Anda di halaman 1dari 8

A Filosofia Como Uma Arma Revolucionria

Louis Althusser
Fevereiro de 1968
Primeira Edio: Entrevista concedida a Maria Antonietta Macciocchi e publicada em L'Unit, Fevereiro de 1968. Fonte: Traduo para o ingls publicada na New Left Review em 1971. Traduo: Gabriel Zerbetto Vera, Maio 2007, a partir do texto em ingls existente no Marxists Internet Archive. HTML: Fernando A. S. Arajo, Maio 2007. Direitos de Reproduo: A cpia ou distribuio deste documento livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License. 1 Voc poderia nos contar um pouco sobre sua histria pessoal? O que o trouxe filosofia marxista? Em 1948, quando eu tinha 30 anos, me tornei professor de filosofia e me filiei ao PCF [Partido Comunista Francs]. A filosofia era um interesse, eu buscava fazer dela minha profisso. A poltica era uma paixo, eu almejava ser um militante comunista. Meu interesse pela filosofia foi motivado pelo materialismo e sua funo crtica: o conhecimento cientfico, contra todas as mistificaes do "conhecimento" ideolgico. Contra o mero denuncismo moral de mitos e mentiras, por suas crticas racionais e rigorosas. Minha paixo pela poltica foi inspirada pelo instinto revolucionrio, inteligncia, coragem e herosmo da classe operria em sua luta pelo socialismo. A Guerra e os longos anos em cativeiro me propiciaram um vvido contato com operrios e camponeses e fui apresentado aos militantes comunistas. Foi a poltica que decidiu tudo. No a poltica em geral: a poltica marxista-leninista. Primeiro tive que encontr-las e entend-las. Isso sempre dificlimo para um intelectual. E foi difcil assim nos anos 50 e 60, pelos motivos que voc sabe bem: as conseqncias do "culto", o Vigsimo Congresso, depois a crise do movimento comunista internacional. Acima de tudo, no foi fcil resistir propagao da ideologia "humanista" contempornea e aos outros ataques da ideologia burguesa ao marxismo. Uma vez que atingi um melhor entendimento da poltica marxista-leninista, comecei a me apaixonar pela filosofia tambm, e conseqentemente passei a entender a grande idia de Marx, Lnin e Gramsci: a de que a filosofia fundamentalmente poltica.

Tudo que escrevi primeiro sozinho, depois em companhia de camaradas e amigos mais jovens - gira, apesar da "abstrao" de nossos ensaios, em torno dessas questes bastante concretas. 2 Voc poderia ser mais preciso: por que em geral to difcil ser um comunista na filosofia? Ser um comunista na filosofia tornar-se partidrio e perito na filosofia marxistaleninista, a do materialismo dialtico. No fcil ser um filsofo marxista-leninista. Como todo "intelectual", o professor de filosofia um pequeno burgus. Quando ele abre a boca, sua ideologia pequenoburguesa fala: seus truques e espertezas so infinitos. Voc sabe o que Lnin diz dos "intelectuais". Individualmente, alguns deles poderiam (politicamente) ser considerados revolucionrios e corajosos. Mas no conjunto eles permanecem sendo pequeno-burgueses "incorrigveis" na ideologia. O prprio Gorki era, para Lnin (que admirava seus talentos), um revolucionrio pequeno-burgus. Para se tornarem "idelogos da classe operria" (Lnin), "intelectuais orgnicos" do proletariado (Gramsci), os intelectuais devem atingir uma revoluo radical em suas idias: uma longa, dolorosa e difcil re-educao. Uma interminvel luta exterior e interior. Os proletrios tm um "instinto de classe" que os ajuda a alcanar "posies de classe" proletrias. Os intelectuais, por outro lado, tm um instinto de classe pequeno-burgus que se ope ferozmente a essa transio. Uma posio de classe proletria mais do que um mero "instinto de classe" proletrio. a conscincia e a prtica que esto de acordo com a realidade objetiva da luta de classe proletria. O instinto de classe subjetivo e espontneo. A posio de classe objetiva e racional. Para atingir as posturas de classe proletrias, o instinto de classe dos proletrios necessita apenas ser educado; o instinto de classe dos pequeno-burgueses (e, logo, dos intelectuais) necessita, por outro lado, ser revolucionado. Essa educao e essa revoluo so, em ltima anlise, determinadas pela luta de classe proletria conduzida desde a base pelos princpios da teoria marxista-leninista. Como diz o Manifesto Comunista, o conhecimento dessa teoria pode ajudar certos intelectuais a atingirem posies da classe operria. A teoria marxista-leninista abrange uma cincia (o materialismo histrico) e uma filosofia (o materialismo dialtico). A filosofia marxista-leninista , portanto, uma das duas armas tericas indispensveis para a luta de classe do proletariado. Os militantes comunistas devem assimilar e aplicar os princpios da teoria: cincia e filosofia. A revoluo proletria precisa de militantes que so tanto cientistas (materialistas histricos) quanto filsofos (materialistas dialticos) para auxiliar na defesa e no desenvolvimento da teoria. A formao desses filsofos vai de encontro a duas grandes dificuldades.

Primeiro, a dificuldade poltica. O filsofo profissional que se junte ao Partido continua sendo, ideologicamente, um pequeno burgus. Ele deve revolucionar seu pensamento de forma a ocupar uma posio de classe proletria na filosofia. Essa dificuldade poltica "determinante em ltimo caso". A segunda a dificuldade terica. Ns sabemos com que direcionamento e com quais princpios devemos trabalhar a fim de definir essa posio de classe na filosofia. Mas devemos desenvolver a filosofia marxista: terica e politicamente urgente fazer isso. Agora, esse trabalho vasto e difcil. Dentro da teoria marxista, a filosofia ficou para trs da cincia da histria. Atualmente, em nossos pases, essa a dificuldade "dominante". 3 Ento voc distingue uma cincia e uma filosofia dentro da teoria marxista? Como voc sabe, essa distino bastante contestada atualmente. Eu sei. Mas essa "contestao" uma velha histria. Para ser extremamente esquemtico, pode-se dizer que, na histria do movimento marxista, a supresso dessa distino expressou um desvio tanto direitista quanto esquerdista. O desvio direitista suprime a filosofia: resta apenas a cincia (positivismo). O desvio esquerdista suprime a cincia: resta apenas a filosofia (subjetivismo). Existem excees a isso (casos de "inverso"), mas elas "confirmam" a regra. Os grandes lderes do movimento operrio marxista, de Marx e Engels at hoje, sempre disseram que esses desvios so resultado da influncia e dominao da ideologia burguesa sobre o marxismo. Da parte deles, eles sempre defenderam a distino (cincia, filosofia), no apenas por razes tericas, mas por razes vitais polticas tambm. Pense no Lnin em Marxismo e Emprio-criticismo ou em Esquerdismo Doena Infantil do Comunismo. Suas razes so claramente bvias. 4 Como voc justifica essa distino entre cincia e filosofia na teoria marxista? Responderei a essa pergunta formulando algumas questes provisrias e esquemticas. 1. A fuso da teoria marxista com o movimento operrio o evento mais importante de toda a histria da luta de classes, ou seja, de praticamente toda a histria da humanidade (os primeiros efeitos foram as revolues socialistas). 2. A teoria marxista (cincia e filosofia) representa uma revoluo sem precedentes na histria do conhecimento humano. 3. Marx fundou uma nova cincia: a cincia da histria. Vou ilustrar isso. As cincias com as quais somos familiares tm seus alicerces em alguns "continentes". Antes de Marx, dois desses continentes haviam sido abertos ao conhecimento cientfico: o continente da matemtica e o continente da fsica. O primeiro pelos gregos (Tales), o segundo por Galileu. Marx abriu um terceiro continente ao conhecimento cientfico: o continente da histria.

4. A abertura desse novo continente levou a uma revoluo na filosofia. Essa uma regra: a filosofia est sempre ligada s cincias. A filosofia nasceu (com Plato) quando o continente da matemtica foi aberto. Ela foi transformada (com Descartes) pela abertura do continente da fsica. Hoje em dia, ela est sendo revolucionada com a abertura do continente da histria por Marx. Essa revoluo chamada materialismo dialtico. As transformaes da filosofia so sempre reverberaes de grandes descobertas cientficas. Portanto, em essncia, elas nascem aps esses eventos. por isso que a filosofia ficou para trs da cincia na teoria marxista. Existem outras razes que todos ns conhecemos, mas hoje essa a dominante. 5. Como conjunto, apenas os militantes proletrios reconheceram o mbito revolucionrio da descoberta cientfica de Marx. Sua prtica poltica foi transformada por ela. E aqui chegamos ao maior escndalo terico da histria contempornea. Como conjunto, os intelectuais, por outro lado mesmo os que tm um interesse "profissional" no assunto (especialistas em cincias humanas, filsofos) , no reconheceram ou se recusam a reconhecer o mbito sem precedentes da descoberta cientfica de Marx, esta que eles condenam e desprezam e que eles distorcem quando discutem a seu respeito. Com poucas excees, eles ainda esto engatinhando na economia poltica, sociologia, etnologia, "antropologia", "psicologia social", etc., etc. Mesmo hoje, cem anos aps o Capital , assim como os fsicos aristotlicos estavam "engatinhando" na fsica, cinqenta anos depois de Galileu. Suas "teorias" so anacronismos ideolgicos, rejuvenescidos por uma grande dose de sutilezas intelectuais e tcnicas matemticas ultramodernas. Mas esse escndalo terico no um de todo um escndalo. um efeito da luta de classe ideolgica: pois a ideologia burguesa, a "cultura" burguesa que est no poder, que exerce uma "hegemonia". Como conjunto, os intelectuais, incluindo muitos intelectuais comunistas e marxistas, so - com excees - dominados em suas teorias pela ideologia burguesa. Com excees, o mesmo acontece nas cincias "humanas". 6. A mesma situao escandalosa aparece na filosofia. Quem compreendeu a incrvel revoluo filosfica provocada pela descoberta de Marx? Apenas os lderes e militantes proletrios. Por outro lado, os filsofos profissionais, como conjunto, nem sequer se deram conta dela. Quando eles mencionam Marx, isso sempre ocorre (com rarssimas excees) com o intuito de atac-lo, conden-lo, "absorv-lo", explor-lo e revis-lo. Aqueles que defenderam a dialtica materialista, como Engels e Lnin, so tratados como filosoficamente insignificantes. O verdadeiro escndalo que certos filsofos marxistas sucumbiram ante a mesma infeco, em nome do "anti-dogmatismo". Mas aqui tambm a razo a mesma: o efeito da luta de classe ideolgica. Pois a ideologia burguesa, a "cultura" burguesa, que est no poder.

7. As tarefas cruciais do movimento comunista, em teoria: - Identificar e conhecer o mbito terico revolucionrio da cincia e da filosofia marxista-leninista; Lutar contra a viso de mundo burguesa e pequeno-burguesa que sempre ameaou a teoria marxista e que a permeia profundamente hoje em dia. A forma geral dessa viso de mundo o economismo (hoje "tecnocracia"), e seu "complemento espiritual", o idealismo tico (hoje "humanismo"). O economismo e o idealismo tico formaram a base opositora na viso de mundo burguesa desde as origens da burguesia. A atual forma filosfica dessa viso de mundo o neo-positivismo e seu "complemento espiritual", o subjetivismo existencialista-fenomenolgico. A variante peculiar s Cincias Humanas a ideologia chamada "estruturalismo"; Conquistar para a cincia a maioria das Cincias Humanas, acima de tudo as Cincias Sociais, que, com excees, tm ocupado como impostoras o continente da histria, o continente legado por Marx a ns; Desenvolver a nova cincia e filosofia com todo rigor e ousadia necessrios, vinculando ambas aos requisitos e inventos da prtica da luta de classe revolucionria. Em teoria, a ligao decisiva na atualidade: a filosofia marxista-leninista. 5 Voc disse duas coisas que so aparentemente contraditrias ou diferentes: primeiro, a filosofia basicamente poltica; segundo, a filosofia est ligada s cincias. Como voc explica essa dupla relao? Aqui tambm terei de responder por meio de questes esquemticas e provisrias. 1. As posies de classe em confronto na luta de classes so "representadas" no domnio das ideologias prticas (ideologias religiosas, ticas, legais, polticas, estticas) por vises de mundo de tendncias antagnicas: idealistas (burguesas) e materialistas (proletrias). Todos desenvolvem espontaneamente uma viso de mundo. 2. As vises de mundo so representadas no domnio da teoria (cincia + as ideologias "tericas" que envolvem a cincia e os cientistas) pela filosofia. A filosofia representa a luta de classes na teoria. por isso que a filosofia uma luta (Kampf, como disse Kant) e fundamentalmente uma luta poltica: uma luta de classes. Ningum um filsofo por natureza, mas todos podem ser filsofos. 3. A filosofia surge logo que o domnio terico aparece, logo que uma cincia (num sentido estrito) nasce. Sem a cincia no h filosofia, apenas vises de mundo. A aposta na batalha e o campo de batalha devem ser distinguidos. A aposta definitiva da luta filosfica a luta pela hegemonia entre as duas grandes tendncias de viso de mundo (materialista e idealista). O principal campo de batalha dessa luta o conhecimento cientfico: contra ou a favor dele. Deste modo, a batalha filosfica mais importante ocorre na fronteira entre o conhecimento cientfico e o ideolgico. L, as filosofias idealistas que depredam a cincia lutam contra as filosofias materialistas que servem s cincias. A luta filosfica uma esfera da luta de classes existente entre vises de mundo. No passado, o materialismo sempre foi dominado pelo idealismo.

4. A cincia fundada por Marx mudou toda a conjuntura do domnio terico. uma cincia nova: a cincia da histria. Dessa forma, isso nos possibilitou conhecer, pela primeira vez, as vises de mundo que a filosofia representa na teoria; isso no permitiu entender a filosofia. Isso nos fornece recursos para mudar as vises de mundo (a luta de classe revolucionria guiada pelos princpios da teoria marxista). A filosofia assim duplamente revolucionada. O materialismo mecanicista, "idealista historicamente", se torna o materialismo dialtico. O equilbrio das foras invertido: agora o materialismo pode dominar o idealismo na filosofia e, se as condies polticas estiverem concretizadas, pode tambm conduzir a luta de classe pela hegemonia entre as vises de mundo. A filosofia marxista-leninista, ou o materialismo dialtico, representa a luta de classe proletria na teoria. Com a unio da teoria marxista e do movimento operrio (a unio definitiva entre teoria e prtica) a filosofia interrompida, como disse Marx, para "interpretar o mundo". Torna-se uma arma para "mud-lo": a revoluo. 6 So essas as razes que levaram voc a dizer que essencial ler o Capital hoje em dia? Sim. essencial ler e estudar o Capital. Para realmente entender, em todo seu mbito e conseqncias cientficas e filosficas, o que o os militantes proletrios h muito entendem na prtica: o carter revolucionrio da teoria marxista. Para defender essa teoria de todas as interpretaes burguesas e pequeno-burguesas, ou seja, revises que ameaam-na seriamente hoje, principalmente a oposio economismo/humanismo. Para desenvolver a teoria marxista e prover os conceitos cientficos indispensveis anlise da luta de classes contempornea, em nossos pases e mundo afora. essencial ler e estudar o Capital. Devo acrescentar que necessrio e essencial ler e estudar Lnin e todos os grandes textos, novos ou antigos, aos quais se devem a experincia da luta de classe do movimento operrio internacional. essencial estudar os textos prticos do movimento operrio revolucionrio em sua realidade, seus problemas e contradies: seu passado e, acima de tudo, sua histria presente. Atualmente, existem grandes recursos em nossos pases para a luta de classe revolucionria. Mas eles devem ser buscados em suas fontes: as massas oprimidas. Eles no sero "descobertos" sem um vnculo direto com as massas e sem as armas da teoria marxista-leninista. As noes ideolgicas burguesas de "sociedade industrial", "neocapitalismo", "nova classe trabalhadora", "sociedade afluente", "alienao" e tutti quanti so anti-cientficas e antimarxistas: criadas para fazer frente aos revolucionrios. Finalmente, devo acrescentar um comentrio, o mais importante de todos. Para que algum realmente entenda o que "l" e estuda nessas obras tericas, polticas e histricas deve-se vivenciar diretamente as duas realidades que de fato as determinam: a realidade da prtica terica (cincia, filosofia) em sua vida concreta e, tambm nesta, a

realidade da prtica da luta de classe revolucionria, em contato prximo s massas. Pois a teoria que nos permite compreender as leis da histria: no so os intelectuais nem os tericos, mas as massas que fazem a histria. essencial aprender com a teoria mas ao mesmo tempo crucial aprender com as massas. 7 Voc atribui uma grande importncia ao rigor, inclusive a um vocabulrio rigoroso. O que isso significa? Uma simples expresso resume a funo maior da prtica filosfica: "traar uma linha divisria" entre as idias verdadeiras e as falsas, como disse Lnin. Mas a mesma expresso resume uma das operaes fundamentais que norteiam a prtica da luta de classe: "traar uma linha divisria" entre as classes antagnicas. Entre nossos amigos de classe e nossos inimigos de classe. a mesma expresso. A linha divisria terica entre as idias verdadeiras e as falsas. A linha divisria poltica entre o povo (o proletariado e seus aliados) e os inimigos do povo. A filosofia representa a luta de classes na teoria. Em contrapartida, ela ajuda o povo a distinguir na teoria e em todas as outras idias (polticas, ticas, estticas, etc.) quais idias so corretas e quais so erradas. A princpio, as idias verdadeiras sempre servem ao povo; as idias falsas sempre servem aos inimigos do povo. Por que a filosofia batalha pelas palavras? As realidades da luta de classes so "representadas" pelas "idias", que so "representadas" pelas palavras. Na argumentao cientfica e filosfica, as palavras (conceitos, categorias) so "instrumentos" do conhecimento. Mas na luta poltica, ideolgica e filosfica, as palavras so armas, explosivos ou tranqilizantes e venenos. s vezes, toda a luta de classe pode ser resumida a um confronto entre palavras. Certas palavras lutam entre si como inimigas. Outras palavras so razes de uma ambigidade: so a aposta em uma batalha decisiva, porm no resolvida. Por exemplo: a luta comunista pela supresso das classes e por uma sociedade comunista, onde, um dia, todos os homens sero livres e irmos. Entretanto, toda a tradio marxista clssica se recusou a considerar o marxismo como um humanismo. Por qu? Por a palavra humanismo ser, na prtica (isso , com base nos fatos), explorada por uma ideologia que a usa para brigar, ou seja, para obliterar aquela outra expresso verdadeira, vital ao proletariado: a luta de classes. Outro exemplo: os revolucionrios sabem que, em ltimo caso, tudo depender, no das tcnicas, armas, etc., mas dos militantes, com sua conscincia de classe, sua devoo e sua coragem. Contudo, toda a tradio marxista se nega a dizer que o homem" que faz a histria. Por qu? Por esta expresso ser na prtica (com base nos fatos) explorada pela ideologia burguesa, que a utiliza para brigar, ou seja, para extinguir outra idia legtima, vital ao proletariado: que so as massas que fazem a histria. Ao mesmo tempo, a filosofia mesmo nos longos trabalhos onde ela se mostra abstrata e difcil batalha pelas palavras: contra as palavras mentirosas, contra as palavras ambguas, a favor das palavras corretas. Ela luta pelas "marcas de opinio".

Lnin disse: "Apenas as pessoas incautas consideram as disputas factuais e a rgida diferenciao entre as marcas de opinio como inoportunas ou suprfluas. O destino da social-democracia russa nos muitos anos que ho de vir poder depender do fortalecimento de uma ou outra "marca" (in Que fazer?). A batalha filosfica pelas palavras uma parte da luta poltica. A filosofia marxistaleninista s poder concluir sua obra terica abstrata, rigorosa e sistemtica se ela lutar tanto pelas expresses fortemente acadmicas (conceito, teoria, dialtica, alienao, etc.) quanto pelas mais triviais (homem, massas, povo, luta de classe).

Anda mungkin juga menyukai