Anda di halaman 1dari 4

PLATAFORMA POLTICA CAFIL CONJUNTURA 1. Defesa da autodeterminao dos povos e da paz mundial.

Defesa da soberania territorial, poltica, econmica e cultural dos povos de mundo e da preservao do meio ambiente. Participao nos movimentos nacionais e internacionais antiimperialistas, antidemocrticos e denncia da poltica belicista e imperialista. Contra o papel subserviente do Brasil diante das polticas do Imperialismo e contra a poltica neo-imperialista dos pases emergentes em que o Brasil est introduzido e, talvez, um dos protagonistas. 2. Estreitamento de laos com o movimento de mulheres, o movimento feminista, o movimento negro, o movimento LGBT, contra discriminao tnica e xenofbica, e demais lutas pelo reconhecimento da diversidade com equidade atravs da criao de uma coordenao que participe e fomente o debate com relao opresso, adquirindo o acmulo durante ano para as prximas gestes do CAFIL. 3. Lutar pela promoo dos direitos humanos, pela valorizao da cultura popular, pela universalizao do passe livre para estudantes, trabalhadores e desempregados, pela democratizao dos meios de comunicao, pela valorizao e universalizao da sade pblica, pelo direito moradia e ao saneamento bsico. 4. Contra a venda da Amaznia legal brasileira para o capital nacional e internacional, a favor da preservao do meio ambiente e da autodeterminao e valorizao dos povos ribeirinhos, caboclos, indgenas e da economia extrativista natural. 5. Contra a criminalizao dos movimentos sociais. Em defesa de todas das ocupaes pblicas, - erroneamente denominadas de invases - que cumprem sua funo social como instrumento de luta. Em defesa da ocupao e do controle operrio das fbricas falidas, dos latifndios no campo, dos prdios nas cidades e das reitorias nas Instituies Publicas e Privadas de Ensino. 6. Participao nas mobilizaes e nas lutas de combate s reformas neoliberais, poltica econmica e todas as medidas dos Governos Federal, Estaduais e Municipais que restringem e retiram direitos da populao em benefcio do Capital e das elites. Insero nas mobilizaes e lutas contra a hegemonia do neoliberalismo no Brasil e no mundo. 7. Apoiar a luta pela Reforma Agrria e quaisquer outras que sejam reivindicaes dos movimentos sociais populares. 8. Que o movimento estudantil se some a luta pela soberania energtica. Pela estatizao e controle operrio sobre os setores estratgicos.

9. Pelo no pagamento da dvida interna e auditoria social da dvida pblica brasileira. EDUCAO 10. Compromisso com a valorizao e universalizao da educao pblica, gratuita, laica, democrtica, autnoma e de boa qualidade em todos os nveis, garantindo as necessidades bsicas ao acesso e permanncia, como infra-estrutura, transporte, alimentao, moradia, cultura e lazer, sade pblica e saneamento bsico. 11. Pela construo de uma ttica unitria dos movimentos sociais no combate mercantilizao da educao. Que as discusses e aes sobre polticas educacionais sejam articuladas com outras entidades estudantis, sindicais e organizaes dos movimentos populares. 12. Defesa dos direitos dos estudantes e servidores que esto submetidos ditadura das mantenedoras nos estabelecimentos privados de ensino. Pela regulamentao do ensino privado e tambm pelo acompanhamento do projeto de lei que regula as instituies de ensino superior privado, tendo como horizonte a estatizao do mesmo. Pela restrio total do capital externo na educao brasileira e contra a abertura de crdito no BNDES para instituies privadas de ensino. 13. Por uma reforma da educao brasileira baseada nas reivindicaes dos estudantes e servidores em todos os nveis de ensino e dos movimentos sociais populares. Adequao dos parmetros curriculares nacionais realidade do ensino no pas. Pela reestruturao e valorao da educao pblica. Investimento imediato de 10% do PIB em educao pblica. O CAFIL tem como um dos referenciais no debate sobre polticas educacionais o Plano Nacional de Educao Proposta da Sociedade Brasileira. 14. Contra o sistema de aprovao automtica na educao bsica e no ensino superior, isto , a progresso continuada que faz com que nmeros quantitativos sejam utilizados pelos gestores da educao seja ela em qual nvel for ou qual esfera para torn-los qualitativos 15. Lutar pela defesa da expanso com qualidade no ensino superior pblico, atravs da criao de novas instituies. Promover a discusso crtica sobre os objetivos do REUNI e suas perspectivas. Pela consolidao dos cursos j implementados atravs do REUNI e somos contra os programas do governo que no forem discutidos democraticamente com a comunidade universitria. 16. Boicotar ao ENADE em nosso curso, sempre na perspectiva de lutar por um modelo de avaliao no punitivo e socialmente referenciado.

17. Defesa da universalizao das vagas na Unifesp e particularmente no Curso de Filosofia. Garantia de vagas para todos os alunos que conclurem o ensino mdio. Garantia da qualidade no ensino e fortalecimento do trip (ensino, pesquisa e extenso) da Unifesp Pimentas no quesito aula presencial, priorizando a funo social da universidade. Pelo fim do vestibular e do Novo ENEM. Somos totalmente contra os cursos de Educao distncia e da legislao especfica voltada para a mesma, pois acreditamos que esse processo far da universidade uma mera fabricante de diplomas sem contedo. 18. Autonomia do conhecimento cientfico gerado na universidade, e que o mesmo seja utilizado com o sentido de atender as demandas sociais. A favor da liberdade do conhecimento. Contra as patentes e as fundaes de apoio, com finalidade comercial, e a Lei de Inovao Tecnolgica 10.973/04. Dessa forma, o resultado das pesquisas universitrias deve estar vinculado a programas de extenso que atinjam a populao de maneira coletiva legitimando quem paga a universidade atravs dos tributos. 19. Defesa de polticas de ao afirmativa de carter emancipatrio (no assistencialistas), em particular da reserva de 50% de vagas nas instituies de ensino superior para estudantes oriundos da escola pblica. Debater sobre a poltica de cotas e, inclusive, sobre medidas e mecanismos que garantam a permanncia dos estudantes cotistas. 20. Voto direto e universal IMEDIATAMENTE para os cargos diretivos da Unifesp e paridade nos conselhos universitrios. 21. Valorao da pluralidade do pensamento filosfico, atravs da autodeterminao do discente e dos alunos da educao bsica, em seu processo de formao. 22. Compromisso com um ensino de filosofia de boa qualidade na educao bsica, articulado sempre com a luta em defesa da escola pblica, por ampliao de verbas para a educao bsica e democratizao da gesto das escolas pblicas. Que as disciplinas de filosofia no ensino mdio sejam ministradas apenas por graduados e graduandos em filosofia. Defesa do Piso Salarial Nacional para todos os trabalhadores da educao. 23. Pela valorao da licenciatura e compromisso dos Departamentos de Filosofia para com o ensino de filosofia na educao bsica. 24. Promoo de discusses e divulgao de materiais a respeito da implementao adequada da filosofia no ensino mdio, bem como do papel da filosofia na educao, refletindo assim o contexto social em que o aluno esta inserido, para que este possa, posteriormente, atuar criticamente em seu meio. 25. Defesa da indissociao entre ensino, pesquisa e extenso nos cursos de filosofia na educao superior. Contra a ciso entre formao para o ensino e a formao para a pesquisa.

Opondo-se tambm a elitizao da prtica de pesquisa, respondendo ao contexto em que a Unifesp estiver inserida. Por uma formao integral e maior valorao da prtica de extenso na graduao. Maior debate acerca da qualidade na formao em filosofia. Que o valor das bolsas de pesquisas e extenso sejam de, no mnimo, um salrio mnimo. 26. Garantia do ensino de lnguas estrangeiras na grade curricular dos cursos de filosofia nas IES. E a implantao efetiva do ensino de Libras e Braile visando importncia da capacitao do licenciado em filosofia. 27. Promover o debate acerca da possibilidade de criao de uma organizao nacional que congregue o conjunto de profissionais que atuam no ensino e na pesquisa em filosofia no Brasil, como a Associao de Professores de Filosofia congneres existentes. MOVIMENTO ESTUDANTIL 28. Estabelecimento de relaes estreitas, porm independente, entre os CAs, DEs, DAs e DCE da Unifesp e de outras instituies de ensino superior, alm do CE (Conselho de Entidades que agrega Entidades Estudantis, Adunifesp e Sintunifesp) e da Associao Brasileira de Estudantes de Filosofia (a ABEF), promovendo debates, construindo espaos e organizando materiais e atividades preparatrias nos cursos, com a valorizao do carter formativo dos espaos. Pelo fortalecimento do CAFIL CAs, DAs, DEs e DCE da Unifesp e outras entidades estudantis de outras IES. 29. Transparncia na gesto dos recursos e na execuo financeira do CAFIL e, posterior divulgao, das contas no nosso blogue. 30. Desenvolvimento de uma comunicao gil, informativa e formativa. Criar uma poltica de comunicao do CAFIL centralizando-a na internet atravs do blogue, redes sociais, etc. 31. Por um Movimento Estudantil independente, autnomo, democrtico e combativo, aliado aos movimentos sociais populares e a classe trabalhadora, voltado para o trabalho de base. Promoo de estudos e confeco de documentos a respeito do Movimento Estudantil. Desconstruo da desvinculao dos problemas acadmicos dos polticos, apontando a relao intrnseca entre um e outro. 32. Participao nos Congressos da Abef e do Enefil em julho e janeiro, respectivamente a fim de ajudar a construir a Abef com os demais estudantes brasileiros.

Anda mungkin juga menyukai