Anda di halaman 1dari 12

COMVIDA

Mdica impede o roubo de 100 mil euros em Cristelo

Martin Luther King

adapt.

Centro de Sade de Cristelo

Clnicas encomendam exames e mdicos prescrevem no SNS

Mdico foge para facturar na Clnica privada

Quem perde a populao

Consultas FANTASMA em Cristelo

Clnicas privadas querem controlar os CS de Cristelo e de Rebordosa


Contra os roubos na sade
Acredito que h justia neste Pas, por isso que perante os esquemas e as falsidades que pretendiam omitir um brutal jogo de cumplicidades e favorecimentos que visavam dar cobertura e legalizar fraudes, que passavam por um esquema que procurava desacreditar a honra e a seriedade de quem denunciava os ilcitos, elaborei esta tribuna e outras se seguiro para que se conhea a verdade de quem cometeu impensveis atrocidades para obter vantagens inadmissveis.
REBORDOSA ComVida no nem nunca foi um gesto annimo. Sempre combati a cobardia e a mentira dando a cara. Desde o primeiro momento andei pessoalmente a distribuir o REBORDOSA ComVida pela populao e no deixei de me dirigir e dialogar com todos. Desde mdicos, enfermeiros ao presidente da junta de freguesia, passando pelo mais simples cidado a todos me apresentei. No me disfarcei. No andei de culos escuros e bon para me descaracterizar. Andei de fato e gravata como o fao no dia-a-dia. A quem me perguntou, disse quem era e o que fazia. Para alm de um nmero de telefone e um endereo de e-mail, sempre disponveis para responder a todas as solicitaes e reunies, o REBORDOSA ComVida tem rosto. Agradeo do fundo do corao a todos quantos se me dirigiram e incentivaram para continuar a denunciar os ilcitos. Se me deixarem continuarei. A gravidade e obscenidade do que aqui se denuncia de forma fundamentada s deixa dois caminhos a quem ousa faz-lo. Ou alarga a audincia das suas denncias ou acaba num esgoto, a modos que nos pases latino americanos. Depois do primeiro passo com o n 00 s me resta continuar a falar verdade ou sei que serei silenciado. Ainda recentemente na Maia percebi que no ando s. Este um meio de comunicao legalmente constitudo e registado, elaborado com base no jornalismo de investigao e de opinio, que se quer constituir num elemento de trabalho para jornalistas e dirigentes da rea da sade (eventualmente da rea da justia) que queiram tra-

3 mdicos enchem agendas com pedidos de medicao


balhar no esclarecimento do que poder ser a ponta de um novelo urdido em grande escala por fabricantes (mdicos), que fazem com que as clnicas estejam para a sade das populaes como as lojas e importaes chinesas esto para a economia. Impem as suas regras para selectivamente controlar os negcios ao mesmo tempo que secam tudo sua volta. No sendo esta a minha rea do saber dediquei-lhe muitos dias e at meses do meu trabalho desenvolvido fora de portas, minimizando a interveno presencial em projectos junto de instituies europeias. A concluso desta edio dedico a quantos confiam em mim para ser o seu orientador ou co-orientador nas dissertaes de mestrado e nas teses de doutoramento, que souberam aceitar os sacrifcios temporais com que os penalizei, especialmente os que tm trabalho na fase de concluso, por isso elaborei esta tribuna com os mesmos argumentos que lhes transmito para o sucesso dos seus trabalhos, recorrendo presena fsica nos locais onde decorrem as aces (que me proporcionaram uma experincia enriquecedora) e escrevendo com total inovao nesta temtica. Seguramente que todos concordaro que esta edio do Rebordosa ComVida muito mais do que um jornal, um documento histrico com trabalho de campo, arquivos, estatsticas e levantamentos inditos, que pela sua metodologia poder ser um ponto de partida para quem pretenda esclarecer ou trabalhar em investigao sobre o tema A Mfia na Sade.

Lus de Sousa.

Distribuio Gratuita

REBORDOSA

Para criar inimigos no necessrio declarar guerra, basta dizer a verdade

Edio n. 01 - Set./Dez. 2012

R EBORDOSA C OM V IDA

Consultas Fantasma

Quem ganha so as clnicas


Quando foi alertada pela mdica de que ainda h pouco tempo havia estado na Unidade de Sade de Cristelo em consulta e que lhe foram prescritos exames em seu nome, a utente rapidamente esclareceu que nunca tinha conseguido uma consulta no CS. Em muitos anos aquela era a primeira vez em que conseguia ser atendida dentro do Centro de Sade de Cristelo. Procuramos a cidad e confirmamos que a utente afinal era uma cliente de uma clnica/consultrio de Cristelo. Sem hesitao garantiu-nos sempre fui consultada pela Dra. Maria do Cu no seu consultrio e depois ia ao Centro de Sade, para levantar os P1 para os exames.
O esquema dos clientes das clnicas/consultrios de Cristelo levantarem no Centro de Sade os exames prescritos pelos proprietrios das clnicas privadas foi descoberto e denunciado quando chegaram Unidade de Sade as profissionais provenientes de Rebordosa, de onde, por questes de tica e de honorabilidade solicitaram o afastamento para no terem de ignorar o que viam e para no pactuarem com graves ilcitos na prtica diria de determinados mdicos. Pensando que em Rebordosa j haviam constatado com o fim de linha do topo das ilegalidades, rapidamente perceberam que em Cristelo tudo o que de mau por l se passava era uma universidade na prtica de impedir o acesso de utentes aos cuidados de sade. Dia aps dia as profissionais perceberam que a juntar ao inadmissvel procedimento dos mdicos Maria do Cu, Vasco Santos e Fernanda Coelho de sistematicamente inserirem na sua Agenda Mdica Diria um nmero elevado de utentes como consulta efectiva, quando para estes apenas existiam pedidos de prescrio de medicao crnica (que por vezes, quando integravam diversos medicamentos, eram selectivamente distribudos em duas, trs e quatro consultas) e que pelo menos dois mdicos incluam nas agendas os nomes dos clientes como consulta presencial que haviam atendido na privada. Com estes procedimentos os mdicos enchiam sistematicamente as suas agendas. A confirmao de que muitos dos utentes com Consultas Fantasmas nunca tiveram uma consulta presencial, surgia sempre que os clientes das clnicas eram contactados telefonicamente ou aquando de uma deslocao ao Centro de Sade de Cristelo eram questionados sobre o assunto e a falta a esta ou quela consulta. Se os dirigentes do ACES e as estruturas do Ministrio da Sade tiverem inteno de esclarecer a

verdade e investigar os ilcitos apenas tero de ouvir, com garantia de salvaguarda de entidade, dezenas de pessoas que se disponibilizaram para contar como foram obrigados a recorrer s clnicas privadas para obter prescries de medicao e exames e quanto que voltaram a pagar para os mdicos interpretarem os resultados dos exames. Investigar se h crime imperioso que seja aberta uma investigao conjunta entre a IGAS Inspeco Geral de Actividades em Sade e o Ministrio Pblico (Polcia Judiciria). Depois de falar com dezenas de pessoas em Cristelo ficamos com a certeza de que centenas ou at mesmo milhares de exames prescritos ao longo de anos (quase todos emitidos de forma viciada pelo sistema informtico do SNS), s o foram porque os mdicos tinham a certeza de que os doentes (que mais pareciam investidos na figura de accionistas das clnicas) teriam de voltar novamente e pagar mais uma consulta. Investigue-se e todos ficaremos a saber de fonte segura, se verdade ou no que em Cristelo foram prescritos exames sem critrio para o quadro clnico dos clientes/utentes, mas que em comum todos tm os lucros milionrios das clnicas. Seria bom que falassem com uma mdica que atendeu uma utente, que em mais de 20 anos nunca tinha conseguido uma consulta no Centro de Sade, mas que em seu nome tinham sido prescritos exames. Depois de a utente assegurar que nunca tinha estado presente no CS de Cristelo confirma-se que tem um histrico de exames prescritos pelo SNS. S podemos perguntar porque que ningum viu os abusos.

Administrativas fazem o jogo das estatsticas


Em Cristelo a falta da capacidade e competncia das funcionrias administrativas que esto h vrios anos na Unidade de Sade, que j foi comprovada pelos novos dirigentes do ACES, chega a expor-se ao ridculo quando deixam transparecer que os procedimentos mais bsicos so ignorados, como a marcao de um acto pela via informtica. Curiosamente as mesmas funcionrias que no se interessam em saber mais, v-se l saber porqu, para prestarem um servio de qualidade no atendimento da populao, so as mesmas que arquivam numa pasta os pedidos de utentes para a prescrio de receiturio de Medicao Crnica e que selectivamente fazem a sua distribuio nos dias seguintes pelos mdicos Maria do Cu, Vasco Santos e Fernanda Coelho, inserindo os nomes como consultas presenciais na Agenda Mdica. Como evidente estas cumplicidades adulteram os nmeros estatsticos enviados tutela, sobre a produtividade relativamente ao tipo de consultas que se efectivam na Unidade de Sade. Mas isto assim h vrios anos!!? Um exemplo do vale tudo para denegrir A me de uma criana com dois meses de idade deslocou-se durante mais de uma dezena de vezes ao Centro de Sade de Cristelo para que as funcionrias administrativas marcassem uma consulta para a mdica Ana Oliveira; depois de sucessivas vezes ver recusada a marcao, decidiu apresentar uma reclamao. Pensando que a reclamao era contra a mdica, as funcionrias mostraram-se agradadas com o facto, mas quando perceberam que a reclamao era precisamente para denunciar a prtica desleixada das administrativas, a utente s teve acesso ao Livro de Reclamaes uma hora depois de o solicitar e depois de alguma exaltao. Tambm aqui a direco do ACES ignorou a gravidade dos factos relatados na reclamao e nada fez para sancionar as funcionrias que intencionalmente tentaram causar dano nas relaes entre a mdica e a utente. no mnimo imoral que uma me e uma beb sejam usadas para tentar atacar quem descobriu prticas irresponsveis e desumanas que lesam os reais interesses da populao.

tica Cincias da vida

Os mdicos prescrevem demais


No stio da RR Rdio Renascena- na internet encontramos uma pea jornalstica assinada por Joana Bnard da Costa, que dever ser lida por todos os utentes do SNS para que percebam como que muitas vezes so usados como cobaias por mdicos sem escrpulos, que vm em cada cidado quando se desloca para uma consulta uma interminvel fonte de receita para a realizao de exames indevidos, mas que valem milhares de euros para as clnicas e laboratrios.
O presidente do Conselho Nacional de tica para as Cincias da Vida (CNECV), Miguel Oliveira da Silva, admite que os mdicos muitas vezes abusam da prescrio em actos que podem configurar crimes de corrupo. O alerta foi lanado durante uma conferncia sobre os fundamentos ticos das prioridades em sade organizada precisamente pelo CNECV. Remdios caros e excesso de prescrio de exames so alguns exemplos de ms prticas que Miguel Oliveira da Silva veio denunciar. O tema levou o presidente do Conselho de tica a denunciar uma prtica que diz ser vulgar: os mdicos prescrevem demais, por vezes os remdios mais caros e promovem o desperdcio quando pedem exames que os doentes j tinham feito. Alm do desperdcio, h corrupo consentida, diz Miguel Oliveira da Silva. H muita gente que pede vrios exames porque tem interesse nisso, porque referencia o doente para ir fazer uma ecografia tarde para um centro onde tem interesse, o que no nada tico. uma forma de corrupo. H que lembrar isto e a conteno dos custos e combate ao desperdcio um imperativo tico, lembra o mdico. Miguel Oliveira da Silva confessa que os profissionais de sade no tm por hbito denunciar s autoridades este tipo de casos e d o exemplo do que acontece com as ecografias s grvidas, que os clnicos fazem em excesso e que considera demasiado caras. Quando leio o relatrio da ecografia, muitas vezes o ecografista termina o exame escrevendo 'aconselha-se a repetio do exame daqui a um ms'. Isto absurdo obsceno e chocante, porque nenhuma grvida saudvel e sem factores de risco precisa de repetir uma ecografia de ms a ms. Isto no boa medicina, alm de ser um desrespeito pelo dinheiro do doente, defende.

Doentes crnicos tm de ter vigilncia


Com uma prtica que se orienta para os cuidados de sade da populao e as denncias de esquemas de colegas que visem a improdutividade, o Rebordosa ComVida sabe que Ana Oliveira props coordenadora do CS de Cristelo (Maria do Cu), que os utentes que se encontravam Sem Mdico fossem distribudos temporariamente por todos os colegas. A mesma sugesto que j tinha sido concretizada com sucesso em Rebordosa (apesar da resistncia do mdico Raul Almeida), no foi aceite em Cristelo.
Em Rebordosa, perante as prolongadas faltas da mdica Paula Pamplona, a coordenadora sugeriu aos colegas a redistribuio de todos os utentes da colega, especialmente numa primeira fase os utentes de risco: Sade Infantil (recm-nascidos e crianas), sade materna (grvidas), Hipertensos e diabticos, como forma de minimizar a no assistncia da mdica titular. Tal como o Rebordosa ComVida confirmou, a ideia que inicialmente teve a concordncia de todos, comeou a causar incmodo especialmente a Raul Almeida, que constantemente em todas as reunies de servio, nos corredores e mesmo em pblico fundamentava a sua recusa, argumentando com a indignao que lhe causava o facto de saber que Paula Pamplona estava de baixa mdica, mas a trabalhar numa clnica privada. O clnico assegurava mesmo que tinha sido ele a arranjar a colocao. Em comum as duas situaes tm o facto de existirem em Cristelo e em Rebordosa clnicas privadas que so alimentadas pelo imenso caudal dos doentes Sem Mdico, que perante a vulnerabilidade e a inevitabilidade pagam para ter uma consulta mdica. Curiosamente em Cristelo e em Rebordosa os proprietrios das clnicas consultrios so mdicos em Centros de Sade do SNS. Em Rebordosa registamos e comprovamos que Raul Almeida ingressou na Clnica Campos com agenda prpria.

Respeitamos Nomes e organizaes


No nmero anterior deste jornal escrevemos um texto onde abordamos o nome do ministro Aguiar Branco, o que mereceu algumas perguntas e at uma certa viso de quem quer ver fantasmas onde eles no existem. Sabemos do que falamos e regemo-nos por princpios deontolgicos, por isso o que escrevemos tem fundamento no falar de algum que usava o nome do amigo, poltico e lder de um dos mais destacados gabinetes de advogados, como sendo o seu salvo-conduto para todas as dificuldades e contrariedades. Tendo mesmo numa primeira fase disponibilizado o gabinete de advogados e o amigo para ajudar a ultrapassar os entraves que estavam a ser colocados ao incio da actividade da USF Na Rota da Sade. Quem aqui escreve sabe a respeitabilidade que devida a Aguiar Branco, o mesmo acontecendo quando nos referimos ao mais simples cidado, mas ignorar que o seu nome foi usado para curar todos os males e at para gerar todos os milagres na resoluo dos casos mais difceis significava fugir ao essencial. Na realidade aqui no Rebordosa ComVida sabemos que quando est em causa uma qualquer referncia ao gabinete de advogados com o prestgio do de JPAB, temos em conta que o mesmo guarda uma histria por onde passaram centenas de advogados em estgio, como tambm por l passaram muitos dos que hoje ocupam cargos relevantes de Magistrados do Ministrio Pblico e Judiciais. Aqui ningum difama ou ofende. O que aqui se escreve tem por base a verdade e o respeito pelas pessoas. Quem aqui escreve sabe que ousar escrever uma linha no fundamentada provocar uma guerra de foras desiguais. Lus de Sousa

Sinopse do Projecto Editorial do REBORDOSA ComVida


Temtica O jornal REBORDOSA ComVida, nascido com base num movimento de cidados criado na freguesia de Rebordosa, no concelho de Paredes (distrito do Porto), tem por objectivo apresentar os anseios, preocupaes e sugestes de toda uma populao para as questes de ndole local e regional, em reas to diversas como o turismo, a gastronomia, a indstria e de um modo particular todas as temticas que se relacionem com a sade e os cuidados de sade.

Estatuto Editorial
Objectivos REBORDOSA ComVida um projecto editorial quadrimestral comprometido com o interesse pblico, independente de qualquer poder poltico, ideolgico ou econmico ou particular. REBORDOSA ComVida rege a sua interveno informativa no mbito regional tendo em conta a contextualizao e enquadramento regional dos factos, fenmenos e acontecimentos. REBORDOSA ComVida pauta-se pelo rigor no apuramento da informao, sendo fiel aos princpios de um jornalismo que segue os preceitos legais da tica e deontologia. REBORDOSA ComVida encoraja a interaco com os leitores, nomeadamente na recolha de informaes, sugestes e crticas. Mantm espaos abertos aos leitores incentivando a diversidade de informao e incrementando a resposta s necessidades informativas da regio. REBORDOSA ComVida rege a sua orientao editorial por parmetros estabelecidos pela sua direco, pautados pelo rigor informativo e pela pertinncia em defesa dos interesses da comunidade. Lus de Sousa

Ficha Tcnica
Director: Lus de Sousa | Editor: Lus de Sousa | Redaco: Av. Almirante Reis, 90 1 C - 1150-022 Lisboa | Delegao: Av. Bombeiros Voluntrios de Rebordosa - Rebordosa/Paredes | Telefone: 91 707 75 55 | E-mail: rebordosa.comvida.2012@gmail.com | Grafismo: LMF Grfica | Impresso: Espao Grfico, Lda. | Dep. Legal N 343108/12 | Entidade Reguladora da Comunicao Social: 126204 | Tiragem: 5.000 Ex.

R EBORDOSA C OM V IDA

Sugestes para Cristelo


Quando chegou Unidade de Sade de Cristelo, servindo-se do exemplo que tinha implementado com sucesso em Rebordosa e que permitiu dar mdico generalidade da populao que necessitava de cuidados mdicos, uma mdica informou a coordenadora Maria do Cu como gostava de trabalhar de forma ordenada, com a realizao dos diversos tipos de consulta com horrios (que fossem afixados para conhecimento dos utentes e dos servios) de atendimento especfico de Sade Materna, Sade Infantil, Sade de Adultos, Hipertensos e Diabticos, para alm de um enquadramento da Consulta Aberta (vagas) e Consulta de Recurso, para que de forma transparente todos soubessem em que dia podiam escolher consulta. Sugeriu ainda colega, assumir na sua Lista de Utentes preferencialmente todas as pessoas que estavam Sem Mdico h mais tempo, ao mesmo tempo que props que todos os Utentes Sem Mdico fossem redistribudos por todos os mdicos tal como tinha concretizado em Rebordosa.
Depois de perceber que a mdica coordenadora se opunha frontalmente a que a mdica que acabava de chegar a Cristelo assumisse na sua lista os Utentes Sem Mdico (para que estes continuassem desprotegidos) a mdica disse olhos nos olhos colega Maria do Cu, que em apenas alguns minutos j lhe era possvel desconfiar que ela no estava ali como coordenadora de uma unidade de sade para servir os interesses da populao, mas que ficava evidente a sua inteno em assegurar que os mais carenciados em cuidados mdicos fossem transformados em clientes para as clnicas privadas. S depois desta conversa, que ocorreu logo no primeiro dia, que a mdica veio a saber atravs dos utentes

de histrias de pesadelos e horrores vividos pela populao para aceder a consultas na Unidade de Na clnica do Dr. Quintal Sade de Cristelo e que muitos deles eram obriDiz um mdico para outro: gados a deslocarem-se clnica/consultrio da - Esse paciente deve ser operado imediatamente. qual a coordenadora proprietria. - O que ele tem? Indignada com os absurdos argumentos da coor- Dinheiro. Vamos oper-lo carteira! denadora Maria do Cu, o Rebordosa ComVida sabe que a mdica Ana Oliveira informou a colega de que ia comunicar s entidades competentes da Sade aquela conversa e pedir para que fosse investigada se a populao de Cristelo estava a ser vtima de um dfice de competncia ou se essa postura no escondia a inteno de continuar a expor o imenso agregado populacional de Utentes Sem Mdico necessidade de recorrem s clnicas privadas. O Rebordosa ComVida sabe que dentro das instituies do Ministrio da Sade j decorrem vrias aces para esclarecer a actuao de mdicos com prticas suspeitas.

As contas e os nmeros

Quanto ganham os privados com a falta de mdicos


Como disse um cidado que saudou o aparecimento do REBORDOSA ComVida, que desde pequeno acompanhou a me nas filas porta do Centro de Sade e viu a famlia pagar consultas numa clnica privada em Rebordosa, quem ganha dinheiro de forma ilegal conta da sade das pessoas, vai usando argumentos em defesa da sua actuao, como que a legalizar o que fazem sem impunidade, juntando aos seus desabafos a certeza de que o dinheiro fcil entranha-se no sangue, pelo que eles so capazes de tudo para eliminar quem os afronta e os denuncia.
Para que se percebam as contas, os lucros fceis e o filo que representa para as clnicas privadas, o impedimento do acesso da populao aos cuidados de sade num centro de sade e obrigue os utentes a transformarem-se em clientes de uma clnica privada, preciso ter em conta os seguintes nmeros e valores, que pecam por serem feitas pelos mnimos: Cinco consultas dirias a multiplicar por 20 dias, temos 100 consultas/ms. Em 100 consultas/ms (5/dia x 20 dias) a 40/cada = 4.000/ms. Se multiplicarmos 4.000 mensais por 12 meses = 48.000/ano. ou Dez consultas dirias a multiplicar por 20 dias, temos 200 consultas/ms. Em 200 consultas/ms (10/dia x 20 dias) a 40/cada = 8.000/ms. Se multiplicarmos 8.000 mensais por 12 meses = 96.000. Para rematar as contas dos brutais lucros, multipliquemos os valores ganhos em um ano por 10 anos (480.000 ou 960.000) ou at por 20 anos (960.000 ou 1.920.000), na generalidade livres de impostos. Palavras e argumentos para qu? Qual zanga entre mdicos? Zangado ficou quem percebeu que a USF Na Rota da Sade em Rebordosa a trabalhar de forma sria e honesta a favor da populao ia secar o poo de petrleo s clnicas. Se aos astronmicos nmeros dos ganhos em consultas juntarmos exames desnecessrios (por serem desajustados do real estado clnico do utente e porque desrespeitam as orientaes clnicas), que so liquidados pelo SNS s clnicas privadas, a coisa agrava-se. H ainda os casos em que o recurso a pagamento de consulta nas clnicas privadas representa um salvo-conduto e moeda de troca para Baixas Mdicas Fraudulentas a funcionrios e gerentes de empresas que so consultados em Medicina do Trabalho, o que causa um rombo de muitos milhes nas contas sociais do Estado. Os valores disparam para pequenos BPNs, ferindo de morte as contas do Estado e assim inviabilizam o apoio social a quem mais precisa. Palavras para qu? S uma unidade de sade a trabalhar seriamente para a populao pode impedir o lucro fcil e desumano. Como que quem se ope fraude no h-de ser um alvo a abater? Como que quem denunciado no h-de perseguir, intimidar, inventar zangas e ofender quem os denuncia?

Trs mdicos com Consultas Fantasma

Prescrio de medicao crnica enche agendas


Numa verdadeira cruzada contra a improdutividade intencional, uma mdica logo depois de descobrir que na Unidade de Sade de Cristelo era prtica corrente trs mdicos distriburem entre si elevado nmero de pedidos de prescrio de medicao crnica, (para diariamente colocarem nas suas agendas como consultas presenciais), tapando os horrios de atendimento e assim inviabilizar a marcao efectiva a quem procura uma consulta, decidiu enfrent-los.
Na populao h quem reconhea que efectivamente durante semanas algo mudou nos pedidos de receiturio para medicao crnica. Conforme o Rebordosa ComVida comprovou, a mdica Ana Oliveira tentou impedir a continuao da prtica que penalizava o acesso da populao aos cuidados de sade. Sem reduzir o nmero efectivo de utentes na sua agenda com consulta, a mdica passou a prescrever diariamente mais de 30 receitas para medicao crnica (que no sistema informtico so processadas em alguns minutos), esvaziando constantemente uma pasta de arquivo que desde h anos escondia o rebuado, que alimentava as agendas viciadas, o que enfureceu os mdicos que praticavam um verdadeiro intercmbio de prescrio de receiturio em alguns minutos no lugar de horas de trabalho em consultas efectivas. O Rebordosa ComVida ouviu relatos que deixam perceber que a ousadia foi vista como uma afronta que no agradou a quem enchia as agendas com Consultas Fantasma. Digno dos grandes negcios e esquemas subterrneos, foi descoberta a existncia de uma pasta onde eram arquivados e amontoados os pedidos de Medicao Crnica, que diariamente e selectivamente eram distribudos pelas agendas dos mdicos Maria do Cu (coordenadora), Fernanda Coelho e Vasco Santos, por determinadas funcionrias administrativas (ou os prprios mdicos), que inseriam nas Agendas Mdicas Dirias os nomes dos utentes como consultas presenciais. O combate s prticas ilegais e imorais no agradou a quem dela beneficiava. Por que a mdica trabalha efectivamente e uma funcionria administrativa impedia a continuao da prtica de marcao de falsas consultas e assim secavam o consequente lucro fcil, os mdicos que durante anos beneficiaram dos esquemas e obrigaram a populao a aceder s clnicas/consultrios privados moveram uma campanha de desinformao e ataque s profissionais, que culminou com o seu afastamento da Unidade de Sade de Cristelo. Um caso que na prxima edio ser detalhado.

Rebordosa ComVida

Querem silenciar a verdade

C OM V IDA Tudo o que de errado aconteceu volta da USF Na Rota da Sade, foi sendo denunciado por diversos meios e por diversas pessoas. Logo no arranque do Blogue/Stio na internet Rebordosa ComVida, as verdades foram silenciadas atravs de um cobarde ataque, por quem percebeu que os seus esquemas de mentira e trapaa tm perna curta. No desistimos e o espao Rebordosacomvida est de volta.

REBORDOSA

Enquanto a populao de Rebordosa sofre

Elias Barros anda distrado


O descontentamento popular relativamente qualidade do atendimento da populao servida pela USF S. Miguel Arcanjo, em Rebordosa evidente. Quem anda nas ruas ou na sala de espera da dita USF v e ouve coisas que deveriam merecer reflexo. Depois da bandeira eleitoral - abertura da USF - ter sido concretizada, O Rebordosa ComVida constatou que muitas so as pessoas que falam do desinteresse do presidente Elias Barros em ver que h dias seguidos em que de manh at noite, temos de esperar horas para nos atenderem ou s h mdico na clnica.
Entre a populao h muitas opinies consensuais a afirmar que a qualidade do atendimento se agravou depois da inaugurao da USF. Aps os primeiros meses de funcionamento comeou a perceber-se que eles no se entendem e que h utentes que tm mdico de famlia mas so sempre atendidos por outros mdicos. Percebemos que a populao no entende como que o presidente da junta de freguesia, Elias Barros at apareceu no jornal da Parquia com o mdico coordenador da USF ao colo mas nada faa para que a populao tenha cuidados de sade de qualidade. As crticas ao imobilismo de Elias Barros nas questes da sade, crescem de tom quando escutamos pessoas que no se esquecem que ele tambm nada fez para acabar com a negociata que desviou centenas de Rebordosenses para o Centro de Sade de Gandra, quando por l quiseram fazer uma USF mas no tinham populao. H mesmo quem tenha a convico que se na altura ficamos ss e tivemos que arranjar dinheiro para os transportes para ir para Gandra ou amos s clnicas de Rebordosa, agora o mesmo, esperamos horas para ser atendidos ou pagamos. Entre os que no se sentem entusiasmados com os descuidos do presidente da junta na questo da sade, no so poucos os que estranham o silncio do Elias, que agora no faz as reunies que fez antes de existirem as novas instalaes. Mas entre a populao h quem defenda com ardor o presidente, assegurando que nunca ningum disse que a USF era da junta, mas logo ouviu de resposta que o Elias Barros s se preocupou at abertura, depois da quem estiver mal que v ao mdico, logo algum engrossa o desabafo com a certeza de onde estiver a televiso eles fazem marchas de preto contra as escolas, mas os

velhotes, que no fazem marchas, mas que tm problemas por no serem atendidos pelos mdicos, so esquecidos. Entre a populao de Rebordosa encontramos quem nas questes da sade esteja muito bem informado e simultaneamente revoltado com Elias Barros. Para um jovem casal que j passou os 70 anos, se o Elias est do lado da populao, ele nunca podia meter dentro da junta de freguesia o mdico que durante anos no nos atendia no Centro de Sade e nos obrigava a ir sua clnica para pagarmos as consultas e perguntam porque que o mdico da junta o mesmo a quem paguei mais de 100 consultas, porque ele nunca estava no Centro de Sade?. Se o Elias no sabe o que que ele nos fez e no nos defende, ento estamos entregues aos bichos. Dos mais activos faladores que escutamos percebemos que h quem tenha a ideia que Elias Barros sabe que a equipa da USF pouco qualificada. Se ele soubesse que eles so bons ele tinha mandado um convite populao para ns sabermos que ia haver a inaugurao. O silncio da junta de freguesia e de Elias Barros sobre a inaugurao da USF e agora ao no tomar uma posio em defesa da populao com as constantes alteraes de consultas, tem interpretaes diversas e muitos silncios quebrados com sorrisos ou murmrios. Para algum que se diz amigo de infncia do autarca o Elias sempre quis ser o primeiro a pegar nas bandeiras, mas se a coisa der para o torto ele deita-a fora e pe-se a cavar. O dinheiro do irmo que o meteu l, no por ele saber muito disto. Depois de escutar a opinio da populao, ficamos com a convico que h quem se sinta abandonado sua sorte.

Se foi vtima: Denuncie!


Se tem conhecimento de factos relacionados com a falta de transparncia da actividade de mdicos em centros de sade e em clnicas privadas, comunique-nos as suas informaes: e-mail: saude.rebordosa.cristelo@gmail.com Tel: 91 707 75 55

R EBORDOSA C OM V IDA
menos quatro horas por dia fora da unidade de sade). O Rebordosa ComVida ouviu muitas opinies que comprovam o desconforto com uma qualidade de atendimento sofrvel e mesmo medocre. Para uma boa parte da populao Elias Barros no sabe o que se passa com a USF S. Miguel Arcanjo, pois se o sabe muito grave a sua inaco. Talvez Elias Barros no precise que lhe recordemos que no dia da inaugurao daquela USF, se dirigiu a diversas pessoas, com o director do Rebordosa ComVida presente, para pedir que no fizessem qualquer aco de protesto, pois ele iria ter o cuidado de dar algum tempo at ver se eles serviam. Como diz agora o povo a medida escolhida para determinar o padro de qualidade e o tempo que lhes dava ningum sabe qual o critrio. Diz o povo que o ambiente em Rebordosa de cortar faca. O trabalho deles deixa muito a desejar, mas pelos vistos como ainda no h sangue a jorrar pelas ruas o autarca ainda no viu motivos para intervir, como o ter feito em outras ocasies. Que a populao de Rebordosa no est a ser atendida com a qualidade exigida para uma USF, no est. Isso uma evidncia. Para que se perceba como Elias Barros tem que se preocupar em defesa da populao, basta que se tenha em conta que trs funcionrias administrativas da USF S. Miguel Arcanjo apresentaram a demisso, tal o ambiente de trabalho provocado pela falta de assiduidade de alguns mdicos, que obrigam a constantes remarcaes de consultas, lesam os utentes, desvirtuam o esprito das USFs e causam perturbao no normal atendimento populao. As funcionrias administrativas so as pessoas que do a cara e as que sofrem com a revolta e indignao dos utentes.
III Premeditao na marcao errada de consulta Uma funcionria administrativa que foi denunciada de ser cmplice na marcao de Consultas Fantasma aos mdicos Vasco Santos, Maria do Cu e Fernanda Coelho, ardilosamente montou mais um facto para fabricar uma reclamao. Recorrendo de forma imoral a duas grvidas, a funcionria ignorou intencionalmente que a mdica tem uma agenda que abrange semanalmente todos os grupos de cidados (grvidas, diabetes, hipertenso) e marcou-lhes uma consulta no horrio da Consulta de Recurso, que destinada aos utentes Sem Mdico. Quando as utentes chegaram ao consultrio a mdica alertou-as para o que pensava ser um erro, mas na realidade era uma armadilha. Depois da mdica as informar que se as atendesse naquele horrio estava a prejudicar as pessoas que no tm mdico, sugeriu a marcao de uma consulta em sade materna (para o dia seguinte). Peremptoriamente uma das utentes afirmou que no queria uma consulta, mas que apenas tinha ido ali para fazer uma reclamao contra ela. As duas reclamaes apareceram com textos rigorosamente decalcadas. Sabemos que a mdica denunciou o facto mas no h qualquer investigao a mais esta manipulao. IV ACES beneficiado com a falsidade dos nmeros e sofrimento do povo No acreditamos que seja por incompetncia, mas no Rebordosa ComVida estranhamos que a direco do ACES no tenha decidido investigar a gravidade do teor destas Reclamaes, que deixam evidente a existncia de um esquema ardiloso de falsidades e difamao contra a mdica. Desconfiamos que mais uma vez com a inaco dos dirigentes h um sinal aos infractores de que podem continuar a difamar, pois da parte de quem dirige tm carta-branca e que no haver qualquer procedimento investigatrio. Ser que a direco do ACES no est interessada em que seja posta a nu a verdade dos factos que deixam claro e evidente que durante anos milhares de utentes ficaram intencionalmente impedidos de aceder aos cuidados mdicos, ao mesmo tempo que os nmeros estatsticos forjados serviram para aqueles dirigentes apresentarem ao Ministrio da Sade estatsticas falaciosamente elaboradas para darem a mensagem de boa produtividade ao nvel dos Centros de Sade? Produtividade ou fraude? Por qu a inaco e silncio? Como possvel que os dirigentes do ACES Tmega II Vale do Sousa Sul nada faam para terminar com o criminoso sofrimento e uso da populao de Cristelo (e no s?!), devidos aos interesses privados de determinados mdicos? Ser que para tratar dos assuntos da sade em Cristelo impera a lei da Mfia e os rgos dirigentes fazem que no vem para se poderem manter nos seus cargos?

USF de Rebordosa a Ferro e Fogo


No princpio tudo eram rosas, agora paira um denso manto de nevoeiro a tapar a actividade da Unidade de Sade Familiar existente em Rebordosa. Fomos para a rua ouvir a populao que sugeriu ao Rebordosa ComVida que questionssemos Elias Barros (presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa) se ele tem conscincia que quando a mdica foi embora ele disse-nos que ele apoiava a USF do Dr. Raul e que ns amos ficar bem servidos. Para muitos rebordosenses que voltaram a ter de esperar muito tempo por uma consulta e a voltar para casa sem uma consulta, o Elias est muito mal informado, mas h quem acredite que ele est a tratar da vidinha deles. Que no querem trabalhar.
Na realidade, para alm de coisas muito estranhas que se passam em termos de sade em Rebordosa, e que abordamos num outro espao, a populao mostrou-se incrdula quando soube que o presidente se apressou a fazer uma deslocao ARS Norte onde (estranhamente) foi anunciar o apoio da Junta de Freguesia. Para quem se lembra do pesadelo vivido durante dcadas com a falta de atendimento mdico e das mudanas na qualidade de atendimento aps a chegada de uma mdica que coordenou o Centro de Sade at final de 2010, actualmente em Rebordosa estamos a ter os mesmos problemas quando no tnhamos mdicos, se algum quer mdico s tem a certeza se for clnica. A opinio popular deixa claro que acredita que Elias Barros no sabe quantas consultas por dia se fazem naquela USF. Depois do que vimos, acreditamos que tambm no ter conhecimento que constantemente dezenas de pessoas ficam sem atendimento. Ora porque uma mdica continua a faltar, ora porque um mdico mantm a averso ao atendimento efectivo, privilegiando mais as estatsticas e as consultas concretizadas pela via informtica, enquanto outro est mais interessado na actividade da clnica privada (constatamos que um mdico passa pelo

Reclamaes forjadas e pedido de desculpa


Desde que chegou a Cristelo e iniciou a denncia junto das estruturas do Ministrio da Sade das graves irregularidades e prticas de atendimento de colegas, a mdica Ana Oliveira passou a viver um verdadeiro pesadelo com as perseguies que lhe foram movidas por aqueles que denuncia, e que parecem gozar de impunidade dos dirigentes do ACES (os grandes beneficiados com a existncia de nmeros falsos de consultas enviados nas estatsticas do Ministrio da Sade). Tal como j havia acontecido em Rebordosa (onde denunciou prticas ilcitas e apontou objectivamente os infractores e os seus cmplices), tambm em Cristelo os denunciados foram descobertos como os instigadores e autores de reclamaes forjadas e intencionalmente injuriosas contra quem est do lado da verdade.
I Telefonemas fabricam reclamaes Tudo comeou com o contacto com uma utente realizado por uma funcionria administrativa do Centro de Sade de Cristelo, que anunciou que lhe foi dito que era preciso afastar uma mdica e uma funcionria administrativa da unidade, pelo que lhe foi sugerido o texto que tinha de escrever como uma Reclamao no Livro Amarelo. Meses depois de elaborar uma reclamao de contedo falso, a utente ao perceber que a mdica na realidade atendia utentes, teve conscincia da gravidade e injustia da mentira que exarou, pelo que depois de reflectir escreveu um pedido de desculpa mdica e funcionria administrativa. No seu objectivo e elucidativo pedido de desculpas (escrito no Livro de Reclamaes), a utente apresenta argumentos que no mnimo deveriam merecer a abertura de uma investigao e procedimento disciplinar, tal a gravidade e objectividade do seu relato e porque confirma a denncia da mdica de que existe um esquema de pessoas sem escrpulos que procuram controlar o Centro de Sade de Cristelo. II Mentira tem perna curta No submundo dos crimes praticados por clnicas/consultrios, vale tudo para atacar e eliminar quem est do lado da populao e denuncia os infractores. Uma famlia (me, pai e filhos) foi intencionalmente inscrita como utente da mdica Ana Oliveira. No mesmo dia em que foram inscritos, sem que tivessem alguma vez uma consulta, todos os membros da famlia apresentaram um pedido para ficarem Sem Mdico por opo. Pela evidncia dos factos e pelo teor do texto difamatrio e injurioso, a mdica informou-nos que o mesmo ser alvo de procedimento judicial, para que as pessoas confirmem na justia quem foi que elaborou o texto e os incentivou a denegrir a imagem da profissional.

As faltas estratgicas do Dr. Vasco

Quem no participa na extorso morto


O Centro de Sade de Cristelo um exemplo de anarquia organizacional. A Agenda Mdica de mdicos como o Dr. Vasco Santos, Maria do Cu (coordenadora) e Ftima Coelho (em menor escala) so uma perfeita salsada organizada. Com rigor ningum sabe que tipo de cuidados prestam, que consultas fazem, o que prescrevem e a quem prescrevem.
O Rebordosa ComVida descobriu uma organizao digna de uma novela italiana. Episdios como o de um mdico prescrever na clnica/consultrio e os clientes, que so transformados em utentes do SNS, so enviados ao Centro de Sade para que determinadas funcionrias administrativas (sem qualquer consulta) lhes entreguem as credenciais para realizar exames (por vezes nas mesmas clnicas), que foram emitidas pelo sistema informtico do Ministrio da Sade. Verificamos ainda que h mdicos que trocam entre si as encomendas das suas clnicas e prescrevem de forma cruzada, atravs de um aparente acordo de cavalheiros Descobrimos que o mdico Vasco Santos goza da impunidade de no ser obrigado a ter horrio especfico de consultas. Idosos, grvidas, bebs, crianas, diabticos, hipertensos e todo o tipo de utente, so as vtimas da desorganizao e se querem consulta so obrigados a tentar a sua sorte em filas porta da unidade de sade diariamente desde as trs, quatro e cinco da madrugada. A quem interessa a anarquia e o caos? Ser que em Cristelo na rea da sade reina a lei da Vendeta ou das Mfias Calabresa ou Siciliana? Tal como no mundo dos sem lei da Siclia, descobrimos que mdicos que no participam ou se denunciam o negcio so perseguidos e afastados. Como que ao longo de dcadas nada foi feito para proteger a Na clnica do Dr. Quintal populao, punir e levar justia os ilegalistas? Ameaas de morte? O clima de impunidade e de verdadeira lei mafiosa pelo controlo do Centro de Sade tal que at nos foi possvel ouvir nos corredores do Centro de Sade de Cristelo, uma sonora ameaa de algum que dizia que ele no dava um tiro na preta, mas que lhe mandava dar um tiro.
Uma me levou a filha a uma consulta de vigilncia infantil. O mdico perguntou-lhe: a senhora j reparou que precisa de ir ao dentista? A utente respondeu: oh, doutor a consulta no para mim para a minha filha! O mdico retorquiu: mas tambm no para tratar os dentes sua filha, para o meu filho facturar com o Cheque Dentista!.

Sem Mdico ignorados quinta-feira


Desde h vrias semanas, que o mdico Vasco Santos tem o azar de estar doente quinta-feira. Dia de semana em que o mdico est escalado para realizar as Consultas de Recurso (atendimento a utentes sem mdico). Conforme escutamos de vrias pessoas que ficaram privadas de consulta isto sempre foi assim. O Vasco s deixou de fazer o queria, quando chegou aqui a mdica Ana Oliveira, que o obrigava a trabalhar. Por isso que ele fez tudo para ela no ficar aqui.
Estrategicamente s quintas-feiras a ausncia do Dr. Vasco Santos leva a que na Unidade de Sade de Cristelo entre 25 a 30 utentes fiquem sem possibilidade de aceder a consulta mdica, sendo ainda mais penalizante para a populao quando se sabe que este mdico no permite o agendamento programado de qualquer tipo de consulta. Para que se perceba a monstruosidade e que o que poder estar em causa a premeditao de uma doena sbita estratgica, constatamos in loco que das dezenas de pessoas que ficaram sem consulta, sem qualquer protesto, logo que lhes foi anunciado que o Dr. Vasco no vem, no h consulta, alguns dirigiram-se clnica/consultrio do mdico onde procuraram consulta. O Rebordosa ComVida confirmou que a 11 de Outubro (dia em que o primeiro utente chegou s 5,30 horas porta do Centro de Sade), seis pessoas saram do Centro de Sade e dirigiram-se directamente s instalaes onde o mdico faz a sua actividade privada. J no dia 18 de Outubro (o primeiro utente chegou porta do Centro de Sade s 6,00 horas) oito pessoas efectuaram o mesmo percurso da clnica. Perante a estratgia de faltas temos de perguntar se ningum tem a coragem ou est interessado em parar com isto? Por quanto tempo mais a populao de Cristelo tem de estar condenada a ter de pagar nas clnicas/consultrios para terem acesso aos cuidados de sade? Se surpreende a coincidncias das ausncias ao trabalho quinta-feira (por sinal o mesmo dia em que o mdico Raul Almeida, de Rebordosa, tinha uma tendncia para faltar ao trabalho e assinava o Livro de Ponto/Assiduidade), por outro lado lamentvel que a mdica coordenadora Dra. Maria do Cu no encontre uma soluo para evitar severos danos na populao. Seria bom que a coordenadora tivesse em conta que para os utentes, alm das perdas com os cuidados de sade h tambm danos na actividade diria (profissional e privada) das pessoas. Como possvel? Desculpem qualquer coisinha, mas temos de fazer duas perguntas para que os nossos leitores tirem as suas concluses e para que algum responda: - Como possvel que a coordenadora da Unidade de Sade de Cristelo, Dra. Maria do Cu nada faa? - Ser que a prtica (pelo mdico Vasco Santos) e a inaco (da coordenadora da Unidade de Sade de Cristelo) visam que as faltas estratgicas abasteam de clientes as clnicas/consultrios que ambos possuem em Cristelo?

R EBORDOSA C OM V IDA

Mobilidade para ser difamada?


O Rebordosa ComVida reuniu as pontas do intrincado novelo em que se envolveu a mdica Ana Oliveira, desde que a mesma denunciou graves ilcitos na Unidade de Sade de Rebordosa, que relaciona as prticas de diversos mdicos com a inaco ou at cumplicidade dos dirigentes do ACES (Dra. Ftima Gonalves e Dr. Batista Pereira) e concluiu que a sua mobilidade para a Unidade de Sade de Cristelo est envolta em mistrio. Temos a suspeita fundamentada que Ana Oliveira foi usada, por uma estratgia premeditada pelos denunciados, para que atravs da difamao as suas denncias fossem desacreditadas, fazendo crer que o fulcro do problema est na mdica e no na prtica desviante dos infractores.
Aquando da chegada da mdica a Cristelo a mesma de imediato percebeu que estava a entrar num filme de terror, o que a levou de imediato a denunciar prticas em tudo semelhantes ao que havia descoberto em Rebordosa. Em diversos documentos lamentou que durante anos a direco do ACES nada tenha feito para travar a falta de assistncia mdica e as desumanas filas de cidados que todas as madrugadas se registam porta da Unidade de

Sade de Cristelo, que (por improdutividade intencional de certos mdicos) esto condenados a recorrer s clnicas/consultrios dos mesmos mdicos, ao mesmo tempo que Ftima Gonalves se vangloriava e exibia os nmeros do Centro de Sade de Cristelo como um exemplo de Unidade de Sade. Infelizmente, como a mdica Ana Oliveira veio a descobrir, so um mau exemplo que envergonha a classe e que tem de ser esclarecido. Nas suas denncias a mdica critica a inaco da direco do ACES, que, nas suas palavras, permitiu o escancarar das portas s prticas ilcitas de mdicos proprietrios de clnicas/consultrios, que ao mesmo tempo que exercem funes no SNS, controlam a seu belo prazer as prescries do SNS, ficando o caminho livre para satisfazer as encomendas de determinados amigos polticos e de clientes da sua actividade de Medicina do Trabalho. Perante a veemncia e objectividade das denncias e a identificao dos responsveis do sofrimento da populao, a mdica passou a ser alvo de constantes ameaas, perseguio e difamao, que s se explica porque as suas denncias de inaco e cumplicidades podem corresponder a milhes de euros desviados das contas do SNS. Se nos enjoamos ao ouvir os negcios de exames, clnicas e mdicos, com uma total prostituio dos fundamentos, sentimos vontade de bater em algum quando o povo fala de que a razo da sua presena ali era por ordem dos mdicos e clnicas de medicina do trabalho. So inmeras as pessoas que contam abertamente irem ao SASU por indicao do mdico de medicina do trabalho, para lhe passarem exames. Investigue-se. Um utente mais solto da lngua, gabava-se de que venho aqui ao SASU buscar os exames para os meus colegas. Como disse? Ouvimos bem? De imediato o doente que foi buscar exames ao quilo esclareceu-nos que a Dra. Paula a mdica l da empresa da medicina no trabalho, e, como nos passa muitos exames, para o patro no pagar eu que venho aqui buscar as credenciais para todos. E l continuava o massacre para os nossos ouvidos, eu s venho aqui quando est c a Dra. Paula, para levar os pedidos de exames para meia dzia de colegas. Depois de j estarmos indignados, ficamos mesmo sem uma pinga de sangue quando ouvimos eu por ms venho c duas a trs vezes. Quando a Dra. Paula no est eu falo com um russo, que me d as credenciais. E o homem l foi sua vida, no sem antes nos dizer que era de uma empresa de Penafiel, que apesar de j ter despedido muita malta ainda tem umas dezenas de trabalhadores. Perante a evidncia de um crime agarramos o homem e pedimos que nos ajudasse objectivamente a perceber quem era a Dra. Paula. Eu sei que ela se chama Paula, mas ela assina nas receitas que nos d l na empresa como Berta ou como Beatriz. S a Polcia Judiciria e o Ministrio Pblico podem investigar e levar justia este Na clnica do Dr. Quintal pesadelo. O paciente est deitado na cama Nas prximas edies vamos contar ainda mais quase moribundo, no mesmo detalhes das histrias que ouvimos, mas no requarto que o seu mdico, advosistimos a deixar o lamir para um desabafo de gado, esposa e filhos. indignao de uma mulher, quando ouviu falar da Todos eles esperam pelo ltimo medicina do trabalho. Sabe, o meu marido e quasuspiro, quando de repente, o pase todos os colegas foram despedidos, outros ciente senta-se, olha fixamente para quem est presente e grita: foram para aquela coisa de receber metade, mas Assassinos, ladres, ingratos, canalhas. Volta a deitar-se na cama e ento o mdico diz: o mdico l da empresa anda a passar baixa ao Eu acho que ele est a melhorar. filho e nora do patro. No comentamos, mas - Por que voc diz isso doutor? Pergunta a esposa. perguntamos: - Ser que ainda h moral para Porque ele nos reconheceu a todos. condenar quem roubar um pacote de arroz num supermercado para matar a fome?

Na sala de espera do SASU de Paredes


Um jornalista do Rebordosa ComVida foi para a sala de espera do SASU de Paredes (SASU Servio de Assistncia a Situaes Urgentes ou SAP Servio de Atendimento Permanente) e ouviu histrias interessantes, mas tambm percebeu que h muita estria e esquemas para sacar os euros das contas do SNS. Geralmente a proeza do assalto ao cofre do Ministrio da Sade envolve mdicos e clnicas privadas, mas tambm registamos uns brindes polticos para ganhar votos com ddivas a amigos ou a potenciais votantes. Ficamos com a sensao de que em Paredes h quem trate da sade a pensar nos votos.
Comeamos por uma conversa deliciosamente doce, pela simplicidade e humildade de quem fez a afirmao, mas acidamente amarga por envolver um mdico, que no resistiu a uma recusa de um colega de um Centro de Sade do Marco de Canavezes de transcrever a sua encomenda de exames da privada e montou um esquema que deveria ser investigado. Um utente zangado com tanta espera para ser chamado pelo mdico, l foi dizendo, eu no venho consulta. O mdico passou-me uns exames na Clnica no Marco (de Canavezes), mas o meu mdico do posto no fez o P1. Como se fosse a coisa mais natural do mundo, acrescentou agora venho aqui, que o meu mdico disse que me passava c os exames. - Algum que parecia ser um cliente frequente do SASU de Paredes quando questionado por uma funcionria o senhor anda sempre por aqui. Ainda est doente?, a resposta foi pronta e no podia ser mais eloquente eu venho da junta trazer doentes para o Dr. Batista Pereira e depois tenho de os levar a casa! - Ligue com o Dr. Batista Pereira, que ele disse para quem estivesse ligar para o telefone de servio, solicitava um utente funcionria administrativa que estava no SASU de Paredes. Depois de uma maratona de tentativas l chegou uma resposta, tambm ela sintomtica, est a um mdico de Rebordosa, que o vai atender. A funcionria, acreditando que o que vem do chefe pode ser dito em voz alta que as paredes no ouvem, concluiu dizendo o Dr. Batista disse para pedir ao colega para ele lhe passar os exames. Estar sentado na sala de espera do SASU de Paredes, para quem no tem fgados, o melhor s faz-lo depois de tomar a medicao e (se conseguir) dever estar acompanhado por um Magistrado do Ministrio Pblico. Muito do que por l se ouve merecia ser investigado e as pessoas que desabafam deveriam ser ouvidos para Memria Futura.

Premeditadamente: Milhares de utentes sem consulta


O Rebordosa ComVida teve acesso a documentos que nos permitem concluir que em Cristelo, a improdutividade intencional ou negligente dos mdicos Maria do Cu, Fernanda Coelho e Vasco Santos resultou que em apenas seis meses entre 1800 a 2400 consultas a utentes ficaram por realizar. Estes nmeros comearam a ser detectados e comprovados semanas depois de uma mdica ter chegado Unidade de Sade de Cristelo, que de imediato comunicou a desumanidade aos seus superiores, nomeadamente aos dirigentes do ACES e MS.
Dado que a mdica logo nas primeiras semanas enviou informaes detalhadas a vrias estruturas do Ministrio da Sade alertando para os vcios e at ilcitos por parte dos colegas, pedindo uma investigao alargada e sanes para os prevaricadores, possvel que os nmeros pequem por defeito relativamente a anos transactos, pois talvez por que algum ter lanado o alarme - foram detectadas mudanas no comportamento do agendamento dos trs mdicos acima referidos. O Rebordosa ComVida investigou os procedimentos que permitem que anualmente milhares de utentes fiquem intencionalmente impedidos de aceder a uma consulta. Cirurgicamente detectamos: - Colocao diria intencional e selectiva de dezenas de nomes de utentes como consulta presencial, quando na realidade apenas os prprios ou um seu familiar entregaram nos servios administrativos recortes de embalagens de medicamentos a solicitar a prescrio de medicao crnica. - Insero de nomes de clientes de clnicas como utentes, sem consulta presencial, a quem os mdicos prescrevem pelo Servio Nacional de Sade os exames encomendados pelas suas prprias clnicas/consultrios ou de colegas. - Reduzido nmero de atendimento ou at a no permisso total de marcao de agendamento dirio de consultas de Vagas, por determinados mdicos. - Faltas cirrgicas de mdicos nos dias em que esto de Recurso, para no concretizarem o atendimento a Utentes Sem Mdico. - Horrio desajustado da Unidade de Sade, gerido de modo a obrigar os utentes a recorrer a clnicas privadas, antes e depois das jornadas de trabalho. - Consultas Fantasma para preencher espaos de consulta na Agenda Mdica Diria. - Domiclios marcados em nome de pessoas j falecidas. - Visitas domicilirias agendadas por um mdico, que posteriormente marca falta ao utente. O Rebordosa ComVida descobriu o esquema congeminado para que os pais sejam empurrados para recorrer s clnicas privadas. Ser que nas estruturas do Ministrio da Sade no h quem consiga descodificar a coisa? Usar crianas para obter vantagens ilcitas um crime!

Datas estranhas: Carlos Alvarenga que explique!


H ainda para esclarecer como que a seis de Janeiro de 2011, j o jornal Mdico de Famlia anunciava que a ERA Norte tinha aceitado a candidatura da USF S. Miguel Arcanjo, quando a primeira informao dirigida a Ana Oliveira, emanada da mesma ERA sobre desistncias, tem data de 11 de Janeiro de 2011. J estava tudo feito para um passeio triunfal at inaugurao sem entraves, e s o recurso justia por parte da USF Na Rota da Sade que travou os esquemas e as cumplicidades dos decisores, obrigando aqueles que previamente tinham congeminado a garantia de uma deciso favorvel a dar instrues para quem ia fugir inventar uma zanga. O REBORDOSA ComVida desconfia que as coisas foram feitas para que a equipa da USF na Rota da Sade no tivesse reaco, mas como o cenrio se alterou entrou a mentira da tal simulao de uma zanga, que s existiu na cabea de quem a ficcionou e deu a garantia de que esse argumento era o nico que permitia a desvinculao dos profissionais.

Cristelo: Consultas Dirias Efectivas


Os nmeros no enganam e deixam perceber por que que quem trabalha se transforma num alvo a abater. Aqui ficam os nmeros de utentes efectivamente atendidos por cada mdico. Consultas Mdico Ana DOliveira Maria do Cu Vasco Santos Fernanda Coelho Ana Quelhas Teresa Valente Consulta Programada 20 a 24 6a8 Recurso 15 (dois dias semana) 2a3 Vagas (diariamente) 8 a 10 2a4 Fantasma (diariamente) 0 (zero) 5a8 5 a 10 3a8 NA NA

Fax selectivos em segredo


Num estranho comportamento do vale tudo para denegrir a imagem e honorabilidade da mdica que comunicou s autoridades os colegas que colocam os seus imorais interesses privados acima da tica, os mdicos Vasco Santos e Maria do Cu foram vistos a dirigir faxes para estruturas do Ministrio da Sade. Nos documentos esto escritas ofensas graves contra a mdica Ana Oliveira e textos sem qualquer ligao com a realidade dos factos.
Do contedo dos faxes enviados em diversas ocasies e socapa, alguns dos quais a horas em que por certo os dois mdicos acreditavam que estavam ss no Centro de Sade de Cristelo. Em comum evidenciam relatos escritos e assinados que merecem investigao criminal. O Rebordosa ComVida descobriu que depois de ser recolhida a assinatura de determinados utentes, num documento de trs linhas onde consta um texto impresso/norma em que se solicita ficar Sem Mdico por opo, por baixo da assintura dos eventuais utentes, algum escreveu informao adicional cuja caligrafia no condizente com a assinatura do docmento, mas a mesma letra repete-se em vrios escritos. Perante a afirmao de um utente o Dr. Vasco disse-me para eu pedir para ficar sem mdico mas no convinha fazer reclamao no livro para aquela mdica no saber disto, eu s assinei porque ele me disse que s assim corramos com ela a mesma significativa da verdadeira barbrie injuriosa e maldizente que os infractores encetaram contra a mdica que vem comunicando juntos dos responsveis do ACES e do MS as contnuas irregularidades e ilicitudes que acontecem no Centro de Sade de Cristelo. Esta encenao dos fazedores de reclamaes e fabricantes de pedidos para ficar Sem Mdico em tudo idntica que foi congeminada na Unidade de Sade de Rebordosa. O esquema praticado nas duas unidade de sade para difamar a mdica tm em comum o facto de no ter sido proporcionada mdica a defesa da honra, atravs de uma acareao com quem hipoteticamente assinou os papis que algum ter forjado. Em Rebordosa os dirigentes do ACES nunca proporcionaram o contacto com quem assinou documentos de autoria suspeita. Por que ser que foi assim? A quem interessou o silncio?

0 (zero) 0 (zero) 6a8 (Todas consultas de Vasco Santos so marcadas s no prprio dia) 8 a 12 15 15 2a3 5a6 5a6 2 2 2

Agenda Diria: Recurso Destinado ao atendimento de utentes sem mdico ou a utentes cujo Mdico de Famlia est ausente. Vagas (Consulta Aberta) Atendimento de utentes por motivo de doena aguda. Fantasma Preenchimento da agenda com nome de utentes a quem apenas emitida de Medicao Crnica, colocao de nomes de clientes das clnicas/consultrios privadas a quem so emitidos exames no SNS, consultas fictcias cujos utentes no se deslocam ao Centro de Sade, consultas de Iniciativa Mdica em que so marcadas faltas aos utentes, consultas marcadas por certas funcionrias administrativas mas que no h a inteno de as comunicar aos utentes, marcao de domiclios que no so efectivados e at domiclios a mortos. NA No analisados Como se percebe as duas mdicas que recentemente chegaram a Cristelo (Teresa Valente e Ana Quelhas) rapidamente assumiram nas suas agendas dirias nveis de produtividade no atendimento (nomeadamente em Vagas), que igualam a prtica dos mdicos (denunciados por ms prticas) que at a j se encontravam em Cristelo. De recordar que o no atendimento dirio em Recurso e em Vagas favorece claramente os interesses das clnicas/consultrios privadas.

R EBORDOSA C OM V IDA

Mdico Vasco Santos no atende


Para que se tenha uma ideia da imoralidade e desumanidade que representa o facto do mdico Vasco Santos colocar os seus interesses e teimosia frente do empenho em prestar cuidados de sade aos utentes de Cristelo, basta perceber quanto sacrificadas so as pessoas que desde madrugada tm que se deslocar para a porta da unidade de sade ao frio e chuva e esperar para terem a sorte de nesse dia ser contemplado com uma rifa. Toda a gente sabe mas ningum faz nada! O Rebordosa ComVida constatou casos que revoltam pela desumanidade, que contaremos nas prximas edies. Nesta edio relatamos o caso de uma inadmissvel e suspeita distribuio de papeletas numeradas, com o nome de alguns mdicos, por um funcionrio da segurana e da injustia de quase uma dezena de utentes que ficaram sem consulta para o Dr. Vasco. Um utente que chegou s 7,00 horas, apoiado numa bengala e com um banco de praia debaixo do brao, passou a ser o oitavo para o mdico e logo de seguida surgiu uma senhora para o nono lugar. s 8,30 horas na frontaria e debaixo do telheiro j se encontravam mais de 30 pessoas, quando o funcionrio da empresa de segurana distribuiu sete senhas/rifas para o mdico e anunciou no h mais consultas para o Dr. Vasco. Revoltados com a impunidade do mdico o povo desabafou toda a gente sabe mas ningum faz nada!, por qu o silncio? por medo, perguntamos ns? Por que que o ACES ou a ARS Norte no acabam com este comportamento, que obriga a que as pessoas em Cristelo tenham de se sujeitar humilhao e roleta russa de procurar uma consulta com um mdico que impe as suas regras, as quais ningum sabe quantas consultas vai permitir dia aps dia? O sentimento de revolta pela actuao do mdico ganha foros de repulsa quando se v que as vtimas, da no existncia de uma Agenda Mdica, so idosos, grvidas ou bebs que so expostos sorte ou quando no podem esperar so foradas a recorrer s duas clnicas/consultrios privadas em Cristelo que so propriedade da mdica coordenadora da Unidade de Sade de

Cristelo e do mdico que no tem agenda nem permite a marcao prvia de consultas. Como possvel que ao longo de anos a Direco do ACES (Ftima Gonalves e Batista Pereira) nada tenha feito para assegurar o mnimo de consultas aos utentes de risco: Sade Infantil (recm-nascidos e crianas), Sade Materna (grvidas), Hipertensos e Diabticos estiveram e esto desprotegidos, mas ningum se interessa em impor a aplicao de regras, como forma de salvaguardar a populao da prtica continuada de abusos e inviabilizar os ganhos chorudos, ao mesmo tempo que a Agenda Diria est vitaminada de Consultas Fantasmas!. Como possvel que um mdico que no permite que a populao tenha consultas programadas, obrigando-a diariamente ao sofrimento e humilhao terceiro-mundista, pode ingressar numa USF em Cristelo, quando com a autonomia funcional e organizativa que o estatuto das Unidades Familiares de Sade confere, o mdico ter a possibilidade de atender ainda menos utentes do que j atende? Como possvel ignorar as prticas dos mdicos infractores e se tenta passar uma esponja no irresponsvel consentimento e inaco dos dirigentes do ACES Tmega II/Vale do Sousa Sul, que permitiram que fossem comunicados constantemente nmeros estatsticos dos indicadores de sade escandalosamente irreais e que nada fizeram para que a populao estivesse protegida na mesma proporo que as clnicas/consultrios ganharam milhes? Favores salvam infractores? O Rebordosa ComVida sentiu que a populao est preocupada quando soube da pressa com que est a ser feita uma USF para Cristelo, com elementos mdicos que lhes causaram sofrimento e que gostariam de ver afastados da freguesia. Por outro lado bom que no se faa uma USF para Cristelo apenas para engrossar as estatsticas do nmero de Unidades a funcionar. Tambm questionvel se o que verdadeiramente est em jogo no um prmio a quem no cumpre e que inclui um brinde s enfermeiras que anunciaram ter sido aliciadas a abandonar a USF Na Rota da Sade e que o Dr. Batista Pereira e a Dra Ftima Gonalves (dirigentes ACES) lhes asseguravam a integrao numa USF em Cristelo. anunciou que teriam estado presentes Ftima Gonalves, Batista Pereira e Lus Campos. Nesse jantar, segundo Ana Cristina, foi falado o futuro da USF para Rebordosa. Sem que os jantares tivessem causado problemas gstricos, subitamente a enfermeira Ana Cristina ficou doente, em simultneo com a colega Teresa. As restantes colegas que no se mostraram muito convencidas com a doena gmea sbita, pediram um esforo e sacrifcio para comparecerem ao trabalho, para que os seus lugares no fossem ocupados por aqueles que a Ftima quer meter em Rebordosa. A ausncia prolongada das duas enfermeiras levou a que a Direco Executiva colocasse precisamente no seu lugar em Rebordosa dois elementos que estavam inscritos na USF S. Miguel Arcanjo, que se perfilava para a unidade de sade, apesar de existir procedimento em tribunal. Numa estranha, mas saudvel, mudana de 180 graus nas relaes pessoais e profissionais de Ana Cristina com a Directora Executiva do ACES (Ftima Gonalves), esta veio a promover a colocao da enfermeira para integrar a Equipa de Coordenao Local, um cargo que seguramente era muito mais merecido por outras dezenas de profissionais, tanto mais que a dirigente chegou a fazer constar que isso gente que est mais de nove meses de baixa por ano. Para algumas profissionais que acompanharam o processo da USF Na Rota da Sade, a postura da enfermeira Ana Cristina no surpreende e no estranha. Para quem a conhece bem a Ana Cristina foi comprada, para que se mantenha em silncio e esquea tudo o que passou, o que sabe e o que denunciou, ignorando que a equipa da USF sempre a defendeu com custos elevados e no aceitou afast-la, como nos era pedido pelos dirigentes. A monitorizao da mudana sbita de comportamento de Ana Cristina por diversas colegas, leva a que algumas relatem que a mesma se interessou em obter informaes detalhadas sobre um procedimento que se encontrava em tribunal contra o ACES. H at quem se lembre que horas depois de a enfermeira interiorizar ao longo de diversos telefonemas e contactos pessoais de todas as informaes sobre o processo que decorria em Tribunal, a Directora Executiva do ACES, Ftima Gonalves, irrompeu pelo Centro de Sade de Rebordosa e mobilizou todos os elementos da equipa da USF Na Rota da Sade para outras unidades de sade. Como nos lembraram importa referir um pequeno detalhe: na manh seguinte visita surpresa da directora executiva, o Tribunal comunicou ao ACES os efeitos suspensivos de qualquer deciso contra a referida USF, s que os elementos j estavam deslocados, pelo que a medida no teve efeitos. A enfermeira Ana Cristina e mais trs enfermeiras que estavam ligadas USF Na Rota da Sade apresentaram a sua demisso do projecto, tendo uma delas invocado que o faziam depois de terem assegurado por parte dos dirigentes que ingressariam na USF que vier a ser criada em Cristelo.

Silenciada enfermeira que denunciou ilegalidades


No sei o que que quer o Batista Pereira. Anda sempre a telefonar-me ou telefonou-me para eu ir a uma reunio no Partido Socialista de Paredes, ele no me larga e ainda agora quer que eu esteja na Assembleia Municipal de Paredes, foram algumas das informaes que a enfermeira Ana Cristina, membro da USF Na Rota da Sade foi passando s suas colegas sobre as abordagens (at a impensveis) que lhe foram feitas pelo Director Clnico do ACES Tmega II Vale do Sousa Sul. O Rebordosa ComVida teve conhecimento que os contactos comearam depois de a enfermeira ter assumido diversas denncias pblicas contra a forma como os dirigentes do agrupamento se envolveram num ataque USF que a mesma integrava. Depois de durante anos ter vivido o pesadelo de uma verdadeira perseguio e humilhao, que afectou a sua qualidade de vida como me e como profissional, com procedimentos movidos pela direco do ACES, que foram agravados quando integrou a equipa de enfermagem da USF Na Rota da Sade a enfermeira voltou a sentir o cheiro do quero posso e mando ao saber que, apesar de merecer a confiana das colegas o seu nome era boicotado por uma dirigente, que anunciou mesmo que enquanto a mesma e a colega Teresa no fossem retiradas da composio da Unidade de Sade Familiar em que estava inscrita, a mesma no seria inaugurada. Com o passar do tempo a USF Na Rota da Sade comeou a viver sucessivos entraves na concretizao da sua abertura, culminando as manobras com a teatralizao de uma zanga por parte de alguns elementos daquela USF, que sem rodeios anunciaram que o faziam no por que existissem diferendos mas porque esse era o argumento que lhes foi sugerido para poderem contar com o apoio dos dirigentes do ACES, Ftima Gonalves e Batista Pereira, aos quais juntavam o nome de um dirigente da ARS Norte ERA (Equipa Regional de Apoio s USFs), que lhes asseguravam a criao de uma nova USF. Com ligaes ao Partido Socialista, Ana Cristina denunciou as prticas dos dirigentes do ACES em diversos espaos e meios de comunicao, nomeadamente na internet onde relatou com detalhe os ilcitos praticados contra a USF Na Rota da Sade. Teve contactos com Artur Penedos (com o qual tinha colaborado na anterior campanha do PS nas eleies para a cmara de Paredes) e com Manuel Pizarro (secretrio de Estado da Sade), que lhe prometeram acompanhamento e apoio. Aps muitas crticas pblicas que lhe valeram que a sua corrosiva opinio fosse eliminada nos dilogos abertos no Facebook com Manuel Pizarro, comearam os estranhos contactos, que at a para Ana Cristina eram impensveis. O passo seguinte dos relatos eram sobre jantares, um dos quais ter decorrido depois de um convvio do PS durante a campanha para as eleies legislativas de Junho de 2011, onde

O dono do Centro de Sade de Cristelo


O jornalista viu, o que a direco do ACES e a coordenao da unidade de sade de Cristelo no quiseram ver na actividade diria do empregado da empresa de segurana. Sem qualquer argumento clnico ou competncia para avaliao de risco, o funcionrio impede o acesso de pessoas unidade de sade mesmo que estejam com doena aguda; os hospitais aconselham a uma passagem prvia pelas unidades de sade de primeiro contacto e s depois d ser consultado pelo mdico do Centro de Sade dever recorrer ao Servio Urgncia Hospitalar se for necessrio. Isto a sustentabilidade do SNS.
Ficamos indignados com o poder com que o porteiro foi institudo, tanto mais que vimos mes com crianas de colo e idosos que estavam nas filas desde madrugada a verem recusado o acesso Unidade de Sade, com o simples critrio aritmtico de que s entravam xis utentes para este e para aquele mdico. Com o diagnstico traado pelo proeminente funcionrio, constatamos que diariamente inmeras pessoas eram impedidas de aceder ao interior da Unidade de Sade de Cristelo. Permitam-nos umas perguntinhas a quem fez do funcionrio da segurana um triador investido de poderes de diagnstico que lhe permitem afirmar: Eu que sei. Aqui no pode passar. - Como possvel que um funcionrio de uma empresa de segurana, que de sade nada sabe, impea o acesso de uma me que tem uma criana ao colo com o corpo todo s manchas, quando a me lhe anuncia que a criana est em estado febril? - Em Cristelo o porteiro ter ordem para recusar o acesso ao atendimento de doenas agudas uma equao matemtica? - Com que critrio o funcionrio da segurana distribua senhas para determinados mdicos? - Como que nada foi feito para acabar com a anarquia de ser um funcionrio da segurana a gerir as mirabolantes senhas numeradas, que mais pareciam rifas, tal era a sorte que era preciso ter em alguns dias para alcanar o milagroso papel? - No percebemos como que diversas vezes, depois de estarem distribudas as senhas e de todas as pessoas j se encontrarem perfiladas para serem atendidos no balco, havia por vezes uma ou duas pessoas, que no estiveram na fila durante a madrugada, depois da abertura da porta do CS, conseguiram ter acesso a uma rifa, que lhes permitiu engrossar o nmero de sortudos? - Ser que algum de forma desumana montou um esquema, em total desrespeito por quem diariamente esteve nas filas desde madrugada, e esconde senhas destinadas a determinados mdicos e depois num passe de mgica as faz cair nos lavatrios das casas de banho? Vimos bem!? - Qual a relao de proibio de acesso de utentes unidade, independentemente do quadro clnico de quem sofre, condenados pela cega aritmtica das rifas, a serem balanceado de utentes das portas do Centro de Sade de Cristelo para a condio de clientes fora das clnicas privadas?

Nebulizadores como negcio?


O Rebordosa ComVida estranha que em alguns centros de sade, nomeadamente em Cristelo e tal como em Rebordosa exista uma elevada quantidade de prescries de nebulizadores elctricos, quando a sua utilizao contra-indicada pelas Orientaes Internacionais, pelo Colgio da Especialidade e pelas associaes de asmticos. Para a APA Associao Portuguesa de Asmticos no restam dvidas dadas as suas grandes desvantagens, a necessidade de abandonar a prtica generalizada da utilizao de nebulizadores no domiclio e nos servios de urgncia. Alguns estudos clnicos tm demonstrado a maior eficcia dos outros dois dispositivos bsicos inalatrios, desde que haja boa cooperao e boa tcnica. Por esta razo, a prescrio dos nebulizadores deve limitar-se a casos excepcionais. Seria desejvel que o Ministrio da Sade investigasse quais so as fundamentaes tcnicas para a existncia de elevadas quantidades de prescrio em Rebordosa e Cristelo de equipamentos que esto desaconselhados. Se tivermos em conta que cada equipamento mensalmente custa ao SNS entre 100 e 150 euros e que para muitas dezenas no h qualquer medicao prescrita ao longo do ano, o mnimo que podemos concluir que estamos perante um verdadeiro esbanjamento de milhes de euros. Na clnica do Dr. Quintal Fonte bem informada assegurou-nos que a grande Trs mdicos vo a caminho de razo para serem mantidas tantas mquinas, pagas a um congresso quando sentem peso de ouro, nas casas das pessoas com uns panique o carro se comea a comnhos em cima, s acontece porque as empresas portar de forma estranha. que os fornecem do boas prendas. Param o carro, saem, olham paPara um mdico da especialidade as prescries de ra um dos pneus e um deles faz nebulizadores s se justificam por que so um nego diagnstico: cio altamente rentvel. E deu-nos um exemplo elo- Olhando para o estado dele, parece estar furado. quente, um equipamento custa empresa quando o O segundo baixa-se, apalpa o pneu e diz: compra o mesmo valor que ela cobra ao SNS num ou - Pelo toque, tambm parece estar furado. dois meses de aluguer a um utente, por isso diz faa O terceiro mdico vaticina. contas!. Com a mo em concha e um largado sorriso - melhor fazermos alguns testes e exames na clnica. deixou escapar, se a razo da teimosia de quem preAssim tiramos dvidas. screve nebulizadores so as prendas, eles bem podem oferecer ouro.

R EBORDOSA C OM V IDA

Mdico foge do Centro de Sade e vai facturar na clnica


Dentro e fora do Centro de Sade de Cristelo, diz-se boca cheia que o Dr. Vasco s atende clientes na sua clnica, como tambm se ouve ele s vai ao Centro de Sade para passar os exames aos seus clientes, pelo que o Rebordosa ComVida acompanhou diversos clientes que se deslocaram Clnica de Cristelo, onde foram atendidos pelo Dr. Vasco Santos.
No caso que contamos nesta edio tivemos oportunidade de confirmar que aps uma chamada telefnica da sua clnica/consultrio, na qual a funcionria o informou que tinha dois clientes espera, o mdico saiu do Centro de Sade e vestiu a pele de mdico em exerccio na privada. Num s dia o jornalista que faz o trabalho de investigao e acompanhamento da actividade do mdico Vasco Santos, teve a oportunidade de confirmar que aquele clnico esteve mais de trs horas dentro das instalaes da sua clnica/consultrio, quando deveria estar a cumprir o seu horrio no Centro de Sade de Cristelo. Para que o mdico pudesse fazer o milagre da omnipresena, que lhe permite estar fisicamente em dois lugares ao mesmo tempo, na mesma hora em que o mdico estava a atender os clientes na sua clnica, aparece inserida na Agenda Mdica Diria do Centro de Sade o nome de uma utente a quem est marcada uma misteriosa falta e mais trs utentes que primaram pela invisibilidade fsica na Unidade de Sade. Contactada para esclarecer os factos, a utente faltosa informou que no tinha faltado a qualquer consulta. Para alm de cometer o grave ilcito de atender clientes na clnica privada, na mesma hora em que tem de estar ao servio na Unidade de Sade de Cristelo, o mdico infringiu todas as regras ao receber 30 euros (no mnimo) por cada uma das consultas que realizou. O sentimento de impunidade e a forma quase infantil como Vasco Santos responde chamada das funcionrias da sua clnica/consultrio para sair do Centro de Sade e ir atender clientes, s se explica por que ao longo de anos os dirigentes do ACES no quiseram ouvir os avisos e lamentos da populao sobre os ilcitos, ao mesmo tempo que foram vivendo dos louros de um atendimento ficcionado mas escandalosamente surreal, que um programa informtico (e a cumplicidade de diversas funcionrias, que por sua vez alertavam o mdico para voltar ao Centro de Sade) intencionalmente impediu o acesso da populao aos cuidados mdicos, na mesma proporo que gerou imorais ganhos milionrios para as clnicas/consultrios de Cristelo, que so propriedade dos mesmos mdicos que no atendem no SNS mas desumanamente facturam na privada. Dado que Vasco Santos no perodo em que os clientes estiveram na sua clnica/consultrio atendeu uma cliente antes e um cliente depois da sua consulta, em pouco mais de trinta minutos (do horrio que deveria estar presente no Centro de Sade) o mdico facturou ilegalmente 90 euros [30 x 3]. Como se percebe qualquer mdico que v para Cristelo com a inteno de trabalhar e ajudar a populao a ser devidamente assistida, porque retira criminosas receitas milionrias s clnicas/consultrios privados transformado num alvo a abater. Em diversas ocasies fizemos aquilo que os dirigentes do ACES no tiveram interesse ou no quiseram denunciar, por isso nas prximas edies do Rebordosa ComVida vamos apresentar as histrias arrepiantes de consultas pagas nas clnicas/consultrios dos mdicos Vasco Santos e Maria do Cu. Prometemos revelaes que indignam e at enojam os mais insensveis.

No YouTube: Mdico bebe at


Circulou na internet, mas entretanto desapareceram misteriosamente, as imagens de um mdico que trabalha na USF S. Miguel Arcanjo em Rebordosa, durante a refeio num casamento em modos fsicos e de personalidade pouco recomendveis. No popular YouTube foi possvel verificar que garrafa aps garrafa, o contedo das mesmas colocou o mdico perto do estado comatoso alcolico. Indignada com a humilhao, a que estava a ser sujeita e ao ver o marido a beber sem parar, a esposa do mdico de Rebordosa ausentou-se (primeiro da mesa e depois do local onde decorria o casamento) e esperou sozinha e em sofrimento no carro pela chegada de quem no se deu ao respeito e em vez de beber entornou. No filme que em breve voltar a estar disponvel na internet, imperdvel o dilogo enrolado do mdico com as pessoas que o transportaram em ombros para fora do espao onde decorreu a refeio. O triste espectculo foi tal que se ouve uma voz em fundo que garante esse gajo j bebeu seis garrafas de vinho e logo algum acrescenta porque eu lhe tirei as outras garrafas!.

As receitas milionrias do voluntrio


O governo decidiu reformular os horrios dos SASU/SAP Servios de Urgncia a Situaes Urgentes, dado que havia gastos desproporcionais qualidade dos servios prestados populao. E tem razo para o fazer. Segundo os elementos recolhidos pelo Rebordosa ComVida, s em Paredes o mdico Batista Pereira transformou-se em voluntrio para tapar as faltas de todos os colegas e consegui amealhar um Totoloto com aquele servio.
Com o pelouro dentro do ACES pelo servio de SASU, Batista Pereira fez constar aos funcionrios administrativos e da segurana, que sempre que algum colega faltasse escala de servio lhe poderiam telefonar, pois o facto de residir em Baltar, rapidamente lhe permitiria chegar s instalaes para assegurar o servio. Aparentemente o voluntarismo de Batista Pereira um gesto que se sada, mas o Rebordosa ComVida descobriu que aqui h gato escondido com o rabo de fora. Com tanto voluntarismo fomos esclarecer a relao entre as faltas de mdicos ao SASU e o nmero de servios extra que Batista Pereira realizou sem estar escalado. Constatamos casos de faltas de mdicos aos servios, mas no foi identificado nem ter sido seleccionado um mdio substituto. Chegada data, perante a falta do mdico escalado, atravs de um telefonema, Batista Pereira vestia a camisola do voluntrio com disponibilidade, assinava o ponto e no final do ms mais umas centenas de euros (de cada vez) entravam na conta bancria. Isto acontecia com uma (ir)regularidade que merecia ser investigada. Constatamos que durante os perodos em que o SASU era realizado diariamente Batista Pereira chegou regularmente a marcar presena em mais de uma dezena de servios por escala directa e outros tantos como voluntrio. Analisadas as coincidncias que potenciaram o voluntarismo muito bem remunerado de Batista Pereira, importa saber se todos os mdicos que faltaram ao servio estavam devidamente escalados ou se atempadamente informaram o responsvel da escala da sua prevista ausncia e se tudo foi concretizado para os trocar ou se era assumido como uma certeza que no prprio dia determinado mdico iria fazer o servio no lugar dos faltosos. O Rebordosa ComVida sugere ainda que seja realizada uma investigao detalhada, para que fique esclarecido se foram ou no colocados em escala de SASU o nome de mdicos que atempadamente solicitaram dispensa ou escusa e se todos os mdicos do ACES foram equitativamente nomeados para aquele servio. Da anlise que fizemos das escalas de SASU percebemos que ao longo de um ano foram entregues dezenas de servios a mdicos (alguns externos ao ACES) que se encontram no topo da carreira, logo agravando os custos do servio com remuneraes superiores, o que poderia ter sido evitado se a distribuio de servio fosse mais simplificada. J agora, importaria saber por que que a escala de mdicos para SASU no previa a existncia de um suplente ou substituto, que estaria disponvel chamada para ocupar o lugar do mdico faltoso. O Rebordosa ComVida sabe que uma mdica informou o Ministrio da Sade sobre os ganhos e o voluntarismo de Batista Pereira, o que mereceu uma tomada de posio ministerial a impedir que mdicos de escalo superior substituam colegas com remuneraes inferiores. Estranha-se que o Ministrio da Sade tenha reconhecido que existiam trocas milionrias, mas no tenha aberto qualquer processo de investigao. Em Setembro voltou o esquema No passado ms de Setembro o mdico Batista Pereira (entretanto substitudo como dirigente no ACES) passou a assinar as escalas de SASU. Como se pode constatar voltaram a ser escalados mdicos externos ao agrupamento de centros de sade, que pela sua antiguidade auferem remuneraes mais elevadas e que tm estatuto que lhes permite trocas com Batista Pereira. imperioso que se esclarea quais as razes que justificam contratar mdicos externos ao ACES quando no mesmo agrupamento de unidades de sade existem quase cinco dezenas de mdicos, que desde que convenientemente escalados (descontando pedidos de excluso) seriam suficientes para assegurar o servio. Talvez a leitura atenta da escala de SASU de Setembro de 2012 permita esclarecer algo. O nome de Batista Pereira na primeira verso no aparece escalado, na segunda verso apareceu escaldo para o dia um e oito. Curiosamente o nome de Batista Pereira quando surge por troca com o nome de colegas que esto no SNS h menos tempo, logo com escales de vencimentos inferiores aos que Batista Pereira aufere, o que contraria as orientaes do Ministrio da Sade e ARS Norte. Mas em Setembro Batista Pereira ainda veio a fazer um terceiro turno no dia 23, quando trocou com um colega externo, mas do seu escalo, a quem nesse ms foram atribudas trs escalas, embora s tenha estado presente na de dia um, dado que na do dia 29 o mesmo foi substitudo por uma colega. Na escala do ms de Outubro inicialmente Batista Pereira no apareceu escalado, mas posteriormente veio a ser inserido no dia 27 no lugar de uma colega com remunerao muito inferior sua. O que mais uma vez colide com as orientaes do MS. Para a escala de Dezembro tambm j possvel constatar a entrada de Batista Pereira (mais uma vez) para o lugar de uma colega com remunerao inferior. O Rebordosa ComVida tem suspeitas de que algo est mal pelo que sugere que seja aberta investigao elaborao das escalas de SASU, nomeadamente nos casos de trocas (que mais parecem baldrocas) e da contratao de mdicos externos ao ACES, quando o agrupamento dispe de uma quantidade suficiente para no precisar de o fazer.

Crianas ficam sem mdico


Sabia que no Centro de Sade de Cristelo, por ordem da coordenadora Maria do Cu, os recm-nascidos no podem ser inscritos no agregado familiar e ficam numa lista de utentes Sem Mdico? Isso mesmo. Os pais tm mdico mas os filhos no podem ir com os pais ao mdico. Confuso? No bem assim mas quase.
As contas so boas de fazer e o esquema fcil de desmontar. Estamos perante mais uma negociata ou como disse um utente isto um verdadeiro roubo. Com a proibio de agrupar os filhos no agregado familiar dos pais, estes se querem uma consulta tero que ir de madrugada para a porta da Unidade de Sade de Cristelo e esperar dia aps dia que consigam no exceder o nmero mirrado de consultas, que certos mdicos permitem. V-se l saber porque que as coisas so to complicadas. Ou ser que os pais esto a ser usados e chantageados? Perante a incerteza de atendimento entre ir para a porta s seis ou sete da manh e no ter consulta ou at ter em sorte na rifa um mdico que no faz consultas de sade infantil, os pais optam por sacrificar mais uns euros e como os filhos so a prioridade de uma vida, vo a uma clnica/consultrio onde pagam uma consulta. Para percebermos que o que est em causa uma matemtica milionria s preciso que no nos esqueamos que uma criana desde que nasce ter de ir vrios meses por ano ao mdico. Parecia difcil de descortinar porque que em Cristelo os recm-nascidos ficam sem mdico? Ser que a leidas clnicas? O Rebordosa ComVida descobriu o esquema congeminado para que os pais sejam empurrados para recorrer s clnicas privadas. Ser que nas estruturas do Ministrio da Sade no h quem consiga descodificar a coisa? Usar crianas para obter vantagens ilcitas um crime!

Coordenadora faz que no v


O jornalista viu muito, mesmo muito, em Cristelo. At viu o impensvel. O funcionrio de uma empresa de segurana goza de ampla liberdade de movimentos dentro dos servios de secretaria, o que lhe est totalmente vedado, mas ningum v ou no quer ver pelo que seria bom que se investigasse se o referido trabalhador, externo Unidade de Sade, no est a cumprir ordens com o intuito de que outros no sejam apanhados. Para alm de assistirmos manipulao de documentos, registamos que o mesmo funcionrio da segurana atendeu uma funcionria de uma empresa que vende servios- Aerosoloterapia e Oxigenoterapia-, a quem entregou a documentao relativa s prescries de nebulizadores emitidas por diversos mdicos. Estranhamos que a coordenadora do Centro de Sade de Cristelo, Dra. Maria do Cu tivesse passado pelo balco de atendimento onde se encontravam os dois (Segurana e empregada da Gasin), e nada tivesse dito ao funcionrio sobre o facto de no poder permanecer dentro do servio de secretaria, nem to pouco proibir a funcionria da empresa de Nebulizadores de permanecer dentro de um espao com acesso reservado. Para acabar com esquemas e negcios entre empresas de nebulizadores, mdicos e unidades de sade, o do Ministrio da Sade emanou orientaes objectivas, definidas no Ofcio/Circular 13381da ARS Norte de 10/05/2012, que deixa evidente que As prescries so entregues aos utentes, ou a familiar devidamente legitimado para tal, nunca podendo ocorrer a entrega directa s entidades fornecedoras, incorrendo numa conduta ilcita. Como a coordenadora da UCSP de Cristelo, como a pessoa responsvel da Unidade de Sade nada fez para travar o ilcito, a sua inaco tem de ser investigada, tal como a prtica do funcionrio da empresa de segurana.

R EBORDOSA C OM V IDA

Senha n 1 s 5,30 da manh


O jornalista foi mais de 30 dias e ao longo de vrios meses, para a porta do Centro de Sade de Cristelo na qualidade de utente Sem Mdico e de utente de diversos mdicos, para os quais procurava uma vaga. Ficamos horrorizados com o que vimos e ouvimos: Depois de vrios dias a estudar o esquema constatamos que: - Para ter assegurada a primeira senha para a consulta dos Sem Mdico, os utentes tm de se deslocar para porta do Centro de Sade de Cristelo o mais tardar pelas 5,30 horas da manh. Depois dessa hora pode ser ou no o primeiro. - Na grande maioria dos casos os utentes (nomeadamente os Sem Mdico) que chegarem depois das 7,30 horas j no sero atendidos na manh desse dia e tero de voltar no horrio da tarde para mais uma fila. - Um estranho esquema de senhas (sem qualquer critrio anunciado ou conhecido) eram distribudas pelo funcionrio da empresa de segurana; tal situao levava a que dezenas de pessoas, depois de esperar horas na incerteza de obterem consulta na abertura da Unidade de Sade (pelas 8,30 horas) fossem mandadas embora sem terem o direito a aceder ao interior das instalaes. - A populao tinha perfeita conscincia que as desumanas e longas filas que se agrupavam desde madrugada, eram uma forma de coagir as pessoas que podiam pagar nas clnicas para nem sequer tentarem ir para a porta do Centro de Sade. - As pessoas no faziam a mnima ideia como deve funcionar convenientemente o agendamento de consultas pelos mdicos, pelo que acreditavam que depois de pagarem consultas nas clnicas/consultrios de Cristelo os mdicos lhes estavam a fazer grandes favores sempre que prescreviam exames pelo SNS, por no serem obrigados a ir a uma consulta no Centro de Sade. - No essencial notamos que a populao sentiu uma mudana desde que a mdica Ana Oliveira chegou a Cristelo, muita gente deixou de vir para a porta. Ela disse-me que se eu vier s oito e meia s tenho que me dirigir ao balco, que as empregadas administrativas tm ordem para nos marcarem consulta de vaga ou de recurso. - O povo que sofre em silncio tem perfeita noo que enquanto os donos das clnicas estiverem aqui dentro, eles aqui no querem quem trabalhe. S com trabalho acabam os esquemas. Para acabar com as filas desde as cinco da manh e eliminar os esquemas subterrneos que permitem ganhos incrveis aos mesmos mdicos que exercem na Unidade de Sade de Cristelo, apenas necessrio que sejam fiscalizadas as suas agendas e os seus alfobres de Consultas Fantasmas.

Risco de USF cair nas mos erradas


A populao de Cristelo tem direito a cuidados de sade com rigor, qualidade e seriedade. A Improdutividade intencional e maliciosa de certos mdicos a exercer funes no Centro de Sade de Cristelo tem impedido a qualidade dos cuidados de sade. Mas a situao poder agravar-se e ficar sem retorno se avanar a aprovao de uma USF que englobe os mdicos que cirurgicamente fazem diariamente uma matemtica que subtrai o nmero de utentes consultados ao memo tempo que soma ou multiplica o nmero dos que so obrigados a recorrer medicina privada:

Se aos perigos do no atendimento intencional de utentes juntarmos o facto de uma representante das quatro enfermeiras da USF Na Rota da Sade (que se sabe ter sido aliciadas pelos anteriores dirigentes do ACES) ter anunciado que vo integrar a USF que se vai formar em Cristelo, a coisa j no estranha, e que o mdico Vasco Santos (proprietrio da Clnica de Cristelo), afirmou convictamente que o Director Clnico lhe assegurou que se formarem uma USF, em seis meses a dita passavam a Modelo B, com o apoio de um amigo que na ERA- ARS Norte controla as coisas, ento as coisas esto mesmo a ficar muito complicadas para a populao. Como sabido no actual quadro legislativo das USFs cabe direco dos ACES (Agrupamentos de Centros de Sade) a ltima palavra. Agora que se sabe publicamente a verdade sobre as prticas de trs mdicos em Cristelo, que sempre que foi comunicada foi intencionalmente ignorada (e valeu horrendas perseguies), hora de se fazer algo mais pela populao do que atirar o lixo para debaixo do tapete. Perante o que o Rebordosa ComVida constatou em relao a ganhos milionrios, obtidos por incumprimento dos deveres, para alm de um rigoroso inqurito e investigao prpria e consequente punio, o Ministrio da Sade deve solicitar ao Ministrio Pblico que a Polcia Judiciria entre no terreno, de modo a que uma teia de cumplicidades de amigos e de lobbys no abafe a verdade. Servindo-se dos casos de Cristelo e Rebordosa o governo tem de reclarificar quem pode integrar as USFs. imperioso que o governo ou os grupos parlamentares se entendam e legislem (Decreto-Lei ou Lei) de modo a impedir que os proprietrios das clnicas/consultrios privadas controlem e decidam (segundo os seus interesses), o futuro das populaes no direito ao acesso aos cuidados de sade. Se nada for feito depois destes maus exemplos as populaes ficaro para todo o sempre condenados chantagem das regras das clnicas privadas.

Na clnica do Dr. Quintal


Nada como a preveno...
-Doutor, tenho tendncias suicidas. O que fao? -Em primeiro lugar, pague j a consulta. Depois continuamos a conversar.

Mdico falta por ter a agenda cheia

A cinco de Setembro, passado, o mdico Vasco Santos depois de verificar que a funDesconto por quantidade cionria administrativa que se encontrava de servio (uma das que foi de Rebordosa O Dr. Quintal diz ao velhote: para Cristelo e que no pactua com Consultas Fantasmas) lhe tinha preenchido a - O senhor est de excelente sade! H-de viver pelo menos at aos 100! Agenda Mdica com consultas efectivas (ao contrrio do que acontecia e acontece - Mas, senhor doutor, eu ainda tenho 80 anos... com as funcionrias que j esto h uns anos em Cristelo, que no marcam consul- V? So muitos anos! Podemos fazer um negcio. Se pagar j todas as consultas at aos tas programadas na agenda do mdico) o clnico no se controlou e desabafou no corredor da Unidade de Sade 100 anos fao-lhe um desconto. de Cristelo ela encheu-me a agenda, ento ela amanh que atenda os utentes. Na manh de seis de Setembro (quinta-feira), o mdico contactou os servios do Centro de Sade e informou que no ia trabalhar porque o carro teve uma avaria: um furo. Coisa para um dia de reparao! Provavelmente o furo foi na quinta roda. O mdico no compareceu todo o dia na Unidade de Sade, apesar de ter sido visto na sua clnica/ /consultrio. Na manh seguinte constata-se que a folha do Livro de Presenas de Vasco Santos tem assinado o dia seis de Setembro como presena efectiva. A Directora Executiva Sandra Rita foi informada e de imediato deu indicao ao mdico para anular a sua assinatura. Para surpresa de quem viu, o mdico no meteu um dia de frias, mas apresentou uma baixa mdica emitida por Teresa Valente. Precisamente sua colega de trabalho na Unidade de Sade de Cristelo. Se a ousadia (para no dizer a falta de seriedade) do mdico ao assinar intencionalmente o Livro de Presenas condenvel, no menos lamentvel que a Directora Executiva, Dra. Sandra Rita (que recentemente substituiu Ftima Gonalves) tenha recebido a informao detalhada de que o mdico Vasco Santos comunicou aos servios (pelas 8,30 horas do dia em que faltou) que no ia comparecer, por ter uma avaria no carro, tivesse permitido que a falta fosse justificada com um Atestado Mdico? Que exemplo este? Quem protege quem?

Mdica impede o ROUBO de 100 mil euros populao


Os ganhos milionrios que as clnicas privadas alcanam em zonas carenciadas de mdicos no SNS, geraram imorais competies de caa ao cliente. Para que se perceba um pouquinho de quais as receitas que esto em jogo, o Rebordosa ComVida fez contas e explica com mestria como que em Cristelo uma mdica em apenas seis meses impediu que clnicas privadas se apoderassem indevidamente de pelo menos 100 mil euros. Depois de em Rebordosa a mdica Ana Oliveira (enquanto coordenadora) ter revolucionado o atendimento populao, colocando um ponto final nas desumanas filas de utentes, que desde a madrugada aguardavam chuva e ao frio porta do Centro de Sade e ao redistribuir pelos colegas os utentes que estavam sem mdico, aquando da chegada a Cristelo a mdica disponibilizou a sua agenda para acolher o maior nmero possvel de Utentes Sem Mdico. Por cada dia que realizava Consultas de Recurso, as pessoas solicitavam que os acolhesse definitivamente na sua lista. a prpria populao que afirma que desde que ela chegou a Cristelo todos os utentes que o desejassem passaram a ter acesso a Consultas Programadas, Consultas de Recurso (sem mdico) e Consultas Abertas (cuidados de sade urgentes), graas a uma agenda que combatia a anarquia, at a reinante naquela Unidade de Sade. Tal como em Rebordosa tambm em Cristelo a disponibilidade incondicional da mdica para o atendimento efectivo de utentes no agradou aos proprietrios das clnicas privadas. O Rebordosa ComVida confirmou, que face ao cenrio anterior, o trabalho com afinco da mdica passou a tirar das algibeiras de uns quantos o dinheiro que era saqueado a uma populao indefesa quase como extorso, muito especialmente junto dos idosos (que perante o medo de estarem doentes pagam o que tm e o que no tm para verem assegurados os cuidados mdicos). O Rebordosa ComVida comprovou que em resposta aqueles que viram mirrar o poo de petrleo de Cristelo (que jorrava milhares de euros para as suas contas bancrias), colocaram em marcha uma cmplice campanha de ofensas contra quem se colocou ao lado do povo e os enfrentou, dando-lhes um pontap no mealheiro. Os nmeros no deixam dvidas Desde que chegou a Cristelo a disponibilidade de atendimento da mdica, com o simples milagre de

atendimento efectivo de milhares de pessoas impediu que a populao tivesse sido forada a pagar mais de 100 mil euros em clnicas/consultrios. Ao acolher na sua lista de quase 1800 utentes (o maior nmero entre todos os mdicos da unidade de Cristelo), dos quais pelo menos 1500 pessoas anteriormente faziam parte da lista de Utentes Sem Mdico, que anunciaram que em condies normais se deslocavam duas a quatro vezes por ano aos consultrios/clnicas dos mdicos Maria do Cu ou Vasco Santos, percebe-se que a mdica ao trabalhar com afinco impediu a entrada nos bolsos de certos mdicos de muitos milhares de euros. Caso concreto de Cristelo: - 1500 pessoas que passaram a ter regularmente quatro consultas por ano (duas em seis meses), se pagassem 30 euros ou 40 euros por consulta. 1500 x 2 = 3000 consultas 3000 x 30 = 90 mil euros 3000 x 40 = 120 mil euros De referir que para a populao idosa (que durante anos foi obrigada a ser cliente das clnicas/consultrios privadas) a mdica concedia um nmero significativo de consultas. - Consultas de Recurso para Utentes Sem Mdico (entre 12 a 20 por semana) 12 pessoas x 4 semanas = 48 consultas por ms 48 pessoas x 6 meses = 288 consultas em seis meses 288 x 30 = 8640 euros 288 x 40 = 11.520 euros Como se percebe pelas contas, o atendimento de mdicos que trabalham de forma sria apenas incmodo para os mdicos que so proprietrios de clnicas/consultrios, visto que as mesmas s tm razo de existir e capacidade de sobrevivncia se houver uma extensa lista de Utentes Sem Mdico na freguesia.

R EBORDOSA C OM V IDA

SASU serve para ajustar contas


Quem se mete comigo leva!, A lei da rolha ou A selva bem poderiam ser os ttulos para o filme de terror que foi vivido por uma mdica colocada na UCSP de Rebordosa, que teve a ousadia de pedir a interveno do Ministrio da Sade para esclarecer a transparncia das vantagens financeiras alcanadas por um mdico, que constantemente estava escalado na Unidade de Sade de Paredes em SASU Servio de Assistncia a Situaes Urgentes, sucedendo-se os servios por trocas e o voluntarismo para substituio dos colegas faltosos. O Ministrio veio a proibir a marosca mas no abriu qualquer procedimento investigatrio ao mdico.
Como prmio pela sua frontalidade e ousadia a mdica foi contemplada nos ltimos meses de 2011 com a marcao em escala para o dito SASU, em todos os dias feriados entre um de Outubro a um de Janeiro de 2012. Nada escapou. O Rebordosa ComVida teve acesso ao documento em que, perante a incrvel coincidncia de tantos feriados, a mdica solicitou ao Director Clnico do ACES, Batista Pereira uma explicao que fundamentasse existir uma distribuio harmoniosa entre colegas. Como resposta recebeu a informao de que os servios tinham sido marcados por ordem alfabtica. Como as escalas so pblicas facilmente se percebeu que no bate a bota com a perdigota. Vai da, avanou mais um pedido de fundamentao da escala selectiva. A resposta do clnico foi eloquente, informando que no tinha mais tempo a perder e alertava a colega para no semear ventos.... Para o Rebordosa ComVida as expresses usadas pelo director clnico do ACES, Batista Pereira so pouco dignificantes para quem ocupa funes sindicais na rea mdica e polticas em Paredes, pois representam devaneios intelectuais pouco consentneos com as funes em que aceitou estar institudo. Gostaramos de

saber se Batista Pereira tem conscincia que ao furtar-se a dialogar e a explicar at clarificao total algo que se relaciona com uma sua tomada de posio, no desempenho de um cargo institucional para o qual foi nomeado, que isso se enquadra num retrocesso civilizacional que o afastam de uma desejvel prtica democrtica. Perante a falta de uma resposta fundamentada o mnimo que deveria ter feito era apresentar a demisso. As respostas que Batista Pereira dirigiu colega so de uma vulgaridade confrangedora, que caracterizam a pessoa. J agora Dr. Batista Pereira, depois do nvel das suas respostas, o jornalista que escreve estas linhas gostaria de lhe perguntar qual a sua moral para andar a pedir ao povo de Paredes que lhe confiem o seu voto, dando-lhes garantia de que tem competncia e discernimento emocional para os representar na Assembleia Municipal do Concelho? Como vimos neste exemplo, quando lhe pedem esclarecimentos a sua atitude de uma preocupantemente e desconcertante arrogncia. O Rebordosa ComVida sabe que j anteriormente o mesmo dirigente tinha proferido numa entrevista ao Verdadeiro Olhar afirmaes e divulgado detalhes que, desajustados da realidade, visaram desinformar e denegrir a imagem da mdica. mais um tema que vamos detalhar em breve, para que se perceba qual o papel de Batista Pereira e a extino da USF Na Rota da Sade. Perante o que constatamos sentimos necessidade de dizer ao Dr. Batista Pereira que o mundo precisa de Homens, por isso quem escreve estas linhas sugere que repense se tem vocao para ocupar funes institucionais e para a poltica.

Lus de Sousa
fez-se de ingnua e perguntou-lhe por que que no tinha levado os pedidos de exames quando esteve na consulta. A resposta foi elucidativa da forma como funciona o esquema, eu estive no consultrio da Dra. Cu que disse para eu vir aqui falar com uma funcionria para ela me entregar as credenciais. Repentinamente uma funcionria (que se tinha ausentado para falar ao telefone), informa a utente/cliente venha c de tarde e fale comigo, que a Dra. Cu vai deixar aqui os P1. - A Dra. Maria do Cu disse para vir a uma consulta com o Dr. Vasco para ele passar o P1 - credencial destes exames (exibindo uma receita em papel timbrado do consultrio da Dra. Maria do Cu), porque ela disse que tem havido uma fiscalizao e no convm que ela passe todos os exames aos seus clientes. - Agora tenho poupado muito. J no preciso de ir ao consultrio da Maria do Cu. Para mim e para os meus pais cheguei a dar-lhe mais de 300 contos (1.500 euros) por ano. Pagvamos para ir consulta e voltvamos a pagar para ela ver os exames. Ela arranjou maneira que o meu pai e a minha me andavam sempre a fazer exames e a pagar. - No consultrio da Dra. Cu durante anos pagava seis contos sem recibo, se quisesse recibo era mais caro. - Aqui no tenho vagas, se quiser v ao ali ao meu consultrio, afirmava o Dr. Vasco Santos, circulando apressado pelo corredor, respondendo a um utente que se lhe dirigiu a solicitar se o podia atender (uma funcionria disse que no tinha autorizao para marcar consulta). Para o jornalista a afirmao enquadrava-se na prtica mercenria da medicina, mas para a populao humilde e acanhada que ouviu o sonoro recado esse era um comportamento normal. A anormalidade foi de imediato confirmada, ele assim. Se tem clientes no consultrio ns esperamos, mas se no tem l ningum, ele faz esperar quem est aqui at desistir e ir l pagar a consulta. - O Dr. Vasco chegou a deixar-me sentada aqui no gabinete do Centro de Sade, e saiu para ir sua clnica atender um cliente que lhe bateu porta quando eu j l estava em consulta. - A Dra. Ana Oliveira no me passou os exames (disse que era proibido) para o meu marido, que o mdico dali do consultrio pediu, mas a Dra. Ana Quelhas deu-me todos. - Aqui nunca tinha vaga para a Dra. Cu, mas fui ao consultrio dela e passou-me logo a baixa e hoje venho c buscar um P1. Ela disse que era melhor fazer umas anlises para justificar a baixa. - A propsito dos pedidos de Atestados Mdicos para efeitos de Carta de Conduo uma jovem fazia questo de afirmar que essa mdica preta disse no me passava o atestado sem eu fazer um exame aos olhos, porque no me conhecia de qualquer consulta anterior. A afirmao insultuosa ainda foi agravada com a garantia de que fui ao consultrio da Maria do Cu, que disse que me passava o atestado, mas que eu tinha de vir aqui para pedir para ficar Sem Mdico. quemas que ouvimos da Dra. Paula Pamplona j enchia a barriga, o jornalista apanhou um soco no estmago quando uma amiga diz para a outra isso no nada. Ela j faltou aqui, mas atendeu a minha irm na Precur. Eu fui l para lhe perguntar se ela no tinha vergonha e ela teve a lata de me dizer que se aqui me disseram que ela vinha trabalhar nesse dia se tinham enganado. Ter mesmo assegurado utente que em determinados meses quando lhe marcam mais servio em Medicina do Trabalho ela disse que mete licena sem vencimento. Mas o Rebordosa ComVida est em condies de afirmar que a mdica Paula Pamplona tem faltas como que em ciclo vicioso, mas para justificar a sua ausncia no solicita por via oficial qualquer perda de vencimento. O Rebordosa ComVida confirmou que na grande maioria dos dias em que a mdica apresentou CIT (baixa mdica) na Unidade de Sade de Rebordosa, que manteve as suas rotinas dirias, variando apenas no percurso e o local onde guardava o automvel e por quem e onde que era recolhida. H mesmo quem tenha a certeza de que a mdica est na sade por dinheiro. J me disse que tem um consultrio em Lordelo e se eu precisar para passar por l. Enfim negcios! - Sobre o Dr. Raul Almeida percebe-se que h quem tenha muito para dizer, mas pouco se diz. Para alm de que ele muito fraco, quase matava do corao a minha comadre quando lhe disse que ela tinha uma doena m, mas a mulher no tinha nada. Ele que no soube ver os exames, conseguimos escutar entre sussurros e com a mo frente da boca ningum quer ser utente dele. Ele est sempre a faltar e as pessoas hoje so atendidas por um mdico, amanh por outro, mas nunca pelo Raul. Da sala de espera da USF de Rebordosa temos muito para contar. Nas prximas edies vamos servir em doses moderadas.

Na Sala de Espera do CS de Cristelo


O povo humilde de Cristelo, que o Rebordosa ComVida encontrou durante dias nas salas de espera do Centro de Sade, o verdadeiro intrprete do pesadelo de uma condenao ao sofrimento vivida em silncio. Nesta edio reproduzimos uma nfima parte de desabafos que fazem doer o corao dos mais insensveis. Como possvel que nada seja feito para tirar uma populao indefesa das garras de abutres famintos de dinheiro?
Escutamos quem est condenado a servir de repasto: - Eles (Dr. Vasco Santos e Dra. Maria do Cu) no querem c mdicos que trabalhem, para que as pessoas tenham de ir aos consultrios deles. Perante o nmero elevado de faltas que o Dr. Vasco Santos regista s quintas-feiras, uma utente que tinha chegado porta do Centro de Sade de Cristelo pelas sete horas da manh (e mais uma vez ficou sem mdico) desabafou com indignao, para quem quis ouvir, que ele anda desde h dias muito ocupado a recolher assinaturas para um Abaixo-assinado, para mandar embora a mdica Ana Oliveira. E acrescentou ele e a Maria do Cu perderam muitas consultas nos consultrios deles com as pessoas que no tinham mdico, desde que chegou a Cristelo a mdica que atende toda a gente. Entrando na conversa, uma utente que se mexia na cadeira e mostrava repulsa quando ouviu falar do nome do Dr. Vasco, confirmava que o mdico foi a casa da vizinha pedir para ela e a famlia assinarem um documento contra a mdica, que ningum lhe soube dizer quem o fez ou quem est por trs da marosca, mas afianava que se recusou a assin-lo. Indignada com a forma como o mdico trata as pessoas a tal utente afirmava aqui entramos no gabinete e j nos est a mandar embora com uma receita ou exames. Aumentou o tom de voz para dizer que esse indivduo teve a coragem de me pedir para assinar o papel, s que se esqueceu que uma vez pedi-lhe para atender no Centro de Sade o meu filho que estava doente e ele respondeu-me que se eu quisesse uma consulta, que fosse ao seu consultrio. Deixando evidente que nada tem contra a mdica, bem pelo contrrio, pois desde que ela chegou a Cristelo nunca mais teve que pagar uma consulta na clnica do Vasco. Uma utente que deixava transparecer que no conhecia o que so as regras como devem ser os meandros do Centro de Sade de Cristelo, dirigiu-se a uma funcionria administrativa a solicitar que lhe fosse entregue um P1 que a Dra. Maria do Cu a mandou ir levantar. A funcionria, depois de verificar no sistema informtico que aquela utente tinha uma consulta presencial registada no dia anterior, devidamente informada da marosca dos ECDs (Exames Complementares de Diagnstico) passados a clientes dos consultrios privados,

Na sala de espera do CS de Rebordosa


Histrias de encantar ou verdadeiros casos que deveriam ser levados justia so a miscelnea do que o jornalista escutou nos diversos dias em que estivemos na sala de espera da Unidade de Sade de Rebordosa. Desde uma certa animosidade pelo mdico Lus Campos, revolta e repulsa quando se fala do nome da mdica Paula Pamplona ou o epteto de baldas quando se fala do mdico Raul Almeida, a palavra do povo ganha peso quando escutam os seus lamentos. Permanecer nas instalaes (onde hoje est instalada a USF S. Miguel Arcanjo) foram momentos muito marcantes num trabalho de quem procura contactar com os dois lados do mundo dos cuidados de sade primrios. Nesta edio relatamos uns pingos do que consideramos que merece ser contado.
- Apesar do sentimento negativo contra o comportamento de Lus Campos, uma utente no deixou passar em claro o facto de ter o mdico como um homem bom. Segundo disse eu no tinha dinheiro para os medicamentos e ele mandou-me ir Farmcia de Gandra buscar os medicamentos que depois ele levava a receita e pagava. Mas a simpatia do mdico no convenceu todos os presentes e logo a D. Rosa, ali ao lado disparou a pergunta, mas tu sabes que receita que ele levou?, insistindo em desabafar, mandou a vizinha fazer contas, expressando a sua pouca empatia pelo mdico com um eloquente at te pode dar 10 medicamentos, mas se passar receitas de 20, ele que ganha. - Na sade h mais vigaristas do que nas prises, ouvimos como desabafo fulminante da boca da D. Jlia que no se conteve a contar que a cunhada veio ao posto pedir para lhe darem o Cheque Dentista para o filho, mas responderam-lhe que j tinha levados dois nos ltimos meses, s que ela nunca levou nenhum e algum arranjou os dentes com o cheque do meu sobrinho. Mas algum que ouvia a conversa fez questo de desabafar em forma de pergunta, ser que houve quem tratou dos dentes ou algum da clnica anda a receber cheques em nome dos utentes que nem l entram?. - Uma tia zelosa e qual segunda me dizia que mandou a sobrinha clnica para pedir o atestado para ir tirar a carta, mas que se arrependeu. No que a sobrinha no merecesse. O problema s foi descoberto quando a mida foi ao mdico l no Centro de Sade e ele lhe disse que ela tinha muitos exames passados em nome dela. A mulher no se conteve e desabafou esse ladro da clnica disse que passava os papis para a carta de conduo, mas pediu-lhe os dados do carto de sade e at lhe perguntou se tinha seguro. - Nunca mais abro a boca para falar de ningum ao mdico, confessava uma utente que descobriu que, depois de ter dito ao mdico que o marido estava emigrado durante anos andaram a ser passados exames em nome dele, sem ele nunca ter feito um. - A mdica Paula Pamplona goza de muito pouca respeitabilidade por parte de quem ouvimos. Desde queixas pelas suas constantes faltas ao servio, at quem sabe que ela trabalha como mdica do trabalho para a empresa que vai l fbrica. Num misto de quem foi vtima e de quem sabe mais do que os outros, acrescenta ela no deve gostar de trabalhar aqui ou ganha muito dinheiro na clnica. Est sempre a faltar e tem dias que at se veste como se fosse trabalhar num bar. Gostos parte, a vizinha do lado deita tempero na conversa a Dra. Paula j faltou aqui de manh e tarde estava l na empresa a atender para a clnica. Se o rol de es-

Cuidado com as conversas


Desconfie sempre da simpatia dos mdicos que do tudo. Pense que o mdico que lhe prescreve exames ao quilo pode estar a abrir a porta para uns meses depois estar a prescrever em nome do mesmo utente (sem este saber), mais quilo e meio de exames com o argumento de que so para confirmar os primeiros.
Depois de uma conversa com um Rebordosense que ficou surpreso com o facto de a um seu familiar terem sido emitidos diversos ECD - Exames Complementares de Diagnstico - nos ltimos anos sem que ele estivesse em Portugal, o Rebordosa ComVida considera ser seu dever alertar a populao para o facto de uma simples conversa, aparentemente inofensiva sobre um familiar que se encontra emigrado, poder vir a transformar-se numa fonte de receita para pessoas sem escrpulos. Aparentemente era inofensiva a pergunta sobre a famlia, pelo que no se furtou a afirmar que o Z est O mdico e o rato em Frana e at ao vero vai a minha cunhada. O marido da D. Sissi engoliu um rato. A mulher levouDepois de uns meses fora, uma gripe e muita fadiga o ao Dr. Raulinho e este receitou: mistura levaram o Z ao Centro de Sade de Rebordosa, onde lhe foi dito que os exames que se enquadravam no - Um gato de hora em hora. seu estado clnico tinham sido solicitados h menos de - E se no der certo, Sr. Dr.? - perguntou a mulher. um ms, pelo que os deveria trazer. - V ao Dr. Campos que ele d-lhe um supositrio O Rebordosa ComVida sugere que quando se deslocar de queijo. em consulta fale o mnimo possvel do que no essencial ou podero estar a alimentar um filo milionrio.

10

R EBORDOSA C OM V IDA

Cristelo uma unidade modelo?


O Rebordosa ComVida sabe que uma mdica logo que chegou ao inferno de Cristelo, deixando para trs o pesadelo de Rebordosa, escreveu a diversas estruturas do Ministrio da Sade a relatar factos praticados pelos mdicos Maria do Cu, Fernanda Coelho e Vasco Santos, que limitavam e at impediam o normal acesso da populao a consultas presenciais na Unidade de Sade.
Numa das missivas dirigidas ento directora executiva do ACES, Ftima Gonalves, a mdica coloca questes e pede que seja esclarecida a impunidade e cumplicidades de que gozam os infractores, que sem escrpulos se movimentam repetidamente com o objectivo de fabricar nmeros falaciosos e intencionalmente adulterados, que servem os interesses da direco do Agrupamento que os exibe como de uma unidade modelo em produtividade se tratasse, ao mesmo tempo que a populao est impedida de aceder a cuidados mdicos. Num dos documentos dirigidos a Ftima Gonalves, a que o Rebordosa ComVida teve acesso, a mdica deixa evidente que sabe que est a ser perseguida com reclamaes forjadas, enquanto aguardo o esclarecimento das irregularidades que comuniquei quando iniciei funes na UCSP de Cristelo, constato mais uma vez que os visados (num procedimento semelhante ao criado na UCSP de Rebordosa) esto j a preparar um ataque minha pessoa, no sendo por isso estranho o aparecimento de reclamaes de utentes que deixam transparecer que as mesmas tm mo daqueles para os

quais sou incmoda. Com objectividade a mdica questiona ao abrigo de que legislao e com a cumplicidade de quem que o Dr. Vasco regularmente est ausente do Centro de Sade de Cristelo em horrio em que devia estar presente na UCSP de Cristelo, mas est no seu consultrio (a dois passos da UCSP de Cristelo) chamada, e comparece na UCSP quando chamado via telefone de servio pelas funcionrias administrativas da prpria UCSP? Na UCSP de Cristelo h alguma orientao que permita a existncia de um mdico chamada?. Colocando o dedo na ferida da falta de superviso dos dirigentes, a mdica pergunta quais so as orientaes superiores que permitem a distribuio, ao longo de dias e semanas, dos pedidos de Medicao Crnica nas Agendas Dirias (de alguns mdicos), nos dias e horas que mais convm? A situao preocupante dado que por vezes os utentes chegam a referir que h duas semanas, h oito dias que pedi a medicao!? Apontando claramente Ftima Gonalves e Batista Pereira, enquanto dirigentes, como os beneficirios dos nmeros falaciosos apresentados ao Ministrio da Sade, a mdica denuncia que este procedimento no s permite que se ocupe a Agenda Mdica com Consultas Fantasma como se falseiam favoravelmente as estatsticas e os ndices do Nmero de Consultas ao Utente pelo Prprio Mdico de Famlia, bem como inflaciona a Taxa de Utilizao Global de Consultas. Como facilmente se pode concluir a coragem da mdica faz cair a mscara de quem viveu sombra de nmeros falsos, enquanto a populao era privada de aceder aos cuidados mdicos. Ao denunciar as prticas de colegas e a inaco dos dirigentes a mdica meteu uma bala na cmara da arma com que os denunciados a querem abater. sabermos que apresentavam as agendas bem preenchidas), no nos espanta que uma mdica assuma como um direito adquirido dispor de duas horas e meia para almoar. As contas do almoo No nos interessa quem paga o almoo, o que ns sabemos que conta de duas horas e trinta minutos para almoar a mdica no atende no mnimo 120 utentes por ms. Nas linhas abaixo entre parntesis encontra o valor hipoteticamente recebido (30 consulta) pelas clnicas com as consultas no realizadas. - Seis utentes por dia; (6 x 30 = 180) - 30 utentes por semana; (30 x 30 = 900) - 120 utentes por ms; (120 x 30 = 3600) - 1320 utentes em 11 meses; (1320 x 30 = 39.600) - 13.200 utentes em 10 anos. (13.200 x 30 = 132.000) Quantos destes utentes foram obrigados a recorrer a consultas pagas em clnicas? E se os mdicos que continuadamente e intencionalmente no atendem utentes fossem condenados a indemnizar o SNS pela improdutividade? E que tal se os mdicos que maliciosamente armadilham as suas agendas fossem obrigados a pagar ao Estado o valor dos ganhos que representam para as clnicas privadas, as consultas no realizadas intencionalmente no SNS?

Mdica precisa de 2.30 horas para almoo


Os mdicos do CS de Cristelo (Vasco Santos, Maria do Cu e Fernanda Coelho), depois de perceberem que as profissionais administrativas provenientes de Rebordosa gostam de ver os mdicos a trabalhar (por isso pediram para se afastar da USF S. Miguel Arcanjo), tentaram promover o afastamento das mesmas da unidade de sade. O que parcialmente foi conseguido. Para que se perceba o regabofe como determinados mdicos querem trabalhar em Cristelo, apenas contamos nesta edio que uma mdica no prescinde de ter duas horas e trinta minutos para almoar. A mdica Fernanda Coelho, em reunio de servio dirigindo-se aos gritos a uma funcionria administrativa disse-lhe que ela no podia marcar-lhe consultas entre as 12 horas e as 14.30, argumentado que se colocasse utentes a essa hora no tinha tempo para almoar. A funcionria marcava consultas at s 13 horas na agenda da mdica e aps as 14 horas, como previsto no horrio. Em apenas uma hora e trinta minutos a mdica tapa o acesso a consulta a pelo menos seis utentes. Perante o quase silncio que o Rebordosa ComVida constatou na sala de espera em Cristelo, nas chamadas pela instalao sonora de utentes para consulta com as mdicas Maria do Cu e Fernanda Coelho (apesar de

Investigar a mudana de mdico


Uma simples e aparente inofensiva mudana de mdico pode esconder um esquema de acesso ilcito a bens pblicos. Muito mais do que uma vantagem atribuda a um utente, importante que se aprofunde se essa aparente simpatia de um mdico, que passou a atender o utente, no representa a prescrio nos meses seguintes, de exames indevidos debitados ao SNS, que por vezes at possam no ter sido realizados. Depois do que escutamos em Rebordosa e Cristelo, imperioso investigar e levar at s ltimas consequncias todos os casos de: - Mudana de mdico depois do mdico titular se recusar prescrever ao utente, por decalque pedidos de exames provenientes de clnicas privadas; - Mudana de mdico facultada a utentes depois destes terem visto recusada a emisso de baixa mdica, por inexistncia de quadro clnico ou outra justificao; - Mudana para mdico que atendem os utentes em clnica privada; - Mudana de mdico concretizada depois de ser solicitado o atendimento por determinada funcionria nos servios administrativos das unidades de sade; - Mudana para a condio de Sem Mdico por Opo. Importa tambm investigar as prescries no mbito do quadro clnico real dos utentes e quais as relaes do mdico com a actividade profissional do suposto utente, nomeadamente nos casos de proprietrios, gerentes de empresas e colaboradores de empresas que tm o mesmo mdico como clnico responsvel pela Medicina do Trabalho.

Burla com medicamentos


A jornalista Diana Mendes do DN descreveu num artigo intitulado IGAS investiga fraude que liga mdicos e farmcias, com o ps-ttulo Receitas foram cobradas, mas os doentes nunca acederam aos tratamentos, que tem muitas semelhanas com o que o Rebordosa ComVida tem constatado no terreno. Estas situaes de burlas custam "centenas de milhares de euros" ao SNS e envolvem sobretudo medicamentos que possibilitam maiores margens de lucro e elevadas comparticipaes. Nos ltimos dois anos, foram investigadas mais de 12 situaes diferentes na rea dos gastos com medicamentos. H pelo menos trs casos que envolvem mdicos e farmcias e que esto a ser investigados tambm pelo MP. Todos eles tm em comum a mesma farmcia, que registou um aumento elevado e sbito da facturao, indcio que levanta suspeita de irregularidade. Numa das situaes, identificou-se um mdico que prescrevia receitas em nome dos seus doentes ou familiares e depois as receitas eram aviadas sempre na mesma farmcia, que ficava a mais de cem quilmetros de distncia da morada dos doentes. No entanto, nenhum dos doentes comprou a medicao prescrita. Quando os utentes foram contactados - muitos deles eram idosos - disseram que nunca tinham visto as receitas, no as assinaram e nem sequer tomavam aquela medicao.

Aqui quem manda sou eu!


O Rebordosa Comvida sabe que o mdico Batista Pereira, at h dias director clnico do ACES Tmega II Vale do Sousa Sul, ignorou a deciso de uma mdica e imps o seu estatuto de dirigente para atribuir a pessoas que no prescreviam os requisitos previsto nas orientaes do Ministrio da Sade (MS), vantagens com custos financeiros suportados pelo SNS. O mdico Batista Pereira numa tentativa de impor a concesso de transporte a quem no prescrevia as condies para dele beneficiar, elaborou uma carta em papel timbrado do MS onde colocou em assunto Gesto de conflitos. S que o mdico responsvel pela rea clnica do ACES, ao mesmo tempo que no fundamentou a interpretao tcnica do caso, esqueceu-se que para tomar qualquer deciso contra a opinio de um colega tem de ouvir o contraditrio da outra parte e tem de escutar e enquadrar, pela via legal, a interpretao do outro mdico. No s no o fez, como tentou impor a sua deciso, depois de, segundo as informaes que recolhemos, ter tentado uma deciso sem lgica. Conforme referimos na edio zero (00), Batista Pereira deixou evidente que nos casos de recusa de atribuio de transportes estava determinado em no ser contrariado e a impor a sua lei. O mdico dirigente chegou a atribuir em consultas urgentes no SASU de Paredes transporte de longa durao a um utente a quem a mdica tinha recusada a comparticipao, dando enquadramento e fundamentao para a sua deciso. Batista Pereira desrespeitou todas as regras, que apenas lhe permitem a concesso de transporte de e para as instalaes do SASU. O Rebordosa ComVida sabe que a mdica fundamentou a sua deciso e questionou para alm dos utentes serem independentes e detentores de mobilidade total para a marcha (tal como est na legislao) como que se pode atribuir transporte a quem tem um automvel comprado com descontos substanciais em impostos, precisamente para se deslocar e num outro caso o utente afirmara que ofereceu um carro BMW filha?. Mas o que mais ter enfurecido Batista Pereira foram os recados que a mdica lhe fez chegar, as regras so para todos e no h regras para os amigos e regras para os outros. O dirigente do ACES no ter gostado de saber que a mdica tinha desabafado que se o Dr. Batista Pereira considera que os amigos, ou os familiares dos amigos, so carenciados ou precisam de um efectiva ajuda financeira, s tem de dizer Assistente Social de Rebordosa que elabore um diagnstico de situao para o apoio social e faa prova. O Rebordosa ComVida sabe que as relaes profissionais azedaram no dia em que a mdica confrontou o dirigente e lhe disse o Dr. Batista Pereira no conte com a minha assinatura para esbanjar do errio pblico, para agradar a amigos ou para satisfazer interesses e ambies partidrias.

Contra o compadrio e agiotagem


Os jornalistas Adelaide Oliveira e Miguel Mrias Mauritti no Jornal Mdico de Famlia entrevistaram Antnio Arnaut, que no teve papas na lngua ao afirmar O compadrio a agiotagem e o nepotismo esto institucionalizados, criticando os malfeitores assegura que por isso h tanto incompetente nos lugares cimeiros O Servio Nacional de Sade (SNS) no corre perigo de vida pelas "dificuldades oramentais" que hoje marcam a vivncia nacional... Mas por outras malfeitorias. " a agiotagem, o compadrio, o nepotismo, a submisso aos grandes grupos econmicos e a falta de sensibilidade social que pem em causa a sustentabilidade do SNS e demais conquistas de Abril". Quem o diz Antnio Arnaut, o "Pai" do SNS, que em entrevista exclusiva ao nosso jornal antecipa cenrios: "Este mal s acabar quando, como dizia o Torga, o povo vier tona da histria, ou seja, quando o povo empunhar uma grande vassoura para, com o cabo, dar umas vergastadas nos carreiristas, e depois varrer o lixo para a vala comum dos medocres"

Mdico de baixa trabalha na privada


Mas onde que eu j vi isto? perguntaro os leitores do Rebordosa ComVida. Em Rebordosa, respondemos ns. Por l descobrimos que uma mdica consegue estar doente para trabalhar no Centro de Sade, mas anda toda contente a passear-se como mdica de Medicina do Trabalho. Na prxima edio vamos falar de um inqurito que ignorou os relatos e depoimentos de testemunhas que detalharam a actividade privada da mdica. No JN a jornalista Madalena Ferreira, sob o ttulo Mdico de baixa no hospital ganha dinheiro na privada contava "Se h listas de espera no servio de Oftalmologia do hospital da Guarda deve-se a um mdico que est de baixa h mais de um ano e continua a dar consultas l fora". A denncia do mdico Fernando Giro, director da ULS da Guarda, a entidade que gere o hospital que, alm de apontar o dedo a Fernandes, confirma que est a decorrer um processo disciplinar. "Estamos a apurar a veracidade de indcios de fraude que foram comunicados pelo director de servio ao Conselho de Administrao e que pem em causa o estado de doena de um mdico que pelos vistos atende doentes em Seia, Meda e Foz Ca", precisou ainda.

R EBORDOSA C OM V IDA

11

Objectivo atacar a Cmara Municipal?


Para um cidado pouco ligado vida pblica em Cristelo, as coisas estranhas que a populao de Cristelo vive so muito mais do que um acaso, pelo que nos perguntou de forma fundamentada como possvel que a anterior direco do ACES, que tem cor poltica diferente da cmara municipal, no se tenha apercebido que ao no intervir em defesa dos interesses da populao e ao no fiscalizar a produtividade dos mdicos vitalcios/residentes em Cristelo, estava inocentemente a potenciar argumentos para mais uma batalha eleitoral numa freguesia de Paredes?, e remata nada ino-cente. Inocente o povo que no sabe que existem esses jogos baixos.
A memria de quem fez uma jura de nunca mais se meter na poltica permite que se recorde que depois de a falta de mdicos no Centro de Sade de Rebordosa ter sido bandeira nas eleies autrquicas de 2009, que vieram a ser ganhas por quem prometeu mdicos em 60 dias, e que com uma mo divina o conseguiu, s posso pensar que est a ser montado o mesmo esquema em Cristelo. Afirmando que j em 2008, perante o sofrimento que a populao lhe relatava, foi com mais trs rebordosenses ARS Norte, onde lhes garantiram de que no havia qualquer hiptese de arranjar mdicos. Acreditando que a falta de mdicos foi intencional, garantiu ao Rebordosa ComVida que um dia contarei a estria de como funcionaram as cumplicidades e os esquemas para colocar mdicos em Rebordosa depois das eleies de 2009, qual o papel de quem intencionalmente no colocou mdicos em Rebordosa antes das referidas eleies, e como apressadamente se mobilizaram mdicos depois do acto eleitoral. Com delicadeza assume uma pergunta em forma de desafio ser que a anterior direco do ACES no estaria por inaco a criar mais um facto poltico, ao ignorar os problemas em Cristelo que colidiam com as preocupaes e os sucessivos pedidos da Cmara Municipal de Paredes, atravs do presidente (Celso Ferreira) e vice-presidente (Pedro Mendes), para que fosse dada uma ateno especial para o atendimento regular dos utentes Sem Mdico em todo o cencelho?

So mdicos ou mercenrios da sade?


Das coisas mais horrorosas que algum ser humano pode constatar, e muito especialmente um pai ou uma me, verificar a sua impotncia para prestar assistncia ou socorro a um filho. Mas a coisa ainda ser mais grave e dramtica (diramos mesmo criminosa) se quem tem o dever de prestar a assistncia uma mdica que simplesmente se recusa a faz-lo, com o argumento de que j no est na sua hora de servio.
A Maria do Cu no atende utente do Sade 24 Reza a verdade dos factos que uma me se deslocou Unidade de Sade de Cristelo com uma criana, para onde foi encaminhada pelo servio SADE 24 do Ministrio da Sade, onde solicitou uma consulta mdica e viu negado o atendimento pela mdica coordenadora daquela UCSP. Presente no CS a mdica Maria do Cu, quando teve conhecimento pela funcionria administrativa que se encontrava uma criana a aguardar atendimento (enviada pelo Sade 24), sem nada fazer para se inteirar do real estado de sade do utente, de imediato fez questo de dizer que j estava na sua hora e que no atendia a criana. Para que ningum invente desculpas o Rebordosa ComVida deixa aqui esclarecido, que a mdica coordenadora da unidade era o nico elemento mdico que naquele momento se encontrava nas instalaes. Depois de ouvir o desabafo fulminante de um utente, que dizia me da criana v ao consultrio dela, que ela l atende a mdica descontrolou-se e comeou a berrar, dirigindo-se a um utente (tratando-o por tu) ts a ver que horas so, tu s minha testemunha e acrescentava j estou na minha hora. A me da criana sentindo-se cada vez mais impotente e a viver um pesadelo, disse mdica se a senhora fosse uma mdica humana, enquanto est a a justificar-se j tinha atendido o meu filho. O Rebordosa ComVida reuniu elementos que nos permitem perguntar se a mdica Maria do Cu no se encontrava dentro do CS a utilizar o sistema informtico para realizar prescries destinadas a clientes da sua clnica privada. A mdica Teresa Valente recusa atender criana com Meningite Acredite-se ou no o problema maior, at mesmo o nico, do Centro de Sade de Cristelo so as regras do jogo. Mdico que chegue a Cristelo ou aceita atender utentes medida do que praticam os mdicos residentes ou sai cilindrado. Talvez por isso que duas jovens mdicas recentemente chegadas Unidade de Cristelo (Teresa Valente e Ana Quelhas) comearam logo por terem atendimentos minguados de utentes no programados (recursos e vagas). Sendo evidente que em Cristelo o atendimento de utentes comandado distncia no estranhamos que uma mdica tivesse recusado atender uma criana com um estado febril grave, que se veio a confirmar apresentar uma meningite. Depois de uma enfermeira informar a mdica Teresa Valente que estava a aguardar atendimento uma criana que registava 40 graus de temperatura, a mdica de imediato informou que se tivesse tempo iria atend-la. Depois de duas horas de espera, a enfermeira, que voltou a contactar a mdica, aconselhou a me a levar a criana ao Hospital. Chegada ao Padre Amrico foi-lhe diagnosticada uma meningite. A grande questo perceber como que uma mdica que informada por uma enfermeira da presena de uma criana com temperatura elevada se recusou atender de imediato uma criana com 40 graus de temperatura, no conseguindo encontrar no intervalo entre duas consultas espao para atender um ser humano que carecia de que apenas olhasse para ele, para lhe minorar o sofrimento. Duas horas sem concretizar o atendimento a uma criana, com 40 graus, constitui uma prtica muito grave. Se a mdica o fez por se sentir coagida a no atender utentes no programados, tem de o dizer objectivamente em sua defesa. Para o comum dos cidados estranho o comportamento da mdica e para o Rebordosa ComVida ainda mais, pois sabemos que a mdica Teresa Valente aderiu durante um ms ao turismo da moda, para trabalhar como voluntria numa instituio internacional. Desumanidade? Resta saber se as Reclamaes apresentadas pelas mes tero consequncias para as profissionais mdicas, que deram prioridade sua matemtica na gesto do cronmetro em detrimento do dever de assistncia e socorro, e se esqueceram que o cdigo a que prestaram juramento no reconhece mrito aos mdicos que so intransigentes e recusam atender seres humanos por questes aritmticas.
Perseguio 3 Faltas injustificadas, difamao perseguio Aps ter chegado ao ACES a carta registada enviada pela mdica Ana Oliveira com o pedido de clarificao da direco do Agrupamento de Centros de Sade, surpreendentemente apareceu integralmente assinada a folha do Livro de Ponto de Raul Almeida, com a habilidade de na nova folha ter sido substitudo o horrio de presena obrigatria e limitado o tempo de trabalho efectivo. Numa atitude conflituosa a mdica Ana Oliveira foi confrontada com uma actuao no tica da directora do ACES, Ftima Gonalves, que depois de entrar intempestivamente pelo seu consultrio e interromper uma consulta mdica com uma utente, informou-a que no podia continuar a dar consultas e que naquele dia tinha falta. Segundo sabe o Rebordosa Comvida, a mesma dirigente que mostrou inaco relativamente assiduidade de alguns mdicos, entendeu ainda por bem marcar como faltas dois dias em que a mdica esteve ao servio, que facilmente so comprovados pelo registo no sistema informtico de utentes atendidos. Seguiu-se uma verdadeira perseguio e difamao. Tal como constatamos na sala de espera do Centro de Sade de Rebordosa, havia pessoas que se deslocavam unidade de sade onde foram chamadas para assinar uma Reclamao ou um pedido para ficar Sem Mdico. Perante reclamaes sem qualquer nexo com a realidade e por que diversas pessoas diziam no ter assinado qualquer reclamao, a mdica solicitou uma acareao com os hipotticos reclamantes, mas a direco do ACES ignorou o pedido. Com perplexidade, escutamos uma senhora na sala de espera do CS que aps sair de uma consulta se dirigiu a uma funcionria administrativa, por indicao do mdico, para assinar um papel. Quando lhe apresentaram o papel previamente escrito, constatou que era uma reclamao contra a mdica, pelo que se recusou a assin-lo, dizendo que no tinha nada para reclamar contra a mdica, queria era assinar para ficar sem mdica porque o Dr. me disse que a Dra. Ana j no vem mais. Denncia 4 Denncias de graves ilcitos e nmeros falsos de consultas em Cristelo. Habitualmente bem informado, o Rebordosa ComVida teve conhecimento que a mdica Ana Oliveira logo que chegou a Cristelo enviou para diversas estruturas do Ministrio da Sade informaes detalhadas sobre graves ilcitos que detectou na actividade daquela unidade, apelando necessidade de serem investigadas as agendas dos colegas Maria do Cu (coordenadora), Fernanda Coelho e Vasco Santos, ao mesmo tempo que pedia o esclarecimento da inaco da anterior direco do ACES (Ftima Gonalves e Batista Pereira), que apresentava ao Ministrio da Sade aquela unidade como modelo de funcionamento, quando na realidade por detrs de nmeros tidos como excelentes se escondiam milhares de consultas falsas, que impediram a populao de aceder aos Cuidados em Sade na Unidade de Sade de Cristelo. Perseguio 4 Terror, ofensas, difamao e falsas reclamaes A coragem da mdica de denunciar prticas que intencionalmente visam causar dano e impedir as populaes de aceder ao direito constitucional de ter cuidados mdicos, obrigando-as a recorrer s clnicas/consultrios de Cristelo, que so propriedade de dois dos mesmos mdicos que falseiam a sua produtividade e atendimento, valeu-lhe mais uma vez um quadro de terror, com perseguio, ameaas, ofensas, difamao e falsas reclamaes, que segundo apuramos iro chegar a tribunal para que se esclarea quem foi que usou e at assinou documentos em nome de utentes para afastar a mdica do Centro de Sade de Cristelo. De uma cajadada os estrategas da mentira mataram dois coelhos. Ficaram com o caminho livre para continuarem com os ilcitos e ao usar argumentos de que a colega conflituosa esto a dar uma mozinha queles que ela j anteriormente denunciou em Rebordosa e que alimentaram a mentira de uma zanga. O vigor e contedo das denncias sobre as prticas inapropriadas de Vasco Santos, Maria do Cu e Fernanda Coelho, tal como a inaco dos dirigentes do ACES, deixam antever consequncias muito graves para os envolvidos; os denunciados passaram ao ataque e a mando de algum subscreveram um pedido ARS Norte a solicitar o afastamento da colega da Unidade de sade de Cristelo. Proteco e ou favorecimento dos infractores Apesar da ARS Norte no ter ouvido a mdica e a Direco do ACES no ter exibido os documentos fabricados para a ofender, a mdica Ana Oliveira foi mobilizada de Cristelo para a UCSP de Paredes. Em Cristelo a mdica atendia quase 30 utentes por dia, de uma lista de mais de 1800 pessoas, enquanto em Paredes atende cinco utentes por dia. Se algum foi castigado s pode ter sido o povo de Cristelo que ficou, mais uma vez exposto aos apetites vorazes das clnicas privadas.

Denncias de ilcitos valem PERSEGUIO


Por tudo o que se foi e vai descobrindo em torno das Unidades de Sade de Cristelo e de Rebordosa, que apontam para prticas condenveis de mdicos proprietrios de clnicas, o Rebordosa ComVida sabe que sempre que a mdica Ana Oliveira comunicou Direco do ACES (Ftima Gonalves e Batista Pereira) a pedir que fossem travadas as ilegalidades e ao pedir aos seus colegas que respeitassem as regras das boas prticas mdicas e do bom senso, as respostas que recebeu enquadram actos de perseguio e humilhao, com o objectivo de desacreditar a credibilidade e a fundamentao da denunciante.
Denncia 1 Investigar Lus Campos Por diversas formas a mdica (ento coordenadora do Centro de Sade de Rebordosa) solicitou directora Ftima Gonalves que fossem ouvidas dezenas de utentes da Unidade de Rebordosa, que lhe faziam relatos de horror sobre as prticas do mdico Lus Campos. Foi ainda pedido que o mdico fosse investigado (Ministrio da Sade e Ministrio Pblico) para esclarecer se as afirmaes da populao correspondiam na prtica desviante do mdico e a ganhos imorais da Clnica Campos. Perseguio 1 Baixa Fraudulenta Para silenciar a mdica e provocar o seu afastamento da coordenao da unidade, foi encetada uma armadilha que contou com a me de uma mdica, que exerce na Clnica Campos, como actriz e a interveno da directora do ACES (Ftima Gonalves) como garante do sucesso do estratagema. Depois de recusar atribuir CIT Baixa Mdica utente, a mesma anunciou que ia buscar a baixa ao Dr. Campos. Estranhamente no mesmo momento que tal acontecia, a directora executiva do ACES, Ftima Gonalves, telefonou para o Centro de Sade de Rebordosa e exigiu funcionria administrativa que mudasse a utente de mdico. Perante a resistncia da funcionria a directora puxou dos gales, chegando a ser indelicada e ameaadora para com uma sua subordinada. Logo que tomou conhecimento de que a directora executiva, Ftima Gonalves, tinha feito uma interveno telefnica a exigir a mudana da utente, a mdica Ana Oliveira de imediato apresentou o seu Pedido de Demisso, escrevendo objectivamente que o fazia por no pactuar com BAIXAS FRAUDULENTAS. Na manh seguinte recebeu uma comunicao de Ftima Gonalves do ACES, para a informar que o novo coordenador do Centro de Sade de Rebordosa passava a ser o Dr. Raul Almeida. Tendo em conta que a mdica apresentou a Demisso ao final do dia, percebe-se que a escolha do novo coordenador foi feita fora de horas. Se a isto juntarmos o facto de ter havido uma provocao armadilhada para a mdica apresentar a demisso, o Rebordosa ComVida desconfia que houve premeditao, e esquemas subterrneos para no tocarem em Lus Campos. Denncia 2 Ordem na casa Depois de constatar que o mdico Raul Almeida tinha apetncia por faltar segunda-feira e/ou quinta-feira (motivada por afazeres na noite anterior) e sistematicamente apresentava uma CIT Baixa Mdica, emitida pelo colega Lus Campos e porque a populao anunciava constantemente o Dr. Raul falta aqui mas est a trabalhar no Capelo na Clnica do Campos, a mdica na qualidade de coordenadora do Centro de Sade de Rebordosa, exigiu ao colega respeito pelos utentes e que fosse colocado um ponto final no esquema dos atestados, tanto mais que acreditava que, quando a direco do ACES actuasse para esclarecer os ilcitos relatados pela populao, o mdico Lus Campos seria afastado e aquelas baixas sistemticas no credibilizavam quem delas beneficiava. Para minimizar o facto da mdica Paula Pamplona se encontrar a faltar ao servio, a coordenadora sugeriu a distribuio dos utentes de risco (Sade Infantil, Sade Materna, Hipertensos e Diabticos) pelos colegas. Esta atitude caiu mal aos seus colegas, que passaram a fazer relatos contra a colega Paula. Perseguio 2 Simulao de zanga e nova USF Sobre a questo do atendimento dos utentes da colega Paula Pamplona, para surpresa de todos, Raul Almeida iniciou uma aco de difuso constante de informao (na reunio de servio, nos corredores e onde existisse algum que quisesse ouvir), que no tinha que estar a trabalhar no duro quando a Paula estava no bem bom, de baixa e a trabalhar na Precur. Quanto questo do mdico Lus Campos, surpreendentemente Raul Almeida veio a ficcionar uma zanga, como forma de suportar a criao de uma nova USF para servir a populao de Rebordosa, onde j estava legalmente aprovada a USF Na Rota da Sade. Surpreendentemente, ou talvez no, a USF S. Miguel Arcanjo na sua composio apenas troca a colega Ana Oliveira por Lus Campos. Sintomtico. Entra o mdico que a mdica pedia para ser investigado e elimina-se a mdica que denunciava as ilegalidades, com o fantasioso argumento de uma zanga. O Rebordosa ComVida teve a oportunidade de confirmar, que imediatamente aps a fico da zanga, o nome de Raul Almeida passou a figurar no painel de mdicos da Clnica Campos, onde comeou a realizar atendimento e a dispor de agenda para a marcao de consultas. Denncia 3 As faltas de Raul Almeida Depois de Ana Oliveira deixar a coordenao do Centro de Sade de Rebordosa em Dezembro de 2010, em 2011 Raul Almeida no mais apresentou um Atestado Mdico ou qualquer outro tipo de justificao para as suas faltas, apesar de at ter incrementado a falta da assiduidade diria total ou parcial. Perante um cenrio de sofrimento e indignao dos utentes (que eram enviados sistematicamente para casa sem atendimento), Ana Oliveira dirigiu responsvel do ACES, Ftima Gonalves vrios pedidos de esclarecimento sobre o horrio de trabalho do colega. Questionou se havia permisso para Raul Almeida faltar e assinar o Livro de Assiduidade / Presenas e ao abrigo de que legislao que o mesmo dizia que ia faltar por que a Dra. Ftima lhe deu o dia ou a tarde. A rematar a sua dura missiva para com os dirigentes que no actuavam em defesa do interesse pblico, Ana Oliveira perguntava por que que era permitido a Raul Almeida no cumprir os horrios existentes na sua folha de Livro de Ponto e com que legalidade ou impunidade que o mesmo apenas assinava o mesmo livro no ltimo dia do ms, rubricando criteriosamente todos os horrios como presena efectiva, o que lhe valia ter acesso a salrios e compensaes indevidas.

12

R EBORDOSA C OM V IDA

Petio e Abaixo-Assinado em Cristelo


O Rebordosa ComVida sabe que tm decorrido conversas entre diversas pessoas com vista a ser elaborado um Abaixo-Assinado para recolher assinaturas junto da populao de Cristelo, para solicitar a interveno do Ministrio Pblico e do Ministrio da Sade, para que sejam investigadas as prticas e procedimentos que ocorreram nas ltimas dcadas por diversos mdicos que exercem na Unidade de Sade de Cristelo.
Do documento a que tivemos acesso, destacamos: - O pedido de investigao sobre o tipo de prtica mdica corrente de determinados profissionais mdicos, que desde h muitos anos atendem em clnicas/consultrios privadas e posteriormente emitem os exames pelo SNS, o que totalmente proibido pela legislao. - Pedido para que os mdicos que engendraram o esquema de preenchimento de Agendas Mdicas Dirias com Consultas Fantasma, com o objectivo nico de impedirem o acesso dos utentes aos cuidados em sade (consulta mdica), um direito constitucionalmente consagrado, desde que devidamente comprovada a intencionalidade da sua actuao sejam condenados ao afastamento da Funo Pblica. - Pedido para que os mdicos beneficirios de ganhos indevidos sejam condenados a devolver os milhares de euros que cobraram aos utentes que foram obrigados a recorrer a clnicas/consultrios privadas. - Pedido para que seja investigada a forma de actuao de determinadas funcionrias administrativas e esclarecer se existiu cumplicidade no no agendamento premeditado de Consultas para determinados mdicos. - Pedida a garantia de que os subscritores do abaixo-assinado no ficaro dependentes de cuidados mdicos por parte de clnicos que so simultaneamente proprietrios de clnicas/consultrios e mdicos na Unidade de Sade, para que no sejam sujeitos a perseguio.

Domiclios a mortos
No passado dia 28 de Agosto, o Dr. Vasco Santos do Centro de Sade de Cristelo tentou a proeza de fazer consultas ao domiclio a dois mortos. Isso mesmo, no a um mas a dois mortos. Percebendo que tinha nesse dia uma Agenda Mdica com os buracos de uma rede de pesca ou talvez porque precisava de se ausentar, o mdico comunicou s funcionrias administrativas o nome de utentes a quem disse ir realizar domiclios, para justificar a sua ausncia. De referir que este tipo de comunicao do mdico Vasco Santos relativamente aos domiclios s passou a ser regra desde que foi informado que no pode confundir o Centro de Sade com a sua clnica/consultrio e tambm porque comeou a depor em inquritos e investigaes que decorrem na ARS Norte. De referir que Vasco Santos tambm passou a anunciar as suas ausncias sempre que as funcionrias administrativas de servio so as profissionais que foram de Rebordosa para Cristelo. Aquilo que aparentemente era mais uma justificao para se ausentar, veio a revelar-se um gato escondido com o rabo de fora, pois os utentes inventados por Vasco Santos j no faziam parte do reino dos vivos. Com que ento o Dr. Vasco Santos faz domiclios a mortos em visitas domicilirias ao cemitrio? Aleluia! O Rebordosa ComVida pergunta se ser que esta foi uma prtica corrente e por que que a direco do ACES no teve competncia ou interesse em descodificar? Como que ningum v que a improdutividade intencional de um mdico penaliza severamente toda a populao?

Paredes Logstica
Chegou ao Rebordosa ComVida a informao de que o concelho de Paredes est muito bem posicionado para vir a ser seleccionado para acolher a base logstica de um dos maiores operadores europeus do negcio da grande distribuio. Depois da deciso estratgica de alargar a implantao na Pennsula Ibrica ao Norte de Portugal, a localizao da base operacional ser feita para aproveitar a rotao com o mercado da Galiza. A proximidade de uma rede viria estrutural para a ligao entre o Norte e o Sul e ao mercado de Espanha (onde o grupo tem uma penetrao crescente), so vantagens que correspondem em pleno aos principais factores que vo ditar a escolha. O Rebordosa ComVida constatou que regularmente so realizadas auditorias de trfego com camies rgidos, camies semi-reboque e camio reboque (e at um Megacamio com 25,25 metros e 60 toneladas) em vrios concelhos, para recolha de elementos essenciais sobre a mobilidade, um factor com um grau de ponderao elevado na futura eleio da localizao.

Na prxima edio
Na edio de Dezembro do Rebordosa ComVida, a coisa promete. Vamos voltar aos assuntos de sade e aos casos que deixam evidente que as populaes de Rebordosa e Cristelo so um filo apetecvel para quem, atravs do controlo das Unidades de Sade locais, quer assegurar lucros de legalidade mais do que duvidosa.
Relativamente mdica Paula Pamplona vamos contar que: - Andamos a acompanhar a mdica Paula Pamplona nos dias em que ela faltou ao trabalho no Centro de Sade de Rebordosa, tendo apresentado Baixa Mdica emitida por colegas (da mesma unidade de sade), mas esteve a trabalhar para clnicas privada em Medicina do Trabalho em Viseu, Penafiel, Paredes e Porto. - O sentimento de impunidade era tal que a mdica chegou a atender como clientes na sua actividade em medicina privada, utentes a quem no tinha dado consulta no Centro de Sade de Rebordosa. - Os dias em que Paula Pamplona faltava ao servio (quando se encontrava a trabalhar na privada), mas por mistrio apareciam inseridos no sistema informtico prescries em nome de utentes. - As faltas da mdica, comunicadas por SMS (mensagem de telemvel) para o CS de Rebordosa ocorriam quando uma clnica privada solicitava que fosse ocupar o lugar de um outro mdico, mesmo quando j se dirigia para o Centro de Sade de Rebordosa. - Com o investimento numa mudana de visual e um rabisco no lugar da assinatura dos documentos de atendimento (fichas clnicas) e receiturio, a mdica Paula Pamplona pensou passar despercebida nos diferentes locais onde exercia medicina privada, mas azar dos azares foi reconhecida e deixou rasto. - As inmeras consultas marcadas para si prpria como Planeamento Familiar (para no pagar a Taxa Moderadora), mas que serviam apenas para os colegas emitirem CIT Baixa Mdica. - Por onde tem andado a mdica Paula Pamplona, que continua com uma assiduidade interessante na USF de Rebordosa. Do mdico Lus Campos abordaremos: - Os horrios que praticava e pratica no SNS. - A prtica de Clnica Privada em horrios coincidentes com o CS. - As prescries de ECDs Exames Complementares de Diagnstico - de objectividade questionvel e a sua duplicao. - Os exames passados pelo SNS a clientes da clnica, mas que nunca tiveram consulta na Unidade de Sade de Rebordosa. - As Consultas Fantasma. - As prescries de Cheque Dentista. - A histria de um cliente que se deslocou Clnica Campos, onde teve acesso a um P1 do SNS para exames realizados na mesma clnica Campos. O utente descobriu que dias depois de ter estado na clnica o mdico prescreveu e debitou ao SNS mais um conjunto de exames. Quais os objectivos e os lucros? - Depois de um jornalista se dirigir ao mdico Lus Campos e o questionar ao abrigo de qu e de quais os fundamentos tcnicos e ticos que estavam por detrs de um vastssimo conjunto de exames prescritos e suportados pelo SNS a uma utente que nunca esteve no Centro de Sade de Rebordosa, o proprietrio da clnica, onde tambm haviam sido realizados os exames, recorreu ao sistema informtico Alert do SNS e marcou uma consulta no Hospital Padre Amrico em Paredes/Penafiel para a cliente. Quanto a Raul Almeida trataremos em detalhe de: - As faltas constantes ao servio, com elevados prejuzos para os utentes. - As assinaturas do Livro de Presenas no ltimo dia de cada ms, dando mesmo como presena efectiva os dias e ou horrios parciais que no compareceu no Centro de Sade de Rebordosa. - Como passou a mdico na Clnica Campos depois de ficcionar uma zanga com a mdica Ana Oliveira, e acolher numa outra USF o mdico Lus Campos, que a mdica pedia que fosse afastado e investigado. - Os aditivos informticos e os deleites na internet em horas imprprias. - Como, quando e por que que o mdico Raul Almeida mudou de especialidade na Clnica Campos. - Como Dr. Raul Almeida se esqueceu que foi por caridade (como o prprio reconheceu) que foi convidado e mantido como membro na USF Na Rota da Sade, quando o seu incumprimento aconselhava a ser substitudo, tais eram as falhas. E at j existia substituto. - O desaparecimento de um stio na internet onde Raul Almeida fazia desfilar os amigos, que dizia que iam intervir para clarificar o processo de abertura da USF Na Rota da Sade, mas que, numa reviravolta de mestre, tero sido preciosos para fechar aquela USF legalmente constituda e fabricar os argumentos que potenciaram a mentira e a criao da USF S. Miguel Arcanjo para a mesma populao. - Uma entrevista de Raul Almeida ao Verdadeiro Olhar, na qual o mdico d o dito por no dito, alimenta a falta de memria em torno da ficcionada zanga. Ser uma verdadeira lavandaria de memrias. Esmiuaremos a interveno de Batista Pereira: - Vamos comentar uma entrevista do director Clnico do ACES ao jornal Verdadeiro Olhar, onde ficou evidente a falta transparncia na anlise deixando claras nas suas afirmaes a inteno de favorecer aqueles que foram Na clnica do Dr. Quintal escolhidos para criarem a USF S. Miguel Arcanjo, ao mesmo tempo que amesquinhou a mdica coorDiagnstico e Prognstico denadora, que se ops s pretenses pessoais do A senhora chega ao hospital e pergunta: dirigente e exigiu respeito pelas regras do SNS. -Doutor, sou a esposa do Jos Vasco, que sofreu um aciden- As relaes de amizade, pessoais e profissionais te, como que ele est? entre Batista Pereira e Jos Carlos Alvarenga (diri-Bem, da cintura para baixo ele no teve nem um arranho. gente da ERA ARS Norte), que veio a propor a extino - Excelente, que alegria. E da cintura para cima? da USF Na Rota da Sade que estava legalmente con-No sabemos, ainda no trouxeram essa parte. stituda e aprovada, dando lugar a uma outra (USF

S. Miguel Arcanjo), que foi anunciada como fomentada e patrocinada pelos dirigentes do ACES. Toda a cronologia dos factos. Perguntas e dvidas incmodas sobre Inquritos e inquiridores - Por que que o ACES Tmega II Vale do Sousa Sul escolheu para dirigir um inqurito a um mdico e a uma mdica de Rebordosa, o mesmo mdico que tinha feito um negcio com o colega envolvido na investigao, para desviar centenas de utentes do CS de Rebordosa, para proporcionar ao mdico inquiridor a existncia de populao no CS onde pretendia abrir uma USF? - Quem so, como foram escolhidos e o que omitiram os responsveis dos inquritos. - Os vcios de forma de inquritos em que foram ignoradas as informaes detalhadas de quem denunciou os ilcitos e das testemunhas ouvidas. - Como e por que que chegaram a concluses que deixam evidente a intencionalidade de fazer passar entre os pingos da chuva as prticas de infractores. - As omisses e desvios praticados nos inquritos com concluses intencionalmente desvirtuadas e que vieram a ser usadas cirurgicamente em tribunal. Estamos perante um crime ou um inadmissvel abuso do poder de dirigentes? Na sequncia de uma notcia publicada no Verdadeiro Olhar, a direco do ACES mandou realizar um inqurito. Coisa rara, mas que se sada, s que ficou logo evidente que o inqurito mais parecia encomendado pela Skip (que lava mais branco). Ento no que o inqurito foi conduzido pelo mesmo mdico que tinha participado no negcio de esvaziamento de centenas de utentes das listas de Rebordosa para serem inscritos em Gandra (para onde o mdico precisava de populao para inaugurar uma USF) e o mdico que seleccionou os utentes para serem ouvidos foi o mesmo mdico de Rebordosa que participou na sangria? Mas ainda vamos contar mais. Como em causa estava saber (o que ningum sabe em Rebordosa) se o mdico Lus Campos atende na privada como prioridade na sua prtica clnica, descobrimos que o mdico que criteriosamente escolheu os utentes que foram ouvidos trabalhava na clnica do mdico (Campos) que estava sob a alada do inqurito. Confuso? Na prxima edio vamos contar como que um rbitro vestido com a camisola do Benfica dirigiu um jogo F.C. Porto S. L. Benfica. As estrias e as histrias de Cumplicidades - Quem foi que anunciou e em que condies que denunciou que os autores e mentores da USF S. Miguel Arcanjo (criada para anular a USF Na Rota da Sade), foram os dirigentes do ACES, Dra. Ftima Gonalves e Dr. Batista Pereira e que contavam com o apoio de um quadro tcnico da ARS Norte com poder de deciso na matria. - Vamos saber quem foi que inventou a ideia infantil de que todos estavam zangados dentro da USF Na Rota da Sade. - Quem foi que deu a garantia de que se usassem o argumento da zanga, a mesma vingava e tinha cmplices dentro da ERA Equipa Regional de Apoio (da ARS Norte para a criao das USFs), para anular a USF Na Rota da Sade. - Como que um dirigente da ERA se esqueceu do dever de iseno e enviou documentos, comunicaes e informaes recebidas da USF Na Rota da Sade directamente para a USF S. Miguel Arcanjo. Uma USF que j estava legalizada(?) antes de existir - Como amizades profissionais, interesses e cumplicidades pessoais e polticas entre dirigentes ditaram o ataque USF Na Rota da Sade. - Datas, esquemas, manobras e interpretaes tendenciosas de quem tem o dever de ser isento. - Um jornal especializado publicou a notcia da existncia da USF S. Miguel Arcanjo antes de decorrerem todos os procedimentos permitidos para o recurso da USF Na Rota da Sade junto da ARS Norte. E ainda - Vamos contar o caso da simpatia e preocupao de um mdico, que envia aos utentes do SNS cartes-de-visita das clnicas privadas e laboratrios onde sugere que realizem exames. - Os nmeros de consultas efectivas na USF S. Miguel Arcanjo, de Rebordosa, e as centenas de utentes que no so atendidos e os horrios reais de cada mdico. - Onde que encontramos quarta-feira noite e quinta-feira de madrugada um mdico que sistematicamente faltava ao trabalho na manh de quinta-feira no Centro de Sade, mas assinava o Livro de Ponto como presena efectiva. - O cuidado selectivo de um mdico de utilizar um automvel sem Via Verde, nos dias em que faltava total ou parcialmente no horrio que assinava como presena no CS, recorrendo ao pagamento manual nas portagens de Campo e as viagens at unidade e as horas em que entrava e quantas horas estava efectivamente ao servio. - Qual a relao entre as baixas de longa durao, o pedido de exames complementares ao quilo desenquadrados do motivo da CIT Baixa Mdica e o facto de no existir qualquer medicao prescrita que se destine a minorar ou a curar a doena. - Quando as baixas mdicas so emitidas a trabalhadores de empresas que so clientes de clnicas de Medicina do Trabalho, que so propriedade ou onde trabalham os mdicos que as prescrevem. - A relao de baixas mdicas de longa durao forjadas, atestando incapacidade para o trabalho de quem tem uma actividade profissional para a qual a maleita no factor impeditivo para o trabalho, mas que um esquema suportado por uma ficcionada doena dispensam as empresas de realizar descontos sociais e de pagar ordenados. - Histrias de encantar de quem na populao nos falou de um tal programa Rebordosa Social, e como que algum que arranjou um emprego a um familiar, mas dias depois mandaram-no a uma consulta para lhe emitirem baixa mdica, para o novo patro s ter de lhe pagar 200 euros. E outros casos espelho, de quem arranja emprego a quem perdeu o direito ao RSI Rendimento Social de Insero e depois os manda entrar de baixa mdica. - Uma clnica/consultrio em Lordelo e as prescries no SNS. Na prxima edio do Rebordosa ComVida, sero estes e outros motivos que levaro muitos amigos a tomar a medicao certa.

Anda mungkin juga menyukai