Anda di halaman 1dari 6

Universidade Federal do Cear Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Eltrica Disciplina de Eletrnica de Potncia Professor: Dr.

Srgio Daher

Prtica 02 Gerao de Sinal de Comando Utilizando 3525

Equipe: Caio Csar Nunes Guerra Rodrigo Passos Saraiva Camilo Cndido Damasceno 0320779 0320805 0320798

Fortaleza, novembro de 2012

Relatrio

1. Na figura abaixo observamos a representao em diagrama de blocos do CI SG3525:

Diagrama de blocos retirado do datasheet do componente.

O CI SG3525 tem como principal funo a gerao de pulsos retangulares com o duty cycle ajustvel, ou seja, um Pulse Width Modulation(PWM). Tal gerao possvel devido a presena de alguns itens especiais, tais como comparadores, osciladores internos e alguns sinais de referencia.,

Esquemtico do oscilador O oscilador interno, cuja forma de onda pode ser acessada via pino 4, pode ser observado a partir do bloco acima. possvel notar que o esquema do oscilador composto por capacitncias, transistores e algumas resistncias, onde estes so responsveis pela gerao de ondas do tipo dente de serra. Esse CI pode operar com freqncia na faixa de 100Hz a 400kHz.

O CI oferece, tambm, um amplificador de erro como mostrado acima. Os pinos 1 (entrada inversora) e 2(entrada no-inversora) so as entradas e o pino 9 a sua sada. O amplificador de erro pode ser usado, por exemplo, na configurao de seguidor de tenso.

2. Cn2: Conector vindo da fonte. 1n4004: Impede que um provvel curto-circuito e danifique os componentes atravs da ligao invertida. Capacitores: Filtros. Resistor: Carga para acender o led. 7815: Funciona como regulador de tenso. Rx e Ry: Reguladores do duty cicle. R1e C1: so responsveis por controlar a frequncia de sada. 3525: Gerador de PWM.

3. Para a primeira configurao, tem-se R1=10k C1=10nF Utilizando a frmula mostrada na folha de prtica, temos

Para a segunda configurao mantivemos o mesmo capacitor e mudamos o resistor afim de se obter uma frequncia de 5KHz. Usou-se assim um resistor prximo de 27K

Para a segunda configurao mantivemos o mesmo capacitor para obtermos uma freqncia de 50KHz.

4. De acordo com o realizado na prtica, manteve-se o resistor Ry constante e variou-se o Rx de modo a variar o duty cicle do circuito. Sabendo que as sadas so complementares e que ambas possuem um tempo ocioso para evitar curto-circuito, o duty cicle encontrado no dente de serra o dobro do encontrado nos PWMs. Quando as resistncias possuem valores idnticos, o dutycicle tende a 50%, pois o valor de tenso encontrado no pino 2 se torna a metade do valor de tenso encontrado no pino 16. Atravs da diviso de tenso encontra-se:

5.

Este bloco permite que o MOSFET continue o seu chaveamento, de modo que os seus valores de corrente e tenso sejam controlados. Isso feito para se evitar que , na ocorrncia de sobcarga ou curto-circuito, o componentes entrem em processo de queima, destruio, j que iro trabalhar com correntes maiores que suas estruturas suportariam.

Concluso

De acordo com o realizado nesta prtica foi possvel aprender a utilizao do CI SG3525 para gerao de sinal em malha aberta. Foram realizados experimentos e, com o auxlio do osciloscpio, onde foram obtidos valores satisfatrios, foi possvel estudar o duty cicle do sistema e ajust-lo atravs da sua relao com a resistncia Rx. Alm disso, percebeu-se a importncia de um diodo de proteo no incio do circuito a fim de evitar uma possvel queima dos componentes.

Anda mungkin juga menyukai