Anda di halaman 1dari 2

Por Mrcia Bellotti

O Fragmento do Tempo na Fotograa

O tempo e a fotograa so quase to intimamente associados quanto a arte fotogrca e a prpria luz. O tempo, contado aqui como segundos, parte do mecanismo da cmera fotogrca, necessrio absoro da luz, mas tambm ao antigo processo de revelao, qual trazia quase misteriosamente imagens tona de um papel molhado na bacia qumica de um quarto escuro. O tempo, que como instrumento bem utilizado leva o fotgrafo a captao de sua viso seja documental, hiper-realista ou at mesmo abstrata - tambm inimigo, elemento limitante quando, aqui contado como anos, age sobre o material fotogrco distorcendo, esmaecendo, transformando e destituindo as imagens de seu valor inicial. Age em conjunto com fungos, agentes transformadores, qumicos mal xados, verdade, mas no deixa de ser a ao do tempo. Este, entretanto, apresenta-se no processo fotogrco de inmeras outras maneiras. Pode ser o elemento que permite a sensao de manuteno de uma presunosa noo de realidade. Nos oferece os conceitos de instante, de registro que prova e distorce a histria, que comprova nossos atos e que, diante de um processo de apropriao e miniaturizao dos seres, transforma aquilo que nossos olhos vem em algo colecionvel, armazenvel e, por que no, consumvel. Mas o tempo fotogrco tambm sinnimo de lembrana, de passado, de instante capturado, agrante. Como que uma mgica capaz de congelar o tempo diante de nossa incapacidade de simplesmente par-lo. O tempo passa, por vezes escorre entre os dedos associado aos fatores naturais como ao sol, a rotao terrena e a tantos outros elementos que nos tornam pequenos diante da grandeza de tudo aquilo que ainda no compreendemos e tememos. A fotograa, neste caso, um recurso emocional, dispositivo sobre o qual depositamos frustaes, desejos, fugas, lembranas. E nos lbuns fotogrcos guardamos o silncio do passado, modicvel a cada instante segundo nosso prprio querer, j que uma fotograa no precisa de legendas mas sendo to facilmente

associada a palavras modica-se a cada nova inteno de quem a possui. Guardamos os lbuns de famlia como prova fsica de um DNA poupvel; acreditamos inocentemente que os instantes so comprovveis atravs de um nico clique, desconsiderando os recortes espaciais, enquadramentos, profundidade de campo, e outros fatores limitantes e excludentes, alm claro de nossa prpria percepo de mundo. Documentamos nossa histria atravs de dispositivos fotogrcos cada vez mais tecnlogicos, sem percebermos as complexas nuances interpretativas que associam imagens aos fatos, desconsiderando a fragilidade de tal armazenamento fsico. A fotograa permanecer associada ao passado, mas nem por isso pode ser encarada como representante do tempo. Mesmo se experimentalmente expandirmos seu clique, adionarmos mais imagens e criarmos uma narrativa: nem mesmo o movimento ou uma breve extenso temporal so capazes de alterar tal associao. A viso interpretativa mais prxima que podemos abraar diante de to complexa relao existente entre imagem e tempo a de que a fotograa pode ser entendida como a frao do espao a ser percorrida pelo olhar, desassociada de qualquer relao temporal daquilo que chamamos realidade.

As memrias fotogrcas das pessoas comuns transformam-se nas memrias comuns a todas as pessoas. Maria Anglica Melendi, em Bibliotheca Rosngela Renn.

BIBLIOGRAFIA: RENN, Rosangla. Bibliotheca. Editorial Gustavo Gili SA, Barcelona. 2003. SONTAG, Susan. Sobre Fotograa. Companhia das Letras. 2008. ENTLER, Ronaldo. A Fotograa e as Representaes do Tempo. PUC-SP. 2007.

Anda mungkin juga menyukai