Anda di halaman 1dari 3

Projeto de apoio pedaggico Rebuscando a Matemtica Introduo Como esse foi o terceiro estgio que fiz na Escola Estadual

Artur Joviano e as conversas que tive com alunos e professores, posso dizer que j conheo um pouco da rotina da escola, e, especialmente por se tratar de um espao no muito grande em relao a outras escolas, pude fazer vrias ponderaes. A idia me veio ao perceber que muitos alunos apresentam dificuldades em se lembrar de contedos estudados anteriormente. Trata-se, portanto, de uma idia j bastante conhecida por ns, de que o aprendizado relativo e que nem todos se adaptam ao mesmo esquema de ensino, donde subtrai-se o ttulo: Rebuscando a Matemtica, como uma forma de dar continuidade aos meu projetos anteriores chamados Aprender ser diferente I e Aprender ser diferente II. Objetivo O projeto tem a pretenso de melhor aproveitar o espao fsico da escola em benefcio no s de alunos que apresentam dificuldades no aprendizado da Matemtica como dos que se encontram na situao de excludos escolares e no conseguem se adequar as regras de ensino tradicionais. Justificativa O projeto mostra-se necessrio nas seguintes condies: alunos que aprenderam Matemtica so to capazes de ajudar outros a aprender quanto o professor. Um esforo conjunto pode significar mudanas de grandeza estimveis uma vez que relembrar os contedos estudados anteriormente por meio de oficinas e/ou grupos de estudo seria de grande valia tanto para alunos que j aprenderam os contedos como aqueles que no conseguiram apreend-los. Seria tambm uma forma para que o professor de Matemtica renove suas foras enquanto principal eixo da relao de aprendizado escola-professor-aluno.

O projeto Rebuscando a Matemtica Se fossemos todos iguais nunca teramos impasses e sempre estaramos concordando em tudo. No o que ocorre e os grandes estudiosos e pensadores da histria da humanidade h muito descobriram que se aprende com o erro, que deve haver discordncia, que a refutao um mtodo para a aproximao de um conhecimento seguro. Aprender ser diferente, sentir-se diferente, saber conviver com o diferente e com as diferenas, tornar-se indivduo capaz de pensar e criticar, de se exprimir sem preconceitos, com clareza, coerncia e bom senso. A Escola Estadual Artur Joviano possui vrios alunos dos quais uma grande maioria capaz de se adaptar ao mtodo de ensino proposto pela escola. O Regimento Escolar da E. E. Artur Joviano traz em seu ttulo I Dos fins e Objetivos, o captulo primeiro intitulado Dos fins da Educao Nacional onde afirma que os princpios que regem o ensino so a igualdade de direitos, a liberdade e o pluralismo de idias, e o captulo terceiro intitulado Os objetivos especficos da escola traz, dentre outros, a formao voltada para o exerccio da cidadania, busca da felicidade, do bem comum, das relaes humanas, da promoo do humanismo bem como o fornecimento de meios para o progresso do educando. Ora, se se prope a isso tudo deve levar em conta o fato de que se alguns alunos, que no caso desta escola so muito poucos, no se adaptam ao mtodo tradicional de ensino, deve-se tentar outras formas de ensinar para que se garanta suas metas de forma mais completa. Sei o quo duro deve ser receber crticas do Estado, da mdia e do povo por uma questo a qual no cabe culpa por parte dos funcionrios de uma escola. So responsveis pelo ensino/aprendizagem, mas nunca culpados por terem falhado. Por trs tanto do ensino quanto da aprendizagem sabemos que existe a motivao, a vontade, a inteno de ensinar e de aprender. O ttulo III Dos servios pedaggicos apresenta o que se entende por especialistas de educao e sua finalidade: promover o ajustamento pessoal e social do aluno, atravs de orientao sistemtica. Em conjunto com o Projeto Poltico Pedaggico da escola, que traz sob sua seo 11 Linha Metodolgica na qual a escola prev um compromisso com a aprendizagem do aluno e uma educao de qualidade para todos. O que se procura ensinar o aluno a aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver. Busca-se contemplar atividades interativas, criativas e interdisciplinares, embasadas na tica e na preocupao com o ser

humano, numa ao contextualizada promotora da vivncia dos valores sociais, uma luz acerca de um possvel melhor aproveitamento do espao fsico da escola. O Laboratrio de Cincias da escola no muito utilizado devido falta de equipamento. Percebi em minhas conversas com alunos e funcionrios da escola, o quanto necessrio utilizar outras formas de se ensinar para que os objetivos da escola sejam alcanados ao mximo. Os alunos considerados problemticos realmente atrapalham as outras salas no sentido de que ficam percorrendo o espao escolar gritando, brincando, passando de sala em sala distraindo e dispersando a ateno dos outros alunos e dos professores. Imagino que um laboratrio um local onde se realizam experincias, onde o aprendizado surge a partir da prtica. Como a sala no utilizada constantemente, penso que o espao deve ser aproveitado da seguinte forma: Os professores de Matemtica sejam responsveis, junto ao especialista em educao, por criarem oficinas que tratem dos contedos estudados anteriormente, em seqncias didticas que possibilitem aos alunos relembrar contedos tais como operaes elementares, geometria, os conjuntos dos nmeros naturais, dos nmeros inteiros, dos nmeros racionais, a passagem da aritmtica para a lgebra, produtos notveis, etc. Concluso Posso estar errado, posso estar idealizando demais, mas acredito, por experincia prpria, exatamente pelo fato de ter sido um aluno considerado problemtico, excludo do meio, sempre reprimido e atirado em castigos e punies, que o meu aprendizado se deu de modo diferente: fui privilegiado por aprender tanto em circunstncias consideradas normais quanto nas diferentes. O meu maior aprendizado: nunca aceitar sem pensar. De qualquer forma, somente uma idia que pode ser colocada ou no em prtica. O maior obstculo para a realizao de projetos educacionais se encontra dentro de ns mesmos devido dificuldade que temos de aceitar as diferenas e aos nossos costumes de seguir algumas tradies por acomodao e, talvez, at mesmo medo de tentar mudar, transformar, tornar uma idia um trabalho possvel.

Anda mungkin juga menyukai