Anda di halaman 1dari 173

CUIDADOS FARMACUTICOS EM DERMOCOSMTICOS

Prof. Ms. Andr Rotolo Farmacutico Bioqumico

BREVE HISTRIO DA COSMETOLOGIA


O uso de cosmticos remonta h pelo menos 30.000 anos Pintura corporal; Egpcios foram os primeiros usurios de cosmticos minrios; Nos manuscritos de Hipcrates, j se encontravam orientaes sobre higiene, banhos de gua e sol; Na era Romana, por volta do ano 180 dc, um mdico grego chamado Claudius Galen realizou sua prpria pesquisa cientfica na manipulao de produtos cosmticos - Unguentum Refrigerans

BREVE HISTRIO DA COSMETOLOGIA


Nesta poca - Ovdio escreveu um livro voltado a beleza da mulher; Idade Mdia - anos de clausura para a cincia cosmtica; As Cruzadas devolveram a este perodo os costumes "do culto beleza e a ternura; Renascimento Beleza exaltada; Falta de higiene persiste - perfumes so criados para mascarar o odor corporal. Idade Moderna, sculos XVII e XVIII, notam-se a crescente evoluo dos cosmticos; O grande salto dos perfumes - Giovanni Maria Farina- 1725, estabeleceu-se em Colnia, na Alemanha.

BREVE HISTRIO DA COSMETOLOGIA


Final sculo XVIII, os Puritanos, liderados por Oliver Cromwell - perodo no qual o uso de cosmticos e perfumes ficou fora de moda; Parlamento Ingls em 1770 estabelece: Qualquer mulher... que se imponha, seduza e traia no matrimnio qualquer um dos sditos de Sua Majestade, por utilizar perfumes, pinturas, cosmticos, produtos de limpeza, dentes artificiais, cabelos falsos, espartilho de ferro, sapatos de saltos altos, enchimento nos quadris, ir incorrer nas penalidades previstas pela Lei contra a bruxaria.... e o casamento ser considerado nulo e sem validade.

BREVE HISTRIO DA COSMETOLOGIA


Idade Contempornea, sculo XIX - cosmticos retomaram a popularidade;

Os cosmticos eram feitos em casa, cada famlia tinha suas prprias e favoritas receitas; Perodo rico para o surgimento de indstrias de matrias-primas para a fabricao de cosmticos e produtos de higiene nos Estados Unidos, Frana, Japo, Inglaterra e Alemanha. Estvamos presenciando o incio do mercado de cosmticos e produtos de higiene no mundo.

Sculo XX, os cosmticos saram das cozinhas e passaram a ser produzidos industrialmente Liberao da Mulher FUNDEMANTAL !!

BREVE HISTRIO DA COSMETOLOGIA


Charles Revlon, que estabeleceu sua empresa, Revlon, com um produto inicialmente - verniz de unha, posteriormente vindo a se chamar esmalte de unha;

Max Factor comeou com maquiagem para teatro, na costa oeste dos Estados Unidos; David McConnell vendia livros (incluindo Bblias) de porta-em-porta AMOSTRAS DE PERFUMES !! Brasil - segunda metade do sculo - uma nova empresa surgia na Rua Oscar Freire - Natura Cosmticos; Em Curitiba, Paran botica - transformando-se em O Boticrio.

MERCADO NA REA COSMTICA


De acordo com dados da Associao Brasileira da Indstria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmticos (ABIHPEC), o setor apresentou um crescimento mdio anual de 10,9% nos ltimos 12 anos, enquanto que o PIB Total e o mercado em geral cresceram cerca de 2,8%;
Conforme dados do Euromonitor de 2006, o Brasil ocupa:
3 posio no mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmticos , atrs apenas dos Estados Unidos e Japo;

2 mercado em desodorantes, perfumaria e em produtos infantis;

3 em produtos para cabelo, produtos masculinos e produtos para banho;

5 em proteo solar;

8 em pele;

9 em depilatrios.

MERCADO NA REA COSMTICA


Fatores que tm contribudo para crescimento do setor:
Maior participao da mulher no mercado de trabalho Mulheres: De Dona de Casa Dona da Casa; Utilizao de tecnologia de ponta consequente aumento da produtividade, favorecendo os preos praticados pelo setor, que tem aumentos menores do que os ndices de preos da economia em geral; Lanamentos constantes de novos produtos atendendo cada vez mais s necessidades do mercado; Aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar uma impresso de juventude.

LEGISLAO
Portaria n 348, de 18 de agosto de 1997. Ementa: Determinar a todos os estabelecimentos produtores de Produtos de Higiene Pessoal, Cosmticos e Perfumes, o cumprimento das Diretrizes estabelecidas no Regulamento Tcnico Manual de Boas Prticas de Fabricao para Produtos de Higiene Pessoal, Cosmticos e Perfumes. Resoluo n 481, de 23 de setembro de 1999. Ementa: Estabelece os parmetros de controle microbiolgico para os produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes conforme o anexo desta resoluo. Resoluo RDC n 162, de 11 de setembro de 2001. Ementa: Estabelece a Lista de Substncias de Ao Conservantes para Produtos de Higiene Pessoal, Cosmticos e Perfumes. Resoluo RDC n 237, de 22 de agosto de 2002. Ementa: Aprova Regulamento Tcnico Sobre Protetores Solares em Cosmticos. Resoluo RDC n 277, de 22 de outubro de 2002. Ementa: Amplia a proibio contida no art. 1 da RE n 552, de 20 de abril de 2001, a todas as formas farmacuticas de medicamentos anti-spticos de uso tpico indicados para uso infantil contendo cido brico e d outras providncias. Resoluo RDC n 211, de 14 de julho de 2005. Ementa: Ficam estabelecidas a Definio e a Classificao de Produtos de Higiene Pessoal, Cosmticos e Perfumes, conforme Anexos I e II desta Resoluo.

LEGISLAO
Resoluo RDC n 215, de 25 de julho de 2005. Ementa: Aprova o Regulamento Tcnico Listas de Substncias que os Produtos de Higiene Pessoal, Cosmticos e Perfumes no Devem Conter Exceto nas Condies e com as Restries Estabelecidas, que consta como Anexo e faz parte da presente Resoluo. Resoluo RDC n 48, de 16 de maro de 2006. Ementa: Aprova o Regulamento Tcnico lista de substncias que no podem ser utilizadas em produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes. Resoluo RDC n 47, de 16 de maro de 2006. Ementa: Aprova o Regulamento Tcnico lista de filtros ultravioletas permitidos para produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes.

RDC ANVISA 79/2000 - RESUMO Classifica os produtos cosmticos, de higiene e limpeza e perfumes quanto ao Grau de Risco. Grau I: produtos com o risco mnimo de produzir efeitos adversos Grau II: produtos com risco potencial de produzir efeitos adversos Exigem comprovao de segurana e/ou eficcia, informaes quanto aos cuidados, modo de ao e restries de uso. Alm de relacionar: os corantes permitidos, de acordo com o nmero do Colour Index e campo de aplicao; as substncias de uso restrito, campo de aplicao e concentrao mxima autorizada; as substncias proibidas; descrever as normas de rotulagem; esclarecer a respeito do registro de produtos.

ANATOMOFISIOLOGIA DA PELE
IMPORTNCIA DESTE CONHECIMENTO X ATIVOS X BASES

A pele o maior rgo do corpo humano (2m ),corresponde a 16% do peso corporal (4,2 5,0Kg ) . Protege e regula a temperatura do corpo.

ANATOMOFISIOLOGIA DA PELE
A estrutura da pele compreende basicamente 3 camadas:

Epiderme Derme

Hipoderme

As 3 camadas diferem na funo, na histologia e na origem embriolgica.

ANATOMOFISIOLOGIA DA PELE

(A) Estes diagramas mostram a arquitetura da pele. (B) Micrografia de uma seo transversal da sola de um p humano, corado com hematoxilina e eosina. A pele pode ser vista como um grande rgo composto de dois tecidos principais: a epiderme e o tecido conectivo que fica abaixo da epiderme, o qual consiste da derme e hipoderme. Cada tecido composto de vrios tipos celulares. A derme e a hipoderme so ricamente irrigadas com vasos sanguneos e nervos. Algumas fibras nervosas se estendem at a epiderme.

Pele
Beleza e juventude so julgadas pelo que se v. A pele o espelho do interior ou da alma. Tambm o espelho dos rgos internos e algumas vezes, reflete seus problemas. O sol o maior agressor da pele, pode envelhec-la prematuramente. H outros agressores: stress, desnutrio, dieta inadequada, variaes rpidas do peso,abuso do lcool, poluio e fumo.

Pele Funes da Pele


Proteo:
Contra diversos agentes do meio ambiente gua, poluio e Radiao UV. Contra microrganismo Fungos e bactrias. Contra impactos Tecido Adiposo

Pele - Funes
Responsvel pelo Tato Via de administrao de frmacos Meu alvo a pele?? Cuidado com os permeadores !!!!! Meio de eliminao de toxinas Forma permevel Produo de vitamina D Produo de melanina uma barreira semi-

Pele - Composio
gua : 64% Protenas estruturais: 33% Elastina: 0,3%
Colgeno: 29% Queratina: 2%

Protenas no-estruturais:
1,0% (albuminas e globulinas) 0,7% (mucinas e mucides)

Gorduras: 2% Outras substncias: 0,5% (pigmentos)

Pele - Anexos
Abaixo das duas camadas encontramos uma camada de tecido conectivo frouxo, ou hipoderme, que liga a pele aos tecidos inferiores. Cabelo, unhas, glndulas sebceas e sudorparas so chamados de apndices da pele.

Epiderme

Epiderme
a camada mais superficial, geralmente muito fina (0.13 mm), podendo alcanar uma espessura maior (0.4 a 1,3 mm) na palma da mo ou planta dos ps. A epiderme um estrato queratinizado estratificado escamoso. Protege o corpo contra os agentes agressores externos e da perda de fluidos orgnicos. nesta camada que a maioria dos cosmticos iro atuar No possui vasos sanguneos e est dividida em 5 estratos

(camadas).

Epiderme
1. CAMADA BASAL
Camada mais profunda da epiderme, tambm chamada de GERMINATIVA. Uma nica fileira de clulas com intensa atividade mittica, responsvel pela reproduo de queratincitos e melancitos. A melanina sintetizada por melancitos dispersa para os queratincitos. D cor e protege a pele da radiao UV . A renovao da epiderme leva cerca de 40 a 60 dias, em mdia. Na camada basal tambm encontram-se as clulas de Merkel

Epiderme
2. CAMADA GRANULOSA (4 camadas de clulas)
As clulas desta camada possuem grnulos ricos em precursores de queratina (querato-hialina), so poligonais e achatadas com ncleo . As clulas comeam a liberar lipdios (50%ceramidas + 25% colesterol + 25 %cidos graxos livres) que preenchem os espaos intercelulares, at a camada crnea. Ocorre o incio do processo de queratinizao que leva as clulas morte.

Epiderme
CAMADA GRANULOSA

Nesta camada as clulas comeam a perder sua vitalidade.

Epiderme
3. CAMADA ESPINHOSA (4 a 8 camadas de clulas)
Formada por clulas em forma de polgonos irregulares . So ligadas por DESMOSSOMAS, tonofibrilas que promovem a coeso entre as clulas = resistncia. Encontram-se nesta camada as Clulas de Langerhans. Recebem nutrientes da derme por difuso.

Epiderme
CAMADA MALPIGHIANA OU ESPINHOSA

Epiderme
4. CAMADA LCIDA
Consiste de vrias camadas de clulas achatas, desvitalizadas ( queratinizadas). Presente somente nas palmas das mos e plantas dos ps. Promove resistncia e proteo.

Epiderme
CAMADA LCIDA

Epiderme
5. CAMADA CRNEA 10 a 15 camadas celulares.
(pele afro= at 28 camadas)

a camada mais externa da pele. Clulas achatadas, desvitalizadas e cheias de queratina que so responsveis pela proteo do organismo. Espaos intercelulares preenchidos com lipdeos que mantm as clulas levemente coesas por isso esto em constante descamao.

Epiderme
CAMADA CRNEA

Clulas desvitalizadas, desidratadas e compactas. Desprendem-se de forma contnua e imperceptvel. Quando nos expomos ao sol essa camada que se desprende visivelmente Capa descamativa.

Epiderme
QUERATINIZAO OU CORNIFICAO
o processo de transformao das clulas da camada basal at a crnea.
Forma uma barreira hidrofbica, resultando num escudo protetor e na renovao celular.

Dura de 21 a 28 dias em mdia.

Epiderme
COMPOSIO DA SUPERFCIE

Pelcula Cutnea ou Emulso Epicutnea Flora bacteriana Capa gasosa

Epiderme
EMULSO EPICUTNEA OU MANTO HIDROLIPDICO
Emulso natural que resulta da mistura do suor (gua e NMF) e do sebo (lipdeos): 99% de gua = Fase Oleosa + Fase Aquosa = Emulso. Composio: Triglicrides, cidos graxos livres, esqualeno, colesterol, cras, traos de fosfolipdeos, uria, aminocidos, cido ltico e pirvico, gua e sais minerais. especfico para cada pessoa.

Epiderme
EMULSO EPICUTNEA OU MANTO HIDROLIPDICO
TEWL= PERDA DE GUA TRANSEPIDERMAL
GUA

Quando o manto hidrolipdico sofre algum desequilbrio, ocorre excesso de TEWL e a pele se desidrata. Um pouco de TEWL desejvel. gua das camadas mais profundas da pele - atravs de difuso e expresso de canais de aquaporinas - hidratar camadas da epiderme.

Epiderme
EMULSO EPICUTNEA OU MANTO HIDROLIPDICO
FUNES DO MANTO-HIDROLIPDICO Hidratao das camadas mais profundas do estrato crneo devido presena dos componentes do NMF Reduo do TEWL. Acidez cutnea - funo tampo dos aminocidos presentes no suor. pH entre 5,0 e 6,0 - inibidor da proliferao de germes patognicos. Proteo contra substncias nocivas, raios solares, microorganismos, desidratao.

Epiderme
FLORA BACTERIANA
Flora bacteriana normal: Importante para manuteno do pH da pele Previne a proliferao de m. o. patognicos Chamada flora saproftica Flora bacteriana transitria: Patgenos ou no.

O ecossistema cutneo importante para a defesa da pele, e est em equilbrio com o sistema imune.

Epiderme
MANTO GASOSO OU CAPA GASOSA
So gases provenientes da fermentao pela flora bacteriana da Emulso Epicutnea. Responsvel pela formao do microclima cutneo. individual. Quente, mido e grande quantidade de CO2.

Epiderme
ESTRUTURAS DA SUPERFCIE
Orifcios stio (sada da glndula sebcea) Poro (sada da glndula sudorpara) Depresses Rugas Impresses digitais

Epiderme
Clulas da epiderme Melancito, Clula de Langerhans, Clula de Merkel, Linfcito T, Queratincito e Neurnios

Epiderme
NEURNIOS RECEPTORES E OPIIDES
A epiderme possui neurnios relacionados s Beta-endorfinas Regulao de queratincitos, melancitos, citoquinas e fibroblastos (derme). Regulao da funo barreira. Neurocosmtica

Derme
Constituda por substncias gelificadas e pelos fibroblastos, que produzem: Fibras de colgeno, elastina e reticulina Glicosaminoglicans (GAGS): cido hialurnico. Contm de 18 a 20% da gua total do corpo. 15 a 40 vezes mais espessa que a epiderme. Abundante meio extracelular (gel) Irrigada por vasos sanguneos Possui nervos Anexos (Folculo piloso, glndulas sebceas e sudorparas)

Derme

DERME PAPILAR DERME RETICULAR

Derme
Clula Mestre Elastina Fibroblasto

Macrfago

Linfcito Colgeno Neutrfilo Clula plasmtica Clula de Gordura Capilar sanguneo Reticulina

Derme
Colgeno: Sustentao da pele. A diminuio leva a formao de rugas.

Elastina: Elasticidade e flexibilidade. O seu rompimento leva s estrias.

Reticulina: refora a organizao das fibras de colgeno dando maior sustentao.

Derme
Glicosaminoglicanas (GAGS)
So macromolculas que retm a gua sendo responsveis pela hidratao e tonicidade da pele: Sulfato de Queratina + Sulfato de Dermatan + Sulfato de Condroitina + c. Hialurnico

Mecanismo de Hidratao das GAGS: Possuem Carga Negativa Turgescncia Formao de gel amorfo Flexibilidade Resistncia

Derme
Folculo piloso: onde se origina o fio. Sempre existe uma glndula sebcea junto a ele: Folculo pilossebceo. A glndula sebcea produz o sebo (gordura) que excretado pela pele atravs do canal do folculo piloso. O folculo pilossebceo que se encontra na derme desemboca na epiderme em um orifcio chamado poro.

Classificao da Pele
Pele normal ou eudrmica Pele oleosa Pele seca Pele acnica Pele Madura
OBS: SO 20 TIPOS NO TOTAL PELA CLASSIFICAO DA DRA. BAUMANN

Classificao da Pele
Pele Normal ou Eudrmica
Textura uniforme Poros no visveis. Equilbrio gordura/suor

Classificao da Pele
Pele Oleosa
Brilhante Excesso de leo Poros dilatados Mais espessa Tendncia a comedes e acne

Classificao da Pele
Pele Seca
spera e sem flexibilidade Descamao Sensvel Cuidado !! Omega 6 Rugas precoce

Classificao da Pele
Pele Acnica
Extremamente oleosa Apresenta diferentes graus de acne.

Permeabilidade Cutnea
Fatores que interferem na permeabilidade cutnea:
Biolgicos ou Fisiolgicos
Espessura da epiderme Idade: desidratao dificulta a penetrao dos ativos. Fluxo sanguneo OBS: VIT. B12 ROSCEA E PSORASE Regio da pele: mucosas Peles lipdicas: menor grau de penetrao

Permeabilidade Cutnea
Fatores que interferem na permeabilidade cutnea:
Fsico-Qumicos
Molculas grandes Emulses Maior lipossolubilidade do ativo

Ativos Dermocosmticos
HIGIENIZAO DA PELE Formas Farmacuticas = Depende
Tensoativos Esfoliantes x Facilitadores de permeabilidade Calmantes/Redutores da Irritao Cicatrizantes Tonificantes e Poll de Minerais Redutores da Oleosidade x Hidratantes Antispticos Refrescantes Formadores de Filmes

Envelhecimento Cutneo
Processo biolgico e dinmico que ocorre desde o dia em que o ser humano nasce. Para as clulas e enzimas no seria diferente, elas nascem, crescem, cumprem sua funo e morrem. O organismo tem certa capacidade de regenerao celular, pois a pele humana a que mais sofre com o envelhecimento; a pele fisiologicamente envelhecida altera suas funes de proteo por falta de cuidados e agresses ocorridas. Os tecidos gradualmente passam por mudanas de acordo com a idade, sendo que, na pele, essas alteraes so mais facilmente reconhecidas. Atrofia, enrugamento, apoptose e lassido representam os sinais mais aparentes de uma pele senil.

Envelhecimento Cutneo
Alteraes nas diferentes camadas da pele, com diminuio na espessura Reduo da sntese de colgeno Reduo da quantidade de fibras elsticas Diminuio da reteno hdrica do estrato crneo ressecamento OBS: Grau de Hidratao depende: gua Endgena + gua Exgena * gua Fixa * gua Livre Banho: Sabonetes x Manto Hidrolipidico Diminuio das secrees endcrinas Diminuio progressiva dos plos Alterao da pigmentao cutnea e dos cabelos

Envelhecimento
ENVELHECIMENTO EXTRNSECO E INTRNSECO

Envelhecimento Cutneo

Envelhecimento Intrnseco
Envelhecimento natural, geneticamente determinado.

Envelhecimento Cutneo Envelhecimento Extrnseco


Atmosfera rica em oxignio Poluio Radiao Ultravioleta

Envelhecimento Cutneo

Fatores Aceleradores:
- Radiao UVA e UVB - lcool e fumo - Nveis aumentados de RL

Envelhecimento Cutneo

NOVOS CONCEITOS:
GLICAO CROSSLINKING

PROCESSOS INFLAMATRIOS

ACELERAO DO ENVELHECIMENTO

Envelhecimento Cutneo

TEM SOLUO ??
PRODUTOS IN PRODUTOS OUT

SINERGISMO - NO SUBSTITUIO

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento


Ativos de uso tpico
cido Retinoico cido Gliclico Antipollon HT Belides Talasferas de Vitamina C Furfuril Adenina Iris Iso Tensine Raffermine Complexo Oxigenante Extrato de Murta (Longevicell) Tensea-Lift
Renew Zyme Complexo Hidratante Aquaporine active Skin Whitening Complex Lanablue Algisium C VC-PMG Vegetensor Yogurt Dermal Matrixyl VC-IP

Arbutin DMAE Drain Intense OE Densiskin Elastinol Gluconolactona Caviar Extract Argireline Bio Fruits Gatuline Expression CoffeeskinVC-IP

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento


Ativos de uso tpico INOVADORES NANOTECNOLOGIA
KINETIN L : VC-PMG + ADENIN + C. ALFA LIPOICO LIPOSSOMAS PML COENZIMA Q10 NANOMAX: VIT C NA FORMA VC-IP + VIT E + COQ10 BIOGENIC AS-200 = AC SALICILICO A 40% - USO 5%: NO RECRISTALIZA EPIDERFIL: C HIALURNICO OBSERVAO: ESTABILIDADE = GEL X EMULSES ( tensoativos e emulsificantes) pH Osmolaridade Temperatura

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento


Ativos de uso tpico - INOVADORES
ALISTIN:

Antioxidante universal. Interrompe a propagao da atividade dos radicais livres, atua em alvos hidroflicos e lipoflicos ao mesmo tempo. Apresenta resistncia a degradao enzimtica. Acelera o processo regenerativo e restaura a elasticidade cutnea Biotecnologia do milho. Induz a sntese de novo ATP para restaurar o metabolismo enrgico e melhorar a respirao celular. Silcio associado a peptdeos de arroz. Tecnologia exclusiva para intensificara produo de colgeno Rico em xilose com ao remodeladora do contorno facial. Restaura a substncia fundamental e estimula sntese de G.A.G.s. Polissacardeos de alto peso molecular extrados do broto de samambaia da Nova Zelndia

HYDROXYPROLISILANE CN: RIBOXYL:

PROCOLLASYL:

SCULPTESSENCE:

LIFTESSENCE:

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento


Ativos de uso tpico - INOVADORES
HALEXYL: Clareia subprodutos da degradao da hemoglobina EYELISS: Reduz bolsa periocular aumenta circulao linftica PRO-TG3: Restaurao da barreira cutnea. Reduz a TEWL

EXPERIMENTANDO NOVAS SENSAES


COOLACT 10 HOTACT VBE

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento


Ativos de uso tpico - INOVADORES
PADINACTIVE SKIN: PULPACTYL:

Por comunicao celular os queratincitos tratados com este ativo estimulam a produo de fibroblastos PHARMA SPECIAL Dermocosmtico Inovador Aumento do contedo lipdico dos adipcitos = preenchimento da hipoderme = reduo da profundidade das rugas SILAB Aumenta sntese de colgeno e elastina - Proteo contra o frio. uma glicoprotena obtida por biotecnologia resultado do metabolismo de uma bactria dos Mares da Antrtica LIPOTEC

ANTARCTICINE:

Rejuvenescimento
Ativos Usados em Rejuvenescimento
DRIELINE Protetor e estimulante do sistema imunolgico da pele, atua como uma vacina contra o envelhecimento cutneo. Estimula a sntese de colgeno, tem ao antioxidante e cicatrizante. CUTIPURE CLR Complexo vegetal sebonormalizador, especialmente indicado para o tratamento da acne severa. Ao antimicrobiana seletiva para duas linhagens de P. acnes, diminui a liberao de citocinas prinflamatrias e controla a oleosidade sem deixar a pele ressecada. IDP-2 PEPTDEO Peptdeo que promove o preenchimento das trs camadas da pele (preenchimento 3D) estimula a diferenciao celular na camada basal proporcionando renovao celular e aumento da luminosidade. Indicado para ser associado de Fatores de Crescimento na cicatrizao de ferimentos de grande extenso. LACTOKINE FLUID Princpio ativo inteligente e multifuncional. Antinflamatrio potente: inibe a liberao de Prostaglandinas E-2 e reduz o tempo da inflamao. Especialmente indicado em produtos ps laser, ps peeling e em associao com cidos e despigmentantes no controle do processo inflamatrio. % de uso 0,1 10%

% de uso 3 5%

% de uso 0,5 a 3%

% de uso 2 5%

Rejuvenescimento Ativos Usados em Rejuvenescimento


NANOFACTOR EGF Fator de crescimento epidermal. Regenera clulas epidrmicas, importante atividade na camada basal acelerando o Turn-Over com renovao celular. Por este mecanismo promove o clareamento de manchas. Elevado poder cicatrizante. NANOFACTOR TGF3 Fator de crescimento transformador. O mais anti-aging de todos os fatores de crescimento, estimula a diferenciao de fibroblastos na produo de colgeno e demais componentes da matriz extracelular. Indicado em protocolos anti-aging, estrias, ps peeling entre outros. PHYTODERMIN Extrado da matriz extra-celular da soja, neutraliza o fotoenvelhecimento prematuro da pele, restabelece o balano fisiolgico da pele com a melhora da firmeza e elasticidade. TGP-2 PEPTDEO Peptdeo derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGF3), tem ao despigmentante segura para peles sensveis cuja hipercromia derivada de processo inflamatrio. Despigmentante bioidntico. Tem ao inibidora do crescimento de pelos. % de uso 0,5 3%

% de uso 0,5 3%

% de uso 5 10%

% de uso 2 4%

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento


Exsynutriment Fosfolipideos de Caviar- Fosfol+Astaxantina+DHA+ Vit. E Glycoxil Bioarct Vitaminas A, B, C e E Coenzima Q10 Carotenides: Betacaroteno, lutena, Zeaxantina Oligoelementos: Zn, Cu, Mn, Se Green tea Picnogenol Polypodium leucotomos

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento

Ativos Dermatologicos

Rejuvenescimento

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento

Rejuvenescimento

Ativos Usados em Rejuvenescimento

Rejuvenescimento: Novos Conceitos NEUROCOSMTICOS

Felicidade a flor da pele

Endorphin: complexo etnobotnico composto de polifenis de Cacau e extrato da flor da


Tephrosia purpurea-LIBERAO DE ENDORFINAS PELOS QUERATINCITOS

Neuroxyl: Neuropeptdepo protetor dos neurnios Sensactive VEG: Produtor de endorfinas e encefalinas Promove, tambm, toque sedoso. Relievene SK: Rhodiola rosea: uma planta de origem asitica com excelentes efeitos
sistmicos, com peptdeos de conhecida atividade antioxidante, anti-senescncia e antiirritante.

Happybelle PE: Complexo de Fitoendorfinas

Rejuvenescimento: Novos Conceitos


NEUROCOSMTICOS INDUSTRIALIZADOS

Akinsine (Anna Pegova): antiidade com aes antirruga, firmadora, protetora do DNA e iluminadora.

Nutralift (Adcos): ao anti-aging

Sensiplus Bigel: para Pele Sensvel e Velvet Calmante (Dermatus)

Rejuvenescimento: Novos Conceitos COSMETOGENMICA


RENOVAGE: Proteo do Telmero Aumenta 3,5 vezes a viabilidade celular RESISTEM: Modulao do Sistema de Reparao do DNA.

PhytoCellTech - Solar Vitis

CLULAS TRONCO um ativo derivado das clulas-tronco da polpa de uma uva vermelha rara, tolerante a radiao UV que contm fatores epigenticos e metablitos especiais, que so capazes de proteger as clulas-tronco da pele humana contra a radiao UV, reduzindo em 58% os danos causados ao DNA celular. um ativo anti-aging revolucionrio baseado em clulas-tronco da ma, que protege e estimula as clulas-tronco da nossa pele e previne o envelhecimento cutneo crnico, preservando a aparncia jovial e a vitalidade cutnea.

PhytoCellTec Malus Domestica

Rejuvenescimento: Novos Conceitos COSMETOGENMICA

Progeline
Um peptdeo de alta tecnologia, que traz uma nova abordagem ao envelhecimento da pele, modulando a progerina( Forma Mutante da Laminina A) - marcador do envelhecimento - que reduz o aparecimento de rugas e flacidez da pele. O ativo que atua como remodelador facial ganhou o Prmio de Inovao na feira In cosmetics, realizada em Barcelona no ltimo ms de abril.

Rejuvenescimento: Novos Conceitos


COSMETOGENMICA: INDUSTRIALIZADOS
LINHA ALGENIST LINHA YOUTH CODE

Rejuvenescimento: Industrializados

LINHA LA ROCHE POSAY - FACE

ACTIVE C RETEXTURIZADOR INTENSIVO SERUM INTENSIVO ANTI- UV ACTIVE C OLHOS ACTIVE C XL FLUIDE

Rejuvenescimento: Industrializados
LINHA LA ROCHE POSAY - FACE

REDERMIC REDERMIC OLHOS REDERMIC UV LINHA ESPECFICA PARA PELE ACNEICA

SUBSTIANE SUBSTIANE UV SUBSTIANE OLHOS

Rejuvenescimento: Industrializados
LINHA VICHY - FACE

Rejuvenescimento: Industrializados
LINHA NEUTROGENA - FACE

Rejuvenescimento: Industrializados
LINHA NEUTROGENA - FACE

Rejuvenescimento: Industrializados
ROC : OLHOS DIA NOITE : FACE

Higienizao Corporal

Hidratao

Conceito
Os hidratantes agem sobre a pele, minimizam a perda de gua transepidermal, protegendo-a contra ressecamento, descamao e o envelhecimento precoce. Agem nas camadas mais profundas modificando a textura e o brilho da pele. da epiderme

Os hidratantes devem ser usados a cada 6h e sempre aps o banho. OBS: PSORASE LIMPEZA ? TRATAMENTO ?

Mecanismo de Hidratao
1

Aumento da sntese de GAGs Transporte de gua da derme para Epiderme Fixadores da gua Afastamento entre os Cornecitos Restaurao da Barreira Cutnea Formadores de Filme

2 3 4 5 6

Mecanismo de Hidratao
1

Aumento da sntese de GAGs

Representadas pelos silcios orgnicos, vitamina C,F, Fatores de crescimento (EGF, IGF e FGF), Ac. Hialurnico, microesponjas ou Microcpsulas de Retinol, Isoflavonas da Soja, que aumentam a sntese de heparan, dermatan, condroitin, keratan sulfato e cido hialurnico.

Mecanismo de Hidratao
2

Transporte de gua da derme para Epiderme

o conceito mais inovador em hidratao cutnea. Aproveita o grande contingente de gua armazenado na derme para suprir as necessidades da epiderme. Representado por Codiavelane e Aquaporines, peptdeos derivados do cido glutmico, tambm conhecidos por protenas transmembranrias. Acredita-se que uma nica Aquaporine possa transportar cerca de 3 milhes de molculas de gua por segundo.
Codiavelane e Aquaporine

Mecanismo de Hidratao
3

Fixadores da gua

Representados pelas substncias umectantes que so capazes de reter a gua nas camadas mais profundas da epiderme. Ex: Aucares(Glicerina, Sorbitol, Beta-glucam ) e Uria. URIA: CUIDADO: ??

Mecanismo de Hidratao
URIA: GRAU 1: 3% EM COSMTICOS GRAU 2: 3% A 10% = TESTE DE SEGURANA LEMBRANDO: PELE NORMAL = 9,5 +/- 2,3% PELE DANIFICADA = 67,9 +/- 5,6
RTULO: QUANDO URIA GRAU 2:

* Manter fora do alcance de crianas * No usar se a pele estiver irritada ou lesionada; * No utilizar durante a gravidez
OBS: URIA ASSOCIADOS A OUTROS ATIVOS: ??

gua

Fixador de gua

Mecanismo de Hidratao
4

Afastamento entre os Cornecitos

Representado pelos Alfa-Hidroxicidos (cidos Gliclico, Ltico) promovem afastamento entre os cornecitos preenchendo este espao com mais cimento intercelular rico em ceramidas, colesterol, e cidos graxos livres (megas).

Mecanismo de Hidratao
5

Restaurao da Barreira Cutnea

Representados pelas ceramidas e megas (Vit F) esses ativos permeiam a pele minimizando a perda de gua transepidermal Vegelip - Vital oils Ol. Oliva Ol. Girassol Ol. Framboesa Foi demonstrado por Rawlings et al. que a pele de uma mulher de 50 anos tem 50% menos Ceramidas que a pele de uma mulher de 20 anos. NIACINAMIDA: ??

Mecanismo de Hidratao
6

Formadores de Filme

Representados por emolientes (Silicones, leo Vegetais, Manteiga de Karit, vitamina E e F ) e polmeros catinicos, (Celuloses +) formam um filme contnuo, no oclusivo que minimizam a evaporao da gua contida na derme.

A pele contem de 18 a 20% de gua e 70% encontra-se na derme.

Hidratao
O Extrato de Malva um calmante natural com propriedade antiinflamatria, cicatrizante e refrescante. Forma um filme protetor, proporcionando hidratao, maciez e suavidade pele. O Extrato de aveia, rico em betaglucan, acar que estimula a resposta imune e possui ao antioxidante sobre a pele. fonte de aminocidos e vitaminas. O Germe de trigo rico em vitamina E, cido linolico e fosfolipdios. Retarda o envelhecimento da pele, devolvendo a vitalidade.

Hidratao
Reduz as asperezas de peles secas

A Vitamina F e as Ceramidas III reestruturam a barreira cutnea mantendo o nvel ideal de hidratao da pele. O leo de pssego, formador de filme, reduz a aspereza da pele proporcionando uma textura macia e aveludada.

Hidratao
Hidratao intensa e anti-aging

As Isoflavonas estimulam a sntese de colgeno e elastina, melhorando a elasticidade e o tnus da e pele. A Manteiga de Karit promove hidratao profunda, deixando a pele com um toque macio e sedoso. OBS: LIPEX LINHA: BIOTEC A Vitamina E e F possui ao antioxidante, que previne o envelhecimento precoce.

Hidratao
Tratamento dirio e intensivo A Uria, fixador de gua, proporciona hidratao profunda. O leo de amndoas doces, formador de filme, proporciona maciez e suavidade, promovendo toque acetinado com rpida absoro. Os megas 3, 6 e 9 possuem ao hidratante, regeneradora e estimulam a sntese de colgeno e elastina. Silicones: Deixam sobre a pele um filme que restaura e mantm a hidratao natural, por reduzir a perda de gua transepidermal.
ATIVOS MAIS ELABORADOS X CUSTO: MDI Complex - Raffermine Matrixyl Pr TG3, etc

HIDRATAO: Industrializados

LINHA LA ROCHE POSAY - CORPORAL

Biomedic Pigment Control Srum concentrado corretor clareador da pele.

HIDRATAO: Industrializados

LINHA LA ROCHE POSAY - CORPORAL

Auxilia na hidratao da barreira cutnea.

HIDRATAO: Industrializados

LINHA ROC- CORPORAL

HIDRATAO: Industrializados
LINHA VICHY - CORPORAL

Rejuvenescimento: Industrializados
LINHA NEUTROGENA - CORPORAL

FOTOPROTEO SOL
Emite radiao solar que exerce funes: Benficas anti-depressiva, anti-raquitismo, teraputica Malficas envelhecimento precoce e cncer de pele

FOTOPROTEO
Divide-se em: UVA1: 340 a 400nm - Longo UVA2: 320 a 340nm - Curto UVB: 280 a 320nm Regio de Queimadura ou Eritema UVC: 200 a 290nm Menor comp. de onda e mxima energia. UVA - Mais longos. Atingem reas mais profundas da pele. Causam alteraes que levam a manchas e fotoenvelhecimento e ao cncer. Intensos durante o ano todo Produz Colagenase Elastase UVB - Menos longos. Penetram menos na pele. Incidncia maior no vero, grandes altitudes e prximos linha do Equador. Responsveis pelo eritema solar e cncer de pele Produo de Vitaminas UVC - Mais perigosos. Bloqueados pela camada de oznio. Artificial(?) Bronzeamento

RADIAO SOLAR

Efeitos da Radiao Solar: Fotossenecncia


Pigmentao Desidratao Rugas

ATIVOS FOTOPROTETORES
www.sunscreensimulator.basf.com/Sunscreen_Simulator/Login_show.action

SILASOMA: FPS ORGNICO ANTI UVA/UVB - HIPOALERGNICO ENCAPSULADOS. FILTROS ENCAPSULADOS: OCTILMETOXICINAMATO + AVOBENZONA. OBS: 10% = FPS 15 20%= FPS 25 pH da formulao = 5,5 a 7.

ATIVOS FOTOPROTETORES E AUXILIARES

LEXFILM

Polmero verstil que promove alta resistncia gua, com sistema emoliente que ajuda na solubilizao de filtros orgnicos

SUN:

ATIVOS FOTOPROTETORES E AUXILIARES INDUSTRIALIZADOS

ATIVOS FOTOPROTETORES E AUXILIARES INDUSTRIALIZADOS

FORMULANDO NOVAS TENDNCIAS....

DIFERENCIANDO-SE DAS DEMAIS !!

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

NOVO CONCEITO: BB CREAM

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

CUIDADOS: * pH em relao ao cido gliclico No deix-lo acima de 4 * Mnimo: 3,8 Legislao ANVISA * Tempo Mximo de Permanncia do Peeling na pele * Jaguar HP 105: No precisa de neutralizao SEMPRE dispersar antes em glicerina Espessante para sabonetes cidos: 0,8 a 1,5% - No exagerar Forma gel DICA: Agitao para sabonetes = 100 rpm

FORMULANDO....

DICA: A disperso do Jaguar em glicerina feita de 30 a 40 minutos

FORMULANDO....

FORMULANDO....

Informaes Adicionais: Aculyn 33 Redes Horizontais - Suspenso dos Esfoliantes pH 7 = Total Transparncia e Viscosidade Hidrolite 5 x Cafena

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO.... MSCARAS PEEL-OFF

UM NOVO CONCEITO EM COSMTICO PREPARAO INSTANTNEA & ULTRA-REFRESCANTE

FORMULANDO....

GROS DE AUCAR GLICOSE HIDRATAO FOLHA DE OURO BRILHO DE GLAMOUR

FORMULANDO....

CAVIAR FONTES DE SUBSTNCIAS ENERGIZANTES VITELINA = FOSFOLIP.+FOSFOPROT.+OLIGOELEMENTOS ANTIOXIDANTE: NEUTRALIZAO DAS ROS REFINAMENTO DOS TRAOS FACIAIS

FORMULANDO....

SPIRULINA = REMINERALIZAO VITAMINAS A+C+E

FORMULANDO....

FORMULANDO....

FORMULANDO PARA ESTETICISTAS..

FORMULANDO PARA ESTETICISTAS..

FORMULANDO PARA ESTETICISTAS..

FORMULANDO PARA ESTETICISTAS..

FORMULANDO PARA ESTETICISTAS..

FORMULANDO PARA ESTETICISTAS..

SIMPLES....MAS FUNDAMENTAL

SHOWER GEL COM GLUCONOLACTONA

ATIVO
GLUCONOLACTONA D-PANTENOL TRICLOSAN BASE SHOWER GEL COM AMIGEL

% 4,0 0,5 0,2 Qsp 100g

DICA

pH= 4,5

SIMPLES....MAS FUNDAMENTAL

SABONETE ADSTRINGENTE COM ARGILA E ALANTONA

ATIVO
ARGILA VERDE ALANTONA OL ESS DE MELALEUCA SABONETE LIQ COM GENAPOL 1007

% 2 0,5 0,2 qsp 100g

DICA

pH= 5,5 a 6,0

SIMPLES....MAS FUNDAMENTAL

MUSSE DE LIMPEZA UMECTANTE

ATIVO
LACTIL VC-PMG POLIFENOIS DE CH VERDE MOUSSE DE LIMPEZA COM AMISOFT CS 22

% 2 5,0 2 qsp 100ml

DICA

pH= 5,5 a 6,0

SIMPLES....MAS FUNDAMENTAL
TNICO REFRESCANTE E PURIFICANTE PARA PELES MISTAS

ATIVO
GLUCONOLACTONA ALANTONA POLIFENOIS DE CH VERDE FRAGRNCIA BASE PARA TNICO SEM LCOOL

% 2 5,0 2 qs qsp 100ml

DICA

pH= 4,5

SIMPLES....MAS FUNDAMENTAL
FLAN REFRESCANTE DE MANGA PS-SOL

ATIVO
COOLACT ENDORPHIN ZEMEA LIPEX MANGA GEL DE CARBOPOL

% 0,2 3 2 1,5 qsp 100ml

DICA

pH= 6,5 A 7,0

ATUALIZAO..

Cientifical Update

ATUALIZAO..

Cientifical Update

ATUALIZAO..

Cientifical Update

ATUALIZAO..

Cientifical Update

ATUALIZAO..

Cientifical Update

ATUALIZAO..

Cientifical Update

BIBLIOGRAFIA
FONSECA, A.; PRISTA, L . N. Manual de teraputica dermatolgica e cosmetologia . So Paulo: Rocca , 1984. 435p. BAUMANN, Leslie. Dermatologia Cosmtica: princpios e prtica. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. RIBEIRO, Cludio. Cosmetologia aplicada dermoesttica. So Paulo: Farmabooks, 2006. VANZIN, Sara Bentler. Entendendo os Cosmecuticos: diagnstico e tratamento. 2ed. So Paulo,2011. 398p.:il. CURSOS CONSULFARMA 2012.

MENSAGEM FINAL
(...)A cada dia que vivo, mais me conveno de que o desperdcio da vida est no amor que no damos, nas foras que no usamos, na prudncia egosta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos tambm a felicidade. A dor inevitvel. O sofrimento opcional.
Viver no di - Drummond de Andrade

Anda mungkin juga menyukai