Anda di halaman 1dari 14

A I D 1

S E T S E U Q E D E T E R LIV

O T I E DIR

R A L U B I T S VE AS
N I P M A C C U P

2 1 20

No DE INSCRIO No DE SALA

INSTRUES
01. Escreva na capa, em local prprio, o seu NMERO DE INSCRIO e da sua SALA. 02. D as RESPOSTAS s QUESTES OBJETIVAS no FORMULRIO DE RESPOSTAS, nos campos pticos prprios. Para tanto utilize apenas caneta esferogr ca preta. No poder ser utilizada caneta esferogr ca de qualquer outro tipo ou cor (vermelho, azul, roxo, roller-ball, porosas, etc.). 03. Assine o Formulrio de Respostas. 04. Para eventuais rascunhos, utilize-se dos espaos em branco constantes deste livrete. Os rascunhos no sero corrigidos. 05. As instrues para resoluo das questes constam da prova. NENHUM COORDENADOR OU FISCAL DE SALA EST AUTORIZADO A PRESTAR INFORMAES SOBRE AS QUESTES. 06. Somente poder retirar-se da sala aps 1 hora e 30 minutos do incio da prova, ocasio em que dever ter assinado a Lista de Presena e entregue o Livrete de Questes e o Formulrio de Respostas. 07. Aconselha-se ateno ao transcrever as respostas deste Livrete de Questes para o Formulrio de Respostas, pois rasuras podero anular a questo.

LNGUA PORTUGUESA Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 e 2, considere a produo abaixo, da escritora e cartunista argentina Maitena Burundarena, publicada na obra Mulheres alteradas 1. O filho, sua me e a surra, dcada a dcada.

(Rio de Janeiro: Rocco, 2003. p. 61)

1.

Nos quadrinhos acima, (A) (B) (C) (D) narra-se, em ordem cronolgica demarcada em dcadas, a histria do protagonista um filho que, com o passar do tempo, aprende a se relacionar melhor com a sua me, mulher sempre alterada. com o ttulo anunciando a surra, retrata-se a relao entre me e filho na qual a figura materna sempre evita a agresso, modo de a cartunista criticar a permissividade dos pais do sculo XX. de modo bem-humorado, so representadas distintas situaes em que a criana faz uma travessura e a me se v obrigada a puni-la, modo de significar que filho, em qualquer poca, necessita da interveno materna, metaforizada na figura da surra. o direito palavra transferido da me para o filho para ser construdo o sentido que, ironicamente, a autora deseja ver atribudo histria: o processo de maturidade implica o entendimento de que aquele que mais grita mais tem garantidos seus direitos. os dilogos e as atitudes das personagens, para alm da situao representada, simbolizam o modo como se constituem as relaes de poder no ambiente familiar sob a influncia de valores culturais que so emblemticos de especficas e sucessivas pocas.

(E)

2.

Considere as afirmaes que seguem.

I. No quadrinho 1960, h emprego de linguagem informal, bastante adequada cena retratada. II. No quadrinho 1990, h discordncia entre a pessoa verbal usada e o pronome pessoal oblquo empregado, desarmonia
inadequada se for considerado o padro culto escrito.

III. Transformando a orao Embora eu seja seu filho, no quadrinho 1970, em orao reduzida, a formulao Sendo eu seu filho
mantm a correo e o sentido originais.

IV. No quadrinho 1950, Vai ver s exprime, em linguagem coloquial, uma advertncia, que o contexto no permite confundir com
nenhum tipo de ameaa. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. II e III. I, III e IV. I, II e IV. II, III e IV.


3

PUCCAMP-211-Lngua-Portuguesa

Ateno:

Para responder s questes de nmeros 3 e 4, considere o texto abaixo.

Ateno:

Para responder questo de nmero 5, considere o que segue.

Persiste entre certas tribos o mito de que os anos 70 foram uma espcie de Idade Mdia da msica popular, um perodo sombrio no qual nada teria ocorrido de relevante no mundo, a no ser a febre da discoteca o que s confirmaria que nada teria ocorrido de relevante mesmo. No adianta confrontar os detratores dessa dcada perdida com as melhores fases de Marvin Gaye, Pink Floyd e David Bowie ou ainda com a emergncia dos Sex Pistols, dos Ramones, do Clash e dos demais punks.
(Arthur Dapieve. Eles so a fonte. Msica. In BRAVO!, set 2011. p. 31)

5.

Foi delegacia fazer uma queixa, pois tinha sido vtima de um golpe: procurado por algum que se dizia influente numa instituio bancria, recebeu a oferta de facilitao na liberao de um emprstimo mediante o pagamento de uma certa quantia; a quantia foi paga imediatamente e o emprstimo no foi autorizado. O delegado, ao registrar a queixa, esclareceu que se tratava de um caso de indignidade bilateral. O esclarecimento do delegado evidencia o conceito que est expresso no seguinte provrbio: (A) (B) (C) Quem tudo quer nada tem. Pau que bate em Chico bate em Francisco. Na vida assim: uns armam o circo, outros batem palma. Quem conta com a panela alheia, arrisca-se a ficar sem ceia. Ladro endinheirado nunca morre enforcado. Para responder s questes de nmeros 6 a 8, considere o que segue.

3.

Considerado o primeiro perodo do texto, correto afirmar: (A) em certas tribos, tribo foi empregada na mesma acepo vista e exemplificada neste item do verbete de dicionrio: grupo social autnomo que apresenta certa homogeneidade (fsica, lingustica, cultural etc.), ger. composto de famlias ligadas a uma origem comum Ex.: as t. dos godos. a palavra mito foi empregada na mesma acepo vista e exemplificada neste item do verbete de dicionrio: representao idealizada do estado da humanidade, no passado ou no futuro. Ex.: m. do Eldorado. o conhecimento do que se l neste item do verbete do dicionrio I. Mdia (Rubrica: histria) perodo da histria mundial, esp. europeia, que, por conveno, se estende da queda do Imprio Romano, no sV, at a queda de Constantinopla (1453) condio necessria para a compreenso do que seria uma espcie de Idade Mdia. substituindo o destacado em um perodo sombrio no qual nada teria ocorrido de relevante no mundo por cujas as realizaes no atingiriam relevncia no mundo, o sentido e a correo originais estaro preservados. o segmento o que s confirmaria que nada teria ocorrido de relevante mesmo constitui avaliao do autor sobre a irrelevncia cultural da febre da discoteca nos anos 70.

(B)

(D)

(C)

(E) Ateno:

________________________________________________________________

(D)

O que se transcreve abaixo trecho inicial do romance Dirio da queda, do escritor gacho Michel Laub, em captulo intitulado Algumas coisas que sei sobre o meu av.

1
1 Meu av no gostava de falar do passado. O que no de estranhar, ao menos em relao ao que interessa: o fato de ele ser judeu, de ter chegado ao Brasil num daqueles navios apinhados, o gado para 5 quem a histria parece ter acabado aos vinte anos, ou trinta, ou quarenta, no importa, e resta apenas um tipo de lembrana que vem e volta e pode ser uma priso ainda pior que aquela onde voc esteve.

(E)

________________________________________________________________

4.

No adianta confrontar os detratores dessa dcada perdida com as melhores fases de Marvin Gaye, Pink Floyd e David Bowie ou ainda com a emergncia dos Sex Pistols, dos Ramones, do Clash e dos demais punks. Sobre o segmento acima, considerado o contexto, a nica afirmao INCORRETA : (A) nele est subentendida a ideia de que at um argumento de peso incapaz de reverter as convices daqueles que depreciam a produo musical dos anos 70.

2
1 Nos cadernos do meu av no h qualquer meno a essa viagem. No sei onde ele embarcou, se ele arrumou algum documento antes de sair, se tinha

(B)

as aspas em dcada perdida do relevo ao modo como os que maldizem os anos 70 denominariam esse perodo. nele est subentendida a ideia de que a expresso musical de Marvin Gaye, Pink Floyd e David Bowie apresentou oscilaes nos anos 70. na expresso ou ainda, o advrbio est empregado com o mesmo sentido observado na frase Ela acredita que ainda chegar a v-lo curado. nele est subentendida a ideia de que o grupo emergente citado faz parte do movimento musical punk.

(C)

dinheiro ou alguma indicao sobre o que encontraria 5 no Brasil. No sei quantos dias durou a travessia, se ventou ou no, se houve uma tempestade de

(D)

madrugada [...].
(So Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 8)

(E) 4

PUCCAMP-211-Lngua-Portuguesa

6.

No fragmento, (A) o narrador constri a trama entrelaando uma srie de suposies sobre o av, visto nunca ter tido possibilidade de obter qualquer informao concreta sobre esse seu antepassado. o comentrio sobre as fontes das informaes exemplifica o fato de que o tipo de narrador desse texto s pode contar aquilo que v, aquilo de que ouviu falar ou aquilo a que teve acesso por registros escritos. o relato feito por um narrador em primeira pessoa que, mesmo focalizando a figura de um ascendente to prximo, no manifesta nenhum tipo de disposio emocional ou comentrio sobre o que conta. notam-se caractersticas tpicas de um dirio, escrito em que se registram os acontecimentos de cada dia: nfase nas sensaes daquele que conta suas experincias e rigor no que se refere a apresentar os fatos na ordem cronolgica em que se do. o protagonista tem sua histria relatada por um descendente, que a retrata sob a perspectiva de uma vida singular: o narrador concentra-se nas mincias do cotidiano da personagem, do qual se evitam os comentrios generalizantes.

(B)

(C)

(D)

(E)

7.

Considerado o bloco 1, correto afirmar: (A) (B) (linhas 1 e 2) o pronome demonstrativo em O que no de estranhar remete ao que est citado depois dos dois-pontos, na linha 3. (linhas 2 e 3) dando outra forma ao segmento em relao ao que interessa, ao menos em relao aquilo que interessa manteria a correo e o sentido originais. (linha 5) o emprego de quem evidencia que a palavra gado est empregada em sentido conotativo. (linhas 6 e 7) em resta apenas um tipo de lembrana que vem e volta, o termo destacado retoma exclusivamente lembrana. (linha 8) em aquela onde voc esteve, o pronome destacado indica estritamente a pessoa com quem o narrador dialoga, no sendo possvel consider-lo pronome indefinido, que, nesse caso, equivaleria a uma pessoa no identificada ou algum.

(C) (D) (E)

8.

Considerado o bloco 2, correto afirmar: (A) (B) (linhas 1 e 2) a expresso qualquer meno a essa viagem exerce na frase a funo de sujeito. (linhas 1 e 2) a substituio de qualquer meno por menes e do verbo haver por existir manteria o padro culto escrito original se produzisse a formulao no existe menes a essa viagem. (linha 2) substituindo a formulao No sei onde ele embarcou por No sei o lugar que ele embarcou, o padro culto estaria mantido. (linhas 2 e 3) substituindo o segmento destacado em se ele arrumou algum documento antes de sair por anteriormente sada, a clareza da frase no fica comprometida. (linhas 1 e 2) nos segmentos no h qualquer meno a essa viagem e (linhas 3 a 5) se tinha dinheiro ou alguma indicao sobre o que encontraria no Brasil, as preposies destacadas so requeridas por ncleos nominais.

(C)

(D)

(E)

9.

A frase em que a palavra destacada est empregada em conformidade com o padro culto escrito : (A) (B) (C) (D) (E) O rapaz a maior vtima nessa histria toda. Ontem noite, recompomos toda a descrio que havamos feito dos fatos, para ver o que poderia ter provocado o mal-entendido. Esperamos que ele no continui a se mostrar insensvel ao problema da moa. Se esse novato antever alguma possibilidade de fazer parte da seleo, far tudo para merecer a convocao. Queria no jardim a Branca de Neve e os sete anozinhos.

10.

Est clara e correta, considerado o padro culto escrito, a seguinte frase: (A) Devido o jeito que desenvolveram a investigao, a fim de obter os melhores resultados, foi concedido o ttulo de melhores pesquisadores juvenis do ano. Tantas coisas de grande periculosidade aconteceram aos guarda-florestais, que lhes restaram, com manifestaes de ressentimento, pedir despensa da funo. J que tanto o consideramos, importante que saibamos o porqu da sua deciso; nosso desempenho, alis, vai depender muito da exata compreenso de seus motivos. A cada passo da consecuo do projeto, ser especificado as despesas de cada setor com material e mo de obra, e isso posso garantir sem nenhuma hesitao. A anlise destas especficas questes da contemporaniedade exigem que leve-se em conta recentes conquistas de um feixe de disciplinas, todas elas bastante relevantes. 5

(B)

(C)

(D)

(E)

PUCCAMP-211-Lngua-Portuguesa

ESPECFICAS Ateno: Para responder s questes de nmeros 11 a 15, considere o texto apresentado abaixo.

14.

A charqueada do sul a que o texto se refere foi uma atividade econmica que, durante o perodo colonial, (A) vigorou na antiga capitania de So Pedro (atual Rio Grande do Sul) por um breve perodo de tempo, uma vez que a pecuria argentina, em larga escala, ofuscou essa produo. alou a regio sul condio de principal polo econmico da colnia, uma vez que a pecuria e o tropeirismo ultrapassaram os ganhos obtidos pelo sudeste com a minerao. possibilitou a ocupao das regies de fronteira por jesutas que se serviram de mo de obra indgena e se especializaram na extrao de couro e no comrcio de bovinos. contribuiu para consolidar o domnio portugus na regio e definir as fronteiras na regio do Prata, aps ter sido estabelecida a exportao de carne seca para diversos centros urbanos. proliferou nas regies de charco, nos Pampas, combinando agricultura e pecuria na mesma proporo, o que tornou o sul autossuficiente em termos econmicos e estimulou movimentos separatistas.

(...) no havia famlia de dinheiro, enriquecida pela setentrional borracha ou pela charqueada do sul, que no reputasse um compromisso de honra com a posteridade domstica mandar dentre seus jovens um, dois, trs representantes abeberar-se fonte espiritual do Ateneu.
(Raul Pompia. O Ateneu. Apud DACANAL, Jos Hildebrando. Romances brasileiros I. Alegre: Novo Sculo, 2000. p. 158)

(B)

11.

Sugere-se, nesse trecho, que o colgio Ateneu (A) (B) (C) (D) servia diligentemente comunidade local e cultivava nos alunos valores de alta espiritualidade. era bastante prestigiado e correspondia aos planos que uma elite econmica traava para seus filhos. tinha fama de disciplinador, e a ele recorriam as famlias abastadas para que se punisse a rebeldia dos jovens. primava pela firme orientao religiosa, razo pela qual pais modestos se sacrificavam para a ele enviar os filhos. adotava uma revolucionria pedagogia moderna, afastando-se dos princpios de uma educao mais tradicional.

(C)

(D)

(E)

(E)

________________________________________________________________________________________________________________________________

12.

Ao analisar o romance O Ateneu, Mrio de Andrade fez a seguinte observao acerca de Raul Pompia: Deu-lhe a ideia do seu romance a incompetncia de viver adquirida ou pelo menos arraigada nele pelo drama do internato; vazou no livro o seu dio por um passado que culpou (...). Com esta observao, Mrio de Andrade considera que O Ateneu um romance bastante marcado (A) (B) (C) (D) pelos ressentimentos pessoais de seu autor, advindos de sua experincia de aluno interno. pelo estilo exaltado de um narrador que simula ter vivido as experincias do protagonista do romance. pelo desejo de mostrar a vida de um aluno incompetente, atormentado por intenso sentimento de culpa. pela pesquisa que fez seu autor junto a colgios da poca, quando se deparou com o conservadorismo das tcnicas pedaggicas. pela denncia dos dramas que vivem os alunos de um internato religioso, em oposio rotina amena das escolas pblicas.

15.

O sucesso da explorao da borracha, na Amaznia, acarretou transformaes significativas para a regio, dentre as quais pode-se citar (A) a migrao de trabalhadores nordestinos para as zonas seringalistas; a abertura da estrada Transamaznica e a anexao do Amap, que pertencia Guiana Francesa, mediante o pagamento de indenizaes a esse pas. a prosperidade econmica resultante da hegemonia brasileira no comrcio internacional desse produto at o fim da I Guerra Mundial; o adensamento populacional no Par e a instalao pioneira do telgrafo na regio. a expanso urbana de cidades como Belm e Manaus no incio da Repblica; o processo de construo da ferrovia Madeira-Mamor e a incorporao do Acre, regio que pertencia Bolvia e ao Peru, ao territrio brasileiro. o incremento tecnolgico do mtodo de extrao do ltex no fim do sculo XIX; a instalao de empresas norte-americanas dedicadas vulcanizao da borracha para a fabricao de pneus, e o surgimento, na regio, de sindicatos de seringueiros. a construo de barragens e canais, na bacia amaznica, para o escoamento da produo por vias fluviais; a irrupo da Cabanagem, grande revolta das populaes ribeirinhas, e o corte ostensivo de seringueiras para total aproveitamento do ltex. Para responder s questes de nmeros 16 a 20, considere o texto apresentado abaixo.

(B)

(C)

(E)

(D)

________________________________________________________________

13.

Os cuidados com a formao fsica e espiritual dos jovens figuraram como prioridade na histria da sociedade ateniense, na Grcia Antiga. Sobre essa formao correto destacar (A) a hegemonia dos professores sofistas e dos telogos, contratados pelo Estado por meio de concursos pblicos, o que significou a preponderncia do estudo da filosofia sobre outras reas, e o controle do governo sobre a educao. o acesso irrestrito educao pblica e democrtica por parte de todos os jovens gregos, incluindo-se os metecos, com o objetivo de se formar cidados que dominassem a retrica, a oratria, fossem politicamente participativos e completos. a ateno com o corpo por meio da ginstica, integrada a um ensino que se pretendia universalista, abrangendo diversas modalidades do conhecimento a serem dominadas e que, em seu conjunto, configuravam a chamada Paidia. a prevalncia do ensino particular e individualizado durante toda a vida escolar do aluno, cuja responsabilidade cabia a um sacerdote, chamado de pedagogo, que assumia o papel de tutor e era remunerado pela famlia. a separao de salas de aulas de meninos e meninas que, no entanto, tinham o mesmo acesso ao conhecimento e o direito de optarem, no ensino superior, por uma especializao tcnica, nos Liceus, ou humanista, nas Academias. (E)

(B)

________________________________________________________________

Ateno:

Muitos guerreiros de sua raa acompanharam o chefe branco, para fundar com ele a mairi dos cristos. Veio tambm um sacerdote de sua religio, de negras vestes, para plantar a cruz na terra selvagem. Poti foi o primeiro que ajoelhou aos ps do sagrado lenho; no sofria ele que nada mais o separasse de seu irmo branco. Deviam ter ambos um s deus, como tinham um s corao. Ele recebeu com o batismo o nome do santo, cujo era o dia; e o do rei, a quem ia servir, e sobre os dois o seu, na lngua dos novos irmos.
(Jos de Alencar. Iracema. So Paulo: Moderna, 1993. p. 83)

(C)

(D)

(E)

PUCCAMP-211-Direito

16.

Assiste-se, nesse trecho final do romance Iracema, (A) (B) (C) (D) (E) converso religiosa do guerreiro Martim, para a qual o estimulou a morte de sua amada. consumao de um dos objetivos da colonizao portuguesa, que a converso do gentio. a um pacto de fiel amizade entre dois guerreiros, at ento ferozes inimigos. ao tardio batismo de Martim, na preparao para o seu retorno ptria portuguesa. missa em que se celebra, por meio dos chefes, a conciliao entre tabajaras e tupinambs.

20.

A expanso do cristianismo motivou diversas aes por parte da Igreja Catlica, principalmente durante as Idades Mdia e Moderna. As cruzadas, cujo nome valia-se do smbolo sagrado mencionado no texto, tiveram dentre seus objetivos (A) empreender a Guerra Justa a fim de catequizar, fora, os povos no europeus, como os ndios e os mouros, bem como assegurar o controle europeu das rotas comerciais entre o velho continente, o Oriente e o Novo Mundo. expandir o poder das monarquias feudais, em aliana com o Papa e o alto clero, a fim de expulsar os mouros da Pennsula Ibrica e reverter o chamado Cisma do Ocidente, que opunha catlicos e protestantes. reagir s trevas marcadas pela rpida propagao da Peste Negra, das ordens mendicantes e dos hbitos mundanos dentre as populaes camponesas, mobilizando romarias e longas peregrinaes at Jerusalm. conquistar militarmente, sob a promessa da salvao para seus integrantes, terras dominadas pelo Islo, implantando novos feudos sobre a populao dominada e expandindo a cristandade ocidental. assegurar o cesaropapismo, ou seja, o poder absoluto do Papa, mobilizando as massas para que lutassem por esse soberano da Igreja Catlica e pela vitria da f crist sobre o chamado paganismo. Para responder s questes de nmeros 21 a 23, considere o texto apresentado abaixo.

(B)

________________________________________________________________

(C) 17. As expresses sagrado lenho e negras vestes conotam um contexto que contrasta fortemente com o que sugere a expresso (A) (B) (C) (D) (E) 18. terra selvagem. plantar a cruz. recebeu com o batismo. um s deus. o chefe branco. (D)

(E)

________________________________________________________________

No ltimo pargrafo do texto, Alencar d como possvel uma harmonizao entre (A) (B) (C) (D) (E) a violncia da colonizao, a bravura dos indgenas e a disputa poltica. o amor natural, a f catlica e os rituais indgenas. a sujeio do bom selvagem, a compaixo dos missionrios e a crueldade do colonizador. o poder religioso, o poder poltico e a sujeio do bom selvagem. a altivez dos indgenas, a sabedoria poltica e a interferncia da igreja.

________________________________________________________________

Ateno:

Isso tudo se passou conosco. (...) Nos caminhos jazem dardos quebrados; Os cabelos so espalhados. Destelhadas esto as casas, Incandescentes esto os muros. Vermes abundam por ruas e praas. E as paredes esto manchadas de miolos arrebentados. Vermelhas esto as guas, como se algum as tivesse tingido, E se a bebamos, eram guas de salitre. Golpevamos os muros de adobe em nossa ansiedade e nos restava por herana uma rede de buracos. Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos no detm a desolao. Temos comido pes de colorim [rvore venenosa], temos mastigado grama salitrosa, pedaos de adobe, lagartixas, ratos, e terra em p e mais os vermes. (...)
(Miguel Len-Portilla. A conquista da Amrica Latina vista pelos ndios. Rio de Janeiro: Vozes, 1985. p.41)

________________________________________________________________

19.

O batismo, assim como fez parte do processo de converso do gentio ao catolicismo, como sugere o texto, foi obrigatrio na converso de judeus em cristos novos. Entretanto, esses processos de converso se diferenciam pois, o primeiro caso (A) vinculou-se historicamente s campanhas empreendidas pela Reforma Catlica, na qual teve destaque a Companhia de Jesus, enquanto o segundo caso deve ser entendido como parte da disputa entre as Igrejas Catlica e Protestantes, pela incorporao de judeus insatisfeitos com suas instituies religiosas. ocorreu devido s decises tomadas pelo Conclio de Trento, que inaugura uma poltica de expanso do catolicismo entre povos considerados pacficos e ingnuos, enquanto o segundo caso derivou do antissemitismo generalizado na Europa, que resultou na extino daquela crena na regio. dispensou o uso da violncia, uma vez que a converso se deu de comum acordo e amigavelmente, como observa-se no texto, enquanto o segundo fez parte de um conjunto de aes persecutrias e extremamente violentas, empreendidas pela Igreja Catlica, a fim de combater as chamadas heresias. pretendeu a integrao dos nativos nova sociedade em formao, transformando-os em cidados e catlicos, tal como os demais sditos da Coroa, enquanto o segundo acirrou a marginalizao dos infiis, uma vez que a converso garantia o perdo divino, mas no igualava cristos novos e velhos. contribuiu para dar legitimidade ao processo de conquista e colonizao, uma vez que a catequese tambm exerceu um papel domesticador das populaes indgenas, enquanto que o segundo vincula-se formao dos Estados Absolutistas, uma vez que estes pressupunham a unidade religiosa.

(B)

21.

Nesses versos, notam-se os seguintes recursos estilsticos:

(C)

I. repetio de um mesmo padro sinttico, como em


Destelhadas esto as casas, Incandescentes esto os muros, Vermelhas esto as guas;

II. ritmo bem compassado, em virtude da regularidade


mtrica dos versos;

(D)

III. manuteno de um sujeito indeterminado, de modo a


revestir de mistrio a autoria das aes narradas. Atende ao enunciado SOMENTE o que est em (A) (B) (C) (D) (E)

(E)

I. II. III. I e II. II e III.


7

PUCCAMP-211-Direito

22.

Com base no conhecimento histrico, pode-se afirmar que o texto descreve o cenrio no qual (A) as precrias condies naturais das terras reservadas aos povos nativos, somadas s crises geradas pelas disputas internas criaram a difcil condio de vida dos indgenas. o conjunto de normas estabelecidas pela metrpole ordenava a vida de suas colnias de forma a estimular os conflitos entre as civilizaes pr-colombianas e facilitar a dominao. a existncia de naes estruturadas, com grande contingente populacional, muito bem armadas e com exrcitos treinados estimulava o conflito entre os povos prcolombianos. se desenvolveram naes amerndias cuja inferioridade cultural impediu-as de articular formas de resistncia contra o avano colonizador e levou misria daqueles que sobreviveram. se desencadeou o processo de destruio das civilizaes pr-colombianas e a difcil sobrevivncia daqueles que escaparam, em dado momento, do extermnio pelas armas de fogo.

24.

A descrio a que o texto faz referncia permite afirmar que se (A) o Iluminismo se prope acabar com as desigualdades sociais por meio da razo, Rousseau defende a socializao dos meios de produo para romper com a ideia de desigualdades natural dos homens. a sociedade moderna refora a desigualdade ao estimular a busca do prazer baseada na razo e na riqueza material, Rousseau faz uma dura crtica a essas formas de escravizao do homem na poca. as sociedades tradicionais consideravam natural a desigualdade entre os homens, Rousseau defende a ideia de que as desigualdades se produzem na Histria e so fontes dos males sociais. a produo do saber considerado renovador, ao circular apenas entre as elites, promovia as desigualdades sociais, Rousseau acredita que somente a razo podia ajudar o homem a superar essas dificuldades. os intelectuais consideravam que todos os homens eram naturalmente livres, independente de sua origem, Rousseau argumenta que o consentimento de todos essencial para se instalar a igualdade social.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

________________________________________________________________

25.

________________________________________________________________

23.

O conhecimento histrico sobre o perodo das conquistas da Amrica espanhola permite concluir que Hermn Corts e Francisco Pizarro (A) expressam a extrema crueldade e a violncia pelas quais se deu a implantao da dominao colonial na Amrica espanhola. construram na Amrica espanhola parceria com os povos indgenas para a explorao de ouro e prata, o que facilitou a conquista e colonizao das terras americanas. apresentaram as civilizaes incaica e asteca como representantes do povo americano e demonstraram o sentido destruidor do contato entre esses povos e os europeus. criaram as primeiras colnias europeias de povoamento na Amrica espanhola organizadas com base na monocultura, no latifndio e no trabalho escravo indgena. estabeleceram na Amrica uma forma de ocupao menos cruel e violenta e onde os laos de dependncia em relao metrpole eram bem menos estreitos. Para responder s questes de nmeros 24 a 27, considere o texto apresentado abaixo.

Ao formular sua tese acerca das boas qualidades da Natureza, que fazem do homem um ser naturalmente bom, se vale Rousseau do conceito bom selvagem, que viria a prosperar entre escritores romnticos brasileiros que, como (A) (B) lvares de Azevedo e Machado de Assis, tomaram esse tema em reforo campanha abolicionista. Gregrio de Matos e Gonalves de Magalhes, viram nessa tese um argumento para a independncia nacional. Castro Alves e Olavo Bilac, propagaram suas ideias republicanas a partir da idealizao da cidadania. Gonalves Dias e Jos de Alencar, tomaram essa tese em reforo consolidao dos ideais nacionalistas. Manuel Antnio de Almeida e Alusio Azevedo, valeramse dessas ideias para satirizar os privilgios dos colonizadores.

(B)

(C) (D) (E)

(C)

________________________________________________________________

26. (D)

Diferentemente da natureza arcdica, convencionada como modelo de equilbrio pelos escritores neoclssicos, a natureza romntica representa-se de modo a (A) se converter em simples cenrios para as aes humanas. espelhar os sentimentos e as paixes das criaturas humanas. figurar a melancolia de quem se entrega a seus instintos. traduzir a preocupao humana com o equilbrio ecolgico. fortalecer os argumentos dos defensores do paganismo.

(E)

(B) (C)

________________________________________________________________

Ateno:

(D) (E) 27.

E, afinal, pergunta ele [Rousseau], como esse negcio de ricos e pobres, como que ? Esta desigualdade, para Rousseau, no natural, no decorre da Natureza pois naquela poca se falava assim do prprio Homem. Ela decorre da histria dos homens e das relaes mltiplas que entre eles se estabelecem e que provocam, como produtos derivados, uma poro de males como: a misria e a opulncia, o poder de um lado e, de outro, os pobres desditados; os governantes, de um lado, e, de outro, os pobres governados. Tudo isso, dizia Rousseau, tudo isso que vemos hoje em nossa frente, essas diferenas todas entre nobres, burgueses, camponeses, etc. no so nada naturais e precisam acabar. Sim, precisam acabar, pois esta desigualdade a fonte absoluta e nica de todos os males sociais.
(Luiz Salinas Fortes. O Iluminismo e os reis filsofos. So Paulo: Brasiliense, 1982. p. 67)

________________________________________________________________

As diferenas e as injustias sociais sensibilizaram certos poetas romnticos, que assumiram um papel missionrio na luta pela igualdade e pelos direitos humanos. Entre ns, Castro Alves, com (A) a linguagem exacerbada de um poeta condoreiro, traduziu sua indignao de abolicionista no poema Vozes dfrica. seu lirismo intimista, no deixou de se valer da ironia para maldizer as desigualdades do pas. o apuro de seus sonetos equilibrados e contidos, refletiu sobre o triste destino das massas desfavorecidas. seus ideais emancipacionistas, teve ao decisiva para a proclamao da nossa independncia. o estilo atormentado de O escravo, notabilizou-se por suas investidas contra o jugo portugus. PUCCAMP-211-Direito

(B) (C) (D) (E)

Ateno:

Para responder s questes de nmeros 28 e 29, considere o texto apresentado abaixo.

29.

Esse trecho de Martins Pena faz lembrar que, nos textos das peas teatrais, (A) torna-se imprescindvel que a narrao assuma a terceira pessoa, de modo a configurar um narrador onisciente. a tenso dramtica deriva da alternncia entre o ponto de vista do narrador e a perspectiva das personagens. h ganho esttico com a busca dos efeitos estilsticos usualmente promovidos pelo discurso indireto livre. o narrador busca interpretar o mais fielmente possvel o que pensa ou proclama cada uma das personagens. a encenao a que se destinam leva a que todas as frases se formulem como discurso direto das personagens. Para responder s questes de nmeros 30 a 32, considere o texto apresentado abaixo.

ESCRIVO Pois Vossa Senhoria no sabe despachar? JUIZ Eu? Ora, essa boa! Eu entendo c disso? Ainda quando algum caso de umbigada, passe; mas casos srios outra coisa. Eu lhe conto o que me ia acontecendo um dia. Um meu amigo me aconselhou que, todas as vezes que eu no soubesse dar despacho, que desse o seguinte: "No tem lugar. Um dia, apresentaram-me um requerimento de certo sujeito, queixando-se que sua mulher no queria viver com ele, etc. Eu, no sabendo que despacho dar, dei o seguinte: "No tem lugar. Isto mesmo o que queria a mulher; porm o marido fez uma bulha de todos os diabos; foi cidade, queixou-se ao Presidente, e eu estive quase no quase suspenso. Nada, no me aconteceu outra. ESCRIVO Vossa Senhoria no se envergonha, sendo um juiz de paz? JUIZ Envergonhar-me de qu? O senhor ainda est muito de cor. Aqui para ns, que ningum nos ouve, quantos juzes de direito h por estas comarcas que no sabem onde tm sua mo direita, quanto mais juzes de paz ... E alm disso, cada um faz o que sabe.
(Martins Pena. O juiz de paz na roa. O novio. So Paulo: O Estado de So Paulo/Klick Editora, 1997. p126-127)

(B)

(C)

(D)

(E)

________________________________________________________________

Ateno:

A nova paisagem urbana, a modernizao dos meios de comunicao, o impacto desses processos sobre os costumes, tudo isso constitui o marco e o ponto de resistncia em relao ao qual se articulam as respostas produzidas pelos intelectuais. No intervalo de pouqussimos anos, estes devem reprocessar, at em sua prpria biografia, as mudanas que afetam as relaes tradicionais, as formas de fazer e difundir cultura, os estilos de comportamento, as modalidades de consagrao, o funcionamento das instituies. Como era de se esperar, as revistas tornam-se um instrumento de interveno no novo cenrio.
(Beatriz Sarlo. Paisagens imaginrias. Intelectuais, arte e meios de comunicao. Trad. Rubia Goldoni e Sergio Molina. So Paulo: Edusp, 1997. p. 215)

28.

O cargo do poder Judicirio, que o autor com humor ironiza, criado em 1827, era ocupado por pessoas sem formao em Direito, cuja funo era julgar pequenas causas locais. Sobre o assunto correto afirmar que:

30.

I. Com o Cdigo do Processo Criminal, aprovado em


1832, os juzes de paz passaram a exercer o papel de polcia e juiz local: podiam prender, julgar, convocar a Guarda Nacional, entre outros.

Podem ilustrar adequadamente a tese desse texto obras de autores modernistas e peridicos literrios da poca, tais como (A) (B) Os Sertes e Gazeta de Notcias. Triste Fim de Policarpo Quaresma e A Cigarra. O alienista e Niteri. Macunama e Klaxon. O cortio e Clima.

II. O Ato Adicional de 1834, com a criao das Assembleias Provinciais, extinguiu o cargo de juzes de paz e definiu com preciso as prerrogativas do poder local, assim como, do poder central.

(C) (D) (E)

III. A Guarda Nacional, organizada em cada provncia e


subordinada s elites locais, foi criada basicamente para reduzir os poderes dos juzes de paz e passou representar o poder Judicirio local.

________________________________________________________________

31.

Ao longo do sculo XIX, as necessidades impostas pela economia industrial estimularam um grande avano tecnolgico que pode ser exemplificado (A) pela evoluo da microbiologia e da bacteriologia, que resultaram na descoberta de antibiticos e na prtica da vacinao em massa. pela criao de novos meios de transporte como o avio e os navios transatlnticos de servio regular. pela descoberta de novas fontes de energia como o motor a vapor, a iluminao a gs e a eletricidade. pelo desenvolvimento dos radares de longo alcance e das primeiras formas de usinas siderrgica e atmica. pelo salto promovido pela indstria blica, com a transmisso de voz por rdio e o sucesso dos msseis de longa distncia. 9

IV. O juiz era eleito pela populao, mas como apenas


votavam indivduos livres do sexo masculino que possuam bens, as pessoas escolhidas representavam os interesses dos grandes proprietrios de terras e escravos. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

(B)

(C)

I e II. I e IV. II e III. II e IV. III e IV.


(E) (D)

PUCCAMP-211-Direito

32.

A urbanizao e o incremento dos meios de comunicao no Rio de Janeiro e em So Paulo, no fim do sculo XIX e nas primeiras dcadas do sculo XX, devem ser compreendidos levando-se em conta alguns fatores, especficos de cada uma dessas localidades, que favoreceram esse processo. No caso do Rio de Janeiro, podemos citar, fundamentalmente, (A) seu papel de centro financeiro, a despeito de ser a capital, o apoio governamental s iniciativas privadas, o adensamento populacional em funo da geografia da cidade; enquanto, em So Paulo, devemos destacar a contribuio dos anarquistas para o desenvolvimento industrial e a instalao prvia de ferrovias interligando o Estado. seu mercado interno desenvolvido, o fcil escoamento, dada sua localizao, de produtos importados e exportados e a vigncia de um plano concreto de desenvolvimento e modernizao da cidade; enquanto, em So Paulo, devemos destacar o farto emprego de capital ingls e a hegemonia poltica da aristocracia escravista. sua posio estratgica entre So Paulo e Minas Gerais, a influncia da maonaria e o sucesso dos empreendimentos criados pelo Baro de Mau; enquanto, em So Paulo, devemos citar o emprego precursor de mo de obra livre, a agroindstria da cana e a estabilidade do polo econmico centrado no Vale do Paraba. sua fama internacional de cidade paradisaca que atraiu investimentos estrangeiros, a extensa linha frrea da Central do Brasil ligando as principais cidades brasileiras capital e o desenvolvimento dos setores de servios; enquanto, em So Paulo, devemos citar a pujana dos bairros operrios, a emergncia da indstria txtil e o sucesso da poltica do caf com leite. sua funo de centro administrativo do pas, a mo de obra abundante, a existncia de um grande porto e o desenvolvimento inicial dos setores txtil e de alimentos; enquanto, em So Paulo, devemos destacar o capital acumulado e a diversificao industrial resultantes do xito comercial da produo cafeeira.

(B)

(C)

(D)

(E)

Ateno:

Para responder s questes de nmeros 33 e 34, considere o texto apresentado abaixo.

A antiga provncia do Rio de Janeiro, a Mata de Minas, o Norte de So Paulo tiveram uma civilizao rural devido ao caf. O Norte do Brasil despovoou-se de escravos que o sul cafeeiro comprava a bom dinheiro. Era o escravo quem arrancava da terra toda essa riqueza. A abolio coincidiu com a decadncia das terras que primeiro se cobriam de cafezais. Por esse tempo, j se havia descoberto terra roxa, no serto paulista centenas e centenas de lguas de terra onde o caf produz mais prodigiosamente ainda do que nos roados do Rio de Janeiro. E como o preo do caf era alto, e as terras eram baratas logo o serto paulista se cobriu de fazendas. O caf invade o sul de Minas, transborda sobre o Paran, insinua-se pelo Tringulo Mineiro. As estradas de ferro avanavam e irradiavam-se por toda parte; as cidades nasciam e cresciam atropeladamente, vertiginosamente. Que importa aos proprietrios das novas terras virgens que se extingam os antigos escravos? Os escravos, aproveitados todos eles, no bastariam para explorar as vastas regies que se oferecem cultura.
(Manuel Bonfim. Leitura para todos. Secretaria da Educao. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas. Coletnea de Documentos Histricos. So Paulo: SE/CENP, 1985. p. 24)

33.

Observe o mapa. Expanso da cultura cafeeira


Colatina

MINAS GERAIS Rio Preto Ribeiro Preto Araraquara So Joo da Poos de Caldas Boa Vista Pouso Alegre Itajub Campinas Sorocaba PARAN So Vicente Bragana Paulista Taubat Juz de Fora
Rio P ba ara

ESPRITO SANTO

Vitria

Muria
do l Su

Cachoeiro do Itapemirim

SO PAULO

RIO DE JANEIRO

Resende Rio de Janeiro OCEANO ATLNTICO De 1840 a 1865 De 1865 a 1885

So Paulo So Sebastio Santos At 1840

(Antonio Paulo Rezende e Maria T. Didier. Rumos da Histria. So Paulo: Atual, 1996. p 86)

O texto de Manuel Bonfim, o mapa e o conhecimento histrico permitem concluir que:

I. A generalizao da cafeicultura no decorrer do sculo XIX em So Paulo retardou o processo de abolio da escravatura, pois,
estimulou a produo mercantil de alimentos nessas reas, reduzindo os gastos com a subsistncia dos escravos.

II. O desenvolvimento da agricultura cafeeira valorizou novas terras, promoveu mudanas significativas sob o ponto de vista social e
econmico e foi responsvel pela dizimao ou expulso dos indgenas das terras dessa regio.

III. A expanso cafeeira promoveu a ocupao de terras no interior de So Paulo, na medida em que estimulou a imigrao
europeia, pois, com a promulgao da Lei da Terra em 1850, os imigrantes podiam comprar lotes para a produo de caf.

IV. A construo das ferrovias, na segunda metade do sculo XIX, significou a consolidao de empresas capitalistas ligadas aos
interesses dos produtores de caf e contribuiu para a devastao de parte da Mata Atlntica. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 10

I e III. I e IV. II e III. II e IV. III e IV.


PUCCAMP-211-Direito

34.

A importncia de uma civilizao do caf, de que trata o texto, chegou poesia do modernista Cassiano Ricardo. Vejam-se estes versos de um poema seu: O cafezal a soldadesca verde que salta morros na distncia iluminada: um dois um dois, de batalho em batalho, na sua arremetida acelerada contra o serto! Nesses versos, o poeta desenvolve uma figurao pela qual (A) (B) (C) (D) (E) enquadra de modo lrico a doura da paisagem cafeeira. reconhece o mpeto desbravador das plantaes que avanam. reafirma o nacionalismo tpico de um Gonalves Dias. censura o carter antissocial dos abusos econmicos. festeja a substituio do escravo pelo colono brasileiro.

Ateno:

Para responder s questes de nmeros 35 a 37, considere o texto apresentado abaixo.

E nesse mar revolto e incerto diz Tio Bicho seu Getlio navegava no seu barquinho de papel, ao sabor do vento e das correntes ... E como soluo para a crise ironiza Terncio inventou-se o Plano Cohen. Hoje se sabe diz Rodrigo que esse documento foi forjado pelos integralistas. O Gis fingiu que acreditava nele ... No. O Getlio deixou que o Gis fingisse por ele. E lavou as mos. No fez outra coisa durante todo o seu governo seno parodiar Pilatos diz o estancieiro. E esse plano fantstico, essa conspirao
inexistente foi o pretexto para o golpe de 1937 e para o famigerado Estado Novo.
(rico Verssimo. O tempo e o vento. In: Joelma E. Domingues e Layla P. L. Fiusa. Histria: o Brasil em foco. So Paulo: FTD, 1996. p. 271)

35.

Ao tempo do Estado Novo, Carlos Drummond de Andrade, no livro Sentimento do mundo, publicou um poema chamado Elegia 1938, do qual consta esta passagem, carregada de negatividade diante dos acontecimentos histricos: (A) (B) (C) (D) (E) Meu pai perdi no tempo e ganho em sonho. Trabalhas sem alegria para um mundo caduco. Tu sabes como grande o mundo. O subrbio todo se condensa para ser visto depressa. O edifcio slido e o mundo tambm.

36.

Os forjadores do documento a que o texto faz referncia defendiam os ideais da Ao Integralista Brasileira (AIB) que era, fundamentalmente, (A) (B) (C) (D) (E) um movimento social e poltico de orientao fascista e reivindicava um governo ditatorial com partido nico. uma organizao poltica semelhante s frentes populares antifascistas que lutavam contra o poder constitudo. uma manifestao de parcela do exrcito representada pelos oficiais que defendiam uma revoluo agrria. um fenmeno social e ideolgico de orientao socialista criado a partir da introduo do sistema capitalista. uma corrente ideolgica que reunia vrios partidos polticos compostos de comunistas a liberais catlicos.

37.

correto afirmar que, no perodo a que o texto faz referncia delineava-se no cenrio mundial um quadro de (A) confronto entre as potncias europeias e norte-americanas que acabaram por gerar conflitos internacionais na Europa e na Amrica e motivar a implantao de governos de carter ditatoriais. contestao social e de manifestao de variadas utopias polticas na Europa e nos Estados Unidos que garantiram a manuteno de governos autoritrios como o do Brasil, no Estado Novo. antagonismos entre os regimes fascistas europeus, liderados pela Alemanha e Itlia, e as democracias ocidentais, lideradas pela Gr-Bretanha e Frana, que levaria Segunda Guerra Mundial. desestabilizao da ordem institucional vigente no incio do sculo XX, resultante da unificao da Alemanha, da emergncia do socialismo e da constituio de governos socialistas na Europa. crise dos valores vigentes at ento, gerando descrdito em relao ao humanismo e ao racionalismo nos pases democrticos como Inglaterra e Alemanha, que levaria Primeira Guerra Mundial. 11

(B)

(C)

(D)

(E)

PUCCAMP-211-Direito

Ateno:

Para responder s questes de nmeros 38 a 43, considere o texto apresentado abaixo.

39.

A incorporao das inovaes formais e temticas do modernismo ocorreu em dois nveis: um nvel especfico, no qual elas foram adotadas, alterando essencialmente a fisionomia da obra; e um nvel genrico, no qual elas estimulavam a rejeio dos velhos padres. Graas a isto, no decnio de 1930 o inconformismo

Pode-se comprovar a assertiva de Antonio Candido quanto depurao antioratria da linguagem, a par da busca de uma simplificao crescente, em escritores do decnio de 30, com o fato de que o protagonista Paulo Honrio, de So Bernardo, (A) encomenda sua biografia junto a um reconhecido grupo de intelectuais da cidade. resolve escrever ele mesmo sua biografia, contratando para auxili-lo uma professora de nome Madalena. decide criar uma escola em sua propriedade, para que todos possam ter contato com a literatura clssica. assume ele prprio a narrao de seu romance, para fazer prevalecer a fala natural sobre o artificialismo literrio. desiste de dar continuidade narrao de sua vida por acreditar que todas as palavras so enganosas.

(B)

(C) e o anticonvencionalismo se tornaram um direito, no uma transgresso, fato notrio mesmo nos que ignoravam, repeliam ou passavam longe do modernismo. Na verdade, quase todos os escritores de qualidade acabaram escrevendo como beneficirios da libertao operada pelos modernistas, que acarretava a depurao antioratria da linguagem, com a busca de uma 40. simplificao crescente e dos torneios coloquiais que rompem o tipo anterior de artificialismo. Assim, a escrita de um Graciliano Ramos ou de um Dionlio Machado ("clssicas" de algum modo), embora no sofrendo a influncia modernista, pode ser aceita como "normal porque a sua despojada secura tinha sido tambm assegurada pela libertao que o modernismo efetuou. Na poesia a libertao foi mais geral e atuante, na medida em que os modos tradicionais ficaram inviveis e praticamente todos os poetas que tinham alguma coisa a dizer entraram pelo verso livre ou a livre (E) utilizao dos metros, ajustando-os ao antissentimentalismo e antinfase. Os decnios de 1930 e 1940 assistiram consolidao e difuso da potica modernista, e tambm produo madura de alguns dos seus prceres, como por exemplo Manuel Bandeira e Mrio de Andrade.
(Antonio Candido. A revoluo de 30 e a cultura. Novos Estudos CEBRAP, v. 2, n. 4, abril de 1994. p. 29 e 30)

(D)

(E)

________________________________________________________________

Os poetas Manuel Bandeira e Mrio de Andrade so citados como exemplos de escritores que, (A) havendo negado os ideais modernistas em seu nascedouro, acabaram aderindo a eles nas dcadas seguintes. tendo participado do movimento modernista, acabaram admitindo que as propostas estticas eram muito radicais para a poca. tendo difundido as propostas poticas modernistas de 22, souberam amadurec-las nas dcadas seguintes. havendo resistido prtica do verso livre, em 22, acabaram por acolh-lo e difundi-lo no decnio de 1930. tendo abolido a metrificao potica antes de 22, passaram a se valer dela tanto quanto dos versos livres.

(B)

(C)

(D)

________________________________________________________________

41.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. Ao dizer que o inconformismo e o anticonvencionalismo


se tornaram um direito, Antonio Candido est se referindo ao estado da cultura imediatamente anterior ao movimento de 22.

II. Mesmo os escritores que no participaram do movimento de 22, ou que no eram entusiastas, beneficiaram-se em alguma medida das prticas libertrias modernistas.

38.

Ao caracterizar a gerao de 30 e a literatura que ela produziu, o crtico Antonio Candido destaca (A) a dependncia que os autores mais representativos revelaram em relao aos ideais estticos do modernismo de 22. o repdio dos novos romancistas fico regionalista, valorizada pelos mentores do modernismo de 22. o carter confessional e a retrica enftica do discurso dos jovens ficcionistas que ento se revelavam. o retorno s antigas convices estticas que norteavam a literatura do perodo clssico. a incorporao de um estilo de narrar mais seco e depurado, tomado agora no por rebeldia, mas como parmetro desejvel.

III. A sabedoria dos modernistas de 22 esteve em saber


conciliar o encanto retrico das frmulas poticas tradicionais com a oralidade trazida pelo emprego do verso livre. Em relao ao texto, est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (C) (B) (C) (D) (E)

(B)

I. II. III. I e II. II e III.


PUCCAMP-211-Direito

(D)

(E)

12

42.

Nos anos 1930, os Estados Unidos passaram pelo perodo conhecido como Grande Depresso, que repercutiu no Brasil e na economia mundial como um todo. Essa crise econmica teve como causas (A) o colapso do capitalismo monopolista, sediado nos Estados Unidos, e a concorrncia que esse pas passou a sofrer com o notvel crescimento econmico do bloco socialista, da Alemanha Nazista e dos pases emergentes do Terceiro Mundo. o excesso de produo norte-americana em contraste com a diminuio do consumo externo na Europa; a concesso exagerada de crditos e a febre especulativa que assolou a Bolsa de Valores de Nova York. a adoo do Welfare State (Estado do Bem-estar Social) pelo governo norte-americano, que repercutiu na diminuio da margem de lucro e na queda do preo das aes, provocando a falncia dos principais bancos e empresas nacionais. o agravamento da depresso econmica norte-americana instaurada nos anos vinte, decorrente da intensa participao dos EUA no processo de reconstruo dos pases europeus logo aps a I Guerra, por meio de grandes remessas de lucro ao exterior. o emprego desenfreado, no entre-guerras, do neoliberalismo econmico, que produziu uma iluso de prosperidade na Amrica e a proliferao de microempresas estatais e privadas, em amplos setores da economia.

anunciado que se esperava grandes "motins" do Primeiro de Maio, em Paris, em Cuba, no Chile, em Madri. O 35 apressou a navalha de puro amor. Era em Madri, no Chile que ele no tinha bem lembrana se ficava na Amrica mesmo, era a gente dele ... Uma piedade, um beijo lhe saa do corpo todo, feito proteo sadia de macho, ia parar em terras no sabidas, mas era a gente dele,

(B)

defender, combater, vencer...Comunismo! .... Sim, talvez fosse isso. Mas o 35 no sabia bem direito, ficava atordoado com as notcias, os jornais falavam tanta coisa, faziam tamanha mistura de Rssia, s sublime ou s horrenda, e o 35 infantil estava por demais machucado pela experincia pra no desconfiar, o 35 desconfiava. Preferia o turumbamba porque no tinha medo de ningum, nem do Carnera, ah, um soco bem nas fuas dum polcia ... A navalha apressou o passo outra vez. Mas de repente o 35 no imaginou mais em nada por causa daquele bigodinho de cinema que era a milhor preciosidade de todo o seu ser. Lembrou aquela moa do apartamento, verdade, nunca mais tinha passado l pra ver se ela queria outra vez, safada! Riu.
(Mrio de Andrade. Primeiro de Maio. Contos novos. 10.ed. So Paulo: Martins / Belo Horizonte: Itatiaia, 1980. p. 36)

(C)

(D)

(E)

________________________________________________________________

43.

Nos anos 1940 vrios escritores, como Graciliano Ramos, ingressaram no Partido Comunista que participou do processo eleitoral vencido pelo general Eurico Gaspar Dutra (19461950). Entretanto, em 1947, o partido foi posto na ilegalidade, medida que ia ao encontro da linha poltica desse governo, marcada (A) pelo alinhamento com a poltica externa norte-americana, expressa na visita de Eisenhower ao Brasil e na assinatura, em Petrpolis, do Tratado Interamericano de Assistncia Recproca (TIAR). pelo intervencionismo estatal na poltica e na economia, aps o sucesso obtido com o plano SALTE (Sade, Alimentao, Transporte e Energia), implementado em todo o pas. pelo carter ditatorial desse governo, continuador da linha poltica varguista, expresso no fechamento de sindicatos, na outorga da Constituio autoritria de 1946 e na censura aos meios de comunicao. pela represlia aos partidos de esquerda que encaparam a campanha do Queremismo, exigindo a renncia de Dutra e o cumprimento das leis trabalhistas decretadas no governo anterior. pelo rompimento de relaes com a Unio Sovitica, exigncia feita pela CEPAL (Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe) em troca dos emprstimos obtidos junto ao FMI. Para responder s questes de nmeros 44 a 50, considere o texto apresentado abaixo.

44.

Expresses como matutando e turumbamba macota, de um lado, e proletariado e classe oprimida, de outro, fazem ver a determinao de Mrio de Andrade em conjugar neste seu conto, respectivamente, os registros (A) (B) (C) (D) (E) do discurso formal e da linguagem dos chaves. da gria rural e da fala das casernas. da linguagem popular e do discurso poltico. do discurso potico e das abstraes filosficas. da gria paulistana e dos tratados estticos.

(B)

(C)

(D)

________________________________________________________________

45.

(E)

Quanto tcnica de narrao utilizada nessa passagem do conto, observa-se que o autor vale-se (A) de um narrador em terceira pessoa que traduz os pensamentos do protagonista. de uma personagem que assume o discurso para rememorar remotas experincias pessoais. de um narrador em primeira pessoa que por vezes cede lugar a um narrador em terceira pessoa. da fala carregada das marcas subjetivas de um narrador em primeira pessoa. da fala objetiva e distante de um narrador em terceira pessoa. 13

________________________________________________________________

Ateno:

(B)

Ia devagar porque estava matutando. Era a esperana dum (C) turumbamba macota, em que ele desse uns socos formidveis nas fuas dos polcias. No teria raiva especial dos polcias, era apenas a ressonncia vaga daquele dia. Com seus vinte anos fceis, o 35 sabia, mais da leitura dos jornais que de experincia, que o proletariado era uma classe oprimida. E os jornais tinham PUCCAMP-211-Direito (E) (D)

46.

H nesse trecho elementos suficientes para que se possa afirmar, a partir do que vai remoendo a personagem identificada como o 35, que Mrio de Andrade d voz (A) (B) (C) (D) (E) rigorosa e consequente conscincia poltica de um trabalhador brasileiro. completa alienao poltica, fruto do desinteresse geral, que marca o operariado da poca. s cogitaes estticas de que se ocupa at mesmo o mais modesto dos trabalhadores. s aspiraes de um lder comunista, que busca divisar a Revoluo proletria num horizonte prximo. aos desnorteios de um trabalhador, dentro do qual se agitam vagas informaes polticas e impulsos de violncia.

48.

A partir de 1936 a capital Madri, mencionada no texto, assim como todo o pas foram tomados pela Guerra Civil Espanhola. Essa guerra resultou do grave conflito militar e ideolgico que ops (A) monarquistas unitaristas, que estavam no poder e defendiam o rei Juan Carlos; e separatistas republicanos, que lutavam pela emancipao e reconhecimento da Catalua e do pas Basco como repblicas autnomas. movimentos de resistncia popular liderados por nacionalistas de esquerda; e foras de ocupao nazista que haviam invadido o sul do pas e contavam com o apoio de grupos colaboracionistas. nacionalistas de direita, aliados a grupos fascistas como a Falange, e republicanos que congregavam liberais, antifascistas e voluntrios estrangeiros que integraram Brigadas Internacionais. anarquistas e socialistas, que defendiam o autogoverno das comunas do Norte da Espanha; e os governos conservadores liderados por Madri e que contavam com a adeso das Foras Armadas. constitucionalistas liberais, contrrios ao golpe promovido pelo general Franco; e foras revolucionrias de esquerda, organizadas e equipadas pela Unio Sovitica.

(B)

(C)

(D)

________________________________________________________________

47.

Observe o Cartaz sovitico de 1933, no qual se l a mensagem: Com a bandeira de Lnin venceremos as batalhas.

(E)

________________________________________________________________

49.

O Chile, citado por Mrio de Andrade, seria palco, em 1973, de um golpe militar protagonizado pelo General Augusto Pinochet. Esse golpe (A) contou com expressivo apoio do governo norte-americano, que forneceu equipamentos, mobilizou sua marinha e invadiu o Palcio Presidencial com uma tropa de elite responsvel pela captura e morte do ento presidente Salvador Allende. encontrou forte resistncia do movimento armado dos Tupamaros, que organizou aes de guerrilha urbana, sabotagens e passeatas estudantis, contribuindo para disseminar protestos massivos contra Pinochet. iniciou um regime ditatorial que, nos anos 1980, foi derrubado aps uma grave recesso econmica resultante do grande isolamento poltico e do boicote internacional deflagrado aps denncias de violaes dos Direitos Humanos. inaugurou um perodo de reformas econmicas de vis nacionalista, estatizando minas de cobre, empresas privadas e bancos estrangeiros, de forma a provocar graves tenses polticas com os Estados Unidos e os pases europeus. encerrou o governo socialista de Salvador Allende, representante da Unidade Popular que congregava diversos partidos de esquerda e era defensor do projeto de se alcanar o socialismo pela via pacfica, dentro de um processo democrtico e institucional.

(B)

(C)

(D)

(Apud Ronaldo Vainfas et al. Histria. So Paulo: Saraiva, 2010. v. nico. p 612)

(E)

De 1925 a 1953 a URSS foi governada por Joseph Stalin. A despeito do discurso de propaganda calcado no lema e na identificao simblica expressos pelo cartaz, Stalin implementou medidas diferentes de seu antecessor, tais como: (A) a adoo do culto personalidade como estratgia de popularizao de sua imagem; a burocratizao do Estado e a mudana oficial do nome do pas (Rssia) para Unio das Repblicas Socialistas Soviticas. a Nova Poltica Econmica (NEP), com o objetivo de propiciar a transio do capitalismo para o socialismo; a criao do Partido Comunista e a perseguio ostensiva a seus antigos rivais polticos, como Len Trtski. a Reforma Agrria, que distribuiu pequenas propriedades para camponeses organizados em cooperativas autnomas (kolkhoses); a criao da Internacional Comunista e a modernizao do Exrcito Vermelho. os planos quinquenais, a cargo de uma comisso estatal que passou a centralizar o planejamento econmico (denominada Gosplan); a eliminao da propriedade privada no campo e a coletivizao forada da agricultura. o financiamento estatal de indstrias de base; a instaurao dos Processos de Moscou, a fim de condenar os opositores do regime, e a execuo de uma poltica internacional agressiva, denominada Comunismo de Guerra.

________________________________________________________________

50.

A criao de um Dia Mundial do Trabalho, comemorado na data de Primeiro de Maio, a que o texto faz referncia, foi proposta em 1889, durante o encontro da Segunda Internacional Socialista. O propsito da criao dessa data comemorativa pode ser sintetizado (A) na valorizao das lutas trabalhistas em todo o mundo, marcada pela reivindicao do direito greve, jornada de 8 horas semanais e condies satisfatrias de trabalho, dentre outras bandeiras. no objetivo de homenagear, de forma indita, todos os trabalhadores e civis mortos durante guerras, conflitos e epidemias, considerados heris annimos da sociedade ocidental contempornea. na poltica dos partidos socialistas, em expanso nesse perodo, de atrair militantes para suas fileiras, por meio de festas, distribuio de gratificaes e concursos para se eleger vrias categorias de operrio padro. no protesto, liderado pelo movimento ludista, contra a extrema especializao do trabalho imposta pela Segunda Revoluo Industrial e a substituio de homens por mquinas. na acolhida das ideias de Karl Marx e Friedrich Engels, por parte dos governos progressistas de pases europeus e dos Partidos Comunistas que aderiram, nesse momento, luta pelo combate ao capitalismo. PUCCAMP-211-Direito

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

14

Anda mungkin juga menyukai