Anda di halaman 1dari 2

DIREITO ADMINISTRATIVO RESUMO 1

Administrao Pblica a atividade desenvolvida pelo Estado ou seus delegados, sob o regime de Direito Pblico, destinada a atender, de modo direto e imediato, necessidades concretas da coletividade. todo o aparelhamento do Estado para prestao dos servios pblicos, para a gesto dos bens pblicos e dos interesses da comunidade.

Discricionrios, quando o Direito concede Administrao, de modo explcito ou implcito, poder para prtica de determinado ato com liberdade de escolha de sua convenincia e oportunidade (existe uma gradao). Poder Normativo - aquele que embora a atividade normativa caiba predominantemente ao Legislativo, nele no se exaure, cabendo ao Executivo expedir regulamentos e outros atos normativos de carter geral e de efeitos externos. inerente ao Poder Executivo. Poder Hierrquico - meio de que dispe a Administrao Pblica para distribuir e escalonar as funes dos rgos pblicos; estabelecer a relao de subordinao entre seus agentes e ordenar e ordenar e rever a atuao de seus agentes. Poder Disciplinar conferido Administrao para apurar infraes e aplicar penalidades funcionais a seus agentes e demais pessoas sujeitas disciplina administrativa, como o caso das que por ela so contratados. Poder de Polcia - atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direitos, interesses ou liberdades individuais, regula a prtica do ato ou absteno de fato, em razo do interesse pblico ( aplicado aos particulares). Anlise dos Servios Pblicos Podem ser descentralizados. centralizados ou

Principais Caractersticas Praticar atos to somente de execuo, ou seja, os atos administrativos, exercidos por seus rgos e seus agentes, que so sempre pblicos; Exercer atividade politicamente neutra, significando que sua atividade vinculada Lei e no Poltica; Ter conduta hierarquizada (dever de obedincia), escalonando os poderes administrativos do mais alto escalo at a mais humilde das funes; Praticar atos com responsabilidade tcnica e legal, buscando a perfeio tcnica de seus atos, que devem ser tecnicamente perfeitos e segundo os conceitos legais; Ter carter instrumental, isto , a Administrao Pblica um instrumento para o Estado conseguir seus objetivos (a Administrao serve ao Estado); Ter competncia limitada, no sentido de ter poder de deciso e de comando de cada rea da Administrao Pblica.

Poderes Administrativos Poder Vinculado - aquele que a lei confere Administrao Pblica poder para a prtica de determinado ato, estipulando todos os requisitos e elementos necessrios sua validade. Seguindo, o

Centralizados - so aqueles em que a prestao de servios efetuado diretamente pela pessoa poltica prevista constitucionalmente, sem delegao a outras pessoas. Diz-se que a atividade do Estado centralizada quando ele atua diretamente por meio de seus rgos. Descentralizados - a transferncia de execuo dos servio ou da titularidade do servio para outra pessoa, quer seja de direito pblico ou de direito privado. Como exemplos de entidades descentralizadas

temos as Autarquias, as Fundaes Pblicas, estas de direito pblico e as Empresas Pblicas e as Sociedades de Economia Mista, estas de direito privado. Pode, inclusive, a execuo do servio ser transferida para entidades que no estejam integradas Administrao Pblica, como as Concessionrias de Servios Pblicos e as Permissionrias. A descentralizao, mesmo que seja para entidades particulares, no retira o carter pblico, apenas transfere a execuo.

Eficincia - exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeio e rendimento funcional.

Relaes Jurdicas da Administrao Pblica com Particulares podem ser unilaterais, atravs dos atos administrativos e bilaterais, atravs dos contratos administrativos, onde a legislao disciplinadora a Lei no 8.666/93, que estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos.

Princpios da Administrao Pblica Os principias so: Legalidade - que segundo ele, todos os atos da Administrao tm que estar em conformidade com os princpios legais; Impessoalidade - indica que os atos impessoais se originam da Administrao, no importando quem os tenha praticado, ou seja, deve ser entendido para excluir a promoo pessoal de autoridade ou servios pblicos sobre suas relaes administrativas no exerccio de fato, pois, os atos so dos rgos e no dos agentes; Finalidade relacionado com a impessoalidade relativa Administrao, este princpio orienta que as normas administrativas tem que ter sempre como objetivo o interesse pblico; Moralidade - indica que est diretamente relacionado com os prprios atos dos cidados comuns em seu convvio com a comunidade, ligando-se moral e tica administrativa, estando esta ltima sempre presente na vida do administrador pblico, sendo mais rigorosa que a tica comum; Publicidade - que representa a divulgao do ato da Administrao para a cincia do pblico em geral, com efeito de iniciar a sua atuao externa, ou seja, de gerar efeitos jurdicos, podendo ser efeitos jurdicos de direitos ou de obrigaes; Anlise do Regime Jurdico dos Servidores Pblicos A Constituio previu a existncia para a Administrao Direta, as Autarquias e as Fundaes Pblicas o Estatuto do Funcionalismo Pblico Federal, isto , a Lei no 8.112/90, onde aparecem todos os direitos e os deveres dos servidores.

Teoria dos Atos Administrativos Ato Administrativo - o ato jurdico praticado pela Administrao Pblica; todo ato lcito, que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Pode ser praticado por agente pblico competente. Esta a definio tradicional de Ato Administrativo. Espcies de Atos Administrativos - so os Normativos, os Ordinatrios, os Negociais e os Enunciativos. Requisitos dos Atos - so a Competncia, a Finalidade, a Forma e o seu Motivo. Atributos dos Atos - so a Imperatividade, a Presuno de Legitimidade e a AutoExecutoriedade. Classificao dos Atos - sempre aparece como uma questo, como, por exemplo, os Gerais, os Individuais, os Internos, os Externos os de Imprio, os de Gesto, os Discricionrios, os Vinculados, etc.

Anda mungkin juga menyukai