Anda di halaman 1dari 24

MODELOS DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

EDNA LCIA TINOCO PONCIANO


Doutoranda do Programa de Psicologia Clnica (PUC-RJ).

TEREZINHA FRES-CARNEIRO
Professora Titular do Departamento de Psicologia (PUC-RJ).

Resumo: A famlia nuclear um modelo construdo na histria da sociedade

ocidental. O questionamento desse modelo torna visvel outros tipos de configuraes familiares. Na histria da terapia de famlia observamos a relao existente entre o modelo de famlia nuclear e a interveno do especialista. Realizamos um percurso histrico com o objetivo de referir as diferenciadas prticas teraputicas diversidade de famlias. A partir de definies alguns autores sistmicos, analisamos relatos de terapeutas de famlia entrevistados na cidade do Rio de Janeiro. Conclumos que as variadas perspectivas devem ser consideradas pelas transformaes que produzem, redefinido as prticas teraputicas.

Palavras-chave: terapia de famlia; histria; sociedade ocidental; modelo de famlia;

interveno teraputica.

FAMILY MODELS AND THERAPEUTIC APPROACH


Abstrac t: The nuclear family is a model constructed in the history of the western Abstract:

society. Raising questions about this model brings visibility to other types of family configurations. We observed, through the history of family therapy, a relationship between the nuclear family model and the specialists intervention. In order to relate the different therapeutic practices to the diversity of the families, we traced a historical course. Based upon definitions of family of some systemic authors, we analyzed the speeches of family therapists interviewed in Rio de Janeiro. We concluded that the different perspectives should be considered for the transformations they bring about, thus redefining the therapeutic practices.

Keywords: family therapy; history; western society; family model; therapeutic approach.

INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

57

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

Dividimos este artigo em duas partes com o objetivo de traarmos uma comparao entre duas histrias. Na primeira desenvolvido um panorama histrico da famlia na sociedade ocidental, culminando com a hegemonia ideolgica do modelo nuclear. A elaborao desta parte inicial permite-nos construir uma histria da terapia de famlia relacionando dois aspectos: a formao da famlia nuclear na modernidade e o surgimento da interveno do especialista com fins teraputicos. O modelo nuclear, pautado na intimidade e fechado sociabilidade pblica, constitui a famlia como algo inteiramente novo, sem parmetros anteriores. So os especialistas, aliados ao Estado moderno, com seus modos de intervir e suas prticas teraputicas, que iro esclarecer s famlias quais so as normas de funcionamento desse novo modelo. Na segunda parte do trabalho exemplificamos com o relato de entrevistados. Estes so terapeutas de famlia, pioneiros na cidade do Rio de Janeiro, com os quais podemos ilustrar a histria da terapia de famlia. Da pesquisa realizada privilegiamos um aspecto: as definies de famlia oferecidas por esses terapeutas comparadas s de alguns autores, em diferentes momentos histricos da Abordagem Sistmica. Essa comparao permite-nos apreciar a relao entre o modelo de famlia nuclear, as definies de autores sistmicos e as respostas dos terapeutas entrevistados. Procuramos analisar possveis compromissos ou crticas ao modelo nuclear. Nossa perspectiva, portanto, a da anlise e interpretao de como se insere uma prtica teraputica em um determinado contexto histrico-social, fortalecendo ou transformando o modelo encontrado.
Transformao das relaes familiares: antes e depois da modernidade Houve um tempo em que as relaes familiares incluindo pai, me, filhos, parentes, agregados, vizinhos, amigos, entre outros perdiam-se em meio a uma ampla comunidade. As relaes familiares, como a do casal e a dos pais com seus filhos, eram permeadas por relaes comunitrias, consideradas mais importantes, na maioria das vezes.

Quando as relaes extensas faziam parte das relaes familiares no existiam poderes especializados ou seculares, externos a essas relaes,
58
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

que ditassem as normas do comportamento: os papis eram definidos desde sempre. A comunidade de pertena no deixava dvidas quanto ao que fazer. A famlia era a sociedade, confundindo-se com ela. O indivduo perdia sua visibilidade em meio s relaes. A hierarquia ditava as regras para as relaes familiares, e os conflitos, quando surgiam, submetiam-se ao rigor da lei. A desobedincia equivalia excluso e falta de proteo, que era o mesmo que ser entregue ao pauperismo e morte (Aris, 1986; Shorter, 1995). Nessa configurao no havia necessidade de uma prtica teraputica, conforme relatam os estudos de Costa (1989) sobre o Brasil, de Donzelot (1986) sobre a Frana, e de Lasch (1991) sobre os Estados Unidos, referindo-se transformao das relaes familiares, que na modernidade caracterizam-se pela interveno do Estado em aliana com especialistas da sade. Nessa mesma direo encontram-se os estudos de Sennett (1993) a respeito da transformao da sociabilidade pblica em domnio privado, com a conseqente psicologizao das relaes sociais. Em um momento anterior havia uma concepo particular da famlia: a linhagem. Compreendida como solidariedade estendida a todos os descendentes de um mesmo ancestral, a linhagem constitua proteo na ausncia do Estado, no levando em conta os valores da coabitao e da intimidade. A posio social era sustentada pelo patrimnio material, pela herana familiar (Casey, 1992). Todos os membros do grupo familiar deviam obedincia e respeito ao pai, aquele que os deveria proteger, vigiar e corrigir. Nos sculos XVI e XVII, os sentimentos dolorosos e maus eram os predominantes nas relaes familiares, e no o amor. De acordo com Antoine de Blanchard (apud Flandrin, 1995), eram vrios os sentimentos maus, como: inveja, cime, averso, dio, desejo de morte etc. A moral caracterizava-se mais pelo pecado do que pelo amor. Podemos observar a diferena que nos separa da antiga sociedade pela relao pais-filhos e pelos sentimentos surgidos e expressos na convivncia domstica: de um lado os maus sentimentos gerados pelo poder total, direito de vida e de morte, que era concedido ao pai; de outro, caracterizando o modelo nuclear, o dever paterno de proteo, baseado no sentimento de amor.
INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

59

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

Na antiga mentalidade, o pai tinha todo poder sobre os filhos, como o senhor sobre os seus escravos; eles pertenciam-lhe em propriedade plena, porque os fizera; ele nada lhes devia. Na nossa mentalidade contempornea, pelo contrrio, o fato de os ter feito confere-lhe mais deveres do que direitos para com eles. Eis uma viragem fundamental dos princpios da moral familiar (Flandrin, 1995, p. 147).

Na Europa, no fim do sculo XVII e incio do XVIII, ocorreu uma mudana marcante no lugar da criana e da famlia (Aris, 1986). A afeio tornou-se necessria entre os cnjuges, e entre os pais e os filhos. O sentimento de famlia nasceu simultaneamente com o sentimento de infncia: com o objetivo de melhor cuidar de suas crianas, a famlia recolheu-se da rua, da praa, da vida coletiva, em que antes se encontrava, para a intimidade, fazendo desaparecer a antiga sociabilidade. Paulatinamente, atravs dos sculos, o valor social da linhagem transferiu-se para a famlia conjugal. Quando essa passagem se consolidou, a famlia tornou-se a clula social, a base dos Estados. A famlia afastou-se, assim, cada vez mais da linhagem, da integridade do patrimnio, prevalecendo a reunio incomparvel dos pais e dos filhos, firmando o modelo nuclear. Passou-se a privilegiar e marcar as semelhanas fsicas entre pais e filhos, inclusive nas situaes de adoo. A criana tornou-se a imagem viva de seus pais. A famlia assumiu uma funo moral e espiritual. Os pais tornaram-se responsveis pela criao de seus filhos, mudando a concepo de educao (Aris, 1986). Quanto relao conjugal, o casal moderno pauta-se pelo comportamento expressivo, enquanto o casal tradicional achava-se limitado aos seus papis, sem procurar saber se eram felizes. A partir do sculo XVIII, porm, os jovens comearam a considerar os sentimentos para a escolha do cnjuge, desvalorizando aspectos exteriores como propriedade e desejo dos pais. Esta, para Shorter (1995), foi a primeira revoluo sexual. O casamento por amor s foi defendido abertamente no sculo XIX, quando o essencial do capital herdado passou a ser o capital cultural: as transformaes econmicas, advindas da Revoluo Industrial, permitiram as condies materiais necessrias para uma liberao da escolha conjugal, que no ameaava mais o patrimnio familiar.
60
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

Shorter (1995) estuda o que chamou de um surto de sentimento, ocorrido desde o sculo XVIII, fazendo desaparecer a famlia tradicional. Este surto desenvolveu-se em trs reas: primeiramente no namoro, caracterizado pela busca de felicidade e desenvolvimento individual; depois na relao me-beb, que passou a se caracterizar pelo bemestar do beb acima de tudo; e por ltimo na mudana da relao entre a famlia e a comunidade circundante, na qual os laos entre os membros da famlia reforaram-se, caracterizando a domesticidade. O namoro transformava-se, incorporando duas caractersticas: a substituio de um sistema de valores baseado na fidelidade, na cadeia de geraes e na responsabilidade perante a comunidade, por um sistema de valores baseado na felicidade pessoal e no autodesenvolvimento; e com a possibilidade de escolha, o controle pela comunidade dos encontros dos dois sexos cessa-se. Esta segunda caracterstica est ligada ao desejo de ser livre, de desenvolver a prpria personalidade e de realizar ambies pessoais. Desse modo, na forma do amor romntico, o sentimento tomou o poder. A espontaneidade permitiu a substituio dos roteiros tradicionais pelo dilogo, e a empatia iniciou a quebra da diviso sexual do trabalho, modificando os papis desempenhados pelos sexos. O casal afastou-se da comunidade, buscando isolar-se dos olhares curiosos e investiu na experimentao e inovao dos jogos do amor (Shorter, 1995). S possvel entender a formao do que Shorter (1995) denomina domesticidade, isto , a malha de privacidade e intimidade que cerca a totalidade da famlia, ao entendermos a nova relao surgida entre me e beb. O autor retoma o estudo de Aris quanto indiferena das mes com seus bebs, concluindo que a famlia nuclear tomou forma em torno da relao me-beb quando passou a ser predominante o amor maternal. Com a difuso das relaes igualitrias, a autoridade patriarcal reforada pela comunidade tornou-se intolervel. O conceito de domesticidade como unidade emocional, constituda pela privacidade e isolamento da famlia, foi a terceira rea na qual o surto de sentimento na modernidade manifestou-se: Os membros da famlia passaram a sentir muito mais solidariedade uns com outros... (Shorter,
INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

61

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

1995, p. 244). Nas palavras de Sennett, a famlia deixou de ser vista como uma regio no-pblica, e cada vez mais como um refgio idealizado, um mundo exclusivo, com um valor moral mais elevado do que o domnio pblico (Sennett, 1993, p. 35). A famlia na modernidade, alm de ser o lugar privilegiado para o domnio da intimidade, tambm o agente ao qual a sociedade confia a tarefa da transmisso da cultura, consolidando-a na personalidade (Lasch, 1991). Para realizar sua tarefa a famlia conta com duas fontes de tenso: uma originada da nova relao com a infncia, e a outra de uma transformao no papel da mulher. As crianas, que ocuparam um lugar central nessa famlia, so da responsabilidade dos pais, gerando sobrecarga para estes devido ao seu isolamento da comunidade. A mulher, ao mesmo tempo degradada e exaltada nesse novo sistema familiar (Donzelot, 1986), precisava ser educada para criar seus filhos, precisava ser companheira de seu marido e executar as tarefas domsticas. Ao domesticar a mulher provocou-se uma desordem geral. Surgiram aspiraes ao crescimento pessoal, o feminismo. A estas aspiraes a unio conjugal e a famlia no podiam mais satisfazer, gerando uma crise do casamento no final do sculo XIX. Estas tenses no interior da famlia levaram-na busca dos especialistas, que consideravam os pais inaptos e necessitados de suas informaes. Os atos mais ntimos passaram a ter uma publicidade sem precedentes (Lasch, 1991). Pode-se estabelecer uma relao entre a vida familiar, baseada na intimidade, e a noo de democracia. Hoje, pela crescente democratizao das relaes, a intimidade definida pela via do relacionamento puro, isto , nada externo seja a comunidade ou patrimnio familiar, dentre outras possibilidades pode determinar o incio ou continuidade de um relacionamento (Giddens, 1993). O amor, vinculado ao direito de escolha, permitiu a contaminao da famlia pelos valores democrticos. A diversidade estendeu-se ao casal, aos pais e filhos, aos parentes e amigos, gerando uma multiplicao de novas relaes. Nessa nova configurao, as relaes familiares baseiam-se na intimidade, na comunicao livre e aberta, pautando-se no dilogo e na democracia. Desse modo, novos caminhos so indicados, caracterizando o que pode ser chamado de ps-modernidade.
62
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

H um paradoxo na construo moderna da famlia nuclear: uma imposio modelar, mas no pode mais ser controlada, j que se advoga o direito livre escolha. A esse paradoxo segue-se outro: a liberdade regulada pelo saber mdico-psicolgico, prescrevendo as normas do comportamento de todos os membros da famlia. Na convivncia dessas duas alternativas, aparentemente opostas a do controle pelo saber especializado e a da liberdade de escolhas , constri-se a possibilidade de no se seguir a um modelo nico, tal qual o da famlia conjugal. Surge a imprevisibilidade; surgem inmeras configuraes familiares, ou pelo menos elas tm a liberdade de se tornarem mais visveis do que antes. Supondo uma caracterizao para este momento, considerado o da psmodernidade, a famlia tende a ser pautada na idia da diversidade e da ausncia de um parmetro norteador nico. Ainda h, entretanto, uma idia de famlia determinada por valores, os quais pautam as relaes, como: o sentimento de amor, a realizao pessoal na convivncia com o outro significativo, e por conseqncia a formao da identidade humana por meio da filiao e da transmisso intergeracional. Embora o modelo nuclear tenha sido questionado, a famlia no foi substituda por nenhum outro grupo ou instituio social. Enquanto isso, paralelamente instaura-se a exacerbao do individualismo, o que leva flutuao das identidades pessoais e das relaes familiares.
Modelos de famlia e interveno teraputica: relato dos terapeutas de famlia Os relatos apresentados compem uma parte da pesquisa empreendida sobre a histria da terapia de famlia no Rio de Janeiro (Ponciano, 1999). Entrevistamos oito terapeutas pioneiros, com as seguintes caractersticas quanto ao aspecto da formao profissional e do gnero: T.1 Psicologia (1976), Mestre em Psicologia, formao em Terapia de Famlia em 1987, sexo feminino; T.2 Medicina Especializao em Psiquiatria (Incio dos anos 70), Psicanalista, formao em Terapia de Famlia realizada em grupo de estudos no incio dos anos 80, sexo masculino; T.3 Psicologia (1976), Psicanalista, formao em Terapia de Famlia em 1985, sexo feminino; T.4 Psicologia (1971), Psicanalista, formao em Terapia de Famlia ao longo do caminho (no exterior)
INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

63

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

com incio nos anos 70, sexo feminino; T.5 Psicologia (1975), Mestre em Comunicao Social (1999), formao em Terapia de Famlia em 1978, sexo feminino; T.6 Psicologia (1972), Psicodramatista, Especialista em Psicologia Social, formao em Terapia de Famlia no incio dos anos 80, sexo feminino; T.7 Psicologia (1978), Doutora em Psicologia Clnica (1995), Psicanalista, formao em Terapia de Famlia no final dos anos 70, sexo feminino; T.8 Medicina Especializao em Psiquiatria (1974), Psicanalista e Psicodramatista, formao em Terapia de Famlia com Andolfi, Minuchin, Whitaker, Haley no final dos anos 70, sexo masculino. A terapia de famlia chegou ao Brasil nos anos 70. Foi, porm, no final dos anos 50 que ela comeou a tomar forma nos Estados Unidos, orientando-se principalmente pela Teoria dos Sistemas. Nesse momento foi forte a presena do modelo de famlia nuclear, tendo o casal, com uma maior centralidade do que na sociedade tradicional, a funo de constituir um ncleo em torno dos filhos. Esse modelo, caracterstico da modernidade, tem sido questionado em sua forma nuclear, preservando-se algumas caractersticas, como a intimidade e a privacidade. Nesse sentido, para a terapia de famlia foi necessrio, ao longo de sua histria, posicionar-se de modos diferentes em relao configurao familiar, constituindo o contexto da interveno teraputica em estreita relao com as transformaes histrico-sociais. Uma das principais fontes de questionamento e transformao, tanto para a famlia quanto para a terapia de famlia, foi o movimento feminista, a partir dos anos 70 (Goodrich, 1990; Perelberg, 1994; Rampage e Avis, 1998). Comeamos com duas das falas dos entrevistados, terapeutas de famlia cariocas, que se vinculam tradio da terapia de famlia, privilegiando a famlia nuclear fundada no biolgico, na unio heterossexual e na procriao. Para esses terapeutas, pode-se entender o que se convencionou chamar famlia a partir de um sentido nico, compreendendo que novas formas devam receber novas denominaes, diferenciando-as da famlia conjugal.
S acontece famlia com filho. A estruturao da famlia para mim necessita ter duas geraes. (...) Ento, para mim, a formao bsica da famlia : trs pessoas, necessariamente duas geraes diferentes (T.2).
64
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

Juno de um homem e uma mulher. No vou entrar nas novas organizaes familiares. juno de um homem e de uma mulher e o nascimento de um primeiro filho. Unio de um homem e uma mulher e o nascimento do primeiro filho. isso. Nascimento ou adoo do primeiro filho (T.8).

Salvador Minuchin, psiquiatra, terapeuta de famlia da Escola Estrutural, compreende a famlia pela forma predominantemente nuclear, fundamentado no biolgico, coadunando-se com a posio dos terapeutas acima referidos. Minuchin insistente quanto a importncia do terapeuta possuir uma definio terica de famlia que permita um nexo com a idia de interveno teraputica, demonstrando assim a forte ligao entre ambos. Resumimos as idias de Minuchin, que configuram a relao familiar a partir da relao conjugal: o casal, ao se constituir, precisa separar-se de suas relaes anteriores, principalmente com os respectivos pais, isto , o investimento no casamento feito a expensas de outras relaes; o casamento um primeiro momento em que os participantes iro confirmar ou no suas novas identidades; um contexto poderoso para confirmao e desqualificao; refgio para as tenses de fora (Minuchin, 1990b, p. 27). Pelo descrito, percebe-se a necessidade de a constituio familiar, iniciada pelo casal, separar-se como um ncleo isolado e diferenciado. A terapia de famlia, por conseqncia, visa a separar as fronteiras com o exterior, nos casos em que o casal tenha essa dificuldade especfica. Com a chegada dos filhos, o casal adquire uma nova funo: a parental, que caracteriza a famlia como uma instituio para educar as crianas, sendo a vida familiar dependente de um slido vnculo de casal (Minuchin, 1995a, p. 202). nesse momento que surgem mais especificamente as tarefas ligadas socializao; a famlia exerce seu lugar de matriz da identidade, possibilitando a seus membros a experincia de pertinncia a um grupo, assim como a experincia de sua separao, de sua autonomia. Entre pais e filhos, como entre o casal e o mundo exterior, preciso que existam fronteiras bem definidas e reguladas por regras que determinam quem e como se participa das relaes familiares. indubitavelmente uma definio da famlia conjugal, constituda na modernidade.
INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

65

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

Mais um dos entrevistados faz eco a essas formulaes, concordando que famlia necessria como grupo social, com a funo de cuidar de um ser dependente biolgica e psicologicamente. As mudanas impostas pelas novas tecnologias de reproduo refletem na famlia, possibilitando novas transformaes, mas sua participao social como um grupo que cuida de um ser dependente permanece e permanecer. Outras formas de cuidado podero surgir, ainda que os papis familiares no continuem os mesmos. Mantm-se assim a idia de proteo fornecida por esse grupo formador das identidades pessoais, seja ele biolgico ou no. O processo da construo da personalidade permanece localizado no interior da famlia e da convivncia ntima, apesar das transformaes sociais.
... a gente necessita do relacional pra saber at quem eu sou. No meu referencial a famlia necessria, importante para as organizaes sociais. No acho que uma coisa falida, eu acho que ela est mudando as suas formas de constituio. Necessria e importante porque ns nascemos e a gente vem de um pareamento, se a gente pensar tambm em termos biolgicos, um pareamento que nos faz ser um serzinho humano que totalmente dependente, e ele precisa de um grupo para dar consistncia a esse ser dependente, para ele vir a se desenvolver e poder ser um indivduo. Ento, a existncia do grupo constitudo para dar continente pra que esse ser venha a se desenvolver nunca vai deixar de existir, sempre existiu e sempre vai existir. (...) Ento quando a gente pensa agora nessa reproduo assistida, beb de proveta, clone, vo existir, talvez, novas estruturas de grupo. (...) o ser humano precisa de um grupo para provar a existncia dele, dar identidade quela existncia. (...) Ento, o ncleo que eu chamo de familiar um grupo de pessoas que vai receber esse elemento, e na hora que recebe esse elemento cada um define um papel, um que vai cuidar dessa forma, um que vai cuidar daquela forma. (...) Talvez no futuro no seja pai, me e filho, possam ser outras coisas. O ser humano precisa dessa estrutura... ela vai mudar, mas nunca vai sair de foco (T.6).

Na Abordagem Estrutural visualizamos a nfase na famlia nuclear, caracterizando uma concepo moderna. Minuchin corrobora a afirmao de que a famlia a melhor maneira para criar indivduos autnomos, gerando estabilidade interior, diante da constante mutao do mundo exterior famlia. Ela , portanto, o meio mais eficaz de manuteno da sociedade enquanto protege contra o mundo exterior. Para Minuchin (1990b), a famlia nuclear pode estar correndo riscos devido sobrecarga de suas funes. Outro dos entrevistados apresenta como entende a famlia, ressaltando esse aspecto nuclear e de proteo:
66
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

...as pessoas esto dentro dessa cultura... que eu no sei se vai acabar... elas se agregam. que precisam de um pacto de solidariedade, cumplicidade, um osis, do anonimato do mundo, digamos, fora. Ento eu acho que as pessoas vo se vinculando e escolhendo os seus parceiros por essa jornada. Por essa caminhada ao longo da vida. Eu acho que a importante ter esse ncleo para ir gerando uma outra gerao e acompanhar essa outra gerao... (T.4).

A famlia ampla, por sua vez, uma forma bem adaptada a situaes de estresse e carncia, na qual as funes so compartilhadas envolvendo membros da famlia extensa. Essa forma de funcionar entendida por Minuchin como uma resposta s situaes de pobreza, podendo ou no caracterizar estruturas familiares patognicas com fronteiras no definidas. Minuchin conhecido por seu trabalho com famlias carentes, s quais se atribui uma configurao extensa em oposio ao modelo nuclear, vinculado ao aburguesamento e industrializao das grandes cidades. Entretanto, mesmo considerando tipos diferenciados de famlia, sua interveno sempre privilegia uma constituio familiar que defina suas fronteiras ao constituir-se em separado. Afirma o autor:
Prefiro trabalhar com a famlia nuclear, algumas vezes modificando a composio do grupo (diferentes subsistemas: casal, pai e filho, irmos etc). (...) Em algumas famlias (porm), o trabalho com membros significativos da famlia ampla importante (Minuchin, 1990a, p. 139).

Em outro texto, ao abordar o trabalho com famlias amplas, Minuchin relativiza a afirmao anterior, sugerindo ao terapeuta uma maior flexibilidade para no separar completamente uma av e seu neto, quando a av cumpre funes parentais. Pode-se observar a diferenciao das funes sem correr o risco de uma separao mais prejudicial que teraputica, e sem transformar essa famlia necessariamente no reflexo do modelo nuclear: a influncia da famlia extensa nas funes da famlia nuclear nunca dever ser subestimada (1990b, p. 61). A mesma nfase quanto delimitao das fronteiras encontra-se na situao de famlias que se constituem por meio de um segundo casamento, um recasamento. Dessa vez, porm, as fronteiras referem-se s relaes entre pais e filhos.
Os estudos sobre famlias por recasamento mostram a importncia crtica de se reforar os vnculos entre os parceiros recasados, e no deixar que
INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

67

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

as clamorosas necessidades dos filhos destruam a intimidade do novo casamento. Cada novo casal precisa ter um tempo para namorar sozinho (tempo para as crianas serem crianas e para os casais ficarem sozinhos) (Minuchin, 1995a, p. 203).

Outro de nossos entrevistados tambm v a famlia como uma unio heterossexual visando procriao, mas levanta a questo trazida pelas novas formas que no se enquadram nessa viso.
A famlia sempre se forma com a unio de duas pessoas, sendo essa unio oficializada ou no. (...) Tradicionalmente essa unio se deu entre diferentes sexos, mas atualmente existem certas unies que esto se dando at entre homossexuais que adotam filhos, e que dessa forma estariam concebendo ncleos familiares... chamados atualmente de novas famlias (T.7).

Durante os anos 60 e 70, quando vrias escolas j tinham se consolidado, e uma nova revoluo sexual realizava-se na sociedade, as situaes de recasamento e de casais homossexuais tornaram-se visveis, a partir dos debates advindos do movimento feminista. Uma nova interpretao quanto ligao entre os membros da famlia e o sistema social mais amplo foi oferecida pela Terapia de Famlia Feminista, que questionando a famlia nuclear, centrada no casal heterossexual e na criao de filhos, aponta para outras formas: famlias monoparentais, famlias compostas por homossexuais e seus filhos etc (Perelberg, 1994; Goodrich et al, 1990).
A maior parte das outras formas de composio familiar ou era encarada como patolgica ou era simplesmente invisvel para eles (terapeutas americanos, homens brancos de classe mdia) (Rampage e Avis, 1998, p. 190).

Assegurando a experincia da diversidade, as feministas ressaltam algumas caractersticas surgidas do modelo moderno de famlia nuclear, como a liberdade de escolha e a intimidade. O estabelecimento de um modelo fixo deve ser superado, democratizando ainda mais as relaes familiares. Os pais devem ter autoridade sobre seus filhos, e ao mesmo tempo respeitar a igualdade entre os sexos. As relaes familiares devem ser fundamentadas tanto na igualdade quanto no respeito s diferenas. Orientando o trabalho teraputico e caracterizando ainda a idia de um modelo a seguir, as feministas mantm uma definio do que seria uma famlia saudvel.
68
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

A partir de uma perspectiva feminista, a famlia saudvel aquela em que seus membros se encontram comprometidos com o estmulo do potencial de todos, com a evitao de todo tipo de explorao interpessoal, e com o recproco oferecimento de apoio, cuidados, assistncia e afeio (Rampage e Avis, 1998, p. 203).

O exemplo seguinte indica como variadas posies podem estar presentes em um mesmo terapeuta, demonstrando a dificuldade, prpria do relativismo ps-moderno, de se buscar uma definio exclusiva de famlia. Despontam, por conseqncia, posies paradoxais: ao lado de variadas possibilidades de formas relacionais permanece uma configurao de famlia definida pelo surgimento de um filho.
Famlia o sistema que est na minha frente(...). o sistema de relaes que est acontecendo diante do terapeuta (...), mas acho que existem outras maneiras de ver, diferentes formas de relao ocorrem (...) famlia s existe quando tem filho. (...) No necessariamente so os genitores que esto com a criana, podem ser pais adotivos, podem ser outras formas, recasamento... h uma enormidade de relaes familiares (T.1).

Maurizio Andolfi conhecido por juntar diferentes referncias: a Teoria Estrutural, com sua nfase no presente, e a Teoria dos Sistemas Familiares de Bowen, voltada para o passado e para a famlia de origem, definindo a famlia como um campo emocional que abarca trs geraes (Andolfi, 1980; 1989a; 1989b; 1996; 1998). Essa conjugao pode ser observada no relato que se segue, e em uma citao de Andolfi. A famlia, mesmo quando desconhecida, um fator determinante, tanto no nvel biolgico quanto no simblico, para a formao do indivduo, gerando questes a respeito da pertinncia ao grupo e da autonomia individual. Esta uma viso diferenciada da famlia nuclear moderna, propondo uma sada e acentuando a importncia da famlia de origem, porquanto sua influncia se faz sentir at na ausncia. No se diluindo completamente, as relaes nucleares so permeadas pelas histrias de geraes anteriores.
... o indivduo entra para uma famlia quando nasce e s sai dela quando morre. (...) Ento, voc faz o genograma da famlia, voc vai encontrar traos de sua famlia de origem com certeza, mesmo que essa famlia renegue. (...) Mesmo com famlias adotivas ... onde eu tambm... quando eu fao o genograma, eu incluo o adotado, a famlia adotiva e a famlia biolgica. (...) Mesmo o adotado que teve um contato com a famlia biolgica de repente por
INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

69

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

dez minutos, aquela famlia tem uma influncia ali. A famlia biolgica tem uma influncia na vida dessa criana adotada. No estou dizendo que uma influncia negativa nem de problema no. Mas uma influncia que voc faz um estudo, voc encontra traos (T.3). Quando falamos de famlia no podemos nos limitar a pensarmos em termos de genitores e filhos, devemos sempre ter uma viso mais ampla que leve em considerao as geraes anteriores e as regras sociais prprias de cada poca. De fato, a histria das geraes que precederam o indivduo cheia de significados, mesmo quando no se atinge diretamente: possvel obter informaes a partir das narraes dos prprios genitores, de seus hbitos de vida e de objetos que clarificam suas relaes passadas; alm disso, reexaminar a imagem de uma figura parental, mesmo que fsica ou emotivamente distante do ncleo familiar e torn-la viva dentro da dinmica familiar, pode permitir uma releitura dos eventos (Andolfi, 1996, p. 56).

Para outro entrevistado a famlia igualmente vista como formada por um padro, tanto biolgico quanto simblico, construdo em geraes anteriores. Acrescenta, porm, que esse modelo vem sendo questionado pelas novas tecnologias reprodutivas, ao permitir a gerao de seres com histrias no convencionais, e que dificilmente podero ser compreendidos por meio de vises anteriores.
... eu acho que ns somos herdeiros da histria dos nossos antepassados. ... ento a gente carrega essa bagagem. Acho que a famlia se forma a partir das histrias que as famlias vo contando no importa por onde. Seja pelo silncio, seja pelas narrativas. Porque nem todas as famlias contam. Alis, a maioria das famlias no conta. Mas isso vem. Vem pelo corpo, vem pelo inconsciente... no importa qual inconsciente a gente nomeie. Mas eu acho que teoricamente eu diria que as famlias... as famlias so montadas a partir de um padro geracional, da herana. (...) de repente d um clic e de onde eu vim, de onde eu nasci. Eu acho que agora a gente j est num momento importante de beb de proveta, de beb de barriga de aluguel, onde a famlia est questionada em termos dessas premissas que eu estou trazendo (T.5).

Na terapia de famlia hoje existe um movimento acompanhando a propagao do ps-modernismo e do ps-estruturalismo, que nega qualquer noo de estrutura interna famlia (Lax, 1998). Dessa forma, alguns terapeutas de famlia formados na Teoria dos Sistemas, como Harlene Anderson, Harry Goolishian e Lynn Hoffman, passam a ter como referncia a Hermenutica, e a entender a terapia como uma conversao, um dilogo intersubjetivo (Anderson e Goolishian, 1988; 1998). Originados
70
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

de diferentes movimentos, o Construtivismo (vinculado Biologia) e o Construcionismo Social (oriundo da Psicologia Social) caracterizam uma mudana que necessita ser mais pesquisada entre ns devido sua diferenciao de autores tradicionais como Minuchin e Andolfi. Salvador Minuchin (1998), ao observar outros terapeutas de famlia, construtivistas e/ou construcionistas sociais em ao, pergunta-se onde esto as famlias nessas intervenes teraputicas. No incio, a importncia de uma teoria sobre famlia era acompanhada de uma proposta de interveno. A Escola Estrutural, com sua tcnica de delimitar fronteiras, vincula-se a um modelo de famlia constitudo por um casal e seus filhos, conforme o modelo nuclear. Caso no haja uma delimitao ntida entre as fronteiras, o terapeuta tem a tarefa de ajudar a famlia a separar seus subsistemas, para que cada indivduo cumpra seu papel, de acordo com seu pertencimento ao grupo familiar. Hoje pouco se escreve sobre uma noo de famlia ou sobre uma proposta que se pretenda minimamente generalista; escreve-se muito sobre as variedades das formas encontradas, caracterizando um relativismo exacerbado (Minuchin, 1991). Pouco se relaciona construo da tcnica uma idia generalista de famlia; muito se propala a respeito de tcnicas especficas, aplicadas s situaes familiares especficas, de acordo com situaes e tipos de problemas (Nichols e Scwartz, 1998). A crtica de Minuchin (1991) dirige-se ao abandono da sistematizao de teorias, j que constatou-se no haver realidade em si. Ao se abrir mo da idia de verdade, no h mais necessidade de produzir sistemas tericos explicativos. Restam a experincia, a linguagem e a conversao entre o terapeuta e seus clientes. Sucede-se, desse modo, a transformao do saber especializado em experincia a ser compartilhada, tendo implicaes quanto construo do conhecimento e prtica clnica. A nfase anteriormente estava no poder do terapeuta para gerar a mudana. Este poder sendo questionado posto de lado, enquanto o poder da famlia ou do cliente para dirigir as mudanas que deseja passa a ser enfatizado. Salvador Minuchin costuma fazer constantes relaes entre a autoridade dos pais e a tarefa do terapeuta. Com o desvanecimento do
INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

71

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

modelo de autoridade tradicional, o patriarcal, ele substitudo por um modelo flexvel e racional. Aumentam as dificuldades parentais no enfrentamento da complexidade da educao infantil. O reconhecimento dessa mudana ajuda a julgar imparcialmente os pais na execuo de sua tarefa de ao mesmo tempo proteger e guiar, enquanto controlam e reprimem. Os filhos, por sua vez, devem crescer e tornar-se indivduos autnomos, rejeitando e atacando os pais. O processo de socializao, portanto, torna-se conflitante. O terapeuta deve buscar apoiar todos os membros da famlia (1995b). Nesta perspectiva, ele o responsvel pelo sistema teraputico; assume a liderana e fonte de apoio e cuidados (1990a). A famlia convida o terapeuta (especialista) a ajud-la a mudar. possvel que haja divergncias entre terapeuta e famlia quanto aos objetivos da terapia, mas o terapeuta, ao atender um pedido de ajuda mude-nos sem nos mudar , ampliar as alternativas do sistema desafiando as regras estabelecidas. Desafia, assim, a famlia em seu modo de experimentar a realidade. O autor enfatiza a famlia como a matriz da cura e do crescimento de seus membros. Se, no entanto, o terapeuta observar que a autonomia dos filhos est sendo tolhida, dever ajudar a famlia a ter uma compreenso sobre as diferenas individuais, reconhecendo diversos estgios de desenvolvimento (1990a). Concluindo que o terapeuta de famlia um agente de mudana limitado, Minuchin reconhece os perigos das imposies dos modelos do terapeuta. Faz parte de seu trabalho de especialista reconhecer suas imposies e limitaes. Seu saber deve conformar-se aos dramas familiares, no buscando sua prpria confirmao, e sim a autonomia do sistema familiar. No primeiro relato, a seguir, o terapeuta intervm a partir de um modelo de famlia. Para que a terapia seja efetiva preciso que a famlia se adapte a um modelo. No segundo, o terapeuta cumpre sua funo dando lugar famlia, tornando a terapia um espao privado, de proteo e elaborao de conflitos. Em ambos encontramos a perspectiva da presena ativa do especialista, caracterstica de uma imagem que os terapeutas de famlia tm sobre si, principalmente em seu incio histrico, que corrobora a viso moderna da interveno.
72
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

Eu no posso mexer com uma terapia familiar... sem ajud-los a criar situaes, a fazer modificaes s vezes prticas, reais, dentro das casas, para poder ter essa estruturao de famlia (T.2). As famlias esto precisando de espaos onde elas estejam confortveis, e a Terapia de Famlia um desses espaos. A famlia perdeu um pouco de espao na sociedade (T.1).

As primeiras escolas marcam sua diferena a partir de uma interveno ativa do terapeuta de famlia, criticando a suposta passividade do psicanalista. No exemplo seguinte encontramos as duas posies no mesmo entrevistado. A expresso do cliente e a ao do terapeuta ganham prioridades diferentes, dependendo da interveno a ser realizada. Na primeira posio, a passividade por vezes confundida com a idia de neutralidade; supe, de qualquer forma, um afastamento do terapeuta. J na segunda, a atividade do terapeuta corresponde a sua presena, e em poder para levar a famlia mudana desejada.
Eu fao o seguinte, na psicanlise a situao a pessoa que percebe os seus sentimentos, pensa e modifica. Na minha terapia familiar exatamente o contrrio. Eu introduzo uma modificao. Depois que vai gerar um pensamento sobre essa modificao (na famlia) (T.2).

A unio da pessoa com o especialista mais um dos temas recorrentes no campo da terapia de famlia. Podemos encontr-la em Minuchin (1990b; 1995a), Andolfi (1996), Elkam (1990; 1998), entre outros. Cada encontro teraputico cria momentos de participao conjunta. Nossos entrevistados contam essa histria, levando-nos da noo de especialista idia de uma pessoa real consolidada com os anos de experincia. O terapeuta, com seus recursos pessoais, para alm de suas tcnicas, ajuda a famlia a encontrar seus prprios recursos rumo autonomia na resoluo de seus problemas.
... eu diria que tem muito pouca diferena hoje em dia do que eu sou fora daqui, do que eu sou aqui dentro. Eu acho que, quando eu comecei, eu era talvez uma terapeuta mais engomadinha. Hoje em dia eu acho que estou muito confortvel nesse lugar. Isso uma conquista com a idade (T.4). Os recursos que eu posso usar, os meus, como pessoa, para ajudar aquela famlia. E de que maneiras eu posso, principalmente, ajudar uma famlia a descobrir os recursos que ela tem, no os meus tcnicos. Os meus tcnicos so muito limitados. Terapeuta de famlia que
INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

73

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

usa sua tcnica, ele tem... os seus instrumentos muito limitados. Ele tem que ajudar a famlia a desenvolver a sua tcnica ou os seus recursos pra seguir... porque voc no pode fazer milagre. Numa hora de sesso no consegue transformar as pessoas (T.3).

A trajetria da noo de especialista exemplificada na formao de um dos entrevistados: de interventor, especialista que traz a melhor sada para o problema com seu saber terico-tcnico, transforma-se naquele que busca com a famlia uma narrativa mais til. O pice da relativizao do especialista exemplificado com um segundo relato, em que a terapia vista como uma conversa. De um observador objetivo passa-se a um participante de uma conversao que constri novas histrias.
Depois da psicanlise, a descoberta da terapia sistmica, depois a leitura contextual, a ficar namorando um pouco aquele fascnio daquela coisa estratgica que tinha um observador to objetivo. (...) Hoje em dia eu sou muito mais cada um tem sua narrativa, constri... Ento o que vai ajudar o paciente entrar na narrativa que no til pra ele e comear talvez a mexer com ela, e poder criar outra que seja mais til pra necessidade dele naquele momento (T.4). Mas, quando voc consegue transformar a situao grave numa conversa chata, a terapia de famlia est acontecendo. Mais pra linha do construtivismo mesmo (T.5).

Esses dois ltimos relatos permitem-nos finalizar, referindo novamente ao movimento mais atual da terapia de famlia. Se antes era possvel pensar em uma imagem do terapeuta como conhecedor e especialista, agora a viabilidade do conhecimento e, portanto, a possibilidade de vincullo oferta teraputica encontram-se questionados. A experincia de Lynn Hoffman ajuda-nos a compreender o que vem ocorrendo no campo.
(...) a evoluo de minha posio superou minha capacidade de traduzi-la para a prtica. Eu continuava a pensar Zen, mas nem sempre sabia como agir Zen. Foi ento que um colega da Noruega, Tom Andersen, surgiu com uma idia fascinante, embora simples: a Equipe Reflexiva (Andersen, 1987). O recurso de pedir que a famlia assista discusso da equipe sobre ela e que depois comente o que ouviu mudou tudo subitamente. O profissional no era mais uma espcie protegida, observando famlias patolgicas por trs de uma tela ou falando sobre elas na privacidade de um escritrio. A premissa da Cincia Social normal de que o especialista tinha uma posio superior a partir da qual poderia ser feita uma avaliao correta desmoronou. Para mim, pelo menos, o mundo da terapia foi alterado da noite para o dia (Hoffman, 1998a, p. 24).
74
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

Ao enfatizar o papel da linguagem, da conversao, da histria e do self, o terapeuta ocupa uma posio de no-saber. O trabalho clnico deixa de estar baseado em narrativas tericas preexistentes (Anderson e Goolishian, 1998). Anteriormente, as perguntas do terapeuta refletiam uma compreenso terica do ser humano. Perguntando, o terapeuta ia gerando maior entendimento sobre a situao. Nessa nova postura, tambm conhecida como postura narrativa, as perguntas so geradas pelo no-saber, e o terapeuta deixa-se conduzir pelo conhecimento e experincia de seus clientes (Anderson e Goolishian, 1993). O sentido gerado localmente e fundamenta-se no dilogo. O poder do terapeuta advm de sua responsabilidade nos limites do domnio relacional/social, construdo em cada sistema teraputico (Fruggeri, 1998; Gergen e Warhus, 1999). A posio do especialista v-se assim transformada tanto quanto as relaes familiares, no exigindo mais uma teoria especfica para uma interveno teraputica especfica.
Diversidade: algumas reflexes finais No quadro atual, a terapia de famlia refuta a busca de uma estrutura universal, cedendo espao pluralidade de idias. Desde o feminismo e o advento da ps-modernidade mudanas vm ocorrendo, principalmente na crena quanto a encontrar uma causa para o sofrimento psquico no interior das relaes familiares. Hoffman (1998b) descreve seu prprio movimento inicial como a procura de uma chave adequada que a levava de um modelo a outro. No entanto, um ponto de referncia estabelecido para a avaliao da famlia e interveno teraputica foi se tornando cada vez mais incerto. Ela afirma ter adquirido um estilo de livre-flutuao, e pergunta-se: poder isto se chamar terapia?

Para Anderson e Goolishian (1998), o termo tratamento, que denota uma interveno para a cura, no identifica mais sua prtica teraputica. A terapia redefinida como a criao de um espao de mtua conversao, que pode gerar novas realidades entre parceiros de um processo teraputico. Baseada na prtica desses autores, Lynn Hoffman (1998b) comea a refletir sobre a possibilidade de deixar de lado a prpria noo de um modelo, preferindo olhar para fora de um enquadramento. Desse modo, a autora declara descobrir uma tapearia
INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

75

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

luminosa de prticas que se estendem para todos os lados. J no h mais a necessidade da fixao de um modelo ou de uma resposta definitiva. Estabelece-se a diversidade como um valor fundamental. A sociedade tradicional caracterizava-se pela ausncia da necessidade de um especialista e pela presena inquestionvel de uma ordem estabelecida. O poder de organizao e controle era dado comunidade e seus representantes. A sociedade moderna constri-se com a intensa colaborao de diversos especialistas, que detendo o poder passam a ditar as regras do comportamento, levando a ordem a vigorar no plural. Os especialistas promovem novas ordens, livrando os indivduos e as famlias do ditame da comunidade de pertena. Atualmente, ao lado da flutuao das identidades pessoais (Gergen, 1992; Morin, 1996), ocorrem simultaneamente a flutuao das identidades familiares (Roudinesco, 2003) e a dos terapeutas de famlia. Trata-se, porm, de um processo que caracteriza a terapia de famlia desde seu incio. Ackerman j assinalava para a diversidade quando, em 1971, afirmou que h tantas terapias de famlia quanto terapeutas: cada terapeuta contribui com sua trajetria e caracterstica pessoal. A tapearia da diversidade vem sendo tecida desde o incio da terapia de famlia, embora nem sempre seja assumida e/ou discutida na proporo devida. Por isso, gostaramos de levantar ao menos duas questes para futuros debates. Como formar terapeutas de famlia, ressaltando suas caractersticas pessoais ao lado da ausncia de um modelo unitrio? Como lidar com a diversidade, diminuindo o risco de instaurar uma desordem mais prejudicial que benfica? Pensamos que este debate pode ser iniciado com uma discusso sistemtica a respeito de uma proposta de articulao entre diferentes teorias e prticas (FresCarneiro, 1994; 1996; Goutal, 1985; Lebow, 1997). E justamente porque as teorias so construes, devemos esperar que da floresa a diversidade, e no a uniformidade. Conforme nos indica Falicov (1998): possvel apreciar similaridades enquanto honramos a diversidade; possvel aproximar os diferentes modelos em uma frtil regio fronteiria. Neste sentido, ressaltamos a necessidade de considerar as transformaes da famlia, relacionando-as s transformaes das identidades pessoais, que modificam as formas de interveno teraputica.
76
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

De acordo com o movimento ps-moderno, defende-se uma solidariedade a ser construda. O poder repartido, levando todos, terapeutas e seus clientes, a navegarem no mesmo barco do fazer teraputico, em busca de alcanar realidades alternativas (Anderson e Goolishian, 1988; 1998; Gergen, 1999; Mcnamee e Gergen, 1998). As perguntas, que antes se referenciavam a um saber especfico, so vistas agora como desencadeadoras de novas narrativas. Mudou-se a perspectiva da interveno teraputica, mas a interveno permanece como uma forma de desencadear transformaes na vida daqueles que nos pedem ajuda. Portanto, considerando a diversidade e reconhecendo as particularidades de cada terapeuta, no podemos abandonar uma discusso que nos ajude a compreender a construo histrica da terapia de famlia, de suas teorias e de suas prticas (Ponciano e Fres-Carneiro, 2001). Um bom caminho para isso olharmos para a nossa prpria histria, refletindo sobre ela e identificando continuidades/descontinuidades de nossas trajetrias, comparando-as com os autores que nos influenciam.
Referncias Bibliogrficas
ACKERMAN, N.W. (1971). The growing edge of family therapy. Family Process. 10(2): 143-156. Jun. ANDERSON, H.; GOOLISHIAN, H. (1988). Human systems as linguistics systems. Family Process. 27(4): 371-393. Dec. ________. (1993). O cliente o especialista: uma abordagem para a terapia a partir de uma posio de no saber. Nova Perspectiva Sistmica. 2(03): 08-24. ________. (1998). O cliente o especialista: a abordagem teraputica do no saber. In: MCNAMEE, S.; GERGEN, K. A terapia como construo social. Porto Alegre: Artes Mdicas. ANDOLFI, M. (1980). A terapia familiar. Lisboa: Vega. ANDOLFI, M. et al (1989a). Por trs da mscara familiar um novo enfoque em terapia da famlia. Porto Alegre: Artes Mdicas.
77

INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

ANDOLFI, M.; ANGELO, C. (1989b). Tempo e mito em psicoterapia familiar. Porto Alegre: Artes Mdicas. ANDOLFI, M. (1996). A linguagem do encontro teraputico. Porto Alegre: Artes Mdicas. ________. (1998). Famlia/indivduo: um modelo trigeracional. In: ELKAM, M. (org.). Panorama das terapias familiares. So Paulo: Summus. ARIS, P. (1986). Histria social da criana e da famlia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara. CASEY, J. (1992). Histria da famlia. So Paulo: tica. (Srie Fundamentos). COSTA, J.F. (1989). Ordem mdica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal. DONZELOT, J. (1986). A polcia das famlias. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal. ELKAM, M. (1990). Se voc me ama, no me ame: abordagem sistmica em psicoterapia familiar e conjugal. Campinas: Papirus. ________. (org.). (1998). Panorama das terapias familiares. So Paulo: Summus. FALICOV, C. (1998). From rigid borderlines to fertile borderlands: reconfiguring family therapy. Journal of Marital and Family Therapy. 24(2): 157-163. Apr. FRES-CARNEIRO, T. (1994). Diferentes abordagens em terapia de casal: uma articulao possvel? Temas em Psicologia. 2: 53-63. jul/dez. ________. (1996). Famlia: diagnstico e terapia. Petrpolis: Vozes. FLANDRIN, J.-L. (1995). Famlias: parentesco, casa e sexualidade na sociedade antiga. 2. ed. Lisboa: Editorial Estampa. FRUGGERI, L. (1998). O processo teraputico como construo social da mudana. In: MCNAMEE, S.; GERGEN, K. A terapia como construo social. Porto Alegre: Artes Mdicas. GERGEN, K. (1992). El yo saturado. Espanha: Paids. GERGEN, K.J.; WARHUS, L. (1999). La terapia como una construccion social: dimensiones, deliberaciones, y divergencias. Disponvel em: <http:// www.swarthmore.edu/SocSci/Kgergen1>. Acessado em 24/06/99.
78
INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

E DNA L CIA TINOCO P ONCIANO T EREZINHA F RES -C ARNEIRO

GIDDENS, A. (1993). A transformao da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. 2. ed. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. GOODRICH, T.J.; RAMPAGE, C.; ELLMAN, B.; HALSTEAD, K. (1990). Terapia feminista da famlia. Porto Alegre: Artes Mdicas. GOUTAL, M. (1985). Du fantasme au systme: scnes de famille em pistmologie psychanalytique et systmique. Paris: Les ditions ESF. HOFFMAN, L. (1998a). Uma postura reflexiva para a terapia de famlia. In: MCNAMEE, S.; GERGEN, K. A terapia como construo social. Porto Alegre: Artes Mdicas. ________. (1998b). Setting aside the model in family therapy. Journal of Marital and Family Therapy. 24(2): 145-156. Apr. LASCH, C. (1991). Refgio num mundo sem corao. A famlia: santurio ou instituio sitiada?. Rio de Janeiro: Paz e Terra. LAX, W.D. (1998). O pensamento ps-moderno na prtica clnica. In: MCNAMEE, S.; GERGEN, K. A terapia como construo social. Porto Alegre: Artes Mdicas. LEBOW, J. (1997). The integrative revolution in couple and family therapy. Family Process. 36(01): 01-17. jan/mar. MCNAMEE, S.; GERGEN, K. (1998). A terapia como construo social. Porto Alegre: Artes Mdicas. MINUCHIN, S. (1990a). Famlias: funcionamento e tratamento. Porto Alegre: Artes Mdicas. ________. (1990b). Tcnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artes Mdicas. ________. (1991). The seductions of construtivism. Family Therapy Networker. 15(3): 47-50. sep/oct. ________. (1995a). A cura da famlia. Porto Alegre: Artes Mdicas. ________. (1995b). Salvador Minuchin e a psicoterapia familiar estrutural. Santos: Workshopsy Eventos. (Notas de aula).
INTERAES V OL . VIII n.o 16 p. 57-80 JUL -DEZ 2003

79

MODELOS

DE FAMLIA E INTERVENO TERAPUTICA

________. (1998). Where is the family in narrative family therapy? Journal of Marital and Family Therapy. 24(4): 397-403. oct. MORIN, E. (1996). A noo de sujeito. In: SCHNITMAN, D.F.(org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Mdicas. NICHOLS, M.P.; SCWARTZ, R.C. (1998). Terapia familiar: conceitos e mtodos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. PERELBERG, R.J.(org.). (1994). Os sexos e o poder nas famlias. Rio de Janeiro: Imago. PONCIANO, E.L.T. (1999). Histria da terapia de famlia: de Palo Alto ao Rio de Janeiro. Dissertao (Mestrado em Psicologia Clnica). Departamento de Psicologia, PUC-RJ. Rio de Janeiro, 1999. PONCIANO, E.; FRES-CARNEIRO, T. (2001). Diversidade de fontes de inspirao: uma perspectiva histrica da terapia de famlia. Psico. 32(2): 131-147. jul/dez. RAMPAGE, C.; AVIS, J.M. (1998). Identidade sexual, feminismo e terapia familiar. In: ELKAM, M.(org.). Panorama das terapias familiares. So Paulo: Summus. ROUDINESCO, E. (2003). A famlia em desordem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. SENNETT, R. (1993). O declnio do homem pblico: as tiranias da intimidade. So Paulo: Companhia das Letras. SHORTER, E. (1995). O nascimento da famlia moderna. Lisboa: Terramar.

EDNA LCIA TINOCO PONCIANO


Praia do Flamengo, 16 / 301 22220-030 Flamengo Rio de Janeiro/RJ tel: (21) 2265-5021 e-mail: ponciano@uol.com.br
Recebido em 27/06/03 Aprovado em 03/11/03 80

INTERAES V OL . VIII n. o 16 p. 57-80 J UL-DEZ 2003

Anda mungkin juga menyukai