Anda di halaman 1dari 10

Ttulo: A Crtica como Clnica. Autor: Claudia Abbs Bata Neves e Slvia C. Josephson.. Referncia: NEVES, C. E. A. B.

, JOSEPHSON, Slvia Carvalho. A Crtica como Clnica In: Texturas da Psicologia- Subjetividade e Poltica no Contemporneo.1 ed.So Paulo : Casa do Psiclogo, 2002, p. 99-108. Ano: 2002.

A CRTICA COMO CLNICA Cludia Abbs Bata Neves Silvia C. Josephson A questo da Clnica um tema que sempre suscitou anlises as mais diversas, demonstrando, com isso, sua importncia para o campo Psi. Contemporaneamente, o campo clnico, tanto em seu aspecto tcnico quanto no epistemolgico, tem sido chamado a resolver problemas estranhos aos que ele, historicamente, se intrumentalizou para lidar. Tal o caso do surgimento de uma srie de novas doenas que vm exigindo revises, reformulaes, ou mesmo adequaes do aparato clnico conhecido, difundido e ensinado nos espaos de formao acadmica. Entretanto, em que pese certa efervescncia de discusses, anlises e debates, o que se observa que, em sua grande maioria, estas se do em torno de um eixo que em nada tem se modificado ao longo do tempo. Nos cursos de formao de psiclogos, ainda majoritria a difuso de posturas clnicas que reproduzem, acriticamente, as clssicas dicotomias interior/exterior, consciente/inconsciente, sujeito/objeto, clnica/poltica, e tantas outras, porm procurando ajust-las aos novos tempose s novas doenas, criando novas tcnicas. Ou, ainda, requalificando procedimentos clnicos considerados durante muito tempo como insatisfatrios, como o caso das terapias de base comportamental que agora ressurgem nos jornais e revistas de grande circulao como respostas s novas fobias, ao aumento dos casos de depresso e s novas sndromes e compulses.

Mesmo no mbito da Reforma Psiquitrica em curso no Brasil, constata-se a separao entre o que do campo da clnica e o que do campo da poltica1, quando os profissionais entrevistados nos apontam uma diferena terico-tcnica entre os grupos teraputicos e as oficinas de trabalho. Aqueles so clnicos, pois tratam de questes psicolgicas, e estas, polticas, pois lidam com a promoo da reinsero social dos usurios por meio do trabalho. Estas consideraes, aqui tocadas de forma sucinta, nos aparecem como um desafio para repensar e ressituar, na contemporaneidade algumas prticas Psi nos campos da critica e da clnica. Entretanto apesar da importncia com que este tema se reveste, outras questes emergem. Como discorrer sobre clnica no estando enquadrado nos parmetros classicamente institudos do que seja o psiclogo e a atividade clnica? E, mais ainda, que crtica? Uma crtica que funcionasse como" ou que fundasse uma clnica outra? Ao longo desse processo de decidir acerca da competncia ou incompetncia para discutir um assunto de tal complexidade, reflexes de outra ordem tambm perpassaram esse territrio de questionamentos. Estas reflexes apontaram para nossa fixao em lugares institudos de saber/ poder e de especialismos. Percebemos estar em um territrio onde predominavam as linhas duras da estratificao que produzem prticas e indivduos por oposio binria, ou seja, que os conecta a identidades definidas por especialismos tcnico-cientficos, caractersticos da sociedade capitalista, e a oposies do tipo teoria x prtica, sujeito x objeto. A problematizao desta fixao tornou possvel entend-la no como individual e ou pessoal, mas, ao contrrio, como efeitos de agenciamentos coletivos de enunciao, que podem produzir paralisia e cristalizao em lugares/ prticas reificados e sobrecodificados. A partir da, outros sentidos puderam ser produzidos para aquelas questes, agenciandonos com outras linhas, estas mais flexveis, forando e instigando nosso pensamento em outras direes para a abordagem do tema "Crtica e Clnica".

A pesquisa as prticas grupais, a instituio da sade mental e os estabelecimentos de cuidado, realizada em co-autoria com a professora Regina D. B. de Barros, Departamento de Psicologia/UFF 1997/2000.

Nesse sentido, pensar a crtica como instncia de julgamento, definidora dos bons e maus usos dos saberes, da verdade ou falsidade de suas proposies, da correo de seus objetos, seus desvios e limites, significaria voltar para o lugar do qual j tnhamos sado. Lugar onde o campo do saber esquadrinhado em disciplinas autnomas, com fronteiras definidas e relaes de vizinhana reguladas. Tambm onde se delineiam as prticas que podem (ou devem) derivar desses saberes, ou que so suas aplicaes. Nesse caso, a prtica, ou as prticas clnicas, deveriam ser um desdobramento, praticamente inevitvel, de teorias muito bem construdas, e a crtica, como j referido, a que julgaria criteriosamente a justeza, a relevncia e o rigor de tal articulao e, em decorrncia, estabeleceria se certa prtica ou no clnica e se ou no uma boa clnica. Por outro lado, no territrio em que agora nos encontramos outra configurao que se apresenta. As prprias disciplinas so problematizadas em sua autonomia, hierarquia e limites. Em trabalho anterior2, marcamos esse campo como sendo o da transdisciplinaridade, no qual a noo mesma de disciplina desnaturalizada, pelo movimento de trazer para o campo de anlise, sua histria, as alianas que formou e os efeitos que tem produzido. A partir desta mudana de perspectiva, o que sobressai o "[...] carter transitrio e parcial (da disciplina), os recortes que imprime nas prticas e como produz seus prprios objetos" (Benevides de Barros et al, 1996, p.178). O rastreamento das foras histrico-polticas que construram, em um determinado momento, saberes e prticas, seus conceitos - ferramentas, os efeitos de sua interveno no real, mostra que agora nos encontramos em um campo poltico, de relao de foras e de desenvolvimentos estratgicos. Campo eminentemente crtico, pois questiona os saberes/ prticas em sua constituio, no os referindo mais a um sujeito transcendental mas, apontando seus pontos de emergncia, as lutas que lhes deram origem e, nesses combates, mostrar tambm aquilo que subjugaram em seu caminho histrico. Campo da Genealogia.

BENEVIDES, R.; NEVES, C.A.B.; JOSEPHSON, S; PASSOS,E. Teorias e Prticas Psicolgicas em Instituies Pblicas: uma abordagem transdisciplinar na clnica. In Cadernos de Subjetividade. So Paulo: Ncleo de Estudos e Pesquisa de Subjetividade do Programa de Ps-Graduao da PUC/SP, n.4, 1996, p. 176-186.

A Genealogia, vai se utilizar da histria para desmistificar a origem divina, assptica, racional e/ ou transcendental de saberes, discursos, objetos e prticas, para expor os enfrentamentos de foras dos quais eles so somente seus efeitos. Para Nietzsche, falado por intermdio de Foucault (1979, p.35): "A histria, genealogicamnte dirigida, no tem por fim reencontrar as razes de nossa identidade, mas ao contrrio se obstinar em dissip-la; ela no pretende demarcar o territrio nico de onde ns viemos, essa primeira ptria qual os metafsicos prometem que ns retornaremos; ela pretende fazer aparecer todas as descontinuidades que nos atravessam. Na perspectiva genealgica no h essncias fixas, nem leis subjacentes, nem finalidades metafsicas. A pesquisa genealgica evita a busca das profundidades, o retorno a uma origem imaculada, fora do tempo. Ela procura a superfcie dos acontecimentos, os mnimos detalhes, as menores mudanas e os contornos sutis, que so considerados por Nietzsche como o sintoma do apoderamento, de uma coisa, por uma fora. Nada h , ento, para desvelar, para descobrir. A genealogia a arte da interpretao e esta no nunca o desvelamento de um significado oculto, de uma essncia. Fala das foras que se apoderam de um fenmeno e, portanto, refere-se a relaes de exterioridade e no de profundidade/ exterioridade. So prticas mundanas, concretas que querem impor seu ponto de vista. Ela no aclara uma matria que se ofereceria passivamente para ser interpretada. "Ela precisa apoderar-se, e violentamente, de uma interpretao que j est ali e que ela deve trucidar, revolver e romper a golpes de martelo" (Foucault, 1987.p.23). A interpretao como arte se ope teoria do conhecimento. No h nada a ser descoberto, mas a ser imposto, fixado, determinando, ao mesmo tempo, o valor hierrquico dos sentidos, totalizando os fragmentos sem, no entanto atenuar ou suprimir sua pluralidade ontolgica. Esta arte de interpretar e avaliar , ao mesmo tempo, uma estratgia de rompimento com tais fixaes, ou seja, com as mscaras que se impem as coisas. Da advm o criticismo radical da genealogia, pois, se tudo efeito de prticas e relaes que se do neste mundo, o que ela afirma a indissociabilidade entre pensamento e vida. Coloca -se, assim, criticamente em relao s filosofias que operam esta ciso, entre

pensamento e vida, e julgam a vida atrelando-a `a valores transcendentais e transcendentes, ao invs de afirm-la. Desta forma, vemos ento que a genealogia uma importante estratgia poltica de combate as capturas e totalizaes produzidas por saberes que afirmam esta dicotomia.. Um pensamento que iria at o fim do que a vida pode, um pensamento que conduziria a vida at o fim do que ela pode. Em lugar de um conhecimento que se ope a vida, um pensamento que afirme a vida, A vida seria fora ativa do pensamento , e o pensamento seria o poder afirmativo da vida. Ambos iriam no mesmo sentido, encadeando-se e quebrando os limites, seguindo-se passo a passo um ao outro, no esforo de uma criao inaudita (Deleuze, 1976, p.83). Carter de crtica e luta da genealogia que traz em seu bojo a possibilidade de criao. Criao de sentidos, inveno de novas interpretaes, sempre locais e fragmentrias, enfim inveno de mundos. Se afirmamos a crtica como inveno/criao e no como reao, negao e/ou julgamento, como conect -la com a clnica ? Conexo que se torna possvel a partir da problematizao da instituio-clnica que hegemonicamente vem se afirmando no campo psi que, apesar das diferentes matrizes tericas que a sustenta, se materializa numa concepo da subjetividade ligada noo de identidade individual, enquadrada em valores psicolgicos entificados num "eu". Esta forma hegemnica tambm recorta as prticas clnicas a partir de um enfoque intimista que tem como um de seus efeitos a produo da dicotomizao entre desejo e poltica. Esta subjetividade universal, matria de individualidade, se construiria a margem do processo histrico e remeteria o indivduo a uma busca "dentro de si". As respostas para as questes que a realidade impe estariam no "seu interior", na sua intimidade. Instaura -se, assim, uma intimizao das formas de viver, onde o indivduo ponto de chegada e ponto de partida reafirmando, assim, as clssicas dicotomias entre individual x social, externo x interno, desejo x poltica ... As configuraes que esta clnica produz pem em funcionamento linhas de segmentao duras que afirmam prticas polticas de individualizao, intimizao, evitao da diferena e dos encontros produzidos pelos afetos e desejo na produo de real social.

Tais prticas so atravessadas por um entendimento do desejo como atribudo a alguma coisa ou como partindo de um determinado sujeito. Como tal, temos o desejo articulado a uma transcendncia que o recalca encarcerando -o em carncias, culpabilidades, lei, falta ou seja, colocar na idia de desejo, a idia de falta supor que, para alm do ato de desejar, h alguma outra coisa: uma transcendncia. Temos a uma concepo de desejo familiarizado e colocado em relao de exterioridade com a produo social, separando -o do que ele pode. E o que o desejo pode ? Deleuze e Guattari(1980) trabalham a noo de desejo como produo, inscrevendo-o num regime de imanncia entre a produo social e a produo desejante. Pois, quando colocamos o desejo numa referncia imanente, a primeira coisa a abolir a idia de desejar alguma coisa. Fazer uma teoria imanentista do desejo significa no mais separ -lo de suas manifestaes. H agenciamento, h relao desejante. Neste sentido, no h como pens -lo separado das conexes reais do mundo exterior. Tal formulao supe a derrocada da fico de um "eu" regido pelo princpio da identidade que opera por um processo de laminao que faz passar os mltiplos modos de existir, os processos de singularizao, por um s e mesmo quadro de referncia identificvel. Produz tambm a derrocada da fico de um desejo neutralizado e separado de suas manifestaes. Pensamos, ento, uma clnica que no separa o desejo do campo social, ou seja, da criao da vida em suas mltiplas manifestaes. Neste sentido ela no uma nova ou melhor tcnica mas, ao contrrio disto, " uma clnica liberta de categorias universais modeladoras e no submissa as tiranias da intimidade"( Benevides de Barros et al, 1996. p.183) Esta proposta nos coloca de imediato num campo de inveno e experimentao permanentes, bem como nos instiga a nos conectarmos com outros campos do saber, tais como: a filosofia, a histria, a literatura ... Pois, como nos convida Ewald (1991, p.90) '' Voc quer fazer Psicologia ? ... aprenda a histria, percorra as grandes formaes da histria universal ..., espolie a biblioteca do arquelogo, do etnlogo, do economista, empanturre -se de literatura e de arte, esto a as disciplinas do

desejo, as disciplinas que relatam no seu conjunto e na diversidade as produes do desejo." Tais consideraes nos remetem ao carter transdisciplinar desta clnica em seu carter de dissoluo dos territrios hierrquicos de saber-poder, bem como problematizao, por um lado, dos territrios "psi", por um lado, como os nicos detentores do saber sobre a clnica e as questes da subjetividade e, por outro, da circunscrio da prtica clnica agenciada com a reproduo do modelo bi-pessoal tradicionalmente exercido nos consultrios e/ou transportados para algumas instituies pblicas. Tomamos a clnica numa de suas direes filolgicas, a que provm de Klinos e de Klinamem, que quer dizer inclinao, deriva ou desvio de um ponto de direo estabelecido. Neste sentido, a clnica crtica no em seus limites epistemolgicos mas em sua dimenso de deriva, processualidade, criao, interveno. Enquanto intervenao no buscar desvelar a verdade escondida ou latente mas, ao contrrio disto, se imanentizar nos mbitos macro e micropolticos. mbitos estes indissociveis j que indivduos e grupos so atravessados pelas diferentes linhas que os compem. Macro e micropoltica so dois modos de recortar a realidade, so dimenses indissociveis que, apesar de terem seus modos prprios de funcionamento, se infiltram uma na outra. Elas correspondem ao que Rolnik (1989, p.59) chama de "duas formas de individuao, duas espcies de multiplicidades, [...] duas polticas." Temos, aqui, um convite a uma mudana de lgica, criao de outros dispositivos que nos afastem da lgica da dicotomizao engendrada no "social" entre macro (maior e social) x micro (menor e individual), dentre outras. Pois, como nos apontam Deleuze e Parnet (1980, p.151), indivduos e grupos so constitudos de linhas de natureza diversa. Linhas de segmentaridade dura (famlia, profisso, trabalho, classe social...), linhas de segmentaridade flexvel (fluxos, devir...) e linhas de fuga (abstratas, das quais as outras se derivam). Estas linhas so imanentes, ou seja, seu processo de co-produo e acoplamento, nelas a relao que define os termos, no h algo de fora que as organize, no h transcendncia ou " a -prioris".

Podemos dizer que a macropoltica(ou o molar), seria o plano da segmentariedade dura, dos processos constitudos (homem/mulher, luta de classes, adulto/criana), o plano dos territrios, do visvel. Nele encontramos a predominncia das linhas duras. Linhas que esto subordinadas a um ponto de referncia que lhes d sentido, ou seja, implicam dispositivos de poder diversos que fixam os cdigos aos territrios do segmento correspondente. Um exemplo disto temos so os aparelhos de Estado como acionadores das mquinas de sobrecodificao3 da sociedade capitalista. A segmentao operada, por este plano, corta os fluxos endurecendo-os em oposies binrias. H a predominncia de uma mquina abstrata de sobrecodificao que "corta os agenciamentos em grandes conjuntos, identidades, individualidades, sujeitos e objetos." (Benevides Barros,1994, p.268) O plano micropoltico ou molecular, por outro lado, refere -se ao plano do desejo, ao plano do invisvel, onde no se tm unidades, mas intensidades, "lista de afetos no subjetivados, determinados pelos agenciamentos que o corpo faz, e, portanto, inseparveis de suas relaes com o mundo.(Rolnik,S.1989, p.61) Neste, encontramos a predominncia de uma mquina abstrata de mutao ou de guerra, com a predominncia das linhas flexveis e de fuga que buscam escapar dos cdigos totalizadores das linhas duras e nos conectam com o devir, com o desconhecido. As linhas de fuga funcionam ligadas a mquina de guerra, conjugando -se com os movimentos de desterritorializao, buscando escapar das reterritorializaes, ou seja, da captura do desejo pelo Estado totalizador. Caberia, ento, afirmarmos que estas trs linhas existem em ambos os planos, havendo em cada um a predominncia de um dos tipos. No plano macro, como j vimos, temos a predominncia das linhas duras que formam o que Deleuze e
3

Deleuze em uma de suas conferncias sobre o Anti dipo (16/11/71), analisa o modo de funcionamento do capitalismo e afirma que a reanimao do capitalismo se d de forma paradoxal, porque ele se constitui se constitui historicamente sobre o drama das outras sociedades: a existncia e a realidade de fluxos decodificados que ele toma para si. Esta a sua positividade: se constituir sobre o negativo das outras sociedades, tornando possvel que hoje o percebamos como universal de toda sociedade. O capitalismo funciona sobre uma conjuno de fluxos, mas com a condio de introduzi-los, ao mesmo tempo, numa mquina axiomtica, no mais de cdigo, que opera por sobrecodificao ( reproduo, oposio, ressonncia) e/ou como mutao ( linhas de fuga, emisso de novos quanta). funciona primordialmente ( mas no exclusivamente) no plano molecular, neste sentido, hoje, podemos entender que seu alvo principal no seriam as classes e suas representaes mas o que Deleuze e Guattari chamam de massa e suas linhas de diferenciao com relao ao segmento molar.

Guattari chamam de um sistema arborescente. Este sistema caracteriza -se por desdobramentos e derivaes a partir de uma referncia primeira, funcionam por reproduo. No plano micro as linhas formariam um sistema de rizomas onde tudo local e a conexo se faz de qualquer ponto, sendo sempre heterognea. " O terreno do rizoma o da multiplicidade. No h pontos-posies ou pontos dos quais se ramificariam caminhos secundrios. S h linhas. No h princpios, h sempre um "meio" em que cresce e transborda. " ( Benevides Barros, 1994, p.269) O sistema rizoma nos mergulha na processualidade, no devir4, afirmando -se pela qualidade de suas conexes e encontros, bem como pela sua potencia de fluir. Vemos, assim, que no se trata de estabelecer hierarquias entre as linhas e mquinas, nem mesmo de tom -las em oposio, considerando que cada agenciamento composto de mltiplas direes e linhas que se atravessam produzindo infinitos arranjos. "O que haveria de comparar em cada caso so os movimentos de desterritorializao e os processos de reterritorializao que aparecem em um agenciamento.(Deleuze, G. Parnet,C. 1980,p. 161) Dessa forma, quando tomamos a clnica como eminentemente poltica, ou seja, como problematizao de valores, sentidos fixos, universais e como possibilidade de conexo com as prticas de "inveno de si", que podemos afirmar o que produzimos no campo da formao Psi, bem como no campo da interveno em instituies-estabelecimentos, como clnica. Ou seja, a crtica como clnica. Referncias Bibliogrficas: BAREMBLITT,G. Aclnica como ela : dez pontos para uma apresentao. In: Sade e Loucura 5 a Clnica como ela . So Paulo: Hucitec, 1997. BENEVIDES DE BARROS, R.D.Grupo: A Afirmao de um Simulacro. So Paulo, 1994.Tese (Doutorado em Psicologia Clnica) - Pontifcia Universidade Catlica de so Paulo, so Paulo, 1994. _______________________; et al. Teorias e Prticas Psicolgicas em Instituies Pblicas: uma abordagem transdisciplinar na clnica. In Cadernos de Subjetividade. So Paulo: Ncleo de Estudos e Pesquisa de Subjetividade do Programa de Ps-Graduao da PUC/SP, n.4, 1996, p. 176-186.
4

O devir aqui entendido como aquilo que cobra da estrutura sua imobilidade. A linha do devir no tem comeo nem fim, neste sentido, no se define pelos pontos que liga nem pelos que a compem, mas passa entre os pontos, cresce pelo meio. Os devires so o que Deleuze & Parnet(1980,p.8) chamam de geografia, orientaes, direes, entradas e sadas. e

DELEUZE, G. Conferncias sobre o Anti- dipo e Mil plats. 2000. Disponvel em:
HTTP :// WWW . IMAGINET . FR/ DELEUZE .

acesso em 2001.

____________. Nietzsche e a Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976. ____________ & GUATTTARI, F. Millle plataux. Capitalisme ei Schizophrenie. Paris; Les ditions de Minuit, 1980. _____________& PARNET, C. Dialogues. Paris: Flammarion, 1977. 177p. EWALD, F. A Esquizoanlise. In: ESCOBAR, C. H.(org). Dossier Deleuze. Rio de Janeiro: Holn Editorial, 1991. FOUCAULT, M. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal,1979. ______________. Nietzsche, Freud e Marx- theatrum Philosoficum. So Paulo: princpio, 1987. LANCETTI, A. Preveno, preservao e progresso em sade mental. In: Sade e Loucura.n1. SP: Hucitec,1989. ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformaes contemporneas do desejo. So Paulo: Estao Liberdade, 1989. 304p.

Anda mungkin juga menyukai