Anda di halaman 1dari 8

1-) LAVAGEM DE CAPITAIS LEI 9.613/98 Sofreu recente alterao pela Lei N 12.

.684/12 Conceito de Lavagem de Capitais: Lavagem o ato ou a sequncia de atos praticados tendentes a encobrir a natureza, origem, localizao ou propriedade de bens, direitos ou valores de origem espria, com o objetivo de, pos teriormente, reintroduzi-los na economia formal com aparncia lcita. Histrico da Lavagem de Capitais no Brasil: - Conveno das Naes Unidas contra o Trfico de Drogas, celebrada na cidade de Viena em 1988. Ratificada, pelo Brasil, por meio do Decreto 154/91. - Em 1998, foi editada a Lei N 9.613/98. Nesse primeiro momento, havia um rol taxativo de infraes antecedentes, dentre eles: trfico de drogas; terrorismo; contrabando ou trfico de armas; de extorso mediantes sequestro; crimes contra a administrao pblica ou contra o sistema financeiro, dentre outros. - Em 2012, a Lei N 12.683/12 altera a Lei N 9.613/98. Objetivou-se tornar mais eficiente a persecuo penal em relao aos crimes de Lavagem de Capitais. * Houve um aprimoramento das Medidas Cautelares visando recuperao de ativos; * Qualquer infrao penal pode figurar como crime antecedente ao de Lavagem de Capitais. A expresso infrao penal abrange tanto os crimes como as contravenes penais (Ex.: jogo do bicho). Essa infrao penal deve ser produtora de bens, direitos ou valores passveis de lavagem. Ex.: O crime de prevaricao pode ser antecedente ao de lavagem? No, considerando o fato de que a prtica desse crime no importa no recebimento de dinheiro, bens, direitos ou valores que possam ser passveis de lavagem de capitais. A infrao em questo no produtora, no havendo, assim, o que ser lavado. * Ampliou o nmero de pessoas fsicas e jurdicas responsveis pela comunicao de operaes suspeitas. A omisso dessas pessoas pode resultar na responsabilizao administrativa ou criminal delas. Direito Intertemporal quando se est diante de uma norma de Direito Processual Penal: a-) Norma Genuinamente Processual: cuida de procedimentos, atos processuais e tcnicas do processo. Nesse caso, vige o princpio da aplicao

imediata, ou seja, tempos regit actum. Artigo 2, CPP: A lei processual aplicase desde logo, sem prejuzo dos atos processuais anteriormente praticados. Ex.: Supresso do Protesto por Novo Jri. Se o julgamento pelo Jri ocorrer a partir de 09 de agosto de 2008 (vigncia da Lei 11.689) no mais ser cabvel o Protesto por Novo Jri, ainda que o crime tenha sido praticado em data anterior. Ex.: Alienao Antecipada. A Lei N 9.613/98 prev, em seu artigo 4, pargrafo primeiro, c/c artigo 4 A, com redao dada pela Lei N 12.683/12, a Alienao Antecipada. O CPP, por sua vez, tambm, no artigo 144-A, com redao dada pela Lei N 12.694/12, a prev. A alienao antecipada nada mais do que a expropriao antecipada de coisas mveis, fungveis, de fcil deteriorizao e de difcil conservao, que tenham sido objeto de medidas cautelares patrimoniais, a ser adotada com o objetivo de preservar o valor dos bens. A Alienao Antecipada pode ser feita na fase de Inqurito Policial? R.: A lei no fala que no possa, mas no mnimo temerrio, pois pode ser que a pessoa sequer venha a ser processada. O ideal que ela somente seja feita na fase processual. Ademais, o Inqurito Policial tende a ser rpido, no sofrendo, assim, o bem os efeitos deletrios do tempo. So normas genuinamente processuais, por isso possuem aplicao imediata aos processos em andamento. b-) Norma Processual Mista ou Material: Tem prevalecido o entendimento de que aquela que afeta o ius libertatis do agente. Ex.: Artigo 366, do CPP, com redao dada pela Lei N 9.271/96. Permite a suspenso do processo e do prazo prescricional (implicao material). Antes dessa lei, se o acusado citado por edital no comparecesse, era decretada a sua revelia e o processo prosseguia. Para normas processuais mistas, adota-se o mesmo critrio do Direito Penal. Prevalece a regra da Irretroatividade da Lei mais Gravosa e Ultratividade da Lei mais Benigna. Dessa forma, os tribunais entenderam que a nova redao do artigo 366, do CPP, dada pela Lei N 9.271/96, por ser mais gravosa (suspenso da prescrio) s poderia ser aplicada aos crimes cometidos aps a sua vigncia. Ex.: O artigo 4, da Lei N 12.683/12 revogou o artigo 3, da Lei N 9.613/98. Agora (10/07/12), a Lavagem de Capitais admite Liberdade Provisria, com ou sem fiana, cumulada com as Medidas Cautelares diversas da Priso. Agora, no mais possvel condicionar o conhecimento do recurso ao recolhimento priso. Como so mudanas benficas, devem ser aplicadas retroativamente.

Direito Intertemporal quando se est diante de uma norma de Direito Penal: Aplica-se o critrio da Irretroatividade da Lex Gravior. Ex.: Lei N 12.720/12 alterou o Cdigo Penal para trazer uma causa de aumento de pena para o artigo 121, pargrafo 6 e para o artigo 129, pargrafo 7; bem como instituiu o crime de milcia privada, inserindo o artigo 288-A. Ex.: Ampliao do rol de infraes antecedentes pela Lei N 12.683/12 e sua aplicao no tempo. De 2008 a 2011, o agente praticou a contraveno penal de jogo de bicho, tendo depositado o dinheiro obtido em conta bancria de titularidade de laranjas. Dinheiro este que foi mantido em depsito at o dia de hoje, 26/01/13. O agente responder pelo crime de Lavagem de Capitais? R.: H duas correntes: Primeira Corrente: O crime de Lavagem de Dinheiro um crime instantneo de efeitos permanentes, ou seja, o crime consuma-se com o ato de ocultar, sendo que a manuteno do bem oculto ou dissimulado um mero desdobramento do ato inicial. Logo, se o ato inicial de ocultao foi praticado poca em que a infrao penal no era antecedente da lavagem, o agente no poder responder por esse crime, sob pena de haver violao ao princpio da irretroatividade da lei mais gravosa. (Posio para concurso de Defensoria Pblica). Segunda Corrente: O crime de Lavagem de Capitais tem natureza permanente, cuja consumao se protrai ao longo do tempo. Logo, a nova redao da Lei N 9.613/98 aplica-se a todos os agentes que possuam bens ocultos quando de sua vigncia, mesmo aqueles provenientes de infraes anteriormente no abrangidas pela Lei de Lavagem de Capitais. Pelo exemplo retrocitado, o agente responder pelo crime em questo. O verbo ocultar implica na ideia de permanncia e continuidade da prtica delitiva. Smula 711, do STF; a lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia. Tramitao do Inqurito N 2.471 que trata do caso Paulo Maluf. O ex-prefeito de So Paulo acusado de ter praticado crimes contra a Administrao Pblica antes da edio e vigncia da Lei N 9.613/98. Ele foi denunciado pelo parquet, pois, quando da vigncia da Lei N 9.613/98, os valores provenientes dos crimes praticados contra a Administrao Pblica eram mantidos em depsito no exterior.

A EXPRESSO LAVAGEM DE DINHEIRO Surge no direito norte-americano, por volta da dcada de 20. Em Chicago, mafiosos passaram a literalmente utilizarem lavanderias para dissimular a

origem de capitais obtidos de forma ilcita. Surge, assim, a expresso Money Laundering. Em Portugal, utiliza-se a expresso branqueamento de capitais.

GERAO DE LEIS DE LAVAGEM DE CAPITAIS - Leis de Primeira Gerao: Previa apenas o Trfico de Drogas como sendo o nico crime antecedente ao de Lavagem de Capitais. - Leis de Segunda Gerao: Surgimento de um rol taxativo de infraes antecedentes lavagem. O trfico j no a nica infrao antecedente. Ex.: Lei Brasileira quando do seu surgimento em 1998. - Leis de Terceira Gerao: Qualquer infrao penal pode funcionar como antecedente da lavagem de capitais. Ex.: Lei N 9.613/98, artigo 1, alterada pela Lei N 12.683/12.

DISTINO ENTRE LAVAGEM E O EXAURIMENTO DA INFRAO ANTECEDENTE Aquele que se prope a praticar uma infrao penal com resultado patrimonial o faz com a inteno de gastar em proveito prprio os bens adquiridos. Nesse caso, no haver lavagem de capitais, mas to somente mero exaurimento da infrao antecedente. Portanto, para a caracterizao da lavagem, no basta a simples ocultao do dinheiro, que acaba sendo desdobramento natural de todo e qualquer delito do qual resulte qualquer vantagem patrimonial. Logo, necessrio que o ato de ocultao seja praticado com a inteno de que tais valores sejam reintegrados Ordem Econmica com aparncia lcita. Ex.: O criminoso que compra um apartamento, responde por lavagem? R.: Depende de como foi feita a compra. Se colocada em nome do prprio criminoso, no h de se falar em lavagem de capitais. Todavia, se registrado em nome de laranjas, o subterfgio utilizado apto a configurar a prtica do crime de lavagem de capitais.

FASES DA LAVAGEM DE CAPITAIS - Primeira fase: Colocao (placement). Consiste na colocao do dinheiro ilcito no Sistema Financeiro. O dinheiro ainda est prximo de sua origem espria. Ex.: smurfing, que consiste na pulverizao em pequenos depsitos, exatamente para no despertar a ateno daquelas pessoas obrigadas em comunicar s autoridades competentes.

- Segunda fase: Dissimulao (layering): Nessa fase so realizadas diversas movimentaes financeiras tendentes a dificultar o rastreamento da origem ilcita dos recursos. - Terceira fase: Integrao (integration): J com uma aparncia lcita, os valores so reinvestidos nas mesmas atividades delituosas. => STF, HC 80.816: A consumao do crime de Lavagem de Capitais independe do preenchimento dessas trs fases.

BEM JURDICO TUTELADO - Primeira Corrente (Minoritria): O bem jurdico tutelado seria o mesmo bem jurdico tutelado pela infrao antecedente. - Segunda Corrente: H quem entenda que um crime contra a Administrao da Justia, sendo muito parecido com o crime de Favorecimento Real (artigo 349, CP). - Terceira Corrente (Majoritria): O bem jurdico tutelado a Ordem Econmico-Financeira, referido no artigo 170 da Constituio Federal. Obs.: Deve ser utilizada para concurso. Se o bem jurdico tutelado a Ordem Econmico-Financeira, pode-se aplicar o Princpio da Insignificncia? R.: Sim. Requisitos para aplicao do princpio da insignificncia, segundo o STF: mnima ofensividade da conduta; nenhuma periculosidade da ao; reduzido grau de reprovabilidade do comportamento; inexpressividade da leso jurdica provocada. Com relao ao ltimo requisito, qual seria o montante que serviria como parmetro? Nesse caso, deve-se adotar o parmetro observado para os crimes praticados contra a Ordem Tributria, que de R$ 10.000,00, previsto na Lei N 10.522/02, artigo 20. A portaria 75/2012, editada pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega, fixou novo parmetro, sendo este de R$20.000,00 (Ainda no usado pelos tribunais).

ACESSORIEDADE DA LAVAGEM DE CAPITAIS A lavagem um crime acessrio, pois depende de outra infrao penal, que uma elementar da lavagem. Os processos precisam tramitar juntos? R.: No, obrigatoriamente. Tudo depender do caso concreto. Em havendo necessidade, pelo instituto da conexo probatria, podero ser reunidos.

Havendo necessidade em se decidir sobre a reunio dos processos crime antecedente e lavagem, quem ser o juiz competente? R.: Quem decidir se haver ou no conexo o juiz competente para conhecer e julgar o crime de Lavagem de Capitais, segundo a nova redao do artigo 2, inciso II, da Lei N 9.613/98. De todo modo, no h impedimento de reapreciao do tribunal competente em caso de conflito negativo de competncia.

A condenao pela infrao antecedente pressuposto para que haja a condenao pela prtica do crime de Lavagem de Capitais? R.: A condenao em relao infrao antecedente no pressuposto para que algum seja condenado pelo crime de Lavagem de Capitais. (artigo 2, pargrafo primeiro, da Lei N 9.613/98). O crime de Lavagem autnomo em relao infrao penal antecedente.

Caso ocorra a absolvio na infrao antecedente, isso significa tambm que na Lavagem ser absolvida? R.: No caso, vige a Teoria da Acessoriedade Limitada. Para que algum seja condenado pela Lavagem de Capitais indispensvel que a conduta antecedente seja ao menos tpica e ilcita. Ex.: Se a absolvio da infrao antecedente ocorreu em virtude do reconhecimento categrico da atipicidade ou da presena de causa excludente da ilicitude, no ser possvel a condenao pelo crime de lavagem. Ex.: Se a absolvio da infrao antecedente ocorreu em funo de causa excludente da culpabilidade ou causa extintiva da punibilidade, subsiste a possibilidade de condenao pelo crime de Lavagem de Capitais, salvo nas hipteses de abolitio criminis e anistia.

SUJEITOS DO CRIME O crime de lavagem de capitais um crime de natureza comum, podendo, assim, ser praticado por qualquer pessoa. A lei no impe qualquer qualidade especial ao agente. Autolavagem (self-laundering): quando o autor da infrao penal antecedente pratica a lavagem de capitais. Tal possibilidade plenamente admitida no Brasil, conforme reconhecido pelo STF, no Inqurito 2471.

Obs.: A participao na infrao antecedente no condio sine qua non para que o agente responda por lavagem, desde (basta - eu acho) que tenha conhecimento da origem ilcita dos valores. Advogado como sujeito ativo da Lavagem (artigo 9, pargrafo nico, inciso XIV, da Lei N 9.613/98, com nova redao): Obrigao de comunicao de operaes suspeitas por parte de advogados: a-) Advogado de representao conteciosa. Nesse caso, no h obrigao de comunicar ao COAF quaisquer fatos delituosos dos quais tenha tomado conhecimento no exerccio de sua atividade profissional; b-) Advogado de Operaes: sua atividade profissional diz respeito consultoria jurdica no processual. Nesse caso, impe-se ao advogado o dever de conhecer o seu cliente (know your customer). Logo, se a consultoria recair sobre a melhor forma de ocultar valores obtidos criminosamente, o advogado no s tem a obrigao de comunicar operaes suspeitas, como tambm pode, a depender do caso concreto, responder pelo crime de lavagem de capitais (STJ, HC 50.933).

2-) ORGANIZAES CRIMINOSAS LEI 9.034/98

3-) JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS LEI 9.099/95 Sofreu alterao pela Lei N 12.726/12

4-) RACISMO LEI 7.716/89 Sofreu alterao pela Lei N 12.735/12

5-) CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA Artigos 168-A / 337-A, CP e Lei N 8.137/90

Anda mungkin juga menyukai