Anda di halaman 1dari 17

2008

Nome do Candidato (a) Nmero da Inscrio

a G

a b

a t ri

a d

INFORMAES IMPORTANTES! Verifique se este caderno possui 20 pginas, com um total de 60 questes, sendo Lingua Portuguesa de 01 a 20, Matemtica de 21 a 35, Histria de 36 a 44, Geografia de 45 a 53 e Cincias de 54 a 60. Durao da prova: 04 horas (incluindo o preenchimento da Folha de Respostas). Incio 14h00 e trmino 18h00. Tempo mnimo de permanncia em sala: 1 hora e 30 minutos. Cada questo apresenta apenas uma alternativa correta que varia de A a D. No permitido o uso de calculadora eletrnica, to pouco de papel avulso (neste caderno h espao suficiente para clculos e rascunho). Ao receber a Folha de Respostas, confira seus dados e assine no local apropriado. No haver substituio da Folha de Respostas! Resposta rasurada ser anulada. Marque uma resposta para cada questo preenchendo, a lpis, o quadro correspondente. Se errar, apague com todo cuidado para no amassar, rasurar ou sujar a folha. A questo assinalada com forma de marcao diferente do modelo, ser anulada. Confira cuidadosamente as respostas assinaladas; depois passe a caneta esferogrfica azul ou preta sobre o lpis. Aguarde a ordem do fiscal para o incio da prova.

ATENO A classificao final ser divulgada no dia 07 de janeiro de 2008, nas dependncias do LICEU DE ARTES E OFCIOS DE SO PAULO e tambm no site da escola: www.liceuescola.com.br Os candidatos classificados devero dirigir-se, acompanhados dos pais ou responsveis (portando procurao), Secretaria Geral da Escola nos seguintes perodos para matrcula: Dia 14 de janeiro de 2008 - alunos aprovados para o curso Tcnico de Produo de Eventos Culturais e Promocionais. Dia 15 de janeiro de 2008 - alunos aprovados para o curso Tcnico em Gesto de Negcios Culturais. Dia 16 de janeiro de 2008 - alunos aprovados para o curso Tcnico de Produo Multimdia. O horrio de atendimento da secretaria ser das 08h s 18h. O no comparecimento na data e horrio determinados significa desistncia imediata da vaga.

Lngua Portuguesa - 01 a 20
1) Baseado na leitura da tira abaixo, responda:

a) Iramos virar comida de dinossauro. b) quando for adolescente. c)T legal de viagem no tempo. d) Voc quer parar em casa ou quer ir pro futuro? 3) Segundo uma matria da Revista Veja de setembro de 2007, h dez erros que comprometem a vida social e as pretenses sociais de qualquer um. Dentre os dez pecados da lngua, destacam-se aqui sete deles: Houveram problemas. Se ele dispor de tempo. Segue anexo duas cpias de contrato. Esse assunto entre eu e ela. Vou estar providenciando o seu pagamento. Fazem dois meses que ele no aparece. A professora deu um trabalho para mim fazer.

O Estado de S. Paulo, 8/ 09/07 I A utilizao de por que (preposio + pronome interrogativo) no primeiro quadrinho significa que a expresso introduz uma frase interrogativa direta. II - O uso de por que (preposio + pronome interrogativo) no primeiro quadrinho significa que a expresso introduz uma frase interrogativa indireta. III - Por qu (preposio + pronome interrogativo) no primeiro, terceiro e quarto quadrinhos deveria ser grafado porqu, pois equivale s palavras razo ou motivo. IV - O uso do por que e por qu na tira est gramaticalmente correto. A alternativa que corresponde s afirmaes corretas : a) II e IV b) I, III e IV c) II, III e IV d) I e IV Baseado na leitura da tira abaixo, responda s questes 2 e 3: 2) O futuro do subjuntivo, na tira, est expresso em:

A correo para os pecados da lngua est presente na alternativa: a) Houve / disposer /seguem anexos / mim / vou estar te providenciando/ faz / eu . b) Haviam / disporde / seguem anexas / mim / vou providenciar / faziam / eu . c) Houve / dispor-se / seguem anexa / mim / vou estar providenciando-vos / faziam / eu. d) Houve / dispuser / seguem anexas / mim / vou providenciar / faz / eu. 4) O acordo ortogrfico que visa unificar a escrita do portugus nos pases que o adotam como lngua oficial, voltou a ser o assunto da vez. Seguem abaixo algumas opinies. Depois da leitura delas, indique a opo em que o perodo, resultante da ligao entre as frases, est bem estruturado.

(Estado de S. Paulo, 5/ 09/07)

a) PERODO - Encaro com grande ceticismo esse acordo ortogrfico. uma reforma tmida sem grandes inovaes. Joo Ubaldo Ribeiro Encaro com grande ceticismo esse acordo ortogrfico, por isso uma reforma tmida sem grandes inovaes. b) PERODO - Creio que a unificao do portugus tem um sentido poltico positivo. Aumenta o conceito da lngua como nao. Tony Bellotto Creio que a unificao do portugus tem um sentido poltico positivo, porque aumenta o conceito da lngua como nao. c) PERODO - Sou contra o acordo. Sei que isso um tiro no prprio p. Pasquale Cipro Neto Sou contra o acordo porque sei que isso um tiro no prprio p. d) PERODO uma medida civilizada. A diferena na escrita dos pases que falam portugus atrapalha o intercmbio econmico e editorial. Lya Luft uma medida civilizada cuja a diferena na escrita dos pases que falam portugus atrapalha o intercmbio econmico e editorial.

5 ) O jornal francs Libration estampou a manchete Os azuis no cho referindo-se ao desempenho da seleo francesa na copa do mundo de 2002. possvel identificar nessa manchete o uso de duas figuras de palavra, a saber: a) Sinestesia, j que ocorre a evocao de sensaes percebidas pela viso a cor azul como sensao de paz, assim como a catacrese, pois faltou ao jornalista uma palavra especfica para designar a nao francesa. b) Metonmia, j que o jornal fez uso da cor da camisa da seleo para indicar a derrota do time. J a metfora est presente na idia da derrota que abate e derruba os jogadores, pondo-os no cho. c) Eufemismo, para evitar o uso de expresses excessivamente fortes, referindo-se aos jogadores como azuis e no como nobres e hiprbole, pela maneira exagerada de se referir grama, exposta na manchete como cho. d) Paronomsia, pois a manchete explora a semelhana sonora e grfica de palavras de significados distintos como azuis e cho e sinestesia pela referncia cor da terra na palavra cho. Leia a tira seguinte para responder s questes 6 e 7:

O Estado de S. Paulo, 5/ 09/07

6) No primeiro quadrinho, a idia expressa de: a) tempo e finalidade b) conseqncia e finalidade c) concesso, conformidade e tempo d) causa, conformidade e concluso 7) Assinale a alternativa que classifica corretamente a combinao das duas letras em itlico dos vocbulos ispant e sussegado: a) dgrafo e dgrafo b) encontro consonantal e dgrafo c) dgrafo e encontro consonantal d) hiato e dgrafo Leia o trecho abaixo para responder questo 08. Excelentssima Senhora. Creio que esta carta no poder absolutamente surpreend-la. Deve ser esperada. Porque V. Excia. compreendeu com certeza que, depois de tanta splica desprezada sem piedade, eu no podia continuar a sofrer o seu desprezo. Dizem que V. Excia. me ama. Dizem, porque da boca de V. Excia. nunca me foi dado ouvir essa declarao. Como, porm, se compreende que, amando-me V.Excia., nunca tivesse para mim a menor palavra afetuosa, o mais insignificante carinho, o mais simples olhar comovido? Inmeras vezes lhe pedi humildemente uma palavra de consolo. Nunca a obtive, porque V.Excia. ou ficava calada ou me respondia com uma ironia cruel. No posso compreend-la: perdi toda a esperana de ser amado. Separemo-nos. 8) O texto acima apresenta a variedade lingstica denominada como: a) linguagem coloquial b) linguagem formal c) linguagem informal d) linguagem social

9) Examine a propaganda abaixo, de setembro de 2007, para responder prxima questo.

A ambigidade freqentemente utilizada como recurso em textos publicitrios e neste encontrase em: a) No toa que somos referncia mundial em cardiologia. b) Colocamos o corao em tudo o que fazemos. c) Prestando atendimento de qualidade. d) Os nmeros e a satisfao dos nossos pacientes falam por si.

10) Depois da leitura acima da tirinha de Mafalda do Argentino Quino, estabelea a relao de verdade sobre o uso do conectivo ou presente na ltima tira: I. A conjuno Ou do ponto de vista sinttico estabelece a coeso entre duas oraes coordenadas aditivas, que traduzem a preocupao da personagem em continuar tomando a sopa da me que, pelo contexto, pssima.

II.

III. IV.

A conjuno Ou do ponto de vista sinttico estabelece a coerncia entre duas oraes subordinadas alternativas, possibilitando uma leitura da crtica que a personagem faz da arte culinria da me. A conjuno explicativa Ou esclarece o motivo pelo qual a menina escreve hipocrisias me. A conjuno alternativa Ou liga duas oraes coordenadas alternativas, que estabelecem do ponto de vista semntico a fonte do humor da tirinha, revelada pela escolha que a me da personagem ter de fazer.

a) metfora, a personagem cansou de ler literatura poltica sobre esses temas. b) metonmia, representa a sua particularizao em relao ao mundo dividido entre barreiras sociais derrubadas a partir da queda do muro de Berlim. c) paradoxo, uma vez que os termos so aspectos ideolgicos excludentes. d) metfora, pois revela a indignao da personagem diante de uma sociedade dividida entre caminhos ideolgicos e polticos. Texto para as questes 13, 14 e 15:

a) I, II, III so verdadeiras e a IV falsa. b) II e IV so verdadeiras e I e III so falsas. c) Apenas a alternativa IV verdadeira. d) Apenas a Alternativa II verdadeira. Texto para as questes 11 e 12: 20. 13) A palavra se nos trs quadrinhos possui qual classificao sinttica? a) No primeiro quadrinho, o lexema se pode ser classificado como ndice de indeterminao do sujeito, porque no h um sujeito expresso na fala da personagem. b) No primeiro quadrinho, possvel a classificao sinttica de partcula pronominal, j que se relaciona com o pronome de tratamento VOC. c) No primeiro e segundo quadrinhos, o termo se classificado como conjuno integrante. d) No terceiro quadrinho, classificado como conjuno subordinativa condicional. 14) No ltimo quadrinho, qual o tipo de sujeito da orao no h vagas? a) sujeito composto, pois o verbo haver relacionase com o substantivo de gnero feminino no plural, vagas. b) sujeito simples, pois o verbo haver encontra-se no singular. c) sujeito indeterminado, pois o verbo haver deveria concordar com vagas. d) sujeito inexistente ou orao sem sujeito, pois o verbo haver ocupante da forma verbal existir deve ficar invarivel, mantendo-se na terceira pessoal do singular.

11) O primeiro quadrinho apresenta a expresso de Comunismo e Capitalismo; do ponto de vista sinttico essa expresso pode ser classificada como: a) adjunto adnominal do adjetivo cheia. b) adjunto adverbial do adjetivo cheia. c) objeto indireto do verbo encher. d) complemento nominal do adjetivo cheia. 12) A expresso estou cheia de comunismo e capitalismo do ponto de vista estilstico pode ser considerada como:

15) Alterando a estrutura da frase do primeiro quadrinho, a alternativa que mantm sentido original : a) De tanto que no se pode venc-los, no se deve juntar-se a eles. b) Se no venc-los, no deve juntar-se a eles. c) Caso no possa venc-los, junte-se a eles. d) Ou no se vence ou no se junta a eles.

17) Na expresso s vezes na vida temos que parar para um balano, o verbo ter possui qual sentido? a) obrigatoriedade b) possibilidade c) necessidade d) imperatividade Leia o texto abaixo para responder s questes 18 e 19: Histria De Uma Gata- Chico Buarque de Holanda I. Me alimentaram Me acariciaram Me aliciaram Me acostumaram II. O meu mundo era o apartamento Detefon, almofada e trato Todo dia fil-mignon Ou mesmo um bom fil...de gato Me diziam, todo momento Fique em casa, no tome vento Mas duro ficar na sua Quando luz da lua Tantos gatos pela rua Toda a noite vo cantando assim III. Ns, gatos, j nascemos pobres Porm, j nascemos livres Senhor, senhora ou senhorio Felino, no reconhecers IV. De manh eu voltei pra casa Fui barrada na portaria Sem fil e sem almofada Por causa da cantoria Mas agora o meu dia-a-dia no meio da gataria Pela rua virando lata Eu sou mais eu, mais gata Numa louca serenata Que de noite sai cantando assim

16) A tirinha acima de autoria de Laerte apresenta como elemento de humor uma sobreposio entre o aspecto conotativo sobre o denotativo. Qual o sentido que as mensagens assumem? a) no plano verbal, o termo balano possui valor denotativo; podendo ser substitudo pela expresso descrio minuciosa do ativo e do passivo de uma empresa. b) no plano verbal, o termo balano possui como referente significativo ato resultante de um movimento oscilatrio c) no plano visual, o termo balano possui como referente significativo ato resultante de um movimento oscilatrio e no plano verbal, referese capacidade que o ser humano deve possuir de refletir sobre seus atos. d) no plano verbal, o termo balano possui como referente significativo ato ou efeito de balanar e no plano visual, refere-se capacidade que o ser humano deve possuir de refletir sobre seus atos.

V. Ns, gatos, j nascemos pobres Porm, j nascemos livres Senhor, senhora ou senhorio Felino, no reconhecers. 18) possvel, a partir da leitura do texto acima, deduzir que se trata de um texto narrativo em formato potico. Tal afirmao pode ser considerada a partir da(s) seguinte(s) estrofe(s): a) estrofe 1 b) estrofes 2, 3 e 4 c) estrofes 3 e 5 d) estrofes 1 e 5 19) Na estrofe nmero II, o mundo da gata recebe como caracterizao os substantivos detefon e fil-mignon, em seguida surgem como conselho ou ordem as oraes Me diziam, todo momento, fique em casa, no tome vento. Os verbos destacados revelam qual inteno dos donos da gata e que expresso do contexto refora esses aspectos semnticos? a) Os verbos ficar e temer, na forma imperativa, reforam o apelo para o cuidado com o animal, revelando, portanto, o carinho que nutriam por ela. Me alimentaram, Me acariciaram, Me aliciaram, Me acostumaram b) Os verbos destacados no enunciado revelam a inteno mascarada de explorao dos donos sobre a gata. O meu mundo era o apartamento, Detefon, almofada e trato. c) Os verbos destacados no enunciado revelam a inteno de inibir a liberdade do indivduo como forma de proteo em relao ao mundo perigoso que se mostrava pelas cantorias dos gatos. Fique em casa, no tome vento. d) Os verbos destacados no enunciado escondem a inteno de inibir a liberdade do sujeito-gata com a inteno mascarada de proteo dos donos, sobre a forma de solicitao ou conselho, porm significando ordem, ao imperativa imposta ao sujeito de ao. Fique em casa, no tome vento.

20) Os elementos mrficos das formas verbais virar, chegando e estamos so respectivamente: a) VIRAR radical (vir) / vogal temtica (a) / tema (vira) CHEGANDO radical (cheg ) / vogal temtica(a) / tema (chega) ESTAMOS radical (est) / vogal temtica (a) / tema (esta) b) VIRAR radical (vira) / vogal temtica (a) / tema (vir) CHEGANDO radical (chega) / vogal temtica (a) / tema (cheg) ESTAMOS radical (esta) / vogal temtica (a) / tema (est) c) VIRAR radical (vira) / vogal temtica (a) / tema (vira) CHEGANDO radical (chega) / vogal temtica (a) / tema (chega) ESTAMOS radical (esta) / vogal temtica (a) / tema (esta) d) VIRAR radical (vir) / vogal temtica (a ) / tema (vir) CHEGANDO radical ( cheg ) / vogal temtica(a) / tema (cheg) ESTAMOS - radical (est) / vogal temtica (a) / tema (est)

Matemtica - 21 a 35
21) Um webdesigner foi contratado, por quinze dias, para fazer o site de uma empresa de modo que o pagamento dirio pelos seus servios, correspondia a R$ 600,00. Caso ultrapassasse os quinze dias, o webdesigner pagaria uma multa de R$ 500,00 por dia de atraso. No final dos servios, recebeu R$ 6.500,00, onde se conclui que os servios tiveram um atraso de a) 2 dias. b) 3 dias. c) 5 dias. d) 6 dias. 22) Em uma pista de patinao no gelo, trs patinadores comeam a patinar juntos s 13h55min. O primeiro d uma volta em 2 minutos, o segundo em 3 minutos e o terceiro em 4 minutos. Os trs patinadores voltaram a ficar juntos s a) 14h04 min. b) 14h07 min. c) 14h09 min. d) 14h24 min. 23) Para um show de rockn roll, realizado na orla da praia, foi destinada uma rea retangular medindo 150 metros de comprimento por 50 metros de largura para os espectadores. Supondo que a rea mdia ocupada por uma pessoa no show, seja de 2.000 cm, o nmero mximo de pessoas que poder se reunir para assistir ao show nessa rea ser de a) 10.000. b) 26.600. c) 37.500. d) 42.800. 24) Um barco de passeio fez uma rota turstica em formato de um tringulo retngulo: partiu de um ponto A, sobre a margem de um rio no sentido norte-sul, at atingir B. Desse ponto deslocou-se, perpendicularmente, no sentido oeste-leste at atingir C, a 5 km de B. A partir do ponto C retornou ao ponto A.

Sabendo que BC e AC formam entre si um ngulo de 30, pode-se afirmar que a distncia AB mede, Considere: sen30= 0,50 cos 30= 0,87 tg 30 = 0,58 a) 1,74 km. b) 2,50 km. c) 2,90 km. d) 4,35 km. 25) O piso de um salo que est revestido com 1.800 peas quadradas de 20 cm de lado, ser trocado por peas retangulares de 8 cm de comprimento por 10 cm de altura. O nmero de peas retangulares necessrias para essa troca corresponde a) 3 vezes o nmero de peas quadradas existentes. b) 4 vezes o nmero de peas quadradas existentes. c) 5 vezes o nmero de peas quadradas existentes. d) 6 vezes o nmero de peas quadradas existentes. 26) Um cambista compra dois ingressos por R$ 75,00 e vende seis ingressos por R$ 300,00. Se obtm um lucro de R$ 5. 000,00 nessa transao, pode-se concluir que o nmero de ingressos que ele vendeu foi a) 400. b) 500. c) 600. d) 700. 27) Segundo o noticirio da Uol-Cincia e Sade de 30/07/2007, a Agncia Estado, em Campinas, noticiou que no perodo de 20 a 30 de julho de 2007, 57 dos 380 pacientes do Hospital Universitrio de Campinas, foram infectados pela bactria Enterococcus faecium. Considerando os dados acima, pode-se afirmar, que nesse perodo, a) 35% dos pacientes foram contaminados. b) 25% dos pacientes foram contaminados. c) 20% dos pacientes foram contaminados. d) 15% dos pacientes foram contaminados.

28) Um palco dever ser construdo na forma de um semicrculo cujo dimetro corresponde a 4 metros. De acordo com tais informaes, correto afirmar que a rea desse palco, corresponde , em m, Considere = 3,14 a) 4,34. b) 6,28. c) 12,56. d) 25,12. 29) Amanda, Berenice, Carol e Dalva participaro de um Concurso de Beleza na semana que vem e j fizeram suas previses: Amanda diz: Serei a segunda colocada. Berenice diz: Ficarei colocada depois de Amanda. Carol diz: Dalva ser a terceira colocada. Dalva diz: Ficarei em quarto lugar. Sabendo que todas erraram suas previses, exceto a primeira colocada, ento pode se concluir que a primeira colocada no concurso foi a) Amanda. b) Berenice. c) Carol. d) Dalva. 30) Por ocasio de uma exposio de trabalhos de literatura, a classe de Pedro montou um painel e pendurou todos os seus trabalhos um ao lado do outro, sem deixar espao entre as folhas, como indica a figura. Entretanto, a classe de Jos, espaou as folhas com seus trabalhos regularmente, inclusive deixando o mesmo espao x, nas extremidades, como indica a figura. Se os painis tm 160 cm de comprimento e cada folha de trabalho ocupa 20 cm do painel, a classe de Jos pendurou 3 trabalhos a menos, porque o espaamento entre as poesias foi de
Painel de Pedro

Painel de Jos

a) 10cm. b) 15cm. c) 20cm. d) 30cm.

160 cm

31) O nmero de ouro, traduz a proporo geomtrica mais conhecida e usada na pintura, escultura e arquitetura clssicas, renascentistas e ps-modernistas. Existem vrias representaes geomtricas para se chegar a esse nmero, cujo valor corresponde

1+ 5 2

Uma delas a razo entre o comprimento e a largura de um retngulo tambm chamado retngulo ureo, reconhecido como sendo a forma mais visualmente equilibrada e harmoniosa da natureza. O retngulo abaixo, representar um retngulo ureo, se o valor de x, corresponder

10 a) 5( b) 6( c) 5( d)6( 5 1 ) 5 1 ) 5 +1 ) 5 +1 )

160 cm

32) Uma empresa que confecciona brindes promocionais constituda por trs scios: Paulo, Eduardo e Josias. Paulo trabalha na empresa 3 horas por dia, Eduardo 4 horas por dia e Josias 5 horas por dia. No final do ano, venderam uma quantidade de brindes para uma loja e obtiveram um lucro de R$ 2.100,00. Se o lucro ser dividido em partes diretamente proporcionais s horas que cada um trabalha, pode-se afirmar que Paulo recebeu a) R$ 385,00. b) R$ 525,00. c) R$ 680,00. d) R$ 875,00. 33) Luiza apresenta-se todo fim de semana , no teatro LAOFICINA, encenando um monlogo de sua autoria. Para a apresentao desse monlogo foi instalada uma lmpada no teto, de modo que sua sombra projetada no cho do palco.

34) Na idealizao de embalagens, o designer costuma levar em conta o custo, a beleza, a capacidade de manter o produto, dentre muitas outras coisas. Suponha que ser fabricada uma embalagem cilndrica para um novo perfume que ser lanado no mercado. O designer ao estudar o projeto, decidiu que a embalagem dever ter 6 centmetros de altura e raio da base medindo 3 centmetros. A capacidade dessa embalagem ser de Considere = 3 a) 84mL. b) 120mL. c) 162mL. d) 224mL. 35) A inveno da lira, na Grcia antiga, era atribuda a Apolo, deus da mitologia grega. As cordas da lira, tambm chamadas de hipotenusa, formavam tringulos retngulos com os lados do instrumento. Considere a lira da figura. A medida da corda maior, corresponde em cm,

5m

4m

50 cm

A altura da lmpada em relao ao solo do palco de 5 metros e Luiza mede 1,60 metros. No instante que Luiza est no ponto C, distante 4 metros do ponto B, a medida de sua sombra CD ser de aproximadamente a) 1,66m. b) 1,74m. c) 1,82m. d) 1,88m.

40 cm a) 30 b) 20 c) 10 d) 10 7 cm. 29 cm. 37 cm. 41cm

Histria - 36 a 44
36) A sociedade feudal considerada uma sociedade estamental, profundamente marcada pelo domnio da nobreza rural europia que, alm de dominar os meios de produo, detinha o poder poltico. Sobre a sociedade feudal correto afirmar que era basicamente dividida entre: a) clero, nobreza e servos. b) patrcios e plebeus. c) burguesia e proletariado. d) senhores e escravos. 37) Afirma-se sobre a civilizao muulmana: I. Os muulmanos tm como princpio bsico o politesmo, inspirado pela religio judaica. II. Os princpios bsicos da religio muulmana foram transcritos no Alcoro, que o conjunto formado pelos ensinamentos de Maom. III. Maom, ao impor sua religio aos rabes, contribuiu para a unificao poltica da Pennsula Arbica. Deve-se concluir, a respeito dessas afirmaes, que: a) todas so corretas. b) nenhuma correta. c) apenas I e II so corretas. d) apenas II e III so corretas. 38) A respeito da Reforma Protestante correto afirmar: a) foi apenas um movimento de contestao religiosa Igreja Catlica, no tendo nenhuma implicao poltica ou econmica. b) nada teve a ver com as condies geradas na Europa do sculo XVI pelo desenvolvimento do comrcio, pela ascenso da burguesia e pelo Renascimento. c) foi o movimento que rompeu a unidade religiosa da Europa Ocidental, dando origem s novas igrejas crists. d) valorizava Deus, a f e o desprezo pelas coisas terrenas, porque no era materialista, mas, sim, pregadora do fanatismo de predestinao e da submisso do homem a Deus.

39) De p ficaremos todos E com firmeza juramos Quebrar tesouras e vlvulas E pr fogo s fbricas daninhas."
(Cano dos quebradores de mquinas do sc. XIX, citada por Leo Huberman. Histria da riqueza do homem.1979)

O movimento representado nessa cano denominou-se: a) Liberalismo: defendia a idia de que todas as naes deveriam implantar a liberdade de comrcio. b) Anarquismo: a maior parte de seus seguidores aponta Deus e o Estado como os maiores inimigos da liberdade humana. c) Socialismo: conjunto de doutrinas que defendia uma melhor distribuio da riqueza produzida pelo trabalho nas fbricas. d) Ludismo: seus seguidores acreditavam que os responsveis por sua misria e desemprego eram as mquinas e passaram a destru-las. 40) "A queda da burguesia e a vitria do proletariado so igualmente inevitveis. (...) Os proletrios nada tm a perder com ela, a no ser as prprias correntes. E tm um mundo a ganhar. Proletrios de todos os pases, uni-vos". Esse trecho, extrado do Manifesto Comunista de Marx e Engels, foi escrito no contexto histrico marcado: a) pelo acirramento das contradies polticas, econmicas e sociais decorrentes do processo conhecido como Revoluo Industrial. b) pelos conflitos entre trabalhadores e patres que comearam a pontuar os pases capitalistas a partir da ocorrncia da Revoluo Russa. c) pela afirmao dos Estados Unidos como potncia imperialista com interesses econmicos e polticos em vrias regies do planeta. d) pelo confronto entre vassalos e suseranos, no momento de pice da crise do modo de produo feudal e de enfraquecimento da autoridade religiosa.

41) Enquanto outros pases da Europa tentavam ou faziam comrcio com as ndias, os primeiros pases a chegarem Amrica foram Portugal e Espanha, embora tambm fizessem comrcio com as ndias. Eles destacaram-se dentre outros pases, nas chamadas Grandes Navegaes, porque : a) os outros pases no tinham interesse na explorao de outros territrios e no queriam gastar suas riquezas na explorao de outras regies. b) foram os primeiros pases a se formarem como naes e os outros pases no acreditavam que existiriam outras terras alm do Oceano Atlntico. c) tiveram muita sorte pois no estavam interessados em novos territrios e sim em fazer comrcio com a sia e acidentalmente algumas de suas expedies aportaram na Amrica. d) estudaram o oceano por quase cem anos, tinham uma burguesia interessada em financiar estas expedies e sua localizao geogrfica. 42) A abolio da escravatura era um tema recorrente durante o sculo XIX no Brasil e no mundo, at que em 1888 ela ocorre no Brasil. O ltimo grupo a resistir a abolio da escravatura no Brasil foram alguns cafeicultores do Vale do Paraba. Essa resistncia ocorreu principalmente: a) Porque esses fazendeiros acreditavam que o trabalho escravo ainda era mais lucrativo que o assalariado, onde haveria gastos com treinamento, alojamento e salrios a pagar. b) Porque esses escravos representam status, poder aos seus donos. c) Por causa do racismo que existia entre os fazendeiros paulistas, embora j no fosse to forte em outros setores da sociedade brasileira. d) Porque esses escravos representavam um tero do patrimnio dos fazendeiros, e muitos haviam hipotecado seus escravos. A abolio representaria a falncia de muitos fazendeiros paulistas. 43) No sculo XIX o Brasil se envolveu num conflito de, aproximadamente, cinco anos com o Paraguai: a Guerra do Paraguai. Qual(is), foi(ram) a(s) conseqncia(s) desta guerra para o Paraguai?

a) Fortalecimento da esquerda paraguaia e predomnio do socialismo no pas. b) Mesmo com a derrota, o Paraguai conseguiu seu real objetivo que era o de influenciar e at dominar algumas regies do Uruguai. c) O Paraguai ficou destrudo, sua populao masculina foi massacrada e sua indstria nunca mais conseguiu se reerguer. d) O Paraguai no conseguiu desenvolver-se na indstria mas saiu-se fortalecido por causa da grande importao de produtos vindos principalmente da sia. 44) Durante a dcada de 20 ocorreu em So Paulo um movimento conhecido como Semana de Arte Moderna de 22 que foi criticado por muitos e elogiado por outros. Este movimento visava: a) Romper com o atraso da cultura no Brasil e investir numa cultura voltada para valores americanos. b) Romper com velhos costumes e divulgar uma arte inovadora que seria a cultura brasileira com influncias indgenas e europias. c) O aumento da valorizao da cultura indgena e o total esquecimento de outras culturas no Brasil. d) Romper com o atraso da cultura no Brasil e investir numa cultura voltada para valores europeus.

Geografia- 45 a 53
Observe o mapa abaixo.

a) Quando em So Paulo forem 13 horas sero 10 horas em Manaus. b) Todos os fusos brasileiros apresentam hora adiantada em relao ao Meridiano de Greenwich. c) Minas Gerais, So Paulo e Paran apresentam horas coincidentes. d) O Acre tem hora adiantada em relao ao Estado da Bahia. 47) Relacione a coluna II de acordo com a coluna I e assinale a alternativa que indica a seqncia correta obtida de cima para baixo na coluna II. I II 1. Cenozico ( ) formao do carvo mineral 2. Mesozico ( ) formao dos escudos cristalinos 3. Paleozico ( ) derrames baslticos no sul do Brasil 4. Proterozico ( ) formao da bacia sedimentar do Pantanal a) 1, 2, 3 e 4. b) 3, 4, 2 e 1. c) 4, 3, 1 e 2. d) 2, 4, 1 e 3. 48) O mapa a seguir ilustra duas reas, 1 e 2, que apresentam tipos climticos bem caractersticos.

45) As reas assinaladas no mapa correspondem : a) reas de vegetao adaptadas ao clima seco. b) regies de elevada pluviosidade. c ) elevadas altitudes. d) regies populosas. 46) Em razo de sua grande extenso Leste-Oeste, o territrio brasileiro abrangido por quatro fusos horrios. Com base na figura abaixo, assinale a proposio CORRETA: FUSOS HORRIOS DO TERRITRIO BRASILEIRO

Identifique os tipos climticos em 1 e 2 respectivamente.


Fonte: DUARTE, Paulo Arajo. Cartografia Bsica. Florianpolis: Ed. da UFSC, 1986, p. 42. (Adaptado)

a) semi-rido e equatorial. b) equatorial e subtropical. c) tropical mido e tropical seco. d) tropical de altitude e tropical tpico. 49) A intensificao do processo de urbanizao no Brasil no possibilitou melhoria na qualidade de vida da maioria das pessoas, uma vez que o nmero absoluto de pessoas consideradas pobres tem aumentado significativamente. Observe o mapa a seguir e consulte a legenda. BRASIL - Proporo de Pobres nas Regies Metropolitanas 1981-1990

50) O TERICO DO COLAPSO O senhor diz que o colapso ocorre, em geral, quando as sociedades esto no auge. Por qu? Porque justamente quando a sociedade tem a maior populao, o que exige uma quantidade cada vez maior de recursos retirados da natureza. At que ponto os valores culturais determinam se uma sociedade ser capaz ou no de lidar com o uso correto dos recursos naturais? Os valores culturais de fato tm influncia no sucesso de uma sociedade. O maior perigo ocorre quando os valores que antes eram positivos e ajudaram aquela sociedade comeam a atrapalhar. O exemplo so os Estados Unidos. Por que, mesmo quando identificam um risco ambiental, algumas sociedades relutam em procurar uma soluo para ele? O fato que, muitas vezes, h conflitos de interesse que impedem as autoridades de tomar atitudes para evitar o colapso. Algumas pessoas ficam ricas causando o problema ambiental, enquanto o restante da sociedade sofre com ele. Se esses indivduos ricos fazem parte do governo ou o influenciam, fica difcil resolver a questo. (adaptado de "Veja", 07/09/2006) As declaraes do gegrafo norte-americano Jared Diamond, da Universidade da Califrnia, sugerem a seguinte relao entre o problema causador de impacto ambiental e a caracterstica social: a) modelo tecnolgico e decadncia cultural acentuada. b) carncia de recursos naturais e burocracia excessiva. c) fluxo populacional e desigualdade de representao parlamentar. d) padro de consumo de bens e atuao de grupos de presso poltica. 51) O mapa, a seguir, representa uma proposta de diviso econmica do espao mundial, sob o ponto de vista das desigualdades socioeconmicas.

Legenda: 1- Belm 2- Fortaleza 3- Recife 4 -Salvador 5 - Belo Horizonte 6 - Rio de Janeiro 7 - So Paulo 8 - Curitiba 9 - Porto Alegre
Fonte: Rocha e Tolosa, "Ncleo - Periferia Metropolitana: Diferenciais de Renda e Pobreza" , S. Paulo: INAE, Frum Nacional, maio/1993.

Os dados permitem concluir que as propores de pobres nas regies metropolitanas, no Brasil, em 1981 e 1990, a) so mais elevadas no sul, reduzindo-se em direo ao nordeste do pas. b) so mais elevadas no norte e nordeste, reduzindo-se em direo ao sul do pas. c) so menos elevadas no nordeste e sudeste, aumentando em direo ao sul do pas. d) so mais elevadas no sul e sudeste, reduzindo-se em direo ao norte do pas.

53) Os terminais de corredores de exportao 1, 2 e 3 assinalados no mapa so, respectivamente:

Sobre os pases do norte desenvolvido, correto afirmar que a) a populao rural e urbana est distribuda de forma eqitativa. b) o setor primrio avanado tecnologicamente, absorvendo a maior parte da populao economicamente ativa. c) a economia est na vanguarda da revoluo tcnico-cientfica. d) o setor secundrio da economia substitui o setor tercirio como o grande gerador de empregos e rendimentos. 52) Considere os diagramas a seguir que representam esquematicamente o fluxo comercial predominante entre pases desenvolvidos e subdesenvolvidos:

a) ltaqui, Santos e Paranagu. b) Areia Branca, Paranagu e So Sebastio. c) ltaqui, Rio de Janeiro e Santos. d) So Lus, Vitria e Santos.

Os diagramas I e II representam, respectivamente, o comrcio internacional de produtos a) minerais e manufaturados b) manufaturados e agropecurios. c) agropecurios e primrios. d) minerais e alimentcios "in natura".

Cincias- 54 a 60
54) Joo sai de uma consulta ao oftalmologista e verifica que, na receita prescrita pelo mdico, ele precisar usar culos. Lembra que o mdico havia dito que o seu problema era hipermetropia. Essa informao pode ser confirmada por ele na receita observando que as lentes solicitadas so convergentes. Essa lente se caracteriza por conseguir formar uma imagem: a) menor que o objeto, invertida e virtual. b) menor que o objeto, direita e real. c) maior que o objeto, invertida e real. d) maior que o objeto, direita e real. 55) Qual desses gases responsvel pela destruio da camada de oznio da Terra? a) SO2. b) NO3. c) CO. d) CFC. 56) O HIV, agente causador da AIDS, tem como caracterstica ser : a) Eucarionte. b) Acelular. c) Eucarionte unicelular. d) Procarionte unicelular. 57) O seqestro de carbono da atmosfera est ligado a qual processo metablico dos organismos? a) Respirao celular. b) Fermentao. c) Sntese de Protenas. d) Fotossntese.

58) Um dos maiores problemas das grandes cidades refere-se poluio da gua de rios, lagos e crregos, o que compromete a vida desses ecossistemas. Estaes de tratamento visam solucionar o problema por meio da utilizao de mtodos de purificao da gua. Um dos mtodos utilizados pela Sabesp expe a gua suja de crregos ao tratamento com sulfato de alumnio [Al2(SO4)3]. Esse material coagula os poluentes, depositando-os no fundo do canal. O processo mencionado trata-se de uma: a) Destilao b) Decantao c) Evaporao d) Filtrao. 59) A chuva cida uma das principais conseqncias da poluio do ar. Normalmente, a gua da chuva cida e o pH de aproximadamente 5,5. Dentre as substncias abaixo no pode ser considerada cida: a) HNO3 b) H2CO3 c) H3N d) H2SO3 60) O biodiesel um combustvel substituto para o diesel, produzido a partir de fontes renovveis, como leos vegetais. As afirmativas abaixo apontam vantagens desse combustvel, exceto: a) nacional e 100% renovvel. b) Reduz a emisso de gases poluentes. c) Dentre as suas matrias primas podemos citar a palma, a soja e o girassol. d) Sua queima no emite gs carbnico (poluente que agrava o processo do efeito estufa).

Anda mungkin juga menyukai