Anda di halaman 1dari 6

CAUSA

Velocidade de soldagem muito alta. Em CC, polaridade errada. Corrente Inadequada Arco muito longo

POROSIDADE

Material de base impuro. Chapas sujas. Material de base segregado. Eletrodos umidos. Poros na cratera final. Eletrodos de qualidade inferior. Falha no manejo do eletrodo.

FALTA DE PENETRAO

Corrente muito baixa. Dimetro insuficiente do eletrodo. Pea de trabalho muito fria Preparao incorreta da pea. Corrente muito alta. Arco muito longo Manejo incorreto do eletrodo. Avano muito rpido Arco sopra lateralmente. Eletrodo mido. Junta muito estreita. Corrente muito baixa. Manejo incorreto do eletrodo. Chanframento irregular. Chanfro muito estreito. Limpeza de escria no adequada. Raiz mal preparada. Eletrodos de qualidade inferior. Corrente muito alta. Arco muito longo Sopro magntico. Pea de trabalho muito suja. Eletrodo mido. Eletrodo de qualidade inferior. Em CC, sopro magntico desloca o arco na direo do eletrodo

MORDEDURAS

INCLUSO DE ESCRIAS

RESPINGOS ABUNDANTES

ARCO INSTVEL
Alma do eletrodo excntrica em relao ao revestimento.

Eletrodo mido em alguns pontos, fundindo obliquamente por esta razo. M preparao da junta Excesso de passes dos cordes

EMBICAMENTO

Temperaturas elevadas

Ponteamento insuficiente.

BORDAS DESNIVELADAS

Falta de experincia, habilidade ou desateno do soldador Inclinao incorreta do eletrodo Excesso de calor na junta

DISSIMETRIA DOS CORDES

TRINCAS
Trinca na cratera Trinca transversal na ZF Trinca transversal na ZTA Trinca longitudinal na ZF Trinca na margem da solda Trinca sob o cordo Trinca na linha de fuso Trinca na raiz da solda.

Tipo errado de eletrodo Material de base de m soldabilidade Perfil de solda inadequado Arco muito longo Cratera final da solda com mau acabamento Montagem muito rgida Resfriamento muito rpido Chapas sujas Vibraes

SOLUO
Avance mais lentamente. Inverta as ligaes nas sadas da maquina de solda. Ajuste a corrente na mquina. Encurte o arco. Use eletrodos do tipo bsico. Limpe a superfcie das chapas. Rejeite as chapas. Seque o eletrodo. Seja cuidadoso quando interromper o arco. Use um eletrodo de melhor qualidade. Dirija o arco de modo que ambas superfcies sejam aquecidas corretamente. Aumente a corrente. Para materiais espessos use dimetros maiores Pr aquea a pea. Prepare a junta convenientemente (angulo de chanfro, nariz e fresta) Diminua a corrente. Encurte o arco. Manejar de tal forma que a fuso seja feita somente nos pontos certos. Avance mais lentamente. Veja "Arco Instavel" Seque o eletrodo ou use um novo. Alargue o ngulo do chanfro. Aumente a corrente. Movimentar o eletrodo para que a escria no passe frente da poa de fuso. Quando chanfrar, utilizar a ferramenta adequada para ter um chanfro sem defeitos. Aumente o ngulo de chanfro. Destaque toda a escria, meticulosamente,entre cada passe. Prepare a raiz at que o metal surja completamente. Use um eletrodo de melhor qualidade. Diminua a corrente. Encurte o arco. Veja "Arco Instavel" Limpe a pea de trabalho. Seque o eletrodo ou use um novo. Use um eletrodo de melhor qualidade. Neutralize o sopro magntico inclinando o eletrodo. Se a corrente estiver de retorno curto-circuitar, coloque um material isolante sob uma das extremidades a serem soldadas. Modifique a posio da garra do cabo de retorno. Evite ou modifique a posio de objetos facilmente magnetizveis. Use cobre, grafite ou alumnio como cobrejunta de apoio a solda. Mude para CA. (Use um transformador) Gire o eletrodo para eliminar os efeitos perturbadores da parte excntrica. use um novo eletrodo.

Seque o eletrodo. Use um novo eletrodo. Dimensionamento do projeto corretamente Evitar o excessivo passe de cordes de solda

Realizar o ponteamento corretamente. Qualificao e prtica do profissional operador

Fazer a angulao correta para a solda. Corrigir os parmetros de soldagem.

Tente um eletrodo do tipo bsico Evite materiais de base que no sejam soldados com os equips. Disponveis Atente a que o primeiro passe tenha seo transversal suficientemente robusta. Encurte o arco. Retorne um pouco o eletrodo para dentro da cratera. Aquea e controle a distribuio do calor na pea de trabalho. Pr-aquea a pea e aumente o tempo de resfriamento. Limpe a superfcie das chapas. Nunca solde uma pea que esteja sobre trabalho.

ILUSTRAO