipnocristais eram completamente imprevisveis. Atacariam sem medo qualquer um que os cristais identificassem como inimigo. Mas parecia que os receios de Marshall no se confirmavam. As ruas das reas perifricas da cidade estavam desertas. Havia algumas portas abertas, mas nada indicava que algum se encontrasse no interior das casas. O lixo fresco fora simplesmente despejado na rua, e as folhas ainda verdes das verduras cultivadas pelos prprios colonos mostravam que h pouco tempo ainda havia seres humanos por ali. Onde se meteram? perguntou Sengu, impaciente. No podem ter-se evaporado.

Dificilmente. Provavelmente esto reunidos em algum lugar, esperando. Talvez esperem o momento em que sero levados daqui. Quem sabe l qual o plano diablico que os cristais tramaram desta vez? Tinham entrado mais um pouco na cidade, quando foram atacados por um grupo de colonos. Os homens saram de uma rua secundria. Via-se que estavam preparados para o encontro. Carregavam fuzis e armas energticas leves, mas no as usaram. Simplesmente barraram-lhes o caminho. Marshall baixou o cano da arma. Sengu reduziu a velocidade. No posso atirar neles, Wuriu. No consigo disparar contra homens inocentes, mesmo que nos ataquem... Ali h outra rua secundria. Se conseguirmos chegar l, o problema estar resolvido. Mas se atirarem em ns... Sengu tentou, mas alguns homens foram para o meio da rua, onde ficaram plantados. No saram nem mesmo quando parecia que o trator iria atropel-los. Sengu parou. Marshall levantou, com a arma destravada na mo. Saiam do caminho disse em voz alta, para que todos o ouvissem. Somos amigos. No lhes vamos fazer nenhum mal. Saiam do caminho. Um dos colonos, um velho robusto, levantou o fuzil. Marshall viu que ainda estava travado. Vocs no podero sair mais da cidade, forasteiros. Recebemos ordens de prend-los. Se resistirem, seremos obrigados a usar as armas. Desam. Marshall nem pensava em submeter-se aos cristais. Era exatamente o que faria se atendesse ordem dos colonos. Ficou de p, com a arma energtica na mo. V andando, Sengu disse. Eles no vo querer morrer em seguida voltou a dirigir-se aos colonos. Afastem-se, minha gente. Tenham bom senso. Vocs esto submetidos influncia dos agentes de cristal da nuvem de Magalhes. No se voltem contra a Terra e Perry Rhodan. Somos seus amigos. Saiam do caminho. Os colonos hesitaram. Sengu ficou nervoso. Deu partida devagar. Dois colonos foram empurrados pelo pra-lama do trator. Tropearam e caram. Comearam a atirar antes de tocar o cho. Marshall abaixou-se e observou os outros. Espantada notou que no cuidaram dos companheiros cados. Desviaram-se do trator. S levantaram as armas e abriram fogo contra os ocupantes do trator depois de Sengu ter acelerado. Mais depressa! exclamou Marshall, que no queria atirar de volta. Entre nesta rua secundria. Se ficarmos fora do alcance da viso deles, o problema estar resolvido. Os dois entraram na rua secundria e espantaram-se ao notar que os colonos hesitavam na perseguio. Continuavam atirando, mas sem muita pontaria. Os tiros no causaram estragos. Ao que parecia, as ordens hipnticas dos cristais no eram muito precisas. Da prxima vez as ordens seriam mais exatas e rigorosas. Os dois entraram vrias vezes em ruas laterais e mudaram de direo. Finalmente tiveram certeza de que os perseguidores os tinham perdido de vista. Sengu reduziu a velocidade. Parece que desta samos. Est vendo a poeira verde suspensa sobre as ruas? Marshall fez um gesto afirmativo.

O mais estranho que ela se move, embora no haja vento. E sempre se movimenta na direo em que fica o porto espacial. Est na hora de cuidarmos disso. Os cristais esto se reunindo. a nica chance de os destruirmos. Os dois voltaram a entrar na rua principal. Dobraram para a esquerda. No se via o menor sinal dos colonos. Uma vez um homem atravessou a rua bem sua frente, mas no tomou conhecimento deles. Olhava fixamente para a frente e desapareceu num porto arqueado. No recebeu nenhuma ordem murmurou Marshall. Parece que no momento os cristais tm outros problemas. Era uma sensao estranha viajar numa cidade intacta, mas deserta. Os dois sabiam que os habitantes estavam escondidos nas casas, em boa forma e com perfeita sade, mas com a mente subjugada. Tinham-se transformado em escravos dos agentes de cristal. As casas foram recuando, e de repente os dois viram o porto espacial. O brilho da nuvem verde tornara-se mais intensa. Parecia que estava se condensando aos poucos, tornando-se menor e mais densa. Flutuava lentamente sobre a plancie, em direo s montanhas. Est dando lugar murmurou Marshall. Para a nave que vir busc-la... Outras nuvens vinham de todos os lados para unir-se nuvem maior. Esta se tornara to densa que encobria o cu. Em alguns lugares comeavam a formar-se cristais slidos de vrios metros de dimetro. Estes cristais se uniam e absorviam a poeira restante. Sengu parou. Continue! ordenou Marshall. Vamos para estas colinas. Temos de abrigarnos, seno eles nos liquidaro antes que consigamos colocar nossa artilharia em posio. Est ouvindo...? No alto do firmamento soava o uivo distante de um conjunto de jatos-propulsores que se aproximava rapidamente. De repente os homens viram uma mancha de luz ofuscante no cu, que crescia rapidamente. a nave que vem buscar os cristais. Old Man reagiu. Rpido! Vamos para trs da colina...! Sengu saiu em velocidade alucinante atravs dos campos descuidados. As colinas eram baixas e no ofereciam um esconderijo muito bom. Felizmente os colonos tinham aberto uma espcie de pedreira, que era atravessada por um caminho estreito. O trator parou. Marshall saltou e correu para a encosta que impedia a viso para o porto espacial. Subiu por ela e deitou no cho. Sengu ficou perto do veculo. Soltou as travas do lana-foguetes. A mancha luminosa transformara-se num crculo de fogo que cercava o ultracouraado enquanto este descia lentamente sobre o porto espacial. As ltimas nvoas verdes tentavam juntar-se ao cristal, que crescera bastante. J tinha pelo menos vinte e cinco metros de dimetro. Devia ser toda a fora combatente dos agentes de cristal em New Luna, reunida em um nico lugar. Era uma oportunidade que Marshall e Sengu no podiam deixar de aproveitar. Marshall lanou mais um olhar para a espaonave que se dispunha a pousar e voltou a descer pela encosta. Foi para junto de Sengu, que colocara as peas de artilharia numa posio em que no podiam ser vistas da espaonave, depois que esta tivesse pousado. Mas via-se perfeitamente a massa de cristal suspensa no ar. Est na hora fungou Marshall. Abra fogo concentrado contra o cristal. Eram pequenos foguetes, fceis de manejar. Numa questo de segundos seis deles saram dos canos e correram em direo ao cristal, que parecia estar espera de que a

nave pousasse. Sengu estava enfiando o stimo e o oitavo foguete nas armas, quando os primeiros atingiram o alvo e explodiram. Uma fogueira surgiu junto ao cristal, espalhando-se com uma velocidade tremenda. Marshall teve de fechar os olhos, ofuscado. Dali a dois segundos explodiram mais dois projteis, e em seguida os restantes. Um verdadeiro sol formou-se menos de trs quilmetros acima da estepe. Foi crescendo, at atingir o solo, que comeou a ferver, transformou-se em lava e volatilizouse. O cristal desmanchou-se neste inferno. Encontrava-se no centro do sol, onde a temperatura era de alguns milhes de graus. Fundiu-se e evaporou-se em meio a um belo espetculo de cores. No sobrou absolutamente nada. Sengu suspendeu o fogo. Isto est resolvido disse em tom seco. Marshall no tinha tanta certeza. Quanto ao cristal, sim. Mas no devemos esquecer a nave. As escotilhas j tinham sido abertas para receber o cristal. No acredito que v embora sem mais aquela. Seremos caados. Vamos dar o fora enquanto tempo. Jogaram os lana-foguetes e o que restava da munio sobre a plataforma de carga do trator e ligaram o motor. Felizmente o caminho estreito seguia pelas colinas, onde havia bons esconderijos. Quando tinham passado por algumas curvas sentiram-se mais seguros e pararam para olhar para trs. O sol artificial perdia luminosidade. J se podia olhar para ele. No se via sinal do cristal. Mas a nave robotizada ainda estava l. Subia bem devagar, dando a impresso de que estava procura do inimigo invisvel que acabara de destruir o cristal. A escotilha de carga fora fechada. A nave suspensa no ar afastava-se do campo de pouso, seguindo em direo s montanhas. Ficou parada alguns minutos no lugar em que a massa cristalina tinha sido destruda. De repente os jatospropulsores soltaram fogo. O uivo acompanhado de uma onda de presso passou por cima das colinas entre as quais Marshall e Sengu se tinham escondido. O cho tremeu como num terremoto, enquanto a nave robotizada subia para o cu plido, onde desapareceu numa questo de segundos. Marshall enxugou o suor da testa. Tivemos sorte! murmurou. Olhe que estvamos numa fria. Old Man deve ter dado novas instrues. Deve ter havido alguma novidade. Quem sabe se Bell no conseguiu destruir a nave que levava o cristal? Tanto faz confessou Sengu. Meus joelhos ainda esto tremendo. O fato que conseguimos. Conseguimos, John! Vamos voltar nossa caverna. Recebemos ordens de abandonar imediatamente a base caso fssemos bem-sucedidos. Voltaremos atravs do transmissor nave que est nossa espera e nos levar de volta Freyt. Vamos despachar a encomenda! Dali a dez minutos o trator saiu das colinas e passou a viajar pela estepe, onde no havia nenhum lugar em que pudessem esconder-se. Sengu fez o trator desenvolver a velocidade mxima. Os homens eram atirados de um lado para o outro nos assentos. Tiveram de segurar-se para no serem lanados ao cho. Atingiram as montanhas dentro de duas horas. Deram uma volta para no assumir nenhum risco. No queriam precipitar-se pela encosta ngreme.

Na caverna continuava tudo como estivera no momento em que tinham sado. No aparecera ningum. O transmissor continuava no mesmo lugar, ligado na remessa. A luz de controle estava acesa. Marshall e Sengu carregaram os lana-foguetes e a munio para dentro do esconderijo e prepararam-se para o transporte. Sengu abriu a porta que dava para o transmissor, com o que ele foi ativado automaticamente. Colocaram o equipamento numa pequena jaula gradeada, fecharam a porta e ligaram para a remessa. Dentro de um instante a jaula ficou vazia. Ainda bem! exclamou Marshall. Est funcionando. Se no estivesse, ficaramos presos aqui. Mas os dois no se sentiram muito vontade quando entraram no transmissor, que s fora feito para um homem, e cujo raio de ao no ultrapassava cinco mil quilmetros. Marshall respirou profundamente e apertou o boto de remessa. A caverna desapareceu, sendo substituda imediatamente por um quadro diferente. Continuava na jaula do transmissor, espremido ao lado de Sengu mas era outra jaula. Viu imediatamente que se encontrava num velho jato espacial que descrevia crculos em torno do planeta New Luna. Era guiado por rob, no possuindo tripulao humana. Tivemos sorte murmurou Sengu enquanto saa do transmissor. S falta encontrar a frota. Acho que no ser muito difcil. Marshall e Sengu foram pequena sala de comando. As telas de imagem estavam funcionando Mostravam o planeta New Luna de dois mil quilmetros de altura. Continuava a descrever sua rbita como antes, aparentemente calmo. As outras telas estavam vazias. Marshall sentou junto ao rdio, enquanto Sengu cuidava dos controles do jato e ligava o computador negativo. Do receptor s saam rudos de interferncias. Eram to fortes que no se ouvia mais nada. Naquela altura seria intil tentar entrar em contato com a frota. Nossa posio aproximada conhecida consolou Sengu, que aguardava os dados que acabara de solicitar. Uma frota formada por vinte mil unidades no pode desaparecer das telas sem mais aquela. Havemos de encontr-la. No isso que me preocupa, Wuriu. Acontece que a frota est travando uma batalha. No gostaria de entrar no meio dela. No tero tempo de cuidar de ns. Pois ento vamos esperar por perto at que tenham tempo. Os dados sobre a rota saram do computador. Correspondiam posio anterior da Freyt. Por isso era quase certo que tinham perdido a validade. Mas sempre representavam um ponto de referncia. Sengu passou os dedos pelos controles. Dali a pouco a nave partiu. Afastou-se de Old Man e New Luna, seguindo para os limites do sistema de Jellico. As telas dos rastreadores mostraram os primeiros ecos. Eram muitos. Old Man lanou mo de todos os recursos para garantir a passagem da 1-13 disse Marshall, sacudindo a cabea. S nos resta fazer votos de que tudo d certo. Tomara que Bell no cometa qualquer erro. Saber cuidar-se disse Sengu, convicto. Sabe perfeitamente quanta coisa est em jogo. Se a nave que transporta o cristal passar, perderemos Old Man para sempre. Isto sem falar no perigo que isso representar para todos ns... Veja esses ecos na tela da direita interrompeu Marshall com a voz preocupada. So de nossas naves?

Sengu examinou os dados sados do computador do rastreamento e sacudiu a cabea. Acho que no, John. Se forem unidades pertencentes ao rob, melhor darmos o fora. No podemos enfrentar as ultranaves. A julgar pelos ecos, tratava-se de um grupo de pelo menos quinhentas naves. Dirigiam-se a Old Man, a no ser que ainda mudassem de rota. Cruzariam a rota da pequena nave, que no dispunha de recursos sequer para defender-se de um nico ultracouraado. Vamos fazer um desvio de cinqenta graus em relao ao plano planetrio sugeriu Marshall. Assim nos desviaremos deles. Se necessrio realizaremos uma manobra linear. Assim perdero contato conosco. Vamos sair do sistema? Naturalmente. Vamos encontr-lo de novo. Antes isso que sermos derrubados. Fizeram a mudana de rota que os afastou do grupo. Mas de repente dez ecos se separaram do grupo e foram aumentando. Dentro de pouco tempo apareceram nas telas como ultragigantes que vinham exatamente em sua direo. A coisa est ficando sria resmungou Sengu enquanto introduzia no computador os primeiros dados para um breve vo linear, que os afastaria cinco horas-luz do sistema de Jellico. No temos alternativa. Quanto tempo levar? perguntou Marshall. Trinta segundos. As naves que se aproximavam em velocidade alucinante cresciam assustadoramente nas telas. Temos pouco tempo. Tomara que no abram fogo antes que possamos dar o fora. E olhe que j estamos desenvolvendo mil quilmetros por segundo. Nunca gostei de entrar no espao linear entre os planetas, dentro de um sistema. Quanto tempo ainda falta? Dez segundos. Talvez d certo. Esto se espalhando. Querem arrebentar nosso campo hiperenergtico de todos os lados ao mesmo tempo. Mas no sero bem-sucedidos. Isso pelo simples motivo de demorarem demais disse Sengu, satisfeito. Mais dois segundos... agora! A pequena nave mergulhou no espao linear. As naves robotizadas que se preparavam para o ataque desapareceram no mesmo instante. E com elas desapareceram as estrelas e o quadro to familiar do espao csmico. O jato espacial encontrava-se num universo diferente, onde as leis naturais conhecidas perdiam a validade. Era o que alguns cientistas de renome pensavam h sculos. Um dos primeiros fora um certo Clarke, que arriscara sua fama de cientista ao afirmar numa conferncia que teoricamente era perfeitamente possvel um objeto ultrapassar a velocidade da luz. Isso acontecera numa poca em que o homem ainda no chegara Lua, e a astronutica ainda no passava de uma fantasia para muitas pessoas. Clarke afirmara que Einstein estava sendo mal interpretado. Einstein, cujo nome servia para designar o universo normal de quatro dimenses, formadas pelo espao e pelo tempo, afirmara que era impossvel viajar velocidade da luz. Clarke fizera questo de ressaltar que Einstein nunca afirmara que era impossvel ultrapassar essa velocidade. Tambm era impossvel voar exatamente velocidade do som. Era uma muralha que tinha de ser rompida. E atrs dela ficava o silncio de um vo tranqilo.

Clarke explicara que a mesma coisa acontecia com a velocidade da luz e a respectiva barreira. Precisava ser rompida, assim que os recursos tcnicos o permitissem. Atrs dela, afirmou, havia um universo novo e diferente, onde as leis conhecidas perdiam a validade. No havia nenhuma ligao entre os dois universos. Cada um deles formava um mundo diferente e era provvel que no universo ultraluz nenhum objeto pudesse deslocar-se a velocidade inferior da luz. Os fatos vieram confirmar a teoria de Clarke. O espao linear formava um universo separado. Nem mesmo o hiper-rdio era capaz de estabelecer contato entre ele e o universo einsteiniano. Diante disso no era de admirar que muitas pessoas que ainda se lembravam de Clarke designassem o espao linear como o universo clarkiano. Marshall e Sengu permaneceram no espao linear por cinco minutos, depois dos quais a nave voltou ao universo einsteiniano. Muito tensos, os dois ficaram de olho nas telas de imagem para certificar-se de que tinham escapado aos seus perseguidores. No se viram decepcionados. Eles nos perderam afirmou Marshall. Ali fica a estrela de Jellico bem longe daqui. Gostaria de enviar uma mensagem a Bell, para que ele no se preocupe sem necessidade. Vamos tentar. Ainda havia interferncias nos receptores, mas no eram to intensas como no interior do sistema. Restava saber se apesar de tudo uma mensagem de rdio chegaria ao destino. Com o raio direciona! e a potncia mxima talvez haveria uma possibilidade. O campo defensivo hiperenergtico poderia ser desligado durante a transmisso. O risco no era muito grande. Enquanto Sengu cuidava da nova rota, Marshall preparou a mensagem e ligou o aparelho na transmisso. Identificou-se e chamou a Freyt. Transmitiu em cdigo sua posio aproximada, informou que o cristal de Jellico fora destrudo e pediu novas instrues. Repetiu a mensagem trs vezes e ligou na recepo. No incio alguns grupos de smbolos incompreensveis misturaram-se aos estalos transmitidos pelo receptor. Sem dvida vinham de Old Man ou de suas naves robotizadas. Era um bom sinal. Se era possvel receber as mensagens trocadas pelos robs, a mesma coisa devia acontecer com as hipertransmisses da Freyt. Marshall continuou na freqncia de campanha e ficou na espera. Sengu j tinha recebido os dados da rota fornecidos pelo computador de navegao. Acho que no haver nenhum inconveniente em voltarmos devagarzinho ao sistema. Com um pouco de sorte talvez encontremos nossa frota. Marshall acenou com a cabea e continuou na escuta. Finalmente recebeu a mensagem da Freyt, que tambm foi repetida trs vezes. Nave-capitnia Freyt a Marshall e Sengu dizia a mensagem. Frota robotizada em retirada. Desistiu do ataque. Tenham cuidado ao regressarem. Old Man mudou de velocidade, mas por enquanto continua na mesma rbita. Transmitiremos constantemente sinais goniomtricos para seus rastreadores. Reginald Bell. Pois ento disse Sengu, aliviado. O jato espacial voltou com uma acelerao constante ao sistema de Jellico, enquanto Marshall ficava sentado atrs das telas dos rastreadores, tentando captar os ecos da frota de vigilncia terrana. O campo hiperenergtico ficaria desligado, mas se houvesse algum perigo bastaria apertar um boto para reativ-lo.

Dali a seis horas Marshall conseguiu estabelecer contato de rdio direto com a Freyt. O jato espacial aproximou-se da frota pelo lado e localizou a nave-capitnia. Dentro de mais dez minutos entrou no hangar. Marshall e Sengu saram da pequena nave e foram cumprimentados por Bell, que comparecera ao hangar. Estava com o rosto muito srio ao apertar a mo dos dois. Parabns pelo resultado alcanado, John e Wuriu. Obrigado respondeu Marshall. A nave robotizada que levava o cristal foi destruda? No a vimos. Foi destruda, sim respondeu Bell com a voz pesada. Mas receio que tenhamos pago um preo muito elevado por isso. Ras Tschubai, Gucky e Jumpy no regressaram da misso. Marshall e Sengu encararam Bell, cujo rosto parecia esculpido em pedra. No havia nada que pudessem dizer naquele momento...

5
Foi um salto apressado. Gucky e Jumpy mantinham contato teleptico e coordenaram a teleportao simultnea, mas saltaram praticamente s cegas. S pensaram em afastar-se da 1-13, que explodiria dentro de alguns segundos. Rematerializaram num inferno de bombas conversoras explodindo e feixes energticos tateantes. Felizmente no saltaram para o centro do inferno. Seguraram-se pelas mos e voltaram a saltar, desta vez mais longe e para o alto, relativamente ao plano formado pelas duas frotas. Atingiram um ponto situado acima do palco dos acontecimentos. Mas se distinguiam as unidades das duas frotas que se combatiam. Mas via-se perfeitamente a 1-13, que voava sozinha. De repente teve-se a impresso de que a 1-13 estava inchando. Tudo aconteceu com uma lentido martirizante. A esfera dilatou-se quase uniformemente em todas as direes e ficou incandescente. S explodiu quando estava com cerca de trs quilmetros de dimetro. A1-13 foi literalmente esfacelada. Um inferno atmico chamejante formou-se no lugar em que estivera. De vez em quando notava-se o brilho esverdeado do cristal que ia se queimando. Os fragmentos no gaseificados dispararam para todos os lados, batendo nos campos defensivos das naves terranas, que se retiraram s pressas. Liquidado resmungou Gucky. Jumpy no precisou do transmissor para entend-lo. Mas de repente aconteceu uma coisa que no esperavam. Foram atacados. Uma das naves robotizadas certamente detectara com seus rastreadores os dois pontos minsculos no infinito e os identificara. Os feixes energticos passaram perto dos dois ratos-castores. Gucky teleportou. No teve tempo de prevenir Jumpy. Levou-o consigo. Desta vez foi um salto longo, de vrios minutos-luz. Quando rematerializaram, no havia mais o menor sinal da frota. Tinham perdido a orientao. Estavam suspensos no espao. No faz mal disse Gucky ao notar que Jumpy estava com medo. Ns os encontraremos. No h problema. Ser mesmo? respondeu Jumpy em tom de dvida. Nossos rdios no servem para nada. H muitas interferncias. Enquanto papai estiver por perto, voc no ter nada a temer, pequeno. Veja como fao. Gucky olhou em volta e tentou orientar-se, mas no foi to fcil como imaginara. Se tivesse estudado o mapa sideral da regio, talvez no seria to difcil, mas ele achara que isso no era necessrio. sua direita, bem ao longe, havia pequeninos pontos luminosos que se deslocavam em linha reta. Deviam ser espaonaves. Talvez fossem naves robotizadas voltando a Old Man.

Se encontrasse Old Man, poderia teleportar para New Luna. Gucky conhecia a base instalada numa caverna. Marshall e Sengu ainda deviam estar l. Gucky voltou a animarse. Seguiremos estas naves disse ao filho, que segurava desesperadamente sua mo, como se estivesse com medo de perd-lo. Devem estar indo a algum lugar. Para quanto tempo d nossa reserva de ar? perguntou Jumpy, assustado. Estou com fome. Ter fome um bom sinal afirmou Gucky. Temos ar e alimentos concentrados para algum tempo. No se preocupe. Vamos conseguir. Os dois teleportaram na direo das naves que iam passando. Mais tarde viriam a saber que eram ultragigantes. E pertenciam a Old Man. Pelos clculos de Gucky, deviam ser cerca de quinhentas. Eram as mesmas quinhentas naves que tantas preocupaes tinham causado a Marshall e Sengu, num momento diferente. A frota voava em alta velocidade, mas os teleportadores no tiveram dificuldade em segui-la. No foram notados. Dali a uma hora Gucky descobriu uma mancha verde brilhante. Old Man constatou, alegre. O rob descreve uma rbita em torno do planeta New Luna. Nosso problema est resolvido. Jumpy no se sentia to confiante. Tomara murmurou. Seu covarde resmungou Gucky, que estava novamente cheio de si. Faa o favor de acostumar-se a ser um pouco mais otimista, se quiser ser meu filho. Um ratocastor nunca desanima, por mais difcil que seja a situao. E no estamos em situao difcil. Voc ainda no me convenceu disso respondeu Jumpy em tom atrevido. Gucky ficou furioso. Cale a boca, seno contarei a todo mundo que voc ficou com medo. E eu conto que voc dormiu e sonhou com cenouras enquanto eu colocava as bombas na 1-13. Gucky fez um gesto violento. Soltou a mo de Jumpy, que logo se afastou um pouco. O que fiz para merecer um filho como este? queixou-se em tom amargo. Ainda bem que mame no sabe disso. Ela ficaria muito triste. Jumpy arrependeu-se de ter sido to malcriado. Teleportou os vinte metros que o separavam de Gucky e segurou sua mo. Sinto muito, papai. claro que no contarei nada. Afinal, voc o melhor pai que tenho. Gucky confirmou com um gesto. E sou o nico disse. Old Man aproximava-se devagar. O campo defensivo verde apagou-se. As quinhentas naves desceram para a estao gigante. Depois disso Old Man acelerou. Gucky, que j encontrara e observara New Luna, assustou-se. O que isso? Se o rob est acelerando, isto s pode significar que pretende sair da rbita. Sem o cristal? Que coisa estranha... Talvez tenha desistido.

No sistema de Jellico? Talvez. No podemos fazer nada. Bell j deve ter percebido o que est acontecendo. Primeiro temos de descer em New Luna, seno depois de amanh ainda estaremos pendurados aqui. Old Man continuava a acelerar e mudou de trajetria, quando Gucky e Jumpy se teleportaram para a superfcie do planeta. Com alguns saltos transportaram-se para as montanhas que ficavam perto de Jelly City. Descobriram a caverna, mas viram que fora desocupada. Somente o transmissor vazio continuava no mesmo lugar. Marshall e Sengu no esto mais aqui disse Gucky, decepcionado. Levaram os equipamentos. E tambm os mantimentos acrescentou, triste. O que vamos fazer? No poderamos descobrir a posio da frota e teleportar? Gucky tratou de concentrar-se. Seria possvel, mas muito arriscado. Old Man est saindo da rbita. Sou capaz de apostar qualquer coisa de que se juntar ao resto da frota. Se usar todos os recursos num ataque a Bell, as coisas ficaro pretas. No encontraremos Bell no lugar em que o deixamos. Estavam com os capacetes abertos e podiam conversar normalmente. Alm disso queriam economizar as provises de oxignio. Quer dizer que ficaremos aqui? Naturalmente. Ou melhor, voc ficar. Aqui na caverna. Vou dar uma olhada em Jelly City. Talvez encontre alguma indicao. No fico sozinho nesta caverna escura... Voc far exatamente o que eu disser disse Gucky em tom enrgico. Estava decidido a no deixar que o filho o convencesse do contrrio. Um de ns tem de ficar na caverna, para que o outro ou seja, eu tenha certeza de poder voltar a qualquer momento sem correr nenhum perigo. Esta caverna ser nossa base. Entendido? Quer dizer que represento uma pea importante na misso? perguntou Jumpy, desconfiado. Uma pea muito importante, meu filho. Representa a pea central. Satisfeito? Pode saltar, pai disse Jumpy em tom solene. Execute sua misso e no se esquea de que daqui ficarei cuidando de voc. Nada lhe acontecer. Assim fico muito mais tranqilo confessou Gucky e concentrou-se na periferia da cidade de Jelly City. Em seguida saltou. *** Ras Tschubai continuava a cair em direo ao inferno chamejante da estrela Jellico. O campo gravitacional tornara-se to intenso que neutralizava completamente a capacidade de teleportao, sem falar nos fracos propulsores do traje espacial. No havia salvao para Ras a no ser que viesse uma ajuda de fora. O africano j se conformara com o fato de que sua vida chegara ao fim. Atingira uma idade muito avanada, e o ativador de clulas permitiria que ficasse ainda mais velho. Sua vida no teria fim, a no ser pela violncia. E chegara a hora de um fenmeno violento. Ras foi atingido pelas primeiras tempestades magnticas, que o atiraram de um lado para o outro. Girou em torno do prprio eixo e ficou satisfeito por no ver mais o sol chamejante, que j era de um tamanho perigosamente grande. A viso do cu estrelado tinha algo de tranqilizador, mas s durava alguns segundos. De repente Ras notou que

as partculas de p que existem em toda parte no interior de um sistema solar estavam incandescentes. O calor do sol j era tamanho que provocava sua combusto. Ras examinou o sistema de refrigerao de seu traje espacial que estava trabalhando a toda fora. Do lado do sol a temperatura exterior crescia a cada minuto. Quanto tempo ainda se passaria at que o equipamento falhasse por ter sido forado demais...? Seria o fim. Ras pensou em abreviar o sofrimento desnecessrio. Mas chegou concluso de que seria uma covardia desistir antes do fim. Agentaria at o ltimo segundo. S lhe restava esperar. *** Prevenido pelas informaes recebidas de Marshall, Bell mudou de rota e deu novas instrues ao centro de rastreamento. As dez mil naves robotizadas se tinham retirado e seguiam em direo a New Luna. A Freyt seguiu-as a grande distncia, acompanhada por milhares de naves-patrulha. Old Man nas telas anunciou o centro de rastreamento dali a uma hora. Aumentou a velocidade e no permanece na mesma rbita. Parecia que as suspeitas de Bell se confirmavam. Old Man resolvera no permanecer mais inativo, esperando. Certamente percebera que uma nica nave robotizada no tinha a menor chance de romper o anel de bloqueio em torno do sistema de Jellico. Se fosse assim, no poderia haver a menor dvida sobre o destino de Old Man. Era a nuvem de Magalhes, onde os cristais gigantes esperavam o momento de serem transportados. Os comandantes das unidades da frota de vigilncia receberam ordem de atacar Old Man e tentar obrig-lo a recuar para New Luna. Seria uma ao desesperada, mas a idia de permanecer inativo enquanto Old Man ia embora repugnava a Bell. Dez mil naves tinham-se juntado ao rob gigante e o cercavam que nem uma concha esfrica. Diante delas qualquer tentativa de atacar Old Man, por maiores que fossem os recursos, estaria condenada ao fracasso. No conseguiremos segur-lo murmurou Bell, desolado. Estava deprimido, mas no tanto por causa da mudana de rota do rob. O desaparecimento dos trs teleportadores representava um golpe terrvel. Bell no acreditava que um dia conseguisse recuperar-se dele. Afinal, fora ele que os enviara para a morte. Era verdade que bem no ntimo ainda lhe restava uma esperana. Simplesmente no se conformava com a idia de que Gucky estivesse morto. A 1-13 explodira, despedaada pelas bombas. Era pouco provvel que os teleportadores tivessem permanecido a bordo at o momento da exploso. O campo hiperenergtico se apagara. Ningum poderia t-los impedido de sair. Ningum. Quanto a isso Bell no tinha a menor dvida. Mas onde estavam eles? Vagando pelo espao, desorientados? Bell virou-se abruptamente e foi sala de hiper-rdio. O oficial de servio de rdio cumprimentou-o e fez a apresentao de rotina. No fora recebida nenhuma mensagem importante. Procure concentrar-se em sinais muito fracos, possivelmente irradiados por transmissores comuns ordenou Bell. por causa dos trs teleportadores desaparecidos. Certamente tentaro entrar em contato conosco.

Bell voltou sala de comando. Acompanhou nas telas as operaes de suas unidades, que tentavam em vo deter Old Man. O objeto gigantesco continuava a aumentar a velocidade e seguia em direo aos limites do sistema de Jellico. Rompeu a rea de bloqueio, cercado pelas naves que montavam guarda em torno dele. De repente Old Man mergulhou no espao linear e desapareceu das telas de imagem, seguido pelos dez mil ultragigantes. John Marshall, que estava perto de Bell e acompanhara os acontecimentos com uma raiva impotente, pigarreou. Certamente dirige-se nuvem de Magalhes. Teremos de enviar uma navecorreio. Bell confirmou com um gesto, sem tirar os olhos das telas. Sim, enviaremos uma nave-correio. E iremos com toda a frota, assim que tivermos certeza sobre o que aconteceu com os trs mutantes. Sinto que no esto mortos. Tambm sinto confessou Marshall, deprimida Mas no ser fcil encontrlos. Bell empertigou-se. S temos uma coisa a fazer neste sistema. As naves tero uma nica tarefa. Procurar os desaparecidos. Talvez estejam deriva no espao. Deve haver uma explicao para seu desaparecimento. Bell foi sala de rdio e mandou fazer uma ligao geral com todas as naves da frota de vigilncia. Feito isso, fez um relato calmo, sem demonstrar a menor emoo, sobre a misso dos mutantes, o resultado alcanado e o fato de ainda no terem regressado. Mandou que as unidades sassem da formao e procurassem os desaparecidos. Cada comandante agiria segundo seu critrio, mas Bell ordenou um controle rigoroso das comunicaes pelo rdio. Temos vinte e quatro horas concluiu. Terminado este prazo, a frota se reunir no ponto OP-62-GB, de onde partir para a grande nuvem de Magalhes quer os mutantes tenham sido encontrados, quer no tenham sido. Fim. A calma forada saiu de seu rosto quando voltou sala de comando, onde estava Marshall. Sentou. Droga murmurou. No sei se amanh serei capaz de dar ordem de partirmos, caso no os tenhamos encontrado. Mas acho que no terei alternativa. Vamos aguardar recomendou John Marshall. Afinal, o sistema possui cinco planetas, trs dos quais podem ser usados como esconderijo. E temos vinte mil comandantes competentes para vasculhar o sistema. Vinte e quatro horas so um tempo longo... Bell sacudiu a cabea. No neste caso...

6
Jelly City era uma tpica cidade de colonos, igual a muitas milhares espalhadas pela Galxia. Construda s pressas, no fora feita para durar uma eternidade. Servia antes de mais nada como alojamento a entreposto de mercadorias de todas as espcies. Pelo menos sempre tinha sido assim, at o momento em que aparecera Old Man e os hipnocristais submeteram os colonos aos seu controle. Dali em diante passara a haver somente terranos condicionados, que tinham perdido a memria do passado e limitavamse a cumprir ordens. Quando materializou na periferia da cidade, Gucky estranhou o silncio medonho reinante nas ruas. No havia trfego de veculos, nenhum ser humano. O que estou fazendo aqui? perguntou-se o rato-castor em voz alta. Procuro a frota. E aqui ela no est! No queria reconhecer que acontecia exatamente o contrrio. Estava ali para ser encontrado pela frota. Se Bell raciocinasse logicamente, o primeiro lugar em que o procuraria seria New Luna, principalmente depois de Old Man ter ido embora. Ter-se-ia de cuidar pelo menos dos homens deixados em Jelly City, que morreriam de fome se ningum viesse em seu auxlio. Gucky parou ao ver um homem sair para a rua a cinqenta metros do lugar em que se encontrava. Saiu de um edifcio que parecia abrigar uma repartio tcnicoadministrativa. Parecia no estar armado. O rosto dava uma impresso de sujeira. Estava com a barba por fazer. Aproximou-se do rato-castor, devagar e sem demonstrar qualquer espanta Gucky esperou. Viu que o homem no estava armado e deixou a arma energtica onde estava: presa ao cinto. Os impulsos mentais que captou eram de um modelo um tanto confuso, mas de resto pareciam perfeitamente normais. O homem refletia sobre o que estava fazendo em Jelly City e quem era a estranha figura que aparecera de repente sua frente. Seu pensamento no estava ocupado com qualquer espcie de perigo ou com uma arma. Parou quando chegou perto de Gucky. Ol disse Gucky e fez um gesto relaxado com a mo. Tentou identificar a reao mental do colono, que certamente no estava mais submetido influncia concentrada dos cristais. Estou procurando um amigo. O crebro do desconhecido comeou a trabalhar. Analisou o conceito de amigo, como se este no significasse nada para ele. Mas parecia que em seguida parte de sua memria estava voltando. Uma expresso alegre apareceu em seu rosto. Amigo...? murmurou. Amigos so uma coisa boa... Tambm sou um amigo disse Gucky num cuidadoso avano. Os hipnocristais certamente tinham abandonado o colono, que somente estava sofrendo as seqelas de sua atuao. Com um tratamento cuidadoso logo recuperaria a sade. Pode informar o que aconteceu? Pense um pouco... O homem ps-se a refletir. Finalmente acenou com a cabea. Dois homens entraram na cidade viajando num trator. Atiraram numa nave e destruram-na juntamente com o cristal verde. Gucky fez um grande esforo para no demonstrar a emoo que estas palavras tinham provocado nele.

O cristal verde? Onde foi? L fora, no porto espacial. O cristal era nosso amigo. Abandonou-nos, mas pretendia voltar. A apareceram os dois homens e destruram-no. No podem ser amigos. No podem mesmo retrucou Gucky, uma vez que era muito cedo para iniciar a psicoterapia. Poderia mostrar o caminho que leva ao porto espacial? Talvez possamos fazer alguma coisa pelo cristal... O homem saiu andando prontamente. Gucky seguiu-o a dois metros de distncia. Contava com a possibilidade de aparecerem outros colonos que ainda sofressem mais a influncia hipntica e pudessem tornar-se perigosos. Mas no aconteceu nada disso. O colono parou de repente. Esta estrada sai de Jelly City e vai diretamente ao porto espacial. No longe. At a prxima... At a prxima respondeu Gucky, surpreso. No se esquea de tomar regularmente leite quente apressou-se em acrescentar assim que se recuperou da surpresa. Faz bem sade. O homem acenou com a cabea. Sim. Leite quente. O homem saiu todo empertigado e desapareceu numa rua secundria. Gucky seguiu-o com os olhos e concentrou-se no que tinha pela frente. No era muita coisa. O primeiro salto levou-o para perto dos hangares abandonados e dos edifcios da administrao. No encontrou nenhuma nave. Mas na estepe, para o lado das montanhas, havia uma incandescncia vermelha no ar, encoberta em muitos lugares por um brilho verde. Gucky teleportou para mais perto. A ao destrutiva de Marshall produzira uma gigantesca cratera, em cujo fundo a lava continuava a borbulhar. Em alguns lugares subiam nuvens esverdeadas, mas estas j no emitiam qualquer impulso. John e Sengu fizeram um bom trabalho murmurou Gucky, satisfeito. a nica possibilidade de dar cabo destes cristais do demnio. No tenho nada contra as raas estranhas, por mais esquisitas que sejam, mas estes cristais... Gucky fixou-se nas montanhas distantes e teleportou de volta para dentro da caverna. Jumpy estava sentado junto entrada, deixando que o sol esquentasse seu plo. Ainda bem que est de volta disse, satisfeito. E agora? Neste exato momento Gucky teve a impresso de que acabara de captar impulsos mentais. No eram confusos ou apagados, mas claros e inconfundveis. Conseguiu localiz-los. Vinham de bem longe, e de cima. Jumpy, que lera seus pensamentos, levantou os olhos para o cu. No de admirar, papai murmurou em tom presunoso, fazendo de conta que aquilo era a coisa mais natural deste mundo. Est vendo a mancha l em cima? So os jatos de frenagem de uma nave que se prepara para pousar. Gucky engoliu em seco. Vejo que um bom observador, meu filho disse. Vi h tempo e quis saber se tambm capaz de observar as coisas. Meus parabns, pequeno... Muito obrigado cochichou Jumpy, sem deixar perceber que desmascarara Gucky. Tomara que no tenhamos uma decepo. Dificilmente. So amigos. Sou um telepata melhor que voc. Venha. Precisamos aparecer para eles...

*** O Capito Holger Miller era comandante do ZF-24, um destrier de trs lugares. O destrier era uma nave muito pequena. No tinha mais de vinte metros de comprimento, e sua velocidade mxima mal chegava da luz. Mas talvez fossem justamente estas desvantagens aparentes que faziam do ZF-24 um veculo to bemsucedido. Ou seria a tripulao? Mais tarde o Capito Miller refletiu muitas vezes sobre isso, e chegou sbia concluso de que devia ter sido a conjugao de todos os fatores que lhe haviam proporcionado a boa sorte. Seu substituto era o Tenente Dr. Wellmann. Nem todos os comandantes tinham o privilgio de contar com um substituto que era doutor e professor. Mas isto j era outra histria, que aqui no pode ser contada em mincias. O terceiro tripulante era um cadete recm-sado da Academia chamado Alois Velchar. Era a primeira misso de que participava. E justamente porque era sua primeira misso no sabia por que o Tenente Dr. Wellmann estava l. Miller separou-se do grupo de destrieres assim que acabou de confirmar a ordem de Bell segundo mandava o regulamento. Estava radiante. Pelo menos temos uma tarefa de verdade... seu rosto assumiu uma expresso sombria. Se bem que o motivo no nada agradvel. Mas se os mutantes estiverem vivos, ns os encontraremos. Com uma tripulao como esta a gente no pode deixar de ter sorte. Wellmann continuou impassvel, enquanto Velchar estava radiante. Obrigado, comandante cochichou com a voz rouca. Miller fitou-o com uma expresso reprovadora. Minhas palavras representam antes uma aluso galinha cega que tambm encontra seu grozinho, mas a interpretao que o senhor lhes queira dar um problema exclusivamente seu. Cuide do seu rdio, cadete. Talvez receba alguma transmisso. O Tenente Wellmann estava sentado junto mesa do navegador, com vrias pilhas de papis sua frente. Escrevia apressadamente. O Capito Miller contemplou-o com uma expresso pensativa, enquanto fixava a rota e dava partida no destrier. O grupo de naves de Bell foi ficando para trs. Que clculos so esses, doutor? perguntou em tom delicado. Wellmann mal levantou os olhos. Tenho de usar a lgica para descobrir onde se encontram os desaparecidos disse em tom spero. Miller quase perdeu a fala. Respeitava o ex-cientista, mas aquilo j era demais. A lgica? perguntou, sacudindo a cabea como quem no conhece a palavra que est proferindo. Como pretende descobrir atravs da lgica onde devemos procurar os desaparecidos? No acha que est exagerando um pouco, doutor? Sempre chamava o tenente de doutor, nunca usando o nome do posto que ocupava. No diga isso, capito. A nica coisa que fao colocar-me na situao e reconstituir os acontecimentos, na medida em que os conhecemos. A nave que transportava o cristal foi destruda. Logo, a misso teve pleno xito. Mas se foi assim dificilmente se pode imaginar que os mutantes tenham ficado a bordo bem bonitinhos, esperando que a nave explodisse. Portanto, no estavam a bordo. Sem dvida confirmou Miller. Resta saber onde esto.

o que tento descobrir Wellmann fez algumas anotaes. Acho que perderam a orientao durante a fuga precipitada e a teleportao. Quer dizer que devem ter materializa- do em algum lugar no interior do sistema e no sabem onde esto. difcil distinguir os planetas sem o auxlio de instrumentos, mas o sol no pode deixar de ser visto. Portanto, orientaram-se primeiro pelo sol. A frota, mesmo que seja formada por vinte mil unidades, no passa de uma aglomerao de partculas de p no interior de um sistema solar. Mas a partir do sol os planetas podem ser encontrados um aps o outro. Especialmente o segundo, que habitado. Alm disso Old Man descrevia sua rbita em torno deste planeta. Logo, o mais natural seria os perdidos tentarem localizar New Luna e saltar para l. Alois Velchar impressionou-se tanto com a lgica dos argumentos que ficou sentado frente dos aparelhos, de queixo cado. Mas Holger Miller acenou calmamente com a cabea, como se tudo isso no fosse novidade para ele. Pensei mais ou menos a mesma coisa disse em tom cauteloso. Quando viu as sobrancelhas erguidas de Wellmann, apressou-se em acrescentar: Conheo meu amigo Gucky e posso imaginar seu raciocnio. Vamos a New Luna! A ZF-24 estava entrando no sistema e comeava a aproximar-se da rbita do segundo planeta, quando Velchar resolveu fazer uma pergunta. Tenente Wellmann, o senhor se zangaria se eu lhe pedisse uma informao? Wellmann sacudiu a cabea e Velchar prosseguiu. O senhor professor de astronomia e um cientista afamado. O que est fazendo num pequeno destrier? Wellmann no fez caso da expresso do rosto de Miller, que ficara indignado com a falta de tato do cadete. Meu jovem amigo, a teoria uma coisa bonita, mas no h nada melhor que a prtica. Depois de ter escrito algumas dezenas de livros e feito uma srie de prelees sobre astronomia, quis ver as estrelas de perto. Por isso me candidatei. E o resultado o senhor est vendo. Ando pela galxia e procuro pr em prtica meus conhecimentos tericos. s vezes at que so teis olhou para Miller. Como hoje, por exemplo. Ainda bem que podemos contar com o senhor disse Velchar, agradecido. Holger Miller resmungou alguma coisa e voltou a cuidar dos seus controles. No seu ntimo fazia voto de que os dados da rota calculados por Wellmann no estivessem certos, mas o segundo planeta do sistema no demorou a aparecer nas telas de imagem. New Luna crescia, e o destrier reduziu a velocidade. Deu uma volta em torno do planeta e sobrevoou a cidade de Jelly City. Havia uma cratera incandescente junto ao porto espacial bem visvel. No parece ser um ambiente muito amistoso observou Holger Miller em tom seco. O que aconteceu por aqui? Vamos dar uma olhada sugeriu Wellmann, tambm em tom seco. Miller fez descer a nave, enquanto pensava intensamente em Gucky, que conhecia de vrias misses. Se o pequeno realmente estivesse l embaixo, certamente captaria seus pensamentos. Talvez teleportasse diretamente para dentro do destrier. Miller fez pousar a nave entre a cratera e as montanhas. Mal tinha concludo a operao, aconteceu aquilo que ele esperava. Um torvelinho quase invisvel formou-se na pequena sala de comando, e o rato-castor materializou vindo do nada. O Tenente Wellmann encarou com a maior calma o acontecimento apavorante para uma pessoa no familiarizada, mas o cadete Velchar quase caiu da cadeira. Calma, seu tipo nervoso exclamou Gucky em tom bonacho. Em seguida reconheceu Miller. Ol, capito. Acho que j nos vimos antes... Onde foi mesmo?

Vimo-nos vrias vezes, Mr. Gucky. Na Viena... Est lembrado? Gucky acenou com a cabea. Se estou! Esse comandante gordo e barbudo quis nos pregar uma pea e ns o trancamos no frigorfico... Como foi divertido! Quando o tiramos, estava com a barba congelada de tanto que tinha chorado. Mas no fundo era um bom sujeito. Mais tarde fizemos um estrago cm suas provises. Wellmann levantou-se e fez uma ligeira mesura. Sou o Tenente Wellmann disse. Este aqui o cadete Velchar. Gucky apertou as mos dos dois e assustou-se. Ia me esquecendo de Jumpy meu filho. Um instante... Gucky fechou os olhos e estabeleceu contato teleptico com o pequeno rato-castor, que materializou dentro de alguns instantes. Estamos todos aqui. Meu filho Jumpy... J o conhecia, Holger? No? No sabe o que perdeu. Jumpy foi para perto de Velchar e bateu em seu ombro. Feche a boca, cadete. Nunca viu um rato castor? J vi um... senhor balbuciou Velchar. Mas dois de vez... Gucky quase engasgou. O que estamos esperando? perguntou, dirigindo-se a Holger Miller. No h mais nada a fazer por aqui. As naves-hospital cuidaro dos colonos. Vamos para onde est a Freyt. Bell ficar feliz ao ver-nos. E nem me fale em Ras Tschubai! Ele deu o fora na hora exata, antes que a coisa comeasse. Ras Tschubai? perguntou Miller, assustado. No est com vocs? Gucky fitou Miller e leu em seus pensamentos. Descobriu tudo. Era uma coisa que ele no esperara. Uma terrvel surpresa. Quer dizer que est desaparecida? Deve ter sido quando saltamos para a nave robotizada. Deve ter esbarrado nos restos do campo hiperenergtico e sido atirado para trs. Perdeu a orientao. O que podemos fazer? Procur-lo respondeu o Tenente Wellmann com a voz fria. Para o lado do sol. a nica direo em que pode deslocar-se um objeto que no tenha uma velocidade inicial elevada. atrado pelo sol. Farei o clculo quando estivermos viajando. Gucky fez um sinal para Holger Miller. Vamos embora, amigo. O que est esperando...?

7
Depois de algum tempo o cadete Alois Velchar sacudiu a cabea. H uma terrvel confuso nas comunicaes pelo rdio, mas pelo menos no existem mais transmisses de robs. Por enquanto no foi comunicado qualquer resultado positivo. Quer que tente entrar em contato com a nave-capitnia? uma boa idia elogiou Miller. bom que Mr. Bell saiba que encontramos os dois ilts. Deve concentrar as buscas em Ras Tschubai. Nos trs planetas exteriores. Avise-o de que procuraremos na direo em que fica o sol. Gucky e Jumpy tentaram estabelecer contato teleptico com Ras, mas no conseguiram. Do lado do sol vinha uma srie de interferncias, que perturbavam as comunicaes pelo rdio e a capacidade de estabelecer contato teleptico. Gucky tentou durante meia hora e desistiu. No adianta. Mesmo que Ras estivesse l, seria impossvel detect-lo e determinar sua posio. Temos de confiar na sorte. Se chegarmos mais perto talvez seja possvel estabelecer contato. No confiaremos na sorte coisa alguma disse o Tenente Wellmann em tom solene. Estava com pilhas de papel amontoadas sua frente e usava o pequeno computador de navegao. Se aconteceu o que o senhor disse, Mr. Gucky, ento s existe uma possibilidade. Ras desloca-se com uma acelerao uniforme em direo ao sol, vindo do setor OP-63-GC, onde foi destruda a nave robotizada. Se seu traje espacial funcionasse, ele teria voltado. O mesmo pode ser dito de sua capacidade de teleportao. Mas se ambas as coisas no funcionarem, seja qual for o caso, ele se deslocar diretamente para o sol. Infelizmente no posso calcular a distncia, por no possuir dados sobre a velocidade inicial. Mas a direo ns temos. Basta segui-la. Gucky encarou-o e bateu paternalmente em seu ombro. Ainda bem que o senhor est aqui, doutorzinho. Nunca imaginou que a cincia pura seria capaz de um dia salvar uma vida humana, no mesmo? Imaginar no imaginei, mas esperava que isso acontecesse confessou o Dr. Wellmann em tom modesto. Mas devo lembrar que Ras ainda no foi encontrado Wellmann examinou as telas. Aproximamo-nos da rbita do primeiro planeta, que por acaso encontra-se do nosso lado. Quais so os dados, capito? Miller deu de ombros. H pouca esperana para um ser orgnico, doutor. Faz muito calor. Se Ras pousou no planeta, a esta hora j deve estar morto. A no ser naturalmente que o movimento de rotao faa com que as temperaturas se tornem suportveis na zona da penumbra, como acontece com o planeta Mercrio, pertencente ao nosso sistema solar. No seria uma volta muito grande... Se estiver l e no tiver morrido, captaremos seus impulsos mentais disse Gucky. A nave desviou ligeiramente da rota e aproximou-se do primeiro planeta, que ainda no tinha nome. O albedo era muito grande, fazendo com que o planeta brilhasse num branco ofuscante. Descobri disse o Dr. Wellmann. O planeta fica sempre com a mesma face voltada para o sol, que nem Mercrio. Quer dizer que possui uma rea de penumbra constante, onde a vida se torna possvel. No existe atmosfera, mas esta pode ser criada a

qualquer momento pela fuso dos gases atmosfricos congelados na face noturna. Se Mr. Tschubai estiver l, pode ter sobrevivido. Vamos chegar mais perto. Contornaram o planeta, cuja face diurna recebia tamanho calor do sol que os lagos formados por minrios derretidos no eram nenhuma raridade. S mesmo as tochas mais duras, com um ponto de fuso elevado, resistiam ao calor e conservavam a forma. Em toda parte viam-se pores de lava incandescente nas fendas e nos desfiladeiros. Esta lava muitas vezes corria em jatos viscosos, acabando por formar verdadeiros oceanos de fogo. No um ambiente muito acolhedor observou Miller. Vamos descer mais um pouco e seguir para a zona do terminador, onde daremos outra volta em torno do planeta. Gucky e Jumpy no prestaram ateno s palavras de Miller. Estavam sentados em um dos cantos da sala de comando, de olhos fechados, prestando ateno ao que se passava dentro deles. Se houvesse um ser pensante naquele mundo de fogo e gelo, certamente captariam seus impulsos mentais. Depois de meia hora os dois ratos-castores desistiram. Nada resumiu Gucky, exausto. Nem um pio. E agora? Vamos ao sol disse o Dr. Wellmann, repetindo a sugesto j feita. S pode estar para o lado do sol. Tomara que os trajes espaciais resistam carga a que so expostos neste ambiente. No sou muito entendido nisto... Os trajes agentam muita coisa acalmou Gucky. Ras poderia permanecer algumas horas na face diurna do primeiro planeta, desde que o sistema de refrigerao funcionasse. Quer dizer que, se sua teoria for correta, ainda temos esperana. Wellmann no respondeu. Olhou para a tela, que voltara a mostrar o sol. Era um sol parecido com o sol terrano, no muito grande, de cor amarela e com uma temperatura de seis mil graus na superfcie. Arremessava gigantescas protuberncias para o espao, e estas voltavam a mergulhar na superfcie depois de formar arcos gigantescos. Era o mesmo quadro de sempre, mas tambm era diferente. Velchar cuidava dos rastreadores e dos instrumentos. Existe um campo magntico de grande intensidade informou. E interferncias. As comunicaes pelo rdio so impossveis. Conseguiu entrar em contato com a Freyt? perguntou Miller. Infelizmente no. Estamos muito perto do sol. Voaram em alta velocidade para o sol e chegaram a apenas trinta milhes de quilmetros dele. O sistema de refrigerao do destrier funcionava ao mximo de sua capacidade, para impedir a elevao da temperatura. De repente Jumpy estremeceu. Arregalou os olhos. Tive um contato, papai gritou. S pode ter sido Ras. Ainda no consigo distinguir muito bem os modelos mentais, mas algum pensou l fora. S captei um fragmento... Gucky correu para perto dele e segurou sua mo. Se estabelecermos contato entre ns, a recepo melhorar. Qual a direo? Conseguiu determin-la? Foi muito rpido. Sinto muito. A est de novo... Desta vez Gucky tambm captou os impulsos. E era um telepata melhor que Jumpy. Levou apenas alguns segundos para determinar a direo, embora no pudesse calcular a distncia. Ras caso fosse mesmo Ras encontrava-se exatamente entre a nave e o sol.

Calor... No d para agentar... Vou acabar com isto... Fique aqui! decidiu Gucky, dirigindo-se a Jumpy. Preste ateno aos impulsos. Darei um salto. Preciso encontrar Ras antes que faa uma coisa precipitada, abrindo o capacete. No pode estar longe. Se tivesse alcanado o limite dos vinte e cinco milhes de quilmetros, a esta hora no estaria mais vivo. Levarei apenas alguns minutos para traz-lo. Gucky desmaterializou antes que Jumpy pudesse dar uma resposta. *** Ras Tschubai estava exausto e j no tinha esperanas. A temperatura no interior de seu traje estava subindo. No podia teleportar. E no era somente por causa das tempestades magnticas que o atingiam constantemente, atirando-o fora da rota. Sua capacidade certamente fora prejudicada quando esbarrara no campo hiperenergtico e fora arremessado para a quinta dimenso. Voltaria, desde que vivesse mais algum tempo. Mas no momento no parecia que isso iria acontecer. Ras aproximava-se rapidamente da linha da morte. Ajustado para o Sol terrano, o traje perderia suas qualidades protetoras a vinte e cinco milhes de quilmetros de distncia. Mais uns trs ou quatro milhes de quilmetros, e a hora de Ras teria chegado. Ras voltou a ligar o rdio, mas as interferncias sobrepunham-se aos outros rudos. Mesmo que houvesse algum transmissor por perto, seria impossvel receber qualquer mensagem. Que calor, pensou, desesperado. No agento mais. Acabarei logo com isto, antes de morrer sufocado. S mais cinco minutos... O sol transformara-se num disco gigantesco de bordas irregulares. Havia vrias reentrncias. J em outros lugares parecia querer entrar em erupo, lanando gigantescas lnguas de fora para o espaa que se espalhavam e retornavam como pingos enormes. O sol gerou toda a vida e acaba por tom-la de volta, pensou Ras. O dom da imortalidade no o levara a deixar de acreditar em Deus. Nenhum ser pensante seria capaz de viver sem esta crena, desde que tivesse tido a mesma vivncia do Universo que Ras Tschubai. As cincias naturais, muitas vezes apontadas como atias, na verdade tinham aproximado o homem de Deus. Ele se transformara em amigo dos homens, depois de abandonar o papel de pretenso vingador de seus pequenos pecados. Era sempre a mesma coisa. A gente s se lembrava dos amigos quando precisava deles. Meu Deus murmurou Ras com os lbios ressequidos. Chegou a hora... o fim. Girara, para no encarar constantemente o sol brilhante. Seus olhos perscrutaram os limites do Universo visvel, mas este era encoberto pelas estrelas. E entre estas uma se movia, de forma quase imperceptvel... Ras no fez nenhum movimento ao tentar reencontrar a estrela que se mexera. No era possvel que tivesse sido uma iluso. Ras vira muito bem. Talvez fosse apenas um pequeno planeta que descrevia uma rbita bem prxima ao sol. Mas para isso a estrela era luminosa demais. Seria uma nave...? Sem dvida tinham dado por sua falta e o estavam procurando. Mas s mesmo um louco o procuraria Justamente nas imediaes do sol. Um louco ou um bom matemtico e astrnomo. A esperana repentina infundiu-lhe novas foras, fazendo com que esquecesse o calor que quase o levara a cometer um ato desesperado. Ras voltou a ligar o rdio. Se

houvesse um transmissor funcionando bem perto, este seria capaz de superar as interferncias causadas pelo sol. A pequena distncia a comunicao devia ser possvel. Ras no ouviu nada. Ligou o aparelho na transmisso. Ras Tschubai falando. Desloco-me em direo ao sol. Estou perdido. Posio vinte e seis milhes na direo Darks III. Ainda tenho dez minutos. Respondam, por favor. Ras voltou a ligar na recepo. Teve de regular o volume, porque o rudo das interferncias ameaou romper seus tmpanos. De repente ouviu a voz. Era muito forte e parecia vir de bem perto. Era uma voz que Ras conhecia. Pare de berrar, guerreiro negro! J estou chegando... Se mais tarde algum perguntasse a Ras o que sentira ao ouvir a voz de Gucky na situao desesperada em que se encontrava, no saberia dar uma resposta precisa. Os sentimentos eram tantos que seria impossvel descrev-los ou enumer-los. S sabia que de repente sentira um tremendo alvio e isto o tornou incapaz de fazer qualquer coisa. Ficou pendurado imvel em seu traje superaquecido, continuando a cair em direo ao sol, que de um instante para outro perdera tudo que tivera de ameaador. De repente Gucky rematerializou perto dele. Que calor disse. O rosto de Ras Tschubai estava coberto de suor. O uniforme estava molhado. At parecia que acabara de ser tirado da gua. Nas ltimas horas o teleportador perdera alguns quilos. Seu rosto assumira uma cor cinzenta. Segure minha mo. Acho que no est em condies de teleportar. Isto vai passar... Dali a instantes Ras apareceu na apertada sala do comando do destrier ZF-24... *** Quem encontrou voc primeiro fui eu, Ras disse Jumpy pela dcima vez, sem dar ateno aos protestos ainda delicados do pai. Fui eu que captei seus pensamentos. Salvei voc; eu, Jumpy. Ras continuava exausto e o fato de ter-se defrontado com a morte estava estampado em seu rosto. Sei disso, Jumpy, e nunca me esquecerei. Mas acho que os outros tambm merecem um pequeno elogio. No mesmo? Jumpy inclinou a cabea para o lado. Um elogio bem pequenino...? Est bem. Concordo que meus amigos tenham sua parte na honra que granjeei. Gucky tapou a boca. Parecia embaraado. Precisava ter cuidado, seno a histria do sonho com as cenouras viria tona. Temos de agradecer principalmente ao Dr. Wellmann disse o Capito Miller. Se no fossem seus clculos precisos, a esta hora talvez o estivssemos procurando no quinto planeta, Mr. Tschubai. ZF-24 j se afastara o suficiente do sol para estabelecer contato de rdio com a Freyt. Bell recebeu a boa nova com um alvio incrvel e transmitiu-a s outras unidades. Ao mesmo tempo deu ordem aos comandantes para que se reunissem imediatamente no lugar combinado. A frota partiria dentro de uma hora em direo grande nuvem de Magalhes.

As comunicaes pelo rdio eram excelentes. Meia hora antes do momento designado, exatamente s nove e meia da noite, tempo terrano, no dia vinte e dois de novembro do ano dois mil quatrocentos e trinta e cinco, o destrier ZF-24 atingiu a navecapitnia Freyt e foi recolhido a bordo. A misso fora cumprida. Bell foi ao hangar para cumprimentar pessoalmente os mutantes. Estava com os olhos cheios de lgrimas, e no teve por que envergonhar-se disso. Quando abraou Gucky, sua voz falhou. Sem dizer uma palavra, apertou o amigo contra o peito. Mas Jumpy tambm no foi esquecido. Quando se libertou dos braos do robusto Bell, estava ofegante. Hu! grasnou, perplexo. At parece que estava sendo apertado pelas patas de Tolot. Quer matar-me, tio Bell? Tio Bell deu uma risada e enxugou as lgrimas. Voc um guerreiro valente, Jumpy. Acho que foi voc que salvou Ras. Sozinho. Jumpy fitou-o estupefato. Como soube? perguntou em tom cauteloso. Gucky saltitava sobre os ps, mas mantinha um silncio obstinado. Os outros limitaram-se a sorrir. Bell bateu em seu ombro. Voc ser capaz de suportar a fama, pequeno. Tal qual seu pai. Tambm no tombou sob o peso dos louros que foram lanados sobre ele. Quer uma coroa de louros? Quero, sim, tio Bell Jumpy fitou-o com uma expresso de curiosidade. O que vem a ser uma coroa de louros? uma coisa linda limitou-se Bell a dizer. Voc vai ver. Mas j est na hora de contarem tudo bem direitinho. S nos resta menos de meia hora... Ras contou a estranha aventura, que o transportara ao passado e o levara de volta Terra. Foi mais uma vez o Dr. Wellmann que tentou encontrar uma explicao. Deve ser o que Mr. Tschubai est pensando disse depois de refletir um pouco. A sbita entrada na quinta dimenso, cuja natureza e caractersticas continuam desconhecidas, deve ter provocado um deslocamento no tempo. Mas o deslocamento no espao um mistrio. O pensamento instintivo inspirado pelo desejo deve ter causado uma alterao na estrutura espacial. E isto d lugar a uma especulao formidvel, senhores. Wellmann levantou a voz e olhou em volta, triunfante. Defrontou-se com olhares curiosos e prosseguiu. Houve uma viagem no tempo, se permitem esta expresso, que pode ser repetida a qualquer momento. E descobrimos que o simples pensamento inspirado pelo desejo capaz de superar numa frao de segundo uma distncia de milhares de anos-luz. Isto se as condies forem favorveis. Sabem l quais so as perspectivas que isto nos traz? Mais uma vez olhou em volta, mas no obteve resposta. Mas havia um brilho estranho nos olhos de Bell. Por um instante teve-se a impresso de que ia dizer alguma coisa, mas acabou ficando calado. Talvez no quisesse que caoassem dele. Sem querer, Mr. Tschubai chegou a ver o futuro mais distante prosseguiu o Professor Dr. Wellmann. Isto apesar de ter feito uma viagem ao passado da Terra. Teve uma pequena viso daquilo que poder vir a ser o grande meio de transporte do futuro. Num futuro longnquo, senhores, a humanidade deixar de viajar em espaonaves, nem usar os transmissores de matria, cujas possibilidades so bastante limitadas. O homem entrar num campo energtico da quinta dimenso com o desejo de ir para Andrmeda e no mesmo instante estar na nebulosa deste nome. Num instante.

Todos ouviram ansiosamente as palavras do professor. No sabiam o que responder. Queriam explicar a Wellmann que sua teoria era absurda e nunca poderia ser posta em prtica, mas no descobriram nenhum argumento vlido. Estavam sentados na sala de comando, longe dos controles. Os avisos das diversas unidades, anunciando que estavam preparados para partir, iam chegando. Bell deu ordem para que as trs naves especializadas da frota-laboratrio se dirigissem imediatamente a New Luna e pousassem no porto espacial de Jelly City. Iriam com uma tarefa bem definida: cuidar dos cinqenta mil colonos, ajudando-os a encontrar o caminho de volta a uma vida normal. Alm disso deveriam proteg-los, caso os hipnocristais tentassem voltar ao sistema. Bell voltou para junto dos outros e olhou para o relgio. Ainda temos cinco minutos. Espero que at l as naves que ainda faltam entrem em contato conosco. Dali a dois minutos o oficial de planto no setor de rdio anunciou que as ltimas naves se tinham apresentado. Toda a frota estava reunida. Mas o oficial teve mais alguma coisa a dizer. Uma nave-correio est para chegar da Terra, senhor. Traz as notcias de rotina de Mercant, substituto do Administrador. Deve chegar de um momento para outro. J ia me esquecendo disse Bell. Dever ser recolhida imediatamente. Dali a dez minutos a nave-correio entrou no hangar da Freyt. A frota partiu com oito minutos de atraso. Como iria percorrer uma distncia de cem mil anos-luz, este atraso no tinha a menor importncia. O portador das mensagens foi conduzido sala de comando. Os mutantes estavam presentes. Tambm queriam conhecer as novidades que havia na Terra. O Major Sbor Hagen era um oficial de comunicaes muito competente e experimentado. Fez continncia e sentou com os demais. Recebeu com uma calma extraordinria a noticia de que a frota j partira, e que s na primeira parada poderia sair da Freyt com sua nave-correio para voltar Terra. As notcias, por favor disse Bell. Mercant manda dizer que a rebelio no sistema de Negro terminou. Os colonos resolveram o problema sem qualquer ajuda de nossa parte e puniram os culpados. Isto est liquidado. Na Terra continua tudo como antes. Houve inundaes que exigiriam um reforo na grande barragem do Amazonas. O sistema de controle meteorolgico da Amrica do Sul apresentou um defeito, que j foi consertado. Hagen calou-se. S isso? perguntou um tanto decepcionado. Acha que valeu a pena fazer um vo to longe por to pouca coisa? Ordens so ordens, senhor. Mercant achou que o senhor deveria ser informado de que no h nada de novo. Bell sorriu. Foi um sorriso de alvio. Obrigado, major. No quis que minhas palavras fossem interpretadas dessa forma. Avisarei assim que puder partir. Levar uma mensagem escrita para Mercant. O Major Hagen hesitou. Gucky teve a ateno despertada e leu em seus pensamentos. Vamos! Diga logo, major. As preocupaes no so nenhuma novidade para mim. O Major Sbor Hagen conseguiu superar o embarao.

Como sabem, um autor desconhecido vem publicando as aventuras do oficial de patente especial Guck em forma de microlivros que tm uma sada enorme. Nunca se conseguiu descobrir quem se esconde atrs do pseudnimo deste escriba, embora corram alguns boatos a respeito da agncia. Principalmente a juventude entusiasma-se com as pretensas aventuras do oficial de patente especial Guck e acredita no que l... Espere a! indignou-se Gucky. O senhor quer insinuar que fico sentado na poltrona, dormindo? Hagen no se abalou. Os chamados clubes de fs de Gucky esto surgindo em toda parte na Terra. Mercant manda perguntar se deve fazer alguma coisa para impedir isso, ou se pode deixar o pessoal vontade. Mercant fez questo de ressaltar que a deciso cabe exclusivamente pessoa atingida, ou seja, ao senhor, oficial de patente especial Guck. Olhou para o rato-castor. Bell e Marshall sorriram. Ras continuou impassvel. Jumpy escorregava nervosamente de um lado para o outro. Parecia que queria fazer uma pergunta. No tenho nada a opor a esses clubes disse Gucky, compenetrado. Pelo contrrio. So uma prova de que os terranos gostam de mim. E uma simpatia recproca. S no gosto dos polticos muito ambiciosos e dos militares superzelosos. Diga a Mercant que at estou disposto a assistir a uma reunio desses clubes quando entrar em frias. Jumpy no agentou mais. Ainda no existe nenhum clube do Jumpy? perguntou, ansioso. No que eu saiba respondeu o Major Hagen. O que isso? Uma crise de megalomania? piou Gucky em tom estridente e encarou o filho com uma expresso de cimes. Comigo isso demorou quinhentos anos, e voc quer seu clube logo no incio? Primeiro tem de mostrar quem . Algumas misses ridculas ainda so muito pouco. De certa forma voc no passa de um zero magro e... Sonhar e plantar cenouras interrompeu Jumpy, enquanto olhava fixamente para o teto abaulado da sala de comando. Havia em seus olhos um trao brincalho, alm de uma suave advertncia. J conheci zeros que fazem o trabalho dos outros e deixam que eles colham os louros. Por qu? Porque so nobres e generosos por natureza e gostam que os outros tambm tenham alguma coisa... Gucky respirou profundamente. Sorriu para o filho com uma expresso condescendente. Voc tem toda razo, filhinho. Temos de cultivar os ideais onde quer que eles se encontrem. Quero que voc participe da minha fama. Se no existirem clubes JumpyGucky, mas somente clubes Gucky, voc ser o vice-presidente de honra. O Major Sbor Hagen, que j tentava falar h algum tempo, exclamou: Quer dizer que o senhor at estaria disposto a aceitar o cargo de presidente de honra, oficial de patente especial Guck? O cargo lhe foi oferecido. claro que aceito apressou-se Gucky em responder, para acrescentar, depois de olhar ligeiramente para o filho: Isto desde que Jumpy seja aceito nas condies indicadas. Levarei a mensagem Terra prometeu o Major Hagen em tom um tanto afetado. Em seguida levantou. Permitam que me despea, cavalheiros. Bell seguiu-o com os olhos.

Que bom que os homens do planeta Terra no tenham outros problemas a no ser fundar clubes de fs. um bom sinal. Um clube de fs de Gucky. Era s o que faltava! Voc est com inveja porque ainda no fundaram nenhum clube de Bell alegrou-se Gucky. S poderiam aceitar gente gorda. Seu miquimause espacial! indignou-se Bell. No seu clube s entraro crianas. Oportunamente o senhor poderia dizer uma palavra a meu favor, Gucky? perguntou o Professor Dr. Wellmann, calmo. Depois que tivermos voltado Terra. Gostaria de ser scio de um dos clubes Gucky caso no seja velho demais... A idade no importa, desde que o corao continue jovem, doutorzinho. S no queremos tipos pequenos-burgueses Gucky fitou Bell com uma expresso de triunfo. Eles que faam seu prprio clube! Gucky levantou, segurou Jumpy pela mo e caminhou para a porta, todo empertigado. Antes de sair, olhou para trs. Esperou. No aconteceu nada. Pelo menos a gente deve levantar quando dois presidentes se retiram repreendeu. Vejo que suas maneiras no so aquela coisa... Bell soltou um grito de raiva abafado, pegou um bloco de anotaes de plstico e atirou-o na direo de Gucky. A frota entrou no espao linear e ultrapassou a velocidade da luz. Talvez murmurou Bell e sentou frente dos controles. Olhou para as telas vazias e logo esqueceu o pequeno incidente. Tinha uma tarefa difcil pela frente. Rhodan tinha desaparecido. Precisavam encontr-lo. *** ** * Depois que Old Man desapareceu, a frota de vigilncia de Bell partiu. O destino das cerca de vinte mil unidades solares era a grande nuvem de Magalhes. Pouco antes disso a 14a frota ofensiva pesada da USO comandada pelo Almirante Bayth entrou na mesma rota. Cumpre as ordens recebidas, dirigindo-se ao planeta Danger I, a fim de acabar com o Terror no Planeta de Cristal. Terror no Planeta de Cristal este o ttulo do prximo volume da srie Perry Rhodan.

Visite o Site Oficial Perry Rhodan: www.perry-rhodan.com.br

Anda mungkin juga menyukai