Anda di halaman 1dari 8

Disciplina: Sade e Sociedade Professora: Jlia Carolina de M. C.

Silva Curso: Enfermagem 1 Perodo Aula 1: 08/02/2013

Ementa da Disciplina: A sociologia como cincia, objeto, mtodo. O homem e a sociedade O processo de socializao O processo sade doena Os servios de sade e a reproduo das relaes sociais Assistncia mdica no Brasil (especificamente no Estado de So Paulo)

Bibliografia: ALMEIDA, M. C.P.; ROCHA, S.M.M. O trabalho de Enfermagem: So Paulo: Cortez editora, 1997. ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M.H.P. Temas de Filosofia: So Paulo: Moderna, 2004. BERGER, P.I Perspectivas Sociolgicas: uma viso humanista: So Paulo: Saraiva, 1994. COHN, A.; ELIAS, P.E. Sade no Brasil: Polticas e organizao de Servios: So Paulo: Cortez editora, 1999. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: sade. So Paulo: Hucitec, 2004. FILME: Politica de sade no Brasil, e , Documentrios. Artigos cientficos. pesquisa qualitativa em

Calendrio das aulas

08/02/2013 3 aulas 15/02/2013 - 3 aulas 22/02/2013 - 3 aulas 01/03/2013 No haver aula 08/03/2013 - 3 aulas 15/03/2013 - 3 aulas (atividade com vdeo) 22/03/2013 - 3 aulas = SEMINRIOS 29/03/2013 FERIADO (no haver aula) 05/04/2013 3 aulas = AVALIAO REGIMENTAL 12/04/2013 - 3 aulas 19/04/2013 - 3 aulas 26/04/2013 - 3 aulas 03/05/2013 No haver aula 10/05/2013 - 3 aulas (atividade com filme) 17/05/2013 - 3 aulas = SEMINRIOS 24/05/2013 3 aulas = AVALIAO REGIMENTAL? 31/05/2013 - 3 aulas = AVALIAO REGIMENTAL? 07/06/2013 3 aulas = SUB 14/06/2013 -3 aulas = EXAME

SOCIEDADE Do latim: societas, que significa associao amistosa com outros) o conjunto de pessoas que compartilham propsitos, gostos, preocupaes e costumes e que interagem entre si constituindo uma COMUNIDADE. (portanto, no apenas um conjunto de pessoas)

SADE Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), o completo bem estar fsico, mental e social, no consistindo somente da ausncia de uma doena ou enfermidade.

O conceito de sade reflete a conjuntura social, econmica, poltica e cultural. Ou seja: sade no representa a mesma coisa para todas as pessoas, depender da poca, do lugar, da classe social, dos valores individuais, das concepes cientficas, religiosas e filosficas. O mesmo, alis, pode ser dito das doenas. (Histria do conceito de sade, por Moacyr Scliar)

SADE E SOCIEDADE NA ENFERMAGEM

Pressupe-se que a sociologia uma disciplina importante para a formao do(a) enfermeiro(a) que poder valer-se de seus conhecimentos na sua prtica profissional. O grande mrito, talvez seja o de faz-lo perceber a sade numa viso ampliada. Tambm se deve salientar que o SUS (Sistema nico de Sade) ao implantar um modelo de sade coletiva, exige dos profissionais uma formao centrada na humanizao, onde o paciente no deve ser visto como uma mquina e sim como um ser pensante e que pode agir de forma a promover sua cura.

O norte principal do SUS a preveno e promoo da sade, onde no apenas o corpo, mas tambm outros fatores externos contribuem para a sade do indivduo, como por exemplo: saneamento bsico, tipo de

moradia, alimentao, emprego, dentre outros que denotam problemas sociais pela falta de polticas pblicas; contedos analisados pela sociologia. Alm disso, como consta nos manuais de sociologia, sua importncia enquanto saber incide sobre vrios aspectos da vida humana que so importantes para todas as pessoas, pois todas so membros de uma sociedade, compartilhando de suas regras, seus mecanismos de poder e de excluso, promoo, etc. Trata de fornecer s pessoas conhecimentos que mostram como a sociedade funciona em sua totalidade ou em suas partes constituintes, o que d s pessoas senso crtico de si mesma, dos outros e da realidade. A relao entre a sociologia e os estudos sobre a sade afirma-se a partir de caminhos cruzados: um deles nasce no campo sociolgico, revelando a importncia de se compreender a sade como um fenmeno social, isto , um fato resultante das interaes humanas, produto da vida em sociedade como o so igualmente outros acontecimentos: educao, famlia, religio, poltica, economia e lazer. No Brasil, nas ltimas trs dcadas observam-se que a construo do saber de fronteira entre a sociologia, a antropologia, as psicologias e as cincias da sade, objetivando uma nova compreenso sobre a relao entre sade, sociedade e cultura. Sem perder a sua identidade com a sociologia da sade, apresenta-se o desafio de estudar as interaes entre as caractersticas biolgicas da doena e os contextos sociais e trabalhar de forma propositiva as questes sociolgicas da sade.

O QUE A SOCIOLOGIA? o estudo cientfico das relaes ou interaes entre as pessoas no tempo e no espao. A medida que essas relaes se repetem e se tornam estveis, elas configuram padres ou estruturas sociais. So exemplos de estruturas

sociais: as famlias, os grupos, as associaes, as empresas, as sociedades, os Estados.

Sociologia Est ligada a problemas sociais como: crimes (estupro), alcoolismo ( e outros problemas de sade), divrcio, etc.

SOCIOLOGIA

(difere)

PSICOLOGIA

Examina a interao social, padres sociais e a socializao em processo.

Enfoca a personalidade indivduo como a causa comportamento

do do

GRUPOS

INDIVIDUOS

A Sociologia primeiramente uma cincia e posteriormente uma disciplina acadmica; numa tentativa de compreender o ser humano (nos grupos).

*Disciplina = acmulo de um conjunto de conhecimento no decorrer de um perodo, que constitui um modo sistemtico e cuidadoso de compreenso (de desenvolver idias). *Acadmicas = Porque existem principalmente em Universidades onde os estudiosos discutem e pesquisam o conhecimento reunido. A sociologia uma disciplina acadmica que possui um conjunto acumulado de conhecimentos, e que ao longo dos anos desenvolveu um mtodo sistemtico de compreenso. uma tentativa de compreender o ser humano, e, concentra se em nossa vida social. A sociologia faz trs perguntas: 1) O QUE SOMOS AFINAL? 2) O QUE CONSOLIDA A ORGANIZAO SOCIAL? 3) QUAIS SO AS CAUSAS E CONSEQUENCIAS DA DESIGUALDADE SOCIAL? *Que se entende por determinantes sociais da sade? As diversas definies de determinantes sociais de sade (DSS) expressam, com maior ou menor nvel de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condies de vida e trabalho dos indivduos e de grupos da populao esto relacionadas com sua situao de sade. Para a Comisso Nacional sobre os Determinantes Sociais da Sade (CNDSS), os DSS so os fatores sociais, econmicos, culturais, tnicos/raciais, psicolgicos e comportamentais que influenciam a ocorrncia de problemas de sade e seus fatores de risco na populao. A comisso homnima da Organizao Mundial da Sade (OMS) adota uma definio mais curta, segundo a qual os DSS so as condies sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Nancy Krieger(2001) introduz um elemento de interveno, ao defini-los como os fatores e mecanismos atravs dos quais as condies sociais afetam a sade e que potencialmente podem ser alterados atravs de aes baseadas em informao. Tarlov (1996) prope, finalmente, uma definio bastante sinttica, ao entend-los como as caractersticas sociais dentro das quais a vida transcorre.

ORIGENS DA SOCIOLOGIA

As pessoas no fizeram sempre as perguntas formuladas pela sociologia, nem coletaram dados sobre a sociedade como faz a sociologia atualmente. A sociologia, na verdade surge mais tarde na comunidade, sendo uma das cincias mais jovens.

Convivemos com outras pessoas, em casa, no trabalho, na escola ou com amigos. Indiretamente nos envolvemos com outras pessoas. Vivemos em sociedade, participamos de grupos sociais, ento somos um ser social. Desde as suas origens o homem se constituiu por meio de grupos. Os primeiros seres humanos s conseguiram sobreviver porque contaram com o apoio e a solidariedade do grupo a que pertenciam. As pessoas vivem em grupos. Essa constatao no representa a realidade total da evoluo do ser humano nem da sociedade humana; tambm no esgota as caractersticas do ser humano, hoje visto e entendido como ser de relaes. Parece que no errado dizer que nem sempre os seres humanos viveram em grupo, formando o que chamamos de sociedade. Tambm no erramos quando afirmamos que o ser humano est, constantemente, insatisfeito. E se est insatisfeito porque possui necessidades. Essa parece ser a principal e, talvez, primeira explicao para a organizao das sociedades humana:. A satisfao das necessidades. Mas necessitam do grupo porque nem tudo de que precisam, conseguem isoladamente. A associao ocorre, portanto, no porque o ser humano , essencialmente, gregrio, mas segregacionista, sectrio, e se agrupa por necessidade de sobrevivncia. O grupo, portanto, nasce dos interesses pessoais e das necessidades dos indivduos.

*Gregrio = Diz-se dos animais que vivem em bandos ou em grupos. Que prprio das multides: iluso gregria.

Instinto gregrio, tendncia que leva os homens ou os animais a se juntarem, perdendo, momentaneamente, suas caractersticas individuais.

*Sectrio

Sinnimo

de

sectrio: adepto, aderente, partidrio, proslito e sequaz. adj. Relativo a seita.

Adj. e s.m. Que ou aquele que pertence a uma seita; seguidor, sequaz, partidrio. Partidrio fantico e extremado de uma seita religiosa.

Fig. Que ou aquele que defende obstinadamente um ponto de vista extremado ou posies polticas, religiosas ou tericas intransigentes e polarizadas: posio sectria; os sectrios do nazismo.

Anda mungkin juga menyukai