Anda di halaman 1dari 21

31 de outubro o dia da Reforma Protestante

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Precursor da Reforma Protestante na Europa, Lutero nasceu na Alemanha no ano de 1483 e fez parte da ordem agostiniana. Em 1507, ele foi ordenado padre, mas devido as suas idias que eram contrrias as pregadas pela igreja catlica, ele foi excomungado.

Idias e doutrina Sua doutrina, salvao pela f, foi considerada desafiadora pelo clero catlico, pois abordava assuntos considerados at ento pertencentes somente ao papado.

Contudo, esta foi plenamente espalhada, e suas inmeras formas de divulgao no caram no esquecimento, ao contrrio, suas idias foram levadas adiante e a partir do sculo XVI, foram criadas as primeiras igrejas luteranas.

Apesar do resultado, inicialmente o reformador no teve a pretenso de dividir o povo cristo, mas devido proporo que suas 95 teses adquiriram, este fato foi inevitvel.

Para que todos tivessem acesso s escrituras que, at ento, encontravam-se somente em latim, ele traduziu a Bblia para o idioma alemo, permitindo a todos um conhecimento que durante muito tempo foi guardado somente pela igreja.

Com um nmero maior de leitores do livro sagrado, a quantidade de protestantes aumentou consideravelmente e entre eles, encontravam-se muitos radicais. Precisou ser protegido durante 25 anos. Para sua proteo, ele contava com o apoio do Sbio Frederico, da Saxnia.

Foi responsvel pela organizao de muitas comunidades evanglicas e, durante este perodo, percebeu que seus ensinamentos conduziam a diviso. Casou-se com a monja Katharina Von Bora, no ano de 1525, e teve seis filhos.

Poucas pessoas na histria do cristianismo tm sido discutidas to acaloradamente como Lutero. Ele mudou o curso da histria pela coragem, desafiando o poder do papado e do imprio, mantendo pontos de vista contrrios prtica e preceitos da religio estabelecida, o catolicismo romano, por serem conflitantes ao contedo da Bblia.

O principal ensinamento do Evangelho contra o qual Lutero se rebelou foi o da penitncia. A salvao graa de Deus e no pagamos nada por isso. A centelha que se acendeu no ex- monge provavelmente veio em 1515, quando Lutero comeou a dar palestras sobre a carta de Paulo aos Romanos. Como ele mesmo disse, foi logo no primeiro captulo do livro que Lutero encontrou a resposta s suas dificuldades.

Por conseguinte, o monge passa a comentar sobre sua descoberta, "senti que nasci de novo e que eu havia sido carimbado para entrar no paraso. Toda a Escritura teve um novo significado. E desde ento "a justia de Deus" passou a indescritivelmente doce para mim estava sob um grande amor ".

Lutero parece ter sido um homem relativamente calmo, dedicado aos seus estudos e com lutas espirituais. Sua grande descoberta - ele trouxe uma nova compreenso da Palavra de Deus - no o levou imediatamente a protestar contra a forma como a Igreja Catlica Romana ainda compreende a f crist. Pelo contrrio, o monge dedicado continuou os seus ensinamentos e pastorais e, embora haja evidncias de que mostrou sua nova teologia, no tinha inteno de se opor ao que ensinavam no catolicismo romano.

"O que foi a Reforma Protestante?"

Ao compreendermos a histria da Igreja Protestante e da Reforma, importante primeiramente entender que uma das alegaes feitas pela Igreja Catlica Romana a da sucesso apostlica. Isto simplesmente significa que eles alegam uma autoridade nica sobre todas as igrejas e denominaes, fazendo um retrocesso atravs dos sculos na linha de sucesso dos papas da Igreja Catlica, chegando at o Apstolo Pedro.

Na viso que tm os catlicos, isto d a Igreja Catlica Romana a singular autoridade que suplanta todas as denominaes de igrejas. De acordo com a Enciclopdia Catlica, esta sucesso apostlica somente encontrada na Igreja Catlica e nenhuma igreja separada tem qualquer validade de alegar para si este direito.

por causa desta sucesso apostlica que a Igreja Catlica Romana alega ter a singular autoridade para interpretar as Escrituras e estabelecer doutrinas, assim como ter um supremo lder no papa, que infalvel (livre de erro) quando falando ex cathedra , ou seja, no exerccio de sua posio como pastor e mestre de todos os cristos. Por este motivo, de acordo como a viso catlica romana, os ensinamentos e tradies da Igreja Catlica Romana, por virem do papa, so igualmente infalveis e dotadas de autoridade, assim como as prprias Escrituras. Esta uma das maiores diferenas entre os catlicos romanos e os protestantes, e foi uma das razes fundamentais para a Reforma Protestante.

Logicamente os catlicos romanos no so os nicos que tentam alegar para si a singular autoridade atravs da sucesso apostlica, rastreando as razes de sua igreja at os dias dos primeiros apstolos.

Por exemplo, a Igreja Ortodoxa Oriental tambm alega sucesso apostlica, sendo esta muito parecida com a viso catlica romana. A diviso entre a Igreja Ortodoxa Oriental e o Catolicismo Romano no ocorreu at o Grande Cisma em 1054 d.C. (a Igreja Catlica Romana ocidental e a Igreja Ortodoxa oriental se separam).

H tambm algumas denominaes protestantes ou grupos que tentaro estabelecer um Rastreamento de Sangue que possa ser feito retroativamente atravs dos sculos at a igreja do primeiro sculo e aos prprios apstolos. Apesar destes protestantes no afirmarem a sucesso apostlica para estabelecer a autoridade de um papa como um lder infalvel, eles, mesmo assim, vem tal ligao com a igreja primitiva, em

pelo menos um pequeno grau, como estabelecendo a autoridade de suas doutrinas e prticas.

Ao se compreender a histria do Cristianismo e as alegaes de sucesso apostlica, to bem quanto a alegao da Igreja Catlica Romana em ser a nica Igreja verdadeira com singular autoridade, importante que cheguemos a alguns pontos-chave: Primeiro, devemos compreender que mesmo nos dias dos apstolos e na igreja do primeiro sculo, falsos mestres e falsos ensinamentos se constituam em problema significante. Sabemos disto porque encontramos avisos contra heresias e falsos mestres em todos os escritos posteriores do Novo Testamento.

O prprio Jesus alertou que estes falsos mestres seriam como lobos em pele de cordeiro (Mateus 7:15), e que haveria joio e trigo convivendo at o dia do julgamento, quando Ele separaria os salvos dos perdidos, os verdadeiros crentes renascidos daqueles que no O receberam verdadeiramente (Mateus 13:24-30). Isto importante na compreenso da histria da igreja, pois desde quase o comeo falsos mestres e falsos ensinamentos invadiram a igreja, desviando as pessoas do caminho correto.

Mas apesar disto, sempre houve tambm os verdadeiros crentes renascidos, que atravs de todas as geraes, mesmo nos perodos mais negros da idade das trevas, se agarraram firmemente s doutrinas bblicas de salvao apenas pela graa, atravs somente da f, somente em Jesus Cristo.

A segunda coisa que devemos saber para podermos compreender corretamente a histria da igreja que a palavra catlico simplesmente significa universal. Isto se faz importante porque os escritos cristos primitivos do primeiro e segundo sculos, quando o termo catlico usado, referem-se igreja universal ou corpo de Cristo que feito dos crentes renascidos de cada tribo, lngua e nao (Apocalipse 5:9; 7:9).

Entretanto, como muitas palavras atravs dos tempos, a palavra catlico comeou a assumir novo significado, ou veio a ser usada em um novo sentido. Atravs dos tempos, o conceito de uma igreja universal ou catlica comeou a tornar-se o conceito de que todas as igrejas eram consideradas como formando, juntas, uma igreja, no apenas espiritualmente, mas tambm visivelmente, estendendo-se atravs do mundo.

Este mau entendimento da natureza da igreja visvel (que sempre teve joio e trigo e a igreja invisvel (o corpo de Cristo que feito apenas de crentes renascidos), levaria ao conceito de uma visvel Igreja Catlica Santa, fora da qual no h salvao. por causa deste mal entendimento da natureza da igreja universal que a Igreja Catlica Romana se desenvolveu.

Antes da converso de Constantino ao Cristianismo em 315 d.C., os cristos haviam sido perseguidos pelo governo romano. Com sua converso, o Cristianismo tornou-se uma religio permitida do Imprio Romano (e mais tarde tornou-se a religio oficial), e desta forma a Igreja visvel juntou-se com o poder do governo Romano.

Este casamento de Igreja e Estado levou formao da Igreja Catlica Romana, e atravs dos tempos fez com que a Igreja Catlica Romana refinasse sua doutrina e desenvolvesse sua estrutura da forma que melhor servisse aos propsitos do governo romano. Durante este tempo, opor-se Igreja Catlica Romana era o mesmo que se opor ao governo romano, o que acarretava severas penas. Por este motivo, se algum discordasse com alguma doutrina da Igreja Catlica Romana, seria uma sria ofensa que freqentemente levaria excomunho, e s vezes at a morte.

A oposio Igreja Catlica Romana e os seus falsos ensinamentos piorou no sculo XVI, quando um monge catlico Romano chamado Martin Luther (Martinho Lutero) pregou suas 95 Teses contra os ensinamentos da Igreja Catlica Romana na porta da igreja do castelo de Wittenbert, Alemanha.

A inteno de Martinho Lutero era reformar a Igreja Catlica Romana, e fazendo assim estava desafiando a autoridade do papa.

Com a recusa da Igreja Catlica Romana em dar ouvidos chamada de Lutero para a reforma e retorno s doutrinas e prticas bblicas, iniciou-se a Reforma Protestante, da qual quatro divises ou tradies principais de Protestantismo surgiriam: Luteranismo, Reformados, Anabatistas e Anglicanos. Durante este tempo Deus levantou homens piedosos em diferentes pases para, uma vez mais restaurar igrejas por todo o mundo a suas origens bblicas e a suas doutrinas e prticas bblicas.

Em 1517, quando Lutero pregou a forma de se divulgar os fatos na poca - suas famosas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, no tinha a inteno de criar uma turbulncia religiosa. Ele anunciou as teses na vspera da festa de Todos os Santos e o impacto foi tal que a data de 31 de outubro, como o incio da Reforma Protestante e da reafirmao da palavra Deus.

Veja a seguir a ntegra das 95 teses de Martinho Lutero: Teses 1 Tese Nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo, quando disse: "Arrependeivos", quis que toda a vida dos fiis fosse arrependimento.

2 Tese Esta palavra no pode ser entendida como significando a penitncia sacramental, isto , a confisso e a satisfao, que administrada pelos sacerdotes. 3 Tese Nem tambm significa somente arrependimento interior, e mais, o arrependimento interior nulo, a no ser que externamente produza variadas mortificaes da carne. 4 Tese A pena [do pecado], conseqentemente, continua enquanto continuar o dio por si mesmo (este o verdadeiro arrependimento interior), e continua at nossa entrada no reino dos cus. 5 Tese O Papa no pretende nem pode remir quaisquer penas alm daquelas que ele imps seja atravs de sua prpria autoridade ou atravs da dos cnones. 6 Tese O Papa no pode remir qualquer culpa, a no ser declarando, e confirmando que ela foi remida por Deus; ainda que, para estar seguro, ele possa conceder remisso em casos que so reservados ao seu julgamento. Se seu direito de conceder remisso em tais casos for desprezado, o culpado permanecer inteiramente sem perdo. 7 Tese Deus no redime a culpa de qualquer pessoa sem que Ele, ao mesmo tempo, a humilhe em todas as coisas e a traga em sujeio ao Seu substituto, o sacerdote. 8 Tese Os cnones penitenciais so impostos somente aos vivos, e, segundo os mesmos, nada pode ser imposto aos que morrem. 9 Tese Portanto, o Santo Esprito no Papa nos benevolente, porque em seus decretos ele sempre faz exceo ao artigo da morte e da necessidade. 10 Tese Maldosas e sem conhecimento de causa so as obras daqueles sacerdotes que reservam aos moribundos as penitncias cannicas para o

purgatrio. 11 Tese Essa ciznia de transformar a pena cannica em pena de purgatrio evidentemente foi semeada enquanto os bispos dormiam. 12 Tese Em tempos passados as penas cannicas foram impostas no depois, mas antes da absolvio, como verificao de verdadeira contrio. 13 Tese Os que esto morte so libertos pela morte de todas as penas; eles j esto mortos para as leis cannicas, e tm o direito de serem dispensados delas. 14 Tese A sade imperfeita [da alma], ou seja, o amor imperfeito, dos que esto morte traz necessariamente consigo grande temor, e tanto mais quanto menor for o amor. 15 Tese Este temor e horror so suficientes por si ss (para no dizer outras coisas) para constiturem-se na pena de purgatrio, desde que esto prximos do horror de desespero. 16 Tese Inferno, purgatrio e cu parecem diferir como o fazem o desespero, o quase desespero e a garantia de segurana. 17 Tese Parece necessrio, com as almas no purgatrio, que diminua o horror e que cresa o amor. 18 Tese Parece no ter sido provado, nem por razo nem por Escritura, que elas esto fora do estado de mrito, ou seja, do crescente amor. 19 Tese Tambm parece no ter sido provado que elas, ou pelo menos que todas elas, esto certas ou asseguradas de sua prpria bemaventurana, ainda que ns possamos estar bem certos disto. 20 Tese Portanto, por "plena remisso de todas as penas", o Papa no

quer dizer verdadeiramente "de todas", mas somente daquelas impostas por ele prprio. 21 Tese Portanto, erram aqueles pregadores de indulgncias, os quais dizem que atravs das indulgncias do Papa um homem liberto de todas as penas, e salvo; 22 Tese Considerando que ele no envia s almas no purgatrio nenhuma pena que, segundo os cnones, elas deveriam ter pagado nesta vida. 23 Tese Se que de todo possvel conceder a algum remisso de todas e quaisquer penas, certo que esta remisso poderia ser dada somente aos mais perfeitos, ou seja, pouqussimos. 24 Tese Isto faz ser necessrio, por conseqncia, que a maior parte do povo est sendo enganada pela indiscriminada e retumbante promessa de absolvio da pena. 25 Tese O poder que o Papa tem sobre o purgatrio, de modo amplo, exatamente como o poder que qualquer bispo ou cura tem em sua prpria diocese ou parquia, de modo particular. 26 Tese O Papa faz muito bem quando, no pelo poder das chaves (as quais ele no possui), mas por meio de intercesso, concede remisso s almas. 27 Tese Pregam a doutrina humana os que dizem que assim que a moeda tilintar na caixa, a alma voar para fora (do purgatrio). 28 Tese O certo que quando a moeda tilintar na caixa, o lucro e a avareza poder crescer, mas o resultado da intercesso da Igreja est somente na vontade de Deus. 29 Tese E quem sabe se todas as almas no purgatrio desejam ser remidas, como na lenda de So Severino e Pascoal?

30 Tese Ningum est certo de que sua prpria contrio sincera; muito menos que tenha obtido plena remisso. 31 Tese Quo rara a verdadeira penitncia, to rara quanto quem legitimamente adquire indulgncias, ou seja, rarssima. 32 Tese Sero condenados eternamente, junto com seus mestres, aqueles que crem que a si mesmos garantiram salvao por causa de suas cartas de perdo (indulgncia). 33 Tese Deve-se estar em guarda contra aqueles que dizem que as indulgncias papais so aquelas inestimveis ddivas de Deus pelas quais o homem reconciliado com Ele. 34 Tese Porque estas graas de perdo se referem somente s penas de satisfao sacramental, e estas so impostas pelo homem. 35 Tese No pregam doutrina Crist os que ensinam que queles que desejam alcanar a redeno da alma, no necessrio o arrependimento. 36 Tese Qualquer Cristo verdadeiramente arrependido tem direito plena remisso das penas e da culpa que lhe cabem, mesmo sem as cartas de perdo. 37 Tese Qualquer verdadeiro Cristo, seja vivo ou morto, tem parte em todas as bnos de Cristo e da Igreja; e isto lhe concedido por Deus, mesmo sem as cartas de perdo. 38 Tese Entretanto, a remisso e a participao do Papa de modo nenhum devem ser desprezadas, pois (como j disse) uma declarao de remisso divina. 39 Tese muito difcil mesmo para os telogos mais capazes, exaltar ao povo, ao mesmo tempo, a abundncia das indulgncias e a [necessidade

de] verdadeiro arrependimento. 40 Tese O verdadeiro arrependimento busca e ama as penas, mas a abundncia de indulgncias relaxa as penas e faz [o povo] odi-las, ou pelo menos, d ocasio [a isto]. 41 Tese Deve-se pregar com cuidado sobre as indulgncias apostlicas, para que o povo, equivocadamente, no as entenda como sendo preferveis s outras boas obras do amor. 42 Tese Os Cristos devem ser ensinados que o Papa no tem a inteno de que a compra de indulgncias seja comparada, de qualquer forma que seja com as obras de misericrdia. 43 Tese Os Cristos devem ser ensinados que aquele que d ao pobre ou empresta ao necessitado faz uma melhor obra do que [faria] comprando indulgncias. 44 Tese Porque pela obra do amor cresce o amor e o homem se torna melhor, mas pelas indulgncias o homem no se torna melhor, somente mais livre da pena. 45 Tese Deve-se ensinar aos Cristos, que aquele que v algum em necessidade e o negligencia, e gasta [seu dinheiro em indulgncias], no adquire indulgncias do Papa, mas a ira de Deus. 46 Tese Deve-se ensinar aos Cristos, que a menos que tenham muito mais do que necessitam, devem separar o que necessrio s suas prprias famlias, e de modo algum desperdiar dinheiro com indulgncias. 47 Tese Deve-se ensinar aos Cristos que a compra de indulgncias uma questo de liberdade e no um mandamento. 48 Tese Deve-se ensinar aos Cristos que o Papa, ao conceder indulgncias, necessita e, portanto, desejam as suas devotas oraes em seu favor, mais do que o dinheiro que lhe apresentam.

49 Tese Deve-se ensinar aos Cristos que as indulgncias do Papa so teis se eles no depositarem sua confiana nelas; mas [so] completamente nocivas se atravs delas eles perderem o temor de Deus. 50 Tese Deve-se ensinar aos Cristos que se o Papa soubesse das extorses dos pregadores de indulgncias, ele preferiria que a Baslica de So Pedro fosse reduzida a cinzas, a ser ela edificada com a pele, a carne e os ossos das suas ovelhas. 51 Tese Deve-se ensinar aos Cristos que seria desejo do Papa, como seu dever, dar do seu prprio dinheiro a muitos daqueles de quem os mascates das indulgncias extorquem o dinheiro, mesmo que para isto a Baslica de So Pedro tivesse que ser vendida. 52 Tese V a garantia de salvao atravs das cartas de perdo, mesmo se o comissrio, ou mesmo o prprio Papa empenhassem suas almas por elas. 53 Tese Inimigos de Cristo e do Papa so aqueles que propem que a Palavra de Deus seja de todo silenciada em algumas igrejas, de modo que as indulgncias possam ser pregadas. 54 Tese Injria feita Palavra de Deus quando, em algum sermo um tempo igual ou maior gasto com as indulgncias que com ela. 55 Tese O pensamento do Papa, necessariamente, que se as indulgncias, que so coisas de importncia menor, so celebradas com um badalar de sino, com uma procisso e com uma celebrao de cerimnia, o Evangelho que o mais importante, seja pregado com uma centena de badaladas de sinos, e com uma centena de procisses e com uma centena de celebraes de cerimnia. 56 Tese Os tesouros da Igreja, a partir dos quais o Papa concede as indulgncias, no so suficientemente mencionados ou conhecidos entre o povo de Cristo.

57 Tese Que eles no so temporais certo e patente, por isso muitos dos vendedores [de indulgncias] no os distribuem facilmente, mas somente os ajuntam. 58 Tese Nem so eles os mritos de Cristo e dos santos, pois estes sempre operaram (sem o Papa) a graa sobre o homem interior, e, a cruz, a morte e o inferno [operaram a graa] sobre o homem exterior. 59 Tese So Loureno disse que os tesouros da Igreja sos os pobres da Igreja, mas ele falou de acordo com o uso da palavra em seu prprio tempo. 60 Tese Sem temeridade dizemos que as chaves da Igreja, dadas pelo mrito de Cristo, so estes tesouros. 61 Tese Porque claro est que para a remisso das penas e das quedas, o poder do Papa por si s suficiente. 62 Tese O verdadeiro tesouro da Igreja o Santssimo Evangelho da glria e da graa de Deus. 63 Tese Mas este tesouro naturalmente o mais odioso, porque faz os primeiros serem os ltimos. 64 Tese Por outro lado, o tesouro das indulgncias naturalmente mais aceitvel, porque faz os ltimos serem os primeiros. 65 Tese Portanto, os tesouros do Evangelho so as redes que foram anteriormente usadas para pescar homens de posses. 66 Tese Os tesouros das indulgncias so redes com as quais eles agora pescam as posses dos homens. 67 Tese As indulgncias que os pregadores proclamam como as "grandes

graas" so entendidas com sendo realmente isto, na medida em que promovem ganho [de renda]. 68 Tese Ainda que sejam, na verdade, das graas as menores [quando] comparadas com a graa de Deus e a piedade da Cruz. 69 Tese Os Bispos e Curas so obrigados a admitir os comissrios de indulgncias apostlicas com toda a reverncia. 70 Tese Mas, ainda mais, so obrigados a observar com todos os olhos e ouvir com todos os ouvidos, a fim de que estes homens no preguem seus prprios sonhos ao invs do que lhes foi comissionados pelo Papa. 71 Tese Aquele que falar contra a verdade das indulgncias apostlicas, seja antema (excomungado) e amaldioado. 72 Tese Mas, bem-aventurado seja aquele que se guarda contra a concupiscncia e a licenciosidade dos pregadores de indulgncias. 73 Tese O Papa, com justia, fulmina aqueles que, de alguma forma, defraudam o comrcio de indulgncias. 74 Tese Mas, muito mais deseja ele fulminar aqueles que usam o pretexto das indulgncias para defraudar a santa caridade e a verdade. 75 Tese Pensar que as indulgncias papais so to eficazes que podem absolver um homem mesmo que tenha cometido um pecado impossvel e violentado a Me de Deus - loucura. 76 Tese Dizemos, ao contrrio, que as indulgncias papais no so capazes de remover nem o menor dos pecados veniais, no que concerne sua culpa. 77 Tese dito [por alguns] que mesmo So Pedro, se fosse o Papa agora, no poderia conceder maiores graas [que as indulgncias]; isto

blasfmia contra So Pedro e contra o Papa. 78 Tese Dizemos, ao contrrio, que mesmo o Papa atual, bem como qualquer outro Papa, tem maiores graas sua disposio; a saber, o Evangelho, as virtudes, as graas, os dons de cura, etc., como est escrito em I Corntios XII. 79 Tese Dizer que a cruz, erguida no braso junto com as armas papais, equivale cruz de Cristo, blasfmia. 80 Tese Tero que prestar contas, os Bispos, Curas e telogos que permitem que tais sermes sejam difundidos entre o povo. 81 Tese Esta desenfreada pregao de indulgncias faz com que no seja fcil, mesmo para homens doutos, resgatar a reverncia devida ao Papa por causa das calnias e mesmo [por causa] dos astutos questionamentos dos leigos. 82 Tese A saber: - "Por que o Papa no esvazia o purgatrio, por causa do santo amor e da horrenda necessidade das almas que l esto, se ele poderia redimir um nmero infinito de almas com o mui funesto dinheiro com o qual constri uma Baslica? No so as primeiras razes mais justas; e a ltima insignificante?" 83 Tese Igualmente: - "Por que continuam as missas por morte e aniversrio dos falecidos, e por que ele no restitui ou permite a devoluo de ofertas efetuadas em favor deles, j que errado orar pelos j redimidos?" 84 Tese Igualmente: - "O que esta nova piedade de Deus e do Papa, que por dinheiro permitem a um homem, que mpio e seu inimigo, comprar a sada do purgatrio da alma devota de um amigo de Deus, e no antes, por causa da prpria necessidade daquela alma amada e devota, a livra por puro amor?"

85 Tese Igualmente: - "Por que estando os cnones penitenciais j h muito, de fato e por desuso, revogados e mortos, esto agora sendo satisfeitos pela concesso de indulgncias, como se ainda estivessem vivos em pleno vigor?" 86 Tese Igualmente: - "Por que o Papa, cuja fortuna hoje maior que as riquezas dos ricos mais ricos, no constroem esta Baslica de So Pedro com seu prprio dinheiro, ao invs de com o dinheiro dos pobres fiis?" 87 Tese Igualmente: - O que que o Papa perdoa, e qual participao ele concede queles que, por perfeito arrependimento, tem direito plena remisso e participao? 88 Tese Igualmente: - "Que bno maior [no] poderia ser proporcionada Igreja, se o Papa fosse fazer mil vezes por dia o que ele agora faz uma s vez, e concedesse a cada fiel estas remisses e participaes?" 89 Tese - "J que o Papa, atravs de suas indulgncias, busca a salvao das almas ao invs do dinheiro, por que suspende as indulgncias e perdes concedidos anteriormente, se estes tm igual eficcia?" 90 Tese Reprimir estes argumentos e escrpulos dos leigos somente pela fora, e no os resolvendo apresentando razes expor a Igreja e o Papa ridicularizao por seus inimigos, e tornar os Cristos infelizes. 91 Tese Se, portanto, as indulgncias so pregadas de acordo com o esprito e a mente do Papa, todas estas dvidas sero prontamente resolvidas; no, mais ainda, elas nem existiro. 92 Tese Fora, ento, com todos aqueles profetas que dizem ao povo de Cristo: "Paz, Paz!" e no h paz! 93 Tese Bem-aventurados sejam todos aqueles profetas que dizem ao povo de Cristo: "Cruz, Cruz!", e no h cruz!

94 Tese Os Cristos devem ser exortados a que sejam diligentes em seguir a Cristo, seu Cabea, atravs de penitncias, de mortes, e do inferno; 95 Tese E deste modo estejam certos de que entraro no cu, antes por meio de muitas tribulaes, que por garantia de paz.

Junto Reforma Protestante se assentam quatro perguntas ou doutrinas bsicas, que segundo criam estes reformadores, constituam erro por parte da Igreja Catlica Romana.

Estas quatro questes ou doutrinas so: Como uma pessoa salva? Onde reside a autoridade religiosa? O que a igreja? Qual a essncia do viver cristo? Respondendo a estas perguntas, os reformadores protestantes, como Martinho Lutero, Ulrich Zwingli, John Calvin (Joo Calvino) e John Knox estabeleceram o que seria conhecido como as Cinco Solas (sola a palavra latina para nica) da Reforma.

Estes cinco pontos da doutrina formam o corao da Reforma Protestante, e era por estas cinco doutrinas bblicas essenciais que os reformadores protestantes afirmariam sua opinio contra a Igreja Catlica Romana, resistindo s exigncias a eles feitas para que voltassem atrs em seus ensinamentos, mesmo at ao ponto de morrer. Estas cinco doutrinas essenciais da Reforma Protestante so:

1- Sola Scriptura, somente a Escritura: afirma a doutrina bblica de que somente a Bblia a nica autoridade para todos os assuntos de f e prtica. As Escrituras e somente as Escrituras so o padro pelo qual todos os ensinamentos e doutrinas da igreja devem ser medidos.

Como Martinho Lutero to eloqentemente afirmou quando a ele foi pedido para que voltasse atrs em seus ensinamentos: Portanto, a menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocnio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha conscincia pela Palavra de Deus, no posso retratar-me e no me retratarei, pois perigoso a um cristo falar contra a conscincia. Aqui permaneo, no posso fazer outra coisa; Deus queira ajudar-me. Amm." 2- Sola Gratia, somente a graa (salvao somente pela graa): afirma a doutrina bblica de que a salvao pela graa de Deus apenas, e que ns somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graa. A graa de Deus em Cristo no meramente necessria, mas a nica causa eficiente da salvao. Esta graa a obra sobrenatural do Esprito Santo que nos traz a Cristo por nos soltar da servido do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual.

3- Sola Fide, somente a f (salvao somente pela f): afirma a doutrina bblica de que a justificao pela graa somente, atravs da f somente, por causa somente de Cristo. pela f em Cristo que Sua justia

imputada a ns como a nica satisfao possvel da perfeita justia de Deus.

4- Solus Christus somente Cristo: afirma a doutrina bblica de que a salvao encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e expiao substitutiva so suficientes para nossa justificao e reconciliao com Deus o Pai. O evangelho no foi pregado se a obra substitutiva de Cristo no declarada, e a f em Cristo e Sua obra no proposta.

5- Soli Deo Gloria, glria somente a Deus: afirma a doutrina bblica de que a salvao de Deus, e foi alcanada por Deus apenas para Sua glria. Isto demonstra que como cristos devemos glorificar sempre a Ele, e devemos viver toda a nossa vida perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e somente para sua glria.

Estas cinco importantes e fundamentais doutrinas so a razo da Reforma Protestante. Esto no corao do erro doutrinrio da Igreja Catlica Romana, e por que a Reforma Protestante se fazia necessria para fazer com que as igrejas atravs do mundo voltassem s doutrinas e ensinamentos bblicos corretos. So to importantes hoje em avaliar a igreja e seus ensinos quanto eram no passado.

De muitas formas, grande parte da cristandade protestante precisa ser desafiada a retornar a essas doutrinas fundamentais de f, da mesma forma que os reformadores desafiaram a Igreja Catlica Romana no sculo XVI.

Anda mungkin juga menyukai