Anda di halaman 1dari 20

A famlia um projeto de Deus Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Ter uma famlia feliz o alvo de todo cristo. Trabalhar para a edificao da famlia a obrigao de cada pessoa que a compe.

A famlia um grande projeto de Deus para a humanidade. Se for de Deus, ento divino. O desejo de Deus abenoar a todas as famlias que se voltarem para ele atravs de suas promessas reveladas em sua palavra. A

famlia de Deus precisa reservar mais do seu tempo para se colocar diante do trono de Deus, num ato devocional.

1. O Projeto de Deus para a Famlia

Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo ser arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesmo no subsistir (Mt 12:25).

A famlia foi colocada como um projeto de Deus para ser um lugar de bnos e um espelho para a sociedade do que o Reino de Deus. Deus no exige que tenhamos famlias perfeitas, mas famlias baseadas na integridade e unio em Seu projeto.

A mo divina aparece quando vemos duas pessoas diferentes se unindo e atravs dessa unio, conseguem fazer com que possam andar em concordncia sem quebrar Suas leis.

Os relacionamentos devem ser sustentados em unio e fortalecidos diante dos problemas e dificuldades. Quanto maiores as adversidades que um casal divide, mas ficaro unidos.

Estar em acordo no significa pensar igual. Estar de acordo chegar a um consenso diante de alguma situao que venha a dividir opinies. E preciso no esquecer: precisamos aprender a ceder!

Muitos pensam que, por ser o homem o cabea da famlia, ele sempre estar certo e sempre ter a ultima palavra. preciso lembrar que entre pessoas maduras, existe a negociao. Deus deixou os erros das antigas pessoas como ensinamento, para que possamos evit-los.

Sempre que Deus quer tomar alguma iniciativa na Terra, Ele procura uma famlia. Receber um chamado de Deus requer entendimento dessa misso e pedir a Sua graa e agradecer o privilgio de contribuir com este mundo atravs da famlia.

1.1.

O HOMEM NO TERIA CRIADO A FAMLIA

O homem, na sua origem, talvez no criasse a famlia. No saberia como faz-lo. Depois da Queda, podemos ter certeza de que o homem jamais buscaria criar uma organizao que haveria de lhe impor limites e regras de convivncia, contrariando seus instintos pecaminosos e egostas. Deus s fez uma mulher para o homem e, mesmo assim, h uma tendncia poligamia ou ao adultrio masculino e feminino.

1.2.

ORIGEM DIVINA PAI - ME FILHOS

A famlia uma instituio divina. Ela to importante, que foi criada antes da Igreja, antes do Estado, antes da nao. Deus no fez o homem para viver na solido. Quando acabou de criar o homem, Ado, o Senhor disse: "No bom que o homem esteja s.

Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele" (Gn 2.18). Deus tinha em mente a constituio da famlia, mas esta no est completa s com o casal. Por isso, o Senhor previu a procriao, dizendo: "Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra (Gn 1.27-28). Fica mais clara a origem da famlia, quando lemos: "Portanto, deixar o homem seu pai e e sua me e se unir sua mulher e sero ambos uma s carne" (Gn 2.24). "O homem" a o filho, nascido de pai e me.

Deus fez a famlia para que o homem no vivesse na solido (Sl 68.6; 113.9).

1.3.

ATAQUES FAMLIA

Por ser de origem divina, o inimigo tem atacado a famlia de maneira implacvel. As tentaes aos pais de famlia, principalmente na rea do sexo e do mau relacionamento com os filhos tem sido constante; os ataques aos filhos, lanando-os contra os pais; dos pais contra os filhos; o problema das drogas, do sexo ilcito, da pornografia, de outros vcios, do homossexualismo.

2. ORIGEM DO LAR

2.1.

CONCEITO

A palavra lar vem de lare (Latim), significando, etimologicamente, " a parte da cozinha onde se acende o fogo"; "a famlia"(fig.). Certamente, isso d idia de lugar ntimo, aconchegante. Da vem a palavra "lareira", onde a famlia se reunia para conversar, ao redor do fogo, principalmente nas noites e dias frios. Podemos dizer que o lar o ambiente em que

convive uma famlia. Hoje, a TV tem prejudicado a reunio da famlia. um verdadeiro "altar".

2.2.

CONDIES PARA QUE HAJA UM LAR

Um lar no apenas uma casa, uma construo. Algum pode morar numa penso, num hotel, num quarto isolado, sem que possa dizer que vive num lar. Para que haja um lugar que possa ser chamado lar, deve haver algumas condies, tais como:

1) AMOR

2) HARMONIA

3) PAZ

4) RELACIONAMENTO SAUDVEL

2.3.

O PRIMEIRO LAR

O primeiro lar foi criado por Deus. Era maravilhoso. Nele, antes da queda, havia amor; havia paz, unio, sade, alegria, harmonia, felicidade e comunho com Deus. A vida no era de ociosidade, pois Deus colocou o homem no Jardim "para lavr-lo e guardar" (Gn 2.15). Mas o trabalho era suave.

No havia desgaste fsico e emocional, como se conhece hoje. Havia trabalho, mas em compensao no havia doenas, nem dor, nem tristeza nem morte.

2.4. A PRESENA DE DEUS NO PRIMEIRO LAR Diariamente, "....Deus,... passeava no Jardim,pela virao do dia...(Gn 3.8a). Era maravilhoso ouvir a voz de Deus diretamente de sua boca, contemplando Sua face. Hoje, mais do que nunca, necessidade vital a presena de Deus nos lares cristos.

2.4.

INTEFERNCIA DO MAL - A QUEDA DA FAMLIA

O homem podia comer de todas as milhares de rvores que havia no Jardim (inclusive da rvore da Vida), exceto da "rvore da cincia do bem e do mal" (Gn 3.2-3). Tentado pelo diabo, o casal caiu, trazendo toda sorte de males para a famlia, inclusive a morte, que passou a todos os homens (Rm 5.12). Atualmente, a histria se repete. Por ouvir a voz do "outro" , muitas famlias sofrem terrivelmente.

2.5.

A REDENO DA FAMLIA

Deus, que ama tanto a famlia, previu sua redeno ANTES da fundao do mundo (1 Pe 1.19-20). A primeira pessoa a ser tentada foi a mulher. E Deus ama tanto a mulher que prometeu a redeno da raa humana atravs " da semente da mulher" (Gn 3.15). Na "plenitude dos tempos, Jesus veio ao mundo, "nascido de mulher" (Gl 4.4.) para redimir a humanidade.

3. JESUS E A FAMLIA

Nosso Senhor Jesus Cristo valorizou a famlia. Veio ao mundo atravs de uma famlia. Alm de pais, teve irmos e irms (Mt 13.55-57). Teve seu crescimento fsico, social, intelectual e espiritual no seio da famlia (Lc 2.52).

No seu ministrio, no costumava a hospedar-se em hotis, mas desfrutava da hospitalidade de um lar (Mt 8.14; Lc 10.38-42). Em muitos

milagres, demonstrou seu cuidado para com a famlia (Mt 8.14-15; Lc 7.12-16).

Seu primeiro milagre foi realizado numa festa de casamento (Jo 2.12). Ensinou-nos a orar, chamando Deus de"Pai Nosso"(Mt 6.9). Enfatizou o quarto mandamento, mandando honrar pai e me (Mt 15.3-6; Mc 7.1013). Teve um trato especial com as crianas, abenoando-as (Mc 10.1316).

4. O RELACIONAMENTO FAMILIAR NA BBLIA

4.1.

CONFLITOS NO LAR.

A bblia nos mostra que os conflitos fazem parte da vida. Jesus disse: "no mundo tereis aflies..."(Jo 16.33b). Ele previu os problemas de relacionamento: "E assim os inimigos do homem os seus familiares" ( Mt 10.34-37).Sabendo que a famlia tem origem divina e valorizada na Bblia, precisamos entender e praticar o relacionamento cristo, a fim de que o inimigo da famlia no nos leve queda como no princpio.

4.2.

COMO CONVIVER COM OS CONFLITOS

4.2.1.PRINCPIOS PARA OS PAIS

1) Ensinar a Palavra de Deus aos filhos no lar (Dt 11.18-21);

2) Ensinar o valor da orao aos filhos;

3) Realizar o culto domstico (Gn 12.5-7)

4) Ensinar o valor da Igreja (Hb 12.23; Ap 21.9);

5) Preparar os filhos para a vida (Lc 2.52);

6) Ser afetivo com os filhos (1 Pe 3.8;4.8);

7) No provocar a ira aos filhos (Ef 6.4);

8) Cuidar dos filhos, dando tempo para eles (l Tm 5.8).

Praticando esses princpios ou orientaes, os pais evitam ou amenizam os conflitos no lar.

4.2.2.PRINCPIOS PARA OS FILHOS

1) Os filhos so herana do Senhor (Sl 127.3);

2) Os jovens devem guardar a Palavra de Deus para no pecarem (Sl 119.9-11);

3) Os jovens devem obedecer e honrar pai e me (mesmo que no sejam crentes), PARA SEREM FELIZES NA TERRA; Ef 6.1-3;Cl 3.20; Exemplo dos filhos dos recabitas (Jr 35.1-6)

4) Os jovens devem ser sujeitos aos mais velhos (1 Pe 1.5a);

5) Os jovens devem ser sujeitos uns aos outros (evita briga entre irmos) (1 Pe 5.5b);

6) Os jovens devem ser humildes (Deus resiste aos soberbos): 1 Pe 5.b; Deus exalta (1 Pe 5.6)

7) Os jovens devem lanar sobre o Senhor suas ansiedades (1 Pe 5.7; Sl 55.22; Sl 37.5);

7) Os jovens devem ser sbrios (simples, modestos, no exagerados): 1 Pe 5.8a; A desobedincia a esses princpios resulta em conflitos desnecessrios, tornando-nos culpados diante de Deus.

4.3.

SUBMISSO PALAVRA DE DEUS

Para viverem bem em famlia, os seus integrantes (pais e filhos) precisam submeter-se Palavra de Deus, como servos (Mt 20.25-28), temer a Deus e andar nos seus caminhos ( Sl 128)

4.4.

SUBMISSAO AO ESPRITO SANTO

S a submisso ao Esprito Santo faz com que o crente obedea Palavra de Deus. Os membros da famlia precisam demonstrar o Fruto do Esprito em seu relacionamento, conforme Gl 5.22-23.

Pastores ou membros da igreja, filhos ou pais, esposos e esposas, todos sem exceo precisam viver dando fruto do Esprito. No texto acima, temos a Frmula do Bom Relacionamento Cristo.

Os pais devem ser companheiros dos filhos e no seus ditadores. Uma boa regra ter FIRMEZA com AMOR. Por outro lado, os filhos devem obedecer aos seus pais e honr-los, "pois mandamento com promessa"; hoje, no meio da milenar rebelio contra Deus, h filhos que no honram os pais. Isso satisfaz ao inimigo do lar.

necessrio muita orao, adorao a Deus no lar, para que os conflitos sejam motivo de crescimento e maturidade e no de confrontos e contendas. O CULTO DOMSTICO no elimina os conflitos, mas ajuda a enfrent-los como cristos e a super-los para a glria de Deus.

5. SARANDO AS FERIDAS

No relacionamento entre os membros da famlia, muitas vezes surgem atritos e problemas, que deixam verdadeiras feridas na alma, mais difceis de sarar do que as feridas no corpo. Mas a Bblia tem o tratamento para elas.

5.l. PRECISO RECONHECER OS PROBLEMAS NO RELACIONAMENTO

No adianta guard-los. A Bblia diz: "No se ponha o sol sobre a vossa ira..."(Ef 4.26).

5.2. SE OFENDERMOS, PRECISAMOS PEDIR PERDO.

difcil, mas indispensvel para sarar as feridas interiores. O pai precisa pedir perdo ao filho quando errar e o filho pedir perdo ao pai, quando o ofender. o caminho para a vitria.

5.3. QUANDO SOMOS OFENDIDOS: PRECISAMOS PERDOAR.

mais difcil, ainda, mas o nico caminho para ficar livre dos aguilhes do ressentimento, da mgoa, do rancor.

Quem no perdoa paga um alto preo. A TENSO EMOCIONAL age como um inimigo da sade, provocando, dentre outras coisas: lceras do estomago e intestinos; presso alta; colite; problemas no corao; distrbios mentais; doenas renais; dores de cabea; diabetes; artrite e outras muitas. preciso perdoar os familiares (e at os inimigos). Mt 5.44. No convm dar lugar "raiz de amargura" (Hb 12.15).

5.4. RESULTADOS DO PERDO

1) As feridas so saradas. O perdo um blsamo, um refrigrio para a alma; d alvio e paz ao corao.

2) O perdo verdadeiro libera o ofendido da mgoa. O ofensor fica com Deus (Perdo no absolvio).

3) O perdo verdadeiro d sade mente e ao corpo;

4) Deus glorificado e o inimigo derrotado. 6.

6. Jesus e Sua famlia

Se quisermos ser bons discpulos de Jesus, temos que trazer tudo o que nos envolve para o plano familiar. Nem mesmo Jesus nasceu sem genealogia. Deus no mandou Seu Filho vir a Terra sem um plano familiar.

Jesus no poderia aparecer do nada, porque no existe Profeta sem identidade. Para Ele ser quem foi, todo mundo tinha que saber de quem Ele era filho na Terra, quem era Sua famlia. Jesus tinha a Sua identificao, a Sua identidade, o Seu endereo.

Por um tempo, s os Seus discpulos conheceram a Sua identidade messinica, mas todos os outros sabiam quem Ele era socialmente. A genealogia identificava Sua famlia: era filho do carpinteiro, irmo de fulano, beltrano, sicrano' (Mt 13:55).

O captulo 2 de Mateus diz que os magos encontraram o menino Jesus com Maria em Sua casa, ou seja, na casa de Seu pai Jos (Mt 2:11). At completar 12 anos, quando atingiu a independncia religiosa, Jesus estava aos cuidados de Jos (Lc 2:42). Nosso Messias tinha casa, no era algum que vivia por a

Os patriarcas, os profetas e suas respectivas famlias " Abrao e Sara foram antes estruturados como famlia para que nascesse uma nao poderosa e Deus ainda disse que todas as famlias da Terra que estivessem neles seriam abenoadas (Gn 12:3).

Josu s permitiu que o povo entrasse na terra depois que eles decidissem deixar os amorreus, ou seja, a feitiaria e a idolatria, e resolvessem a quem iriam servir, e enfatizou: "eu e minha casa serviremos ao Senhor. (Js 24:15). Josu entrou na terra com a sua famlia.

Sabemos a origem da famlia de nosso Senhor e sabemos tambm que Ele veio a Terra, morreu por ns e ressuscitou para que hoje tivssemos vida e carregssemos a arca de Deus em nossa famlia. Jesus a Arca viva dentro de ns e do nosso lar.

A estrutura espiritual ensinada por Jesus em Mt 7. 24-27: edificar a casa na Rocha. A Rocha Cristo e os fundamentos dessa edificao so ouvir e praticar a Palavra de Deus (v. 24), ou seja, obedecer a Cristo. Jesus chama de prudente quem assim procede.

Mesmo sendo a mais importante instituio social estabelecida por Deus, a cada dia, a famlia enfrenta violentos ataques. Esses ataques so inevitveis e no dependem da vontade da famlia ou de seus membros. As chuvas, ventos e inundaes viro para todas as famlias, atingiro a todos. A diferena como cada famlia reage a esses eventos e o quanto sua estrutura pode suportar a mais abundante chuva, o mais forte vento e a mais pesada inundao.

As chuvas atingem o teto e a aparncia exterior da construo. Representam, entre outras coisas, as aflies temporais, pequenas inseguranas do casal, discusses eventuais, insatisfaes cotidianas, aborrecimentos familiares, desobedincia dos filhos, doenas comuns, falhas de comunicao, interferncias indesejveis de terceiros.

Os ventos atingem as paredes e estruturas superiores da casa. Representam problemas tais como infertilidade em casais que desejam filhos, problemas sexuais definitivos ou persistentes, desemprego recorrente do provedor do lar, grandes perdas econmicas, perda de um membro da famlia, diferenas de valores morais fundamentais, doenas terminais ou incapacitantes, agresses fsicas, objetivos de vida divergentes, e outros eventos que abalam significativamente e persistentemente os membros da famlia.

Os rios e enchentes atingem os alicerces da casa. Isso Significa a ausncia de f, o distanciamento de Deus, a valorizao excessiva da aparncia, do dinheiro e da capacidade pessoal, a prioridade para as ambies pessoais em detrimento da vontade de Deus e dos interesses dos outros familiares. Os rios e enchentes so sempre acompanhados de chuvas e ventos.

Esses ataques atingem indistintamente todas as famlias e criam dificuldades para que a famlia cumpra as suas funes. No existe famlia perfeita, em que tudo sempre est bem. Mesmo as famlias dos heris da Bblia eram imperfeitas, pois eram formadas por pessoas imperfeitas. Da mesma forma, as famlias dos cristos, sejam ministros ou leigos, passam por dificuldades.

Para ter e manter a resistncia diante dessas dificuldades, no devemos cometer o erro de tentar construir um lar com nossas prprias foras. Precisamos da graa e misericrdia de Deus para construir uma famlia saudvel de acordo com o projeto que Deus estabelece: a obedincia sua Palavra.

O sucesso e a felicidade da famlia, portanto, est em ter a Palavra de Deus como fundamento e orientao para suas funes. A casa bem sucedida aquela edificada no Senhor (Sl. 127. 1).

Reconhecer a soberania de Deus em nossas vidas e em nossas famlias a chave para a soluo dos problemas advindos das tempestades da vida (1 Pe 5. 6, 7).

A famlia ser mais saudvel e cumprir melhor suas funes se seus membros estiverem na presena do Senhor fazendo sua vontade; a Igreja, formada por essas famlias, ser mais saudvel; a sociedade, por sua vez, ser beneficiada, porque os cristos cumpriro seu papel de sal da terra e luz do mundo e estaro mais bem preparados para receber as pessoas e as famlias que se entregam a Cristo e, tambm, desejam edificar sua casa na Rocha.

Que a Paz do Senhor e as Suas bnos sejam derramadas sobre todas as nossas famlias!

Anda mungkin juga menyukai