Anda di halaman 1dari 14

1 EDUCAOEGNERO:UMADISCUSSOPARAALMDAINCLUSO IGUALITRIA

DanielaSilvaPatrcio, mestrandaemSociologia pelaFCL/UNESP. Email:pessoadany@yahoo.com.br

Resumo Opresenteartigosepropeadiscutiropapelqueaeducaoassumefrentesquestes degnero,paraalmdaperspectivadainclusoigualitriademeninosemeninas. Nas escolas,asrelaesdegneroganhampoucarelevnciaentreeducadoreseeducadoras, assim como no contedo dos cursos de formao docente. Mesmo num mbito acadmico,sopoucoexaminadasasdimenses degneronodiaadiaescolar,talvez pela dificuldade em refletir no apenas sobre as desigualdades entre os sexos, mas tambm os significados de gnero inerentes a essas desigualdades e pouco contemplados pelas polticas pblicas educacionais. Pensamos que a ausncia das questes de gnero no currculo e na formao de professores, interfere nas prticas cotidianas da escola e da sala de aula, contribuindo, em ltima instncia, para a persistncia de valores e prticas que reafirmam as desigualdades entre homens e mulheres.Acreditamosassim,quenecessrioqueseultrapasseaquestodoacesso,e queseincluaotratamentoigualitriodemeninasemeninosnasaladeaula,assimcomo umcontedocurricularquedespolarizeoconhecimentodasidentidadesdegneroque afetamocotidianodaspessoas. Palavraschave:EducaoGneroPolticaspblicas.

2 EDUCATION AND GENDER: A DISCUSSION FOR BESIDES THE EGALITARIANINCLUSION Thepresentarticleisproposedtodiscussthepaperwhattheeducationassumesinfront of the questions of gender, for besides the perspective of the egalitarian inclusion of boys and girls. In the schools, the relations of gender gain little relevance between educators, as well as in the content of the courses of teaching formation. Even under academicaspect,thedimensionsofgenderwerenotenoughexaminedin thedaybyday school, perhaps for the difficulty in to consider not only the inequalities between the sexes, but also the meanings of gender inherent in these inequalities and little contemplated by the public education politics. We think that the absence of the questionsofgenderinthecurriculumandintheteachersformation,interferesindaily practices of the school and of the classroom, contributing, as a last resort, to the persistence of values and practices that reaffirm the inequalities between men and women. We believe so, that it is necessary to exceed the question of the access, and includestheegalitarian treatmentofgirlsandboysintheclassroom,aswellasacontent curricularwhatremovesthepolarizedknowledgeoftheidentitiesofgenderthataffect thedailylifeofthepersons. Keywor ds:Education Gender PublicPolitics. Intr oduo AhistriadaeducaonoBrasil,assimcomonamaioriadospasesaoredordo mundo,coincidecomahistriadadiscriminaodegnero.Aformaodasociedade brasileira, marcada pelo patriarcalismo, pelo autoritarismo e pela influncia direta da igrejacatlica,refletediretamenteaconstituiodaeducaoformalnopas,comtotal exclusodasmulheres,comonosmostraBeltroeAlves:
A economia colonial brasileira fundada na grande propriedade rural e na modeobra escrava deu pouca ateno ao ensino formal para os homens e nenhuma para as mulheres. O isolamento, a estratificao social e a relao familiar patriarcal favoreceram uma estrutura de poder fundada na autoridadesemlimites dos homens donos deterras. SegundoRibeiro(2000),atradio culturalibrica, transposta de Portugal para a colnia brasileira, consideravaamulherumserinferior,quenotinha

3
necessidade de aprender a ler e a escrever. A educao monopolizada pela Igreja Catlica reforava o esprito medieval. A obra educativa da Companhia de Jesus contribuiu significativamente para o fortalecimento da predominncia masculina, sendoqueospadresjesutastinhamapegosformas dogmticasdepensamentoepregavamaautoridade mximadaIgrejaedoEstado (2004,p.34).

SomentenosculoXXessasituaocomeaaserrevertida.ApsaRevoluo de1930,surgemasprimeirasmedidaseducacionaisvoltadasparaaeducaodemassa e com isso,o acesso das mulheres escola comea a ser facilitado, porm, somente comaLDB(LeideDiretrizeseBasesdaEducaoBrasileira)de1961 foigarantido acesso igualitrio ao ensino superior para as mulheres que cursavam o magistrio, atravs da equivalncia de todos os cursos de nvel mdio. (BELTRO & ALVES,2004). Mas com a constituiode1988, e coma redemocratizaodopas que se nota tambm a incorporao de demandas sociais especificas na legislao. Assim, este um momento singular para os grupos sociais e especificamente para o movimentofeminista. Nesse momento, no entanto, a discusso sobre a desigualdade de sexos na educao se restringia ao acesso igualitrio entre meninas e meninos. Notase uma ausnciadoprprioconceitodegneronessadiscusso,devidoaomomentohistrico de que estamos falando, em que este conceito ainda estava sendo introduzido no prpriomovimentopopular demulheres. A dcada de 1990, em que foram elaboradas as leis para a educao que discutiremos nesse artigo, foi marcada pela implementao de medidas chamadas

neoliberais em todos os mbitos, inclusive na educao. Este foi o contexto no qual


surgiramaLeideDiretrizeseBasesdaEducao(Lein.9.394/1996)edosParmetros CurricularesNacionaisparaoEnsinoFundamentalPCN. Essa breve demarcao histrica importante para que possamos entender a trajetria das mulheres no mbito da educao formal. No entanto, neste artigo buscaremos discutir a questo de gnero na educao para alm da igualdade de inclusodemeninosemeninasnaescola,tendoemvistaquesopoucoexaminadasas dimensesdegneronodiaadiaescolar,talvezpeladificuldadeemrefletirnoapenas sobreasdesigualdadesentreossexos,mastambmossignificadosdegneroinerentes aessasdesigualdadesepoucocontempladospelaspolticaspblicaseducacionais.

4 Paratanto,primeiramentenecessrioexplicitarmelhoroconceitoquenortear adiscusso_gnero_paraquedepoispossamospassarparaaanlisedefatodaLDBe doPCN.

OConceitodegnero
O conceito degnero,que nortear toda anossa discusso,permite pensar em relaes queno so fixas, aocontrrio, estootempotodo em tenso,de formaque homememulhertmposiesderelativamobilidadenocamposocial.Sendoassim,as identidades,primariamentesexuais,soconstrudasdeumaformacadavezmaissocial, namedidaemqueocorreummovimentodedesnaturalizaodosexo.
O conceito de relaes sociais de sexo utilizado pela Sociologia francesa e responde pela construo social das diferenas entre os sexos, pressupondoumahierarquiasocialeumarelaode dominaoepoderentreeles.Oconceitodegnero, maisutilizadonosestudosdelnguainglesa,tambm corrobora essa idia, buscando ultrapassar as definies da categoria homem/mulher como uma oposio binria que se auto reproduz... sempre da mesma maneira, o que implica refutar sua constituiohierrquicanatural(...) (SCAVONE,p.24,notaderodapn92004).

Essasidentidades,queseconstroememcontraposioumaaoutra,acabampor favoreceranaturalizaodasdesigualdadessocialmenteconstitudas,namedidaemque prescreveaestpicasesperadasparacadasexo. SegundoButler,ognerodeveserconsideradocomoperformativo,pornoser uma afirmao ou uma negao, mas sim uma construo que ocorre atravs da repetiodeatoscorrespondentessnormassociaiseculturais.Sendoassim,umgnero um modo de subjetivao dos sujeitos, pois, o eu nem precede nem se segue ao processo de atribuio de gnero, mas surge, apenas, no interior e como matriz das prprias relaes de gnero. (Butler, 1999, p. 153).A autora argumenta ainda que o sexo,assimcomoognero,materializadoatravsdeprticasdiscursivas,denormas que nunca so finalizadas, pois permanecem num processo constante de reafirmao. Este processo indispensvel para a hegemonia das leis reguladoras sob pena de enfraquecereabrirespaosparaacontestaodessasleis.

5 Nopodemos ignoraros esforosfeitos ao longo dostempospara tornar essas relaes mais igualitrias. A histria dos movimentos feministas se confunde com a prpria histria da luta pela igualdade entre os sexos. importante ressaltar que esta divisohistricanoestanquecomonosinformaScavone:
Embora possamos estabelecer esta relao temporal com perodos e lutas distintos, estas fases no so fixas e dependem dasituao histrica epoltica de cada sociedade, o que nos leva a deduzir que a segmentao histrica no pode ser aplicada com rigorsdiferentesrealidades(2004,p.1516).

Entre os sculos XVIII e XIX, paralelamente a uma tendncia poltica liberal democrata, o movimento feminista tinha um cunho reivindicativo, ou seja, o que se pretendianestemomentoeraaconquistadedireitosdecidadaniaEste foiochamado feminismoigualitrio,que lutavaporigualdadeentreossexosnavidapblica. Na dcada de 60, mais precisamente depois de 1968, comeam a emergir as questes da vida privada, e percebese que o preconceito de gnero est no seio da famlia. O espao da vida privada passa a ser observado como um mbito poltico e econmico e conseqentemente, campo de desigualdades, j que a diviso sexual do trabalhopermeiatodaasociedade. Oquehojechamamosdefeminismocontemporneooupsmoderno,quetem comoexpressointelectuaisfeministascomoJudithButler,porexemplo,nosdemonstra como a identidade no mundo contemporneo no passa pela determinao biolgica, masfludaesocialmentemarcada. Dentrodestebrevepanoramahistricodomovimentofeministadevemosatentar paraofatodequeaproduotericoconceitual acercadotemateminicionops68, comautorasfeministas. Atento,ascinciassociais nohaviamdedicadograndesesforosnestetipo de discusso, e a partir deste momento a conceituao criada dentro do movimento feministafoiincorporadaaoespaoacadmico,sendolheatribudamaiorrelevncia.O prprioconceitodegneropassaporessaincorporao.

UmbrevehistricodofeminismonoBrasil

Quando pensamos a histria do feminismo no Brasil, verificamos que so mltiplososseusobjetivose assuasformasdemanifestao.Emdecorrnciadeserum movimento difuso, costumase dividilos em dois momentos: o primeiro, do final do sculoXIXat1932e osegundo,dofeminismops1968. A primeira tendncia teve como foco o movimento sufragista liderado por BerthaLutz.Estaafasechamadadefeminismobemcomportado(PINTO,2003),que designa o carter conservador desse movimento, que no questionava a opresso da mulher.Nessesentido,alutapelacidadania feminina nosecaracterizavapelodesejo dealteraodasrelaesdegnero,mascomoumcomplementoparaobomandamento dasociedade. Jasegundatendnciadefeminismoreneumagamaheterogneademulheres (intelectuais,anarquistas,lderesoperrias)que,almdopoltico,defendiamodireito educao e questionam a dominao masculina, abordando temas polmicos para a poca, como, por exemplo, a sexualidade e o divrcio. Ainda segundo Pinto, h uma terceira vertente de feministas, oriunda do movimento anarquista e do Partido Comunista,tendocomoexpoenteMariaLacerdadeMoura Na dcadade1930, mais precisamente apso golpe de1937ocorreum longo perododeretraodomovimentofeministaqueseestendeatocomeodadcadade 1970.Noentanto,issonosignificaqueduranteesseperodoomovimentodemulheres notenhatidonenhumaexpresso.Aocontrrio,momentosimportantesdeparticipao da mulher, comoo movimentono inciodadcadade1950 contra a alta do custode vida,por exemplo,marcaramessapoca. Nadcadade70,emplenogovernoMdici,ofeminismobrasileiroacaboupor dividirseentreodentroeforadopas,devidoprincipalmentegrandequantidadede feministas exiladas. Na Europa e nos Estados Unidos o cenrio era de grande efervescncia poltica, de revoluo dos costumes, de renovao cultural radical, enquanto no Brasila represso era marcamaiordaditadura militar. As caractersticas queomovimentofeministateve nessesdoiscenriosrefletemessaconjunturapoltica

7 diversanoqualestavaminseridos,sendoqueosprimeirosgruposfeministasem1972, emSoPauloenoRiodeJaneiro,foraminspiradosnofeminismodospasesdoNorte. Neste ano, os eventos que apontam para a histria e as contradies do feminismonoBrasilforam oCongressopromovidopeloConselhoNacionaldaMulher , easprimeirasreuniesdegruposdemulheres,quetinhamumcarterquaseprivado,o queseriaumamarcafeminismobrasileiro,posteriormente. Entre os eventos que marcaram a entrada definitiva das mulheres na esfera pblica, podemos destacar o Ano Internacional da Mulher , em 1975, decretado pela OrganizaodasNaes Unidas (ONU). O eventoorganizadopara comemoraro Ano Internacional,realizadonoRiodeJaneiroeacriaodoCentrodeDesenvolvimentoda MulherBrasileira,acabaram porfortaleceromovimentofeministabrasileiro. Nadcadade1980ofeminismoenfrentouaredemocratizao.Nestemomento, duas questes tiveram que ser enfrentadas: a unidade do movimento ameaada pela reformapartidria de1979,quedividiu os grupos opostos, e a relao do movimento com os governos democrticos que viriam a se estabelecer, principalmente quando o PartidodoMovimentoDemocrticoBrasileiro(PMDB)comeouaganharaseleies estaduais. Surgiram ento,os grupos feministas temticos, os grupos que se chamaria posteriormente de feminismo acadmico e comea a se perceber o surgimento de ncleosde pesquisaemestudosda mulher. A criao das delegacias especializadas a partir de 1985, marcaram um importantepassonalutacontraaviolnciacometidacontraasmulheres,poisapesarde o feminismo, as feministas e as delegacias da mulher no resolveram a questo, a criao das delegacias foi um avano na medida em que a mulher passou a ser reconhecidacomovtimadeviolncia. Oplanejamentofamiliar,asexualidadeeoaborto,tambmforamtemascentrais no movimento feminista da dcada de 80, principalmente aps a implantao do ProgramadeAtenoIntegralSadedaMulher(PAISM),peloMinistriodaSade. Para o que estamos nos propondo neste artigo, esta contextualizao do movimentofeminista,dofinaldosculoXIXatofinaldadcadade1980,nosparece

8 suficienteparaquepossamospensarnaconjunturaemqueforamelaboradasasleisque discutiremosaseguir.

LDBEPCN
Aprovadaemdezembrode1996,apsoitoanosdetramitaonoCongresso,a novaLeideDiretrizeseBasesdaEducao(LDB)representaporumladoavitriade setoresligadoseducao,quevinhammobilizandoseemtornodesuaelaborao,e poroutroaderrotadiantedaintervenofederal,sobacoordenaodoMinistrioda

Educao, em favor de um projeto substitutivo elaborado pelo ento senador Darcy Ribeiro,queretiravadeseutextoimportantesreivindicaesdestes setores(VIANNA
&UNBEHAUM,2004). Entreasconseqnciasdessasubstituiopodesedestacaraindefinioquanto aonmerodealunosporsaladeaula(Art.25),oquetemresultadonasuperlotaodas salas eem precrias condies parao trabalho docente, diferente da meta prevista no projetooriginal (20 alunos/sala para a educao infantil, 30 alunos/sala para o ensino fundamental e 40 alunos/sala parao ensino mdio), areduodapropostaoriginal de umpisosalarialnacionalparaadediferentespisossalariaismunicipaiseestaduais(Art. 67,III),entreoutras. PublicadologoapsaaprovaodaLDB,em1997,osParmetrosCurriculares Nacionais parao Ensino Fundamental (PCN), umaproposta de contedos quedeve orientaraestruturacurriculardetodoosistemaeducacionaldopas,servindocomoum referencialenocomoumadiretrizobrigatria. ComonosmostraViannaeUnbehaum:
Os PCNtm como funo subsidiar a elaborao ou a reviso curricular dos estados e municpios, que pretende contextualizla em cada realidade social. Nesse sentido, a proposta curricular das instituies escolares envolvidasdeve contar com aparticipaodetodaa equipepedaggica, afim de garantir o dilogo entre tais orientaes e as prticasjexistentesnasinstituies(2004).

AssimcomoaLDB,osPCNforamprimeiramenteresultadodeamplaconsulta profissionaisligadoseducao,apartirdoqualoMinistriodaeducaoelaboroua versofinal. Quantoinclusodaquestodegnero,notamosqueexistemdiferentes

9 mbitosnosquaispodemossubentenderapresenaoravelada,ouexplicitadequestes de(des)igualdadeentreosindivduosdediferentessexos.

Alinguagem
Oprimeirombitoquepodemosdestacarodalinguagem.Apesardeestarem consonncia coma normacultadalnguaportuguesaescrita,autilizaodogenrico masculino indiscriminado no texto dos documentos, reflete um certo androcentrismo correntenasociedadesbrasileiradeformageral. Podemos notar no Art.4, pargrafos VIII e XIX da LDB, que se refere aos sujeitos de direito educao eaodever de educar, o exemplo claro desta tendncia quepercorretodootexto:
VIII atendimento ao educando, no ensino fundamental pblico, por meio de programas suplementares de material didticoescolar, transporte,alimentaoeassistnciasade XIX padres mnimos de qualidade de ensino definido como a variedade e quantidade mnimas, por aluno, de insumos indispensveis ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.(Grifosnossos)

Comissopercebemosquelinguagemcarregaconsigosignificadosimplcitosao atodefalar.Traztambmpreconceitoseestimpregnadadesentidosparaalmdamera comunicao.ComobemassinalamViannaeUnbehaum:


A linguagem como sistema de significao , ela prpria, expresso da cultura e das relaes sociais de um determinado momento histrico. exatamente isso que as frases desses documentos mostram.Se,porumlado,omasculinogenricopor elas empregado expressa uma forma comum de se manifestar, por outro, seu uso especialmente em textosquetratamdedireitos noimpune,poisa adoo exclusiva do masculino pode expressar discriminaosexistaereforaromodelolingstico androcntrico(2004).

10 Sendoassimaconstruoderelaesdegneromaisigualitriaspassatambm pela questo da expresso e da linguagem que utilizamos, sobretudo nos espaos voltadosparaaeducao,deformaacriarnosindivduos,desdeainfncia,formasde serelacionardespojadasdepreconceitodequalquerordem.

AEducaocomodireitouniversal
Como j dissemos na introduo,a educao na maioria dos pases do mundo teve comoobjetivoprimeiroeducaroshomens. NoBrasilessaexclusodasmulheres
1 nosistemaeducacional,tambmconhecidacomohiatodegnero somentecomeoua

serrevertidaapartirdosculoXX:
O hiato de gnero e o dficit educacional das mulheres fizeram parte da realidade brasileira durante mais de 400 anos. Contudo, as mulheres conseguirameliminarereverterestehiatoduranteo sculo XX. Segundo Alves (2003), a reverso do hiato de gnero na educao foi a maior conquista das mulheres brasileiras no sculo passado (BELTRO&ALVES,2004,p.3).

A Constituio de 1988 marca um importante momento do movimento de mulheres. Na educao, assim como em outros mbitos, grandes conquistas foram alcanadas. Nestemomento,noentanto,alutaestavainteiramentevoltadaparaaconquista de direitos igualitrios. Ficava garantido, ento, o acesso de todos os indivduos educaoindependentementedeclassesocial,raa/etnia,crenaousexo. Neste documento o conceito de gnero inexistente, devido ao momento histrico em que foi gerado, porm a tentativa de extinguir a descriminao entre homens e mulheres se d, assim como em relao aos outros tipos de discriminao, pelaafirmaododireitodetodoscidadaniaepelorepudioaintolernciadequalquer espcie. ALDBtambmrefleteestatendncia,buscandoaeliminaodasdesigualdades no mbito do direito igualitrio educao. A noo de tolerncia tambm est presente,sendoquesuautilizaonospareceumtantoquantocomplicada,jqueoato

Paramelhorconceituaodoconceitodehiatodegnero,ver BELTRO&ALVES,2004.

11 de tolerar pressupe uma atitude de bondade dos indivduos superiores para com os inferiores. JnoPCN,arefernciaaogneroseddeformamaisconcretaeclara.Neste documentotemascomotica,pluralidadecultural,meioambiente,sexualidadeesade, aparecem como os chamados temas transversais que devem ser tratados juntamente comtodososcontedosde queseaescolaseocupatradicionalmente. Dos volumes que se ocupam destes temas, a questo de gnero mais amplamente tratada naquele que trata da sexualidade. J na apresentao (v.8), ao se referiraotratamentoaserdadoOrientaoSexual,esclarecesequeeledeveenfocar as dimenses sociolgica, psicolgica e fisiolgica da sexualidade propemse, com isso, trs eixos paraorientar a interveno doprofessor:Corpo Humano,Relaesde

Gnero e Preveno s Doenas Sexualmente Transmissveis/Aids (Brasil, 1997, v.8,


p.3134).NoeixoRelaesdeGnero,ficaclaro,queele propiciaoquestionamentode

papisrigidamenteestabelecidosahomensemulheresnasociedade,avalorizaode cadaume aflexibilizaodessespapis(PCN,v.8,p.35).


Os objetivos assumidos neste volume so combater relaes autoritrias,

questionara rigidezdospadresde conduta estabelecidosparahomense mulheres e apontarparasuatransformao,incentivando,nasrelaesescolares,adiversidadede comportamentodehomensemulheres,arelatividadedasconcepestradicionalmente associadas ao masculino e ao feminino, o respeito pelo outro sexo e pelas variadas expresses do feminino e do masculino (PCN, 1997, v.10, p.144146). Nessas
refernciasexisteapreocupaoexpressacomacriaodenovospadresdeconduta, capazesdecriarumasociabilidadepautadanaigualdadedegnero. Sobre a abordagem da temtica de gnero praticamente restrita ao bloco referentesexualidade,importanteressaltarquecomissocorreseoriscodevincular a formao das identidades de gnero ao corpo e sexualidade, perdendo assim a prpria dimenso do conceito de gnero, que busca pensar nessas identidades como construessociaismaisamplas,desvinculadasdasconcepesnaturaisdeformulao dofemininoedomasculino. O mesmo acontece quando se trata das relaes de gnero relacionadas diretamente com a discusso sobre a preveno de doenas. Em ultima anlise, essa abordagem incorre no risco de se reduzir aos aspectos fisiolgicos, relaes essencialmentepautadaspelasociedadeemqueestoinseridas.

12 Quando a temtica da tica introduzida, o gnero aparece de forma menos clara. Neste bloco, a meno ao respeito mtuo deixa subentendido o incentivo ao combateasdiscriminaesdetodosostipos.

Consideraesfinais
Apsestabreveanlise,podemosverificarquedesdeaConstituiode1988o movimentodemulherescomeaacolherosresultadosdaslutasencerradasnasdcadas anteriores. neste momentoque,no Brasil, se formalizaa democratizaodo ensino, queteveiniciologodepoisdaRevoluode1930. As condies de acesso e permanncia na escola passa a ser direito efetivo de todos e todas (embora essa diferenciao de gnero no seja explicita), independentementedeorigem,raaesexo. Em consonncia com a Constituio, a LDB e o PCN se apresentam como documentosemblemticosdasconquistasdasmulheresnosculoXX.OPCN,maisdo que a LDB,demonstra a tentativa explicitade se incorporar a temtica de gnero nos contedos curriculares, e com isso representam o documento mais importante neste sentidoatento.Ochamado hiatodegnerocomeouaserrevertidoeatualmenteas mulheresultrapassaramoshomensnonmerodeanosquepermanecemnaescola. Noensinosuperioronmerodemulherestambmvemcrescendovisivelmente, embora ainda haja diferenciao de acordo comas carreiras escolhidas. No entanto, a discusso sobre a desigualdade de gnero no mbito educacional pouco avanoupara almdagarantiadeacessoigualitriodemeninosemeninasescola. As prticas emsala de aula e o cotidiano na escola pouco foram alteradosnas ltimas dcadas, pela prpria escassez de discusses que desvinculem a questo de gnerodaabordagemrestritaaocampodasadeedasexualidade. A prpria noo de papel socialde homens e mulheres, que trabalhada pela escola e incentivada pelos documentos analisados, demonstra um retrocesso na discusso da relaes, que nos permitem pensar de forma mais flexvel e menos determinista. Para quepossamos avanar neste sentido, necessrioquequestes ligadas s construesdegneronasociedadecomoumtodosejamtrazidastonaeamplamente

13 discutidascomosprofissionaisligadoseducao,afimdetransformaroenfoquedado aestasquestes,numenfoquemaisamploerealmenteemancipador.

REFERNCIASBIBLIOGRFICAS

BELTRO,K.IALVES,J.E.D.Arever sodohiatodegneronaeducao br asileiranosculoXX.ABEP, 2004.Disponvelem http://www.metas2015.unb.br/Documentos/Educacao%20Universal/Reversao%20do%2 0hiato%20de%20genero%20na%20educacao.pdf.

BOURDIEU,P.Misr iadoMundo ContribuiesdeA.Accardo.../et.al/,Petrpolis, RJ:Vozes,1997.

____________Adominaomasculina.RiodeJaneiro:BertrandBrasil,1999.

BUTLER,J.ElMarxismoyloMer amenteCultur al.NewLeftReview(2).

LeideDir etr izeseBasesdaEducaoNacional.Lein9.394,de20dedezembrode 1996.Disponvelemhttp://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.

Par metrosCur r icular esNacionaispar aoEnsinoFundamental PCN, 1997. Disponvelemhttp://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task= view&id=263&Itemid=253

PINTO,C.J. Umahistr iadofeminismonoBrasil.SoPaulo:FundaoPerseu Abramo,2003.

SCAVONE,L.Daravida ecuidar daVida:feminismoecinciassociais.SoPaulo: EdUNESP,2004.

14 VIANNA,C.P.UNBEHAUM,S.Ogner onaspolticaspblicasdeeducaono Brasil:19882002.Cad.Pesqui., SoPaulo, v.34, n.121, 2004. Disponvelem: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100 15742004000100005&lng=pt&nrm=iso>.

Anda mungkin juga menyukai