Anda di halaman 1dari 20

Seguindo Bruno Latour: notas para uma antropologia simtrica1

Leticia de Luna Freire

Jamais fomos modernos. O que significa esta afirmao, que intitula um dos livros mais importantes e difundidos de Bruno Latour?2 O que significa ser moderno e o seu adjetivo contrastante no-moderno na acepo deste autor? A tentativa de responder a essas perguntas aponta algumas das questes fundamentais tratadas por Latour neste livro, onde desenvolve uma primeira formulao do que chamou de uma antropologia simtrica. So algumas destas questes que pretendo apresentar neste artigo. No entanto, diferentemente da obra de Latour, que consiste num denso ensaio filosfico, disponho-me aqui a abordar de forma introdutria o pensamento deste autor, para, em seguida, discutir as suas implicaes para a atividade de pesquisa em cincias humanas. Tratarei, nesse caso, das contribuies da Teoria Ator-Rede enquanto um esforo de sistematizao dos princpios e regras metodolgicas subjacentes a uma forma de pensar e tratar a realidade que, ao invs de interpretar o mundo a partir das grandes divises, visa descrev-lo levando em conta a sua hibridizao.

Comum - Rio de Janeiro - v.11 - n 26 - p. 46 a 65 - janeiro / junho 2006 46 COMUM 26

Entre Natureza e Cultura, o caminho do meio Nascido na Frana em 1947, Bruno Latour viveu sua formao inicial na cidade de Dijon, onde seguiu um curso muito tradicional que em nada o predestinava a ser o inovador que se tornou (Dosse, 2003). Aps se formar em filosofia, prestou servio militar na frica como encarregado de pesquisa, em 1973, a fim de realizar uma investigao em sociologia do desenvolvimento. Durante os dois anos que passou na Costa do Marfim, Latour interessou-se pelas cincias sociais e, em especial, pela antropologia, cogitando a possibilidade de transpor as mesmas categorias de anlise para uma investigao similar num laboratrio cientfico. Decidido a compreender o que fundamenta a verdade cientfica, mudou-se logo depois para os Estados Unidos, onde desenvolveu sua primeira pesquisa de campo sobre a prtica cientfica. Desde ento, Latour vem se tornando uma referncia no estudo das cincias e das tcnicas. Recusando os rtulos de filsofo, socilogo ou historiador das cincias, o prprio Latour se define como um sujeito hbrido (Latour, 2004b). Atualmente professor visitante da London School of Economics e do Department of the History of Science da Harvard University e professor titular do Centre de Sociologie de lInnovation (CSI) da cole Nationale Suprieure des Mines, podendo ser identificado como integrante do grupo de pesquisadores de Paris no campo da Sociologia das Cincias. Na Frana, juntamente com o diretor do CSI, Michel Callon, Latour vem propondo a criao de uma nova disciplina transversal, situada na interseo da sociologia e das cincias exatas, assumindo como objeto de estudo os processos que emergem da inovao cientfica e tcnica: a chamada Antropologia das Cincias. Nos anos 1980, Latour e Callon desenvolveram um novo marco de anlise sobre a cincia e a tecnologia a partir da reflexo e crtica da sociologia da cincia convencional e de suas investigaes empricas nos campos cientfico e tcnico. De acordo com Hernndez (2003), as principais fontes de influncias de Latour e Callon so: a Filosofia das Cincias concebida por Michel Serres, de quem tomaram emprestado o conceito de traduo, e o Programa Forte em Sociologia do Conhecimento, iniciado pelo filsofo-socilogo David Bloor, do qual estenderam o princpio metodolgico da simetria. Porm, outras influncias podem ser identificadas nos trabalhos desses autores, como a noo de rizoma, ela-

COMUM 26

47

borada por Deleuze e Guattari, e a noo de dispositivo, proveniente da filosofia de Michel Foucault. J em seu primeiro livro Laboratory Life: the Social Construction of Scientific Facts, publicado em 1979 em parceria com Steve Woolgar Latour critica os estudos desenvolvidos sobre a cincia na medida em que mantm intacta a separao entre o contedo cientfico e o contexto social. Nas palavras dos autores, como se contexto e contedo fossem dois lquidos que podemos fingir misturar pela agitao, mas que se sedimentam to logo deixados em repouso (Latour; Woolgar, 1997: 20). Visando ultrapassar estes limites, Latour vem se dedicando ao estudo da cincia em construo3. Ao colocar entre parnteses ao mesmo tempo nossas crenas sobre a cincia e nossas crenas sobre a sociedade, prope uma extenso do Programa Forte formulado por David Bloor. Em 1976, Bloor iniciou o desenvolvimento de um programa de investigao social com o objetivo de descobrir as causas que levam distintos grupos sociais, em diferentes pocas, a selecionar determinados aspectos da realidade como objeto de estudo e explicao cientfica. Com esse programa, tornou-se possvel considerar o trabalho dos cientistas como uma construo social, influenciada tanto por aspectos internos da prpria comunidade cientfica, como por aspectos externos da sociedade a que pertencem. Por programa fraco Bloor designava a idia de que bastava cercar a dimenso cognitiva das cincias com uns poucos fatores sociais para ser chamado de historiador ou socilogo das cincias. Em contraposio, propunha um programa forte, cuja idia bsica era de que qualquer estudo de sociologia ou histria das cincias deveria levar em conta tanto o contexto social quanto o contedo cientfico. Para abordar estes dois aspectos, Bloor sugeriu, entre outros, o princpio programtico da simetria, o que significava reconhecer que os mesmos tipos de causas devem explicar tanto as crenas valorizadas como verdade quanto as crenas rechaadas, uma vez que no h diferena essencial entre verdade e erro4. Ou seja, as explicaes sociais, psicolgicas e econmicas deveriam ser empregadas simetricamente, de modo a tratar, nos mesmos termos, os vencedores e os vencidos da histria das cincias. Como dizem Latour e Woolgar (1997), ser simtrico significa fazer uma sociologia para compreender por que os franceses acreditam na astronomia da mesma maneira que para compreender por que eles acreditam na astrologia.

48

COMUM 26

Esse princpio foi estendido por Latour e Callon s controvrsias sobre a sociedade, propondo ento um princpio de simetria generalizada, no qual tanto a natureza quanto a sociedade deveriam ser explicadas a partir de um quadro comum e geral de interpretao. Sugerindo uma antropologia simtrica (Latour, 1994), defendem que, alm do erro e da verdade, tambm a natureza e a sociedade devem ser tratadas sob um mesmo plano e nunca separadamente, j que tambm no haveria entre elas diferena em espcie. Para os autores, no h de antemo o mundo das coisas em si de um lado e o mundo dos homens entre si de outro, pois natureza e sociedade so ambas efeitos de redes heterogneas. Isso no quer dizer que suas redes sejam compostas pelos mesmos elementos, mas que podem ser descritas da mesma maneira, tratadas sob os mesmos termos. Dito de outro modo, o princpio de simetria generalizada significa partir da necessria explicao simultnea da natureza e da sociedade, ao contrrio do hbito de se fazer recair exclusivamente sobre a sociedade todo o peso da explicao, o que resulta na permanncia de um esquema assimtrico (Dosse, 2003). Questionando essas grandes divises, Latour e Callon propem ainda com esse princpio ultrapassar a dupla separao moderna entre os humanos e os no-humanos, defendendo que se d igual importncia de tratamento para a produo tanto dos primeiros quanto dos segundos, estudando-os ao mesmo tempo5. Ao assumirem que tudo o que h interao, Latour e Callon vo ainda mais longe ao reivindicarem uma simetria total entre os humanos e os no-humanos. Conforme aponta Law (1992), podemos notar que quase todas nossas interaes com outras pessoas so mediadas atravs de objetos, como telefone, internet, carta. Minha comunicao com voc, leitor, por exemplo, se d atravs de uma rede de objetos do qual fazem parte o computador, a impressora, a revista, esse texto e uma rede de pessoas do qual fazem parte eu, os editores da revista e os tcnicos que viabilizaram sua publicao. Como diz Law (op.cit.), essas vrias redes participam do social, ajudando a mold-lo e, em certa medida, ajudando a superar a relutncia em ler esse texto, sendo, portanto, necessrias para se estabelecer o relacionamento social entre autor e leitor. Nesse sentido, o social uma rede heterognea, constituda no apenas de humanos, mas tambm de no-humanos, de modo que ambos devem ser igualmente considerados.

COMUM 26

49

Do ponto de vista metodolgico, Latour afirma que a nica maneira de compreender a realidade dos estudos cientficos acompanhar os cientistas em ao, j que a cincia est fundada sobre uma prtica, e no sobre idias. Para isso, preciso prestar ateno aos detalhes da prtica cientfica, descrevendo essa prtica tal como os antroplogos descrevem tribos selvagens6. Conforme salientam Latour e Woolgar (1997), o exame das atividades cotidianas de um laboratrio permite-nos ver como os gestos aparentemente mais insignificantes contribuem para a construo social dos fatos, evidenciando o carter idiossincrtico, local, heterogneo e contextual das prticas cientficas. Contrrio a todo pensamento dualista, Latour prope em seus trabalhos uma abordagem pragmtica que no seja centrada nem s no tcnico, nem s no social, mas capaz de respeitar a dinmica no hierrquica e no linear de suas relaes, negando assim a prpria separao entre o lado de dentro e o lado de fora do laboratrio. Segundo o autor, a atividade cientfica tem por natureza uma dimenso coletiva, pblica, de modo que a construo de fatos e mquinas somente se viabiliza atravs da conjugao de interesses e mobilizao de um grande nmero de aliados. Conforme diz, a construo de um fato um processo to coletivo que uma pessoa sozinha s constri sonhos, alegaes e sentimentos, mas no fatos (Latour, 2000: 70). Isso significa que um fato cientfico s existe se for sustentado por uma rede de atores e que, assim, o cientista nunca remete natureza em si, mas aos seus colegas e rede que o constitui como tal (Moraes, 2004). Nesse sentido, podemos dizer que, em ltima instncia, uma cincia no se universaliza, e sim que sua rede se estende em grandes propores e se estabiliza7. Em Cincia em ao (2000), Latour compara a construo de fatos a um jogo de rugby, dizendo que uma afirmao, assim como a bola de rugby, est sempre em situao de risco, aguardando ser pega por algum jogador para sair do estado de estagnao. Para que se mova, preciso que haja uma ao, que algum a pegue e atire-a, sendo que o seu arremesso depender da hostilidade, velocidade, percia ou ttica dos outros. Tal como um jogo de rugby, a construo de fatos um processo coletivo em que o objeto transmitido de um ator para outro, com a diferena de que na prtica cientfica a afirmao vai se constituindo e se transformado medida que passa de mo em mo. Conforme diz, todos os atores esto fazendo alguma coisa com a caixa-preta () eles no a trans-

50

COMUM 26

mitem pura e simplesmente, mas acrescentam elementos seus ao modificarem o argumento, fortalec-lo e incorpor-lo em novos contextos (Latour, 2000: 171). Assim, o status de uma afirmao depende sempre das afirmaes ulteriores, do que se faz depois com ela, ou seja, se ela tornada mais fato ou fico. Entretanto, no basta aos cientistas fazer com que os outros simplesmente tomem a afirmao em suas mos, preciso evitar que estes a transformem tanto ao ponto de torn-la irreconhecvel. Assim, a tarefa dos cientistas de transformar uma alegao em um fato cientfico torna-se ainda mais complexa, dependendo da operao que Latour (op. cit.: 178) chamou de traduo (ou translao), ou seja, da interpretao dada pelos construtores de fatos aos seus interesses e aos das pessoas que eles alistam. Para Hernndez (2003), o conceito de traduo o corao do dispositivo terico de Latour. Tal a importncia deste conceito que a Teoria Ator-Rede tambm conhecida como sociologia da traduo (Law, 1992). Traduzir (ou transladar) significa deslocar objetivos, interesses, dispositivos, seres humanos. Implica desvio de rota, inveno de um elo que antes no existia e que de alguma maneira modifica os elementos imbricados. As cadeias de traduo referem-se ao trabalho pelo qual os atores modificam, deslocam e transladam os seus vrios e contraditrios interesses. Mas a operao de traduo implica uma soluo aparentemente contraditria do cientista, pois ao mesmo tempo em que procura engajar outras pessoas para que elas acreditem na caixa-preta, comprem-na e disseminem-na no tempo e no espao, tenta control-las para que aquilo que elas adotam e disseminam permanea mais ou menos inalterado. Descrevendo diversas tticas de deslocamento de interesses e objetivos, Latour (2000) esclarece que, alm do significado lingustico de transposio de uma lngua para outra, a noo de traduo tem aqui um significado geomtrico de transposio de um lugar para outro. Assim, transladar interesses significa, ao mesmo tempo, oferecer novas interpretaes desses interesses e canalizar as pessoas para direes diferentes (op. cit.:194). Por exemplo, um cientista que deseje produzir um novo medicamento para diabetes precisa, para obter o apoio necessrio para o sucesso de seu empreendimento, convencer o maior nmero possvel de pessoas (Ministro da Sade, presidente da Associao dos Diabticos, dirigentes da indstria farmacutica, jornalistas, alunos, colegas acadmicos,

COMUM 26

51

etc) de que, ao ajudarem o seu laboratrio, estariam favorecendo seus prprios objetivos. Com o uso de diversos dispositivos de inscrio8, o cientista traduz outros atores numa vontade nica da qual ele se torna porta-voz. Ao comear a agir por muitos e no mais por apenas um, o cientista ento cresce e se fortalece9. Logo, no h razo sem negociao, sem essa poltica inventada pela cincia (Moraes, 2002)10. E justamente dessa prtica poltica que advm o poder da cincia o poder de parecer apoltica, mera representante da natureza. Sendo a cincia constituda por um processo de negociao em rede, Latour (op.cit.) demonstra que h uma constante retroalimentao entre o lado de dentro e o lado de fora do laboratrio, de forma que quanto maior, mais slida e mais pura a cincia l dentro aparentando ser isolada da sociedade , maior a distncia que outros cientistas precisam percorrer l fora, recrutando investidores, despertando interesses e convencendo outras pessoas. Metaforicamente, Latour (op. cit.: 258) diz que os cientistas puros so como filhotes indefesos que ficam no ninho enquanto os adultos se ocupam construindo abrigo e trazendo alimento. Atravs de pesquisas de campo, o autor tem produzido anlises que expressam essa permeabilidade entre o lugar onde se realizam as prticas tecnocientficas (o laboratrio) e o seu entorno (Teixeira, 2001). Pensar a cincia como uma rede de atores significa que ela no se caracteriza por sua racionalidade e objetividade, ou pela veracidade dos fatos por ela engendrados. Implica considerar estas noes assim como as noes de natureza e sociedade no como causas, mas efeitos alcanados a partir das tenses prprias rede de atores. Ao invs de ser um lugar isolado, fechado e separado do mundo, o laboratrio passa a ser aqui entendido ento como o locus onde so constantemente redistribudas a natureza e a sociedade (Moraes, 2002). Dessa forma, Latour vem construindo uma antropologia das cincias que, em linhas gerais, tangencia a separao entre as entidades ontolgicas Natureza e Cultura, bem como a separao entre sujeito e objeto. Todo seu esforo concentra-se em problematizar a idia da existncia de uma rgida separao entre natureza e sociedade, da dicotomia entre sujeito e objeto e ainda de uma relao de domnio dos homens sobre as coisas do mundo idias fundadas pela/na modernidade mostrando que, na realidade, tais pressupostos nunca vingaram.

52

COMUM 26

Em Jamais fomos modernos (1994), o autor argumenta que a tradicional diviso de tarefas em que a gesto da natureza cabia aos cientistas e a gesto da sociedade aos polticos tem se tornado cada vez mais incapaz de dar conta de fenmenos contemporneos, como o buraco na camada de oznio, embries congelados e organismos geneticamente modificados. Isso porque a tentativa moderna de purificao dos domnios natural e humano fracassou atravs de seu efeito colateral mais indesejvel: a proliferao de hbridos (Ferreira, 2002). Essa proliferao de objetos que j no podemos considerar nem totalmente naturais nem totalmente sociais nos faz questionar sobre essa radical separao entre natureza e cultura produzida pelo mundo moderno. Conforme demonstra Latour, na prtica nunca paramos de criar esses hbridos, apenas recusvamos assumi-los para defender um paradigma que j no se sustenta mais, o que o conduz a afirmar de modo categrico que jamais fomos verdadeiramente modernos. preciso ento questionar este paradigma fundador para que possamos compreender nosso mundo atual atravs de um olhar moderno. Para lidar com esses hbridos que no se enquadram nas grandes divises, Latour prope um vasto movimento de expresso conjunta dos porta-vozes da sociedade e da natureza, atravs de um Parlamento das coisas. Um bom exemplo citado pelo autor (1997a) para testar essa idia a Conferncia de Kyoto, no Japo, onde o clima aparece ao mesmo tempo como objeto cientfico um consenso formado entre os pesquisadores de que a emisso de poluentes a partir da queima de combustveis, por exemplo, provoca alterao climtica em todo o planeta e como objeto poltico que obriga as naes a tomarem uma ao frente a esta alterao que se estenda por todo o planeta. Nessa conferncia, o efeito estufa um hbrido que redefine as relaes entre cincia e poltica, sendo impossvel separar claramente os que representam as naes e os que representam as nuvens, a circulao atmosfrica, as correntes marinhas e as florestas (ibid.: s/p). Assim, Latour pretende mostrar que a emergncia desses hbridos clama por uma filosofia capaz de acolh-los e uma poltica que os tome como alvo de discusso (Moraes, 2004). Ao fazer isso, redefine o prprio objeto de investigao da sociologia das cincias, que, ao invs de ser a construo social, passa a ser a scio-natureza, atravs do estudo desses hbridos de natureza e cultura, que Michel Serres denominou quase-objetos (Latour, 1994). No existe, portanto, natureza de um lado e cultura de outro, mas apenas naturezas-culturas.

COMUM 26

53

De posse desses objetos hbridos de investigao, a prpria antropologia perderia sua ligao exclusiva com as culturas ou com as dimenses culturais, mas ganharia as naturezas, o que, segundo Latour, teria um valor inestimvel. Alm disso, uma vez que todas essas questes sobre causas, efeitos e elos podem ser levantadas em todos os lugares, abre-se um campo ilimitado de estudo para a antropologia (Latour, 2000). A Teoria AtorRede nada mais que a formalizao desse mtodo de estudo, pautado nas noes de simetria, traduo, ator e rede. A Teoria Ator-Rede A Actor-Network Theory (ANT), traduzida aqui por Teoria AtorRede (TAR), produto de um grupo de antroplogos, socilogos e engenheiros franceses e ingleses associados, dentre os quais Bruno Latour, Michel Callon e John Law. De acordo com Wilkinson (2004: 2), embora muitas vezes a Teoria Ator-Rede seja considerada uma metodologia, ela na prtica alcanou o estatuto de uma teoria, quer pelas ambies do seu mtodo (abolio do pensamento dualstico) quer pela sua reconceitualizao sistemtica de prticas de pesquisa, que envolvem uma nomenclatura extensa e original. Nas palavras de Latour (2004b: 397), a TAR consiste em seguir as coisas atravs das redes em que elas se transportam, descrev-las em seus enredos. Contudo, o prprio Latour o primeiro a criticar a teoria de rede de atores, admitindo uma srie de restries. Para ele (1997b), h quatro pequenos problemas na Teoria Ator-Rede: a palavra teoria, a palavra ator, a palavra rede e o hfen que liga o ator rede! O problema, portanto, comea no nome, uma vez que as definies usuais das noes de teoria, ator e rede se chocam com o que a TAR significa em termos de uma proposta terico-metodolgica. Para melhor entend-la e operacionaliz-la, necessrio destrinchar alguns conceitos bsicos. Quanto ao conceito de teoria, Latour retifica que a TAR no pode ser classificada como uma teoria do social, do sujeito ou da natureza. No uma teoria cujos princpios estejam dados de antemo, tampouco que possa se aplicar a algo, uma vez que o que est em jogo no a aplicao de um quadro de referncia no qual podemos inserir os fatos e suas conexes, mas a possibilidade de seguir a produo das diferenas (Moraes, 2003). Segundo a definio de Latour (1997b), a TAR , antes

54

COMUM 26

de tudo, um mtodo, um caminho para seguir a construo e fabricao dos fatos, que teria a vantagem de poder produzir efeitos que no so obtidos por nenhuma teoria social. Quanto ao conceito de ator, preciso aqui diferenci-lo do sentido tradicional de ator social da sociologia, pois, para Latour, ator tudo que age, deixa trao, produz efeito no mundo, podendo se referir a pessoas, instituies, coisas, animais, objetos, mquinas, etc. Ou seja, ator aqui no se refere apenas aos humanos, mas tambm aos no-humanos, sendo por esse motivo sugerido ainda por Latour (2001: 346) o termo actante: O grande interesse dos estudos cientficos consiste no fato de proporcionarem, por meio do exame da prtica laboratorial, inmeros casos de surgimento de atores. Ao invs de comear com entidades que j compem o mundo, os estudos cientficos enfatizam a natureza complexa e controvertida do que seja, para um ator, chegar existncia. O segredo definir o ator com base naquilo que ele faz seus desempenhos no quadro dos testes de laboratrio. Mais tarde, sua competncia deduzida e integrada a uma instituio. Uma vez que, em ingls, a palavra actor (ator) se limita a humanos, utilizamos muitas vezes actant (actante), termo tomado semitica para incluir no-humanos na definio. De acordo com Latour, um ator definido pelos efeitos de suas aes, de modo que o que no deixa trao no pode ser considerado um ator. Ou seja, somente podem ser considerados atores aqueles elementos que produzem efeito na rede, que a modificam e so modificados por ela e so estes elementos que devem fazer parte de sua descrio. Porm, no h como anteciparmos que atores produziro efeitos na rede, que atores faro diferena, seno acompanhando seus movimentos. Em relao ao conceito de rede, preciso ressaltar que no h aqui qualquer aluso idia de rede ligada ciberntica. Enquanto rede em internet refere-se ao transporte de informaes por longas distncias sem sofrerem quaisquer deformaes, na TAR esta noo remete a fluxos, circulaes e alianas, nas quais os atores envolvidos interferem e sofrem interferncias constantes.

COMUM 26

55

Do ponto de vista topolgico, uma rede uma lgica de conexes, e no de superfcies, definidas por seus agenciamentos internos e no por seus limites externos. De uma forma geral, a noo de rede da TAR bastante prxima da noo de rizoma, elaborada por Deleuze e Guattari (1995) enquanto o modelo de realizao das multiplicidades. Diferentemente do modelo da rvore ou da raiz, que fixam um ponto, uma ordem, no rizoma qualquer ponto pode ser conectado a qualquer outro. De acordo com os autores (op. cit.: 16), uma multiplicidade no tem sujeito nem objeto, mas somente determinaes, grandezas, dimenses que no podem crescer sem que mude de natureza. Tal como no rizoma, na rede no h unidade, apenas agenciamentos; no h pontos fixos, apenas linhas. Assim, uma rede uma totalidade aberta capaz de crescer em todos os lados e direes, sendo seu nico elemento constitutivo o n (Moraes, 2000). Na abordagem da TAR trata-se ento de enfatizar os fluxos, os movimentos de agenciamento e as mudanas por eles provocadas, pois, como diz Latour (2002b), no h informao, apenas trans-formao, e essa a principal caracterstica da rede. Latour enfatiza ainda que o conceito de rede da TAR no deve ser confundido com o objeto a ser descrito, que sempre tambm um ator em relao. Uma rede de atores no redutvel a um ator sozinho; nem a uma rede, mas composta de sries heterogneas de elementos, animados e inanimados conectados, agenciados. Ela simultaneamente um ator, cuja atividade consiste em fazer alianas com novos elementos, e uma rede capaz de redefinir e transformar seus componentes (Moraes, 2002). A utilizao do hfen entre os termos ator e rede busca demarcar a inteno de seguir a circulao das entidades micro e macro, tomando ator e rede como duas faces do mesmo fenmeno. Entretanto, o par atorrede, incluindo o hfen, para Latour insuficiente para dar conta da ao que se distribui em rede, dos processos de fabricao do mundo, por ser muitas vezes equivocadamente tomado como o par indivduo-sociedade. De todo modo, o que na TAR est sendo designado por rede refere-se muito mais ao modo de descrever esse movimento circulatrio do que a caracterizar seus elementos. Como bem define Latour (2002b), a Teoria Ator-Rede mais como o nome de um lpis ou pincel do que o nome de um objeto a ser desenhado ou pintado11. Mas que tipo de desenho esse lpis ou pincel nos possibilita traar? A originalidade da noo de rede na TAR reside em no reduzi-la idia de

56

COMUM 26

vnculo, mas em acentuar a ao, o trabalho de fabricao e transformao presente nas redes (Moraes, 2003). Assim, o interesse do pesquisador consiste em seguir o trabalho de fabricao dos fatos, dos sujeitos, dos objetos; fabricao que se faz em rede, atravs de alianas entre atores humanos e no-humanos. Descrever sem explicar: o que pesquisar na perspectiva da Teoria Ator-Rede? Nesta ltima parte, gostaria de abordar as implicaes desse pensamento no-moderno e a respectiva metodologia pautada na simetria para a atividade da pesquisa em Cincias Humanas. Como vimos, a Teoria Ator-Rede no deve ser entendida como um quadro terico o qual possa ser aplicado em diferentes contextos. No h, por sua vez, um manual o qual o pesquisador deva seguir. De que forma, ento, ela nos pode ser til? Para responder esta questo, cito um texto esclarecedor em que Latour (2002b) simula o dilogo entre um professor um tanto socrtico, e um aluno da London Schol of Economics s voltas com a produo de sua tese12. Ao perceber a aflio do aluno por no conseguir aplicar a Teoria Ator-Rede ao seu estudo em organizaes, o professor tenta tranquilizlo: no se preocupe, ela no aplicvel a nada!. Surpreso com a afirmao do professor, o aluno replica: voc est dizendo que ela realmente intil?. O professor ento o corrige: ela deve ser til, mas apenas se no for aplicada a nada. Com o aluno cada vez mais confuso, o professor procura explic-lo de maneira mais didtica: ela uma teoria, e uma teoria forte, eu acho, mas sobre como estudar coisas ou como no estudlas. Ou ainda como deixar os atores terem espao para se expressarem por eles mesmos. O pesquisador, nesse caso, no deve emitir interpretaes sobre seu objeto de estudo, mas apenas descrev-lo da melhor forma possvel. Desconfiado dessa funo de descrever sem explicar, o aluno, j bastante preocupado com a redao de sua tese, lhe faz perguntas prticas: mas quando devo parar? O que uma descrio completa?. A ele ento o professor responde: ora, uma boa tese uma tese feita. O aluno insiste com a pergunta, provocando uma resposta ao mesmo tempo direta e irnica do professor: voc pra quando voc estiver escrito suas 50.000 palavras ou seja qual for o formato aqui () Uma soluo para parar

COMUM 26

57

adicionar uma moldura, uma explicao, a outra escrever a ltima palavra no ltimo captulo de sua tese. Diante da insatisfao do aluno, que no pra de question-lo, o professor prossegue: o texto, em nossa disciplina, no uma histria, uma boa histria, o equivalente funcional de um laboratrio. um lugar para testes, experimentos e transformaes. Dependendo do que acontece nele, existe ou no um ator e existe ou no uma rede sendo tecida. E isso depende inteiramente dos meios precisos em que ele escrito e cada novo tpico requer um novo meio de ser abarcado no texto. Muitos textos so apenas planos mortos. Nada acontece neles. A partir desse intrigante dilogo, podemos dizer que a Teoria AtorRede implica, portanto, uma srie de escolhas e decises a serem tomadas antes, durante e aps a realizao da pesquisa. Em minha dissertao de mestrado (Freire, 2005), busquei descrever o processo de implantao do Programa Favela-Bairro13 na localidade de Acari, na zona norte do Rio de Janeiro. luz da perspectiva da TAR, no tinha como objetivo avaliar os resultados alcanados pelo programa em relao qualidade de vida da populao, o que me colocaria na funo de emitir um julgamento (favorvel ou no) sobre o mesmo, tampouco buscava emitir interpretaes sobre os atores que compunham o processo, enquadrando os acontecimentos numa moldura terica qualquer. Ao invs de pretenses consideradas academicamente mais nobres, meu objetivo era bastante simples, mas nem por isso menos importante: descrever a interveno tal como ela acontecia no campo, quer dizer, mapear as redes que estavam sendo tecidas no processo da interveno urbana na localidade. Assim como o aluno no referido dilogo, encontrei-me com diversas dvidas no decorrer desse caminho: como descrever, como abrir mo de explicaes, quando interromper a descrio? Conforme dito anteriormente, a noo de rede aqui no se reduz idia de vnculo, mas em acentuar a ao presente nas redes. Nesse sentido, ao descrever o processo da interveno do Favela-Bairro em Acari, o foco de minha pesquisa no era apenas a identificao dos vnculos e alianas geradas em torno dessa interveno, como a que ligava a prefeitura s associaes de moradores ou a que ligava os moradores s agentes comunitrias de habitao, mas sobretudo a descrio dos efeitos produzidos por estes vnculos. Foi com este enfoque que pude perceber, por exemplo, as mudanas ocasionadas no projeto de urbanizao inicial, a partir das

58

COMUM 26

negociaes entre a prefeitura e os presidentes das associaes, bem como a produo de novas formas de uso e apropriao do espao pblico da localidade pelos moradores atravs da atuao das agentes de habitao junto aos mesmos. Certamente, como relatei em outro artigo (Freire, 2006), isto apenas foi possvel mediante a realizao de um intenso trabalho de campo, que, inspirado nos antroplogos, exigiu minha presena constante na comunidade por mais de um ano. Com o auxlio de um dirio de campo, que muitas vezes funcionava como analisador de minha prpria participao no processo, descrevi as negociaes, deslocamentos e transformaes ocasionadas pelas aes dos mais diversos atores durante a interveno. Mais do que descrev-la de fora, buscava assim apontar os efeitos das relaes e alianas que estavam sendo naquele momento produzidas. Seguindo a perspectiva sugerida por Latour, tentei no priorizar nenhum ponto de vista ou ator de antemo, mas acompanhar passo a passo a sua constituio, atenta aos efeitos produzidos pelas aes de cada um dos atores. Procurando pistas sobre um possvel fio pelo qual pudesse comear a tecer as redes daquela situao que a localidade vivia, as conversas informais encadeadas com moradores e lderes locais me conduziram aos Agentes Comunitrios de Habitao, que ali representavam a ponte entre a prefeitura e a comunidade. Foi seguindo os agentes comunitrios em ao, acompanhando de perto o desenvolvimento de seu trabalho em Acari, que a rede pde ento ser tecida. Atuando como elo de comunicao e interlocuo entre a prefeitura e os moradores durante as trs etapas da interveno (projeto, obras e ps-obras), eles eram os tradutores por excelncia do programa na comunidade. Isso no significa que eles fossem os atores centrais do processo, pois, segundo a TAR, no h um ator do qual emana a fabricao do mundo, mas uma rede heterognea de atores (humanos e no-humanos) conectados. Desse modo, posso dizer que os agentes foram minha porta de entrada, o que me permitiu ter acesso aos outros atores a eles associados e que se faziam igualmente presentes no processo da interveno, como os presidentes das associaes, os tcnicos da prefeitura, os traficantes e os prprios moradores. Dentre os outros atores, encontrei tambm muitos no-humanos, como o livro de atas dos agentes de habitao, as pichaes da prefeitura enumerando as casas a serem removidas e os fogos lanados por traficantes para

COMUM 26

59

comunicar a chegada da polcia na favela. Todos esses atores provocavam desvios ou modificaes no processo da interveno, seja intervindo diretamente no trabalho dos agentes comunitrios, na vida dos moradores ou na prpria atuao dos tcnicos da prefeitura na localidade. Dessa forma, somente partindo da posio de no desprezar nenhum elemento que se fizesse presente, isto , que produzisse efeitos, pude ao longo do trabalho de campo sustentar um olhar que levasse em considerao simultaneamente aspectos individuais e sociais, os humanos e os nohumanos, escapando assim de uma abordagem assimtrica que privilegiasse um dos plos. Foi a atitude de no mais ignorar a presena dos nohumanos que me permitiu constatar a complexidade de pessoas e coisas que povoam o mundo em constante interao, dando-lhe corpo e sentido, e que, no caso da interveno do Programa Favela-Bairro em Acari, era impossvel de se desprezar. De cincias humanas a humanas cincias Ao leitor que me acompanhou, espero ter conseguido mostrar de que forma as contribuies de Latour para a construo de uma antropologia simtrica so extremamente relevantes para pesquisadores das cincias humanas, como socilogos, psiclogos, assistentes sociais, entre outros. Gostaria de finalizar ressaltando, em especial, dois aspectos que modificam no apenas o objeto de investigao do pesquisador, mas a delimitao de seu prprio campo cientfico. Um primeiro aspecto a introduo do mundo dos objetos no interior do nosso campo de investigao, o que, segundo o prprio Latour, muda uma boa parte das cincias humanas que eram at ento cincias sem objetos (apud Dosse, 2003: 141). Enquanto na teoria clssica da cincia, o objeto j est l, um dado da natureza que transformado pela histria, na perspectiva da antropologia simtrica o olhar se volta para os objetos em via de se constituir, os objetos que esto quentes. Um segundo aspecto que a adoo dessa perspectiva tem como consequncia direta a prpria recusa das fronteiras rigidamente construdas pela modernidade entre as cincias humanas e as naturais. Abordando os desafios criados na contemporaneidade, Latour et al. (1998: 123) afirmam que as cincias humanas, especialmente a sociologia, ficaram sufocadas por quererem imitar as cincias naturais em seus aspectos exteriores e ignor-

60

COMUM 26

las em seus contedos e suas produes. Segundo os autores (op.cit.:123), o esforo hoje fazer exatamente o inverso. No imit-las, uma vez que elas prprias esto completamente transformadas, mas integr-las, conheclas, pratic-las, desconstru-las, j que definem em parte as associaes de nossos coletivos em construo. Assim, concluem, de cincias humanas elas se tornam humanas cincias, isto , antropolgicas.

Notas
1. Este trabalho deve-se minha participao no grupo de estudo e pesquisa Psicologia e Construtivismo, no mbito do Programa de Ps-graduao em Psicologia Social da UERJ. Ao integrar este grupo durante o curso de mestrado, pude conhecer e compartilhar as idias de Bruno Latour e outros autores, como Isabelle Stengers e Vinciane Despret. Minha dissertao, assim como este artigo, resultou das discusses empreendidas com os colegas do grupo sob a coordenao de meu orientador, professor Ronald Arendt. Desde 2003 as contribuies desses autores tm sido apropriadas por seus integrantes em suas pesquisas de mestrado e doutorado, com o intuito de se viabilizar uma psicologia simtrica. Recentemente, organizei um livro com uma coletnea dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, a ser publicado ainda este ano pela editora do Museu da Repblica (RJ). Agradeo aqui a todos os colegas pela produtiva convivncia. 2. O livro Nous navons jamais t modernes foi originalmente publicado em 1991. Desde ento, j foi traduzido para 18 lnguas, sendo a primeira edio brasileira de 1994. 3. Latour (2000) descreve que h duas vozes contraditrias que falam ao mesmo tempo: a da cincia acabada (Cincia com C maisculo), que produz frases como faa isto, faa aquilo e considera fatos e mquinas suficientemente bem determinados, e a da cincia em construo (cincia n 2 ou Pesquisa), que diz que o suficiente nunca suficiente e acha que fatos e mquinas, em fase de construo, esto sempre subdeterminados, ou seja, que nenhum fator isolado suficiente para explicar o encerramento de uma controvrsia ou a certeza obtida pelos cientistas, faltando sempre alguma coisa para fechar de uma vez por todas a caixa-preta. O autor toma de emprstimo da ciberntica a expresso caixa-preta para designar os fatos cientficos tomados como indubitveis, como, por exemplo, a dupla hlice do DNA. Para ele, fazer um flashback dessas caixas-pretas certinhas, frias e indubitveis, permite revelar as incertezas, trabalhos, decises, concorrncias e controvrsias produzidas no processo de sua construo. 4. Latour (2002a) aborda a noo de crena num pequeno livro, cuja questo central consiste em falar simetricamente de ns e dos outros, sem acreditar nem na razo nem na crena, respeitando ao mesmo tempo os fetiches e os fatos. Neste texto, crena definida como aquilo que separa construo e realidade, como o conjunto da operao na qual os modernos constrem a si prprios ao proibirem, com o objetivo de compreender suas aes, o retorno aos fetiches, os quais, todavia, eles prprios tambm utilizam. Procurando intensificar o dilogo entre os que falam de fatos e os que falam de fetiches, o autor prope abandonar a noo de crena e, em contraposio, lana a noo de fe(i)tiche (faitiche)- um trocadilho com as palavras francesas fait (fato) e ftiche (fetiche) para considerar a dimenso da prtica, tomando construo e verdade como sinnimos, isentando-se de optar entre um e outro.

COMUM 26

61

5. Em sua etnografia da prtica cientfica, Latour utiliza o termo no-humano para se referir aos materiais, equipamentos e artefatos de inscrio e armazenamento dos dados cientficos, apontando que estes s podem ser pensados em suas relaes com os humanos. Segundo a definio do autor, esse conceito s significa alguma coisa na diferena entre o par humano-nohumano e a dicotomia sujeito-objeto. Associaes de humanos e no-humanos aludem a um regime poltico diferente da guerra movida contra ns pela distino entre sujeito e objeto. Um no-humano , portanto, a verso de tempo de paz do objeto: aquilo que este pareceria se no estivesse metido na guerra para atalhar o devido processo poltico. O par humano-no-humano no constitui uma forma de superar a distino sujeito-objeto, mas uma forma de ultrapassla completamente (2001: 352). 6. Segundo Moraes (2003), Latour afirma um enfoque antropolgico das cincias e das tcnicas entendendo a palavra antropologia no em sua referncia ao antropos-homem, mas ao estranhamento que comportam as pesquisas antropolgicas de outras civilizaes e para frisar o sentido emprico de suas investigaes. 7. Latour e Woolgar (1997: 192) definem ponto de estabilizao como o momento em que o enunciado desembaraa-se de todos os determinantes de tempo e lugar e de qualquer referncia queles que o produziram, assim como ao processo de sua produo. Embora, para Latour, no exista distino prvia entre a atividade cientfica e as demais, a singularidade da cincia reside exatamente no seu poder de mobilizao de um nmero enorme de recursos e aliados para produzir assimetrias, criando caixas-pretas que funcionam como pontos de passagem obrigatria, como se fossem atemporais e isoladas da sociedade (Latour, 2000). 8. Tambm chamadas de mveis imutveis, as inscries so todos os tipos de transformaes que materializam uma entidade em um signo, um arquivo, um documento, um pedao de papel, um trao, permitindo novas translaes e articulaes ao mesmo tempo em que mantm intactas algumas formas de relao (Latour, 2001). No esforo de convencimento dos cientistas, elas desempenham ento um papel extremamente importante, aumentando quer seja a mobilizao, a apresentao, a fidelidade, quer seja a disciplina dos aliados cuja presena necessria para convencer (Latour, 1990). 9. Um exemplo bem explorado pelo autor consiste no trabalho bem sucedido de Pasteur em capturar os interesses de diferentes grupos e indivduos para suas experincias com micrbios em seu laboratrio no final do sculo XIX. A esse respeito, ver: Latour (1983). 10. Entende-se aqui por poltica a atuao como porta-voz de foras que se molda a sociedade, foras das quais a pessoa a nica autoridade confivel e legtima, como define Latour (1983), referindo-se poltica praticada por Pasteur que o transformou em nico e legtimo representante de inmeras foras invisveis e perigosas (os micrbios causadores da doena do antraz). 11. A traduo de minha responsabilidade. 12. Todas as frases do dilogo citadas no texto foram traduzidas por mim. 13. Desenvolvido pela prefeitura do Rio de Janeiro desde 1994, este programa visa integrar as favelas cidade, atravs da introduo de obras de infra-estrutura urbana, servios bsicos, equipamentos pblicos e polticas sociais. Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ele hoje reconhecido como uma das maiores e mais importantes aes desenvolvidas pela administrao municipal.

62

COMUM 26

Referncias bibliogrficas DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Flix. Introduo: Rizoma. In: Mil plats Capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. DOSSE, Franois. O Imprio do sentido: a humanizao das Cincias Humanas. Bauru, So Paulo: EDUSC, 2003. FERREIRA, Arthur Arruda Leal. Cruzando as redes: o empirismo radical e a teoria do ator-rede enquanto monismos pluralistas. In: Srie Documenta, n 12-13, Ano VIII, EICOS/UFRJ, 2002. FREIRE, Leticia de Luna. Tecendo as redes do Programa Favela-Bairro em Acari. Dissertao de Mestrado em Psicologia Social, PPGPS-UERJ, Rio de Janeiro, 2005. __________. Seguindo as agentes comunitrias em ao: o processo de uma interveno urbana numa favela carioca luz da Teoria Ator-Rede (artigo no prelo), 2006. HERNNDEZ, Antonio Arellano. La sociologa de las ciencias y de las tcnicas de Michel Callon y Bruno Latour. In: LEDESMA, Jorge Ocampo; MARTNEZ, Elia Patln; HERNNDEZ, Antonio Arellano (orgs). Un debate abierto. Escuelas y corrientes sobre la tecnologa. Chapingo, Mexico: Universidad Autnoma Chapingo/Centro de Investigaciones Econmicas, Sociales y Tecnolgicas de la Agroindustria y la Agricultura Mundial (PIHAAA-CIESTAAM), 2003. LATOUR, Bruno. Give me a laboratory and I will raise the world. In: KNORR-CETINA, Karin D.; MULKAY, Michael J. (orgs). Science Observed. Beverly Hills: Sage, 1983. __________. As vises do esprito. Uma introduo antropologia das cincias e das tcnicas (Traduo de J. M. Carvalho de Mello e C. J. Saldanha Machado). In: Publicaes didticas. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ Programa de Engenharia de Produo, rea de PCT, Publicao Didtica 00190, 1990. ___________. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simtrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. __________. O futuro da Terra decidido no conclio hbrido de Kyoto. Folha de S. Paulo, So Paulo, Caderno Mais!, 7 dez. 1997a. __________. Keynote Speech: On Recalling ANT. Introduo ao Actor Network and After Workshop, Keele University. Disponvel em: http:// www.comp.lancs.ac.uk/sociology/ stslatour1.thml, 1997b. __________. Cincia em ao: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. So Paulo: UNESP , 2000.

COMUM 26

63

__________. A esperana de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos cientficos. Bauru: EDUSC, 2001. ___________. Reflexo sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru: EDUSC, 2002a. ___________. A Dialog on Actor Network Theory. Disponvel em: http:// www.ensmp.fr/~latour/articles/article/090.html, 2002b. __________. Polticas da natureza: como fazer cincia na democracia. Bauru: EDUSC, 2004a. __________. Por uma antropologia do centro (entrevista do autor revista). Mana 10(2), pp. 397-414, 2004. __________; WOOLGAR, Steve. A vida de laboratrio: a produo dos fatos cientficos. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1997. LAW, John. Notes on the Theory of Actor-Network: Ordering, Strategy and Hetergeneity. In: Systems Practice, vol.5, n. 4. (Traduo de Fernando Manso). Disponvel em: http://www.necso. ufrj.br, 1992. MORAES, Mrcia Oliveira. O conceito de rede na filosofia mestia. Revista Informare, vol. 6, n 1, p.12-20, 2000. __________. Rede e singularidade das cincias sobre a noo de rede e a singularidade das cincias. In: Srie Documenta, n 12-13, Ano VIII, EICOS/ UFRJ, 2002. __________. Alianas para uma psicologia em ao : sobre a noo de rede. Disponvel em: www.necso.ufrj.Brasil/Ato2003/MarciaMoraes.htm, 2003. __________. A cincia como rede de atores: ressonncias filosficas. Histria, Cincias e Sade Manguinhos, mai/ago, vol. 11, n 2, 2004. TEIXEIRA, Mrcia de Oliveira. A cincia em ao: seguindo Bruno Latour. Histria, Cincias e Sade Manguinhos, mar/jun, vol.8, n1, 2001. WILKINSON, John. Redes, convenes e economia poltica: de atrito convivncia. Paper apresentado no XXVIII Encontro Anual da ANPOCS, no seminrio temtico Anlise sociolgica dos fenmenos econmicos, 2004.

64

COMUM 26

Resumo Este artigo pretende apresentar de forma introdutria o pensamento do socilogo francs Bruno Latour sobre o que denomina de uma antropologia simtrica. Em seguida, aborda-se as contribuies da Teoria-AtorRede enquanto um esforo de sistematizao dos seus princpios e regras metodolgicas, concebendo a realidade no a partir da diviso entre natureza e cultura, sujeito e objeto, mas a partir de sua hibridizao. Ao final, discute-se as implicaes dessa perspectiva terico-metodolgica para a atividade de pesquisa em Cincias Humanas. Palavras-chave Bruno Latour; Antropologia Simtrica; Teoria Ator-Rede; Pesquisa.

Abstract In this article the author presents a brief reflection on Bruno Latours thought about symethrical anthropology. It analyses the contribution of what is called the Action-Network Theory (ANT) in his research, a methodology through which he conceives reality not as a division between nature and culture, subject and object. At the end, the article presents the implications of the ANT to research activities in Human Sciences. Key-words Action-Network Theory; Bruno Latour; Research; Symetrical Anthropology.

COMUM 26

65

Anda mungkin juga menyukai