Anda di halaman 1dari 2

RITO DE INSTITUIO DE COROINHAS

Aps a recitao do Smbolo da F, procede-se da seguinte maneira:


COMENTRIO:

No incio da Igreja, ainda quando os Apstolos eram os chefes das comunidades crists, estas se reuniam s escondidas, uma vez que era proibido ser cristo. Isso, contudo, durou at o ano de 313, quando o Imperador Romano Constantino se converteu ao catolicismo e ento liberou o culto cristo, acabando, desse modo, as perseguies. A partir da surgiram grandes Templos para as celebraes, que passaram a ser diferentes. Desta forma tambm surgiram novas funes e lugares prprios para cada um na Igreja, como: O PRESBITRIO local onde se encontra o altar e tambm onde ficam os padres; O CORO local onde ficavam os cantores e instrumentistas ou todos aqueles que tinham participao ativa na celebrao; A NAVE parte central do Templo onde fica o povo, que nesta poca no participava ativamente na celebrao. E foi assim que, neste ambiente, surgiram os MENINOS DO CORO, expresso que mais tarde deu origem palavra COROINHA. Durante o dia, eles ajudavam seus pais e aproveitavam o tempo disponvel para aprender a ler e a escrever com os padres, porque naquele tempo ainda no havia escolas. tarde, nos momentos da orao da Igreja, eles subiam ao coro, donde recitavam as oraes e acompanhavam os padres nas funes litrgicas. Os anos se passaram e a liturgia gradativamente ganhou formas novas de participao: o povo comeou a participar de maneira ativa nos cantos, nas leituras, nas oraes e nas respostas; o ministrio dos COROINHAS e ACLITOS se diversificou: hoje servem o altar, acompanham o presidente da celebrao, cantam e rezam.

SEMINARISTA: Queiram se aproximar aqueles que sero institudos COROINHAS para servirem ao Altar do Senhor.
Os Candidatos se colocam em fila no corredor central com as vestes nas mos, companhado de quem vai vesti-lo.

PRESIDENTE: Caros filhos e filhas, que desejam? COROINHAS: Desejamos ser recebidos entre os coroinhas desta Parquia. PRESIDENTE: Em nome da Igreja de Deus e do povo aqui presente recebo vocs carinhosamente entre os coroinhas da nossa Parquia. Contudo, peo-vos que escutem ao Senhor e inclinem o ouvido do vosso corao sua vontade e executem eficazmente o vosso servio.

O Padre se dirige ao corredor central onde abenoa as vestes com a orao abaixo. Em seguida asperge as vestes com gua benta.

PRESIDENTE: Deus bendito que constitustes o vosso Filho Unignito Sumo e Eterno Sacerdote, concedei que estas vestes, reservadas pela vossa bno para as sagradas celebraes, sejam usadas com reverncia pelos vossos coroinhas e por eles dignificadas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. TODOS: Amm.
Enquanto os coroinhas colocam as vestimentas, pede-se entoar um canto apropriado. Em seguida,rezam a seguinte orao com o brao direito estendido:

COROINHAS: MAJESTADE DIVINA, / DIANTE DO TEU ALTAR / PROMETO


FAZER TUDO O QUE PUDER / PARA O DECORO DA SAGRADA LITURGIA, / SERVINDO JESUS CRISTO. / QUERO TAMBM SERVIR A IGREJA, / NA EXPRESSO DOS SINAIS MANIFESTADOS, / SOBRETUDO NO SANTO SACRIFCIO DA MISSA. / QUERO EDIFICAR OS FIIS / COM MINHA COMPOSTURA NO ALTAR, / COM MINHA CONDUTA DENTRO E FORA DA IGREJA. / ESPERO SER FIEL / COM O AUXLIO DA SUA SANTA GRAA / E PELA INTERCESSO DA SANTSSIMA VIRGEM MARIA./ AMM.

OREMOS: PRESIDENTE: Deus que amais a inocncia, ns vos pedimos, conservai e fortificai com Vossa graa o corao dos vossos fiis, afim de que vos sirvam com pureza de corpo e de mente, perseverando sempre imaculados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. TODOS: Amm.
Os coroinhas so acolhidos pela Assemblia.

Anda mungkin juga menyukai