Anda di halaman 1dari 1

EDITORIAL

Felipe Dal-Pizzol1, Mervyn Singer2

Como voc prefere sua soluo de ressuscitao? Quer um pouco mais de sal?
How do you prefer your resuscitation solution? Do you want a little bit more salt?

1. Laboratrio de Fisiopatologia Experimental e Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia Translacional em Medicina; Programa de PsGraduao em Cincias da Sade, Unidade Acadmica de Cincias da Sade, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Cricima (SC), Brasil. 2. Bloomsbury Institute of Intensive Care Medicine, University College London - UCL London, England.

Neste nmero da Revista Brasileira de Terapia Intensiva, Rios et al.(1) demonstram os efeitos da reposio volmica com soluo salina hipertnica (SSH) na produo heptica de citocinas e na expresso de protena de choque trmico e apoptticas em modelo animal de pancreatite aguda. A SSH leva a downregulation da produo de citocinas no fgado e a expresso de HSP60 de uma maneira mais resistente quando comparada soluo salina normal. Mais de 30 anos se passaram desde a primeira descrio da SSH como soluo de ressuscitao em choque hemorrgico.(2) Possveis efeitos benficos da SSH esto na mobilizao de fluidos do meio intracelular para o extracelular, e na melhora da contratilidade do miocrdio e do fluxo microcirculatrio.(3) Alm disso, h os efeitos imunomoduladores.(3) Assim, a tese original, baseada no efeito osmtico que possibilita a reanimao com um pequeno volume no choque volmico(2) e diminui o edema cerebral depois de um traumatismo enceflico(4), pode ser muito simplista. Os resultados apresentados por Rios et al.(1) somam-se s demonstraes anteriores das vantagens da SSH em aspectos variados da inflamao e da funo orgnica em modelos pr-clnicos da sndrome da resposta inflamatria sistmica (SRIS) e sepse.(3) No entanto, testes em humanos no conseguiram fornecer evidncia da eficcia.(5) evidente que essa possibilidade deve ser analisada futuramente, principalmente porque econmica e bastante acessvel, mas devemos esperar at que dados clnicos mais fortes estejam disponveis.

Conflitos de interesse: Nenhum. Autor correspondente: Felipe Dal-Pizzol Laboratrio de Fisiopatologia Experimental e Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia Translacional em Medicina Programa de Ps-Graduao em Cincias da Sade Unidade Acadmica de Cincias da Sade Universidade do Extremo Sul Catarinense Avenida Universitria, 1105 CEP: 88806-000 - Cricima (SC), Brasil E-mail: piz@unesc.net

REFERNCIAS
1. 2. 3. 4. 5. Rios EC, Moretti AI, Souza HP, Velasco IT, Soriano FG. Reposio volmica com solues Salinas em pancreatite e perfil heptico de protenas apoptticas e de choque trmico. Rev Bras Ter Intensiva. 2012;24(4):326-33. Velasco IT, Pontieri V, Rocha e Silva M Jr, Lopes OU. Hyperosmotic NaCl and severe hemorrhagic shock.Am J Physiol.1980;239(5):H664-73. Oliveira RP, Velasco I,SorianoFG,FriedmanG. Clinical review: Hypertonic saline resuscitation in sepsis. Crit Care. 2002;6(5):418-23. Ropper AH. Hyperosmolar therapy for raised intracranial pressure. N Engl J Med. 2012;367(8):746-52. Strandvik GF. Hypertonic salinein critical care: a review of the literature and guidelines for use in hypotensive states and raised intracranial pressure. Anaesthesia. 2009;64(9):990-1003.

Rev Bras Ter Intensiva. 2012; 24(4):315

Anda mungkin juga menyukai