Anda di halaman 1dari 20

TRS FORQUILHAS

NA VISO DE WOLFGANG RICHTER


Elio E. Mller

Folheto baseado em material enviado pelo pastor Wolfgang Richter para uma publicao especial do JOREV.

de Elio Eugenio Mller, 1982.


(Reviso em 2012, com o acrscimo de novas ilustraes cedidas pela Sra. Elke Bindemann Richter, Joinville-SC). eliomuller@uol.com.br .

Reservados todos os direitos ao autor

Reviso: Doris Bobsin Mller

CAPA: Mostrando o templo da Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas,


sediada em Itati RS, e que vem a ser o terceiro templo da IECLB na localidade. Foto do arquivo do Jornal Evanglico, 1982
2

Pastor WOLFGANG RICHTER


Itati de 1980 a 1984

PALAVRA AO LEITOR.

Por solicitao do pastor Wolfgang Richter e do Presbitrio da Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas, em 1980, organizamos cadernos com informaes gerais a respeito da situao desta rea paroquial, para mostrar como era a situao quando da nossa transferncia, ocorrida em 1975. Inclu material de minhas pesquisas sobre a histria da Comunidade, conforme dados e depoimentos que coletamos para o meu propsito de escrever um livro sobre esta rea de colonizao do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Enquanto os mltiplos afazeres no me permitem redigir esta obra, estou cedendo dados do meu material pesquisado para auxiliar interessados, em especial, aos pastores que nos sucedem no pastorado de Itati. Eu j havia fornecido ao meu sucessor neste pastorado em Itati, pastor Norberto Willrich informaes idnticas porm, conforme as palavras dele: - Joguei fora esses cadernos pois vi que se tratava de

coisa velha.
Diante disto, tivemos que elaborar novos cadernos e boletins informativos para atender a encomenda feita pelo pastor Wolfgang Richter e permitir que a Comunidade novamente possua em seus arquivos, informaes bsicas sobre a sua histria local. Constatamos que o colega pastor Richter no tinha papas na

lngua e falava com franqueza o que entendia que precisava ser


anunciado ao povo. Ficou bem claro, desde sua chegada, que ele poderia ter que enfrentar situaes e problemas idnticos aos que eu tive que enfrentar. Novo Hamburgo RS, 20 de julho de 1982. Elio Eugenio Mller.
Pastor em Novo Hamburgo RS.

Pastor Wolfgang Richter, em 1982, descreve a sua Comunidade.


No ms de junho de 1982 compareci a um encontro programado pelo pastor Wolfgang Richter com a equipe de redatores do Jornal Evanglico, no Morro do Espelho, em So Leopoldo RS. Pastor Richter havia telefonado solicitando a gentileza do meu comparecimento, para fazer uma anlise do material por ele redigido para constar de um enfoque especial da Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas, na edio do JOREV, de novembro de 1982. Ele trazia tambm diversas fotos visando possibilitar aos editores, de escolherem algumas que melhor pudessem ilustrar a matria. Para mim no houve novidade no contedo elaborado pelo meu colega e entendi que no me cabia fazer sugestes de acrscimos ou cortes de assuntos enfocados, no ser na correo de datas ou nomes. Constatei que o colega Richter colocou crticas contra os seus antecessores, inclusive a respeito da atividade de pastor Norberto Willrich, que fora a antecessor direto, e sobre a minha atuao. Sou de opinio que precisamos estar abertos para receber crticas ou mesmo uma avaliao negativa sobre alguma atividade desenvolvida. Por este motivo procurei deixar a matria elaborada por Richter, exatamente como ele a redigira, em seu texto original. Conforme j acentuei, eu nada acrescentei e nada cortei, alm da correo de datas e nomes. Entretanto o redator do JOREV no aproveitou todo o contedo e fez cortes, exatamente em avaliaes com crticas aos antecessores. Talvez o motivo fosse o espao disponvel no jornal, para a matria. Ou talvez o redator intencionalmente, procurou diminuir o peso das crticas. Segue o material que o colega Wolfgang Richter elaborou para o Jornal Evanglico, sem cortes:

< A Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas uma entidade jurdica que funciona nos moldes de uma Parquia. Integradas a essa parquia, alis, Comunidade Evanglica, esto diversas comunidades evanglicas espalhadas pelo municpio de Osrio e Torres. Entre essas esto a Comunidade Evanglica de Itati, de Trs Pinheiros, de Maquin, de Pirataba, de Terra de
5

Areia, de Porto Algio. de Chapu, de Boa Unio, de Arroio do Padre e de Bananeiras. No total, h em torno de 500 famlias na Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas. A Comunidade de Itati a mais forte. Somente ela tem em torno de 120 famlias. A diretoria da Comunidade de Itati tambm a diretoria da parquia, ou methor, a Comunidade Evanlica de Trs Forquilhas. A diretoria da Comunidade compe-se do presidente Jos Oswaldo Brusch, do vlce presidente Abns Becker, do tesoureiro Pedro Arnaldo Jacoby e segundo tesoureiro Claudio Maschmann, do secretrio Guido Nelson Weiss e segundo secretrio pastor Wolfgang Richter. Pela primeira vez, desde a vinda do pastor Augusto Ernesto Kunert no o prprio pastor o secretrio da comunidade. Desde o pastor Kunert automaticamente p proco era o secretrio, sempre que se renovava o quadro da diretoria. A minha inteno de transformar em pontos de pregao algumas comunidades pequenas da Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas, que foram criadas no perodo do pastor Elio Eugenio Mller. Ele, na nsia de criar ncleos de comunho e de comunidade foi compondo equipes e presbitrios. Ele elevou muitos pontos de pregao para se tornarem comunidades filiais, como, por exemplo, Boa Unio, Bananeiras, Arroio do Padre, Chapu, Porto Algio, Tres Pinheiros, Terra de Areia e at a pequena Congregao Japonesa. Encontrei enormes dificuldades para localizar candidatos para a renovao nestas diretorias formadas pelo pastor Mller. E, e m vista da dificuldade em formar diretorias nessas comunidades, o melhor seria de extingui-las e torn-las novamente em simples pontos de pregao.

Para dar um exemplo posso mencionar a localidade de Arroio do Padre que tem apenas 32 famlias e ningum dos membros aceita integrar a diretoria, pois preciso dizer que o Sr. Waldemar Voges que era o presidente, mudou-se para So Leopoldo, com toda a famlia. Alm disso a maioria dessas comunidades filiais que foram criadas pelo pastor Elio Muller, esto muito prximas da Comunidade de Itati. Nessas pequenas comunidades o nico homem realmente ativo ainda o tesoureiro, que precisa arrecadar a contribuio anual desses membros, para dar o sustento para a Parquia. De resto, os integrantes destas diretorias, desde o presidente e dos secretrios, so figuras apenas simblicas ou quase honorficas.

Esse o templo da Comunidade Evanglica de Itat, no Vale do Trs Forquilhas. A Comunidade de Itati a mais forte congregao da Comunidade Evanglica de Trs Forqulhas. No local onde se encontra esse templo foi construdo em 1853 o primeiro (na verdade o segundo) templo da comunidade evanglica de Itatl.

PESQUISA DA HISTRIA
No ano de 1826, o pastor Karl Leopold Voges, no pastorado em So Leopoldo, se transferiu com uma comunidade inteira de evanglicos luteranos para o vale de Trs Forquilhas. O historiador Carlos Hunsche fala em 237 almas.

Para seu local de reunio, a comunidade pioneira erigiu um pequeno templo rstico. Mais tarde construiu um templo de pedra, que foi inaugurado em 1853.

Ainda hoje o templo da comunidade est no mesmo local (na mesma


rea), mas naturalmente sofreu muitas transformaes atravs desses anos

todos.

O pastor Voges atendeu aquela comunidade at 1892. Naquele mesmo ano iniciou-se a construo de uma nova casa pastoral, que ainda existe hoje (ela foi ampliada, e na parte nova funciona atualmente uma creche).

Voges foi sucedido pelo pastor Gustav Geisler, que s ficou na comunidade no ano de 1892. Em 1893 j veio o pastor Rudolf August von Braken, que tambm permaneceu s um ano (ele foi apenas itinerante). Em 1894 chegou o pastor Gottfried Schlegtenda!. Ele atendeu a comunidade at 1899, quando foi substitudo pelo pastor Ernst Theodor Lechler. .

CORAL DE NEGROS
O pastor Lechler se empenhou novamente por um trabalho entre os assim chamados "brasileiros". Ele chegou at a formar um coral de negros.

Na virada do sculo, em 1900, (em 1907) o pastor Lechler foi substitudo pelo pastor Ernst Bernecker.

Aps Bernecker veio o pastor Christian Kleinkamp, em 1908. que fi cou apenas trs meses. Sucedeu. ainda em 1908, o pastor Karl Toebke, Esse conseguiu dois sinos para o templo da comunidade, que ela possui at hoje ainda. (Os sinos foram recebidos em 1904, no perodo do pastor Lechler,
doados pela me do pastor Toebke).

Em 1913, com a sada de Toebke, veio o pastor Emilio Gans. Esse se revelou um grande interessado nas lides agrcolas. Ele incentivou a melhoria do trabalho lavoureiro. Por outro lado, sua filha Tony encetou um trabalho com senhoras, semelhante OASE.

Essa iniciativa do pastor Emil Gans lamentavelmente sucumbiu.

Gans foi sucedido pelo pastor Johannes Eduard Hirschboeck, em 1919. Esse ficou at 1923, quando foi substitudo pelo pastor Gustav Schreiner.

Este veio Itati j em idade avanada (51 anos) e teve dificuldades em seu trabalho. Mesmo assim permaneceu por 20 anos na comunidade. Durante a Segunda Guerra. em 1943. Schreiner oi preso e conduzido a Novo Hamburgo. onde veio a falecer.

Durante seis anos a comunidade ficou sem pastor. Neste pero do ela foi atendida por estudantes de teologia. que esporadicamente se deslocavam ao vale.

Entre eles estavam Karl Gottschald, Albino Trein e Augusto Kunert.


9

PRIMEIRO PASTOR BRASILEIRO


Finalmente. em 1949 a comunidade recebia o seu primeiro pastor formado no Brasil: Augusto Ernesto Kunert.

Este teve a difcil tarefa de reunir novamente o rebanho desintegrado. Mas com energia conseguiu reorganizar a comunidade.

Kunert lanou a construo de um hospital, reorganizou a escola evanglica e iniciou o atendimento aos veranistas no litoral.

Em 1955 Kunert foi substitudo pelo pastor Os car Hennig. Hennig que continuou com as obras do hospital que ainda hoje existe, mas que por diversos perodos j esteve dcsativado.

Hennig saiu em 1959 de Itati, e veio o pastor Ernesto Fischer.

No perodo de Fischer foi ampliado o templo e inaugurado finalmente o hospital (1963). e a escola evanglica passou s mos do Estado - Trata-se da atual Escola Estadual de I Grau Pastor Voges.

Fischer foi substitudo pelo pastor Elio Eugenio Mller em 1969.

ASSISTNCIA AO PEQUENO
Durante o tempo do colega Elio Eugenio Mller houve uma iniciativa de apoio e assistncia ao pequeno agricultor da regio atravs da criao do Centro ele Assistncia Rural de Itati - CARI.

10

Foi contratado o tcnico rurat Frederico Walter Trein Lothammer para esse trabalho e at foram adquiridas, por doao, da Prefeitura de Osrio, diversas mquinas e tratores agrcolas.

O colega Elio Eugenio Mller tambm iniciou um traba lho de evangelizao junto a famlias japonesas que se radicaram em Itati no ano de 1969. Isso levou a. que em pouco tempo se formasse uma congregao japonesa com diretoria prpria.

No primeiro batismo. realizado 04/01/1974, foram batizados 21 japoneses.

Em 1975, Mller saiu da comunidade em consequncia de atritos com lderanas polticas do local.

Aps uma vacncia de quase um ano, a comunidade voltou a ter novo ministro no comeo de 1976 na pessoa do pastor Norberto Willrich.

O pastor Willrich tratou logo de dividir a extensa comunidade, visando formar a Parquia Litoral Norte, afirmando que era muito trabalho para s um pastor apenas. Ele terminou com a atividade da OASE e no lugar estabeleceu um Clube de Mes, vinculado escola, onde a sua esposa era professora. Ele teve um grave acidente, ficando em coma durante vrias semanas. Felizmente recuperado ele saiu em 1979.

No ano seguinte, em 1980 foi sucedido pelo pastor Wolgang Richter, recm egresso da Faculdade de Teologia. Desde ento Richter continua no pastorado de Itati.

11

DESCRIO ATUAL DO TRABALHO PASTORAL DE ITATI.


JUVENTUDE EVANGLICA. Quando em 1979 cheguei a ltati, para suceder o pastor Willrich, funcionavam dois grupos de Juventude Evanglica na comunidade, um na sede e outro em Trs Pinheiros. Logo entendi que ambos resistiam a qualquer trabalho mais srio e profundo, e por isso deixei sucumbl-los, para recomear um novo trabalho. Atualmente estou formando um grupo novo com ex-conflrmandos, para ver se surge algo bom No momento participam desse grupo em torno de 30 jovens. Pretendo Incentivar a Iormao de novos grupos a partir da implantao de um Dia Paroquial de JE.

OASE Conforme j falei anteriormente, o trabalho da OASE lamentavelmente foi eliminado da Comunidade. Por este motivo que tambm o trabalho da OASE, semelhana do trabalho com os jovens, precisa ser reorganizado, visto que o clube de mes no funciona satisfatoriamente. No h disposio para se reunir, da parte das mulheres, a no ser para encontros festivos. Portanto, nos moldes regulares no funciona uma OASE em Itat, mas apenas um Clube de Mes que felizmente vai sucumbindo.

ESCOLA DOMINICAL - O trabalho com as crianas, em forma de culto infantil ou escola dominical funciona satisfatoriamente em Itati e em Trs Pinheiros. Participam em torno de 55 crianas. Em Itati h trs professoras e em Trs Pinheiros, duas.

GRUPO DE TEATRO - Uma novidade em Itati o interesse pelo teatro. Constituiu-se um grupo formado por membros que ensaiam peas e as apresentam no mbito da comunidade. Em 1982 houve duas representaes. O pessoal em Itati no tem opes de lazer, por isso implantou-se esse grupo
12

de teatro para preencher uma lacuna no plano cultural da localidade. Por outro lado, isso atrai oe membros para a comunidade.
(Correo: necessrio dizer que sempre existiram grupos de teatro em Itati, desde Kunert. No perodo do pastor Fischer ocorriam constantes apresentaes de tetro. Pastor Elio e Doris continuaram com esta atividade, surgindo at o grupo de tetro de Trs Pinheiros, liderado pelo jovem Nelio Menger).

Hospital funcionar em breve


Quando Kunert trabalhou na comunidade de Itatl, ele lanou a idia da construo de um hospital na localidade, para facilitar o atendimento mdico dos colonos da redondeza, pois em caso de socorro mdico, havia a necessidade de deslocar-se para Osro ou Torres, que ficavam a mais de 50 quilmetros de distncia. Por isso Kunert iniciou a obra de um prdio moderno.

Esse hospital (que funcionara em prdio precrio desde 1951) finalmente teve o seu prdio novo inaugurado no perodo do pastor Ernesto
13

Flscher, em 1963. Mas, alguns anos depois, em 1968, ele foi desativado. (Faliu
por sofrer um calote de um mdico colombiano no perodo de Fischer).

Desde ento o Hospital tem entrado em atividade algumas vezes, mas sempre parou novamente. Agora o nosso Hospital foi passado s mos de dois mdicos porto alegrenses, que trataro de reativ-lo mais uma vez.

A comunidade evanglica de Itati cedeu o hospital a esses dois mdicos, mas continua proprietria do imvel.

ITATI - uma comunidade que teve no passado: - um coral de negros e, no presente: - uma congregao japonesa
Desde 1969 existe na localidade de Itat uma pequena colnia japonesa. Como costuma fazer o japons, aqueles tambm logo se lanaram ao cultivo de hortgranjeiros, plantando especialmente tomate.

Mas depois de trs anos se reciclaram e passaram a se dedicar ao cultivo de flores, exclusivamente. rosas, crisntemos e cravos.

Hoje eles esto reunidos numa pequena cooperativa de floricultores.

14

Quando o pastor Elio Eugenio Mller atendia a comunidade de Itati, ele travou contato com o lder desse grupo de japoneses, Masaharu Aso, que era cristo batizado. E assim comeou um atendimento por parte da IECL B queles japoneses. Esse atendimento culminou em 1974 com o batismo de 21 japoneses.

Hoje em dia a congregao japonesa de Itati se compe de 12 famlias. Embora faa parte da Comunidade Evanglica de Itati, a congregao no se integrou plenamente.

Alegam que no se integraram virtude das dificuldades lingusticas.

Entretanto eles fazem questo de atendimento pastoral. Por causa disso. periodicamente oficiamos cultos no seio da congregao.

15

Por outro lado, as crianas tm sua participao. nas atividades normais da comunidade. Elas freqentam o culto infantil.

Enfim, uma das maiores aspiraes da congregao japonesa de algum dia receberem o seu prprio pastor, que lhes transmita a mensagem evanglica em seu prprio idioma. (At aqui o texto de Wolfgang Richter).

Pastor Wolffgang Richter


Itati de 1980 a 1984

16

Pastor Wolfgang Richter e o presidente Jos Osvaldo Brusch na hora do chimarro.

17

Pastor Wolfgang Richter


Itati, de 1980 a 1984 _______________________________________________

18

INDICAES BIBLIOGRFICAS:

ORGANIZANDO A COMUNIDADE EM NCLEOS


Documentrio sobre a situao da Parquia entre 1970 e 1975.

http://pt.scribd.com/doc/131652950/ORGANIZANDO-A-COMUNIDADE-EM-NUCLEOS

___________________________________________________________________________

Gente de Dois Mundos


Publicao em comemorao ao Jubileu de Prata dos 25 anos da Colonia Japonesa de Itati. Autor: Elio Eugenio Muller. Publicado no ano de 1993 (com reviso em 1999).
http://pt.scribd.com/doc/130332561/Gente-de-Dois-Mundos ____________________________________________________________________________

Tres Forquilhas 1900-1949


(A digitalizao no foi plena e o programa gerou novos erros, de palavras truncadas e copiadas, formando erros que no existiam. Faltou uma nova reviso do texto digitalizado). http://pt.scribd.com/doc/128252706/Tres-Forquilhas-1900-1949 ____________________________________________________________________

Tres Forquilhas 1949 1974


TRES FORQUILHAS 1949 1974 Elio Eugenio Mller. Lembrana do Jubileu de Prata. 25 anos de efetivo pastorado nativo, da IECLB, no vale do Tres Forquilhas. http://pt.scribd.com/doc/129387155/Tres-Forquilhas-1949-1974 _____________________________________________________________________
19

Sobre o autor:
(Estas informaes foram atualizadas).

ELIO EUGENIO MLLER


Dados biogrficos Nasceu em Panambl - RS no dia 12/11/1944, filho de Arthur Theodoro Mller e Hilda Mller irmo de Armindo, Arry, Dulce e Waldemar.. Casado com Doris (Voges) Bobsin Mller. Tiveram os filhos Carlos Augusto e Cristiane. Possui morada no histrico "Stio da Figueira, em Itati - RS. Dados profissionais: Pastor Luterano da lECLB, Coronel Capelo R/1 do Exrcito Brasileiro, e escritor. Atividade literria: Membro da Academia Virtual Brasileira de Letras AVBL. Ocupa a cadeira 211 da Academia de Letras dos Municpios do Rio Grande do Sul ALMURS. Scio dos Instituto Histrico e Geogrfico do Paran IHGP. Scio do Instituto Genealgico do Rio Grande do Sul INGERS. Membro do Centro de Letras do Paran, em Curitiba PR.

20

Anda mungkin juga menyukai