Anda di halaman 1dari 53

Literatura Infantil

Profa. Dra. Alessandra Fvero

UNISEB Centro Universitrio

8/10/2012

Mdulo 5.2 Unidade 2


Continuao da Unidade 1 Conceito e Origens
UNISEB Centro Universitrio

Literatura: da criana ao adulto


Nelly Novaes Coelho sugere que adequemos o tipo de literatura a cada fase do desenvolvimento infantil e juvenil, para que a leitura seja efetiva, promovendo uma verdadeira aventura espiritual, e, mais ainda, para que se estimule o convvio com a leitura, fazendo desta uma atividade cotidiana extremamente prazerosa.

www.genialbooks.com.br
4

As fases correspondem etapa ou ao estgio de desenvolvimento psquicointelectual em que se encontra a criana, incluindo questes de afetividade e sensibilidade.

Tais fases so estabelecidas pela Psicologia Experimental e so divididas por idades, mas essa classificao etria no precisa ser seguida risca, uma vez que a criana pode manifestar interesses diversos daqueles sugeridos para determinada fase, de acordo com seu desenvolvimento pessoal.

A criana e suas fases

http://3.bp.blogspot.com
6

http://images.doctissimo.fr
7

1 fase: 1 infncia De 15 meses a 3 anos Inveno da mo Fase egocntrica

At os 15 meses, o beb encontra-se na fase da maturao, marcada pelo crescimento orgnico e pelo incio do desenvolvimento mental.

Aps a fase da maturao, a criana entra na chamada fase da inveno da mo, ou seja, inicia-se o momento de conhecimento da realidade pelo tato.

H manifestao motriz, com muitos movimentos e necessidade de contato


www.portalpower.com.br
10

Curiosidade A criana conquista a prpria linguagem devido ao contato com as pessoas, os seres e os objetos que esto a sua volta.
http://1.bp.blogspot.com
11

12

www.omundofazdeconta.pt

A literatura indicada para essa fase a chamada literatura-jogo, que estimula a percepo visual e o desenvolvimento motriz.

13

www.monalisadepijamas.com.br

Os livros mais indicados so: de imagens; lbuns de figuras.

14

www.livrariaresposta.com.br

Os temas devem estar relacionados s necessidades bsicas, como, por exemplo:

2 fase 2 infncia de 3 a 6 anos Fase da fantasia e da imaginao

15

www.uma.pt

A segunda etapa a fase da fantasia e da imaginao, com a predominncia do pensamento mgico. nesse momento que se inicia a consolidao da linguagem. A criana ainda ouvinte de histrias e leitora de imagens.

16

Literatura indicada: ldica, com histrias voltadas para o mundo familiar, mas com elementos do maravilhoso, seja por meio de:
Fbula; conto maravilhoso ou livro-brinquedo.
www.rufeleinpublic.ro
17

Os livros indicados para essa fase devem conter:


Histrias breves; Situaes claras; Muitas imagens e textos curtos; Palavras que correspondam s figuras; Ilustraes realistas: a verdade do que se conta.

18

Livro-brinquedo Hora de dormir, a partir do qual a criana ajuda o porquinho a tomar banho, a tartaruga a guardar seus brinquedos, o urso a escovar seus dentes...

19

literatura.moderna.com.br

Ou este outro:

20

www.colmagno.com.br

2 infncia de 3 a 6 anos Fase da fantasia e da imaginao


Que tema voc considera importante tratar nessa fase? Sugira um tipo de livro. D detalhes de como ele seria atrativo criana.
21

3 fase
Fase da imaginao e da realidade 3 infncia de 7 a 11 anos
22

www.educ.fc.ul.pt

A criana agora entra na fase da imaginao e da realidade. Aos poucos, o pensamento mgico substitudo pelo racional.

23

H nova forma de socializao, pois, a partir dos 7 anos, a criana toma conscincia de seu ego, pensa antes de agir e, assim, estabelece novas relaes entre si mesma e os outros.

24

O eu e o outro Trabalho em equipe


A Fuga das Galinhas (Chicken Run)
Pas/Ano de produo:- EUA, 2000 Durao/Gnero:- 84 min. Animao/Comdia Direo de Peter Lord e Nick Parker Roteiro de Karey Kirkpatrick, Nick Parker e Peter Lord Elenco:- Mel Gibson, Phil Daniels, Lynn Ferguson, Miranda Richardson, Tony Haygarth, Julia Sawalha, Jane Horrocks, Timothy Spall.

25

http://www.adorocinema.com

A leitura e a escrita facilitam a consolidao do aprendizado. Por isso, a literatura indicada a que funde imaginao e realidade.

26

Os livros interessantes para essa faixa etria contam com:


http://ecomeninas.blogspot.com
27

Histrias mais ou menos breves; Algumas ilustraes; Histrias em quadrinhos.

Os temas devem relacionar-se a:


Aventuras heroicas ou misteriosas; Inteligncia e afetividade; Histrias alegres: humor crtico e stira; Narrativas populares exemplares: valores e padres; Narrativas do cotidiano.

28

Vamos ouvir a msica Oito anos (Dunga/Paula Toller) e refletir sobre sua mensagem. Analise a letra com seu grupo. Quais as concluses?

29

http://panelinha.ig.com.br

Oito anos Dunga/Paula Toller (308)


Por que voc flamengo E meu pai botafogo? O que significa "impvido colosso"? Por que os ossos doem Enquanto a gente dorme? Por que os dentes caem? Por onde os filhos saem? Por que os dedos murcham Quando estou no banho? Por que as ruas enchem Quando est chovendo? Quanto mil trilhes Vezes infinito? Quem Jesus Cristo? Onde esto meus primos? Well, well, well Gabriel... Por que o fogo queima? Por que a lua branca? Por que a terra roda? Por que deitar agora? Por que as cobras matam? Por que o vidro embaa? Por que voc se pinta? Por que o tempo passa? Por que que a gente espirra? Por que as unhas crescem? Por que o sangue corre? Por que que a gente morre? Do que feita a nuvem? Do que feita a neve? Como que se escreve R...vei...llon Well, well, well Gabriel...

30

4 fase
Pr-adolescncia de 11 a 14 anos Fase da reflexo e do idealismo
http://dialogos6c.blogspot.com
31

Na pr-adolescncia, o pensamento: reflexivo; Torna-se hipottico-dedutivo, com maior capacidade de abstrao em relao s noes de tempo, espao, causalidade, dentre outros elementos do mundo concreto.

32

H grande valorizao das ideias e dos ideais, fazendo com que o pr-adolescente chegue, muitas vezes, a ser arrogante, por pensar ser autoridade absoluta em determinado assunto por causa de sua reflexo.

33

A literatura indicada para essa fase deve ser idealista e emotiva, com temas que envolvam:
Ideal humanitrio: aes heroicas de heris ou personagens bem humanas; Aventuras de tempos antigos; Romances sentimentais e romnticos; Biografias romanceadas; Contos realistas: sorte, problemas e realizao.

34

Diretor: Alfonso Cuarn Durao: 136 min. Ano: 2004 Pas: EUA/ Reino Unido Gnero: Aventura Distribuidora: Warner Bros. Estdio: Warner Bros. Pictures / 1492 Pictures / Heyday Films / P of A Productions Limited Classificao: Livre

35

http://www.cinedica.com.br

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban

Os livros devem conter histrias mais ou menos longas, com poucas ilustraes, em forma de:
romances; contos; histrias em quadrinhos.

36

5 fase
Adolescncia Fase da afirmao
www.ideiasvip.com
37

De acordo com a nova classificao psicolgica, a adolescncia pode ter incio por volta dos 14 anos e durar at os 21 anos.

38

A adolescncia considerada uma das fases mais problemticas para quem nela se encontra e uma das mais preocupantes tanto para os pais quanto para a sociedade em geral, pois envolve profundas mudanas psicossociais.

39

40

www.guiabrasilblog.com

H incessante busca da essncia, procura-se desesperadamente a compreenso dos fenmenos, principalmente dos motivos ou das causas, sejam elas fsicas ou emocionais.

41

http://conversasparalelas2010.wordpress.com

Nessa fase, o adolescente apresenta grande interesse por internet, tecnologia, msica, televiso, cinema, esportes...

... em contrapartida, expressa desprezo pela leitura/literatura literria, bem como por tudo que considera ultrapassado.
http://furflestiras.blogspot.com
42

Pode-se perceber que, nessa fase, h grandes conflitos e confuses. Ao mesmo tempo em que se critica a gerao anterior, mais tarde, acabase por seguir os mesmos passos.

43

Crie uma charge (4 quadros) em que se pode notar que h crtica a uma gerao anterior e, ao mesmo tempo, reproduo do comportamento criticado. Obs.: faa desenhos grandes para poder mostrar (via satlite) a seus colegas.

44

Para o professor e os pais, h um enorme desafio: fazer com que o adolescente redescubra a leitura e, principalmente, a literatura literria como fontes de conhecimento da vida, diverso e prazer.

45

A literatura indicada para essa fase complicada so a realista e a fantstica, em que aparecem situaes humanas com paixo e aventura.

46

Os livros devem conter textos mais longos, dos mais diversos gneros:
http://assuntosobrelivros.blogspot.com
47

Romance; Novela; Conto; Poesia; Teatro.

Os temas devem envolver:


Aventuras; Situaes humanas; Paixo; Realizao; Humor: stira e pardia; Mistrio; Romance policial; Fico cientfica; Biografias; Relaes sexuais.

48

Fanny Abramovich (1995, p. 98) chama a ateno dizendo que: a criana, dependendo de seu momento, de sua experincia, de sua vivncia, de suas dvidas, pode estar interessada em ler sobre qualquer assunto.

49

50

http://multiplasrealidades.blogspot.com

Por fim, importante salientar que a leitura infantil s se torna hbito quando conta com exemplos de adultos, pois a criana aprende bastante por imitao, com estmulo e, principalmente, muito prazer.

Leituras
Interao entre adultos e crianas por meio do mundo da fantasia
Montagem equipe mdia Uniseb 2009.
51 51

Para refletir
Os livros so os mais silenciosos e constantes amigos, os mais acessveis e sbios conselheiros, e os mais pacientes professores.
Charles W. Elliot

52

Referncias
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. So Paulo: Scipione, 1995. ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. So Paulo: Melhoramentos, s/d. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: histria, teoria e anlise. So Paulo: Quron, 1984. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. So Paulo: tica, 2007.
53

Anda mungkin juga menyukai