Anda di halaman 1dari 21

FACULDADE TAHIRIH

APOSTILA DE PESQUISA E PRTICA SOCIAL V 5 PERODO


MARCO LGICO E ESQUELETO DO PROJETO DE INTERVENO

PROFESSORA ALBANIZA ALVES


Prof M. Sc. Zelita Marinho de Brito (Organizadora)

Contedo: Os autores do projeto; Os atores interessados; Anlise de Problemas rvores de problemas, rvore de objetivos; Marco lgico e estrutura do Projeto de Interveno.

AUTORES DO PROJETO (incluir nome da equipe)

Patrocinador

Comunidade

ATORES QUE ESTO INTERESSADOS NO PROJETO? Clubes de mes Igrejas Ongs.

Acadmicos

Obs. Os atores interessados incluem:1 _ pessoas afetadas pelo impacto de uma atividade _ pessoas que podem influenciar o impacto de uma atividade. Os atores interessados podem ser indivduos, grupos, uma comunidade ou instituio. Os atores interessados incluem: _ GRUPOS DE USURIOS pessoas que usam os recursos ou servios em uma regio _ GRUPOS DE INTERESSE pessoas interessadas ou que tm uma opinio a respeito, ou que podem afetar o uso de um recurso ou servio _ BENEFICIRIOS DO PROJETO _ PESSOAS QUE TOMAM DECISES _ PESSOAS FREUENTEMENTE EXCLUDAS do processo de tomada de decises. Os atores interessados podero pertencer a um ou mais destes grupos. Por exemplo, algum poder ser um usurio de uma bomba manual (grupo usurio) e tambm estar envolvido na associao dos usurios de gua que a administram (grupo de interesse, tomar decises). Se os atores interessados no forem identificados na fase de planejamento do projeto, o mesmo corre o risco de fracassar. Isto porque o projeto no pode levar em conta as necessidades e as metas daqueles que entraro em contato com ele. ANLISE DE PROBLEMAS Antes de podermos comear a montar o projeto, precisamos analisar o problema identificado durante a fase de identificao do projeto. A anlise de problemas ajuda os atores interessados primrios a identificarem as causas e os efeitos do problema que enfrentam. preciso representar o problema em um formato de rvore, a partir do qual os objetivos do projeto podem ser identificados. Use a anlise de atores interessados para identificar aqueles que devem ajudar a construir a rvore do problema, assegurando-se de que haja uma variedade de pessoas provenientes da comunidade com conhecimentos locais, conhecimentos tcnicos, etc.
1

ROOST 5:Gesto do Ciclo de Projetos. Montagem do Projeto. Recursos Roots tilz.tearfund.org/webdocs/Tilz/Roots/Portuguese/PCM/PCM_P.pdf>. Acesso em: 21 de jan. de 2013.

Tearfund

(2003,

pp.

20,

34,

36,

37).

Disponvel

<

http://www.

A anlise de problemas pode ser realizada com os diferentes grupos de atores interessados para que se veja como as suas perspectivas variam. Para ajudar os atores interessados a refletirem sobre todas as causas e efeitos, verifique se eles consideraram fatores sociais, ambientais, polticos, econmicos e tcnicos. A rvore do problema dever ajudar a reforar as nossas constataes durante a fase de pesquisa do p lanejamento. Isto tambm poder ajudar a levantar novas questes que no haviam sido consideradas previamente. As rvores de problemas permitem que os atores interessados cheguem aos aspectos fundamentais da necessidade prioritria identificada por eles e investiguem os efeitos do problema. Primeira etapa Entrem em acordo sobre qual o problema principal, o qual geralmente aquele que foi identificado durante a identificao do projeto. Escreva-o em um bilhete adesivo ou em um pedao de cartolina e coloque-o no meio da parede ou do cho. Podero haver outros problemas identificados pela equipe do projeto e comunidade que podero ser examinados. Desenhe rvores de problemas separadas para cada um destes e compare-as mais tarde ao comear a pensar sobre exatamente o que o projeto atender. Segunda etapa Identifique as causas do problema principal perguntando Mas, por qu? at que no seja possvel ir mais adiante. Escreva cada uma das causas em um bilhete adesivo separado ou em um pedao de cartolina. Alguns problemas podero ter mais do que uma causa. Por exemplo:
FALTA DE RENDIMENTO

PROBLEMA PRINCIPAL

Mas, por qu?

Mas, por qu?

Nada para vender

Poucos empregos

Mas, por qu?

Mas, por qu?

Mas, por qu?

Baixa produo

Fabrica local fechada

Imigrao

Terceira etapa
Identifique os efeitos do problema principal perguntando Ento, o qu? at que no seja possvel ir mais adiante. Escreva cada um dos efeitos em u m bilhete adesivo separado ou em um pedao de cartolina. Alguns problemas podero ter mais do que um efeito. Por exemplo:

As crianas no vo escola

Colheitas menores

Ento, o qu? Falta de dinheiro para matrculas escolares

Ento, o qu? Falta de dinheiro para comprar novas sementes

Ento, o qu?

Ento, o qu? FALTA DE RENDIMENTO

Exemplos de causas conjuntas e efeitos combinados:


Crianas param de ir escola Menos rendimentos Nutrio mais fraca Menos dinheiro para matrculas escolares Menos tempo para o trabalho agropecurio Comprar gua Mais doenas Mortalidade aumentada

EFEITOS

Custo aumentado de coleta de gua

Uso de fontes no potveis

FALTA DE GUA POTVEL CAUSAS

Maior demanda no uso da fazenda

Maior demanda no uso domstico

Poos insuficientes

Poos destampados secaram

Bombas manuais para poos artesianos quebradas

Mtodos agropecurios que requerem muita gua

Aumento da populao

Lenol fretico diminudo

Quarta etapa Uma rvore de objetivos semelhante rvore de problemas, com a exceo de que ela lida com objetivos, ao invs de problemas. Uma rvore de objetivos pode ser elaborada sem primeiro identificar os problemas, mas a maneira mais fcil de elabor-la convertendo uma rvore de problemas. Para fazer isto, transforme cada uma das causas na rvore de problemas em afirmaes positivas. Por exemplo: baixa produo passaria a ser produo aumentada. Isto resultar em uma rvore de objetivos. Confira lgica. Um nvel de objetivos alcanar o prxim o? Acrescente, anule ou mude os objetivos, caso seja necessrio. Podero haver algumas causas muitos gerais prximas da base da rvore. Elas no podero ser transformadas em objetivos que poderiam ser facilmente atendidos em um projeto. Elas acabam sendo restries ao projeto que precisam ser consideradas durante o levantamento de riscos. Posteriormente, poderemos decidir enfocar um projeto ou programa naquela questo, escolhendo-a como o problema principal ao elaborar uma rvore do problema.
Se tentarmos lidar com todos os objetivos que identificamos, acabaremos com um projeto muito caro e demorado. Portanto, necessrio enfocar em uma ou algumas reas da rvore de objetivos. Se mais do que uma rvore de objetivos tiver sido elaborada, precisaremos decidir em qual delas o projeto dever enfocar.

Exemplo de uma rvore de objetivos com enfoque em uma rea:

ACESSO MELHORADO GUA POTVEL

Demanda reduzida pelo uso da fazenda

Desperdcio domstico reduzido

Mais poos perfurados

Poos protegidos e em produo

Bombas manuais consertadas

Uso mais eficiente da gua na lavoura

Presso populacional RESTRIO

Lenol fretico alcanado

Faa as seguintes perguntas (2003, p, 37): Com quais objetivos devemos lidar? Que combinao de objetivos tero maior probabilidade de trazer as mudanas mais positivas?

Questes para serem consideradas: custo benefcios para os atores interessados principais probabilidade de alcanar os objetivos riscos se outras organizaes j esto lidando com o problema sustentabilidade impacto ambiental Observe a rvore de objetivos e identifique com quais reas (ou ramos) o projeto poderia lidar. Por exemplo, no caso da rvore de objetivos acima, talvez seja decidido lidar com o ramo direito (o do crculo). uma boa ideia regressar rvore de objetivos posteriormente, quando comearmos a pensar sobre as suposies feitas pelo projeto. Todos os objetivos que permanecerem na rvore de objetivos podero ser vistos como restries que podero afetar o sucesso do projeto.

1.MARCO LGICO (2003, p, 38)

Agora que o projeto foi identificado e informaes detalhadas foram coletadas, podemos comear a planejar exatamente como o projeto funcionar. Uma maneira til de fazer isto poder ser o uso do marco lgico. O processo de preenchimento do marco lgico ajuda a examinar todos os fatores que devem ser considerados para se planejar um projeto bem sucedido. Mesmo se as pessoas no estiverem planejando elaborar um marco lgico, poder ser til usar as ferramentas includas na abordagem do marco lgico durante o planejamento de projetos.

1.1 O que um marco lgico? Conceito O marco lgico uma ferramenta usada para ajudar a fortalecer as fases de montagem, implementao e avaliao de um projeto. Apesar de ser elaborado durante a fase de planejamento de um projeto, o marco lgico um documento de trabalho que deve ser consultado e alterado durante todo o ciclo do projeto (2003, p.38).

O marco lgico um quadro com quatro linhas e quatro colunas, onde todas as partes principais de um projeto podem ser inseridas como um conjunto claro de afirmaes: a meta, o propsito, os resultados a curto prazo e as atividades do projeto, com os seus indicadores, evidncias e suposies. Ele mostra a estrutura do projeto e descreve-o de forma lgica. O marco lgico no mostra todos os detalhes do projeto. Ele d uma viso geral dos principais fatores. Os detalhes podem ser fornecidos em outros documentos, assim como a proposta, o oramento e o cronograma de atividades, que devem acompanhar o marco lgico (p.38). O Marco Lgico um instrumento, ao mesmo tempo, de planejamento e de gerenciamento. uma ferramenta muito til nesses dois momentos em um projeto social (SILVA2, 2012, 1 TRANSPARNCIA). Segundo Domingos Armani (2000, p. 91) citado por Silva (2012, 4 transparncias), Marco Lgico :

Metodologia de elaborao, anlise e gesto de projetos baseado numa matriz de 4 linhas e 4 colunas. Foi criado nos Estados Unidos no incio dos anos 70 e disseminada internacionalmente a partir de ento. O Marco Lgico trata um projeto como um conjunto de hipteses e de relaes de causa e efeitos, tornando explicitas as relaes entre as Atividades, os Objetivos Especficos, os Objetivos do Projeto e o Objetivo Geral (ou Finalidade) ao qual ele quer contribuir. O Marco exige ainda a explicitao dos fatores de risco do projeto (Premissa).

1.2 Como se dar esta ESTRUTURA LGICA? Segundo Silva (2012, 5 transparncias) Tendo bem claro a Finalidade ou o Objetivo Geral do nosso projeto (a causa, o que nos leva quela ao); Tendo bem definido o Objetivo do Projeto (ou seja, o que vamos fazer efetivamente para atingirmos nossa Finalidade?); Podendo ter bem fixados os Objetivos Especficos (quer dizer, o que faremos para que possamos atingir o Objetivo do nosso Projeto?);
2

Prof Antnio Ademir Gomes da Silva. Gerenciamento de Projetos Sociais. Marco Lgico O que ?

Tendo bem descritas as Atividades necessria e suficiente para atingirmos os Objetivos Especficos (no desenvolvimento, ou seja, na realizao das atividades produziremos os PRODUTOS e, estes, atingidos efetiva cada um dos Objetivos Especficos); Com a construo dos Indicadores; bem como a identificao das Premissas (fatores de risco).

1.3 Como se trabalha o Marco Lgico de forma coletiva? Conforme Silva (2012, 6 transparncias) A ferramenta dever ser desenhada no quadro branco e o grupo ir, a partir da coordenao de um facilitador, com a participao de todos os envolvidos, preencher as 4 colunas e as 4 linhas da Matriz. Deve ser levado em considerao a relao existente entre as diferentes dimenses do projeto: Atividades desenvolvidas; objetivos especficos (aes para o alcance dos servios e produtos produzidos); objetivo esperado do projeto; impactos/finalidade a mdio e longo prazo. 1.4 Para cada uma dessas dimenses do projeto necessrio definir quatro elementos, Silva (2012, 7 transparncias): Descrio sucinta dos objetivos, aes ou resultados; Metas e indicadores de acompanhamento e avaliao; Meios de verificao dos indicadores / fontes de informao; Hipteses / pressupostos sobre aspectos externos (fora do controle dos agentes) que devem ocorrer para que o projeto seja bem sucedido. DESCRIO SUMRIA Objetivo geral Objetivo hierarquicamente superior para o qual o objetivo do projeto contribui. Objetivo do Projeto Objetivo prprio do projeto o que se vai fazer para alcanar o Objetivo Geral. Objetivos Especficos / Metas Situaes, servios, produtos a serem produzidos pelo projeto, como condio p/ a realizar o objetivo. do Projeto. Atividades / Produtos Conjunto de aes-chave necessrias para alcanar os Resultados/Metas/Objetivos Especficos. INDICADORES VERIFICVEIS Indicadores de Impacto Evidenciam at que ponto e como o projeto contribui para o alcance do Objetivo Geral. Indicadores de Efetividade Evidenciam o grau de realizao do Objetivo do projeto. MEIOS DE VERIFICAO Fontes de dados e informaes e meios de coleta/registro para o Indicador de Impacto. PREMISSAS (fatores de risco)

Fontes de dados e informaes e Premissas sobre fatores externos, que meios de coleta/registro para o podem condicionar o alcance do Indicador de Efetividade Objetivo Geral do Projeto. Premissas sobre fatores externos, fora do controle do projeto, mas que podem condicionar o alcance do Objetivo do Projeto. Premissas sobre fatores externos, que podem condicionar a Produo dos Resultados/Metas/ Objetivos Especficos.

Fontes de dados e informaes e Indicadores de Desempenho Evidenciam em que medida os meios de coleta/registro para os Indicadores de Desempenho. resultados/metas/objetivos especficos foram produzidos. Indicadores Operacionais Evidenciam a realizao das Atividades/Aes (Cronograma) e a previso de Recursos (Oramento). Fontes de dados e informaes e meios de verificao dos Ind. Operacionais: Oramento e Cronograma.

1.5 Maiores vantagens da utilizao do marco lgico, para Silva (2012, 1 transparncias):

Garantia de que as questes-chave so levantadas e consistentemente respondidas, de forma a oferecer mais informaes e maior transparncia a todo/as os envolvidos; Ela promove uma anlise lgica e sistemtica dos elementos-chave para a satisfatria elaborao de um projeto, ao mesmo tempo em que exige a formulao dos seus parmetros de monitoramento e avaliao (INDICADORES); O planejamento melhora, uma vez que so identificados fatores de risco, fora do controle do projeto, mas so fundamentais para o seu xito; o planejamento tambm se qualifica porque centrado em objetivos e no em atividades; H maior facilidade de comunicao e compartilhamento de conceitos dentre todos os atores envolvidos, de beneficirios a tcnicos e financiadores; A utilizao do Marco Lgico refora as chances de continuidade de enfoque quando h mudanas na equipe executora.

1.6 Limitao do marco lgico, segundo Silva (2012, 1 transparncia): Uma limitao importante do Marco Lgico, que ele ENFATIZA relativamente mais o CONTROLE DE RESULTADOS, EFEITOS e IMPACTOS, e bem menos a compreenso do porqu das mudanas observadas.

O que se pode fazer, ento, em relao a isso? Bem, para se conseguir ter a gesto de um projeto via Marco Lgico utiliza-se a SISTEMATIZAO DA EXPERINCIA, a qual ENFATIZA justamente os aprendizados do processo.

1.7 Exemplo de projeto com a metodologia do Marco Lgico orientado por Silva (2012, 1, 2.3 transparncias):
DESCRIO SUMRIA Objetivo geral ou finalidade Contribuir para atender as necessidades de escoamento dos produtos regionais no municpio de Iranduba, gerando renda e qualidade de vida para os produtores, arteses e comunitrios, melhorando as expectativas econmicas, proporcionando o desenvolvimento social e ambientalmente sustentvel, agregando valores aos produtos comercializados. Objetivo do Projeto Implantar uma cooperativa voltada para o beneficiamento de frutos regional, envolvendo produtores, arteses e comunitrios do municpio do Iranduba, respeitando meio ambiente e promovendo a qualidade de vida dos seus cooperados. Objetivos Especficos / Metas 1-Mobilizar produtores, arteses e comunitrios a participar da criao de uma cooperativa; 2-Elaborar Estatutos de conformidade com a legislao especfica; 3-Convocar uma Assembleia Geral para oficializar a Cooperativa; 4-Oficializar a documentao exigida para o Registro Legal. Atividades / Produtos INDICADORES MEIOS DE VERIFICVEIS VERIFICAO Indicadores de Impacto Consulta as - Manuteno de pelo da menos 70% dos documentaes cooperados, aps 24 instituio. meses de implantao da cooperativa. PREMISSAS (fatores de risco)

Indicadores de - Registro das pessoas - Existncia de dinmica Efetividade econmica favorvel no Adeso de pelo menos consultadas. municpio. 60% das pessoas - Existncia de polticas consultadas envolvidas pblicas de estmulos ao com o projeto. empreendedorismo.

Indicadores de Desempenho - Que as reunies aconteam com alto nvel de qualidade; - Que as documentaes estejam de acordo com as exigncias legais; - Que a divulgao da Assembleia Geral tenha alto grau acessibilidade junto ao grupo alvo.

Consulta aos participantes; Consulta aos especialistas; - Atravs da participao das pessoas na Assembleia Geral.

Procedimentos burocrticos no inviabilize o projeto; - Atitude da comunidade de Iranduba favorvel a implantao do projeto.

Indicadores Cronograma Operacionais atividades; Que pelo menos 25% Atividade do objetivo das principais atividades especfico 1 Levantamentos dos estejam acontecendo at eventuais interessados; o dia 25 de julho de 2009; Organizar e realizar reunio; Consolidar a participao dos - Oramento. interessados Que pelo menos 90% (elaborao de uma dos recursos necessrios ATA); realizao das Atividade do objetivo atividades estejam disponveis no tempo e na especfico 2

de Organizaes Governamentais e noGovernamentais abertas convnios; - Estabelecimento de parcerias tcnicas com instituies como SEBRAE, Secretarias do setor pblico, outros; - Existncia de entidades sensveis com as questes sociais das comunidades.

Definio de um grupo hora apropriada. de trabalho para elaborar o esboo dos Estatutos; Apresentao do esboo dos Estatutos para a equipe tcnica do projeto.

Atividade do objetivo especfico 3 Definio da misso; Apresentao da proposta (esboo) dos Estatutos; Carta convite (Edital); Elaborao dos livros de Registro e de Ata; Definio de uma - Que a escolha da mesa: Presidente e 2 diretoria acontea dentro (dois) secretrios; de um nvel satisfatrio. Elaborao de uma pauta; Eleger e empossar a Diretoria; Efetivao do Evento. Atividade do objetivo especfico 4 Oficializar a documentao exigida para o Registro Legal; Capacitao de recursos financeiros; Verificao das documentaes; Legalizao da documentao.

Consulta participantes.

aos

Glossrio: Indicadores: Os indicadores respondem a seguinte pergunta: Como sabemos quando tivermos chegado l? Eles so indicaes que medem o desempenho do projeto em relao aos objetivos e cumprem um papel importante no monitoramento e na avaliao. Exemplo: 75% dos pequenos agricultores na diocese tero adotado as novas variedades de arroz at o final do terceiro ano. Atividades: As Atividades descrevem as tarefas que realizaremos.

1.8 Por qu usar um marco lgico? (2003 p, 39) O marco lgico til pois ele: ajuda as pessoas a organizarem os seus pensamentos ajuda as pessoas a pensarem de forma lgica ajuda a identificar fraquezas na fase de montagem do projeto garante que indicadores chave sejam identificados desde o comeo do projeto e, assim, o monitoramento e a avaliao ficam mais fceis garante que as pessoas envolvidas no projeto usem a mesma terminologia ajuda as pessoas a resumirem o plano de um projeto em poucas folhas de papel. Isto as ajudam a comunicar o plano que possuem, de maneira simples, a outras pessoas, apesar do marco lgico no ser um substituto a se escrever um plano completo. Porm, a abordagem do marco lgico tem limitaes: A gesto do projeto pode tornar-se rgida, a no ser que o marco lgico seja continuamente verificado e ajustado. Devido abordagem envolver a participao de uma variedade de atores interessados, boas habilidades na rea de liderana e facilitao so necessrias para garantir que eles compreendam a abordagem e participem ativamente nela. Devido abordagem fazer uso da anlise de um problema, talvez ela no seja considerada apropriada em culturas onde as pessoas no discutem abertamente sobre problemas. A terminologia usada pode gerar um sentimento de ameaa em alguns atores interessados. A abordagem, em si mesma, pode ser muito difcil de ser compreendida em algumas culturas.

2 PROJETO DE INTERVENO (estrutura da apostila de PPs faculdade Tahirih)

FACULDADE TAHIRIH CURSO DE ADMINISTRAO

FRANCISCO JOS DE JESUS

COOPERATIVA: UMA ASSOCIAO VISANDO A CONSERVAO DO MEIO AMBIENTE ATRAVS DA RECICLAGEM DE DE PETs

Manaus - AM 2013

FRANCISCO JOS DE JESUS

COOPERATIVA: UMA ASSOCIAO VISANDO A CONSERVAO DO MEIO AMBIENTE ATRAVS DA RECICLAGEM DE DE PETs

Projeto de interveno apresentado ao Curso de Administrao como critrio parcial para obteno da terceira nota parcial.

Orientador: Prof. M. Sc. Mario Jorge da Silva Prof. M. Sc. Da Disciplina de Pesquisa e Prtica Administrativa: Zelita Marinho de Brito

Manaus- AM 2013

SUMRIO

2. COOPERATIVA: UMA ASSOCIAO VISANDO A CONSERVAO DO MEIO AMBIENTE ATRAVS DA RECICLAGEM DE DE PETs

2.1 Orientador da Equipe: Prof. M. Sc. Mario Jorge da Silva

2.2 Equipe do Projeto:

Francisco Jos de Jesus Mario Odete Saraiva Maria Anita de Souza

3 ANTECEDENTES

4 JUSTIFICATIVA

5. DESCRIO DO PROJETO 5.1 Propsito

5.2 Objetivo Geral

5.3 Objetivos Especficos

6. METODOLOGIA

7. PESSOAL

8. ELEMENTOS ESTRATGICOS 8.1. Participao

8.2 Sustentabilidade

8.3 Gnero

9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ATIVIDADES Contratar especialista da rea Elaborar cronograma de atividades Execuo do plano: planejamento dos produtos (palestra e oficina pedaggica) Sistematizao dos produtos Elaborao do produto e entrega de copia do mesmo para coordenao. Apresentao dos produtos na semana de PPE VI. Ago Set Out Nov Dez

10. MONITORAMENTO E AVALIAO

11. ORAMENTO Item SERVIOS PESSOAIS Custo por unidade R$ R$ R$ ADMINISTRAO R$ R$ INSUMO R$ R$ EQUIPE TOTAL R$ Nmeros de unidades Custo total Patrocinador Organizao

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

REFRNCIAS

Anda mungkin juga menyukai