Anda di halaman 1dari 45

Entendimentos do Controle Interno Federal sobre a Gesto dos Recursos das Entidades do Sistema S

Presidncia da Repblica Controladoria-Geral da Unio - CGU Secretaria Federal de Controle Interno

Entendimentos do Controle Interno Federal sobre a Gesto dos Recursos das Entidades do Sistema S

Braslia, 2009.

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO - CGU SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifcio Darcy Ribeiro 70070-905 - Braslia/DF cgu@cgu.gov.br Jorge Hage Sobrinho Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da Unio Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho Secretrio Executivo Valdir Agapito Teixeira Secretrio Federal de Controle Interno Marcelo Nunes Neves da Rocha Corregedor-Geral da Unio Marcelo Stopanovski Ribeiro Secretrio de Preveno da Corrupo e Informaes Estratgicas Eliana Pinto Ouvidora-Geral da Unio Equipe tcnica responsvel: Cludio Antnio de Almeida Py Marcos Luiz Manzochi Ronald da Silva Balbe Dilermando Jos da Silva Srgio Nogueira Seabra Eveline Martins Brito Arantes Jos da Silva Carla Igina Oliveira Carneiro Edvon Pires Nogueira Marcela Pinheiro Alves da Silva Marcelo Roberto Machado Alves
Tiragem: 1000 exemplares Capa e editorao: Ascom/CGU Impresso: Grfica Brasil Disponvel no stio www.cgu.gov.br Permitida a reproduo parcial ou total desde que indicada a fonte.

APRESENTAO
Os Servios Sociais Autnomos, tambm chamados de Sistema S, criados por lei, de regime jurdico predominantemente de direito privado, sem fins lucrativos, foram institudos para ministrar assistncia ou ensino a determinadas categorias sociais e possuem autonomia administrativa e financeira. No cumprimento de sua misso institucional, esto ao lado do Estado (a atuao da Unio de fomento e no de prestao de servios pblico). Embora sejam criados por lei, no integram a Administrao Direta ou Indireta. Contudo, por administrarem recursos pblicos, especificamente as contribuies parafiscais, devem justificar a sua regular aplicao, em conformidade com as normas e regulamentos emanados das autoridades administrativas competentes. Com esta cartilha, a Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da Unio (SFC/CGU) busca dar aos administradores das entidades do Sistema S a linha orientativa para a boa aplicao dos recursos advindos das contribuies parafiscais, ao tempo em que procura um melhor relacionamento com aquelas entidades no sentido da convergncia de entendimentos tcnicos para minimizar, assim, os pontos ditos polmicos. Na primeira parte, a cartilha apresenta a seo Perguntas e Respostas, que trata de 35 pontos recorren-

tes nas prestaes de contas, relativos aos assuntos considerados polmicos na gesto das entidades do Sistema S. Merecem destaque dentre eles os relacionados s contrataes de bens e servios, principalmente aqueles afetos inexigibilidade e dispensa de licitao. Em segundo plano, salientam-se os relacionados administrao de recursos humanos, desde a contratao passando pelo gerenciamento e finalizando nas demisses. No se descuidou neste trabalho da abordagem de outros temas, principalmente aqueles relacionados aos controles da gesto e ao gerenciamento patrimonial. A segunda parte, oferece diversas definies de termos utilizados nas Perguntas e Respostas, compondo um glossrio que visa a facilitar o entendimento dos temas ali abordados.

Perguntas e Respostas

1. As entidades do Sistema S esto obrigadas


apresentao de Prestao de Contas Anual? Sim. Por gerenciam recursos pblicos provenientes de contribuies parafiscais e por gozarem de uma srie de privilgios prprios dos entes pblicos, esto sujeitas a algumas normas semelhantes s da Administrao Pblica, entre elas a Prestao de Contas Anual, conforme estabelecido no art. 70, pargrafo nico, da Constituio Federal.

Gesto do Sistema S

2.

As prestaes de contas das entidades do Sistema S so submetidas auditoria da SFC/CGU? Sim. Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, representado pela ControladoriaGeral da Unio, por meio de sua Secretaria Federal de Controle Interno, a misso de avaliar a boa e regular aplicao dos recursos administrados pelos entes paraestatais, entidades do Sistema S. Tal misso est consubstanciada no inc. II, art. 74 da Constituio Federal.

3. As entidades do Sistema S esto obrigadas


a publicar na internet os documentos de Prestao de Contas (relatrio, certificado e parecer)? No. As entidades do Sistema S no esto obrigadas a publicar na internet os documentos de Prestao de

Contas (Relatrio, Certificado e Parecer). O Decreto n 5481/2005, que acrescentou o art. 20-B ao Decreto n 3591/00, determina que os rgos e entidades do Poder Executivo Federal, sujeitos a tomada e prestao de contas, daro ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico, ao relatrio de gesto, ao relatrio e ao certificado de auditoria, com parecer do rgo de controle interno, e ao pronunciamento do Ministro de Estado supervisor da rea ou da autoridade de nvel hierrquico equivalente, em at trinta dias aps envio ao Tribunal de Contas da Unio. Assim, a obrigatoriedade da publicao na internet abrange somente os rgos e entidades do Poder Executivo Federal.

4. As unidades de auditoria interna das entida-

des do Sistema S sujeitam-se tecnicamente s normas da SFC/CGU? No. Porm o Decreto n 3.591/2000 (com a redao dada pelos Decretos n 4.440, de 25/10/2002 e n 6.692, de 12/12/2008) estabelece que a SFC/CGU pode recomendar as providncias necessrias organizao de unidade de controle interno, visto que existem entidades do Sistema S que possuem materialidade, relevncia e risco que justificam a necessidade da criao de uma unidade de auditoria interna. A SFC/CGU pode tambm firmar termo de cooperao tcnica com as entidades que tenham unidade de auditoria interna, bem como utilizar os servios dessas unidades que atenderem aos padres de requisitos tcnicos e operacionais.

Perguntas e respostas

5. As entidades do Sistema S que possuem


unidade de auditoria interna constituda devem apresentar o parecer da auditoria interna no processo de prestao de contas anual? Sim. Caso tenha sido constituda a unidade de auditoria interna, essa deve incluir o parecer sobre as contas anuais, definido nas legislaes editadas anualmente pelo Tribunal de Contas da Unio (TCU) e pela SFC/ CGU, no processo de prestao de contas anual. Caso as entidades entendam que no esto obrigadas a apresentar o parecer, devem emitir manifestao nesse sentido, para fins de apreciao por parte da Egrgia Corte, visto que no dado ao Controle Interno dispensar as unidades jurisdicionadas da apresentao de peas exigidas pelo Tribunal, quando da organizao dos processos de contas.

Gesto do Sistema S

6. As demonstraes contbeis das entidades do


Sistema S devem seguir a Lei n 4.320/64 ou a Lei n 6.404/76? As entidades do Sistema S devem elaborar suas demonstraes contbeis pela Lei n 4.320/64 ou Lei n 6.404/76, conforme estabelecido em seus normativos internos, podendo, inclusive, elaborar sob ambas as formas.

As entidades do Sistema S esto obrigadas a seguir as regras da Lei n 8.666/93 nas suas licitaes e contratos? No. As entidades do Sistema S devem se ater utilizao dos artigos constantes do seu Regulamento de Licitaes e Contratos. Porm, a exigncia de que a Lei n 8.666/93 seja observada por entidades do Sistema S pode ser justificada em duas hipteses: ausncia de regra especfica no regulamento prprio da entidade ou existncia, no mesmo regulamento, de dispositivo que contrarie os princpios gerais da Administrao Pblica, os especficos relativos s licitaes e os que norteiam a execuo da despesa pblica. Assim, as entidades do Sistema S devem, nas contrataes de bens e servios, observar os princpios da Administrao Pblica e o disposto em seus regulamentos.

7.

8. obrigatria a publicao dos avisos de licitao pelas entidades do Sistema S? Sim. Em atendimento ao princpio constitucional da publicidade, a qual desempenha a funo de permitir o amplo acesso dos interessados ao certame e a verificao da regularidade dos atos, possibilitando o controle pela sociedade.

10

Perguntas e respostas

9. De que forma deve ser a publicao dos avisos


de licitao pelas entidades do Sistema S? No caso de concorrncias, concursos, preges e leiles, as entidades do Sistema S so obrigadas a publicar os resumos dos editais em jornal de grande circulao local e/ou nacional e/ou no Dirio Oficial da Unio (DOU) de modo a dar ampla divulgao ao processo seletivo, em cumprimento ao princpio da publicidade. Em se tratando de convites, a publicao dever se dar em local apropriado na prpria entidade onde ser realizado.

Gesto do Sistema S

10. Em quais modalidades de licitao deve ser

exigida a regularidade fiscal (Receita Federal, FGTS, PGFN e CND) nas contrataes realizadas pelas entidades do Sistema S? Em todas as modalidades, exceto nos casos de concurso, leilo e concorrncia para alienao de bens. As certides de regularidade fiscal vigentes devem ser exigidas da empresa vencedora no momento da contratao em todas as modalidades, inclusive nas hipteses de inexigibilidade ou dispensa de licitao de bens e servios, e em todos os pagamentos parcelados, quando da liquidao de cada uma das parcelas. Para as compras de pequeno vulto, que no possuam processo formalizado e cujo limite deve ser

11

determinado em normativo interno, variando, pois, para cada entidade do Sistema S, a comprovao de regularidade fiscal pode ser dispensada. Essa exigncia tem por objetivo evitar que empresas devedoras de tributos sejam contratadas com recursos parafiscais e possam vir a concorrer com outras que tm seus custos onerados pelo cumprimento de seus deveres fiscais para com o Estado, ferindo, assim, o princpio da isonomia entre os partcipes de fornecimento de um determinado servio/obra.

11. O que o fracionamento de despesa?


O fracionamento de despesa fica caracterizado pela diviso da aquisio em vrios certames ou dispensas de licitao para obras e servios de mesma natureza e execuo no mesmo local, que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, tais que, somados, demandaria modalidade licitatria mais complexa. Geralmente, o fracionamento ocorre pela ausncia de planejamento do gasto, em determinado perodo, para a execuo de obra, contratao de servio, ou compra de determinado produto. Se a entidade necessitar de diferentes objetos, mas para fornecimento em locais diversos, no se aplica o dever do somatrio.

12

Perguntas e respostas

12. Como evitar o fracionamento de despesa

Gesto do Sistema S

em aquisies feitas pelas entidades do Sistema S? As entidades pertencentes ao Sistema S, ao realizarem despesas, devem obedecer aos limites estabelecidos em seus respectivos regulamentos de licitaes. A aquisio de um mesmo objeto no deve ser feita pela diviso em vrios certames ou dispensas de licitao, tais que somados, obter-se-ia um valor que demandaria modalidade licitatria mais complexa. Por outro lado, quando o objeto for divisvel e no houver prejuzo para o conjunto a ser licitado, obrigatrio o parcelamento do objeto, visando ampliao da competio, sendo assim realizadas diferentes licitaes, em procedimentos distintos ou em um s processo licitatrio. Para evitar o fracionamento de despesas, deve ser observada a natureza do objeto a ser licitado, pois para os servios de natureza contnua, por exemplo, dever ser escolhida a modalidade que proporcione a ampla competitividade entre os diversos fornecedores e, consequentemente, a seleo da proposta mais vantajosa para as contratantes, garantindo o atendimento ao princpio da economicidade.

13. O que jogo de planilhas?


O jogo de planilhas uma prtica que consiste em cotar preos baixos para itens pouco usados e pre-

13

os altos para itens muito usados, de forma a obter o menor valor global na licitao. No decorrer da execuo do contrato, a empresa vencedora executa mais os itens para os quais apresentou maior preo. Considerando os reajustes previstos em normativos, ao final da execuo fica evidenciado que o valor total pago pela contratante empresa vencedora do certame no necessariamente o mais vantajoso para a entidade, quando este se evidencia maior do que se fosse executado pelas outras empresas participantes do certame.

14.

Quais os cuidados que a comisso de licitao deve tomar para evitar a ocorrncia do jogo de planilhas em contrataes efetuadas pelas entidades do Sistema S? Para evitar tal prtica, faz-se necessrio um estudo de pesos dos itens a serem contratados que reflita a real freqncia de utilizao de um determinado bem ou servio. Faz-se necessrio, tambm, a eliminao de empresas que apresentem preos simblicos, irrisrios ou inexeqveis. Em alguns casos, a licitao do tipo menor preo global pode parecer a mais confortvel para o licitante, contudo, o futuro contratado, em tal tipo de licitao, pode vir a diluir os seus custos com maior flexibilidade, mediante incidncia maior de descontos nos preos de itens do edital que lhe convm ou favorece. No entanto, o menor preo global puro, sem regra adicional,

14

Perguntas e respostas

no a melhor forma de garantir o interesse da entidade na busca do menor preo. Pelo contrrio, esse critrio, no raro, permite a ocorrncia do jogo de planilhas, principalmente nas relativas s obras e servios de engenharia. possvel que, se adotado o critrio menor valor global simples, a prtica do jogo de planilhas ocorra, tambm, na rea de eventos, visto que, nesse caso, a experincia dos licitantes pode credenci-los, pelo menos em tese, a manipular valores de itens mais e menos demandados.

Gesto do Sistema S

15. O que BDI?


Na elaborao dos oramentos de obras existem dois componentes que, juntos, determinam o seu preo final: os custos diretos e as Bonificaes e Despesas Indiretas (BDI). O primeiro determinado em funo das especificaes dos materiais e das normas de execuo dos servios constantes nos projetos, nos memoriais descritivos e no caderno de encargos. O segundo um componente, uma taxa aplicada sobre o custo direto com vistas a contemplar as despesas indiretas e o lucro da construtora. Esta taxa tanto pode ser inserida na composio dos custos unitrios, como pode ser aplicada ao final do oramento, sobre o custo total. Dessa forma, o preo de execuo de um servio de construo civil (preo de venda ou valor final) igual ao custo da obra mais a taxa de BDI.
15

Quais os custos que compem o BDI, em contrataes relativas a obras? O BDI deve conter apenas gastos que, contabilmente, so classificados como despesas indiretas, quais sejam: administrao central, ISS, PIS, COFINS, CPMF (no caso de pagamentos realizados anteriormente a 2007), despesas financeiras e seguros/imprevistos. Qualquer outro gasto deve ser includo analiticamente na planilha oramentria como custo direto. J os valores pagos pela contratante a ttulo de IRPJ e CSSL no devem ser includos nos oramentos de obras, j que esto relacionados com o desempenho financeiro da empresa e no com a execuo do servio de construo civil que est sendo orado. Ressalte-se que, para que a taxa de BDI adotada num oramento possa ser efetivamente analisada, importante que os contratantes exijam, j no edital da licitao, a apresentao de sua composio na proposta oramentria, inclusive dividindo o BDI em materiais (insumos) e servios quando a contratao dos dois itens for possvel e resultar em maior economicidade para a entidade. Compem o Custo Direto (CD): custo direto dos servios (associados aos aspectos fsicos da obra, detalhados no projeto de engenharia, bem como ao modo de execuo), mobilizao e desmobiliza-

16.

16

Perguntas e respostas

o, canteiro (acampamento), administrao local (mdicos, vigias, contador, material de consumo, engenheiros, encarregados, placa da obra, equipamentos, veculos leves, alimentao, transporte, equipamentos de proteo individual, ferramentas, entre outros). O BDI pode ser dividido em cinco grandes blocos de despesas: Despesas de Administrao Central, Taxa de Despesas Financeiras, Taxa de Riscos de Execuo ou Reserva de Contingncia, Tributos e Lucro, a saber: 1. Despesas de Administrao Central: significa o quanto do custo da estrutura administrativa apropriado na obra. 2. Taxa de Despesas Financeiras: so gastos relacionados ao custo do capital decorrente da necessidade de financiamento exigida pelo fluxo de caixa da obra e ocorrem sempre que os desembolsos acumulados forem superiores s receitas acumuladas. A despesa financeira ocorre se a empresa precisa capitalizar no mercado financeiro para arcar com as despesas de determinado perodo. Se os pagamentos so imediatos, no se justifica incluir esse tipo de despesa no BDI, visto que a empresa no est financiando a obra. 3. Taxa de Riscos de Execuo ou Reserva de Contingncia: aplicada para empreitadas com o objetivo de cobrir incertezas decorrentes de omisso de servios, quantitativos irrealistas ou insuficientes, projetos mal feitos, indefinidos etc.

17

Gesto do Sistema S

A taxa de riscos determinada em percentual sobre o custo direto da obra e depende de uma anlise global do risco do empreendimento em termos oramentrios e no deve contemplar questes que podem ser previamente convencionadas no contrato ou ensejarem solicitao de reequilbrio econmico-financeiro, como a variao cambial e o seu seguro (hedge). A fim de se resguardar de incidentes do empreendimento, o licitante pode firmar contrato de seguro, para de ser indenizado pela ocorrncia de eventuais sinistros. Dessa forma, o seguro deve corresponder a objetos definidos da obra, pelos quais o empreendedor deseja ser ressarcido no caso de perdas, e pode abranger casos de roubo, furto, incndio, perda de mquinas ou equipamentos, dentre outros aspectos das obras civis. 4. Tributos: os tributos que compe o BDI so ISS, CPMF, PIS e COFINS. A CPMF no mais existe, porm para os pagamentos realizados at 2007 deve ser observado se foram feitos de acordo com a alquota vigente poca. 5. Lucro: outro aspecto importante refere-se bonificao. Diferentes rgos determinam diferentes percentuais a serem aplicados no BDI. To importante quanto estabelecer a composio do BDI definir a base de incidncia dos percentuais. Conforme entendimento da SFC/CGU, o percentual

18

Perguntas e respostas

da Administrao Central, bem como do Seguro e das Garantias, incide sobre o Custo Direto. O percentual do Lucro e das Despesas Financeiras incide sobre a soma dos Custos Direto e Indireto, excetuando as prprias despesas financeiras, fiscais e o lucro. Os impostos (ISS, PIS, COFINS e CPMF, quando couber) incidem sobre o Preo de Venda.

Gesto do Sistema S

17. As entidades do Sistema S podem contratar empresas para prestao de servios terceirizados na rea-fim? No. A terceirizao deve se restringir execuo apenas das atividades-meio. As contrataes de terceirizados para a rea-fim, geralmente levam prtica de subordinao, habitualidade, horrio e salrio, e podem gerar vnculos empregatcios, salvo no caso de trabalho temporrio, acarretando aes trabalhistas. A seguir, so apresentados alguns exemplos de situaes que configuram o vnculo empregatcio: se o servio prestado nas dependncias da entidade do Sistema S e a empresa locadora no possui preposto no local para dirigir e fiscalizar o trabalho, deixando essas tarefas para os gerentes dessa entidade, haver pessoalidade e subordinao direta entre os trabalhadores e essa entidade;

19

quando o trabalhador terceirizado desenvolve suas atividades utilizando equipamentos e materiais de entidade do Sistema S. Cabe ressaltar que em qualquer forma de contratao de terceiros no poder haver a subordinao direta (hierrquica), isto , o tomador de servios no poder dar ordens aos empregados da contratada ou autnomo profissional. Alm disso, o tomador de servios, antes de realizar a contratao de empresa para prestao de servios, deve exigir da contratada a comprovao de regularidade fiscal e encargos trabalhistas e previdencirios, com vistas a evitar que esse instrumento contratual seja considerado irregular. No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia, de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. Nas aquisies, locaes e arrendamentos de imveis pelas entidades do Sistema S, o que deve ser observado em relao aos preos? A aquisio, a locao ou o arrendamento de imveis pelas entidades do Sistema S devem sempre ser precedidos de, no mnimo, duas avaliaes

18.

20

Perguntas e respostas

(sendo uma feita por rgo oficial da administrao pblica, como exemplo a Caixa), no obstante, conforme o Regulamento de Licitaes e Contratos das entidades do Sistema S, a licitao seja dispensvel nesses casos. Assim, entende-se que os preos dos aluguis, aquisies de imveis e alienaes devem ser compatveis com os cobrados no mercado local. Nas locaes de imveis, independentemente de quem seja o locador, inclusive quando se tratar de reas em imveis pertencentes s respectivas federaes/ confederaes, deve-se realizar avaliao em atendimento ao princpio da economicidade. Portanto, as locaes de imveis devero ser precedidas de verificaes consistentes e documentadas, observando, em especial, a oportunidade e interesse da entidade, a compatibilidade dos preos cobrados no mercado local e os reajustes de preos definidos por ndices pblicos.

Gesto do Sistema S

19. As entidades do Sistema S podem realizar despesas com servios de buffet em eventos promovidos por elas? Depende. As entidades do Sistema S somente podem realizar despesas com servios de buffet em coquetis, coffee break, almoos, jantares e lanches, na realizao de eventos que estejam vinculados aos seus objetivos institucionais, ou seja, que se harmonizam com o mrito da sua atividade finalstica. Mesmo as
21

despesas com buffet ocorridas em eventos que sejam considerados adequados devem ser avaliadas quanto ao custo per capita, devendo ser evitado o gasto desnecessrio e excessivo neste tipo de despesa.

20.

Como devem ser as contrataes de pessoas fsicas e jurdicas para prestao de servios profissionais de consultoria? A contratao de pessoas fsicas e jurdicas para prestao de servios profissionais de consultoria deve ser amparada em norma editada pelas entidades do Sistema S que discipline o cadastramento e o credenciamento, o que evita exp-las aos riscos e fragilidades comuns nessas contrataes. A norma objetiva sistematizar a gesto de consultores terceirizados, padronizando os procedimentos de acordo com os preceitos legais e exigncias tcnicas, assegurando padres de desempenho e minimizando os riscos de inconformidades jurdicas. Ela deve discriminar as etapas de captao, seleo, contratao, cadastramento, capacitao e avaliao. Esses fatores so fundamentais para a definio do profissional a ser contratado, tendo em vista a expectativa de qualidade da prestao de servios junto aos clientes.

21. As entidades do Sistema S que, por exi22


Perguntas e respostas

gncia regulamentar ou deciso gerencial, forem contratar servios de auditoria independente devem

exigir que os auditores sejam registrados no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI)? Sim. Conforme as normas profissionais expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (NBC P n 1 e Resoluo CFC n 1.019/2005) para a atuao na rea de Auditoria Independente, imprescindvel o registro, o qual somente pode ser efetuado aps aprovao do contador em exame de qualificao tcnica. Tal prtica contribui para a contratao de auditores que possuam a atualizao e o aprimoramento tcnico necessrios. Alm disso, o parecer emitido por contador no registrado no CNAI no reconhecido como Parecer dos Auditores Independentes.

Gesto do Sistema S

22. As entidades do Sistema S podem con-

tratar servios de advocacia ou consultoria por inexigibilidade de licitao? Sim. Porm com estrita observncia da natureza singular e da notria especializao, indispensveis para se justificar esse tipo de contratao. A contratao de servios com empresa ou profissional de notria especializao enquadra-se em caso de inexigibilidade, conforme recepcionado pelo Regulamento de Licitaes e Contratos (RLC) das entidades do Sistema S. Tal Regulamento, todavia, define como de notria especializao o profissional cujo conceito em seu campo de atuao decorre de desempenho
23

anterior, estudos, experincias, publicaes, organizao, aparelhamento, equipe tcnica ou outros requisitos relacionados sua atividade, permitindo inferir que o seu trabalho o mais adequado plena satisfao do objeto a ser contratado. Ademais, as situaes de inexigibilidade, segundo aquele normativo, devem, tambm, ser circunstanciadas com justificativas pelo rgo responsvel, inclusive quanto ao preo, e ratificadas pela autoridade competente. Assim, as contrataes de servios de advocacia ou consultoria sem licitao, mediante enquadramento por inexigibilidade previsto no Art. 10 do RLC, somente possvel desde que exaustivamente verificado o atendimento dos conceitos de servio de natureza singular e de execuo por profissional tcnico especializado de notria especializao, concomitantemente.

23. Os consultores contratados pelas entidades

do Sistema S podem exercer atividades da rea meio? No. A contratao de consultoria tem por objetivo o desenvolvimento de produtos que demandam do executor, alm da sua normal especializao tcnica e profissional, conhecimentos profundos na rea de atuao. Assim, a contratao de consultores para a execuo de servios de apoio administrativo, descaracteriza o objetivo da contratao, tendo em vis-

24

Perguntas e respostas

ta que essas no se enquadram na modalidade de consultoria.

Gesto do Sistema S

24. obrigatria a apresentao da declarao de

bens e rendas dos integrantes do rol de responsveis das entidades do Sistema S no processo de prestao de contas? A Lei n 8.730, de 10/11/1993, estabelece, em seu artigo 4, a obrigatoriedade da apresentao da declarao de bens e rendas para todos os administradores ou responsveis por bens e valores pblicos da administrao direta, indireta e fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, assim como toda pessoa que, por fora da lei, estiver sujeita prestao de contas. Entretanto, no processo de contas, obrigatria somente a apresentao de declarao da Unidade de Pessoal da entidade de que os responsveis constantes do rol esto em dia com a exigncia de apresentao de declarao de bens e rendas feita Receita Federal do Brasil. A comprovao da entrega verificada quando dos trabalhos realizados pela equipe de auditoria da SFC/CGU na unidade auditada. A SFC/CGU, em face do que decidiu o Egrgio Tribunal de Contas da Unio, em seu Acrdo 415/2000 Primeira Cmara, tem realizado a verificao da entrega das declaraes de bens e rendas pelos agentes pblicos, mas no a regularidade e compatibilidade

25

de seu contedo, tudo em conformidade com o que foi prolatado pelo aludido Acrdo. Importante trazer colao o que dispe o Decreto n 5.483, de 30/06/2005, artigo 6 Os rgos de controle interno fiscalizaro o cumprimento da exigncia de entrega das declaraes regulamentadas por este Decreto, a ser realizado pelo servio de pessoal competente. Ressalta-se a clareza do artigo 6, o qual atribui aos rgos de controle interno apenas a competncia para fiscalizar o cumprimento da exigncia da entrega das declaraes, sem fazer qualquer meno s anlises. certo que os dispositivos acima transcritos se aplicam s declaraes de bens e valores de que trata a Lei n 8.429/92, e no s declaraes de bens e rendas mencionadas na Lei n 8.730/93 e na Instruo Normativa TCU n 05/94. Entretanto, o artigo 7 do mesmo Decreto, assim disps: A Controladoria-Geral da Unio, no mbito do Poder Executivo Federal, poder analisar, sempre que julgar necessrio, a evoluo patrimonial do agente pblico, a fim de verificar a compatibilidade desta com os recursos e disponibilidades que compem o seu patrimnio, na forma prevista na Lei no 8.429, de 1992, observadas as disposies especiais da Lei no 8.730, de 10/11/1993. Pargrafo nico. Verificada a incompatibilidade patrimonial, na forma estabelecida no caput, a Controladoria-Geral da Unio instaurar procedimento de sindicncia patrimonial ou requisitar sua instaurao ao rgo ou entidade competente.
26

Perguntas e respostas

25. O que deve ser observado na contratao


de pessoal pelas entidades do Sistema S? A contratao de pessoal pelas entidades do Sistema S deve obedecer aos princpios constitucionais, elencados no artigo 37, em especial os da isonomia, impessoalidade, legalidade e publicidade. Alm disso, deve adotar como regra o recrutamento externo, baseado em critrios objetivos. O recrutamento interno deve ser evitado, porm pode ser aceito, desde que devidamente justificado.

Gesto do Sistema S

26. As entidades do Sistema S podem se


utilizar do pagamento de horas extras com habitualidade? No. Os empregados das entidades do Sistema S so regidos pela Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT - Decreto-Lei n 5.452/43). Esta, em seus artigos 59 e 61, estabelece que a durao mxima da jornada de trabalho poder ser acrescida somente em duas horas, as quais podero ser excedidas somente por necessidade imperiosa, ou seja, para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja execuo possa acarretar prejuzo manifesto. As horas extras pagas com habitualidade podem gerar futuras aes trabalhistas contra as unidades do Sistema S, uma vez que o adicional de hora extra, se pago com habitualidade, integra a remunerao-

27

base para os clculos que so feitos sobre o salrio, como FGTS, frias, 13 salrio, indenizao, aviso prvio, aviso prvio indenizado, descanso semanal remunerado. Assim, a unidade deve implementar mecanismos gerenciais e/ou administrativos com o objetivo de evitar o pagamento de horas extraordinrias quando verificar que as horas extras esto sendo utilizadas para aumentar salrio. Providncias como implantao de banco de horas e rotinas de controle dirio de horas trabalhadas podem evitar despesas desnecessrias para as entidades, como pagamento de valores resultantes de aes judiciais.

27. Como funciona o banco de horas?


Tal instituto consiste na dispensa do acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de cento e vinte dias, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias. Empregados de uma entidade do Sistema S podem ser transferidos definitivamente para a mesma entidade localizada em outra Unidade Federativa?

28.

28

Perguntas e respostas

Sim. Porm, as transferncias definitivas s so aceitas se o empregado requisitado for incorporado no mesmo cargo e para exercer as mesmas atividades para as quais foi submetido a processo seletivo em sua unidade de origem, uma vez que no razovel submet-lo a novo processo para o exerccio do mesmo cargo e atividades dentro do mesmo Sistema. A incorporao em cargo diverso daquele para o qual o empregado foi selecionado na origem, configura nova contratao sem amparo nos normativos vigentes, violando-se, assim, os princpios da legalidade, moralidade, publicidade e isonomia a que esto submetidos os Servios Sociais Autnomos. Portanto, nessa hiptese, haveria necessidade de que os requisitados se submetessem a um novo processo seletivo. So consideradas regulares as transferncias, desde que, para o mesmo cargo e sem a extino do vnculo empregatcio, ou seja, sem a cessao no contrato de trabalho do empregado na unidade de origem. A transferncia dever ocorrer em cargo de atribuies equivalentes, sem que ocorra ascenso funcional imediata e desde que no haja resciso contratual na origem. A demisso na entidade de origem configura desvinculao empregatcia e uma nova admisso, devendo, pois, ser aplicado processo de seleo de pessoal.

29

Gesto do Sistema S

29. Em caso de demisso de empregados, em que

situao devido o pagamento de verbas indenizatrias referentes a aviso prvio e multa de 40% sobre o FGTS? O pagamento dessas verbas indenizatrias devido apenas nos casos de demisso sem justa causa. Caso o desligamento seja por justa causa ou por iniciativa do empregado, fica descaracterizada a obrigatoriedade do pagamento dessas verbas indenizatrias. Portanto, importante verificar se a demisso sem justa causa de interesse da entidade, sendo motivada, por exemplo, por revises e melhorias de processos de trabalho, com vistas reduo de custos. Realizao de acordos informais para a efetivao de demisses sem justa causa pode constituir-se em prtica ilcita e antieconmica, pois sujeitam a entidade aos pagamentos comandados pela legislao trabalhista.

30. Caso as entidades do Sistema S possuam

um sistema de previdncia complementar, como dever ser a contribuio do patrocinador? A Lei Complementar n 108, de 29/05/2001, limitou a contribuio normal do patrocinador para plano de benefcios em valor que no exceda a contribuio do participante. inquestionvel que os entes do Sistema S, como entidades jurdicas de direito privado, ge-

30

Perguntas e respostas

ridas com recursos pblicos, por analogia, esto sob a gide dos citados dispositivos legais, e, portanto, obrigados a adequar as suas contribuies, s entidades de previdncia privada, aos limites de paridade fixados em lei, ou seja, de 1/1 (um por um). A entidade de previdncia complementar no pode, em hiptese alguma, assumir o nus total da contribuio nem exceder a parcela de contribuio do participante.

Gesto do Sistema S

31. As entidades do Sistema S devem obedecer ao limite remuneratrio estabelecido no art. 37, inciso XI da Constituio Federal de 1988? No. As entidades do Sistema S esto desobrigadas da obedincia aos parmetros estabelecidos para a Administrao Pblica. Contudo, por gerir recursos de natureza parafiscal, essas esto sujeitas observncia dos princpios da moralidade e da economicidade, alm da compatibilidade e da razoabilidade da remunerao dos dirigentes com as atividades desenvolvidas, devendo ter, como balizadores, os salrios praticados pelo mercado para cargos com atribuies semelhantes na iniciativa privada, no servio pblico e entre as diversas entidades do Sistema S.

32. As entidades do Sistema S podem firmar

convnios, acordos, ajustes ou outros instrumentos congneres para execuo de atividades fora da finalidade da entidade?

31

No. Ao firmarem convnios, acordos, ajustes ou outros instrumentos congneres, inclusive com as Federaes e Confederaes, as entidades do Sistema S devem definir objetos que guardem correlao com suas funes regimentais de forma a evitar o desvio de finalidade. As despesas decorrentes desses instrumentos realizadas de forma conjunta com outras entidades devem ser executadas exclusivamente quando ficar demonstrado o atendimento relativo comprovao do enquadramento do objeto entre os objetivos da entidade.

33. O que deve ser observado na celebrao de


convnios, acordos, e/ou ajustes entre as entidades do Sistema S e as Federaes? Os objetivos previstos nesses instrumentos devem ser comuns s partes envolvidas e no privilegiar os interesses de um partcipe em detrimento dos interesses dos demais. Nesse sentido, o rateio dos custos de convnios e acordos, deve respeitar o critrio da proporcionalidade entre os dispndios e os benefcios de cada entidade. Devem ser avaliados, tambm, os objetos dos instrumentos e os possveis resultados a serem atingidos, de forma a apresentar elementos que atendam aos objetivos da entidade. Quanto normatizao de convnios, acordos e/ou ajustes celebrados entre as entidades do Sistema S e as Federaes ou outros entes, necessrio observar a linha orientativa e as normas vigentes na Adminis32

Perguntas e respostas

trao Pblica Federal que regulamentam o objeto, o plano de trabalho, os percentuais de participao, a abertura de conta especfica e a prestao de contas, entre outros assuntos.

Gesto do Sistema S

34. As entidades do Sistema S devem pos-

suir controle de utilizao dos seus meios de transporte? Sim. A entidade deve possuir controle adequado e normatizado da frota existente, inclusive quanto aos deslocamentos e ao trajeto percorrido (destinos, motivo, data, horrios, distncia percorrida, marcaes do hodmetro na sada e na chegada) e aos abastecimentos realizados (data, quantidade de combustvel, preo, marcao do hodmetro no momento do abastecimento e responsvel pelo abastecimento).

35. As entidades do Sistema S devem identificar os veculos de servio, inclusive os de uso dos dirigentes, com as suas siglas ou logotipos? Sim. Todos os veculos pertencentes s entidades do Sistema S, inclusive os de uso pessoal dos dirigentes, devem possuir identificao da instituio proprietria na parte externa, em dimenses de fcil visualizao, ainda que no seja necessariamente o seu logotipo. A inscrio uso exclusivo em servio de uso facultativo, vez que se trata de exigncia prevista em norma da Administrao Pblica, no aplicvel s entidades do Sistema S.

33

34

Perguntas e respostas

Glossrio

Atividade-Meio:

Gesto do Sistema S

a descentralizao de atividades, somente poder ocorrer nas atividades auxiliares a sua atividade principal. So exemplos de atividades auxiliares: manuteno, restaurante, limpeza, segurana, administrao, etc.

Banco de Horas:

sistema que permite a troca do pagamento em dinheiro das horas extras trabalhadas por uma compensao com folgas. Assim, o empregado vai depositando horas extras no banco, como crditos para depois sacar estas horas e us-las como folga. Deste modo, se ele depositou 40 (quarenta) horas no banco, por exemplo, poder compensar estas horas tirando uma semana a mais de frias.

BDI - Benefcios ou Bonificaes e Despesas Indiretas:

o percentual correspondente s despesas indiretas e ao lucro que, aplicada ao custo direto de um empreendimento (materiais, mo-de-obra, equipamentos), eleva-o a seu valor final.

Confederao:

agrupamento de federaes profissionais para a defesa de interesses comuns.

37

Contribuio Parafiscal:

um tributo includo na espcie tributria denominada contribuio especial. Sua arrecadao destinada ao custeio de atividade paraestatal, ou seja, atividades exercidas por entidades privadas, mas com conotao social ou de interesse pblico.

Despesas Indiretas:

compreendem, preponderantemente, os valores relativos aos gastos apropriveis indiretamente s reas meio da entidade. Devem ser rateadas por meio de critrios adequados. Entidade Fechada de Previdncia Privada: trata-se de uma instituio sem fins lucrativos que administra os planos de previdncia de uma determinada sociedade, chamada de patrocinadora, normalmente uma empresa pblica ou privada, pelos chamados fundos de penso. O que a caracteriza como entidade fechada o fato de atender exclusivamente aos empregados de suas patrocinadoras. So fiscalizadas pela SPC Secretaria de Previdncia Complementar do MPS Ministrio da Previdncia Social.

Entidade Fechada de Previdncia Privada:

trata-se de uma instituio sem fins lucrativos que administra os planos de previdncia de uma determinada sociedade, chamada de patrocinadora, normalmente uma empresa pblica ou privada, pelos chamados fundos de penso. O que a caracteriza como entidade fechada o fato de atender exclusivamente aos empregados de suas patrocinadoras. So fiscalizadas

38

Perguntas e respostas

pela SPC Secretaria de Previdncia Complementar do MPS Ministrio da Previdncia Social.

Gesto do Sistema S

Entidade Paraestatal:

pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos, que exercem atividades de interesse pblico, mas no exclusivas de Estado, recebendo fomento do Poder Pblico, e que no integram a Administrao Pblica, em sentido formal.

Federao:

reunio de grupos profissionais, esportivos, religiosos, sindicais ou outros de carter definido, para defender e promover objetivos comuns.

Fundo de Penso:

um fundo de investimento sem fins lucrativos, sendo geralmente oferecido pelas empresas aos empregados, com a inteno de complementar a aposentadoria obtida junto previdncia social.

Habitualidade:

caracteriza-se pela apresentao do empregado para o trabalho, diariamente ou, no mnimo, 3 (trs) vezes por semana.

Pessoalidade:

decorre da subordinao onde a prestao de trabalho intuitu personae. Na contratao de empresa, de Personalidade Jurdica - PJ, no h diretamente a pessoalidade, porque tem-se a opo de contratar empre-

39

gados para prestarem o servio junto ao tomador. J na contratao de Profissionais Autnomos - PF, muito embora seja ele quem dever executar o servio, deve-se tomar o cuidado para que no ocorra a subordinao, a habitualidade e a pessoalidade, elementos esses que podero caracterizar a relao de emprego.

Licitao Deserta:

licitao que no pode ser concluda em virtude da ausncia de licitantes.

Licitao Fracassada:

licitao que no pode ser concluda porque os licitantes foram inabilitados ou tiveram suas propostas desclassificadas.

Mobilizao e Desmobilizao:

o conjunto de providncias e operaes que o executor dos servios tem que efetivar para transportar pessoal e equipamentos at o local da obra e, ao final dos trabalhos, retorn-los para o ponto de origem.

Patrocinador:

a pessoa jurdica que assume a responsabilidade financeira por contribuir para um regime de previdncia complementar, em nome de seus empregados.

Preo Inexequvel:

aquele que no venha a ter demonstrada sua viabilidade atravs de documentao que comprove

40

Perguntas e respostas

que os custos dos insumos so coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade so compatveis com a execuo do objeto do contrato.

Gesto do Sistema S

Previdncia Complementar:

tambm chamada de previdncia privada, uma forma de seguro contratado para garantir uma renda ao empregado ou seu beneficirio. Os valores do prmio so aplicados pela entidade gestora que, com base em clculos atuariais, determina o valor do benefcio. No Brasil pode ser do tipo aberta ou fechada.

Rol de Responsveis:

lista de pessoas responsveis por atos de gesto.

Servio Social Autnomo:

so entes institudos por lei, com personalidade jurdica de direito privado, com a finalidade de ministrar assistncia ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais, sem fins lucrativos, mantidos por contribuies parafiscais compulsrias incidentes sobre o montante da remunerao paga aos empregados dos estabelecimentos comerciais, industriais, de transportes rodovirios, etc. Os Servios Sociais Autnomos, como entes de cooperao, do gnero paraestatal, vicejam ao lado do Estado e sob seu amparo, mas sem subordinao hierrquica a qualquer autoridade pblica, ficando apenas vinculados aos rgos estatais relacionados com suas atividades, para fins de controle finalstico e prestao de contas dos dinheiros pblicos recebidos para sua manuteno.

41

Sistema S:

expresso utilizada para identificar o conjunto de entidades paraestatais, atualmente constitudo pelas seguintes instituies: Servio Social da Indstria SESI; Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI; Servio Social do Comrcio SESC; Servio Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC; Servio Nacional de Aprendizagem Rural SENAR; Servio Nacional de Aprendizagem do Transporte SENAT; Servio Social do Transporte SEST; Servio Social do Cooperativismo SESCOOP; Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE; Agncia de Promoo de Exportaes APEX Brasil; Agncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial ABDI.

42

Perguntas e respostas

Termo de Cooperao Tcnica:

Gesto do Sistema S

instrumento legal que formaliza a execuo de atividades em parceria entre a unidade de conservao e demais rgos pblicos (federais, estaduais ou municipais), organizaes no-governamentais ou entidades particulares. Este mecanismo de parceria, bem como os convnios, possibilita a realizao de aes de interesse comum e coincidentes entre os participantes. A nica diferena entre um convnio e um termo de cooperao tcnica que o primeiro possibilita o repasse de recursos financeiros para a obteno dos resultados acordados entre as partes, enquanto o segundo, Termo de Cooperao Tcnica, no prev este tipo de repasse.

43

Conhea mais sobre a CGU www.cgu.gov.br

Anda mungkin juga menyukai