Anda di halaman 1dari 16

PROJETO BODY ART De Newton Moreno 2005

A CICATRIZ A FLOR

Namorada Tatoo

DENTRO

Homem Rapaz

A CICATRIZ A FLOR

TATOO ( enquanto organiza mesa com objetos de trabalho )( Imagem do sangue ) Na galxia do ouvido, existem segredos em estufa, desconhecidos do senso. A lngua perfura a toca, aguando a memria por dentro. E voa, depressa, uma imagem, eltrica, nos fios da carne, madrugando, nos mantos do corpo, o que o corpo j sabe.

Consultrio de uma tatuadora.

TATOO Voc est pronta? NAMORADA Voc tem algo para me dizer hoje? TATOO Pensei numa frase.

Elas trocam um longo beijo. Triste, melanclico e intenso.

NAMORADA (tirando a roupa) Diz. Minha pele quer te ouvir. TATOO ( Pega um bisturi. Desliza o bisturi pelo roupo ) Posso gravar em seu ventre? NAMORADA Diz!

TATOO ( aproximando-se ) Deixa eu falar no ouvido? NAMORADA No. ( afastando-se ) ( A namorada com peito nu ) No meu peito, voc nada escreveu. TATOO Voc me disse: A carne mais preciosa est por sobre o corao. A ela est reservada a frase mais bela. NAMORADA E a ltima ? ( Pausa ) TATOO Sua voz cai nos meus ouvidos como gotas esparsas que inauguram a tormenta. NAMORADA E a ltima palavra que voc me disser? E se a palavra mais bela for a ltima? ( Pausa. De repente, agarrando-a forte ) Voc jurou me obedecer. Quando eu disser acabou, voc escreve o fim no meu peito ou nos meus pulsos ou em meu pescoo? Quando chove, tuas palavras acordam; latejam de lembranas. ( Poderia mostrar algumas cicatrizes no corpo dela ). Nos meus banhos, deso minha mo para ouvir tua voz na minha virilha. TATOO Diz. NAMORADA Posso abraa tua voz, ensaboando minha pele, eu posso beijar as palavras que voc me diz. Acariciar. Arranhar como um grito desesperado. Fazer ccegas como num sussurro. TATOO Diz. NAMORADA Carrego comigo cada slaba tua. Eu nunca vou perder a memria da tua voz. TATOO ( Grave )

Diz. NAMORADA Acabou. ( Pausa longa ) Lasciva, abri nosso dirio, membro a membro, beijo a beijo, letra a letra. Eu me pus nua para outros. Vrios. Ofereci tua delicadeza. Rompi o silncio por baixo de minhas vestes. ( Chorando ) Como se me lanasse numa suruba de cegos. Eles percorriam em xtase nossas palavras e entendiam nossas trocas em cada parte minha. Reconheceram o amor por suas pegadas, diziam : por aqui passaram amantes. Marcando a ferro sua jornada. Beijavam meu corpo com os dedos. Dedos rpidos como o prazer que engoliam, como se devorassem ns duas pelo tato. Um exrcito de cegos me penetrando com seus dedos. Me fizeram gozar. Tremer. Desmaiar. Lnguas speras e mornas, me lendo com gula. Rasgaram nossa pele, machucando rimas e borrando a caligrafia estudada de nossas horas. Ardiam metforas de sangue a cada corte. Sofri as minhas lgrimas e as tuas, enquanto me embriagava em cada gozo. ( Pausa ) Perdo. Mas...quando o outro leu voc no meu corpo... eu te amei tanto. ( Pausa ) Diz. Voc tem algo para me dizer hoje ?

Pausa.

TATOO Parece que brinco de amor, cortando e assinando juras . Mas um corte uma coisa sria onde nasce o pacto. Do pacto fazem-se irmos raas dspares, Fazem-se amantes crianas de colo. NAMORADA ( sem foras, ameaando um corte em tatoo com o bisturi ) Voc no tem lembrana alguma gravada na sua pele, voc se lava e fica limpa E fica outra. Eu me lavo e desaguo sempre em mim mesma. Sempre. Eu me lavo para dentro do mesmo cheiro. Eu me armazeno. Vocao para gaveta, lbum e arquivo. Eu fico para testemunho. TATOO Uma vez brincaram de prolas, costurando-as em meu peito. Eu as guardo, rtmicas, ao compasso do meu lado esquerdo. Minhas prolas pingentes impressas no meu peito Quero dividi-las contigo. E nem me lembro do sangue que ofereci. Minha memria de outros lquidos. Mas, voc se engana, minha memria no evapora. noite, no escuro, eu te toco para lembrar como te amo. Aprendo a ler no relevo da tua pele. Nos montes de letras, no alfabeto de cartilagem, eu te toco para me certificar. E durmo, deslizando minha pele por nossas juras. Cada cicatriz ensina uma alegria. ( Pega o bisturi de volta ) Lembra quando te vi pela primeira vez ? Eu quis me apresentar e voc me disse : porque no escreve teu nome na memria da minha boca com um beijo ? NAMORADA Parei na sua frente e me despi inteira. No meio da chuva por alguns minutos. Sem me mexer. Para mostrar que eu era sua. Para te dar algo. TATOO Eu te colhi para dentro da minha loucura. Precisava tocar uma pele ainda capaz de aceitar. ( Toca a pele dela ) NAMORADA Fui eu quem te disse o que fazer com minha carne. Eu. As palavras eram suas, o sangue era meu TATOO Para me tocar, preciso destruir a casca, cortar a muralha, sangrar a priso.

Voc me pediu para desenhar em voc algum sentimento. Para cavar em voc algum sentimento. E eu arei toda a extenso de suas terras devastadas. Se te embalsamarem hoje, voc ser o monumento, nossa esttua de carne e afeto. NAMORADA Na primeira vez, voc roubou de So Pedro uma frase, tentando me enganar. Lembra? TATOO Que antes me seja arrancado do peito o corao que o amor. NAMORADA Frase roubada de santo. Mentira que eu desmascarei nos teus olhos. Eu disse: TATOO Voc s imprime em mim, a frase que chegar ao meu corao antes dos meus ouvidos. NAMORADA S esta frase, esta frase que teus olhos me disserem melhor que tua boca. TATOO ( brincando com o bisturi no corpo dela ) A tua pele, tmida, como se no escondesse textos de amor no dito na tinta quente de seu sangue. Acendi labaredas com minha caligrafia de lminas. Seixos, azulejos, pedras encravadas no corpo, escritos cor de rubi, um livro em vermelho. Descarnado verbo, lngua da pele. Na tua nuca, eu escrevi a data de nosso primeiro dia juntas. NAMORADA ( passando a mo na nuca ) 02 de maro de 2003. TATOO Nas tuas pernas, escrevi: NAMORADA ( passando a mo nas pernas ) que o tempo seja nosso cmplice. TATOO Na planta dos ps, l... NAMORADA ( passando a mo nos ps ) ...na raiz... TATOO

...poema sobre seivas, sementes e frutos. Para germinar dia a dia, passo a passo. Voc movimenta nosso afeto. Minhas palavras andam, caminham pelo teu corpo. Nossa histria ganha o mundo. Tuas pegadas tm a minha medida. Seus passos falam de mim. Quando voc brigou comigo, na palma da tua mo, eu escrevi: NAMORADA ( alisando a palma da mo ) paz. TATOO O sangue secava em paz. E eu dormi no teu colo, sonhando com teu perdo.

Tatoo pega a mo da namorada e podemos ver inscrito uma cicatriz da palavra paz. Tatoo beija-lhe a mo. Trocam um beijo. Triste, melanclico e intenso.

TATOO Eu fingi no ler os outros poemas, mas havia versos e versos escondidos em cada dobrinha do seu corpo. Posso recitar o mapa inteiro, como quem fotografa o poema com a vista embaada. Eu encosto a cabea em teu ventre e escuto os gemidos de todos que o beijaram. Todos. Quantas frases de outros eu no apaguei com as minhas? Eu no escondi sob minhas palavras? Outros vo ler meus versos e eu vou continuar minha escrita de novo e de novo e de novo. E terei que escrever esta dor em outra carne. A frase que eu tinha para ti. Posso escrever o que eu te disser agora? NAMORADA Ainda fala comigo? ( Pausa ) Qual a frase? TATOO ( Baixo ao ouvido. No ouvida pelo pblico, s projetada. ) A cicatriz a flor.

Pausa. A namorada desce o roupo, oferecendo-lhe a mama.

NAMORADA

A carne mais preciosa est por sobre o corao.

Tatoo prepara-se para cort-la.

NAMORADA( em off ) Quando o sol se guarda para fora do teu lugar, lano os balidos escuros das noites do meu sacrifcio, Torno-me a presa que se oferece alegre para o rito. Sou a virgem a ser imolada E vim com minhas prprias pernas, Com a minha vontade. TATOO ( em off ) Sou quem rezo ajoelhada a sua frente Quem cava orculos na tua pele Espero o sol se guardar para fora de nosso lugar Para entoar balidos, Afiar minhas armas santas, E acender incensos com o aroma de teu sangue

NAMORADA ( Off. Olhando o pblico, enquanto cortada ) Se eles pudessem ver o que eu sinto. Ver minha vontade Ver para fora da armadilha dos limites, Ver que naso outra com seu toque de lminas. Outra. Este corpo uma sombra aparentemente imperceptvel, mas ainda assim uma marca forte. Esta forma. Marca de nascena, uma masmorra fofa e definitiva Quando penso em beleza, um msculo me pede poesia Mas tem que obedecer esta mtrica, triste e flcido.

No serei mais que estas fronteiras? Tenho medo deste atade que me foi imposto, Tenho medo que no haja outra aresta por baixo, Que eu no possa outra pessoa, Que eu comece e termine nesta cor. No serei menos que esta sombra que se desenha assustadora a frente do meu passo ? Que se lana a minha frente Sombra que trai as certezas deste contorno Elstica, a sombra me alivia. Quero outro territrio. Que me abram na carne outras dimenses. Quero que voc me atravesse com a lngua da outra que sou, Com as unhas dela. Essa outra que eu quero, Mas eu a desenho para dentro do espelho, do sonho. Cavo e arranco-a pela raiz do desejo No vou diminuir mulheres outras a essa idia fixa do espelho, A essa idia fixa da idade. Idade uma rosa Que envelhece para explodir de beleza. Neste jardim cultivado com tuas sementes pontiagudas.

Tatoo termina a cicatrizao.

TATOO ( Olhando o santo sudrio em que marcou o corte da namorada ) Quantas peles eu tenho que rasgar para te ver nua? Quem beijou teus dentes? Quem te tirou a mordida, a presa morna, a fome mida? Onde perdeste a possibilidade do amor? Em qual mentira? Em qual mentira?

Em qual mentira? ( talvez beije-o ) TATOO (Sozinha, repetindo a seqncia do incio da pea ) Assim se feria o barro/argila quando os chineses faziam a porcelana. Desenhavam dor e beleza na massa desforme. Sentiam cada linha, cada curva, cada figura, como se machucassem a si mesmo. Seus dedos desmoronavam, cansados, fatias e fatias de carne despencavam. Horas trabalhadas, s vezes sem alimento e justa paga. Suas mos tinham, ao final, esculpido o seu sacrifcio. Doam tanto que mal conseguiam segurar sua porcelana. Doam tanto que no conseguiam segurar a beleza.

DENTRO

Um HOMEM de meia-idade coloca uma luva comprida em uma das mos, esticando-a at o antebrao. Luz at seu quadril. Cheira um poppers ( estimulante qumico ). Desce a mo com a luva abaixo do quadril. Parece que vai enfi-la em algum. Pode-se ouvir os gemidos de um rapaz, que num primeiro instante no vemos. So adeptos de fist-fucking, preparando-se para transa. Durante o texto, a mo vai desaparecendo mais e mais. Luz alterna-se entre homem e rapaz, nunca os focalizando juntos.

HOMEM Agente quer por a mo em tudo. Na Lua, em Marte, em Deus. At no que no nos pertence. No que o tempo nos tirou. No que est longe. Quanto mais distante, mais vontade de tocar. Todo mundo tem saudades de um toque. De uma carne. Eu sinto falta de Binho. s vezes, quando minha mo tem cimbra, ela est doendo de saudades de Binho.

O rapaz geme. O Homem desce a mo um pouco mais.

HOMEM Nunca mais a mesma temperatura, a mesma suavidade, nem o mesmo espao. Binho sabia me receber. Era meu vizinho. Um belo galego que tinha tara por dinheiro. Loirinho, quase albino, olhos verdes, voz rouca. Olhar para ele j era correr um risco. No jeito que ele olhava, j sugeria um crime. Quando criana brincava de por o dedo no seu cu. Na verdade, eu pagava. Pagava por uma rpida sensao de suas entranhas mornas e tpidas. Uns poucos minutos que me abasteciam por dias. Binho foi meu nico amor. Eu

nunca havia tocado outro homem. Me apaixonei por ele nos primeiros centmetros do indicador, enquanto ele desabrochava em tom sur tom de rosas e violetas, sempre um jardim de surpresas. Alguns dias mais rosa, outros mais violeta. Florescia nossa curiosidade juvenil em manhs decoradas de suas flores. Atrs de cercas, em cima de rvores, embaixo das camas. Toda flor tem perfume prprio. Nunca esqueci o perfume de Binho, coroando meu amor com os vapores de seus botes em flor. Mas com os meninos, eram s negcios. Conosco juntava os tostes para comprar beijos pueris de suas namoradinhas, com sorvetes e doces. Anglicas, Martas, Anas, vrias. s vezes, batia nossa porta, disponibilizando-se pela manh e, tarde, j estava a passear de mos dadas e algodo doce com suas meninas. S uma certeza me fortalecia: Elas nunca veriam pelo mesmo ngulo que eu via. Isto elas jamais teriam. E eu tive. Eu e quase todo o bairro. Tem gente que s tira fezes do rabo; Binho tirou uma bicicleta, patins, comprou at boneca para sua preferida, Neide. Ele a adorava. Acho que pensava nela enquanto se prostitua. Deu-lhe uma boneca embrulhada em papel de presente no aniversrio. Com lao e tudo. Nem o pai dela tinha dinheiro para tanto. Se eles soubessem de onde vinha o dinheiro.

O rapaz geme de novo. O Homem desce mais um pouco.

Enquanto procurava Binho, achei verdadeiras cartolas de mgico, operando milagres de elasticidade. Uma coisa eu descobri: Os homens tm carne demais, demais! Me acostumei com a idia de um homem nu na minha frente, oferecendo as vsceras. Cresci com essa vontade. Em decbito, agachado, separando cuidadosamente as polpas de suas ndegas, amaciado, amanteigado, entorpecido, pronto para uma viagem ntima. Acho que a Bblia nem fala nada sobre isto. Ou ser que fala? ( Pausa ). No, definitivamente no fala. Mas se mataram tanta gente por colocar o sacrossanto rgo reprodutor no vaso traseiro, teriam misericrdia se pusssemos a mo? O punho? Duvido. Eles nunca tiveram compaixo alguma com o prazer. De nenhum tipo. O coitado do cu j sofreu muita perseguio. Ele s mais uma porta. Me transportou para Binho.

Mas at onde ir? Seria to bom encontrar algum e perguntar-lhe, antes que fosse tarde: At onde ir?

Luz no rapaz que transa com o Homem. S seu rosto, voltado para o pblico, visivelmente entorpecido de poppers e prazer.

RAPAZ Ele agarrou seu amante com firmeza. Rasgava-lhe os olhos, destemperado de gula no peito. Destroava a construo de seu rosto, queria entender sua carne, decomp-la em lminas ao sol para desfilar sua lngua com fora. Queria estudar o corao enquanto sugava-lhe o suco e garimpava suas veias com os dentes. Ele escavaria toda aquela matria at resgatar a si mesmo.

Luz volta ao movimento inicial.

HOMEM Como se descobre a fronteira? Quando se machuca? ( Pausa ) Ser que eu o machuquei ?

Luz no rapaz que transa com o Homem. S seu rosto, voltado para o pblico, est iluminado.

RAPAZ Pode comear por onde quiser: todo o meu corpo orifcio. Vrias portas. Cada poro deve ser penetrado pelo suor do outro com a mesma sensao de um membro, de uma lngua, de dedos, mos. Cada poro existe para me dar prazer. Sabe quantas pessoas existem no mundo? Eu e os meus amantes. Os que j estiveram em mim e as minhas promessas. Moro na cama de cada um deles. Moro no corpo de cada um deles. Moro no msculo de cada um deles e hospedo todos entre minhas pernas.

Luz volta ao movimento inicial.

HOMEM De que adianta ter algum ao lado se no posso perfurar-lhe o ncleo! Evolu meu apetite por Binho. Primeiro, sonhei que me vestia de Binho como se fosse uma pele. Encaixava-me entre ossos e feixes, abotoando-o em mim. Habitava-o. Como parasita/hospedeiro. Vivendo dele, nele, pra ele. Depois, sonhei que comia seus pedaos, alimentando-me de sua protena albina. Casando nossas clulas, banhando-nos em nossas placas sangneas. Seria ele to lindo do avesso? Experimentei uma vontade de com-lo. Sab-lo inteiro: sabor, textura, tempero. Eu queria me imprimir em Binho, mostrar-lhe minha fome. Bati sua porta, noite. Subimos num galho bem alto. Paguei mais uma vez e mergulhei com flego. Ancorei longe, como nunca tivera feito antes. Arranhei na parede de dentro meu nome e o dele. Na carne mais ntima. No canto sujo. Sangrei nossos nomes. Eternas cicatrizes. Desenhei meu segredo. Binho no gritou, aceitou minha assinatura. Ele se foi depois do que fiz sem nada dizer. Fugiu. Levando meu nome. E eu fui com ele.

Luz no rapaz que transa com o Homem. S seu rosto, voltado para o pblico, est iluminado.

RAPAZ Costuraram-se pelos lbios, sangue e saliva num beijo. Dois amantes ensinando: o nico alimento o sentimento.

Luz volta ao movimento inicial.

HOMEM

Procurei anos por Binho. Muitos. Especializei-me na procura. Tem gente que se acomoda em procurar. Vicia na espera. Mas o pior que eu o achei. Aos 35 anos, ainda se escondia nas esquinas, calas baixas, tentando garimpar o resto de fascnio de seu reto. Binho envelheceu na profisso. Paguei-lhe de novo. No me reconheceu. Zonzo de crack, deu as costas, separou-me os montes. Olhei meu antigo ninho e tremi de nostalgia daquelas tardes. De prpura brilhante e vioso, apodreceu. Murchou. Adquiriu um aspecto de lodo esverdeado. Gasto. Usado. E chorei. Chorei tanto que metade de mim se foi naquelas guas. Desidratei naquela tristeza. Binho vestiu-se, pegou o dinheiro e perguntou: Gostou?. Nem sentiu que nada acontecera. Caminhou trpego para dentro da noite.

Luz no rapaz que transa com o Homem. S seu rosto, voltado para o pblico, est iluminado.

RAPAZ Tempo o frio que faz entre o calor de um corpo e o prximo.

Luz volta ao movimento inicial.

HOMEM Sumiu. Dele s tenho a vontade. Ele me plantou a sede Recito minha histria como uma prece sempre que outros me vm. Estou preso a ela como um mantra, um cntico, uma marca de nascena. ( Pausa ) Coloco minha mo luz do sol, olhando a palma, as linhas, mas o que me impressiona sua firmeza. Slida. Solto-a ao mar como uma rede de pesca. Curiosa. vida. E eu a perd-la de vista. Minha mo dentro do outro. At o pulso. Ou alm.

Homem comea movimento de retirar a mo.

Luz no rapaz que transa com o Homem. S seu rosto, voltado para o pblico, est iluminado.

RAPAZ Toda vez que eu beijo, quero descobrir a sensao exata do primeiro beijo. No do meu, o primeiro beijo de todos os tempos. O primeiro encontro de salivas, o despertar do desejo dos homens, as primeiras lnguas que se amaciaram e se comprometeram. O universo inteiro deve ter gozado em unssono. Desesperada e organicamente. Todas as foras da natureza gozando atravs daquelas bocas. Eu busco exatamente o prazer que eles tiveram. O resto eco. Distante. Que vai se amarelando em mofo e fingimento. Eu quero um homem que me traga a ereo de Deus quando criou o mundo, o prazer de Deus quando criou o homem e o prazer do homem quando criou o prazer. ( Para alguns homens da platia ) D-me um grito de prazer nunca antes dado. D-me um beijo mais espesso e mais molhado. D-me algo deste impulso dos teus msculos. D-me um pouco do teso que movimenta o teu sangue. D-me teu corpo sem saber o que eu devolvo. D-me algo que eu possa chamar de vida, que eu possa injetar em meu tecido, que eu possa diluir em meus lquidos. Sinto passos dentro de mim, mas quem alcana o meu corao? Quem alcana o meu corao? Quem alcana o meu corao?

Luz apaga no rapaz. Volta para o homem com a mo fora do rapaz, s que segurando um corao na mo. Luz morre aos poucos.

Anda mungkin juga menyukai