Anda di halaman 1dari 6

Universidade Federal do Par Disciplina: Tpicos Especiais em Sistemas Distribudos (Redes IEEE 802.11) Prof. Raimundo Vigas Jr.

Data: 18/10/2011 Trabalho: Redes sem Fio (IEEE 802.11) (30% da 1 Avaliao) Equipe de alunos (04): Questes a Serem Resolvidas: 1. Apresente as principais vantagens da transmisso sem fio.

2. Descreva os principais problemas para comunicao sem fio.

3. Apresente os trs fatores que dificultam a propagao de sinais em redes sem fio.

4. Descreva os dois principais modos de operao de redes sem fio IEEE 802.11, citando as suas diferenas.

5. Por que geralmente no se usa o mtodo de acesso CSMA/CD em redes sem fio?

6. Descreva o problema do terminal escondido para IEEE 802.11.

7. Descreva o problema do terminal exposto para IEEE 802.11.

8. Descreva os mtodos de acesso mltiplo CSMA/CA. Mostre como a coliso tratada em cada caso.

9. Descreva os mtodos de acesso mltiplo livres de disputa.

10. Descreva os principais tipos de multiplexao. Basicamente, existem trs tipos de multiplexao, so elas:

Multiplexao por Diviso em Freqncia(FDM - Frequency Division Multiplexing): Os sinais so modulados e distribudos ao longo do espectro de freqncia disponvel. Multiplexao por Diviso em Tempo(TDM - Time Division Multiplexing): Aloca janelas de tempo para os sinais amostrados anteriormente. Multiplexao por Diviso em Cdigo(CDM - Code Division Multiplexing: Os sinais so separados atravs de tcnicas de codificao, mas misturados em tempo e frequncia.

11. Descreva as tcnicas de transmisso FHSS, DSSS e OFDM. FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum) O FHSS uma tcnica que utiliza como meio transmisso o rdio de alcance limitado, operando na banda ISM (Industrial Scientific and Medical) de 2,4 GHz. A banda de freqncia dividida em 79 canais de freqncia com 1 MHz de largura, sedo que gerada uma seqncia pseudorandmica destes canais, por onde o sinal difundido. necessrio garantir o sincronismo de todas as estaes, para que elas mudem para as mesmas freqncias de forma simultnea, utilizando igualmente os canais da seqncia. Isso pode ser assegurado com a utilizao de um mesmo gerador de nmeros pseudoaleatrios. Em um determinado momento, um canal desta seqncia utilizado por curto perodo de tempo para transmisso dos dados. Com o sincronismo entre receptor e o transmissor, considerando que a srie de canais deste conhecida pelo receptor, a informao ser totalmente recuperada, fornecendo, alm disso, maior segurana, j que um intruso no poder espionar as transmisses se no conhecer a seqncia de saltos ou o tempo de parada. Esta camada prov operaes em 1 Mbps, com 2 Mbps opcional. A verso de 1 Mbps utiliza 2 (dois) nveis da modulao GFSK (Gaussian Frequency Shift Keying), e a de 2 Mbps utiliza 4 (quatro) nveis da mesma modulao. O FHSS tambm razoavelmente insensvel interferncia de rdio, e tem como principal desvantagem sua baixa largura de banda.

DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) Assim como o FHSS, esta tcnica utiliza a radiofreqncia como meio de transmisso, operando na banda ISM de 2,4 GHz. Nela, cada tempo de bit dividido em n intervalos denominados de chips. Cada estao possui uma seqncia pseudo randmica de n bits, chamada seqncia de chips. Para enviar o bit 1, uma estao envia uma seqncia de chips. Para enviar o bit 0, enviado o complemento de sua seqncia de chips. A PHY DSSS, segundo o padro 802.11, usa uma seqncia de 11 bits para espalhar os dados antes de transmitlos. Cada bit transmitido modulado por esta seqncia. Este processo espalha a energia de radiofreqncia em torno de uma banda de faixa larga que pode ser necessria para transmitir o dado. O receptor concentra o sinal de radio freqncia recebido para recuperar o dado original. Como tcnica de modulao esta camada utiliza para provimento em operaes de 1Mbps a tcnica DBPSK (Differential Binary Phase Shift Keying), enquanto que para operaes em 2 Mbps a tcnica usada a DQPSK (Differential Quadrature Phase Shift Keying). A especificao IEEE 802.11, para a Amrica do Norte, na banda de 2.4 GHz, define 11 canais de 22 Mhz de largura cada um, que podem ser utilizados pela tcnica DSSS. Considerandose a largura de banda definida para transmisses em DSSS (22 Mhz), o nmero mximo de canais de 2 Mbps que podem coexistir trs, podendo ento operar na mesma rea, simultaneamente, trs sistemas distintos, sem interferncias. A Figura 2.7.2 ilustra o espaamento mnimo entre os canais na Amrica do Norte.

Figura 10: Espaamento mnimo entre os canais na Amrica do Norte.

HRDSSS (High Rate Direct Sequence Spread Spectrum) Esta tcnica uma extenso da DSSS que tem como objetivo aumentar a velocidade de transmisso. Ela utiliza 11 milhes de chips/s para alcanar 11 Mbps na banda de 2,4 GHz. As taxas de dados admitidas so 1, 2, 5 e 11 Mbps e podem ser adaptadas dinamicamente durante a operao para alcanar velocidade tima sob as condies de carga e rudo. Esta tcnica a utilizada pelo padro 802.11b e, embora seja mais lenta que o padro 802.11a, seu alcance sete vezes maior.

OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) Essa tcnica tambm considerada uma forma de espectro de disperso, j que as transmisses esto presentes em vrias freqncias ao mesmo tempo. Dentre as principais vantagens da diviso do sinal em muitas bandas estreitas, em contraposio ao uso de uma nica banda larga, est a maior imunidade interferncia de banda estreita e a possibilidade de utilizar bandas nocontguas. O sistema de codificao complexo e se baseia na modulao por deslocamento de fase. A tcnica tem boa eficincia de espectro em termos de bits/Hz e maior imunidade ao esmaecimento de vrios caminhos. O HRDSSS suscetvel a obstculos como pilares, mveis e as paredes dos escritrios. Essa restrio do HRDSSS causa uma reduo da taxa efetiva de transmisso. Para resolver esse problema, utilizada a tcnica de multiplexao por diviso de freqncia ortogonal (OFDM), uma forma de modulao com mltiplas portadoras. utilizada para codificar uma string de dados da rede sem fio, operando na banda ISM (Industrial Scientific and Medical) de 5 GHz e acima de 11 GHz em redes de 2,4 GHz, permitindo transmitir at a velocidade de 54 Mbps. Para se transmitir um grande volume de informaes, o canal de transmisso dividido em vrios subcanais, cada um com uma portadora independente. Na sua forma de implementao, o OFDM chamado de coded OFDM (COFDM). O COFDM quebra uma portadora de dados de alta velocidade em vrias portadoras de velocidades menores, e todas transmitem em paralelo. Cada portadora de alta velocidade de 20 MHz e possui 52 subcanais, cada um com aproximadamente 300 KHz. Quatro subcanais so utilizados para a correo de erros e para manter a coerncia do sinal de freqncia. Os 48 subcanais restantes so para dados. O COFDM prov um robusto transporte em diferentes ambientes, onde a transmisso dos sinais de rdio refletida por vrios pontos.

12. Apresente a arquitetura do IEEE 802.11. R: O padro IEEE 802.11 define uma arquitetura para as redes sem fio, baseada na diviso da rea coberta pela rede em clulas. Essas clulas so denominadas de BSA (Basic Service Area). O tamanho da BSA (clula) depende das caractersticas do ambiente e da potncia dos transmissores/receptores usados nas estaes. Outros elementos fazem parte do conceito da arquitetura de rede sem fio, quais sejam [Soares95]: BSS (Basic Service Set) ou Conjunto Bsico de Servio, representa um grupo de estaes comunicando-se por radiodifuso ou infravermelho em uma BSA.

Ponto de acesso (Access Point AP) so estaes especiais responsveis pela captura das transmisses realizadas pelas estaes de sua BSA, destinadas a estaes localizadas em outras BSAs, retransmitindo-as, usando um sistema de distribuio. Sistema de distribuio representa uma infra-estrutura de comunicao que interliga mltiplas BSAs para permitir a construo de redes cobrindo reas maiores que uma clula. ESA (Extended Service Area) ou rea de Servio Extendida, representa a interligao de vrios BSAs pelo sistema de distribuio atravs dos APs. ESS (Extended Service Set) ou Conjunto de Servio Extendido, representa um conjunto de estaes formado pela unio de vrios BSSs conectados por um sistema de distribuio.

13. Descreva as fases de escaneamento, autenticao e associao do IEEE 802.11.

14.Suponha que dois ISPs fornecem acesso Wi-Fi em um determinado caf, e que cada um deles opera seu prprio AP e tem seu prprio bloco de endereos IP. (Kurose). a) Suponha ainda mais, que, por acidente, cada ISP configurou seu AP para opera no canal 11. O protocolo 802.11 falhar totalmente nessa situao? Discuta o que acontece quando duas estaes, cada uma associada com um ISP diferente, tentam transmitir ao mesmo tempo. b) Agora suponha que um AP opera no canal 1 e outro no canal 11.

15. Suponha que uma LAN 802.11b de 11 Mbps esteja transmitindo quadros de 64 octetos em seqncia por um canal de rdio com uma taxa de erros de bits de 10E-7. Quantos quadros por segundo sero danificado em mdia? (Tanenbaum).

16.Qual a vantagem de se usar quadros de controle RTS e CTS em redes IEEE 802.11? Por que existe um limiar de RTS?

17. Suponha que os dados RTS e CTS da especificao IEEE 802.11 sejam to compridos quanto o quadro-padro DATA. Nesse caso, h alguma vantagem de usar os quadros RTS e CTS? Por qu? (Baseada no Kurose)

18. Na especificao IEEE 802.11, o comprimento do perodo SIFS deve ser mais curto do que o do perodo DIFS. Por qu? (Kurose)

19. Qual a vantagem de se usar fragmentao em redes IEEE 802.11? Por que existe um limiar de fragmentao? Como se d a transmisso de quadros em rajada?

20.Por que os dados no IEEE 802.11 podem ser transmitidos em uma taxa diferente da taxa de envio dos cabealhos e quadros de controle?

21. Descreva o funcionamento bsico e problemas do WEP.

22.Descreva as principais funcionalidades introduzidas pelo padro IEEE 802.11e.

Anda mungkin juga menyukai