Anda di halaman 1dari 150

AutoCad Render 001 Introduo aos materiais

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Os MATERIAIS so conjuntos de informaes (imagens e/ou configuraes) que determinam a aparncia das superfcies de um projeto na renderizao da cena. O Autocad possui uma biblioteca com vrios materiais prontos, que podem ser utilizados diretamente no projeto ou como base para a criao de novos materiais. Observe, na ilustrao abaixo, o resultado da aplicao de materiais sobre as superfcies de um projeto atravs do Autocad 2007.

Aplicao de materiais no Autocad 2007

Na biblioteca de materiais do Autocad, encontramos as seguintes categorias de materiais:

Concrete / Concreto

Doors and Windows / Portas e Janelas

Fabric / Tecido, Pano

Finishes / Acabamentos

Flooring / Pavimento, Asoalho

Masonry / Alvenaria

Metals / Metais

Woods and Plastics / Madeiras e Plsticos

Material padro do Autocad

Todos os objetos e faces criados no ambiente Autocad so inicialmente revestidos com um material denominado material GLOBAL, que est sempre presente no editor de materiais e no pode ser excludo ou renomeado, mas pode ter seus parmetros alterados ou servir de base para a criao de novos materiais. A alterao de um dos parmetros deste material altera a aparncia de todas as faces e objetos aos quais ainda no tenha sido atribudo nenhum outro material pelo usurio.

Autocad - Material Global

< anterior - prximo > Popularity: 24%

AutoCad Render 002 Mapa, textura e material

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Conceitos de mapa, textura e material. TEXTURA uma imagem 2D que representa a aparncia do material, ou seja, se ele madeira, cimento, tijolo, etc.

Render Autocad - Texturas

MAPA qualquer imagem 2D utilizada na composio do material, inclusive como textura (diffuse map). Os mapas podem ser utilizados para determinar as reas transparentes do material (opacity map), como no exemplo abaixo, produzir aparentes salincias (bump map) ou at mesmo reflexes (reflection map).

Autocad Render - Mapa de opacidade

MATERIAL o conjunto de todos os elementos (texturas, mapas e configuraes).

Autocad Render - estrutura dos materiais

< anterior - seguinte > Popularity: 60%

AutoCad Render 003 Recursos para aplicao de materiais

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) No submenu abaixo podemos ativar as principais paletas utilizadas na criao e edio de materiais no Autocad.

Autocad - Biblioteca de Materiais e Editor de Materiais

A primeira opo (Tools > Palettes > Tools Palettes) ativa uma janela com vrias paletas, onde encontramos todos os materiais existentes na biblioteca do Autocad. Se ela no estiver configurada para a exibio de materiais, podemos faz-lo atravs da opo Materials, no menu de contexto da barra azul, conforme mostrado.

Autocad - Paletas de Materiais

A biblioteca de materiais tambm pode ser acessada atravs de um clique sobre o cone do painel de controle de materiais, desde que este painel esteja associado ao grupo de paletas de materiais no menu de contexto do mesmo cone.

Autocad - Painel de Controle de Materiais

A segunda opo (Tools > Palettes > Materials) ativa a paleta Editor de Materiais, onde podemos alterar as propriedades dos materiais utilizados no nosso projeto.

Autocad - Paleta Editor de Materiais

Esta paleta tambm pode ser acessada atravs do Painel de Controle, com um clique sobre o cone indicado abaixo.

Acessando o Editor de Materiais atravs do Painel de Controle Quando clicamos sobre um material da biblioteca, ele automaticamente copiado para a paleta de edio e passa a fazer parte integrante do projeto ativo.

Inserindo um material da biblioteca no projeto ativo

A partir da podemos alterar as caractersticas do material e aplic-lo sobre as superfcies simplesmente arrastando-o.

Aplicando um material sobre um objeto

importante lembrar que: para os materiais serem visualizados na rea Grfica, o modo de visualizao Realstico deve estar selecionado no local indicado abaixo.

Autocad - modo de visualizao realstico

Para que um material editado ou criado por ns possa ser utilizado em vrios projetos, devemos nome-lo e arrast-lo para uma posio na biblioteca. Desta forma, ele estar sempre disponvel, mesmo aps o encerramento do arquivo no qual ele foi criado ou editado.

Adicionando um novo material biblioteca de materiais

Os materiais transferidos acidentalmente para o Editor de Materiais, ou que no estiverem mais sendo utilizados no projeto ativo, podem ser removidos atravs da opo abaixo. Logicamente, este procedimento s ser possvel se o material no estiver em uso.

Autocad - excluindo materiais no utilizados

< anterior - seguinte > Popularity: 18%

AutoCad Render 004 Aplicando materiais aos objetos e faces

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) A forma mais simples de se atribuir um material arrastando-o a partir da biblioteca de materiais at o objeto desejado. O material automaticamente copiado para o Editor de Materiais, e passa a fazer parte do projeto ativo. A partir da, podemos alterar as propriedades do material e aplic-lo sobre outros objetos, arrastando-o a partir do Editor de Materiais.

Autocad - aplicando materiais aos objetos e faces

Quando alteramos as propriedades de um material, ele automaticamente atualizado na rea grfica. No raramente, o usurio precisa alterar as propriedades de um material que est aplicado sobre vrios objetos, mas deseja que essas alteraes produzam resultado apenas sobre determinado objeto ou face. Para que isto

seja possvel, ele dever primeiro criar uma cpia do material, aplicar esta cpia sobre os objetos ou faces para depois alterar os parmetros.

Autocad - criando uma cpia de um material

Para remover materiais aleatoriamente, selecionamos os objetos desejados na rea grfica e clicamos sobre o cone Remover materiais dos objetos selecionados.

Autocad - removendo materiais dos objetos selecionados

Para remover um nico material de todo o projeto, acionamos a opo Selecionar objetos com o material para depois clicar sobre o cone.

Autocad - removendo um material de todo o projeto

Os materiais em uso so identificados atravs de uma pequena marca no canto inferior direito da janela de amostra.

Autocad - materiais em uso

Clicando sobre o cone indicado, o Autocad atualiza a indicao dos materiais que esto em uso.

Autalizando a indicao de materiais em uso

A partir da, os materiais no marcados podem ser excludos do desenho atravs do menu de contexto ou do cone com um X vermelho.

Excluindo materiais que no esto em uso

Se necessrio, podemos explodir os objetos para aplicar diferentes materiais sobre as faces.

Autocad - explodindo um slido

Autocad - aplicando materiais sobre faces

Para uma boa organizao do nosso projeto, importante que os materiais estejam nomeados de acordo com a sua aplicao, o que pode ser feito atravs do menu de contexto das janelas de amostra.

Autocad - nomeando um material

Em projetos com muitos materiais em uso, notadamente quando h vrios materiais parecidos, identificar qual material do editor est aplicado sobre determinada face ou objeto pode se tornar uma tarefa um pouco difcil. Para resolver este problema, podemos selecionar o objeto ou face e acessar a sua paleta de propriedades. Observe que o nome do material aparece no campo indicado.

Autocad - paleta de propriedades

< anterior - seguinte > Popularity: 22%

AutoCad Render 005 Aplicando materiais aos layers

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) A aplicao de MATERIAIS com base em LAYERS facilita muito a vida do projetista, notadamente porque o procedimento permite aplicar os materiais em todo o projeto a partir de uma nica janela, de forma bastante interativa. Neste exemplo, temos a interna de um projeto, onde

os LAYERS foram utilizados para separar elementos que iro utilizar o mesmo tipo de material, conforme mostrado.

Autocad - projeto organizado em layers (camadas) No EDITOR DE MATERIAIS, foram definidos seis diferentes materiais para a vista interna. So eles: PAREDES, TETO, PORTA, VIDROS, ESQUADRIA e PISO.

Autocad - Editor de Materiais

Atravs do comando MATERIAL ATTACH, vamos ativar a janela MATERIAL ATTACHMENT.

Autocad - comando MATERIALATTACH

Lembrando que a mesma janela tambm pode ser ativada atravs do painel de controle, no local indicado.

Autocad - Painel de Controle

No campo esquerdo temos a relao dos materiais integrantes do projeto, ou seja, aqueles que esto no editor de materiais. No campo direito, encontramos a relao dos layers utilizados. Arrastamos os materiais para os layers da seguinte forma: material ESQUADRIA para LAYER ESQUADRIA; material PAREDES para PAREDE INTERNA; PISO para PISO; PORTA para PORTA; TETO para TETO e finalmente VIDROS para VIDROS.

Autocad - janela Material Attachment

Aqui podemos perceber a importncia da correta nomeao dos materiais e layers. Observe que os materiais foram aplicados s superfcies sem a necessidade de qualquer procedimento de seleo sobre a rea grfica.

Autocad - materiais aplicados

importante lembrarmos que os materiais aplicados atravs de layers no podem ser removidos atravs do editor de materiais. Se tentarmos

selecionar os objetos que possuem o material PORTA, por exemplo, nada acontecer.

Selecionando objetos com o material "PORTA"

Isto porque as superfcies com este material, no o receberam com o nome PORTA, mas como um material por meio de LAYER, conforme podemos observar na paleta de propriedades da superfcie correspondente PORTA.

Autocad - paleta de propriedades

Sendo assim, os materiais aplicados com base em LAYERS, devem ser removidos atravs da mesma janela.

Isso tudo, no entanto, no impede que determinada superfcie de um layer utilize um diferente material das demais, como no exemplo abaixo, onde selecionamos apenas um dos vidros e indicamos um diferente material atravs da paleta de propriedades.

Definindo o material atravs da paleta de propriedades

< anterior - prximo > Popularity: 18%

AutoCad Render 006 Propriedades dos materiais

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) No EDITOR DE MATERIAIS (Tools > Palettes > Materials) encontramos uma srie de TEMPLATES (gabaritos) que serve de base para a criao de materiais.

Autocad - gabaritos de materiais

importante ter em mente que estes gabaritos determinam apenas as qualidades fsicas do material, j que a sua aparncia normalmente baseada em imagens 2D, chamadas de MAPAS DE TEXTURA.

Autocad - campo Diffuse Map Na criao de um material de azulejos, por exemplo, utilizamos uma imagem de azulejos no campo DIFFUSE MAP (mapa de difuso) e o gabarito CERAMIC (cermica), para que a imagem dos azulejos interaja com a iluminao do Autocad, produzindo a aparncia de um material lustroso.

Autocad - configurando um novo material Temos ainda os gabaritos REALISTIC (realsticos), para a criao de materiais baseados em qualidades fsicas, e os

gabaritos ADVANCED (avanado), para a criao de materiais com efeitos especiais, como a reflexo de imagens, por exemplo.

Autocad - gabaritos REALISTIC e ADVANCED

Dependendo do gabarito utilizado, o material pode apresentar um nmero maior ou menor de parmetros a serem configurados. Vejamos os parmetros do material com o gabaritoREALISTIC.

Autocad - parmetros do template REALISTIC

Primeiro temos a componente DIFFUSE (difuso), que define a cor do material e ser estudada de forma mais detalhada no tutorial que trata das componentes da luz.

Em seguida temos: SHININESS (brilho) quanto maior for este valor, mais lustrosa ser a aparncia do material. As superfcies lustrosas possuem reflexes especulares claras e bem definidas. Abaixo, o mesmo material com shininess = 0 (fig. A) e shininess = 56 (fig. B).

Autocad - Material - SHININESS

TRANSLUCENCY (translucidez) a translucidez a propriedade que um material possui de deixar que a luz o atravesse sem que os objetos possam ser visualizados atravs dele. Abaixo, uma textura de vidro com uma luz amarela posicionada atrs; translucidez = 0 (A) e translucidez = 65 (B).

Autocad - Materiais - TRANSLUCENCY

SELF-ILLUMINATION (iluminao prpria) determina o quanto um material capaz de emitir luz por si s. Ele pode ser utilizado na composio de materiais do tipo non, por exemplo.

Autocad - Materiais - SELF-ILLUMINATION REFRACTION (refrao) o ndice de refrao determina o quando os raios de luz so desviados ao atravessar o material. o caso da gua, por exemplo, que altera a direo dos raios de luz fazendo com que os objetos vistos atravs dela apaream um pouco fora da posio em que realmente esto.

Alguns ndices de refrao: Vcuo1,0 Ar .1,0003 gua.1,333 Vidro.1,5 a 1,7

Glicerina1,9 lcool1,36 Diamante.2,419 Acrlico.1,49

< anterior - seguinte > Popularity: 20%

AutoCad Render 007 Componentes da luz

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) 1. Conceitos luz difusa, luz especular e luz ambiente. Na computao grfica, a cor de cada ponto de uma imagem definida atravs de trs componentes bsicas: luz difusa, luz especular e luz ambiente. No Autocad, a configurao da componente de difuso est presente em todos os tipos de materiais para que possamos determinar a sua cor. As demais componentes so atribudas pelo programa de forma automtica. No entanto, existe um gabarito de material denominadoADVANCED, que nos permite atribuir a cor de todas as componentes de forma manual.

Autocad - Editor de Materiais

Este tipo de material pode ser utilizado na produo de efeitos, reflexes complexas ou at mesmo para que o projetista possa demonstrar seus dotes artsticos.

Componente DIFFUSE (difusa) determina a cor dos materiais.

Autocad - componente DIFFUSE

Componente SPECULAR (especular) determina a cor das reflexes extremamente direcionais.

Autocad - componente SPECULAR

Componente AMBIENT (ambiente) simula a luminosidade gerada pela troca de luz entre objetos.

Autocad - componente AMBIENT

2. Conceitos tipos de reflexo. Reflexo especular ocorre quando os raios de luz so refletidos numa nica direo e num ngulo igual ao de incidncia. Esse tipo de reflexo ocorre em superfcies polidas, como espelhos, metais, gua parada, etc.

Reflexo especular

Reflexo difusa ocorre quando os raios de luz so refletidos em vrias direes. Esse tipo de reflexo ocorre em superfcies microscopicamente irregulares, como gesso, cortia, tecido, etc. As reflexes difusas aparentam ter o mesmo brilho independente do ponto de vista e, juntamente com a componente ambiente (luz que vem de todas as direes), determinam as cores dos objetos.

Reflexo difusa

< anterior - prximo > Popularity: 11%

AutoCad Render 008 Ajustando a escala de uma textura

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Neste tutorial vamos ajustar a escala de uma textura de azulejos para que ela fique com o tamanho real. No exemplo abaixo, temos o desenho de uma rea quadrada com 150 unidades de lado. Supondo que para o nosso projeto ficou definido que cada unidade deve corresponder a 1 centmetro, temos ento uma rea com 150 centmetros em cada lado, ou seja, 1 metro e meio.

Autocad - definindo o valor correspondente a 1 unidade

Observe que cada lado corresponde a 3 quadrantes maiores da grade, que por sua vez possuem 5 quadrantes menores. Temos ento que cada lado do objeto ocupa 15 quadrantes menores, cada um representando 10 unidades, que no nosso caso correspondem a 10 centmetros.

Valor da unidade referncia em relao ocorrncia dos quadrantes da grade

A textura que iremos aplicar ser a visualizada abaixo. Supondo que cada azulejo tenha 20 centmetros de lado, temos um mapa representando 80 centmetros de textura.

Autocad - textura de azulejos

Atravs do Editor de Materiais, vamos criar um novo material e aplic-lo sobre o objeto.

Editor de Materiais - Tools > Palettes > Materials

Autocad - arrastando o novo material para o plano

No campo DIFFUSE MAP (mapa de difuso), vamos aplicar o mapa de textura que acabamos de visualizar.

Autocad - Diffuse Map > Texture Map > Select...

Autocad - carregando a textura de azulejos

Como padro, os mapas de textura carregados do editor de materiais so ajustados para corresponder a 1 unidade, independente do nmero de pixels da imagem. Desta forma, considerando a unidade de medida do nosso projeto, temos inicialmente que os 4 azulejos foram ajustados para corresponder a 1 centmetro, ficando com uma aparncia bastante distante da realidade.

Autocad - escala padro

Vamos ento selecionar uma unidade de medida onde o tamanho dos azulejos fique mais prximo da realidade.

Autocad - acessando a janela Ajust Bitmap

Veja que, neste caso, a unidade mais apropriada a CENTMETROS, onde o mapa da textura corresponde exatamente ao quadrante menor, ou seja, 10 unidades.

Autocad - alterando a unidade de medida do mapa de textura

Agora acompanhe o seguinte raciocnio: Se temos 4 azulejos a cada quadrante menor, que representa 10 centmetros, deduzimos ento que cada azulejo est medindo 2,5 centmetros. Sabendo que cada azulejo deve medir 20 centmetros, dividimos o valor 20 por 2,5 e temos o valor 8, que representa exatamente o fator de escala que dever ser aplicado.

Autocad - calculando a escala

Vamos digitar este valor no campo WIDTH (largura) com o cadeado acionado, para que o campo HEIGHT (altura) seja alterado automaticamente na mesma proporo.

Autocad - alterando a escala da textura

Observe o resultado. Temos um piso com 7,5 azulejos de lado.

Autocad - escala devidamente configurada

< anterior - prximo > Popularity: 16%

AutoCad Render 009 Coordenadas de mapeamento

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Quando aplicamos um material com uma imagem (mapa de textura) sobre um objeto, o Autocad distribui a imagem sobre a superfcie do objeto. No entanto, nem sempre ela distribuda da forma que desejamos. Observe o exemplo abaixo, onde aplicamos o material com a imagem do globo terrestre sobre a esfera. Veja que a imagem est mal distribuda.

Autocad - aplicando material sobre objeto cilndrico

Autocad - esfera sem mapeamento

Para resolver este problema, utilizamos uma tcnica chamada MAPEAMENTO. Na verso do Autocad em uso, as ferramentas

para o ajuste das coordenadas e mapeamento esto localizadas no painel de controle de materiais.

Painel de controle - ferramentas de mapeamento

Vamos ativar a opo MAPEAMENTO ESFRICO, selecionar a esfera e pressionar o boto direito do mouse.

Autocad - mapeamento esfrico

Observe que a imagem foi devidamente ajustada.

Autocad - esfera com mapeamento

A partir de agora, podemos utilizar as opes do menu de contexto para MOVER (Move) e ROTACIONAR (Rotate) o material, conforme mostrado.

Mapeamento - Move e Rotate

Temos ainda as opes que nos permitem restaurar o mapeamento para os valores padres (reseT) e selecionar outro tipo de mapeamento (sWitch mapping mode) .

Mapeamento - Reset e Switch Mapping Mode

O mapeamento do tipo CAIXA utilizado para ajustar a textura de objetos slidos do tipo box.

Explodindo o slido, podemos ajustar as faces de forma independente atravs da ferramenta de mapeamento PLANO. Veja:

Autocad - explodindo um slido do tipo Box

Utilizando o mapeamento plano para ajustar as faces do Box

Como ltima opo, temos a ferramenta para o mapeamento de objetos cilndricos, no local mostrado.

Mapeamento cilndrico

Atravs da ferramenta RESTAURAR COORDENADAS DE MAPEAMENTO, podemos selecionar vrias faces e objetos para que seus mapeamentos retornem ao estado original. Para isto, devemos ativ-la, realizar a seleo dos elementos desejados e confirmar a operao atravs de um clique no boto direito.

Autocad - restaurar coordenadas de mapeamento

Temos ainda a opo COPIAR COORDENADAS DE MAPEAMENTO, que como o prprio nome j diz, copia as coordenadas de mapeamento de uma face ou objeto para outras faces ou objetos. Para isto, ativamos a ferramenta e selecionamos a face ou objeto cujo mapeamento desejamos copiar. No mesmo procedimento, selecionamos as faces e objetos de destino e confirmamos a operao com um clique no boto direito.

Autocad - copiar coordenadas de mapeamento

< anterior - seguinte > Popularity: 10%

AutoCad Render 010 Mapas de opacidade

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Um MAPA DE OPACIDADE (Opacity Map) uma imagem utilizada como mscara, onde os pixels com mais brilho so traduzidos em reas com maior OPACIDADE e os pixels com menos brilho em reas com maior TRANSPARNCIA. Observe o exemplo abaixo, onde a rea totalmente preta do mapa de opacidade faz com que a rea cinza do mapa de textura seja ocultada.

Autocad - mapas de opacidade

Mos obra!

A partir da imagem da placa, vamos produzir o mapa de opacidade utilizando o programa Photoshop. Ativamos a opo Camada a Partir do Plano de Fundo e, com o auxlio da ferramenta varinha mgica, selecionamos a rea ao redor da placa.

Photoshop - criando uma nova camada a partir do plano de fundo

Photoshop - selecionando a rea ao redor da placa

Vamos preencher esta rea com o PRETO PURO, para ela oculte o que estiver atrs.

Photoshop - Editar > Preencher

Photoshop - preenchendo a rea selecionada com a cor preta

Em seguida, vamos inverter a seleo e preencher a rea correspondente placa com oBRANCO PURO, para que o mapa permita a visualizao da placa.

Photoshop - invertendo a seleo

Photoshop - Editar > Preencher

Salvamos a imagem no formato JPEG.

Sanvaldo o mapa de opacidade no formato JPG

No Autocad, vamos abrir o Editor de Materiais (Tools > Palettes > Materials), criar um novo material e selecionar o gabarito ADVANCED (avanado).

Autocad - criando um novo material

Autocad - selecionando o Template Advanced

Para o DIFFUSE MAP (mapa de difuso), vamos selecionar a opo TEXTURE MAP(mapa de textura), carregar a imagem da placa e selecionar a opo FIT TO OBJECT(ajustar ao objeto) nas configuraes de escala e posio.

Autocad - inserindo a imagem da placa no campo Diffuse Map

Autocad - Fit to object (ajustar ao objeto)

No campo OPACITY (opacidade), vamos carregar o mapa de opacidade que criamos no Photoshop e realizar o mesmo procedimento de ajuste.

Autocad - inserindo a imagem do mapa de opacidade

Autocad - Fit to object (ajustar ao objeto)

Verificamos se os mapas de difuso e opacidade esto configurados em 100% e aplicamos o material sobre o objeto.

Autocad - mapas de textura e opacidade em 100%

Autocad - aplicando o material sobre a superfcie

Finalmente vamos renderizar a cena atravs da linha de comandos.

Autocad - comando Render

Observe o resultado:

Autocad - Placa com Opacity Map (mapa de opacidade)

< anterior - seguinte > Popularity: 10%

AutoCad Render 011 Mapas procedurais

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007)

MAPAS PROCEDURAIS so texturas calculadas matematicamente. Na computao grfica em geral, os mapas procedurais so bastante utilizados para a composio de materiais sem emendas aparentes. Para se obter bons resultados com este tipo de mapa, no entanto, o usurio deve possuir certa prtica na sua composio, para que o material no fique prefeito ou grotesco demais. Na verso em uso (2007), o Autocad apresenta recursos ainda modestos no que se refere composio deste tipo de mapa. No campo Diffuse Map (mapa de difuso) dos materiais (Tools > Palettes > Materials), encontramos mapas procedurais para a composio de texturas dos tipos MADERIA (wood) e MRMORE (marble), conforme mostrado.

Autocad - mapas procedurais

No caso da textura de MADEIRA, podemos configurar os seguintes parmetros: 1. As duas cores que iro compor a textura; 2. A espessura dos gros; 3. Os nveis de aleatoriedade axial e radial.

Autocad - mapa procedural Wood (madeira)

J no caso do MRMORE, podemos configurar os parmetros: 1. 2. 3. 4. Cor da pedra; Cor das nervuras; Espaamento entre as nervuras; Largura das nervuras.

Autocad - mapa procedural Marble (mrmore)

Veja um os materiais renderizados com as configuraes acima:

Autocad 2007 - mapas procedurais renderizados

Como pudemos observar, a verso em uso do Autocad oferece poucos recursos para a composio de mapas procedurais. No entanto, importante termos os conceitos que acabamos de estudar sempre em mente, para que possamos aplic-los a outros programas de computao grfica ou at mesmo s futuras verses do Autocad.

< anterior - prximo > Popularity: 8%

AutoCad Render 012 Mapa de salincias

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007)

Um BUMP MAP (mapa de salincias) uma imagem onde os pixels com mais brilho so traduzidos em aparentes elevaes na superfcie dos objetos. No exemplo abaixo, temos um projeto onde foi aplicado um material do tipo tijolo s paredes da guarita.

Autocad - material tijolo

Observe a renderizao do material visto de perto.

Autocad - renderizao material tijolo

Vamos utilizar um BUMP MAP (mapa de salincias) para melhorar a aparncia dos tijolos, fazendo com que eles fiquem ainda mais salientes. Atravs do editor de materiais (Tools > Palettes > Materials), vamos verificar a localizao do mapa de textura que est aplicado sobre a parede. Observe que, neste caso, est sendo utilizada uma textura da biblioteca do programa.

Diretrio de texturas do Autocad 2007

Vamos utilizar a prpria imagem da textura como base para a criao do mapa de salincias atravs do programa PHOTOSHOP.

Abrindo a textura com o programa Photoshop

Inicialmente, vamos remover a saturao da imagem, j que para o mapa de salincias apenas a escala de cinzas da imagem relevante.

Photoshop - Imagens > Ajustes > Remover Saturao

Atravs do ajuste de contraste, vamos aumentar o brilho da rea correspondente aos tijolos. Neste caso, no vamos deixar a rea dos tijolos muito branca para que no seja produzido um efeito exagerado.

Photoshop - Imagem > Ajustes > Brilho/Contraste

Agora vamos salvar o arquivo com outro nome no mesmo diretrio.

Photoshop - salvando o Bump Map em JPG

No Autocad, vamos ativar o campo BUMP MAP (mapa de salincias) do material e carregar a imagem que acabamos de criar, lembrando que o endereo das texturas do Autocad inclui uma PASTA OCULTA chamada DADOS DE APLICATIVOS. Para que esta pasta possa ser visualizada, o nosso sistema deve estar configurado para a exibio dos arquivos e pastas ocultos.

Carregando o Bump Map no Autocad

O prximo passo ser copiar os valores de ajuste de escala e posio do mapa de textura e repeti-los na janela de ajuste do mapa de salincias, para que as duas imagens fiquem exatamente sobrepostas.

Definindo os mesmo valores de escala para os mapas de textura e salincia

Finalmente vamos renderizar a cena. Observe a diferena entre as renderizaes com e sem o mapa de salincias. Ela sutil, mas de grande importncia para quem busca o realismo na produo de imagens.

Renderizao sem Bump Map e com Bump Map

Neste exemplo, mostramos o procedimento de criao de um mapa de salincias para que voc seja capaz de faz-lo a partir de qualquer imagem. No entanto, vale lembrar que a maioria dos mapas de textura da biblioteca do Autocad j possui o respectivo mapa de salincias.

< anterior - seguinte > Popularity: 9%

AutoCad Render 013 Criando uma textura a partir de uma foto

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Neste tutorial vamos utilizar uma foto tirada com uma cmera digital como base para a criao de uma textura de azulejos. Mas antes de iniciarmos o procedimento, importante lembrarmos que para a produo de uma textura de qualidade, a foto deve ser tirada com ateno nos seguintes detalhes:

- o alvo da foto, que servir como textura, deve estar o mais centralizado possvel; - o ponto de vista do observador deve formar um ngulo de 90 graus com o plano da textura; - e finalmente, a superfcie que est sendo fotografada no pode possuir reflexos ou grandes variaes de luminosidade, como na imagem abaixo.

Cuidados com a captao de imagens para texturas

Na tela temos a foto dos azulejos aberta no programa PHOTOSHOP.

Photoshop - foto de azulejos

Inicialmente, percebemos que a imagem est levemente inclinada para a direita. Sendo assim, vamos selecionar toda a foto e, atravs da ferramenta MOVE (mover), gerar uma rotao de 0,4 GRAUS no sentido anti-horrio, ou seja, negativo.

Rotacionando a foto no sentido anti-horrio

Agora vamos aplicar o filtro de ESFERIZAO (Filter > Distort > Spherize) com o valor -5 para compensar a distoro produzida pela lente da cmera.

Photoshop - Filtro Spherize

Ativamos a ferramenta de corte (CROP) e demarcamos a rea que servir como amostra, mantendo a imagem do rejunte apenas nos cantos direito e inferior.

Photoshop - Crop Tool

Em seguida ajustamos o brilho e o contraste da imagem atravs do comando Image > Adjustments > Brightness/Contrast.

Foto mais ntida aps ajustes de brilho e contraste.

Agora vamos ativar a ferramenta de subexposio (DODGE) e corrigir as diferenas de luminosidade existentes.

Photoshop - Dodge Tool

Finalmente salvamos a imagem no formato JPEG. No Autocad, vamos selecionar o material que est aplicado sobre as paredes e aplicar a imagem que acabamos de criar na opo TEXTURE MAP (mapa de textura).

Autocad - carregando a imagem dos azulejos no campo Texture Map

No primeiro campo vamos selecionar a opo CERAMIC (cermica), para que os ndices de brilho e refrao sejam ajustados de acordo com as propriedades de um material lustroso.

Autocad - gabarito Ceramic

Se necessrio, podemos ainda ajustar o valor de ILUMINAO PRPRIA (self-illumination), caso a textura fique muito escura em relao aos outros materiais da cena. No nosso caso, vamos inicialmente utilizar o valor 27.

Autocad - ajustando o valor Self-Illumination

Observe a imagem renderizada:

Textura de azulejos renderizada

Vale lembrar que para esta imagem nos dar uma impresso mais realstica, ainda faltam os ajustes da escala da textura e das coordenadas de mapeamento.

< anterior seguinte > Popularity: 10%

AutoCad Render 014 Inserindo uma imagem no plano de fundo

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007)

Atravs de cmeras e pontos de vista criados pelo usurio, o Autocad nos permite atribuir uma cor ou uma imagem ao plano de fundo para que ela seja inclusa no processo de renderizao. Neste primeiro exemplo, temos uma interna sendo visualizada atravs de uma cmera previamente posicionada.

Autocad - interna visualizada atravs de cmera

Atravs do comando VIEW, vamos ativar a janela de gerenciamento de vistas e selecionar a vista CMERA 01.

Autocad - View Manager

Observe que no campo BACKGROUND (plano de fundo) temos as opes COR SLIDA, GRADIENTE e IMAGEM. Vamos selecionar a ltima e, com o navegador configurado para todos os tipos de imagem, selecionar a imagem que desejamos incluir como plano de fundo.

Autocad - configurando a opo Image para o Background

Autocad - carregando a imagem de plano de fundo

Atravs do boto ADJUST IMAGE podemos ajustar a posio e a escala da imagem, sendo que com opo MANTAIN ASPECT RATIO marcada, a razo entre os eixos X e Y preservada, evitando que as alteraes distoram a imagem.

Autocad - ajustando a escala do plano de fundo

Feito isso, vamos clicar nas opes SET CURRENT (definir como atual), APPLY (aplicar) e OK.

Autocad - aplicando as configuraes do plano de fundo

Observe a cena renderizada:

Autocad - renderizao com imagem no plano de fundo

Se necessrio, podemos retornar a janela de gerenciamento (comando VIEW) e ajustar novamente a imagem ou at mesmo troc-la atravs da opo EDIT, conforme mostrado.

Autocad - alterando/editando o plano de fundo

Segundo exemplo. Aqui temos a visualizao de uma casa sem a utilizao de cmeras.

Autocad - projeto sem cmeras

Neste caso, ser necessrio criar uma nova vista atravs da opo indicada.

Autocad - criando uma nova vista

Vamos nomear a vista e acionar a opo IGNORAR O PLANO DE FUNDO PADRO para que possamos definir uma cor ou imagem para o plano de fundo.

Autocad - nomeando a nova vista

Neste exemplo, vamos utilizar uma cor slida.

Autocad - definindo uma cor slida para o plano de fundo

Observe o resultado:

Autocad - renderizao com cor slida no plano de fundo

< anterior - prximo > Popularity: 13%

AutoCad Render 015 Criando e configurando vidros

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Na tela temos o projeto de um recipiente que ser utilizado como base para a criao e simulao de diferentes tipos de vidros.

Autocad - recipiente Inicialmente vamos acessar a biblioteca de materiais do Autocad e selecionar o material vidro claro para que ele seja transferido para o editor de materiais e passe a fazer parte integrante do projeto ativo.

Autocad - biblioteca de materiais Observe que o material no utiliza nenhuma imagem na sua composio, ou seja, as suas caractersticas so determinadas apenas pela configurao dos seguintes parmetros: Template (gabarito) = Glass Clear (vidro claro); Diffuse (cor de difuso) = Banco puro; Shininess (brilho) = Valor mximo; Refraction index (ndice de refrao) = 1,5.

Autocad - Editor de materiais Vale lembrar que o ndice real de refrao dos vidros normalmente est compreendido entre 1,5 e 1,7. Assim, podemos aumentar este valor em at 0,2 para simular vidros com ndices de refrao maiores. Agora vamos selecionar o recipiente e aplicar o material sobre ele.

Autocad - aplicando o material vidro sobre o recipiente Observe a imagem renderizada:

Autocad - material vidro renderizado O realismo do vidro que ser gerado no processo de renderizao depende basicamente dos valores utilizados nas configuraes de renderizao. Normalmente, para produzir vidros com realismo, a renderizao deve estar configurada para qualidade HIGH (alta) ou PRESENTATION (apresentao), j que estes PRESETS utilizam valores mais altos para o nmero de reflexes e refraes, tornando o processo de renderizao mais lento.

Autocad - Presets de renderizao Outro fator importante em renderizaes com materiais transparentes e translcidos oclculo de sombreamento utilizado. Quando a opo SHADOW MAP est ativa, a renderizao no considera a transparncia dos objetos no clculo das sombras. Como padro, esta opo permanece inativa e a renderizao utiliza um clculo de

sombreamento denominado RAY TRACE, que o ideal para objetos transparentes e ser estudado mais adiante.

Autocad - clculo de sombreamento Shadow Map Para simular vidros coloridos, basta alterar a cor de difuso do material no local indicado. A tonalidade da cor, no entando, deve ser bastante clara, ou seja, prxima ao branco, para que o material no perca a sua transparncia.

Editor de materiais - alterando a cor do vidro Observe o resultado:

Autocad - vidro colorido renderizado Agora vamos ativar o campo BUMP MAP (mapa de salincias) para simular um vidro com relevo.

Autocad - definindo um mapa de salincias para o vidro Para este exemplo, criamos uma imagem simples, onde as linhas brancas sero traduzidas em aparentes elevaes sobre a superfcie do vidro.

Arquivo de imagem para o Bump Map Ajustamos a escala do mapa e configuramos a sua presena para um valor prximo a 50, para que as salincias no gerem distores no vidro.

Autocad - configurando a presena do Bump Map para 50% Observe o resultado final:

Autocad - material vidro com salincias

< anterior - seguinte > Popularity: 14%

AutoCad Render 016 Simulando a gua

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Na tela temos o projeto de uma piscina que ser utilizado para a criao e simulao de um material do tipo gua.

Autocad - projeto de uma piscina Observe que dentro da piscina foi criada uma superfcie plana, representando o nvel da gua.

Autocad - plano representando o nvel da gua Inicialmente, vamos acessar o editor de materiais (Tools > Palettes > Materials), criar um novo material e nome-lo como gua.

Editor de Materiais - criando um novo material Para o gabarito do material, vamos selecionar a opo WATER (gua).

Editor de materiais - gabarito WATER

Observe que o ndice de refrao (refraction index) foi ajustado para 1,33. Este valor representa o real comportamento da gua.

Editor de materiais - refraction index Agora vamos aplicar o material sobre a superfcie plana e renderizar a cena.

Editor de materiais - aplicando o material sobre a superfcie selecionada

Autocad - renderizando a cena Observe que a superfcie ficou transparente e a refrao do material est fazendo com que os azulejos vistos atravs do plano fiquem numa posio diferente da que realmente esto. No entando, a gua ainda est um pouco escura.

Autocad - material gua renderizado Sendo assim, vamos retornar ao editor de materiais e aumentar o brilho da cor de difuso da gua, selecionando uma tonalidade mais prxima ao branco.

Aumentando o brilho da cor de difuso Observe o resultado:

Autocad - material gua renderizado Para finalizar, podemos produzir uma sensao de movimento na gua, aplicando uma imagem no campo BUMP MAP (mapa de salincias) e configurando os valores de escala e presena.

Bump Map - carregando a imagem

Bump Map - ajustando a escala

Bump Map - ajustando a presena

Observe o resultado:

Autocad - material gua renderizado

< anterior - prximo > Popularity: 9%

AutoCad Render 017 Comandos relacionados aos materiais

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Para finalizar o capitulo sobre materiais, elaboramos uma lista com os comandos e variveis de sistemas relacionadas aos tpicos estudados at agora:

COMANDOS MATERIALS ativa a paleta Materials (gerenciamento e edio dos materiais). MATERIALSCLOSE encerra a paleta Materials. MATERIALATTACH ativa a janela Material Attachment Options, para a aplicao de materiais com base em layers. TOOLPALETTES ativa o conjunto de paletas de ferramentas, onde temos acesso biblioteca de materiais do Autocad. MATERIALMAP ativa a ferramenta de mapeamento para que possamos ajustar a posio e o tamanho das texturas que esto aplicados sobre as faces e os objetos. VIEW ativa a janela View Manager, para que possamos criar novas vistas com planos de fundo ou atribuir planos de fundo s cmeras existentes. VARIVEIS DE SISTEMA MATSTATE informa se a paleta Materials est ou no ativa. Valor 1 = paleta ativa; valor 0 = paleta no ativa.

No prximo tpico iniciaremos o captulo sobre iluminao.

< anterior - prximo > Popularity: 6%

AutoCad Render 018 Iluminao bsica (Default lighting)

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007)

Iluminao bsica (Default lighting) aquela que ilumina o modo de visualizao sombreado (shaded view) at que o usurio crie a sua prpria iluminao para a cena atravs da insero de objetos do tipo luz (point light, spotlight, distant light ou sun).

A partir do momento em que o usurio insere o primeiro ponto de luz na cena, a iluminao bsica automaticamente desligada e as superfcies passam a ser iluminadas pelas luzes criadas pelo usurio. A varivel de sistema DEFAULTLIGHTING determina se a iluminao bsica est ou no ativa. Com o valor 0, a iluminao bsica automaticamente desligada quando o usurio cria um ponto de luz na cena; com o valor 1, a iluminao do usurio ignorada e a cena permanece iluminada pela iluminao bsica. At a verso 2006, a iluminao bsica do AutoCAD era composta de apenas uma luz do tipo distante (distant light); na sua verso 2007, o AutoCAD utiliza duas luzes distantes em diferentes posies, para que as superfcies sejam melhor iluminadas. A varivel de sistema DEFAULTLIGHTINGTYPE determina se o AutoCAD 2007 deve utilizar o tipo de iluminao bsica das verses anteriores (valor 0), com apenas uma luz, ou o novo tipo de iluminao (valor 1).

Autocad - DEFAULTLIGHTINGTYPE = 0

Autocad - DEFAULTLIGHTINGTYPE = 1

Autocad - iluminao do usurio

< anterior - prximo > Popularity: 9%

AutoCad Render 019 Tipos de luzes

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Em se tratando de cenas 3D, a opo pelo tipo de luz mais adequado para cada situao crucial para se obter imagens realsticas na renderizao.

Alm da luz do sol, que veremos mais adiante, o Autocad possui trs tipos de luzes que podem ser criadas pelo usurio.

Autocad - painel para a criao de luzes

SPOTLIGHT as luzes do tipo spot produzem feixes de luz cnicos e direcionais. So utilizadas para realar reas especficas da cena. O valor hotspot determina o ngulo de abertura do feixe, enquanto que o valor falloff determina o limite da atuao da luz. Possui o parmetro de atenuao, que nos permite ajustar o enfraquecimento da luz ao longo da distncia.

Autocad - Spot Light

DISTANT LIGHT produz um feixe com raios paralelos e uniformes. O ponto de origem (from point) e o ponto de destino (to point) determinam a direo da luz. As luzes do tipo distant no possuem cone representativo na rea grfica e podem ser utilizadas para iluminar objetos e planos de fundo de maneira uniforme. Sua intensidade no diminui ao longo da distncia.

Autocad - Distant Light

POINT LIGHT irradia luz em todas as direes. utilizada como luz de preenchimento ou para simular pontos de luz, como lmpadas e velas. Possui o parmetro de atenuao, que nos permite ajustar o enfraquecimento da luz ao longo da distncia.

Autocad - Point Light

Comandos: LIGHT cria uma luz.

POINTLIGHT cria uma luz do tipo point. SPOTLIGHT cria uma luz do tipo spot. DISTANTLIGHT cria uma luz do tipo distant. LIGHTLIST exibe a lista das luzes da cena numa janela flutuante para que o usurio possa gerenciar as propriedades de cada uma das luzes. LIGHTLISTCLOSE fecha a lista de luzes.

Variveis de sistema: LIGHTGLYPHDISPLAY determina se os cones representativos das luzes na rea grfica devem ou no estar visveis. Valor 0 = cones no visveis; valor 1 = cones visveis. LIGHTLISTSTATE informa se a janela com a lista de luzes est aberta (valor 1) ou no (valor 0).

< anterior - prximo > Popularity: 7%

AutoCad Render 020 Criando luzes

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Conforme estudamos no tutorial anterior, o Autocad possui trs tipos de luzes. So as luzes SPOT e POINT, muito utilizadas na iluminao de interiores, e a luz DISTANT, utilizada pela iluminao bsica do Autocad e pelo sistema que simula a luz do sol, como veremos mais adiante. As luzes podem ser criadas das seguintes maneiras: 1. Atravs do submenu RENDER, nas opes indicadas abaixo.

Autocad - View > Render > Light 2. Atravs da barra de ferramentas LIGHTS.

Autocad - barra de ferramentas LIGHTS 3. Digitando-se o nome do tipo de luz desejado na linha de comandos.

Autocad - linha de comandos 4. E finalmente atravs do painel de luzes, localizado na parte direita da tela, lembrando que este painel pode ser ativado atravs do acesso TOOLS > PALETTES > DASHBOARD.

Autocad - painel de luzes

Observe que quando expandimos o painel de luzes, temos acesso aos cones para a criao dos trs tipos de luzes e paleta de luzes, que tambm pode ser utilizada para tal finalidade. Neste caso, o painel de luzes nos deu acesso paleta de luzes porque ela foi previamente associada a este painel no menu de contexto.

Autocad - Lights Palette (esquerda) e Lights Panel (direita)

Inicialmente, vamos criar uma luz do tipo POINT. Para isto, acionamos respectivo cone, indicamos o ponto de origem e pressionamos ENTER. Observe na imagem abaixo que as luzes Point irradiam luz em todas as

direes sem perda de intensidade ao longo da distncia, a no ser que o parmetro de enfraquecimento da luz esteja configurado.

Autocad - luz Point (Point Light)

Tendo em vista que, neste caso, a intensidade no diminui ao longo da distncia, o fator que determina o grau de iluminao de uma superfcie, alm das propriedades da luz e dos materiais, apenas o ngulo com o qual a luz incide sobre ela. o que podemos observar nesta outra imagem. Veja que quando afastamos o ponto de luz das paredes indicadas, elas so iluminadas com mais intensidade, porque o ngulo de incidncia fica mais prximo a 90 graus.

Autocad - Luz Point (Point Light) II

Agora vamos criar uma luz do tipo SPOT. Acionamos o cone, definimos os pontos de origem e de destino e pressionamos ENTER. As luzes do tipo Spot produzem feixes cnicos e direcionais, sendo muito utilizadas para destacar pontos importantes da cena. O seu posicionamento envolve trs parmetros: - a POSIO (position), que o ponto a partir do qual a luz est sendo emitida; - o ALVO (target), que determina o ponto para o qual a luz est direcionada; - e a ABERTURA DO FEIXE , que est representada pelas linhas pontilhadas, sendo que o cone interno determina o ngulo de abertura do feixe (Hotspot) e o externo o limite de atuao da luz (Falloff).

Autocad - Luz Spot (Spot Light)

Finalmente temos a luz do tipo DISTANT. Os pontos de origem e destino de uma luz distante so infinitos. Ela emite um feixe com raios uniformes e paralelos que atravessam toda a cena, atingindo todas as superfcies na mesma direo e no mesmo sentido. Para uma luz distante, temos apenas que determinar a direo da luz, que definida atravs do traado de uma linha na rea grfica. A extenso da linha no relevante, j que ela projetada infinitamente.

Autocad - Luz Distante (Distant Light)

As luzes do tipo Distant no possuem cone representativo na rea grfica. Sendo assim, para exclu-las, devemos acessar a lista de luzes no cone indicado e excluir a luz desejada da forma indicada.

Autocad - Exclundo uma Luz Distante (Distant Light)

< anterior - prximo > Popularity: 9%

AutoCad Render 021 A cor da luz

A cor de uma luz determinada por dois fatores: a fonte e o meio pelo qual ela se propaga.

Fonte representa a origem da luz. Uma lmpada de tungstnio, por exemplo, produz uma luz amarelo-laranja, enquanto a luz do sol produz uma luz amarelo-branca. As luzes do Autocad suportam a configurao de qualquer cor dentro dos valores aditivos RGB e HSL. Abaixo temos uma tabela com os valores Hue (colorao) das principais fontes de luz encontradas no dia a dia.

Valores Hue (colorao) das principais fontes de luz

Meio possui fatores que podem alterar a cor gerada pela fonte: as partculas existentes na atmosfera, as superfcies sobre as quais a luz incide, a mistura com outras luzes e assim por diante. Observe, na ilustrao seguinte, como a mistura de luzes pode produzir diferentes cores nas superfcies.

Mistura de luzes coloridas

< anterior - prximo > Popularity: 6%

AutoCad Render 022 Intensidade e atenuao das luzes

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) No Autocad, a intensidade das luzes determinada pelo parmetro Intensity factor(fator de intensidade). O valor atribudo a este parmetro funciona como multiplicador (Multiplier). Se atribuirmos o valor 0.5, por exemplo, a intensidade da luz ser reduzida pela metade. Em alguns softwares, possvel utilizar luzes com valores de intensidade negativos para subtrair luminosidade de determinados pontos da cena. No Autocad verso 2007 isto ainda no possvel.

Autocad - Luzes - Intensity factor

Como padro, a intensidade da luz no diminui ao longo da distncia, a no ser que o parmetro de atenuao (luzes Spot e Point) esteja configurado. Sempre que utilizamos uma frmula de atenuao, seja ela linear ou square, devemos estar atentos s dimenses do projeto. Observe as figuras abaixo, onde projetamos uma sala quadrada (com 4 metros de lado) tendo 1 unidade = 1 metro no primeiro exemplo e 10 unidades = 1 metro no segundo. No primeiro caso, um fator de intensidade 5 foi suficiente para produzir alguma iluminao no ambiente; j no segundo caso, um fator muito maior no foi suficiente para produzir a mesma luminosidade, visto que a distncia entre o ponto de luz e as paredes 10 vezes maior.

Autocad - Intensidade da luz x tamanho do ambiente

O parmetro Attenuation (atenuao), encontrado nas luzes do tipo Spot e Point, pode ser utilizado para regular o enfraquecimento do feixe de luz ao longo da sua trajetria. No Autocad encontramos dois mtodos de atenuao: Inverse Linear e Inverse Square. Com a opo Use limits ativa, podemos alterar o ponto a partir do qual o feixe comea a enfraquecer (Start limit offset) e o ponto onde ele atinge sua intensidade mnima (End Limit offset).

Atenuao das luzes - None, Inverse e Inverse Square

None faz com que a luz se propague infinitamente e na mesma intensidade.

Inverse Linear o enfraquecimento da luz inversamente proporcinal distncia do foco.

Inverse Square utiliza a mesma frmula do mtodo anterior elevada ao quadrado, para que o enfraquecimento ocorra de forma mais acentuada. o mtodo que representa o real comportamento das luzes. No entando, as cenas iluminadas com esta frmula quase sempre precisam de ajustes globais de iluminao.

< anterior - prximo > Popularity: 6%

AutoCad Render 023 Hotspot e Falloff

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007)

As luzes do tipo Spot produzem feixes cnicos, e por isto possuem dois parmetros chamados Hotspot e Falloff, que determinam os ngulos da abertura e do limite do feixe de luz, respectivamente.

Autocad - parmetros Hotspot e Falloff das luzes Spot

Abaixo encontramos os valores Hotspot e Falloff de uma srie de luzes manufaturadas.

Valores Hotspot e Falloff de luzes manufaturadas

< anterior - prximo > Popularity: 5%

AutoCad Render 024 Diretrizes de iluminao

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007)

As diretrizes de iluminao so as regras bsicas nas quais os fotgrafos e cinegrafistas baseiam-se para produzir iluminaes artificiais (cuja fonte de luz no o sol). Estas regras tambm podem ser aplicadas na rea da computao grfica, para auxiliar os usurios de softwares 3D na iluminao das cenas. Logicamente, os conceitos que veremos a partir de agora no so aplicveis iluminao de interiores complexos, com muitos objetos e luzes, mas podem ser empregados em cenas simples, como a apresentao de produtos, logomarcas, etc.

As regras envolvem o posicionamento de trs espcies de luzes:

Diretrizes de iluminao

Luz principal (Key Light) a luz posicionada na frente e imediatamente acima do alvo. Ela deve estar direcionada para o alvo e ser a fonte de luz com maior intensidade no ambiente. No Autocad, as luzes do tipo Spot so as mais adequadas para simular a Key Light.

Luzes de preenchimento (Fill Lights) so as luzes utilizadas para iluminar a parte de trs e as laterais do alvo. Elas devem ser menos intensas que a luz principal, pois servem apenas para clarear o ambiente. Para simular esta iluminao, podemos utilizar luzes do tipo Spot ou Point. Alm disso, o ngulo entre as luzes de preenchimento e a luz principal deve ser de aproximadamente 90 graus, principalmente se estivermos utilizando uma nica Fill Light.

Luzes especiais (Special Lights) so as luzes complementares, utilizadas para destacar determinados pontos. Elas devem ser menos intensas que a luz principal e mais intensas que as luzes de preenchimento.

< anterior - prximo > Popularity: 6%

AutoCad Render 025 Fakeosity, falsa radiosidade ou GI falso

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Fakeosity uma tcnica onde a iluminao global (GI) da cena reproduzida manualmente, atravs da insero de diversas luzes com intensidades e cores variadas. As principais vantagens desta tcnica so: - O curto tempo de renderizao (com os algoritmos GI pode levar minutos e at mesmo horas); - Poucos parmetros a serem configurados (com os algoritmos so muitos); - A possibilidade do usurio empregar seus dotes artsticos (com os algoritmos a iluminao global gerada por clculos).

Existem trs espcies de Fakeosity: Fakeosity propriamente dita: consiste em criar luzes em diversos pontos aleatrios da cena, conforme a necessidade de cada local. Esta tcnica era muito utilizada para a iluminao de interiores at a chegada dos clculos de GI automticos. Fakeosity skydome/lightdome: consiste em criar uma cpula (dome) de luzes de baixa intensidade envolvendo a cena. utilizada para ambientes externos. Fakeosity lightring: utiliza o mesmo principio do skydome, mas com as luzes arranjadas em forma de um tubo com vrios anis (ring).

<anterior - prximo > Popularity: 5%

AutoCad Render 026 Iluminando um ambiente externo com GI falso

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Para simular uma iluminao natural, devemos reproduzir as duas componentes da luz do dia. A luz do sol, que incide com raios paralelos, produzindo sombras bem definidas, e a luz do dia propriamente dita, que vem de todas as direes e gerada pela reflexo da luz do sol nas diversas componentes do ambiente, como o solo, as paredes, as nuvens e assim por diante.

Luz do sol e luz do dia

No Autocad, a luz do sol pode ser facilmente simulada atravs do cone indicado abaixo.

Autocad - Luz do sol

Com a luz do sol ativa, podemos configurar a data (1), o horrio (2), a localizao geogrfica (3) do nosso projeto e alterar algumas propriedades da luz (4), como a cor e a intensidade.

Autocad - parmetros da luz do sol

J a iluminao indireta pode ser simulada de duas formas. De forma automtica, ativando-se o algoritmo para o clculo da iluminao global na paleta de ajustes avanados de renderizao, conforme mostrado abaixo, ou de forma manual, atravs de uma tcnica chamada falsa radiosidade, estudada no tutorial anterior e que consiste na insero de vrias luzes ao redor da cena, como veremos a partir de agora.

Autocad - algoritmo de iluminao indireta

Uma das vantagens da utilizao desta tcnica que a renderizao da cena se torna bem mais rpida, pois sem a utilizao do algoritmo de GI o programa no precisa calcular a reflexo das luzes nas superfcies. Sob o ponto de vista superior, vamos posicionar uma luz do tipo POINT no local indicado abaixo e configurar a sua intensidade para 0.04 (zero ponto zero quatro).

Autocad - inserindo uma luz point sob o ponto de vista superior

Em seguida vamos acionar o comando de arranjo ( Modify > Array ) e ativar o modo polar.

Autocad - Polar Array

Atravs do boto indicado abaixo, vamos selecionar o objeto de luz e confirmar a operao com um clique no boto direito.

Autocad - indicando o objeto luz point para o procedimento array

Para o centro da operao (Center point) vamos definir o ponto zero do sistema, que corresponde aproximadamente ao centro do projeto. Definimos o valor 6 para o nmero de objetos (Total number of items) e 180 para o ngulo a ser preenchido (Angle to fill).

Autocad - configurando os parmetros array

Agora vamos repetir o procedimento sob o ponto de vista lateral selecionando apenas as quatro luzes internas do arco.

Autocad - repetindo o array sob o ponto de vista lateral

Observe que foi gerada uma cpula de luzes ao redor da cena.

Autocad - Fakeosity Skydome

Ao renderizar a cena sob um ponto de vista isomtrico, percebe-se que a utilizao do falso GI est muito evidente, pois as sombras esto indicando a presena dos objetos de luz.

Autocad - Skydome evidenciado pelas sombras

Ento vamos ativar a lista de luzes, selecionar todas as luzes com o auxlio da tecla shift e desativar a opo SOMBRAS.

Desabilitando o parmetro shadows das luzes do skydome

Renderizamos novamente a cena. Observe a diferena:

Skydome sem sombras

Finalmente vamos ativar a luz do sol, configurar a localizao geogrfica, a data e a hora que desejamos simular.

Configuraes da luz do sol

Observe o resultado final:

Cena externa com luz do sol + skydome

< anterior - prximo > Popularity: 8%

AutoCad Render 027 Criando uma luminria (SelfIlumination)

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Num projeto onde se busca simular uma iluminao artificial, alm de posicionar luzes Point e Spot no ambiente tridimensional, precisamos desenhar os objetos que representam estas luzes e fazer com que eles transmitam a sensao de estarem emitindo luz. Para isto, os materiais do Autocad possuem um parmetro denominado SelfIlumination (iluminao prpria), atravs do qual podemos fazer com que as superfcies desses objetos fiquem totalmente iluminadas, independentemente da intensidade e posio das luzes da cena.

Autocad - Self-Ilumination

Observe o exemplo abaixo, onde temos uma interna com o desenho de uma luminria simples. O projeto ainda no possui nenhuma luz definida pelo usurio, ou seja, est sendo iluminado apenas pela iluminao bsica do Autocad.

Autocad - Interna com luminria simples

Vamos ento criar o primeiro ponto de luz, que dever ser posicionado no interior da esfera que representa a luminria. Para isto, vamos configurar a ferramenta de preciso (SNAP) para o centro dos objetos e ativ-la.

Autocad - configurando a ferramenta Snap

Atravs de recursos j estudados, vamos criar uma luz do tipo POINT no centro da luminria.

Criando uma luz Point no centro da luminrio com o auxlio da ferramenta Snap

Observe que o ambiente ficou escuro, porque o material da luminria no permite que os raios de luz o atravessem.

Ambiente escuro - luz point no atravessa o material da luminria

Atravs do editor de materiais, vamos criar um novo material e aplic-lo luminria. Para o gabarito do material, vamos selecionar a opo GLASS CLEAR (vidro claro/transparente).

Autocad - criando um material do tipo Glass - Clear

Observe que agora o ambiente est sendo iluminado, mas a luminria parece estar apagada.

Ambiente iluminado

Vamos ento retornar ao editor de materiais, configurar a cor de difuso (Diffuse) do material para a mesma cor que est configurada no objeto luz point (que neste caso a cor branca) e aplicar o valor mximo ao parmetro SELF-ILUMINATION (iluminao prpria).

Configurando o campo Diffuse para cor branca e Self-Ilumination para o valor mximo

Observe o resultado:

Luminria com iluminao prpria

Finalmente, para simular uma iluminao colorida, alteramos cor do objeto luz point e configuramos a mesma tonalidade para o material que est aplicado sobre a luminria.

Iluminao colorida

< anterior - prximo > Popularity: 7%

AutoCad Render 028 Simulando a luz do sol

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Alm de ser utilizada para iluminar ambientes externos, a luz do sol do Autocad tambm nos permite realizar o estudo da incidncia dos raios do sol em projetos arquitetnicos e de engenharia para que possamos avaliar o seu grau de iluminao assim como o comportamento das sombras no

decorrer do dia. Para que isto seja possvel, parmetros como a data, o horrio e a localizao geogrfica do projeto devem estar corretamente configurados. Neste tutorial vamos mostrar como esta configurao pode ser realizada com o auxlio do programa Google Earth, que pode ser facilmente baixado emhttp://earth.google.com/

Simulando a luz do sol no Autocad com o auxlio do Google Earth No Autocad temos o projeto de uma choperia.

Autocad - projeto choperia Visualizando o nosso projeto sob o plano XY do WCS verificamos que a frente est orientada para o leste.

Autocad - visualizando o projeto sob o plano XY do WCS Atravs do Google Earth, vamos localizar o terreno onde supostamente seria construdo o projeto e rotacionar a vista para que o terreno fique orientado da mesma forma com que o projeto visualizado no Autocad.

Localizando e posicionando o terreno atravs do Google Earth Passando o mouse sobre o terreno, podemos verificar, no canto inferior esquerdo da tela, que ele est situado a uma latitude de aproximadamente

vinte e sete graus sul e uma longitude de aproximadamente quarenta e oito graus e trinta e seis minutos oeste.

Obtendo as informaes de latitude e longitude no Google Earth No painel de controle de iluminao do Autocad, vamos ativar a luz do sol.

Autocad - ativando a luz do sol Atravs do cone indicado abaixo, configuramos os valores nos campos de localizao geogrfica. Para a zona de horrio, utilizamos o horrio de Braslia.

Configurando a latitude e a longitude no Autocad Voltando ao Google Earth podemos observar que a direo norte foi rotacionada em aproximadamente 75 para que o terreno pudesse ser observado com a mesma orientao do projeto.

Google Earth - direo norte rotacionada em aproximadamente 75 Sendo assim, vamos retornar s configuraes da localizao geogrfica e rotacionar o plano XY em 75 no sentido inverso, o que corresponde a uma rotao de 285 no sentido horrio. Desta forma, a direo norte do nosso projeto ser posicionada 75 no sentido positivo em relao orientao do plano XY.

Autocad - configurando a direo norte no sentido inverso Para finalizar, vamos acessar a paleta de propriedades da luz do sol, atravs do ltimo cone do painel, e configurar a data e horrio desejados. Com a opo Daylight Savings ativa, o programa considera o horrio de vero no clculo da iluminao.

Autocad - configurando a data e o horrio Observe o resultado:

Autocad - renderizando a cena < anterior - prximo > Popularity: 8%

AutoCad Render 029 Recursos de renderizao

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Conceito de renderizao renderizao o processo que gera uma imagem 2D a partir de uma cena 3D, com base na vista corrente e nas superfcies, luzes, materiais e efeitos utilizados no projeto. Neste tutorial teremos uma viso geral dos recursos que o Autocad nos oferece para a produo de imagens atravs do processo de renderizao. Vrios dos conceitos aqui abordados sero estudados detalhadamente nos prximos tutoriais. Vamos explodir o painel de controle de renderizao no lado direito da tela, lembrando que este painel pode ser ativado e desativado atravs da opo visualizada no menu ferramentas (imagem mais abaixo) ou atravs do respectivo comando.

Autocad - painel de controle de renderizao

Autocad - ativando as paletas do lado direito O primeiro cone inicia o processo de renderizao da cena que est ativa no momento, com base nas configuraes que esto estabelecidas na paleta de ajustes de renderizao, que pode ser acessada atravs do cone imediatamente abaixo.

Autocad - cone que inicia o processo de renderizao

Autocad - cone que ativa a paleta de ajustes de renderizao Observe que na paleta de ajustes temos cinco presets que configuram os parmetros automaticamente para renderizaes do tipo: - DRAFT (rascunho); - LOW, MEDIUM, HIGH (qualidades baixa, mdia e alta respectivamente); - PRESENTATION (apresentao).

Autocad - presets de renderizao A renderizao do tipo DRAFT (rascunho) extremamente rpida, pois gera uma imagem de baixa qualidade, apenas para que o usurio possa ter uma idia do resultado final. As renderizaes LOW, MEDIUM e HIGH podem ser utilizadas quando a do tipo rascunho no for suficiente para que o usurio possa avalizar o efeito das luzes e materiais. A renderizao do tipo PRESENTATION (apresentao) utilizada para gerar imagens finais, com excelente qualidade. Neste caso, dependendo das configuraes utilizadas o processo poder demorar vrios minutos ou at mesmo horas. Veja que os presets tambm podem ser selecionados diretamente no painel de controle. Se preferir, no entanto, o usurio poder utilizar um destes

presets como base e alterar os seus parmetros para a criao de presets customizados, que podero ser salvos numa janela especfica, como veremos mais adiante.

Autocad - presets de renderizao Como padro, alguns campos de configurao da paleta de ajustes encontram-se desativados. So os campos referentes iluminao indireta (Indirect Illumination), que aquela gerada pela reflexo das luzes sobre as superfcies dos objetos e ser estudada na parte final deste curso. Quando ativamos estes campos, o processo de renderizao calcula a iluminao indireta do ambiente, tornando o processo mais lento.

Autocad - paleta de ajustes de renderizao Tanto na janela de renderizao como no painel de controle, encontramos uma barra que nos informa o progresso da renderizao em andamento, sendo que atravs do cone imediatamente esquerda podemos cancelar este processo.

Renderizao - barra de progresso e cone cancelar O cone indicado na imagem abaixo nos d acesso janela Render Environment, que nos permite gerar efeitos do tipo neblina e ser estudada em tutorial especfico.

Autocad - janela Render Environment Para finalizar, temos o resumo das principais ferramentas de renderizao e os comandos relacionados.

Recursos de renderizao - resumo das ferramentas estudadas RENDER renderiza a cena. RPREF ativa a paleta Advanced Render Settings, para o ajuste dos parmetros avanados de renderizao. R PREFCLOSE encerra a paleta Advanced Render Settings. < anterior - prximo > Popularity: 7%

AutoCad Render 030 Definindo a resoluo da malha

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007)

Uma malha nada mais do que o conjunto de elementos que descrevem o formato de um objeto na renderizao. A composio de uma malha inclui sub-objetos denominados vrtices, arestas, faces e polgonos. Quando maior for o nmero de sub-objetos utilizados na descrio da malha, maior ser a preciso das curvas e, como conseqncia, o polimento da superfcie dos objetos. Quando renderizamos um projeto, a resoluo da malha que determina se as superfcies tero uma aparncia mais facetada ou mais suave. Observe a linha de comandos abaixo. No Autocad, existe um comando chamado VIEW RES, que significa resoluo da vista.

Autocad - comando VIEWRES Atravs deste comando, podemos alterar o nmero de segmentos utilizados na representao das curvas no viewport corrente. O valor est originalmente configurado para 1000.

Autocad - comando VIEWRES Quando definirmos um valor baixo, como 10, por exemplo, as curvas so apresentadas com um nmero menor de segmentos e a manipulao visual do viewport fica mais leve.

Autocad - VIEWRES = 10 Com valores mais altos, temos linhas mais definidas. Contudo, a manipulao visual do viewport fica mais pesada, notadamente em projetos com muitos detalhes.

Autocad - VIEWRES = 50 Para a renderizao, temos uma varivel de sistema denominada FACET RES, ou resoluo das facetas, que controla a definio das curvas slidas e cujo valor est originalmente configurado para 0.5.

Autocad - comando FACETRES Quando definirmos um valor baixo, como 0.2, por exemplo, a imagem renderizada apresenta objetos slidos com superfcies mais facetadas, conforme mostrado.

Autocad - FACETRES = 0.2 Com valores mais altos, temos curvas slidas mais definidas. Veja:

Autocad - FACETRES Os valores de resoluo para a vista e para as facetas esto diretamente relacionados. Se atribuirmos o valor 2 para FACET RES, por exemplo, a resoluo da malha renderizada ter o dobro da resoluo definida para VIEW RES. Para finalizar, importante termos em mente que o comando VIEW RES afeta tanto a resoluo dos objetos controlados por ele como a dos objetos controlados pela varivelFACET RES, enquanto que esta ltima varivel afeta somente os objetos slidos. < anterior - prximo > Popularity: 6%

AutoCad Render 031 Renderizando reas no viewport

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Para produzir uma boa renderizao, normalmente o usurio realiza exaustivos testes, alterando as propriedades dos materiais e luzes assim como os parmetros de renderizao. Em muitos desses testes, o usurio capaz de avaliar o resultado das alteraes visualizando apenas uma pequena poro da imagem renderizada. Para que isto seja possvel, o Autocad possui um recurso capaz de renderizar apenas uma poro da cena diretamente no viewport, facilitando assim a vida do usurio, j que ele no precisa esperar que toda a cena seja renderizada a cada nova alterao. No exemplo abaixo, precisamos testar diferentes texturas no piso da interna. Primeiro vamos aplicar um material ao piso.

Autocad - aplicando o material ao piso

Em seguida, definimos a qualidade de renderizao no painel de controle especfico.

Autocado - qualidade de renderizao Medium Atravs da ferramenta indicada, selecionamos uma rea retangular diretamente na vista corrente, clicando em dois pontos.

Autocad - Rendercrop Agora vamos alterar o material e utilizar o recurso novamente. Veja o resultado:

Autocad - Rendercrop II Na linha de comandos, o comando correspondente ferramenta utilizada chama-se RENDERCROP.

Autocad - Rendercrop atravs da linha de comandos Aps a utilizao do recurso, podemos restaurar o estado do viewport atravs do comando REGEN.

Autocad - Regen

Autocad - Regen II < anterior - prximo > Popularity: 4%

AutoCad Render 032 Renderizando selees de objetos

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Muitas vezes, buscamos avaliar o efeito que as alteraes sobre as propriedades dos materiais produzem sobre objetos aos quais eles esto aplicados atravs de sucessivas renderizaes. Para que no tenhamos que renderizar todos os elementos de uma cena a cada nova alterao, o Autocad possui um recurso que nos permite definir quais objetos devero ser includos no processo. Observe o exemplo abaixo, onde vamos renderizar apenas as paredes internas do ambiente para que possamos visualizar a aparncia final do material que est aplicado sobre elas.

Autocad - exemplo de interna Primeiro vamos acessar a janela com os parmetros avanados de renderizao, o que pode ser feito atravs do painel de controle ou atravs do comando RPREF.

Autocad - janela Advanced Render Settings No campo PROCEDURE (procedimento), vamos selecionar a opo SELECTED (selecionado) fechar a janela.

Autocad - janela Advanced Render Settings

Agora temos duas opes: - ativar o processo de renderizao, selecionar os objetos desejados e confirmar a operao com um clique no boto direito; - ou selecionar os objetos para depois iniciar o processo. No nosso caso, o projeto est devidamente organizado em layers. Desta forma, vamos utilizar o comando QSELECT para facilitar a seleo de todas as faces da parede interna, j que elas esto todas no mesmo layer.

Autocad - Qselect

Autocad - acionando o comando Render com as paredes selecionadas

Autocad - renderizao somente das paredes Vale lembrar que no modo SELECTED (selecionado) a renderizao tambm pode ser destinada para o VIEWPORT.

Autocad - configurando a renderizao para o viewport

Autocad - paredes internas renderizadas no viewport < anterior prximo > Popularity: 6%

AutoCad Render 033 Criando e gerenciando presets de renderizao

(obs.: tutorial desenvolvido em Autocad 2007) Para que a configurao dos parmetros de uma renderizao possa ser recuperada futuramente, mesmo aps a alterao destes parmetros, o Autocad possui um recurso denominado REDER PRESETS MANAGER (Gerenciador de presets de renderizao), que pode ser acessado atravs do comando REDERPRESETS ou atravs do painel de controle de renderizao, conforme imagens abaixo.

Autocad - Render Presets Manager

Autocad - Manage Render Presets Os PRESETS criados atravs desta janela ficam armazenados junto com o arquivo do projeto. Observe no lado esquerdo da janela que as configuraes de renderizao dividem-se em trs categorias (CURRENT, CUSTOM e STANDARD).

Autocad - Current, Standard e Custom Render Presets A primeira (CURRENT SETTINGS) refere-se s configuraes atuais, ou seja, ela apresenta os mesmos valores que esto estabelecidos nas opes avanadas de renderizao e que sero aplicados se o processo for iniciado. No entanto, importante percebermos que nem todos os parmetros encontrados nas configuraes de renderizao repetem-se no gerenciador. o que ocorre com o parmetro que define a resoluo da imagem, por exemplo. Quando algum parmetro corrente alterado, seja atravs do gerenciador ou das opes de renderizao, um asterisco ao lado do nome do PRESET indica que houve alguma alterao em relao ao seu estado original.

Autocad - Render Current Settings No momento em que chegamos ao resultado esperado numa renderizao, selecionamos os ajustes correntes, acionamos a opo criar uma cpia (CREATE COPY) e nomeamos o novo PRESET.

Render Presets Manager - Current Settings > Create Copy Observe que os ajustes foram salvos atravs de um novo PRESET, na categoria de PRESETS customizados (CUSTOM RENDER PRESETS), e que ele tambm est disponvel na caixa de seleo do painel de controle de renderizao.

Render Presets Manager - Custom Render Preset Agora podemos alterar os parmetros correntes e recuperar os ajustes salvos a qualquer tempo, selecionado o PRESET customizados e acionando a opo definir como atual (SET CURRENT).

Custom Render Preset > Set Current Os PRESETS customizados permitem que seus parmetros sejam alterados. No entanto, se no tivermos certeza dos ajustes que iremos realizar, a melhor opo que o PRESET customizado seja carregado como atual (SET CURRENT) e alterado atravs do respectivo campo. Aps obter o resultado desejado, podemos criar novamente uma cpia dos ajustes correntes, sem que os anteriores sejam descartados.

Current Settings > Create Copy Os PRESETS padres (STANDARD RENDER PRESETS) do Autocad no permitem que seus parmetros sejam alterados atravs do campo indicado, mas podemos utiliz-los como base para a criao de PRESETS customizados atravs das opes indicadas.

Standard Render Presets > Set Current, Create Copy < anterior - continuao em breve > Popularity: 4%

Anda mungkin juga menyukai