Anda di halaman 1dari 7

A A UA U L LA

14

14

Realizando clculos para o aparelho divisor (II)


a aula anterior voc aprendeu a fazer vrios clculos para o aparelho divisor. Mas, o assunto ainda no est esgotado. H casos em que no existe um disco divisor que possua o nmero de furos que voc precisa. Alm disso, talvez voc tenha uma frao que no pode ser simplificada. Como fazer nesses casos? Esse o problema que tentaremos resolver nesta aula. Estude-a com ateno, porque, se voc quiser ser um bom fresador ou um ferramenteiro, ter de saber resolver esse problema muito bem.

O problema

Nossa aula

Diviso diferencial
Imagine que voc tem de calcular o nmero de voltas na manivela de um aparelho divisor para fresar uma engrenagem com 97 dentes e sabendo que a coroa do divisor tem 40 dentes. Aparentemente, esse parece ser um problema igual aos outros que voc j estudou e resolveu. A frmula a mesma, ou seja:

Vm =

C 40 = N 97

No entanto, o que parece ser a soluo no . E voc sabe por qu? Bem, primeiramente, no existe um disco divisor com 97 furos. Alm disso, aquela frao no pode ser simplificada. A diviso diferencial usada para resolver esse problema. Ela um processo de correo do nmero de dentes feito por meio do uso de um conjunto de engrenagens.

A diviso diferencial usada sempre que for necessrio fresar uma engrenagem com um nmero primo de dentes maior do que 49. Isso porque 49 o maior nmero de furos do disco da nossa fresadora. Recordar aprender Nmero primo o nmero inteiro que s pode ser dividido por si mesmo e pela unidade.

A U L A

14

Clculo com diviso diferencial


Vamos retomar, ento, os dados do problema: C = 40 (dentes da coroa) N = 97 (nmero de divises desejadas) O clculo com diviso diferencial ser feito passo a passo. Acompanhe. 1. Encontrar um nmero arbitrrio, que no seja primo, prximo ao nmero de dentes da engrenagem a ser fresada. Para o nosso problema, vamos escolher 100, ou seja, N' = 100 (l-se ene linha). Dica A escolha do nmero realmente arbitrria, ou seja, no depende de nenhuma regra. Por isso, pode ser que o nmero escolhido no d certo e seja necessrio escolher outro e refazer os clculos.

2. Calcular o nmero de voltas na manivela para N = 100:

Vm =

C 40 = N' 100

Simplificando: 40 : 10 = 4. 2 = 8 f Vm = 100 : 10 10. 2 20 D Com esse passo, temos o seguinte resultado: para fresar cada dente, necessrio avanar 8 furos no disco divisor de 20 furos. O problema que se o clculo parar por aqui, a engrenagem ter 100 dentes e no 97. Por isso, temos de realizar mais algumas etapas. 3. Achar a diferena entre o nmero de dentes desejado e o nmero arbitrrio, ou entre o nmero arbitrrio e o nmero de dentes desejados. Isso vai depender de qual nmero o maior. Essa operao nos dar o N (l-se delta ene), que ser usado no clculo das engrenagens 100 - 97 = 3 ( N) Com esse resultado, podemos calcular o nmero de dentes das engrenagens auxiliares que sero usadas para corrigir a diferena de 3 dentes do nosso exemplo. A correo ser feita pela movimentao do disco divisor.

A U L A

4. Calcular as engrenagens. Para isso, usa-se a frmula:

14
Em que:

Zmot C. D N = Zmov N'


Zmot a engrenagem motora, Zmov a engrenagem movida, C o nmero de dentes da coroa, N o nmero arbitrrio de dentes, N a diferena entre N e N.

Voltando ao problema e substituindo os valores na frmula, temos:

Zmot 40.3 = Zmov 100 Zmot 120 = Zmov 100

A frao resultante significa que a engrenagem motora (Zmot) dever ter 120 dentes e a engrenagem movida (Zmov), 100. 5. Verificar se no jogo de engrenagens auxiliares da fresadora existem as engrenagens calculadas.

Dica Geralmente, as fresadoras so acompanhadas de um jogo de engrenagens auxiliares com os seguintes nmeros de dentes: 24 (2 engrenagens), 28, 32, 36, 40, 44, 48, 56, 64, 72, 80, 84, 86, 96 e 100.

Mais uma vez, voc verifica que no existe engrenagem com 120 dentes no jogo. Ento voc passa para o prximo passo. 6. Trabalhar a frao 100 , dividindo-a ou multiplicando-a por nmeros inteiros, at encontrar um resultado que corresponda a duas das engrenagens existentes no jogo.
120

120 : 10 12 = 100 : 10 10

12 . 8 = 96 (motora ou Z1 ) 10 . 8 80 (movida ou Z2 ) Ou seja, a engrenagem motora dever ter 96 dentes e a engrenagem movida dever ter 80 dentes.

Para a montagem, a engrenagem motora (Z1) dever ser fixada no eixo da rvore do divisor e a engrenagem movida (Z2) dever ser montada no eixo do disco.
coroa

A U L A

14

eixo rvore Z1

eixo do disco divisor Z2

rosca sem-fim

disco manivela

Porm, nem sempre so usadas apenas duas engrenagens para a correo. Conforme o caso, a frao desmembrada em duas e voc ter de calcular 4 engrenagens. Como exemplo, vamos imaginar que voc j aplicou a frmula Zmot , Zmov simplificou a frao at obter o resultado 12 . 7 Como voc faz o desmembramento dessa frao? Na realidade, o mtodo o da tentativa e erro at encontrar os nmeros que correspondem aos das engrenagens que voc tem no jogo auxiliar. Para a frao 12 , voc pode fazer: 12 4 3 7 = . Ento, voc desmembra e tem: 7 7 1 Zmot 4. 8 32 Z1 = = = Zmov 7 . 8 56 Z2

Zmot 3. 24 72 Z3 = = = Zmov 1. 24 24 Z4
Observe que as fraes tiveram seus numeradores e denominadores multiplicados por um mesmo nmero e, como resultado, voc obteve Z1 = 32, Z2 = 56, Z3 = 72, Z4 = 24, que so nmeros de dentes das engrenagens existentes no jogo da fresadora.
coroa

eixo rvore Z1

Z3 eixo do disco divisor Z4

Z2 rosca sem-fim

disco manivela

Tente A Uvoc L A tambm

14

Para que voc no se perca no meio de tantas informaes, vamos dar uma paradinha para alguns exerccios. Exerccio 1 Calcule o nmero de voltas da manivela e as engrenagens para fresar uma engrenagem com 51 dentes em um divisor com coroa de 40 dentes. Soluo: Dados disponveis: N = 51 C = 40 N = arbitrrio (vamos escolher 50) D N = N - N' C Frmula para o clculo do nmero de voltas da manivela: Vm = N' 40 = Vm =

Zmot C D N = Frmula para o clculo das engrenagens: Zmov N' Zmot 40 1 = = Zmov
Exerccio 2 Calcule o nmero de voltas da manivela e as engrenagens auxiliares para fresar uma engrenagem com 131 dentes em um divisor com coroa de 40 dentes. Faa o clculo para 4 engrenagens. Soluo: Dados: N = 131 N = 128 (arbitrrio) C = 40 D N = N - N'

Vm =

C 40 = = N 128 Zmot C D N 40 3 = = = Zmov N' 128

Determinao das engrenagens intermedirias


Voc pensa que j est tudo pronto? No est, no! Voc deve selembrar que no comeo da lio, calculamos o valor de duas engrenagens e obtivemos Z1= 96 e Z2= 80. Como essas duas novas engrenagens que foram montadas esto distantes uma da outra, preciso colocar uma ou duas engrenagens intermedirias, que sero responsveis pela transmisso do movimento.

A U L A

14

O que voc precisa notar, entretanto, que quando uma ou duas engrenagens intermedirias so montadas no aparelho divisor, isso pode alterar o sentido de giro do disco. Assim, se o disco girar no mesmo sentido da manivela, ser maior cada diviso do material com o qual se fresar a engrenagem . Isso significa que voc ter menos dentes que o nmero arbitrrio (N) escolhido para o clculo. No nosso exemplo, N = 100. Essa reduo corresponde justamente ao valor DN = 3. Ento, teremos, na verdade, 100 - 3 = 97 que o valor desejado para a soluo do problema. Neste caso, preciso usar apenas uma engrenagem intermediria. Mas voc deve estar se perguntando: E se eu colocasse duas engrenagens intermedirias? O que aconteceria?. A colocao de duas engrenagens intermedirias resultaria em um sentido de giro do disco contrrio ao sentido da manivela.

A U L A

14

Com isso, cada diviso no material a ser fresado seria menor e, por causa disso, voc teria mais dentes do que o nmero arbitrrio (N = 100). O acrscimo seria DN = 3, ou seja, N = 100 + 3. Nesse caso, a engrenagem ficaria com 103 dentes, o que estaria errado. Isso mostra como importante a colocao das engrenagens intermedirias. Elas determinam o sentido de giro do disco divisor. O sentido de giro do disco, por sua vez, determina se a correo ser para menos ou para mais. As possibilidades de combinaes entre engrenagens e nmeros arbitrrios e as respectivas quantidades de engrenagens intermedirias podem ser resumidas no quadro a seguir.
NMERO DE ENGRENAGENS DO CLCULO NMERO ARBITRRIO (N ESCOLHIDO

QUANTIDADE DE ENGRENAGENS INTERMEDIRIAS

2 2 4 4

maior que N menor que N maior que N menor que N

1 2 1

Tente voc tambm

Agora queremos que voc treine esse clculo que acabamos de ensinar. Exerccio 3 Determine a quantidade de engrenagens intermedirias, sabendo que o clculo foi feito para duas engrenagens e que N 120 e N 123. Exerccio 4 Quantas engrenagens intermedirias sero necessrias para transmitir movimento para o disco do divisor, sabendo que o clculo foi feito para 4 engrenagens e que N igual a 130 e que N igual a 127.

Teste o que voc aprendeu

Vamos agora testar o quanto voc realmente se esforou para aprender este clculo. Leia novamente a lio. Se precisar, refaa os exerccios. Gaste quanto tempo for necessrio para aprender tudo com segurana. S depois faa os exerccios a seguir. Mas... sem olhar, viu? Exerccio 5 Calcule o nmero de voltas na manivela e as engrenagens auxiliares e intermedirias necessrias para fresar uma engrenagem com 71 dentes em um divisor com coroa de 40 dentes. Exerccio 6 Quantas voltas na manivela ser necessrio dar e quais sero as engrenagens auxiliares e intermedirias necessrias para fresar uma engrenagem com 137 dentes, sabendo que voc ter de usar um divisor com coroa de 40 dentes? Exerccio 7 Para fresar uma engrenagem com 93 dentes, quantas voltas de manivela sero necessrias e quais sero as engrenagens auxiliares e intermedirias, sabendo que o divisor tem uma coroa com 60 dentes?

Anda mungkin juga menyukai