Anda di halaman 1dari 2

Prtica: Construindo um Terrrio

Tema: Ciclo da gua Autores: Daniela Heilbuth do Amaral Bueno e Patrcia Pena Co-responsvel pela reviso e/ou alterao: Tatiane C. R. Barbosa Faixa etria da atividade: Ensino Fundamental Um terrrio uma miniatura do mundo. Ele imita o meio Ambiente e realiza, na sua pequena rea, o ciclo da gua completo. Com o aumento da temperatura, a gua usada para regar o solo evapora e se junta gua proveniente da transpirao das plantinhas, formando uma concentrao de vapor de gua. No ambiente fechado, este vapor condensa-se e, em pequenas gotas, retorna para irrigar novamente o solo. E, tudo comea novamente. Objetivo Observao do ciclo da gua dentro de um pequeno ambiente: um terrreo. Materiais -1 vidro de boca larga - Plstico para tampar -1 xcara de pedrinhas para aqurio -1 xcara de carvo vegetal -3 a 4 xcaras de terra adubada organicamente -2 ou 3 mudas de plantas diferentes -P e rastelo ou 1 colher e 1 garfo -1 xcara de gua filtrada Procedimentos 1. Monte as camadas: Dentro do vidro, coloque primeiro as pedrinhas, depois o carvo e, por ltimo, a terra. Essas trs camadas representam de maneira simplificada as condies ideais do solo. A de terra serve para nutrir o vegetal. As de pedregulho e de carvo tm a funo de drenar a gua. Abra buracos na ltima camada e plante as mudas. 2. Regue e tampe Molhe cuidadosamente a terra e feche bem o vidro. O terrrio tem de receber luz, porm no deve ficar exposto diretamente ao sol. 3. Acompanhe o fenmeno Uma vez lacrado, instala-se o ciclo: a gua penetra na planta pela raiz e liberada por meio das folhas pela evaporao. Esse ambiente no d conta de absorver o vapor que fica nas paredes e no teto do vidro. Quando a umidade atinge o ponto de saturao, ocorre uma espcie de chuva que devolve a gua ao solo.

O terrrio tambm pode ser feito usando outros tipos de vidro, como os aqurios ou os reutilizveis. Uma outra opo usar garrafas PET. Pegue duas transparentes, corte uma em cerca de 3/4 de seu corpo e a outra, em 1/4. Utilize a maior para fazer a montagem. Tampe com a menor de modo que ela fique por dentro da que serve como base. Vede com fita crepe.

www.polmil.sp.gov.br/unidades/cpfm/terrarioframe1.htm - 3k

Questes para discusso 1. Qual a finalidade de se tampar o terrrio? 2. O terrrio tampado no impede a entrada de oxignio para a respirao da planta? 3. Por que o terrrio no deve receber incidncia de luz diretamente do sol? 4. Por que no devemos provocar queimadas? Como as queimadas podem intervir no ciclo da gua? Quais as conseqncias desta interveno para o meio ambiente? 5. No terrrio, h grande contribuio da transpirao, respirao e fotossntese da planta para o ciclo da gua. O mesmo se repete na natureza? 6. Esquematize o ciclo observado no terrrio. Bibliografia BRITO, E.A. [et al]. Biologia. 1 edio. So Paulo: Moderna, 1999. 703p. FONSECA, A. Biologia. So Paulo: IBEP. 448p. JNIOR, C.S.; SASSON, S. Biologia. 1 edio. So Paulo: Saraiva, 1995. 444p. LOPES, S. Bio. 3 edio. So Paulo: Saraiva, 1998. V. nico, 492p.

Anda mungkin juga menyukai