Anda di halaman 1dari 7

JLIO CEZAR DE ALMEIDA SOUZA

JOGOS COM OBJETOS COTIDIANOS NA APRENDIZAGEM E CRIAO DA CENA PERFORMATIVA

Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de PsGraduao em Artes da Cena, IA-Unicamp como parte do procedimento do processo seletivo para ingresso de alunos regulares em 2012, para o Nvel de Mestrado.

1. OBJETO DE ESTUDO

A frico entre a arte da performance e o teatro trouxe novas possibilidades de criao artstica nas ltimas dcadas (Lehmann, 2008), a partir da rearticulao de conceitos teatrais com a idia de presena 1 em oposio representao. A necessidade de propor procedimentos de aprendizagem e criao, levando em considerao novos elementos da cena contempornea2, lanou artistas e educadores do teatro diversas experimentaes de jogos nodramticos (Bulhes, 2006). O objeto desta pesquisa so os jogos com objetos cotidianos como dispositivo de aprendizagem e criao da cena performativa. O jogo como elemento de prtica de ensino nas artes cnicas ser investigado em relao procedimentos envolvendo objetos cotidianos: referncias da reviso bibliogrfica, entrevistas com arte-educadores que atuam no ensino na arte da performance em So Paulo, bem como a elaborao uma oficina de Performance com Objetos, afim de organizar didaticamente o material levantado e experiment-lo em relao dialgica com os atuantes, de forma a desenvolver a proposta metodolgica a partir das reflexes e anlises ao longo do experimento. Desta forma, proponho uma sistematizao metodolgica do ensino da cena performativa que possibilite a juno do trabalho cnico centrado na noo de abordagem ldica (Pupo, 2005) com outras linguagens artsticas - o qual consiste a ideia central do jogo cnico quando em relao a um objeto, um hibridismo de formas de arte 3 - que caracterstico da arte da performance.

2. JUSTIFICATIVA

As publicaes sobre a arte da performance no Brasil se restringem ao enfoque dos elementos da sua linguagem, abordando questes relativas ao pedaggica de modo genrico, alm de possuir uma produo ainda modesta, com poucos autores publicados ou traduzidos para o portugus. Sua relevncia atual no mbito artstico similar ao do acadmico, visto que esta linguagem ganhou novo flego no sculo XXI, muito devido sua relao direta com processos de comunicao e estruturao presentes na poca contempornea, ambas essencialmente hipertextual4, um tipo de comunicao multilinear e labirntica5. A cena

[...] o ator chamado a fazer (doing), a estar presente, a assumir os riscos e a mostrar o fazer (showing the doing), em outras palavras, a afirmar a performatividade do processo. A ateno do espectador se coloca na execuo do gesto, na criao da forma, na dissoluo dos signos e em sua reconstruo permanente. Uma esttica da presena se instaura (se met en place). In FRAL, Josette. Por uma potica da performatividade Teatro Performativo, Trad. Lgia Borges. Revista Sala Preta, So Paulo, v.1, n.8, pp. 197-210, 2008. [...] juntamente com a hibridizao, caracteriza-se pelos aspectos de realidade, risco presente e utilizao simultnea de recursos sonoros, visuais e cnicos em igualdade de valor. In Idem. STRATICO, Jos Fernando A., Objeto Cnico e o Sujeito Histria, Memria e Interrelaes, VI Concresso de Pesquisa e ps-Graduao em Artes Cnicas, Uel, 2010. Hipertexto enquanto superposio de textos incluindo conjunto de obra, textos paralelos, memrias, citao e exegese. In COHEN, Renato, Work in Progress na Cena Contempornea, So Paulo, Ed. Perspectiva, 2004, p. 24. SANTAELLA, Lcia, Corpo e Comunicao: Sintoma da Cultura, So Paulo, Ed. Paulus, 2004, p. 35.

contempornea e sua relao de contgio com a arte da performance trouxe necessidades investigativas que vo alm da tradio do acontecimento teatral centrado na fbula, abrindo portas para experimentaes nos mais diversos campos das artes cnicas e ampliando seus processos criativos. No ensino regular, a necessidade de refletir metodologias para o ensino e aprendizagem da arte da performance encontra-se latente: no atual material didtico da Secretaria da Educao do Estado de So Paulo- Arte 6 j se encontra a arte da performance entre seus contedos da 7 e 8 sries, dentro do territrio o suporte na materialidade da arte e a ruptura das tradies nas linguagens artsticas (Martins, 2008), abordando o reconhecimento das linguagens em sua materialidade e ruptura destas com a hibridizao de outras artes e suportes. A investigao pedaggica de modo interdisciplinar no que se refere s linguagens artsticas, assim como quadro conceitual hbrido, ainda escasso ao mesmo tempo necessrio em tempos de fronteiras que constantemente desaparecem ou se configuram. Como afirma Christine Greiner, a ideia oferecer um deslocamento conceitual que permita testar novas paisagens7, proposio terica que pretende-se realizar na elaborao, experimentao e sistematizao desta pesquisa.

3. OBJETIVOS

Pretende-se levantar material de pesquisa terico-prtico sobre o uso de jogos e objetos cotidianos no ensino da arte da performance no estado de So Paulo, a partir da entrevista de arte-educadores que realizaram oficinas desta linguagem atualmente e da reviso bibliogrfica sobre o tema. Formular uma oficina de performance com objetos a ser realizada no 1 semestre de 2013 junto ao quadro de oficinas culturais do estado de So Paulo, aberta ao pblico maior de 14 anos com ou sem experincia prvia, tendo como foco a aprendizagem e criao da cena performativa a partir da experimentao de jogos com objetos cotidianos, propostos a partir do material de pesquisa anteriormente levantado. Analisar materiais recolhidos na experiencia da oficina e sistematizar uma proposta metodolgica de ensino da cena performativa que possibilite a juno do trabalho cnico centrado na noo de abordagem ldica (Pupo, 2005) e hipertextual (Levy, 2006), - relacionando jogo e objeto cotidiano -, caracterstico da arte da performance. Possibilitar a ampliao do repertrio esttico e metodolgico na formao de artistas, pesquisadores e professores, no sentido de instrumentalizar a leitura, a criao e o ensino-aprendizagem da cena performativa, tendo o uso do objeto cotidiano como dispositivo para o jogo cnico no-dramtico

4. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS
6 7

MARTINS, C. Caderno do Professor. Arte: Ensino Fundamental 7 srie. So Paulo: SEE, 2008. GREINER, Christine, O Corpo Pistas para Estudos Indisciplinares, So Paulo, Annablume, 2005, p. 10.

1 Etapa: Reviso bibliogrfica e entrevista com arte-educadores da arte da performance

Ao longo da primeira etapa de investigao, ser realizada a reviso bibliogrfica sobre o tema, referentes pedagogia teatral8 (Pupo, 2005) e da performance (Torrens, 2007), (Ciotti, 2005, 2009), arte da performance (Cohen, 1989), (Leotte, 2000) (Goldberg, 2008), ao teatro contemporneo (Lehmann, 2008), bem como o uso de objetos cotidianos em processos de criao cnica (Stratico, 2010). Para um levantamento da prtica de ensino da arte da performance atualmente na cidade de So Paulo, sero entrevistados arte-educadores que trabalham nestes dois territrios, levando em considerao sua formao, o recorte dado linguagem da performance e a presena de jogos ldicos em sua abordagem metodolgica, bem como o uso de objetos nos processos de aprendizagem e criao desenvolvidos.

2 Etapa: Formulao e realizao de uma oficina de criao de performance com objetos

Nesta etapa ser formulada uma oficina de criao de performance com objetos. A ideia propor um processo de aprendizagem e criao a partir das reflexes provocadas pelo material terico-prtico levantado na etapa anterior. Sero propostos jogos com objetos de forma que os atuantes, em estado cnico9 ou de jogo, trabalhem com a presena, e no com noes de representao. Esta ao investigativa ser desenvolvida de forma ativa na prpria realidade dos fatos observados junto aos participantes, fomentando a discusso acerca da cena performativa a partir de referncias - registros de encenaes, performances - , leitura de textos sobre a arte da performance - material selecionado e disponvel em rede WEB previamente- e a reflexo acerca de suas experimentaes performativas a partir do uso de objetos cotidianos em jogo. A oficina ser realizada com jovens a partir dos 14 anos, com ou sem experincia prvia na rea, com durao prevista para 2 meses, junto Casas de Cultura do Estado de So Paulo. A atividade ser desenvolvida seguindo a abordagem do mtodo de pesquisa-ao (Thiollent, 1986), portanto esta experimentao tem como finalidade a interao entre pesquisador e membros da situao investigada, no qual os participantes tenham voz e vez, possibilitando a rearticulao das atividades propostas em funo dos problemas encontrados na ao ou entre os atores da situao. Estudar dinamicamente os problemas, decises, aes, negociaes, conflitos e tomadas de conscincia que ocorrem entre os agentes durante o processo de transformao da situao, [] uma forma de experimentao na qual os indivduos ou grupos mudam alguns aspectos da situao pelas aes que decidiram aplicar (Thiollent, 1986: 19, 21). O registro destes encontros pelo pesquisador e membros atuantes da oficina sero partilhados entre si, tendo este material dialgico como ponto de partida na prxima etapa.
8

[...] quando falamos em pedagogia teatral estamos nos referindo a uma reflexo sobre as finalidades, as condies, os mtodos e os procedimentos relativos a processos de ensino/aprendizagem em teatro [...] In PUPO, Maria Lcia de Souza Barros, In Sinais de Teatro-escola, Humanidades, Edio Especial Teatro PsDramtico, Editora UNB, No 52, Nov. 2006, pp 109-115. [] Estado Cnico composto por um sistema que relaciona dinamicamente vrios elementos, a organicidade justamente a fora que aproxima e mantm unidos esses vrios elementos. In FERRACICI, Renato, Caf com Queijo: Corpos em Criao, Campinas, Ed. Hucitec, 2006, p. 105.

3 Etapa: Anlise dos resultados e consolidao do material dissertativo

Nesta ltima etapa, os registros a partir da experimentao da oficina sero analisados em relao aos objetivos da ao pedaggica aqui almejada: aprendizagem e criao da cena performativa, bem como consideraes a serem realizadas a partir das problemticas envolvendo jogos ldicos e objetos cotidianos como dispositivo da criao performativa, encontradas na primeira etapa da pesquisa e que atuaram como provocaes para a elaborao da oficina. O material dissertativo ser organizado de acordo com as reflexes presentes nas trs etapas, de forma a sistematizar uma proposio metodolgica para o ensino da arte da performance a partir de objetos cotidianos.

5. CRONOGRAMA DE EXECUO Cronograma de Execuo com prazo mximo de 30 (trinta) meses para o depsito da dissertao Primeira Etapa / 2012- Jul 2013 Reviso Bibliografica Levantamento Entrevistados Entrevistas Sistematizao entrevistas Cumprimento dos crditos em disciplinas Segunda Etapa / 2013- jul 2014 Elaborao do Projeto de x Oficina Realizao da Oficina Preparao para exame de Qualificao Terceira Etapa / 2014 Anlise e discusso dos resultados Consolidao dissertao de Mestrado da x x x x x x Jul Ago Set Out Nov Dez x x x x x x x x x x x x Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun x x x x x x x x x x das x x x x x x x x x dos x x x x x x x x x x x x x x x Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun

2015 Consolidao dissertao de Mestrado

Jan da x

Fev x

Mar x

Abr x

Mai x

Jun

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BULHES, Marcos Aurlio, Dramaturgia em Jogo - uma proposta de ensino e aprendizagem do teatro, Tese de Doutorado, Orient.: Maria lucia de Souza barros Pupo, ECA-USP, Dept. Artes Cnicas, So Paulo, 2006. CIOTTI, Naira, O hibrido professor-performer: uma prtica, Dissertao de mestrado, Comunicao e Semitica, PUCSP, 1999. CIOTTI, Naira, O Museu como Mdia: Performance e Espao Colaborativo, Tese de Doutorado. Comunicao e Semitica, PUC-SP, 2005. COHEN, Renato, Performance como Linguagem: Criao de um Tempo-Espao de Experimentao, So Paulo, Ed. Perspectiva, 1989. ______________ Work in Progress na Cena Contempornea, So Paulo, Ed. Perspectiva, 1998. FERRACINI, Renato, Caf com Queijo: Corpos em Criao, Campinas, Ed. Hucitec, 2006. FRAL, Josette. Por uma potica da performatividade - Teatro Performativo, Trad. Lgia Borges. Revista Sala Preta, So Paulo, v.1, n.8, pp. 197-210, 2008. GLUSBERG, Jorge, A Arte da Performance, So Paulo, Ed. Perspectiva, 1987. GOLDBERG, Roselee, A Arte da Performance, So Paulo, Ed. Martins Fontes, 2006. GREINER, Christine, O Corpo -Pistas para Estudos Indisciplinares, So Paulo, Annablume, 2005 HUIZINGA, Johan. Homo Ludens, So Paulo, Perspectiva, 1996. MARTINS, C. Caderno do Professor. Arte: Ensino Fundamental 7 srie. So Paulo: SEE, 2008. LEHMANN, Hans-Thies, Teatro Ps-Dramtico, So Paulo, Cosac Naify, 2007. LEVY, Pierre, As Tecnologias da Inteligncia, So Paulo, Ed. 34, 2006. LEOTE, Rosangella, O Potencial Performtico: Das Novas Mdias s Performances Biocibernticas. Doutorado ECA/ USP. 2000, orient.: Prof. Dr. Eduardo Peuela Caizal. PUPO, Maria Lcia de Souza Barros, Entre o Mediterrneo e o Atlntico: uma aventura teatral, So Paulo, Ed. Perspectiva, 2006. _______________________________, Sinais de Teatro-escola, in Humanidades, Edio Especial Teatro PsDramtico, EditoraUNB, No 52, Nov. 2006. SCHECHNER, Richard, O Performer in Sala Preta n 9, Dep. Artes Cnicas, ECA-USP, 2009. SANTAELLA, Lucia, Culturas e Artes do Ps-Humano: da Cultura das Mdias Cibercultura, So Paulo, Ed. Paulus, 2003.

SPOLIN, Viola, Jogos Teatrais: O Fichrio de Viola Spolin, So Paulo, Ed Perspectiva, 2001. STRATICO, Jos Fernando A., Objeto Cnico e o Sujeito Histria, Memria e Interrelaes, VI Concresso de Pesquisa e ps-Graduao em Artes Cnicas, Uel, 2010. THIOLLENT, Michel, Metodologia da Pesquisa-Ao, So Paulo, Ed. Cortez, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BURNIER, Lus Otvio,.A Arte de Ator: da Tcnica Representao, Campinas, Ed. da Unicamp, 2001. CARVALHO, Vanessa de, Corpo-Mquina: Metforas, Extenses e Interfaces na Arte e Comunicao Contemporneas, Dissertao de Mestrado, COS-PUC/SP, 2003, orient.: Prof. Dr. Renato Cohen. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix, Mil Plats : Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1, Trad. Aurlio Guerra Neto, Clia Pinto Costa, Rio de Janeiro, Editora 34., 1995(1). ------------------------------------------------------ Mil Plats : Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 2 Trad. Ana Lcia de Oliveira e Lcia Cludia Leo, Rio de Janeiro, Editora 34., 1995(2). ------------------------------------------------------- Mil Plats : Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 3 Trad. Aurlio Guerra Neto, Ana Lucia de Oliveira, Lcia Cludia Leo e Suely Rolnik, Rio de Janeiro, Editora 34.,1996. ------------------------------------------------------- Mil Plats : Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 4 Trad. Suely Rolnik, Rio de Janeiro, Editora 34.,1997(1). ------------------------------------------------------- Mil Plats : Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 5 Trad. Peter Pl Pelbart e Janice Caiafa, Rio de Janeiro, Editora 34.,1997(2). FERNANDES, Ciane, Pina Bausch e o Wuppertal Dana-Teatro: Repetio e Transformao, So Paulo, Ed. Hucitec, 2000. FERRACINI, Renato, A Arte de No Interpretar como Poesia Corprea do Ator, Campinas, Ed. Unicamp/Fapesp, 2003. JEUDY, Henri Pierre, O Corpo como Objeto de Arte, So Paulo, Ed. Estao Liberdade, 2002.

Anda mungkin juga menyukai