Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP CEAD POLO LAGAMAR ADMINISTRAO PBLICA 5 PERODO PROFESSOR: Prof. M.Sc.

Sc. Wellington Tavares ALUNO: Alencar Garcia Lotero - Matrcula: 10.2.9748 ATIVIDADE 2 Processos Logsticos e a Cadeia de Suprimento 1 Escolha um tipo de empresa e desenhe (esquematize) sua cadeia de suprimentos, destacando seus principais fornecedores e clientes e onde esto localizados. Voc pode escolher a prpria empresa. A partir deste desenho (esquema indique: a) b) c) Atividades logsticas mais relevantes: Possveis problemas ou dificuldades existentes na logstica: Possveis alternativas para amenizar estes problemas ou atividades.

O tipo de empresa escolhido foi a de fabricao de mveis de madeira. Abaixo o esquema:

Fornecedores Madeireiras
(Pedidos)

- Licitao e compra pelo valor mais baixo conforme a qualidade exigida

Administrao de Materiais

Fbrica de Mveis Do Lar


Administrao de Materiais

- Processamento da matria prima - Fabricao de mveis conforme quantidade e modelo de pedidos - Estocagem de mveis em depsito (Produto)

Venda e entrega dos mveis aos clientes


- (Lojas e ou magazines, empresas e ou organizaes pblicas ou privadas)

- Escolha do meio de transporte de menor custo e mais gil para entrega do produto final aos clientes Distribuio dos produtos na quantidade certa, com a qualidade esperada, no horrio combinado - Avaliao da logstica - Avaliao da satisfao do cliente quanto ao servio prestado - Convite aos clientes para conhecer a fbrica e o modelo de fabricao dos mveis

Distribuio Fsica

a) Atividades logsticas mais relevantes:

- Menor custo da matria prima - Melhor qualidade - Transporte mais rpido e seguro da compra feita junto aos fornecedores - Armazenagem/estoque da matria prima e dos produtos fabricados - Atendimento aos pedidos dos consumidores - Transporte do produto final aos clientes/consumidores com o menor custo, no horrio previsto e no local adequado etc. b) Possveis problemas ou dificuldades existentes na logstica - Erro na formulao do pedido (quantidade, qualidade etc) por parte da organizao ou da fornecedora - Procrastinao do pedido bem como da entrega tanto por parte da fornecedora quanto da Organizao (fbrica) - Logstica equivocada quanto ao meio de transporte que gere menor custo e atenda eficientemente o pedido do cliente. - Atrasos ou entregas antecipadas gerando desorganizao e falta de credibilidade ou confiana.

- Entrega de produtos no especificados ou com defeitos. - Erro na avaliao dos gastos com a logstica e contratos mal elaborados (deficitrios) C) Possveis alternativas para amenizar estes problemas ou atividades - Contratao de empresa especializada em logstica - Promover pesquisa sobre o nvel de satisfao dos clientes - Avaliar os nveis de estoque e a necessidade dos mesmos. - Promover parcerias entre a organizao, fornecedores e clientes.

2. Pesquise na internet como funciona o Consrcio Modular da fbrica de Resende (RJ) da Volkswagen. Baseado nos resultados desta pesquisa, explique com suas palavras o seu funcionamento e explicite como acontece a terceirizao de atividades de montagem. Entendi que a montagem dos caminhes fica sob a responsabilidade de um pool de parceiros onde cada um tem sua responsabilidade, como por exemplo, os fornecedores ficam responsveis pela montagem e a Volkswagen se concentra nas atividades de projeto, desenvolvimento, certificao dos veculos, qualidade e ps-venda. Os fornecedores participam do empreendimento, do lucro, mas tambm assumem os riscos. H a possibilidade de mais lucratividade e tambm de comprometimento das partes. A terceirizao da atividade de montagem se d com cada empresa do consrcio se responsabilizando por uma parte no processo de montagem dos caminhes. Referncias:

O Consrcio Modular: Caso Volkswagen Resende pessoal.educacional.com.br/up/81000001/.../Caso_VW_Resende[1].d...Acessado em 10/02/2012.

Anda mungkin juga menyukai