Anda di halaman 1dari 6

1. ERP 1.

1O que ERP ERP a sigla em ingls para Enterprise Resourse Planning, que em portugus significa Planejamento de Recursos Empresariais. Ele um sistema de gesto empresarial que gerencia as informaes relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas. Seu objetivo centralizar as informaes e gerir o seu fluxo durante todo processo de desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organizao e possibilitando aos gestores acesso gil, eficiente e confivel s informaes gerenciais, dando suporte tomada de decises em todos os nveis do negcio. Construdos sobre um banco de dados centralizado, os sistemas ERP consolidam todas as operaes de uma empresa em um nico sistema, que pode residir em um servidor centralizado, ser distribudo em unidades de hardware autnomas em rede local ou ser hospedado remotamente via web. Os sistemas ERP abrangem cada passo da operao, desde as compras, provises, planejamento, manufatura, formao de preos, contas a pagar e receber, processos contbeis, controle de estoque, administrao de contratos, venda de servios e todos os nveis de comrcio varejista ou atacado, passando pela gesto eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, ps-venda, anlise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de negcios.

1.2Usos O uso de um Sistema ERP em uma empresa d a seus gestores o controle total sobre a empresa, auxiliando na tomada de decises e fornecendo todas as informaes vitais de maneira acessvel e clara.

1.3Funcionalidades

As funcionalidades de um sistema ERP so varias e variam conforme marca e modelo, natureza da atividade da empresa que o utiliza, tipos de mercado em que atua, legislao aplicvel, tamanho da empresa e outros fatores. Porm, de maneira geral, as principais funcionalidades so as seguintes: Controle de contas a receber por cliente, por vencimentos, recebidos, abertos, atrasados, por estado, municpio ou categoria do cliente. Controle de contas a pagar por fornecedor/cedente, por vencimentos, recebidos, abertos, atrasados, por estado, municpio ou categoria do cliente. Fluxo de caixa dirio, semanal, mensal sobre qualquer perodo. Anlise financeira de clientes e fornecedores. Controle de pagamentos, recebimentos, caixa, contas bancrias, depsitos, aplicaes e transferncias. Controle de adiantamento a clientes e fornecedores. Controle de pedidos de venda, por atendimentos, pendncias, liberaes totais ou parciais. Controle de pedidos de vendas de mercadorias, servios e produtos prprios e faturamento de pedidos liberados. Sugestes de alquotas de ICMS e IPI, ISS, INSS, IRRF, PIS, Cofins, CSLL automticos na emisso da nota fiscal. Layouts para emisso de notas fiscais configurveis de acordo com o formulrio de cada empresa. Relatrios de controles de faturamento por cliente, estado, municpio, categoria de cliente; Controle de entradas e sadas de estoque com clculos de custo mdio e inventrios automticos. Controle de estoque por local de estocagem; Relatrios de controles por produtos, classes de produtos, fornecedores, clientes, por perodo. Sadas de estoques automticas a cada emisso de nota fiscal. Separao de mercadorias por local de estoque fsico. Controle de saldos de mercadorias, matrias-primas, consumo prprio e produtos acabados.

1.4 Vantagens So inmeras as vantagens proporcionadas pelo sistema. Abaixo segue alguns dos mais citados pelos estudiosos do assunto: Aumento na eficincia do uso da capacidade instalada; Blindagem contra fraudes e furtos; Reduo de erros; Eliminao de retrabalho; Melhor proximidade e conhecimento sobre os clientes (CRM); Informao precisa e segura, sincronizada em tempo real com as operaes da empresa; Padronizao dos processos em todas as reas, com integrao e uniformidade; Reduo de despesas administrativas, gerais e de vendas; Queda nos custos de estoque; Reduo em custos de materiais; Reduo do ciclo de venda; Reduz o lead time de produo e entrega; Diminuio de impresso em papel; Eliminao de erros de sincronizao entre diferentes sistemas; Controle sobre processos de negcios que envolvem diferentes departamentos; Segurana da informao atravs da definio de permisses de acesso e log de alteraes; Facilita o aprendizado do negcio e a construo de vises comuns; Favorece o desenvolvimento, a implantao e utilizao de SGQs (Sistemas de Gesto da Qualidade) e adequao a normas como ISO e outras. 1.5Desvantagens As desvantagens frequentemente apontada pelos pesquisadores desse assunto, so:

A utilizao do ERP por si s no torna uma empresa verdadeiramente integrada; Altos custos que muitas vezes no comprovam a relao custo/benefcio; Dependncia do fornecedor do pacote; Adoo de melhores prticas aumenta o grau de imitao e padronizao entre as empresas de um segmento; Torna os mdulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informaes do mdulo anterior, por exemplo. Logo, as informaes tm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informaes so em tempo real, ocasionando maior trabalho;

Aumento da carga de trabalho dos servidores da empresa e extrema dependncia dos mesmos;

CONCLUSO

REFERNCIAS
Alecrim, Emerson. 2010 Fonte: http://www.infowester.com/erp.php. Acesso em 12 de junho

de 2012.

Anda mungkin juga menyukai