Anda di halaman 1dari 16

Da esfera pblica burguesa nova ordem social: o papel dos media

Fbio Peres de Berredo Martins Bacharel em Comunicao Social Jornalismo pela Universidade Federal do Maranho

RESUMO O texto discute os limites do pblico e do privado, desde um modelo helnico at o feudalismo e o modelo burgus de uma esfera pblica. Aps tal anlise, destaca-se a imbricao dos setores pblico e privado no sculo XIX (nova ordem social). Nessa configurao, a experincia de mundo proporcionada pela antiga esfera ntima familiar passa a ser mediada: da comunidade rural s sociedades urbanas, os meios de comunicao vem seu papel modificado e aparecem como centro em torno do qual se move o meio social. Discute-se, porm, o papel dos media nesse novo contexto.

PALAVRAS-CHAVE: mdia, espao pblico, jornalismo crtico, jornalismo manipulativo.

ABSTRACT The text argues the limits of the public and the private, since a greek model until the feudalism and the bourgeois model of a public sphere. After such analysis, is distinguished the public advance into the private in century XIX (new social order). In this configuration, the "worlds experience" for the old familiar sphere passes to be mediated: from the agricultural community to the urban societies, the media function is modified and appears as center around which moves the social environment. It is argued, however, the function of the media in this new context.

KEYWORDS: media, public space, critic journalism, manipulative journalism.

Histrico de pblico e privado


Na cidade-estado da grcia antiga, a plis1, comum aos cidados livres (pblico) era separada do oikos, o particular a cada um (privado). A propriedade era comunal, coletiva dos cidados ativos do Estado. A estrutura da sociedade era formada por senhores e escravos e o carter pblico era constitudo essencialmente na conversao: era na gora2 que os cidados tomavam cincia dos fatos; as coisas eram moldadas atravs da comunicao entre os cidados. Para participar dessas discusses era preciso, porm, preencher certos requisitos: o cidado, para tornar-se ativo, deveria possuir bens e escravos: encarnar o exemplar dsposta3 domstico. Esse modelo helnico de pblico e privado foi transmitido s sociedades posteriores atravs de sua verso romana (res publica4) e, ao longo dos sculos, sofreu graduais alteraes. Na idade mdia, a contraposio entre pblico e privado no obrigatria: no h nada que autorize as pessoas privadas a aparecerem numa esfera pblica. Nesta poca, publicar significa requisitar ao senhor, o que denota uma representao pblica de soberania. Sobre esse perodo, Pena (2005, p.30) acrescenta que se no havia a discusso pblica, j que o sistema era absolutista, tambm no havia uma esfera privada. O mesmo aposento servia para comer, dormir e at receber visitas. Na ausncia de corredores, passava-se pelo interior dos cmodos para circular pela casa. A propriedade privada era territorial, trabalhada pelos servos. A estrutura da sociedade medieval criou os proprietrios como nobreza feudal e como oficiais livres dos burgos (cidades medievais) e os trabalhadores como servos da terra concedida pelo senhor. A autoridade privada e a autoridade pblica

Modelo das antigas cidades-estado, que perde importncia durante o domnio de Roma. O termo pode ser usado como sinnimo de cidade. Possua configurao espacial original: circundava a parte alta das cidades gregas (destinada aos templos); possua um espao central pblico, onde se localizavam a gora e o mercado. 2 Refere-se praa principal da plis. Configurava-se como um espao livre de edificaes, marcado pela presena de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifcios de carter pblico. A gora manifesta-se como a expresso mxima de uma esfera pblica, j que nela que o cidado ativo discute com o outro; , em suma, um espao de exerccio da cidadania para poucos - por ser exercida somente pelos dspotas domsticos, no atingindo os escravos e os metecos. 3 Pessoa que governa de forma autoritria. 4 Do latim coisa do povo, coisa pblica. Expresso oriunda do Direito Romano, que vigorou em Roma e nos pases regidos pelos romanos desde a fundao de Roma (753 A.C.) at a Queda de Constantinopla (1453). Fazia um contraponto entre o direito do Estado Romano e os interesses dos particulares (Ius Publicum e Ius Privatum)

emanam de um nico poder: a dominao fundiria. A sociedade civil5 encarnada na Igreja que, como coloca Bobbio (1982), servia como aparelho de hegemonia6 das classes dirigentes, que no tinham uma organizao intelectual prpria. Na medida em que as grandes festas medievais da nobreza vo sendo substitudas pelos banquetes de homenagem da burguesia, vai surgindo uma esfera pblica em que so claramente separadas as esferas pblica e privada. Tal fator emerge para sanar as diferenas entre as famlias pressupostos da antiga economia burguesa. A sociedade civil resolve as lutas familiares criando diferenas entre os interesses pblicos e os privados, e regulando as relaes entre eles atravs do Direito (pblico e privado) (CHAUI, 1988, p.44). Surge a forma da propriedade privada em que a diviso social do trabalho acontece da seguinte forma: de um lado, os proprietrios do capital (meios de produo) e, de outro, os trabalhadores sem posses, assalariados. A ascenso da burguesia7, que valoriza a intimidade e a famlia (separa a vida profissional da vida pessoal e preserva o estatuto da esfera ntima, com o objetivo de se diferenciar das classes populares), vai modificar drasticamente a esfera pblica. Aos poucos, a atividade econmica ultrapassa a esfera domstica e passa a ser regulada, tornando-se de interesse geral. A burguesia, excluda do Estado e da Igreja, assume posies econmicas fundamentais. o momento de maturao do capitalismo8 industrial, em que a economia , em tese, baseada na identificao dos interesses do Estado com o interesse comum e na unidade monetria. Surge ento a economia poltica, orientada pelos ditames do mercado, que mais tarde ser amparada pela imprensa9: configura-se o Estado moderno10.

No sentido marxista, o conjunto de relaes materiais entre os indivduos no interior das foras produtivas; conjunto da vida comercial e industrial. Alm dessa teoria ligada ao sistema das relaes econmicas, Gramsci acrescenta ao conceito a idia de conjunto das relaes ideolgico-culturais. 6 Decalque latino da palavra grega egemona, no sentido de direo suprema, atribuda aos chefes dos exrcitos que detinham poder absoluto (os chamados egemnes, no sentido de condutores, guias). O termo, nas relaes internacionais, indica a supremacia de um Estado-nao ou de uma comunidade poltico-territorial, na qual a potncia hegemnica exerce uma supremacia que transcende o carter militar e alcana as dimenses culturais e econmicas. 7 Classe social que detm os meios de produo e, consequentemente, portadora do poder econmico e tambm poltico. 8 No marxismo, significa a relao entre trabalho assalariado e capital, na explorao da mais-valia para a valorizao do capital. um modo de produo calcado na explorao da mais-valia atravs do maistrabalho, em que o trabalhador fadado a vender sua fora de trabalho a quem possui os meios de produo (burguesia). 9 No sentido de instituio da sociedade civil que reproduz ou repe as relaes sociais. 10 Produto das vontades individuais definido como instncia na qual essas vontades se unificam, sendo que o exerccio da violncia torna-se uma de suas principais prerrogativas. Para o marxismo (perspectiva aqui adotada), o Estado no est acima das lutas de classes, mas no interior delas; significa o conjunto de instituies de que uma classe se serve para oprimir outra. O Estado simboliza a vitria de uma classe

A sociedade burguesa, como setor da economia privada, se ope ao Estado. Funes jurdicas, polticas e administrativas so reunidas no poder pblico, sendo relegado ao setor privado a livre propriedade. A burguesia liberal separa tudo o que do Estado do que da Sociedade Civil. Para Marx e Engels (2002, p.47), a burguesia, com o estabelecimento da grande indstria e do mercado mundial, conquistou finalmente o domnio poltico exclusivo no Estado representativo moderno. O Estado de Direito burgus significa a superestrutura poltica condicionada pela estrutura econmica (Sociedade Civil) e reflete a dominao de uma classe sobre a outra. Ele aparece como realizao do interesse universal, mas, na verdade, o meio pelo qual os interesses das classes dominantes (privado) conquistam uma aparncia democrtica11, uma aura de interesse geral (pblico). Ele [o Estado] exprime na esfera da poltica as relaes de explorao que existem na esfera econmica (CHAUI, 1988, p.70). O Estado, na filosofia marxista, a preservao dos interesses da classe dominante, que utiliza os mecanismos de represso e coero estatais para exercer o poder sobre toda a sociedade principalmente atravs das leis12. Essa esfera estatal organizou o poder pblico de forma que ele estivesse subordinado s exigncias de uma esfera pblica.

A Esfera Pblica Burguesa em Habermas

A esfera pblica burguesa torna-se o princpio organizador dos Estados de Direito burgueses. Parafraseando Habermas (1984), a esfera pblica burguesa pode ser entendida como o conjunto de pessoas privadas que reivindicam diante da autoridade estatal as leis do intercmbio de mercadorias e do trabalho social. A esfera pblica do sculo XVIII situa-se entre o setor privado (Sociedade Civil) e o poder pblico (Estado). Essa esfera pblica poltica defende os anseios da
sobre as outras. As classes dominantes, com isso, utilizariam os mecanismos de coero do Estado para exercer o poder sobre a sociedade. 11 No sentido dado pela Democracia liberal clssica: a nao detm o poder, enquanto entidade coletiva. uma democracia representativa que pode apoiar-se apenas em uma parcela e no na totalidade dos cidados. 12 Na filosofia marxista, as leis (sobretudo o Direito Civil) fazem com que o Estado aparea publicamente como um poder que no pertence a ningum.

sociedade privada diante dos interesses do Estado: a que surge a esfera do social elaborada sob a proposta de uma legislao baseada na razo - em que o poder pblico est em constante disputa com a opinio pblica; uma opinio oriunda dos debates entre intelectuais burgueses e herdeiros da aristocracia humanista na esfera pblica literria13 que se instalava nos cafs europeus.

Tabela 1 - Modelo habermasiano de uma esfera pblica burguesa do sc.XVIII Setor Privado
Sociedade Civil (setor da troca de mercadorias e De trabalho social) Esfera pblica poltica

Esfera do Poder Pblico


Estado (setor da polcia)

Esfera pblica literria (clubes, imprensa) Espao ntimo da pequena famlia (intelectualidade burguesa) Fonte: HABERMAS, 1984, p.45. Corte (sociedade da aristocracia da corte)

Esse modelo se baseava na idia de que todos poderiam alcanar as qualificaes de formao educacional e cultural de um pblico crtico e, assim, participar da organizao de uma opinio pblica14, interferindo diretamente na administrao estatal: o que no passou de uma idia. O interesse de classe exposto ao debate pblico poderia tomar a forma de um interesse universal para, ento, assumir o status de opinio pblica.
S eles [proprietrios] tinham, toda vez, interesses privados que automaticamente convergissem nos interesses comuns da defesa de uma sociedade civil como esfera privada. Com isso, s deles que se podia esperar uma representao efetiva do interesse geral. [...] O interesse de classe a base da opinio pblica. (HABERMAS, 1984, p.108)

Encarnada nas cidades, mais especificamente nos sales, cafs e comunidades de comensais. Esfera em que se exercia a crtica atravs das conversaes sociais e que consubstancia a esfera pblica poltica. 14 Pblico como portador de uma opinio numa esfera pblica ativa. Tal fenmeno remete publicidade crtica, exercida nos debates judiciais das sociedades antigas. Habermas cr que s se pode falar de algo como opinio pblica na Inglaterra do sculo XVIII, j que no se pode falar de uma opinio pblica somente: tal concepo seria a expresso de uma idia sobreposta s outras. Numa sociedade de classes, de diferentes, o um remete represso e direo ideolgica. (Public Opinion, ffentliche Meinung, Opinion Publique).

13

Desse modo, a idia burguesa de uma esfera pblica acessvel a todos no se concretiza: h uma generalizao na definio de pblico que ultrapassa as desigualdades histricas. A proposta de um equilbrio entre todos os homens no supera as barreiras da segregao classista. Por isso o marxismo compreende a concepo burguesa de opinio pblica como uma falsa conscincia, uma mscara do interesse de classe.

Uma esfera pblica, da qual certos grupos fossem eo ipso excludos, no apenas, digamos, incompleta: muito mais, ela nem sequer uma esfera pblica. Aquele pblico, que pode ser sujeito do Estado de Direito burgus, entende ento tambm a sua esfera como sendo pblica neste sentido estrito: antecipa, em suas consideraes, a pertena, por princpio, de todos os homens a ela. (HABERMAS, 1984, p.105)

Nesse contexto histrico, a ascenso da burguesia no apaga as desigualdades histricas apresentadas pelo absolutismo apenas as atualiza deslocando-as para o plano das contradies na distribuio da fortuna e da formao intelectual.

A Nova Ordem Social


No sculo XIX surge um intervencionismo estatal na esfera social, o que impulsiona a transferncia de competncias pblicas para o setor privado. Essa esfera social limita a abstrao entre pblico e privado, pois o Estado assume funes antes restritas sociedade civil, formando uma previdncia coletiva 15(HABERMAS, 1984, p.176). H a estatizao da sociedade e a socializao do Estado. A massa de trabalhadores assalariados consegue penetrar na cena poltica, o que simboliza a concretizao das cobranas perante as promessas da burguesia. Dessa forma, o Estado amplia sua atuao sobre a sociedade civil, confiando tarefas pblicas a pessoas privadas, definindo os direitos dos trabalhadores, regulando os preos etc. A famlia, antes responsvel pela educao dos filhos, desprivatizada ao delegar essa tarefa a outros agentes sociais (instituies pblicas ou privadas). Nessa poca, h alteraes na forma jurdica do Estado e na estrutura de administrao. Pode-se observar bem tal mudana na hodierna aplicao dos Direitos

15

O Estado interfere na ordem social provendo, administrando e distribuindo.

Fundamentais (uma proteo interveno estatal) e a incluso dos Direitos Sociais (que visam, em tese, facultar aos cidados a participao no poder poltico e na distribuio das riquezas). Mas essas intervenes do Estado se entrelaam idia de manuteno do sistema o que no pode mais ser garantido pelo mercado-livre. A indenizao aos mais fracos e o fortalecimento dos sindicatos fazem parte das medidas compensatrias empreendidas no intuito de preservar o sistema capitalista do efeito suicida previsto por Marx e Engels em O Manifesto do Partido Comunista. Tal preocupao com a classe proletria no nada mais que um remdio contra a previso marxista sobre o fim do capitalismo: para impedir uma revolta proletria, a burguesia conseguiu estabilizar o sistema atravs de pequenas concesses. Afinal, a dominao requer a manuteno ainda que precria do dominado.

Para que uma classe possa ser oprimida, preciso que lhe sejam asseguradas condies nas quais possa ao menos dar continuidade sua existncia servil. O servo, durante a servido, conseguiu tornar-se membro da comuna, assim como o burgus embrionrio, sob o do absolutismo feudal, conseguiu tornar-se burgus. O operrio moderno, ao contrrio, ao invs de se elevar com o progresso da indstria, desce cada vez mais, caindo inclusive abaixo das condies de existncia de sua prpria classe. [...] [a burguesia] incapaz de dominar porque incapaz de assegurar a existncia de seu escravo em sua escravido, porque obrigada a deixa-lo cair numa situao em que deve alimenta-lo ao invs de ser por ele alimentada. (MARX e ENGELS, 2002, p.56-57, grifo nosso)

Como sustenta Bobbio (1982), o Estado no mais pode ser visto como a superao de uma sociedade civil, mas apenas como algo que a reflete. A se encaixa bem a idia de que o Estado no defende interesses universais, mas, sobretudo, interesses particulares16. Mais adiante, no sculo XX, as empresas privadas apelam para uma estratgia que tenta amenizar as diferenas entre a classe patronal e a classe proletria. Essas organizaes assumem a responsabilidade estatal de prover um bem estar aos seus empregados e, tambm, de assistir as comunidades em que esto inseridas. Empresas privadas encarnam uma aura quase poltica e formam, com o Estado, um nico complexo de dominao.

Refere-se concorrncia dos interesses privados na esfera pblica, no mais unificados em torno de uma generalidade que mascarava o interesse de classes.

16

A opinio pblica hoje


A noo de submisso das decises polticas a uma opinio pblica persiste at hoje, sendo um dos pilares do Estado Democrtico de Direito ainda que a esfera pblica tenha se modificado estruturalmente, sobretudo com a ascenso dos meios de comunicao nas sociedades. Para Habermas (1984), em substituio a esfera pblica literria, surge o setor do consumismo cultural, que invade a intimidade da famlia. Ocorre uma superficializao do debate pblico e da poltica, processo para o qual colaboram as tcnicas da propaganda e do marketing17. Esse ponto aqui muito importante: o consumo de cultura no significa passividade diante dela; a crena na adeso espontnea foi, talvez, o ponto mais discutvel na excelente produo frankfurtiana18. O que se v, no entanto, no se concentra na aclamao alienada, mas em algumas dificuldades na obteno de informaes e expresso de idias que se colocam diante do indivduo imerso na complexidade das sociedades urbanizadas, o que pode gerar um efeito apenas similar ao anterior. O conceito de consumismo aqui utilizado tenciona apenas reforar a posio de centro social assumida pelos media nas sociedades urbanas o que no significa, ainda, que no possam ser criados outros espaos para o debate pblico19. A eficcia desses espaos alternativos deve, porm, atender a distribuio democrtica e independncia funcional dos meios dois fatores que representam, historicamente, os grandes desafios enfrentados pelos media. Nesse sentido, a anlise da eficcia dos media enquanto campo de mediao desloca-se das peculiaridades dos meios para uma anlise de sua independncia funcional perante os poderes que compem o Estado.

Cincia mercadolgica. uma estratgia empresarial dinmica, permeada de esforos planejados. A propaganda um dos instrumentos utilizados pelo marketing, na divulgao de produtos e servios. Pode ser entendido tambm como a arte de vender, praticada no s em relao mercados/ pblicos j existentes, mas tambm em relao mercados/pblicos emergentes: h a busca incessante por novos mercados consumidores e, num nvel avanado, a criao e manipulao desses mercados. assumido tambm pelo setor poltico, atravs do Marketing poltico. 18 Outro ponto discutvel de natureza terminolgica. O sentido do termo cultura de massa nos frankfurtianos se adequaria mais em cultura para a massa, j que o grupamento de indivduos ditos receptores estaria margem do contedo veiculado pelos media. 19 Este trabalho no se concentra nesses outros espaos. Um prolongamento para tal discusso seria a investigao dos contedos disponibilizados, por exemplo, pela rede mundial de computadores.

17

O papel dos media no espao pblico


Toda a experincia de mundo antes relegada esfera ntima da famlia, dimenso individual passa a ser mediada pelos meios de comunicao; as representaes passam a substituir a prpria realidade. Isso porque a aglomerao nos centros urbanos no permite ao indivduo exercer um controle direto sobre o que acontece condio primordial para que o homem encare o desenvolvimento das cidades como algo genuinamente pblico. A burguesia submeteu o campo ao domnio da cidade. Criou cidades enormes, aumentou imensamente a populao urbana em relao rural. (MARX e ENGELS, 2002, p.49) Ocorre a superao da antiga comunidade rural (gemeinschaft) pela sociedade urbana (geselchaft). Assim, os media (primeiro a imprensa; depois, o contedo jornalstico dos meios eletrnicos) tornam-se orientadores do indivduo urbanizado, intensificando o processo de hibridao cultural. Como afirma Garca Canclini (1997), passa-se da cultura homognea refletida em cada comunidade para a heterogeneidade da comunicao nas cidades. Os media crescem com o isolamento proporcionado pelas sociedades urbanas industrializadas e assumem a privilegiada condio de palco contemporneo do debate pblico. (PENA, 2005, p.29) Os cidados necessitam recorrer ao jornalismo para apreender uma realidade muito ampla, que foge ao alcance dos sentidos. Tal carter de mediador entre os diversos tipos de pblicos confere ao jornalismo certos poderes, capazes de definir e recriar permanentemente um sentido de realidade20. Para Henn (1996, p.19), Na funo de mediador [...] o jornalismo apropriase de uma realidade, desenvolvendo-a ao consumo social, delimitando fronteiras e colocando-se como instncia suprema no sentido de definir para as sociedades o que realidade relevante. Assim, o autor chega concluso de que a notcia no seria to somente a informao, mas um meio atravs do qual os acontecimentos so atualizados, capazes de criar um senso de orientao terminologia que se confunde com os preceitos da hiptese do agenda-setting21.
A realidade se apresenta nova cada vez que se muda a perspectiva de viso; ela mutvel, flexvel. Devido a essa inesgotvel diversidade de interpretaes, cada qual tende a recriar uma realidade singular. 21 A partir dos estudos de McCombs e Shaw nos Estados Unidos, na dcada de 1970, a agenda-setting defende que os pblicos tendem a incluir ou excluir de seus conhecimentos o que os meios de comunicao de massa incluem ou excluem de seu contedo, engendrando a Ordem do Dia. Assim, os assuntos disponibilizados na agenda da mdia tendem a interferir na compreenso da realidade social do indivduo, da a similaridade com o termo senso de orientao.
20

A insegurana nas ruas das grandes cidades provoca o surgimento de formas seletivas de sociabilidade: os media superam grande parte desta necessidade de conhecer e comunicar22. Nas sociedades urbanizadas, eles formam o ncleo em torno do qual se move o meio social. A elevao do status dos meios de comunicao nas sociedades est intrinsecamente ligada, tambm, adoo do princpio de publicidade, inerente constituio da esfera pblica burguesa. Antes da adoo de tal princpio, imperava o segredo de Estado. Toma-se como exemplo o caso ingls23: em tempos de controle absoluto por parte dos governos europeus, os jornalistas ingleses tinham que conseguir ilegalmente um acesso ao Parlamento. As decises do Governo encarnavam um segredo de Estado. S em 1803 o jornal britnico Speaker conseguiu determinar um local para os jornalistas nas galerias do Parlamento ingls24; em 1834 so construdas tribunas para os reprteres, aps as reformas legais que concediam ao Parlamento o status de rgo da opinio pblica. Tudo isso acontece devido atuao de jornais oposicionistas (autnomos, independentes) como o London Journal, de 1792, capazes de modificar o quadro de silncio de que foi vtima a imprensa atravs da formao de um esprito pblico que se torna opinio pblica.
A novidade que a oposio conseguiu arranjar foi a formao de uma opinio popular. Bolingbroke e seus amigos souberam formar uma opinio pblica voltada para um certo ponto e armada de vontade no mesmo direcionamento, podendo-se fazer poltica com isso. Manifestaes populares e gritaria de palavras-de-ordem, agitaes e correrias ainda no no eram a novidade [...] Essa opinio pblica foi orientada por um novo fator: pela fundao de um jornalismo autnomo, que sabia se afirmar contra o governo e que levou a um status normal o comentrio crtico e a aberta oposio contra o governo. (KLUXEN, 1956, p.187 apud HABERMAS, 1984, p.78)

A ecloso de um jornalismo crtico25 que tinha como objetivo lutar pela sedimentao de uma esfera pblica ainda incipiente produziu efeitos

Sobre esse fenmeno, explica Garca Canclini (1997, p.286): Os grupos populares saem pouco de seus espaos, perifricos ou centrais; os setores mdios e altos multiplicam as grades nas janelas, fecham e privatizam ruas do bairro. Para todos o rdio e a televiso, para alguns o computador conectado para servios bsicos, transmitem-lhes a informao e o entretenimento a domiclio. 23 Cf. HABERMAS, 1984. 24 considerado o primeiro parlamento. O modelo parlamentarista ingls consistia em uma cmara baixa (herdeira da assemblia do povo, eleita pelo sufrgio universal) e uma cmara alta (incluindo a nobreza e os bispos). 25 O jornalismo crtico no sinnimo de jornalismo de opinio, mas est inserido nessa fase da imprensa (segunda fase histrica, segundo Habermas). Da forma como analisado por Habermas (1984), representa mais uma expresso de democracia que uma manifestao panfletria. Se assemelha ao

22

10

surpreendentes. Aps a revoluo francesa, a opinio pblica comea a ser considerada influente nas decises polticas; na Inglaterra, constitui-se um parceiro de discusso qualificado diante do parlamento e provoca a ampliao dos direitos eleitorais. Nessa poca se publica, pela primeira vez, um programa eleitoral.26 Na Frana, o jornalismo poltico sofreu com a censura, ao menos antes da revoluo francesa. S com a revoluo surge uma imprensa poltica diria e adotado pelos estados gerais o princpio de publicidade dos atos administrativos, definido na Constituio francesa de 179127, pargrafo 11: A livre comunicao de idias e opinies um dos mais preciosos direitos do ser humano. Por isso, cada um pode falar, escrever e imprimir livremente, resguardando-se a responsabilidade quanto ao mau uso dessa liberdade nos casos previstos por lei28. Essa liberdade vai at o golpe de Napoleo, em 179929, que suprimiu a liberdade e retomou a censura nos jornais da Frana. A liberdade s retorna com a revoluo de julho30, que implantou a idia de que o rei reina e no governa. Com isso, a imprensa coloca a coisa pblica disposio do pblico, tornando-o, em princpio, apto a reivindicar e questionar os atos de Governo (poder pblico). Atravs disso, ganha importncia a opinio pblica, no intuito de criar uma ordem em que a prpria dominao se dilusse sob a crtica, uma das prescries da esfera pblica burguesa. Como resultado disso, os j imbricados setores pblico e privado interessados no assentimento de idias atravs dos meios de comunicao iro imprimir ao antigo sentido de publicidade (crtica ao exerccio do poder pblico) um

gramsciano jornalismo integral, que no est atrelado a determinada categoria, mas que , sim, capaz de abarcar todos os centros intelectuais de sua regio de atuao. 26 O partido dos conservadores, da Frana. Esse processo acompanhado pela ampliao do eleitorado, que abarca a classe mdia alta: entre 24 milhes de habitantes, quase meio milho passa a votar. 27 Primeira constituio da Frana. A populao foi dividida em cidados ativos e passivos: somente os cidados ativos, que pagavam impostos e possuam dinheiro ou propriedades, participavam da vida poltica. Era o voto censitrio. Visava criar na Frana uma sociedade burguesa e capitalista em oposio anterior, feudal e aristocrtica. 28 Essa Constituio adota os princpios da Dclarations ds Droits de lHomme et du Citoyen (Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado), de 26/08/1789. Cf. HABERMAS, 1984. 29 Ficou conhecido como 'Golpe 18 de Brumrio' (data que corresponde ao calendrio estabelecido pela Revoluo Francesa e equivale a 9 de novembro do calendrio gregoriano), executado pelo general Napoleo Bonaparte aps uma campanha militar no Egito, em 1799. Foi marcado pela censura imprensa e pela ao violenta dos rgos policiais. 30 Nos dias 27, 28 e 29 de julho de 1830, conhecidos como os trs dias gloriosos, o povo de Paris e as sociedades secretas republicanas, liderados pela burguesia liberal, fizeram uma srie de levantes contra Carlos X. Houve a levantada de barricadas e generalizou-se a luta civil.

11

sentido de publicidade persuasiva, manipulativa31. Em outras palavras, a publicidade deixa de ser uma forma de expresso popular para se transformar em instrumento de manipulao. Essa propaganda32, que visa interferir no terreno da poltica e das relaes econmicas, cunha uma opinio (no) pblica e s ento a remete ao pblico, virtualmente integrado pelos media. Pode-se depreender desse processo a substituio gradual da causa pblica33 (crtica) pela causa privada (manipulao), na medida em que determinados indivduos ou grupos conseguem penetrar na imprensa de forma privilegiada. Em outras palavras, substitui-se a causa pblica inspirada na cidadania ateniense por interesses polticos e mercadolgicos. Nos meios de comunicao, a publicidade, que na organizao da esfera pblica burguesa significava a crtica ao poder pblico, tornou-se tambm um atributo de quem desperta a opinio pblica, em busca de reputao pblica o que Habermas (1984) chamou de Deffentlichkeitsarbeit34.

Tabela 2 - Publicidade Crtica e Publicidade Manipulativa

Publicidade Crtica Provoca a opinio Busca esclarecer Avalia o poder pblico

Publicidade Manipulativa Apresenta a opinio Busca engendrar o consenso Apresenta o poder pblico

Os setores privado e Estatal formalizam acordos, buscando, atravs da publicidade manipulativa, o assentimento dos indivduos. No mbito da iniciativa
31

Conceito Habermasiano que define uma publicidade engendrada pelos ncleos de poder com o objetivo de formar uma opinio pblica favorvel a seus interesses; em vez de desenvolver-se no pblico como crtica, a publicidade apresentada ao pblico como crtica. 32 Comunicao de carter persuasivo feita atravs dos veculos de comunicao por um patrocinador, com a ntida inteno de conquistar um segmento de mercado (iniciativa privada) ou um segmento eleitoral (Estado). 33 Referncia antiga sociedade grega, em que desempenha importante papel o interesse pblico formado pelos debates entre os cidados ativos do Estado. No se prope um retorno esse modelo j que, como foi apontado anteriormente, apenas os dspotas domsticos assumiam o status de cidados ativos. Mas, com a ampliao dos direitos eleitorais, no deveriam todos assumir tal status? Essa uma questo a ser desenvolvida em outra oportunidade, em pesquisa mais aprofundada. 34 Trabalhar a opinio pblica. Em alemo, o equivalente Public Relations ou Relaes Pblicas.

12

privada, o fenmeno pode ser explicado pelas necessidades de consumo fora motriz do lucro comercial na social-democracia (capitalismo). Na esfera estatal, tal nsia pela anuncia pode ser explicada atravs da ampliao do eleitorado, detentor do direito ao voto. Coloca-se a o jornalismo manipulativo-plebiscitrio.35, que emerge quando o contrato entre governos e movimentos populares substitudo pelos media.
Como os demais bens, aqueles oferecidos pelo campo poltico so ressignificados ao circular, sob a lgica publicitria, na televiso, no rdio e na imprensa. Participar de uma campanha eleitoral requer o investimento de milhes de dlares, adaptar a imagem dos candidatos ao que recomendam as pesquisas de opinio, substituir o contedo poltico e reflexivo das mensagens por operaes de estilizao do produto. (GARCA CANCLINI, 1997, p.265)

por essa importncia central assumida pelos media nas sociedades urbanizadas que a constituio de uma esfera pblica democrtica36 (e,

consequentemente, de uma opinio pblica) precede a independncia funcional dos media. O favorecimento a determinado setor, organizao, poder ou grupo de indivduos desfavorvel constituio de um espao pblico democrtico, o qual, nas sociedades hodiernas, tem nos media seu principal instrumento de ao. Assim, o atrelamento dos meios de comunicao aos governos e sua subordinao a anunciantes potenciais torna invivel a constituio de uma publicidade que possa provocar a crtica e a reflexo popular (aliada democratizao da educao e do acesso aos media), o que poderia torn-los um contra-poder capaz de intermediar o debate entre cidados e superestruturas. Para ilustrar a adoo do termo contra-poder e no da terminologia quarto poder como muitas vezes tem sido abordado o jornalismo utiliza-se aqui como exemplo o Ministrio Pblico37 do Brasil. Funo essencial da justia brasileira, o Ministrio Pblico um rgo independente dos trs poderes do Estado, quais sejam: Executivo, Legislativo e Judicirio38. Por essa independncia funcional, tem sido o

Nesse nterim, esto os atos de campanha orientados pelas obras sociais. Refere-se ao regime democrtico de governo, cujo poder emana do povo. 37 Historicamente conhecido como pai dos rfos e pai das vivas, por sua atuao na ausncia ou inexistncia do titular de direito e nas situaes de fragilidade. Atravs da histria o Ministrio Pblico assumiu o papel de defensor da sociedade: ora luta contra o crime, como titular da ao penal pblica (dominus litis), ora o fiscal da legalidade (custos legis), ora promove os direitos sociais e individuais indisponveis e ora atua em inmeras outras tarefas conferidas pela lei. (FHRER e FHRER, 2006, p.142) Ressalte-se que a independncia do Ministrio Pblico aqui analisada no cenrio proporcionado pela Constituio Federal de 1988: em outros pases, ele pode estar ligado ao Judicirio ou ao Executivo. 38 Tal teoria da separao dos poderes, atribuda a Charles-Louis de Secondat, o Baro de Brve e de Monstesquieu, em 1748, tinha como objetivo propiciar um sistema de freios e contrapesos entre os poderes, capaz de impedir a tirania.
36

35

13

Ministrio Pblico chamado de quarto poder. Contudo, cr-se aqui, como apontam Fhrer e Fhrer (2006, p.139), que o rgo no possui poder especfico, por no fabricar leis, no administr-las e no dizer o Direito. Sua atuao estritamente a de fiscalizar o Judicirio. Da mesma forma, por no legislar, o jornalismo no pode ser entendido como um poder. Emparelhados os dois nesse ponto particular, prudente diferenciar Ministrio Pblico e Jornalismo. Enquanto a atuao do primeiro restringe-se defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses individuais indisponveis, o segundo alm de fiscalizar os poderes em nome do bem comum atua como intrprete e mediador do conjunto das relaes sociais, sendo a instituio por excelncia do espao pblico. E, definitivamente, tal funo do jornalismo s ser plenamente exercida se mantida a independncia funcional dos media. Mas tal desafio tem se mostrado rduo e complexo. Dos primeiros peridicos at os dias atuais, os meios de comunicao seguem como instituies ambicionadas pelos ncleos de poder. De atividade de fcil acesso (baixo custo), a imprensa e os meios eletrnicos tornaram-se atividades complexas e onerosas, interligadas a anunciantes comerciais e polticos. Os ncleos de poder aproveitam-se da capacidade dos media de criar um sentido de realidade para utiliz-la a favor de interesses particulares. Divulgar, adjetivar, exaltar, excluir e omitir so os principais atributos desses veculos de comunicao. Tais caractersticas coincidem com a emergncia das tcnicas de Public Relations, nos Estados Unidos, que postulam a engenharia de uma imagem positiva e aclamativa perante o pblico, mais notadamente em uma de suas funes: o relacionamento com os media. No Brasil, as assessorias de imprensa desempenham esse papel, tendo no Press Release39 (ou Media Release) sua manifestao concreta. A tarefa das assessorias de imprensa se aproxima de uma engenharia de consenso, pois s no clima de um consenso seria possvel promover ao pblico a aceitao de um produto, pessoa, organizao ou idia. Muito alm da influncia dos ncleos organizados, representados por seus Public Relations, os media investem na publicidade manipulativa como forma de
39

As assessorias de imprensa so setores ligados a instituies, governos e organizaes, especializados no relacionamento com a imprensa e divulgao de informaes. Elas surgiram nos Estados Unidos, com o jornalista Ivy Lee, em 1906. O reprter de economia dos jornais New York Times, New York Journal e New York World juntou-se ao bilionrio John D. Rockefeller, scio-fundador da empresa Standard Oil. Atuando na produo de Press Releases, ele conseguiu reverter a m imagem pblica do empresrio.

14

garantir benefcios econmicos e ou polticos de toda natureza, dada a j comentada complexidade dos meios, que cada vez mais exigem a adeso a novas tecnologias e o recrutamento de pessoal especializado40. O resultado, muitas vezes, uma imprensa apoltica e acrtica que, em vez de lanar mo de uma publicidade estabelecida como sustentculo para a democracia (tornar pblico), passa a servir de instrumento para uma publicidade que visa o convencimento, sob suas mais variadas determinantes; em vez de provocar o desenvolvimento de uma opinio pblica atravs do debate, apresenta-se a exposio de uma opinio (no) pblica acabada41. Habermas (1984) aponta que uma esfera pblica dominada pelas mdias tende, naturalmente, a assimilar as funes da propaganda, pois seus atores so seduzidos pela artimanha de encenar o prestgio e influenciar pessoas. Certamente, tal afirmao referese apenas a uma lamentvel tendncia natural (interligao dos media com os ncleos de poder), o que, dependendo do contexto em que esto inseridos os media, no exclui a aplicabilidade da publicidade crtica e o desenvolvimento de uma tambm natural resistncia manipulao no espao pblico42 espao esse que naturalmente heterogneo, composto por sujeitos que operam em condies desiguais e que produzem opinies diversas. justamente a disputa entre esses dois tipos de publicidade (a publicidade crtica precedida pela independncia funcional dos media e a publicidade manipulativa precedida pela interligao dos media com os ncleos de poder) o que vai definir, segundo Habermas (1984, p.270) o grau de desenvolvimento de uma sociedade estruturada como social-democracia ou seja, racionalizao do exerccio do poder social e poltico. Da o irreversvel papel dos media como fundadores e mantenedores de um espao pblico democrtico, objetivo que somente poder ser obtido se resguardada sua independncia funcional.

Uma afirmao no exclui a outra. Geralmente, a interligao com os poderes se d objetivamente atravs das assessorias de imprensa, atravs de um favorecimento que consiste na publicao imediata, em locais e horrios privilegiados. 41 Habermas (1984) d a entender que tal fenmeno teria acontecido devido conquista de uma esfera pblica burguesa: com a conquista e legitimao dessa esfera, a crtica na imprensa perderia totalmente o sentido. 42 Tal capacidade de reproduzir a publicidade crtica depende, mormente, do contexto em que esto inseridos os meios de comunicao. Tomemos como exemplo um jornal que circule numa sociedade com altos ndices de analfabetismo e reduzido crculo de indivduos favorecidos economicamente. Se os jornais no vendem o suficiente para repor suas despesas com impresso e estrutura administrativa, consequentemente a interligao a anunciantes em potencial entre eles o prprio governo ser inevitvel para a sobrevivncia do veculo. Contudo, um peridico com grande nmero de assinantes tem mais probabilidade de exercer a publicidade crtica e tornar-se, literalmente, do pblico que o alimenta.

40

15

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BOBBIO, Norberto; MATTEUCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionrio de Poltica. Traduo de Carmen C. Varriavel [et al]. 6 ed. Braslia, DF: Universidade de Braslia, 1994. BOBBIO, Norberto. O Conceito de sociedade civil. Traduo de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1982. CHAU, Marilena de Souza. O que ideologia. So Paulo: Brasiliense, 1988. (Coleo Primeiros Passos). FHRER, Maximilianus Cludio Amrico e FHRER, Maximiliano Roberto Ernesto. Resumo de direito constitucional. 11 edio. So Paulo: Malheiros Editores, 2006. (Coleo Resumos). GARCA CANCLINI, Nstor. Culturas Hbridas: estratgias para entrar e sair da modernidade. Traduo de Helosa Pezza Cintro e Ana Reginal Lessa. So Paulo: EDUSP, 1997. HABERMAS, Jrgen. Mudana estrutural da esfera pblica: investigaes quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Traduo de Flvio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. HENN, Ronaldo Csar. A pauta e a notcia: uma abordagem semitica. Canoas: Ulbra, 1996. ______________. Os fluxos da notcia. So Leopoldo: Unisinos, 2002. MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. So Paulo: Martin Claret, 2002. PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. So Paulo: Contexto, 2005.

16

Anda mungkin juga menyukai