Anda di halaman 1dari 17

A empresa Dreams Shoes, fundada por Cristiane Xavier e Jayamme Patrcio, em Janeiro de 2008, no estado do Cear, faz nascer

uma marca com um novo conceito em sandlias de couro. Em maro do mesmo ano, a marca abriu sua 1 loja no shopping Benfica. Com um forte conceito de qualidade e credibilidade, hoje a Dreams Shoes se consolidou no mercado unindo moda, qualidade e preo acessvel aos seus produtos. Aps 4 anos no ramo, ela est presente em 4 estados brasileiro com um total de 5 lojas. Devido a esse mercado to consolidado que ns fundadores decidimos exportar nossos produtos. Hoje exportar passou a ser uma questo de sobrevivncia em um mundo to competitivo, to integrado e globalizado. Exportar surge como uma forma de diluir riscos e evitar instabilidade. O empreendedor no fica to dependente do mercado, da economia e das mudanas polticas do Brasil. Alm do que exportar tem outras vantagens como: Aumento da lucratividade da empresa Melhoria no controle da qualidade Benefcios fiscais Estabelecimento de mercados alternativos

Sendo assim, decidimos exportar para o Chile, pois nos ltimos trs anos houve uma evoluo bastante positiva do comercio Brasil-Chile. O Brasil hoje o quarto scio comercial do Chile. As exportaes brasileiras beneficiaram-se do bom momento da economia chilena nestes ltimos anos, com crescimento da economia elevao da renda e consumo. O comercio varejista Chileno vem crescendo, alguns fatores contriburam para isso, como criao de novos empregos, aumento do salrio em 1,8% nos ltimos 12 meses entre outros. A posio privilegiada ocupada pelo Brasil no mercado chileno decorre, entre outros fatores, do elevado grau de complementaridade existente entre as duas economias, bem como o fato de que os produtos brasileiros costumam apresentar, em geral, nvel tecnolgico adequado e ntidas vantagens de preo em relao aos seus principais concorrentes. Para isso fizemos uma pesquisa de mercado, a fim de evitar riscos e investimentos desnecessrios, com apoio ao servio de consultoria prestado pela Orientao Empresarial em Comercio Exterior do SEBRAE-CE.

Objetivos da pesquisa de mercado: Selecionar mercados para a venda de produto; Identificar tendncias e expectativas; Reconhecer a concorrncia; Conhecer e avaliar oportunidades e ameaas.

Alem de pesquisa no site www.fiec.org.br, v apndice. Assim para entrar no comercio exterior fez-se necessrio um plano de negcio, que ser descrito abaixo.

PLANEJAMENTO ESTRATGICO DE EXPORTAO Perfil: Produto: Calados Sandlia, Botas e Cintos em Couro. Empresa: Dreams Shoes Pas-alvo: Chile Pblico-alvo: Lojas de varejo de calados situados em shoppings a fim de atender clientes que frequentam esses locais. As especificidades desses clientes sero reconhecidas ao longo do processo de insero no mercado, estando a empresa disponvel para flexibilizao de suas estratgias com o propsito de atender melhor o cliente. Pontos-fortes: Ser reconhecido internacionalmente pela qualidade, designer e preo acessvel, sendo o Brasil, segundo o site do Brazilian Footwear o 3 maior produtor de calados, 8 maior exportador de calados e o 4/ maior consumidor de calados e o Cear o 2 maior exportador de calados, sendo esses os diferenciais competitivos. Desafios: Fazer com que os produtos sejam objeto de consumo feminino, pelo diferencial do designer, qualidade e preo.

Parceiros locais: Embaixada, Consulado Geral do Brasil, Cmara ChilenoBrasileiro, Cmara de Comercio Brasil Chile, Setor de Promoo ComercialSECOM. Credenciamento no Registro de Exportadores e Importadores (R.E.I.), no Sistema Integrado de Comrcio Exterior (SISCOMEX) e tambm no Registro e Rastreamento da Atuao dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR). Concorrentes: Demais exportadores de calados de couro para o Chile que realizam atividade promocional no PDV e possuem parceiros locais. Mix de Produtos: sandlias, botas e cintos de couro. Mercados: Lojas de varejo principalmente em shopping centers. Primeiramente foi feito pesquisa pela internet e depois de contatos em feiras foi feito visitas pessoalmente. Fatores que influenciam na compra em cada mercado: Estratgia de insero no mercado:

INICIAL (1 ANO) - Visitas a lojas de calados e vesturio e acessrios para mostrar o portflio da empresa, vantagens, criao de website, o cadastramento da empresa e de seus produtos no BBO Brazilian Business Opportunities (o diretrio de exportadores brasileiros disponibilizado na pgina eletrnica da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negcios), alm da participao em feiras internacionais, misses empresariais e rodadas de negcios. DESENVOLVIMENTO (1 ANO E 6 MESES) - Manter todas as atividades realizadas inicialmente, alterar os processos que tiveram falha e buscar se adequar cada vez mais ao mercado.

MELHORIA CONTNUA (APS 2 ANOS) - Nesta fase o produto encontra-se em posio de vendas relevante, portanto deve-se manter os pontos fortes da empresa, corrigir falhas rapidamente e buscar a melhoria contnua a fim de se manter no mercado.

Cronograma Inicial: Realizar a primeira venda e Julho de 2014, com mdia inicial de US$ 200 mil e ter o objetivo de lucro em 1 ano de insero no mercado exterior. No Brasil

Crescimento no mercado interno: A empresa j comercializa para a regio Nordeste e est em processo de expanso para a regio Norte. Associao: Abicalados Associao Brasileira das Indstrias de Calados.

Mercados-alvos: Lojas de Varejo localizadas em shopping para consumidores de classe mdia.

No Exterior

- Credibilidade: Apresentaes do produto: Eventos e feiras nacionais e internacionais de calados e artigos de couro com stands. Nessas feiras levamos material de divulgao como: cartes de visita, catlogos de produto, portflio da empresa, folhetos, amostras. Ver apndice relao de feiras visitadas. Identificao do produto: Nomenclatura Comum do Mercosul. Forma de Comercializao: Direta onde atravs de feiras internacionais, tivemos contato com o comprador estrangeiro a partir da ficamos se comunicando e combinamos as condies de venda, preo, forma de pagamento, prazos dentre outros aspectos. Certificaes internacionais: ISO9001(define o padro no s para sistemas de gesto da qualidade, mas para sistemas de gesto em geral), certificado ALADI e certificado de origem. Exposio na mdia: Propagandas, e parcerias com empresas de renome para aliar referncia ao meu produto, como a Televisin Nacional do Chile canal 7 (estatal) e TV Universidad Catlica de Chile canal 13. Cadastro da empresa na FIECE atravs do BBO- Brazilian Business Opportunites. Requisitos do pas importador: Ter parceiro local de distribuio do produto, estar em conformidade com as normas e leis vigentes, registro de origem do produto. Associaes: Associao MERCOSUL de Normalizao (AMN), Asociacin de productores e industriales del cuero y calzado (APPICAL) Tecnologia aplicada: Softwares em solues de logstica fornecidos pela SSI SCHAEFER. Clientes em potencial: Lista de importadores em potencial no pas obtida atravs do BON Boletim de Oportunidades de Negcios, editado pelo Centro Internacional de Negcios (CIN) da FIESP e pesquisa atravs do

BrazilTradeNet, o portal de comrcio exterior do Ministrio das Relaes Exteriores (MRE). - Financeiro: Modalidade de Pagamento: Carta de Crdito Confirmada: onde o banco emissor tem a responsabilidade do pagamento, tendo ainda outro banco, geralmente fora do pas do importador, que confirma a garantia dada pelo banqueiro emissor do crdito. Na prtica, se o banco emissor no puder pagar por qualquer motivo, inclusive poltico (moratria), o banco confirmador pagar em seu nome, mediante o cumprimento dos termos e condies do crdito.

Tipo de financiamento: BNDES Exim-Pr-embarque Especial: Financia a produo nacional de bens exportados, sem vinculao com embarques especficos, mas com perodo pr-determinado para a sua efetivao. Seguro de Crdito: realizado pela SBCE (Seguradora Brasileira de Crdito Exportao) de curto prazo (2 anos), com pagamento em at 180 dias. - Transporte: O meio de transporte que ser utilizado o Areo, atravs de frete de aeronave, visto que a empresa ainda no possui frota prpria. O INCOTERMS utilizado para transporte da mercadoria o EXW - (ex works - no depsito) onde a mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor (depsito situado no Chile). Cabem ao comprador todas as despesas e riscos desde o recebimento da mercadoria no local designado at o destino final (lojas de varejo em shoppings center). - Gerenciamento dos processos: Viso de Futuro: A empresa pretende realizar grandes acordos comerciais com o Chile, ganhar grande parcela de mercado e expandir suas operaes na Amrica do Sul, visando sempre satisfao do cliente e lucro necessrio para a realizao dos demais projetos da empresa. Staff:

Minha linha de staff composta por parceiros que no esto no meu mercado-alvo. So associaes, rgos regulamentadores e empresas. Processo de exportao x Opinies: Os riscos de se exportar so muito grandes e antes de se realizar tal operao devem ser analisados diversos aspectos, sejam legais, polticos, comerciais e financeiros. Por isso, antes de realizar tal operao a Dreams Shoes fez pesquisas, discusso de processos, estabeleceu metas e buscou se adequar minimamente ao mercado que a espera. Follow up / Retorno: O retorno que se deseja para a Dreams Shoes ser analisado atravs de relatrios de vendas, pesquisas de marketing, visando perceber qual a fatia de mercado que j conquistamos e o retorno efetivo no caixa da empresa.

Concluso

O setor de exportao brasileiro tem grandes chances de se alavancar cada dia mais. Por isso torna-se to importante que ns, administradores possamos ter essa viso ampla de mercado, de se procurar novos meios de comercializar nossos produtos e expandir assim a participao do Brasil na economia mundial. Calado um produto importante nas exportaes brasileiras e um dos produtos dos quais o Brasil referncia l fora, e tem potencial para crescer j que somos exportadores do couro, deixando de exportar a matriaprima e exportando o produto manufaturado. No desenvolver deste trabalho pude concluir que para se realizar a exportao de qualquer produto a empresa deve olhar para dentro de si, antes de almejar o mercado l fora, onde tem que verificar todos os setores. Ela deve solucionar seus pontos falhos e dar o seu melhor para que o consumidor externo tenha interesse em seus produtos, visto que o mercado internacional muito exigente.

So vrios aspectos a se analisar e a deciso de exportar deve ser pensada cuidadosamente, para que a empresa possa ter um caminho de sucesso na sua insero no mercado internacional.

Referncias Bibliogrficas
Aprendendo a Exportar Calados. Disponvel em: http://www.aprendendoaexportar.gov.br/calados /. Acessado em: 26/Mai/2012. http://www.mdic.gov.br/sistemas_web/aprendex/default/index/conteudo/id/258. Acessado em: 03/Jun/2012

ABICALADOS Notcias. http://www.abicalcados.com.br/index.html Acessado em: 26/Mai/2012.

Disponvel

em:

Brazilian Footwear Disponvel em: http://www.brazilianfootwear.com.br/. Acessado em: 26/Mai/2012 Manual Bsico de Exportao-SebraeSP-Fiesp-Ciesp. Disponvel http://www.fiesp.com.br/publicacoes/pdf/relacoes/manual_exportacao.pdf. Acessado em: 03/Jun/2012 ABNT Disponvel em: http://www.abnt.org.br/. Acessado em: 03/Jun/2012 ALADI Disponvel em: http://www.aladi.org/nsfweb/sitioport/. Acessado em: 03/Jun/2012 MERCOSUL Disponvel em: http://www.mercosul.gov.br/. Acessado em 03/Jun/2012 Como exportar Chile Disponvel em: http://www.fecomerciomg.org.br/pdfs/como_exportar_chile.pdf. Acessado em: 01/Jun/2012. em:

APNDICE

COUROMODA 39 Feira Internacional de Calados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro 16 a 19 de janeiro de 2012 Feira Setorial / Internacional / Anual Linhas de Produtos e/ou Servios: calados femininos, masculinos e infantis, bolsas, artigos esportivos, artefatos de couro, confeces e acessrios de moda, bijuterias, matria-prima, mquinas, componentes e tecnologia para o setor de calados. Com cerca de 1000 expositores, ser aberto(a) a empresrios das 10h s 20h de segunda a quarta-feira, e das 10h s 17h na quinta-feira. Promoo: So Paulo Feiras Comerciais Ltda. Local: Pavilho de Exposies do Parque Anhembi - So Paulo - SP www.couromoda.com Contato: couromoda@couromoda.com.br

FIMEC 36 Feira Internacional de Couros, Produtos Qumicos, Componentes, Mquinas e Equipamentos para Calados 20 a 23 de maro de 2012 Feira Setorial / Internacional / Anual Linhas de Produtos e/ou Servios: couros, produtos qumicos, equipamentos para calados e componentes, acessrios, mquinas e

curtumes. Com cerca de 1200 expositores, ser aberto(a) a empresrios das 13h s 20h.

Promoo: Fenac S/A Feiras e Empreendimentos Tursticos Local: Fenac - Novo Hamburgo - RS www.fimec.com.br Contato: fenac@fenac.com.br

FRANCAL 2012 44 Feira Internacional da Moda em Calados e Acessrios 26 a 29 de junho de 2012 Feira Setorial / Internacional / Anual Linhas de Produtos e/ou Servios: calados femininos, masculinos, infantis e esportivos. Linha completa de acessrios em couro: bolsas, carteiras e cintos. Artigos esportivos e de viagem, bijuterias e mquinas e matrias-primas para o setor de calados. Com cerca de 1000 expositores, ser aberto(a) a empresrios das 10h s 20h de tera a quinta-feira, e das 10h s 17h na sexta-feira. Promoo: Francal Feiras e Empreendimentos Ltda. Local: Pavilho de Exposies do Parque Anhembi - So Paulo - SP www.feirafrancal.com.br Contato: francal@francal.com.b

FETECC 13 Feira de Tecnologia e Calados do Cear 15 a 17 de agosto de 2012 Feira Setorial / Regional / Anual Linhas de Produtos e/ou Servios: tecnologia e calados. Com cerca de 90 expositores, ser aberto(a) ao pblico das 10h s 22h.

Promoo: SEBRAE/CE - Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas Local: Palcio da Microempresa do Sebrae Cariri - Juazeiro do Norte - CE www.ce.sebrae.com.br Contato: fred@ce.sebrae.com.br

FEIRA DO EMPREENDEDOR 8 Feira do Empreendedor - Par 15 a 18 de agosto de 2012 Feira Diversos / Estadual / Bienal Linhas de Produtos e/ou Servios: orientao legal e financeiro, workshops e treinamentos, tendncias e oportunidades, franchising, inovao e tecnologia. Com cerca de 200 expositores, ser aberto(a) ao pblico das 16h s 22h. Promoo: SEBRAE/PA - Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas do Estado do Par Local: Hangar - Centro de Convenes e Feiras da Amaznia - Belm - PA www.feiradoempreendedorpa.com.br Contato: unme@pa.sebrae.com.br

COUROVISO 12 Feira Internacional de Componentes, Couros, Equipamentos, Qumicos e Acessrios para Calados e Artefatos 25 a 28 de setembro de 2012 Feira Setorial / Internacional / Anual Linhas de Produtos e/ou Servios:

sintticos, couros, produtos qumicos, componentes e acessrios para calados e artefatos. Com cerca de 200 expositores, ser aberto(a) a empresrios das 13h s 20h. Promoo: Fenac S/A Feiras e Empreendimentos Tursticos Local: Fenac - Novo Hamburgo - RS www.courovisao.com.br Contato: fenac@fenac.com.br

Anda mungkin juga menyukai