Anda di halaman 1dari 6

13/03/13

Imprimir

Imprimir

Fechar

14/9/2009 16:22:16

REDUO DA POLUIO AMBIENTAL CAUSADA POR CHUMBO ATRAVS DO USO DE ZELITOS COMO MEIO DE TROCA INICA
Publicado por Portal Tratamento de gua

Indstrias Celta Brasil

Sidinei A. Gobbi Ewerton Rangel dos Santos

1. Introduo

As zelitas foram descobertas em 1756 por um mineralogista sueco, Freiherr Axel Frederick Cronstedt, que denominou o grupo de minerais a partir das palavras gregas zeo (ferver) e lthos (pedra), ou seja, pedras que fervem, devido a sua caracterstica peculiar de liberar bolhas ao serem imersas em gua (COOMBS et al. 1997). Somente em 1926 a propriedade de adsoro e o termo peneira molecular referente insero de pequenas molculas e excluso das maiores foram atribudos a um tipo de zelita denominada chabazita (BRAGA & MORGAN 2007). No final dos anos 50, mais de 2000 ocorrncias distintas de zelitas naturais
www.tratamentodeagua.com.br/R10/Imprimir.aspx?sessao=Artigo_imprimir883 1/6

13/03/13

Imprimir

foram descobertas em mais de 40 pases, e muitas aplicaes industriais foram desenvolvidas baseadas em sua gama de propriedades fsico-qumicas (CELTA BRASIL 2008). De acordo com PASSAGLIA &SHEPPARD (2001) existem 52 espcies de zelitas distribudas em 38 tipos de estruturas diferentes e mais de 150 espcies j foram sintetizadas no mundo todo (FLANIGEN 1981).

Zelitas so aluminossilicatos hidratados formados por estruturas cristalinas tridimensionais de tetraedros de SiO4e de AlO4, ligados entre si pelos quatro vrtices de oxignio. Nessa configurao, as cargas negativas dos tetraedros de AlO4so compensadas por ctions intersticiais (Na+, K+, Ca2+e Ba2+) e formam uma estrutura aberta, com grandes canais, por onde a gua e outras molculas podem se alojar e apresentar considervel liberdade de movimento, permitindo a troca inica e uma hidratao reversvel (DANA 1981).

Dessa forma, ou seja, utilizando-se a propriedade de troca inica que os zelitos possuem possvel utiliz-los para tratamento de efluentes contendo metais pesados, tais como: Chumbo, nquel, cromo, cdmio, cobre, zinco, prata, estanho, cobalto e mangans. Estes metais pesados so comumente encontrados nos diversos tipos de efluentes industriais. Estes elementos se encontram em diversas concentraes e normalmente esto presentes juntamente com outros poluentes tais como: leos e graxas, solventes e matria orgnica (DQO, DBO e TOC). Dessa forma, a troca-inica se torna complexa, pois a matria-orgnica, os sais dissolvidos e os leos e graxa dificultam a troca de ons entre o zelito e o efluente. Todavia, a Celta Brasil em conjunto com empresas parceiras vem desenvolvendo tecnologia para aplicar os zelitos nos diversos tipos de efluentes. No existe uma regra geral para aplicao, trata-se caso a caso, normalmente os de maior sucesso so quando o zelito aplicado como um polimento do efluente final, ou seja, aps o efluente receber um tratamento fsico-qumico ou biolgico ou ambos, dependendo do efluente, utilizam-se um tratamento complementar com filtros de zelito para remover os metais pesados que restaram no efluente, podendo esto descartar o resduo tratado ou reus-lo no processo. Porm, h casos em que dependendo da vazo e da concentrao do metal pesado no efluente pode-se aplicar diretamente a troca-inica em zelitos.

Neste trabalho realizou-se um estudo, em escala piloto, com um filtro para remover chumbo de efluente de indstria de baterias, utilizou-se um filtro com zelito para o tratamento do efluente industrial.

www.tratamentodeagua.com.br/R10/Imprimir.aspx?sessao=Artigo_imprimir883

2/6

13/03/13

Imprimir

2. Experimental

2.1 Materiais

Zelito, marca Watercel-ZZ 0410 proveniente da Celta Brasil. Filtro piloto com 16 cm de dimetro e 100 cm de altura. Bomba com vazo de 60 L/h. Efluente industrial contendo chumbo.

2.2 Mtodo

Inicialmente o efluente foi tratado pelo processo de precipitao qumica para reduzir a concentrao do chumbo, aps a precipitao o efluente foi filtrado na coluna de zelito para remover o chumbo remanescente do processo de precipitao, as anlises do chumbo foram realizadas diariamente.

3. Resultados

A figura 1 mostra os resultados obtidos com o processo de troca inica na coluna de zelitos.

www.tratamentodeagua.com.br/R10/Imprimir.aspx?sessao=Artigo_imprimir883

3/6

13/03/13

Imprimir

Figura 1: Remoo de chumbo com o filtro de zelitos.


O tempo de residncia do efluente no sistema de filtrao foi de aproximadamente 6 min e o pH do efluente tratado encontrava-se em torno da neutralidade, sendo a faixa tima para a troca-inica em zelitos de 4,5 a 5,5.

De acordo com a figura 1, na entrada do filtro a concentrao de chumbo sempre esteve acima do limite estabelecido pela legislao para descarte do efluente em corpo receptor, ou seja, acima de 0,5 ppm.

O filtro de zelitos reduziu a concentrao de chumbo a menos de 0,5 ppm do efluente final, atingindo a saturao com aproximadamente 30 dias de uso contnuo por 24 horas dia de trabalho.

www.tratamentodeagua.com.br/R10/Imprimir.aspx?sessao=Artigo_imprimir883

4/6

13/03/13

Imprimir

Atravs deste estudo piloto foi possvel dimensionar o sistema de troca-inica para tratar toda a vazo de efluente da ETE, com troca do zelito a cada 6 mses de uso (opcional do cliente). O zelito saturado com chumbo descartado em aterro controlado. Todavia, h casos em que dependendo do metal pesado removido podese utilizar o zelito como subproduto na agricultura. 4. Concluses e recomendaes

A troca-inica em zelitos uma excelente alternativa para o tratamento de efluentes industriais contendo metais pesados.

A saturao do zelito dependende da concentrao dos metais pesados a serem removidos, da concentrao da matria-orgnica, dos leos e graxas e de outros componentes presentes no efluente a ser tratado.

Para a otimizao do processo de troca-inica em zelitos, recomenda-se a realizao de ensaios em escala de laboratrio e piloto com o efluente a ser tratado antes da implantao do sistema de tratamento.

5. Referncias BRAGA, A.A.C. & MORGAN, N.H. 2007. Descries estruturais cristalinas de zelitos. Qumica Nova, 30: 178-188.

COOMBS, D.S.; ALBERTI, S.; ARMBRUSTER,T.; ARTIOLI, G.; COLELLA, C.; GALLI, E.; GRICE, J.D.; LIEBAU, F.; MANDARINO, J.A.; MINATO, H.; NICKEL, E.H.; PASSAGLIA, E.; PEACOR, D.R.; QUARTIERI, S.; RINALDI, R.; ROSS, M.; SHEPPARD, R.A.; TILLMASNNS, E.; VEZZALINI, G. 1997. Recommended nomenclature for zeolite minerals: Report of the subcommittee on zeolites of the International Mineralogical Association, Commission on New Minerals CELTA BRASIL. Zeocel. 2008. Disponvel em http://www.celtabrasil.com.br/ DANA, J.D. 1981. Manual de Mineralogia (Dana-Hurlbut). So Paulo, Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., 642 p.
www.tratamentodeagua.com.br/R10/Imprimir.aspx?sessao=Artigo_imprimir883 5/6

13/03/13

Imprimir

PASSAGLIA, E. & SHEPPARD, R.A. 2001. The crystal of zeolites. In: D.L. BISH; D.W. MING, (ed.). Reviews in Mineralogy and Geochemistry, 45: 69-116. "Confira maiores informaes sobre zelitas para tratamento de gua no site: www.watercel.com.br " Conhea mais no 1 Workshop de ZEOLITAS Naturais para Tratamento de gua e Efluentes As inscries sero realizados pelo comprovante de depsito na conta a AACD (Associao de Assistncia Criana Deficiente) no valor de R$ 40,00. Acesse o link para maiores informaes: http://tratamentodeagua.com.br/R10/cursosEventos.aspx?codigo=347

www.tratamentodeagua.com.br/R10/Imprimir.aspx?sessao=Artigo_imprimir883

6/6

Anda mungkin juga menyukai