Anda di halaman 1dari 16

A PREPARAO E CHAMADA DE MOISS

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Ns hoje vamos meditar na Palavra de Deus em x 2.11-3:22

Deus escolheu Moiss para conduzir seu povo Terra Prometida. Esta misso no seria possvel se o Eterno no lhe moldasse o carter, mediante o exerccio da pacincia. (At 7.30). Por quarenta anos, Moiss viveu como um prncipe no Egito recebendo instruo e preparo na arte de liderar (At 7.22).

Todavia, a humildade, to urgente sua grandiosa incumbncia, s viria aps quarenta anos de exlio em Midi. Perodo igual de peregrinao no deserto ainda seria necessrio para que Deus completasse a obra em sua vida.

Deus tinha planos para Moiss bem antes que ele nasceu. Isso pode ser facilmente visto por meio das coisas que Deus fez em seu nascimento para preservar sua vida, assim como t-lo criado como neto do Fara e herdeiro do trono do Egito.

Deus tocou o corao de Moiss de modo que tinha mais preocupao com seu povo (os Hebreus) do que ambio pelo trono do Fara. Isso pode ser visto quando Moiss salva a vida do escravo hebreu e mata o egpcio. ( x 2:11 e 12).

Assim como o Senhor Jesus quando lhe foi oferecido os reinos do mundo por Satans (Lc 4:5-8), Moiss, tendo o trono do Egito disponvel, escolheu tornar-se um desterrado para o bem do seu povo (Hb 11:24-26).

Assim como Jesus, Moiss foi rejeitado pelo seu povo, os hebreus. Abandonou o Egito e foi para as terras de Midi. L, encontrou as sete filhas de Jetro. Moiss chegou a ser o amigo deles, depois de ajud-los quando alguns pastores os estavam maltratando. Ento Moiss habitou com Jetro e pastoreou seu rebanho.

Jetro deu a Moiss sua filha Zpora por esposa.

Certo dia, ainda nessa terra deserta, Moiss viu um arbusto queimando e no sendo consumido. Virando de lado para observar essa estranha viso, ouviu a voz de Deus falando com ele e chamando-o para a grande obra de conduzir Israel para fora do Egito.

Moiss teve muito temor e muitas questes, o que o levou a relutar a obedecer a Deus. Moiss perguntou, quem digo que me enviou, desde que no vo acreditar na minha autoridade? Deus disse-lhe, diga-lhes o EU SOU te enviou. Isso expressa a eterna existncia e onipotncia de Deus. Moiss disse, mas no sou um bom orador.

Deus disse, Aro, seu irmo, o , farei dele a sua boca. Ento Moiss tomou sua esposa e filhos e foi para o Egito. No caminho encontrou seu irmo Aro e comearam o trabalho de conduzir Israel para fora do Egito. Nesse tempo Moiss tinha 80 anos e Aro, 83.

I-

MOISS FOI UM MILAGRE DE DEUS

1- Nasceu sob a perseguio dos Egpcios Ex.1:15,16

2- Foi protegido milagrosamente Ex.2:3

3- Como teve a vida poupada Ex.2:5-9

4- Sua formao At.7:22

II. OS PRIMEIROS ANOS DE MOISS

1. A infncia. Para salvar a vida do pequeno Moiss, sua me, Joquebede, o colocara num cesto, s margens do Nilo. O que ela no poderia imaginar que ali, bem perto, banhando-se no rio, estava a filha de Fara para ampar-lo (At 7.21). Assim, a princesa deu-lhe o nome de Moiss, porque das guas o tenho tirado (x 2.10).

Os planos de Deus jamais podem ser frustrados. A filha de Fara se afeioou tanto ao menino que prontamente o adotou. Alm disso, O Senhor providenciou tudo a fim de que a prpria me de Moiss fosse contratada para cri-lo. Foi nessas circunstncias que Deus agiu propiciando a Moiss formao espiritual atravs dos seus pais e, mais tarde, formao acadmica no Egito (At 7.22).

2. Sua chamada. Estando Moiss em Midi, Deus o fez subir ao monte Horebe. Ali, o Anjo do Senhor apareceu-lhe no meio de uma sara ardente. Deus o chamou pelo nome e fez-lhe saber seus propsitos. O Todo-Poderoso escolhera seu servo para libertar os israelitas da escravido do Egito.

III. SUA PREPARAO

Moiss foi realmente um exemplo de lder, foi um libertador, dirigente, mediador, legislador, profeta, foi sobretudo um grande homem de Deus que recebia a comunicao de Deus para o povo e sobre ele pesa toda a carga das peregrinaes, como tambm quem recebia o golpe da crtica do povo, e se encontra entre os grandes heris da f enumerados em 11 de Hebreus.

Ao analisarmos sua histria podemos tirar grandes lies que podem ser aplicadas liderana da igreja moderna , como as qualidades essenciais que um bom lder devem ter, tais como a capacidade, o temor a Deus, a verdade, e no avareza.

IV . TEMPERAMENTO CONTROLADO POR DEUS

1. No Egito. O temperamento de Moiss se manifestou quando, ainda vivia no palcio de Fara. Ele matou um egpcio que feria um hebreu (x 2.11). Esta foi uma atitude impensada, decorrente das fortes emoes que sentiu ao ver um irmo sendo maltratado.

Um lder no deve tomar nenhuma atitude no ardor das emoes. Embora tenha sido algo reprovvel na vida de Moiss, Deus se utilizou deste fato para lev-lo ao deserto a fim de que fosse preparado, durante quarenta anos, para exercer o seu chamado. Deus tinha um plano em sua vida.

Isto deixa claro que o Senhor no leva em conta o temperamento do homem o qual escolhe, mas sim a disposio deste em permitir que seu carter seja aperfeioado.

2. Na travessia do Mar Vermelho.

Com suas emoes controladas por Deus, Moiss estava apto a conduzir o povo pelo deserto at Cana. Diante do Mar Vermelho e cercado pelo exrcito de Fara, esse eficaz lder viu-se diante de um enorme desafio.

O povo perdera a confiana em Deus e, amedrontado, culpava Moiss pela difcil circunstncia. Jamais havia sofrido tamanha presso.

Todavia, com segurana e serenidade exortou ao povo: ... No temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor... (x 14.13). Todo homem de Deus precisa saber lidar com situaes difceis e extremadas (Pv 24.10).

Deus se manifestou poderosamente a seu povo, fazendo-o passar a ps enxutos pelo mar (x 14.15-21). Todos seus adversrios perecem (x 14.22-30). Assim, o povo pode constatar a autoridade que o Senhor dera a Moiss.

1- Nos primeiros quarenta anos Ex.2:10

A- Passou no palcio de Fara

a) Aprendeu que era tudo

2- Dos quarenta aos oitenta anos Ex.2:11

A- Passou no deserto Ex.2:15,21

a) Aprendeu que no era nada

3- Dos oitenta aos cento e vinte anos Ex.3:1-5

A- Passou trabalhando para Deus

a) Aprendeu que Deus tudo

V. SUA CHAMADA

1- Foi no monte (lugar certo) Ex.3:1

2- Foi no meio do fogo (marcada importante) Ex.3:2

3- Foi com interesse (ponto importante) Ex.3:3

4- Foi com exortao (bom sinal) Ex.3:4,5

5- Foi com santidade (Caracterstica indispensvel) Ex.3:6

6- Foi com clareza (principio fundamental) Ex.3:10-12

(V 10 ) Deus chama Moiss para tirar o seu povo do Egito. O que

estava o povo de Deus fazendo no Egito? Vamos juntos acompanhar os passos dos hebreus comeando com Jos em Gnesis 37-50 e terminando com Moiss em xodo 1 e 2. Vemos em xodo captulo 2: O Nascimento de Moiss, O Homicdio, A Fuga e Morte de Fara.

Moiss morou 40 anos com os midianitas e aprendeu muitas coisas que foram teis quando teve que liderar os israelitas no deserto como: relevo geogrfico, trilhas, osis, fontes.

Os midianitas eram parentes distantes dos hebreus conforme Gnesis 25.2. provvel que os midianitas mantiveram contato com a tribo de Jud e falaram sobre Deus Jeov para Moiss; haja vista que o sogro de Moiss era um sacerdote.

V. 1-9 Moiss apascentava o rebanho de seu sogro quando Deus apareceu a ele, isto , Deus se revelou a Moiss. Moiss sabia muito pouco sobre os israelitas, pois for a criado na corte de Fara.

O livro de Gnesis e os dois primeiros captulos do livro de xodo foram revelados por Deus a Moiss. Ele at se assustou quando Deus disse tudo sobre ele: tribo, pai, me, irmos.

V. 10 Aps a narrao, Deus disse para Moiss: Agora que voc, Moiss, est ciente de tudo; Eu preciso de voc. Quero que voc, juntamente com o seu irmo Aro, liberte o Meu povo do cativeiro e leve-o at a Palestina, sua ptria.

V. 11 Moiss relutou por ser uma tarefa muito difcil. Ele achava que no estava capacitado para um empreendimento to grande.

V. 12-17 Deus deu todas as coordenadas, todas as explicaes a Moiss.

V. 18 e assim finalmente Moiss partiu para o Egito. A tarefa foi rdua, mas ele conseguiu porque seguiu as instrues de Deus.

Alguns telogos dizem que os faraes opressores foram: Totms III (1500-1450 a.C) e Amenfis II (1447-1420 a. C). Ambos eram da XVIII Dinastia.

Outros telogos afirmam que os faras opressores foram Rams II (1295-1225 a. C) e seu sucessor Menefta (1225-1215 a.C), ambos da XIX Dinastia. Todos os telogos esto de acordo que foi o Fara Menefta que autorizou a sada dos israelitas do Egito aps muita resistncia.

H a Chamada Geral e a Especial. A Geral aquela que Deus chama toda a humanidade para segui-lO e a Especial aquela em que Deus escolhe pessoas j regeneradas para um trabalho especfico.

Moiss escreveu cinco livros chamados de Pentateuco de Moiss. Ei-los:

Gnesis: Origem ou princpio de tudo que existe no Universo. Narra outros fatos tambm.

xodo: Narra a sada do povo de Deus do Egito e outros fatos interessantes. Foi escrito entre 1292 e 1225 a.C.

Levtico: Trata quase que exclusivamente dos deveres sacerdotais. Como a tribo de Levi era a tribo dos sacerdotes, o nome do livro uma homenagem quela tribo. Contm muitas leis.

Nmeros: Recebeu esse nome por causa da contagem ou recenseamento dos israelistas no deserto.

Deuteronmio: Significa Segunda Lei. Alm das leis novas, h complementos, esclarecimentos e modificaes para as leis anteriores contidas nos outros livros anteriores. Temos tambm a preparao para a entrada na Palestina, eleio de Josu, despedida de Moiss, suas bnos profticas e sua morte.

VI. CARACTERSTICAS INDISPENSVEIS AO LDER

1. Amor. Ao saber do pecado de Israel pelo prprio Senhor, Moiss demonstrou-lhe todo seu amor e lealdade. Deus props-lhe ser o lder de uma nova nao, com todas as honras e benefcios que isto poderia trazer. Porm, Moiss no pensou em si mesmo e no seu prprio bem-estar. Ao contrrio, intercedeu pelo povo por duas vezes (x 32.30-33; 33.12-17).

Ele no se contentou com a salvao fsica do povo e pelo seu perdo completo, queria a presena do Senhor entre eles. Chegou a pedir ao Senhor que tirasse o seu nome do Livro da Vida em troca do perdo que almejava para o povo.

Moiss ensina, com sua atitude, que possvel abrir mo de certos interesses para beneficiar pessoas que esto ao nosso

redor ou sob nossa orientao (1 Co 13.5). Seu grande equvoco foi acreditar que a retirada do seu nome do Livro da Vida viabilizaria o perdo do povo, algo que s Deus pode fazer.

2. Humildade e mansido (Nm 12.3). Todo lder, qualquer que seja sua rea de atuao, corre o risco de desgastar-se no exerccio da liderana, quando no delega responsabilidades. Trata-se daqueles que julgam ser capaz de fazer tudo sozinho. Todos precisam de cooperadores (Rm 16.3; 1 Co 3.9). Caso contrrio, no faltar exausto e estresse.

Isso aconteceu com Moiss que pretendia conduzir o povo sozinho. Todavia, seu sogro, um homem cheio de sabedoria, aconselhou-o a utilizar um mtodo eficaz de liderana (x 18.1724). Moiss poderia simplesmente no aceitar o conselho de Jetro.

No entanto, no foi assim que agiu! Hoje em dia muitos jovens no querem ouvir os conselhos dos mais velhos, pois se julgam auto-suficientes. A Palavra de Deus nos diz que na multido de conselheiros h sabedoria (Pv 11.14).

medida que Moiss permitiu que seu carter fosse trabalhado, Deus o usou na concretizao de seus planos em relao ao povo de Israel, fazendo-os entrar em Cana (x 6.4). Deus agir do mesmo modo com qualquer cristo que Ele escolher para realizar qualquer projeto no seu Reino.

Anda mungkin juga menyukai