Anda di halaman 1dari 5

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANCA DE PRODUTOS QUIMICOS - FISPQ

DATA: 30/11/2010

N FISPQ - 100

PRODUTO: A 100 DESENGORDURANTE / DESENGRAXANTE


1. IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Reg. Min. Agricultura: Fabricante do produto: Responsvel Tcnico: Nome da Empresa: Nome Fantasia: C.N.P.J.: Endereo: Telefone da Empresa: Fax: E-mail: Site: A 100 n. 21000.005294/2004-78 CNPJ: 68.399.591/0001-55 Edna Pezzo de Carvalho CRQ: 04216737-4 Reg. V.V.I. Meneses EPP (Distribuidor) Akron Sillex do Brazil 05.959.371/0001 19 Rua: Cunha Moreira, 71 (13) 3234-3224 (13) 3234-3224 akronsillex@akronsillex.com.br www.akronsillex.com.br

2. COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES Composio: cido sulfnico, glicol, metassilicato de sdio, corante vermelho, propileno glicol USP e gua. Substncia: Preparado - Frmula especial. Nome qumico comum: Desengraxante / Desengordurante. Natureza Qumica: Limpador Alcalino. Ingredientes que contribuam para o perigo: Metassilicato de Sdio = % Peso 1.0 2.0 CAS: 1310-73-2

3. IDENTIFICAO DE PERIGOS Perigos mais importantes: Produto Qumico Alcalino. Efeitos do produto: O contato prolongado sem EPIs ou luva de proteo pode causar irritao ou ressecagem da pele por remover a lubricidade e proteo natural, mas totalmente seguro e inofensivo. Perigos Especficos: Por ter uma formulao balanceada e de base sinttica e um alto poder de diluio no oferece risco a sade humana e ao meio ambiente, utilize de forma segura por pulverizao ou imerso.
A 100 Desengordurante / Desengraxante

04. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Inalao: Remover a pessoa para local arejado. Aplicar respirao artificial somente se a respirao cessar. Obtenha auxilio mdico. Contato com a pele: Lavar abundantemente a parte atingida com gua corrente e sabo durante pelo menos por 15 minutos. Contato com os olhos: Lavar com gua em abundncia por pelo menos 15 minutos. Persistindo a irritao, procurar imediatamente um mdico. Ingesto: No provocar vmitos. Encaminhar ao mdico. Aes a serem evitadas: Manter contato direto com o produto concentrado sobre a pele. Utilize sempre na diluio recomendada pelo seu representante e na ausncia ligue para a empresa que forneceu e exija uma orientao correta para sua necessidade.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Meios de extino apropriados: Produto qumico no inflamvel. Usar spray da gua para manter resfriados os locais de estocagem. Meios de extino no apropriados: Produto qumico no inflamvel. Proteo dos bombeiros: Produto no inflamvel. Utilizar equipamento de proteo individual respiratria autnoma, com presso positiva e vestimenta de proteo total.

6. MEDIDA DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precaues pessoais: Usar equipamentos de proteo individual. Remoo de fontes de ignio: Produto no inflamvel. Controle de poeira: No aplicvel por se tratar de um produto liquido. Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosa e olhos: Utilize equipamentos de proteo individual (EPI`S). Precaues ao meio ambiente: Estancar vazamento, evitar que o produto penetre em cursos de rios. Lavar resduos com gua em abundncia. Mtodo de Limpeza: O produto deve ser neutralizado lavando com gua em abundncia ou absorvido com mantas absorvedoras.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio: Medidas tcnicas: Recomendamos a utilizao de equipamentos de segurana normais para uso de produtos qumicos, como no oferece gases ou evaporao rpida no h necessidade de equipamentos especiais, apenas culos e luvas para contato em
A 100 Desengordurante / Desengraxante

uso prolongado ou por imerso. Para pulverizao use um avental para no molhar suas roupas com produto e o resultante da limpeza, assim evita o contato de forma mais segura e total. Preveno do incndio e exploso: Utilizar equipamento de segurana, mesmo sendo produto qumico no inflamvel. Precaues para manuseio seguro: Utilizar equipamento de segurana tais como luvas e culos anti-respingo para manuseio do produto. Armazenamento: Medidas tcnicas apropriadas: No armazenamento de produtos qumicos as embalagens devem manter a devida identificao do rtulo, de modo que o usurio identifique o risco que o produto propicie. Condies de armazenamento: Adequadas: Manter fora do alcance de crianas e animais. A Evitar: No armazenar prximo a produtos cidos. No armazenar prximo de alimentos. Produtos e materiais incompatveis: cidos Fortes. Materiais seguros para embalagens: Produto segue em embalagem apropriada (Plstica). Recomendadas: A que segue com o produto. Originria da fabrica. Inadequadas: No utilize outra embalagem que no a original.

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL Medidas de controle de engenharia: Equipamento de Proteo: Proteo respiratria: No necessrio em ambientes ventilados. Proteo das mos: EPI`S Luvas de proteo ltex vinlico. Proteo dos olhos: culos de proteo de ampla viso contra respingos. Proteo da pele e do corpo: Botas de borracha, avental impermevel. Medidas de Higiene: No consumir alimentos durante o manuseio do produto. Lavar as mos aps o manuseio do mesmo.

9. PROPRIEDADES FSICO - QUMICAS - Estado fsico: - Cor: - Odor: - pH: Lquido Vermelho / Rosa Caracterstico 12 - 13

Temperatura especifica ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudanas de estado fsico: Ponto de ebulio: 100 C Ponto de fulgor: Produto qumico no inflamvel
A 100 Desengordurante / Desengraxante

Densidade: Solubilidade em gua:

1.050 Totalmente solvel

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Condio especifica: Estabilidade: Estvel, nas condies normais de uso e estocagem. Reaes perigosas: Este produto no deve ser usado em combinao com produtos cidos. Pode causar nevoas asfixiantes. Materiais ou substncias incompatveis: Agentes oxidantes energticos. cidos fortes. Produtos perigosos de decomposio: No especificado.

11. INFORMAES TOXICOLGICAS Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio: Toxidade aguda: No especificado. Efeitos Locais: No especificado. Sensibilizao: produto qumico alcalino podendo provocar irritaes pele, aos olhos e vias respiratrias, utilizem equipamentos de proteo individual.

12. INFORMAES ECOLGICAS Efeitos ambientais comportamento e impactos do produto: O produto altera o pH da gua derramado em grandes propores.

13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO Mtodo de tratamento de disposio: Produto: No descartar este produto em esgotos, rios, lagos e mananciais. Coprocessamento, decomposio trmica ou aterro industrial, de acordo com a legislao vigente no local. Resto de produto: Resduos que no mais sero utilizados devem ser descartados de acordo com a legislao municipal, estadual e federal vigentes e rgos ambientais. Embalagens usadas: Encaminhadas para incinerao e no deve ser reutilizado, encaminhar apenas para empresas especializadas e autorizadas na reutilizao.

14. INFORMAES SOBRE TRANSPORTE Regulamentaes nacionais e internacionais terrestres:

A 100 Desengordurante / Desengraxante

Os veculos de transportes de produtos perigosos devem estar em conformidade com a legislao de transporte de produtos perigosos vigentes. Produto com classificao de produtos: a base de gua (soluo alcalina). Contm substncias biodegradveis. Numero da ONU: Classe de risco: Numero de risco: 1719 8 80

15. REGULAMENTAES Regulamentaes e informaes sobre riscos e segurana conforme escritas no rtulo. 16. OUTRAS INFORMAES As informaes e recomendaes constantes desta publicao foram pesquisadas e compiladas de fontes idneas e capacitadas para emiti-las, sendo os limites de sua aplicao os mesmos das respectivas fontes. Os dados desta ficha de informaes referem-se a um produto especifico e podem no ser vlidos onde este produto estiver sendo usado em combinao com outros produtos. Esclarecemos que os dados por ela coletados so transferidos sem alterar seu contedo ou significado. Consulte o rtulo quanto s instrues de uso. Trata-se de uma formulao balanceada para limpeza geral de superfcies com leo mineral, vegetal e derivados de petrleo em geral, superfcies encardidas pelo acmulo de oleosidade, no oferecendo nenhum risco humano ou para superfcies pintadas, e reas de pouca ventilao, como tambm a sade, removendo com eficcia toda sujeira na superfcie utilizada. H casos que sequer necessita de enxge, por se tratar de um produto auto limpante (limpeza a seco). Ideal para recuperao de pisos de indstria com sujidade excessiva, evitando uma nova pintura, solicite a orientao de um representante da sua regio.

A 100 Desengordurante / Desengraxante

Anda mungkin juga menyukai