Anda di halaman 1dari 2

FEA-USP Graduao em Administrao Noturno Turma 22 EAD0661 Planejamento e Controle de Capacidade Profa.

fa. Adriana Marotti Marina Lima Melissa Vianna Vitor Ballaben N USP: 7280437 N USP: 7181580 N USP: 7280441

Caso Bolo de Frutas Fine Country


1) Com o mtodo atual de trabalho, qual a capacidade mensal e anual do negcio? O peso total do produto (kg) uma medida de capacidade til para esse negcio? Como a capacidade se compara com a demanda de 2010 e com a previso para 2011? Considerando a existncia de dois fornos disponveis para utilizao, que cada um deles capaz de assar apenas duas bateladas por dia, e que toda a produo feita em batelada de 10kg, a concluso possvel de ser chegar que cada forno consegue assar 20kg de bolo por dia. Levando em considerao que existem dois fornos, a capacidade total de produo de 40kg por dia. Portanto, a capacidade mensal : 40kg * 21 dias teis = 840kg/ms; e a capacidade anual de: 40kg * 252 dias teis = 10080kg/ano. Com base nos dados acima, o peso do produto uma medida de capacidade til para o negcio, uma vez que a so disponveis para a venda bolos de diferentes pesos, o que influencia diretamente na gesto das quantidades produzidas. Por fim, comparando a demanda com a previso, no ano de 2009 a produo ficou bem abaixo da capacidade de produo anual. Em 2010, o casal vendeu 400kg a mais do que esta capacidade, pois nos meses de maro, abril, novembro e dezembro, eles trabalharam tambm na parte da noite. No ano de 2011 a previso de 3000kg, ou seja, muito acima da capacidade, o que indica que o casal ter de tomar medidas para aumentar a produo, como por exemplo a compra de um forno a mais. 2) Por que Dave teve que vender estoques com descontos em 2010? Em quais meses voc acha que isso ocorreu e por qu? Dave teve que vender estoques com descontos em 2010 pois houve uma produo excessiva e os bolos estavam prximos da data de vencimento. Isto ocorreu nos meses de inverno, pois nestes a demanda foi menor e o casal continuou produzindo a demanda requerida nos meses de vero. 3) Jean acredita que poderia obter mais pedidos de lojas de artesanato e centros tursticos. Quais vantagens / desvantagens deste negcio em relao aos pontos de vendas existentes no varejo?

Vantagens Desvantagens N o e xig n cia d e tan to s d e sco n to s n a ve n d a. M aio re s gasto s co m lo co m o o e tran sp o rte . M arge n s m ais atrae n te s. Co m p ro m e tim e n to d a q u alid ad e d o se rvio e m d e trim e n to d A u m e n to d a co b e rtu ra d o s P DV 's e can ais dSe e ve n sib n dilid a. ad e o cila e s d o n m e ro d e tu ristas d u ran

4) Quais so as principais diferenas nas tarefas de produo quanto a gesto da loja de fbrica (de venda no varejo) proposta? Quais so as consequncias disso para os proprietrios? As principais diferenas so referentes ao atendimento e front-office, pois em uma loja de fbrica no h necessidade de uma preocupao com o ponto-de-venda, ou seja, ele no precisa estar sempre visualmente adequado e o merchandising no de grande relevncia. Alm disso, a localizao do PDV no est intrnseca ao estudo estratgico da demanda, uma vez que a mesma no prejudica o volume de vendas. Por ltimo, tambm no de grande importncia a relao entre o varejista e o fabricante, pois os dois papis so executados pelo prprio casal. As consequncias de todos estes fatores so, por sua vez, relacionadas a redues de gastos com arrumao do ponto-de-venda, investimento em relaes com varejistas, terrenos para melhores localizaes e outros decorrentes destes processos. 5) Quais so as consequncias operacionais de fazer 10 variedades de bolo, cada um em dois tamanhos? Com esta produo mais variada, o nmero de bateladas passaria para 20, o que acarretaria em uma necessidade de aquisio de fornos, batedeiras, formas, ingredientes e embalagens, alm de um aumento fsico da loja, da sala refrigerada para armazenamento e da carga de trabalho. Todas estas mudanas causariam um aumento considervel nos gastos da fbrica, porm, se houver demanda o suficiente, as receitas tambm cresceriam.

Anda mungkin juga menyukai