Anda di halaman 1dari 11

15

MORFOMETRIA DA MICROBACIA DO CRREGO GUA LIMPA*

Valdemir Antonio RODRIGUES** Wolmar Apparecida CARVALHO***

RESUMO O presente trabalho teve como objetivo fazer uma anlise morfomtrica da microbacia, atravs da caracterizao dos parmetros dimensionais, da anlise das caractersticas do relevo, da quantificao da composio e do padro da rede de drenagem do crrego gua Limpa, situado entre os municpios de Neves Paulista e Monte Aprazvel, SP, Brasil. Foi utilizado mapa topogrfico do IBGE, escala 1:50.000, folha SF-22-X-A-VI-4, 1974. A rea e o permetro da microbacia foram medidas atravs do SIG ILWIS for Windows, verso22.2. Os resultados apontaram que a microbacia de 4a ordem de ramificao, possui uma rea de 64,17 km e um permetro de 39,7 km. O relevo apresenta uma altitude mdia de 500 m e 5,4% de declividade mdia, classificado como suave ondulado. A densidade de drenagem de 1,10 km de rio por km2 de rea, considerada baixa, significando que o solo permevel, o que proporciona uma alta relao infiltrao/deflvio. O fator de forma de 0,31, considerado baixo e de forma alongada. Os baixos resultados encontrados de fator de forma, de declividade mdia e de densidade de drenagem permitem concluir que o solo da microbacia permevel, com alta relao infiltrao/deflvio e de baixa susceptibilidade a eroso. Palavras-chave: microbacia hidrogrfica; morfometria; parmetros dimensionais.

ABSTRACT This work ained to make a morphometric analysis of the gua Limpa watershed, through dimensional parameters characterization, analysis of the relief`s features, and the rivers draining patern. The gua Limpa watershed is located between Neves Paulista and Monte Aprazvel counties, So Paulo State, Brazil. Topographical maps from Geography and Statistics Brazilian Institute - IBGE, scale 1:50,000, sheet SF-22-X-A-VI-4, 1974, were used. The micro watershed area and perimeter were measured using SIG ILWIS for Windows (v.2.2). The watershed is a fourth order one, with an area of 64,17 km and a perimeter of 39,7 km. The average altitude is 500 m and the average declivity is 5,4%. The draining density is 1,10 km of river by km2 of area, considered low, which means that the ground is permeable, resulting in a high relationship infiltration/runoff from the rain. The form factor is 0,31, which is considered low and prolonged shaped. The low form factor, average declivity and draining density, lead to conclude that the watershed soil is permeable, with a high relationship infiltration/runoff and low erosion susceptibility. Key words: micro watershed; morphometry; dimensional parameters. 1 INTRODUO Segundo Lima (1999), a conservao de uma microbacia deve-se perpetuao de seu funcionamento hidrolgico (vazo, quantidade e qualidade da gua), de seu potencial produtivo ao longo do tempo (biogeoqumica) e da biodiversidade ao longo da paisagem (mata ciliar, zonas riprias, reservas de vegetao natural, entre outros). O estudo da composio da rede de drenagem assume importncia medida que bacias com os mesmos nmeros e comprimentos de rios podem ter padres de drenagem com densidades muito diferentes (Horton, 1945).
___________

(*) Aceito para publicao em novembro de 2008. (**) Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Cincias Agronmicas, Departamento de Recursos Naturais, Caixa Postal: 237, 18603-970, Botucatu, SP, Brasil. E-mail: valdemirrodrigues@fca.unesp.br (***) Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Cincias e Tecnologia, Departamento de Geografia, Presidente Prudente, SP, Brasil. E-mail: tosin@laser.com.br

IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Morfometria da microbacia do crrego gua Limpa.

As cabeceiras das microbacias, onde se concentra a maior quantidade de nascentes, devem ser preservadas, visando sua utilizao com racionalidade como um princpio maior da sustentabilidade ambiental (Rodrigues & Carvalho, 2004). As caractersticas morfolgicas de uma microbacia hidrogrfica so reflexos de fatores internos (formao geolgica e tipos de solos) e externos (clima, vegetao e manejo), sendo que a morfometria de uma microbacia hidrogrfica e a caracterizao da zona ripria so importantes ferramentas para um diagnstico sobre a suscetibilidade degradao ambiental, cujos resultados norteiam o planejamento, o manejo e a implementao de medidas mitigadoras para a conservao dos recursos naturais (Rodrigues, 2004). O presente trabalho teve como objetivo fazer uma anlise morfomtrica da microbacia, atravs da caracterizao dos seus parmetros dimensionais, da anlise das caractersticas do relevo, da quantificao da composio e caracterizao do padro da rede de drenagem, para orientar ou subsidiar o seu manejo, visto que a microbacia do crrego gua Limpa a base de produo e fornecimento de gua para o abastecimento pblico dos municpios de Neves Paulista e Monte Aprazvel, ambos localizados no Estado de So Paulo Brasil. 2 MATERIAL E MTODOS 2.1 rea de Estudo A microbacia do Crrego gua Limpa, com uma rea de 6.417 hectares e altitude mdia de 500 m, est circunscrita entre as seguintes coordenadas geogrficas: 20 45 15 a 20 51 48 de Latitude Sul e 49 37 48 a 49 45 21 de Longitude Oeste de Grw. (FIGURA 1).

FIGURA 1 Rede de drenagem da microbacia hidrogrfica do Crrego gua Limpa. A microbacia do crrego gua Limpa, no oeste do Estado, encontra-se localizada no Planalto Ocidental Paulista (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo - IPT, 1981b) e est assentada sobre o Grupo Bauru Formao Adamantina do Cretceo Superior. A Formao Adamantina constituda de depsitos fluviais com predominncia de arenitos finos e muito finos, podendo apresentar cimentao e ndulos carbonticos, com lentes de siltitos arenosos e argilosos, ocorrendo em bancos macios. Como estruturas sedimentares, apresenta estratificao plano-paralela e cruzada de pequeno e grande porte (IPT, 1981a).
IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Morfometria da microbacia do crrego gua Limpa.

O clima, segundo a classificao climtica de Koeppen, do tipo Aw, tropical com estao chuvosa no vero e seca no inverno, onde a temperatura do ms mais quente superior a 22 oC e a do ms mais frio superior a 18 oC. reas outrora ocupadas por densas florestas tropicais no oeste do estado de So Paulo sofreram um processo de devastao devido ao uso agrcola e pastoril, principalmente a partir da segunda dcada do sculo passado (Sarquis, 1996); atualmente, remanescentes da vegetao natural ocorrem em pequenos fragmentos e macios isolados. A ocupao atual da bacia da gua Limpa composta basicamente com pastagens, culturas de cana, seringueira, caf e milho. Para a delimitao do divisor de guas, obteno da rede de drenagem e anlise do relevo da microbacia hidrogrfica, foi utilizada folha SF-22-X-A-VI-4, da Carta do Brasil, referentes a rea de estudo, provenientes de restituio aerofotogramtrica na escala 1:50.000 com curvas de nvel de 20 em 20 metros, editadas em 1974, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE. 2.2 Parmetros Dimensionais da Microbacia Os parmetros dimensionais da microbacia: maior comprimento (C) correspondente a, aproximadamente, a direo do vale principal, entre a foz e o ponto extremo sobre a linha do divisor de guas; a maior largura (L) que corta transversalmente o vale principal; o comprimento do rio principal (Cp) correspondendo representao horizontal das sinuosidades do rio principal, desde a foz at a nascente (Horton, 1945); o comprimento total da rede (Cr) que acompanha as sinuosidades do rio principal e dos tributrios foram medidos com curvmetro. O permetro (P) correspondente ao comprimento da linha do divisor de guas que circunda a microbacia e a rea (A) circunscrita pela linha do divisor de guas que delimita a microbacia, foram medidos atravs do programa de sistema de informaes geogrficas ILWIS for Windows, verso 2.2. 2.3 Composio da Rede de Drenagem A composio da rede de drenagem refere-se ao nmero e comprimento de rios nas diferentes ordens de ramificao de uma bacia (Horton, 1945). A ordem da microbacia foi obtida segundo o sistema de Strahler (1957), que modificou o sistema de classificao de rios de Horton (1945), introduzindo o conceito de segmento de rio. A juno de dois tributrios de primeira ordem (w1) origina um segmento de segunda ordem (w2) e a unio de dois segmentos de segunda ordem, gera um segmento de terceira ordem (w3), e assim sucessivamente. O nmero de segmentos de rios (Nw) foi contado em cada ordem de ramificao (w) e o nmero total de segmentos de rios (Nt) da microbacia. Para esses dados foi aplicada a equao de regresso (1), ajustada por Maxwell (1955) log Nw = a1 b1w. Razo de Bifurcao A razo de ramificao ou de bifurcao (Rb) corresponde mdia aritmtica da relao entre o nmero de segmentos de rios de uma dada ordem e o da ordem imediatamente mais elevada; foi calculada segundo Horton (1945) atravs da equao (2).
Rb =

equao (1)

[(Nw1/Nw2) + (Nw2/Nw3) + (Nw3/Nw4)]


3

equao (2)

Onde: Rb: razo de bifurcao, e Nw: nmero de segmentos de rios contados em cada ordem de ramificao.
IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Morfometria da microbacia do crrego gua Limpa.

O valor mdio da razo de ramificao foi calculado atravs do antilog de b da equao (1). Os dados dos segmentos de rios da microbacia em cada ordem e o comprimento total de segmentos de rios, designados respectivamente por Lw e Lt, foram aplicados equao de regresso (3), ajustada por Frana (1968). log Lw = a2 b2w equao (3)

Razo de Comprimento Total de Segmentos de Rios


A razo de comprimento total (Rlw) corresponde mdia aritmtica da relao entre as somas dos comprimentos de segmentos de rios de uma dada ordem e o da ordem imediatamente superior; foi calculada segundo Strahler (1957), pela equao (4). Rlw =

[(Lw1/Lw2) + (Lw2/Lw3) + (Lw3/Lw4)]


3

equao (4)

Onde: Rlw: razo de comprimento total de segmentos de rios, e Lw: comprimento total de segmentos de rios em cada ordem de ramificao. O valor mdio da razo de comprimento total de segmentos de rios foi calculado atravs do antilog de b da equao de regresso (3).

Comprimento Mdio de Segmentos de Rios


O comprimento mdio de segmentos de rios (Lmw) foi obtido dividindo-se a soma dos comprimentos de rios de cada ordem (Lw), pelo nmero de segmentos de rios da referida ordem (Nw). Portanto, Lmw = Lw/Nw. Para esses dados foi aplicada a equao de regresso (5), ajustada por Vasques Filho (1972). log Lmw = a3 + b3w equao (5).

A razo de comprimento mdio (Rl) corresponde mdia aritmtica da relao entre o comprimento mdio de segmentos de rios de uma dada ordem e o da ordem imediatamente inferior. Foi calculada segundo Horton (1945), pela equao (6).

RI =

[(Lmw4/Lmw3) + (Lmw3/Lmw2) + (Lmw2/Lmw1)]


3

equao (6)

Onde: RI: razo de comprimento mdio de segmentos de rios, e Lmw: comprimento mdio de segmentos de rios em cada ordem de ramificao. O valor mdio da razo de comprimento mdio foi calculado atravs do antilog de b da equao (5).

2.4 Padro da Rede de Drenagem


O padro da rede de drenagem da microbacia foi analisado segundo suas caractersticas quantitativas de freqncia de rios, densidade de drenagem e razo de textura.
IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Morfometria da microbacia do crrego gua Limpa.

Freqncia de Rios
A freqncia de rios (Fr), corresponde relao entre o nmero de canais de primeira ordem (Nw1) e a rea total da microbacia (A) e foi calculada segundo Horton (1945) pela equao (7). Fr = Nw1 A equao (7)

Onde: Fr = freqncia de rios em no de rios/km2; Nw1 = nmero de canais de primeira ordem, e A = rea da microbacia, km2.

Densidade de drenagem
A densidade de drenagem (Dd), que corresponde relao entre o comprimento total de rios da bacia (Cr) e a rea total da microbacia (A), foi calculada segundo Horton (1945), pela equao (8). Segundo Frana (1968), a Dd pode ser baixa (< 1,5); mdia (1,5 a 2,5); e, alta (> 2,5). Dd = Cr A equao (8)

Onde: Dd = densidade de drenagem em km de rios/km2; Cr = comprimento total de rios, km, e A = rea da microbacia, km2.

Razo de textura
A razo de textura (T), segundo Smith (1950) e modificada por Frana (1968), corresponde relao entre o nmero de canais de primeira ordem (Nw1) e seu permetro (P). Esses autores classificam as classes de textura topogrfica em: grosseira (T < 2,5); mdia (T entre 2,5 a 6,2); e fina (T > 6,2). A razo de textura e obtida atravs da equao (9). T= Nw1 P equao (9)

Onde: T = razo de textura em no de rios/km; Nw1 = nmero de canais de primeira ordem, e P = permetro da microbacia, km2.

2.5 Anlise do Relevo


O relevo da microbacia foi estudado analiticamente atravs dos parmetros: declividade mdia; altitude mdia; amplitude altimtrica; razo de relevo; fator de forma; e coeficiente de rugosidade.

Declividade mdia
A declividade mdia da microbacia foi calculada de acordo com Wisler & Brater apud Lima (1986), atravs da equao (10).
IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Morfometria da microbacia do crrego gua Limpa.

D% =

(Cn.h)
A

100

equao (10)

Onde: D% = declividade mdia, %; Cn = somatrio do comprimento das curvas de nvel, km; h = eqidistncia entre as cotas, km, e A = rea da microbacia, km2.

Altitude mdia da microbacia


A altitude mdia da microbacia (Hm) foi obtida atravs da mdia aritmtica entre os valores de maior altitude (AM) observada na cabeceira e a menor altitude (Am) na foz ou desembocadura em metros, atravs da equao (11).

Hm =

( AM + Am )
2

equao (11)

Onde: Hm = altitude mdia, m; AM = maior altitude, m, e Am = menor altitude, m.

Amplitude altimtrica
A amplitude altimtrica (H) a diferena entre a maior e a menor altitude da microbacia e expressa em metros, conforme a equao (12).
H = AM Am

equao (12)

Onde: H = amplitude altimtrica, m; AM = maior altitude, m, e Am = menor altitude, m.

Razo de relevo da microbacia


A razo de relevo (Rr) conforme proposio de Schumm (1956) a relao entre a amplitude altimtrica da microbacia (H) e o seu maior comprimento (C). O maior comprimento da microbacia (C) corresponde aproximadamente direo do vale principal, entre a foz e o ponto extremo sobre a linha do divisor de guas. A razo de relevo, segundo Strahler (1957), indica a declividade geral ou declive total da superfcie da microbacia, e obtida atravs da equao (13).

Rr =

H
C

equao (13)

Onde: Rr = razo de relevo H = amplitude altimtrica, m, e C = maior comprimento da microbacia, m.


IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Morfometria da microbacia do crrego gua Limpa.

Fator de forma da microbacia


O fator de forma da microbacia (Ff) foi obtido segundo Horton (1945), atravs da equao (14).

Ff =

A C2

equao (14)

Onde: Ff = fator de forma; A = rea da microbacia, km2, e C = comprimento, km.

Coeficiente de rugosidade
O coeficiente de rugosidade (Rn) foi calculado utilizando a densidade de drenagem e a declividade mdia, de acordo com Rocha (1991), atravs da equao (15).
Rn = Dd . %

equao (15)

Onde: Rn = coeficiente de rugosidade; Dd = densidade de drenagem, km/km2, e D = declividade mdia, %. A anlise estatstica dos resultados constou de ajuste de equaes de regresso monologartmica (log Y = a + bX) para os valores referentes composio da rede de drenagem, assumindo Y os valores de nmero (Nw), comprimento total (Lw) e comprimento mdio (Lmw) de segmentos de rios e X as ordens de ramificao (w).

3 RESULTADOS E DISCUSSO
A rea da microbacia do crrego gua Limpa de 64,17 km2 e o permetro (P), 39,7 km (TABELA 1).

TABELA 1 Parmetros dimensionais da microbacia do Crrego gua Limpa, Neves Paulista, SP. rea A km2 64,17 Permetro P km 39,7 Maior Comprimento C km 14,4 Maior largura L km 5,05 Comprimento de Rios Principal Rede Cp Cr km Km 16,0 70,47

O nmero (Nw), comprimento total (Lw) e comprimento mdio de segmentos de rios (Lmw) em cada ordem de ramificao, o nmero total (Nt), o comprimento total (Lt) e o comprimento mdio total (Lmt) obtidos para a microbacia esto contidos na TABELA 2.
IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Morfometria da microbacia do crrego gua Limpa.

TABELA 2 Composio da rede de drenagem da microbacia do Crrego gua Limpa, municpio Neves Paulista, SP. Nw: nmero de segmentos de rios; Lw: comprimento total de segmentos de rios; Lmw: comprimento mdio de segmentos de rios em cada ordem de ramificao; Rb: razo de bifurcao ou ramificao; Rlw: razo de comprimento total; Rl: razo de comprimento mdio da microbacia. Ordem 1a 2a 3a 4a Total Mdia Nw 49 13 5 1 68 Rb 3,77 2,60 5,00 3,79 Ordem 1a 2a 3a 4a Total Mdia Lw (km) 37,13 15,36 8,02 9,96 70,47 Rlw 2,42 1,92 0,81 1,72 Ordem 1a 2a 3a 4a Total Mdia Lmw (km) 0,76 1,18 1,60 9,96 13,50 Rl 1,55 1,35 6,22 3,04

Comparativamente quanto menor a razo de ramificao, a razo de comprimento total e a razo de comprimento mdio de bacias hidrogrficas de mesma ordem de ramificao, menor o nmero, o comprimento total e mdio de rios, e assim, menor ser a tendncia do escoamento superficial das guas pluviais e, conseqentemente, maior a capacidade de infiltrao no solo, resultando em alta relao entre a infiltrao e o deflvio (Rodrigues, 2004). As equaes obtidas relacionando os logartmos dos nmeros, comprimentos totais e comprimentos mdios de segmentos de rios com as ordens de ramificao, para a microbacia do crrego gua Limpa, esto contidas no TABELA 3. TABELA 3 Equaes ajustadas para nmero, comprimento total e mdio de segmentos de rios na microbacia do Crrego gua Limpa, municpio de Neves Paulista, SP. Nw: Nmero de segmentos de rios, Lw: comprimento total de segmentos de rios; Lmw comprimento mdio de segmentos de rios; r: coeficiente de correlao, R2: coeficiente de determinao; tb: resultado do teste t para o coeficiente b; resultado do teste F para regresso: **: significativo a 1% ; ns: no significativo. Equao Log Nw = 2,2472 - 0,5485.w Log Lw = 1,6638 - 0,1996.w Log Lmw = -0,5824 - 0,3485.w r - 0,9955 - 0,8754 0,9157 R2 0,9910 0,7664 0,8385 tb ** ns ns F ** ns ns Antilog b Rb 3,54 Rlw 1,58 Rl 2,23

O resultado do teste t e teste F foram significativos a 1% de probabilidade para o nmero de segmentos de rios (Nw) com suas respectivas ordens, j os resultados dos testes t e F foram no significativos (ns) para o comprimento total (Lw) e mdio (Lmw) de segmentos de rios com as ordens de ramificao. A equao referente ao nmero de segmentos de rios e as ordens de ramificao forneceram valores do teste t para b e do teste F para a regresso significativos a 1% de probabilidade, com altos valores de coeficientes de correlao (r) e de determinao (R2), mostrando alta correlao e pouca disperso dos dados. Essa significncia estatstica mostra a existncia de uma relao inversamente proporcional entre o nmero de segmentos de rios com as ordens de ramificao, concordando com Horton (1945). A significncia estatstica encontrada demonstra a dependncia do nmero de segmentos de rios em funo das
IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Morfometria da microbacia do crrego gua Limpa.

ordens de ramificao, indicando que a rede de drenagem da microbacia do crrego gua Limpa segue a Lei Hidrofsica dos nmeros de rios de Horton (1945), que expressa a relao entre o nmero de rios de cada ordem e a ordem de ramificao, em termos de uma srie geomtrica inversa, da qual a razo de ramificao a base. Vrios autores, dentre eles: Frana (1968), Vasques Filho (1972), Carvalho (1977, 1981) e Azevedo (1999) verificaram que, quando a rede de drenagem segue a Lei Hidrofsica formulado por Horton (1945) para nmero de segmentos de rios, no est ocorrendo desequilbrio no meio ambiente em termos de eroso acelerada e o desenvolvimento da rede de drenagem se faz em equilbrio, dos solos com o ambiente. As equaes relacionando os logaritmos dos comprimentos totais e mdios de segmentos de rios com as ordens de ramificao, para a microbacia hidrogrfica (TABELA 3) forneceram valores do teste t para b e do teste F para a regresso no significativos, indicando que no existe, estatisticamente, dependncia do comprimento total e mdio de segmentos de rios com as ordens de ramificao, o que sugere imposio estrutural do material geolgico subjacente rede de drenagem, concordando com Frana (1968) e Carvalho (1977). A razo de ramificao (Rb) e a razo de comprimento total (Rlw), permitem saber quantas vezes diminuem o nmero de segmentos e o comprimento total dos segmentos de rios ao passar de uma ordem de ramificao para outra mais elevada; enquanto a razo de comprimento mdio (Rl), por sua vez, indica quanto aumenta o comprimento mdio ao passar de uma ordem de ramificao para outra mais elevada. Os valores da TABELA 4 so considerados baixos, refletem as caractersticas e propriedade dos solos, cujo material de origem so produtos de alterao de arenitos e o relevo de ocorrncia suave ondulado, concordando com a textura topogrfica grosseira (relevo pouco entalhado). Esses fatores, quando aliados cobertura vegetal, certamente, favorecem uma maior infiltrao das guas fluviais no solo e um menor escoamento superficial ou deflvio, caracterizando para a microbacia do crrego gua Limpa uma alta relao infiltrao deflvio (Rodrigues, 2004). TABELA 4 ndices do padro de drenagem e classe de textura topogrfica da microbacia do Crrego gua Limpa, Neves Paulista, SP. Frequncia de Rios (Fr)* 0,76 Densidade de Drenagem (Dd)** 1,10 Razo de Textura (T)*** 1,23 Classe de Textura Topogrfica Grosseira

(*) nmero de rios /km2; (**) km de rios /km2; (***) nmero de rios / km.

As caractersticas do relevo da microbacia esto apresentados na TABELA 5, onde se pode verificar que a maior e a menor altitude da microbacia de 560 m e 440 m respectivamente, com uma altitude mdia de 500 m e amplitude altimtrica de 120 m, que considerada baixa. Essa amplitude relacionada com o maior comprimento da bacia, que corresponde direo do vale principal, de 14.400 m (TABELA 1), resulta numa razo de relevo de 0,0083 (TABELA 5). Segundo Strahler (1957), a razo de relevo indica o declive total da superfcie da bacia. Assim, multiplicando por 100 a razo de relevo obtido 0,83%, ou seja, de cada 100 m o relevo cai 83 cm, indicando que a rea drenada pelo crrego gua Limpa pouca declivosa. De acordo com Kirchner et al. (2006) superfcies planas podem ter pouca ou nenhuma enxurrada e, conseqentemente, pouco transporte de solo, diminuindo os problemas da eroso. TABELA 5 Caractersticas do relevo da microbacia do Crrego gua Limpa, Neves Paulista, SP. Maior Altitude MA (m) 560 Menor Altitude mA (m) 440 Altitude Mdia Hm (m) 500 Amplitude Altimtrica H (m) 120 Razo de Declividade Relevo Mdia Rr D % 0,0083 5,4 Fator de Forma Ff 0,31 Coeficiente Rugosidade Rn 5,93

IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Morfometria da microbacia do crrego gua Limpa.

A declividade mdia da microbacia foi calculada em 5,4%, considerada baixa. Essa varivel tem uma relao importante com os parmetros hidrolgicos, tais como: a maior infiltrao da gua, a maior umidade do solo, a regulao do tempo do escoamento superficial e a baixa concentrao da gua das chuvas no canal principal. Portanto, resulta em menores chances de eroso. A anlise do fator de forma, de 0,31, considerado baixo, indica que a microbacia, fisiograficamente, apresenta menores chances de inundaes, assoreamentos de canais e degradao ambiental, concordando com Horton (1945). O coeficiente de rugosidade, de 5,93, considerado baixo. Corresponde ao produto da densidade de drenagem pela declividade mdia, e quanto menor, melhor a conservao da microbacia, concordando com Rocha (1991).

4 CONCLUSES
Os baixos resultados das variveis morfomtricas como o fator de forma, declividade mdia e densidade de drenagem, permitem concluir que o solo da microbacia permevel, com alta relao infiltrao deflvio da gua das precipitaes e baixa susceptibilidade a eroso. As caractersticas morfolgicas da microbacia atravs dos parmetros dimensionais apresentam baixos ndices do padro e composio da rede de drenagem e um relevo classificado como suave ondulado, com menor tendncia do escoamento superficial das guas pluviais. O ajuste da equao para a composio e padro indica que a rede de drenagem do crrego gua Limpa obedece Lei Hidrofsica de Horton e que seu desenvolvimento se faz em equilbrio com os solos do ambiente.

REFERNCIAS BILIOGRFICAS
AZEVEDO, R. B. de. Interpretao fotogrfica da rede de drenagem e do relevo para a discriminao e a avaliao da eroso de solos em trs minucpios do Oeste do Estado de so Paulo. 1999. 99 f. Dissertao (Mestrado em Agronomia/Energia na Agricultura) Faculdade de Cincias Agronmicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu. CARVALHO, W. A. Fotointerpretao de bacias hidrogrficas e amostras circulares de redes de drenagem de solos com horizonte B textural. 1977. 126 f. Tese (Doutorado em Agronomia/Solos e Nutrio de Plantas) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo Piracicaba. CARVALHO, W. A. Relaes entre relevo e solos da bacia do Rio Capivara-Municpio de Botucatu SP. 1981. 181 f. Tese (Livre Docncia) Faculdade de Cincias Agronmicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu. FRANA, G. V. de. Interpretao fotogrfica de bacias e redes de drenagem aplicada a solos da regio de Piracicaba. 1968. 151 f. Tese (Doutorado em Agronomia/Solos e Nutrio de Plantas) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo, Piracicaba. HORTON, R. E. Erosional development of streams and their drainage basins: hidrophysical appoach to quantitative morphology. Bull. Geol. Soc. Am., Colorado, v. 56, n. 3, p. 275-370, 1945. INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS DO ESTADO DE SO PAULO - IPT. Mapa geolgico do Estado de So Paulo. So Paulo: IPT, 1981a. v. 1, 126 p. Escala 1:500.000.

IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Morfometria da microbacia do crrego gua Limpa.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS DO ESTADO DE SO PAULO - IPT. Mapa geomorfolgico do Estado de so Paulo. So Paulo: IPT, 1981b. v. 1, 94 p. Escala 1:1000.000. KIRCHNER, H. S.; FENNER, P. T.; HILDEBRAND, E.; ANTONANGELO, A. ndices topogrficos do potencial de eroso em estradas florestais. In: ______. Manejo de microbacias hidrogrficas: experincias nacionais e internacionais. Botucatu: FEPAF, 2006. p. 188 199. LIMA, W. P. Princpios de hidrologia florestal para o manejo de bacias hidrogrficas. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo, 1986, 241 p. LIMA, W. P. A microbacia e o desenvolvimento sustentvel. Ao Ambiental, v. 1, n. 3, p. 20-22, 1999. MAXWELL, J. C. The bifurcation ratio in Hortons law of stream number. Trans. Am. Geophys. Union, Washington, v. 36, p. 520, 1955. ROCHA, J. S. M. da. Manual de manejo integrado de bacias hidrogrficas. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1991. 181 p. RODRIGUES, V. A. Morfometria e mata ciliar da microbacia hidrogrfica. In: RODRIGUES, V. A.; STARZYNSKI, R. (Coord.) WORKSHOP EM MANEJO DE BACIAS HIDROGRFICAS, 8, 2004, Cunha. Anais... Botucatu: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Cincias Agronmicas, 2004. p. 7-18. RODRIGUES, V. A.; CARVALHO, W. A. Anlise morfomtrica da microbacia hidrogrfica. In: RODRIGUES, V. A.; STARZYNSKI, R. (Coord.). WORKSHOP EM MANEJO DE BACIAS HIDROGRFICAS, 8, 2004, Cunha. Anais... Botucatu: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Cincias Agronmicas, 2004. p. 144-163. SARQUIS, S. Modificaes antrpicas do solo: influncia na dinmica econmica e populacional do Municpio de Martinpolis. 1996. 123f. Dissertao (Mestrado em Geografia/ Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental) Faculdade de Cincias e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente. SMITH, K. G. Standards for grading texture of erosional topography. Am. J. Sci., New Haven, v. 248, p. 655-658, 1950. STRAHLER, A. N. Quantitative analysis of watershed geomorphology. Trans. Am. Geophys. Union, New Haven, v. 38, p. 913-920, 1957. VASQUES FILHO, J. Critrios morfomtricos aplicados fotointerpretao de redes de drenagem em trs unidades de solos no Municpio de Piracicaba. 1972. 113 f. Tese (Doutorado em Agronomia/Solos e Nutrio de Plantas) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo, Piracicaba.

IF Sr. Reg., So Paulo, n. 39, p. 15-24, maio 2009.

Anda mungkin juga menyukai