Anda di halaman 1dari 11

1

OAB/MG 2004.2 01. NO PROCESSO DISCIPLINAR CORRETO AFIRMAR QUE A PENA DE CENSURA APLICADA AO PROFISSIONAL QUE a) fizer, em nome do constituinte, e sem sua autorizao por escrito, imputao a terceiro de fato definido como crime. b) solicitar ou receber de constituinte qualquer importncia para aplicao ilcita ou desonesta. c) incidir em erros reiterados que evidenciem inpcia profissional. d) retiver abusivamente ou extraviar autos recebidos com vista ou em confiana. 02. SOBRE O EXERCCIO DA PROFISSO DE ADVOGADO, INCOMPATIBILIDADE a) determina a proibio total (do exerccio) da advocacia. b) decorre de resoluo da OAB. c) no obsta o exerccio da advocacia, quando em causa prpria. d) decorre de obstculos fsicos do profissional. CORRETO AFIRMAR QUE A

03. MARQUE A OPO CORRETA: a) O advogado deve declarar ao mandante o motivo da renncia do mandato judicial. b) O advogado pode recusar requerimento de seu cliente solicitando-lhe atuao em conjunto com outro advogado no exerccio da defesa. c) Os advogados integrantes da mesma sociedade profissional podem representar em juzo clientes de interesses opostos. d) Os advogados e a respectiva sociedade profissional por eles integrada devem receber, individualmente, poderes para representar seu cliente no foro em geral. 04. MARQUE A OPO CORRETA. SEGUNDO O CDIGO DE TICA E DISCIPLINA DA OAB, O ADVOGADO PODE a) oferecer seus servios profissionais pelo rdio ou pela televiso.

b)
c) d)

enviar, por e-mail, informaes a respeito de seus servios profissionais e boletins informativos sobre legislao a pessoas que no as solicitaram. indicar, por meio de adesivo colado em seu carro, nome e endereo de seu escritrio. indicar, em seu carto de apresentao profissional, ttulo obtido em ps-graduao correspondente a determinado ramo do Direito.

05. MARQUE A OPO CORRETA. O ADVOGADO PODE a) comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, quando esses estiverem presos, ainda que considerados incomunicveis. b) entender-se diretamente com a parte contrria sem o consentimento de seu patrono, quando constitudo. c) participar de assemblia ou reunio qual comparea ou possa comparecer o seu cliente, desde que tenha poderes para represent-lo no foro em geral. d) expor os fatos em juzo falseando deliberadamente a verdade. 06. MARQUE A OPO CORRETA: a) A sociedade de advogados sociedade comercial. b) A fim de que adquira personalidade jurdica, a sociedade de advogados deve ser registrada na OAB, para fins de fiscalizao, e no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas. c) A sociedade de advogados pode adotar nome de fantasia. d) A razo social deve ter, obrigatoriamente, o nome de, pelo menos, um advogado responsvel pela sociedade, podendo permanecer o de scio falecido, desde que essa possibilidade esteja prevista no ato constitutivo. 07. a) b) c) d) CORRETO AFIRMAR QUE A CAIXA DE ASSISTNCIA DOS ADVOGADOS no tem personalidade jurdica prpria. pode, em benefcio dos advogados, promover seguridade complementar. em caso de sua extino ou de sua desativao, ter seu patrimnio incorporado ao do Conselho Federal da OAB. adquire personalidade jurdica mediante registro de seu Estatuto no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas.

08. MARQUE A OPO INCORRETA. DA COMPETNCIA PRIVATIVA DO CONSELHO SECCIONAL DA OAB a) criar Subsees, mediante prvia autorizao do Conselho Federal da OAB. b) realizar o exame de ordem e decidir dos pedidos de inscrio em seus quadros de advogados e estagirios. c) determinar, com exclusividade, critrios para os trajes dos advogados no exerccio profissional. d) editar seu Regimento e Resolues, bem como manter cadastro de seus inscritos. 09. RELATIVAMENTE ARGIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL, MARQUE A OPO INCORRETA: a) Trata-se de modalidade de controle concreto da constitucionalidade, visando defesa de direitos subjetivos.

2
b) c) d) Tem como objeto a controvrsia constitucional sobre lei ou ato normativo que pode ser federal, estadual ou municipal. Pode ser proposta por todos aqueles que tm legitimidade ativa para propor as demais aes diretas versando sobre inconstitucionalidade. Admite a concesso de medida liminar, tendo a deciso final eficcia contra todos.

10. RELATIVAMENTE S VEDAES AO MINISTRIO PBLICO, INCORRETO AFIRMAR QUE O PROMOTOR DE JUSTIA: a) em hiptese alguma, pode receber honorrios, percentagens ou custas processuais. b) mesmo em disponibilidade, somente pode exercer um outro cargo, de professor. c) somente pode advogar se for em causa prpria e em processo em que figure como ru. d) pode ser acionista de sociedade comercial. 11. O ART. 5. DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988, INCISO XIII, DETERMINA QUE LIVRE O EXERCCIO DE QUALQUER TRABALHO, OFCIO OU PROFISSO, ATENDIDAS AS QUALIFICAES PROFISSIONAIS QUE A LEI ESTABELECER. QUANTO SUA APLICALIDADE, A NORMA CONSTITUCIONAL ACIMA TRANSCRITA a) programtica, porque estabelece um princpio constitucional que somente poder ser aplicado aps elaborao da lei complementar que a limite. b) de eficcia plena, porque a lei infraconstitucional jamais poder restringir ou limitar tal direito individual que clusula ptrea. c) de eficcia limitada, porque somente poder ser aplicada quando for elaborada a lei ordinria a que se refere a norma transcrita. d) de eficcia contida, porque embora possa ser imediatamente aplicada, a legislao infraconstitucional ordinria poder vir a reduzir ou restringir o direito individual nela estabelecido. 12. SOBRE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, CORRETO AFIRMAR QUE a) tem por atribuio processar e julgar, originariamente, mandado de segurana contra atos do Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado. b) pode, em abstrato, averiguar a inconstitucionalidade de ato normativo federal. c) elabora a proposta oramentria de todos os tribunais federais. d) julga, originariamente, ao de inconstitucionalidade de lei municipal em face da Constituio Federal. 13. a) b) c) d) ATUALMENTE, NO PROCESSO LEGISLATIVO, A DENOMINADA SANO TCITA OCORRE na falta de apreciao de um projeto de lei por qualquer deputado ou senador. na falta de apreciao, em 15 dias, pelo Presidente da Repblica. na falta de manifestao expressa do Presidente do Congresso Nacional. pelo decurso do prazo de 45 dias, em qualquer fase legislativa. CONSTITUCIONAIS DE CARTER PREVENTIVO E REPRESSIVO

14. SO REMDIOS SIMULTANEAMENTE:

a) b) c) d)
15. a) b) c) d)

Habeas Corpus, Mandado de Injuno e Ao Popular. Mandado de Segurana, Habeas Data e Mandado de Injuno. Ao Popular, Habeas Corpus e Mandado de Segurana. Mandado de Injuno, Ao Popular e Habeas Data. SOBRE AS SOCIEDADES SIMPLES, CORRETO AFIRMAR QUE: constituem um tipo de sociedade personificada, pois seus scios so, necessariamente, pessoas fsicas. no necessrio requerer sua inscrio no rgo de registro competente. nula a clusula do contrato social que exclua qualquer dos scios de participao em seus lucros ou perdas. tero sempre prazo determinado de durao.

16. QUANTO AOS REQUISITOS, INCORRETO AFIRMAR QUE O CONTRATO SOCIAL DA SOCIEDADE SIMPLES DEVE: a) indicar, expressamente, em moeda corrente, o capital da sociedade, vedada a contribuio em bens, ainda que suscetveis de avaliao pecuniria. b) apresentar a identificao dos scios da sociedade, entre os quais podem estar pessoas jurdicas. c) nomear os administradores da sociedade, com a indicao necessria de seus poderes e atribuies. d) fazer referncia s contribuies dos scios para a sociedade, permitida a que consista em prestao de servios. 17. COM RELAO SOCIEDADE ANNIMA, ASSINALE A OPO INCORRETA: a) A responsabilidade do acionista limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas. b) As aes ordinrias de companhias abertas devem ser sempre de mesma classe e as preferenciais podem ser de classes diversas. c) As aes em que se divide o seu capital podem ser nominativas e endossveis, no mais sendo possvel a emisso de aes ao portador. d) sempre uma sociedade empresria.

3
18. COM RELAO S ASSEMBLIAS-GERAIS DAS SOCIEDADES ANNIMAS, PODE-SE AFIRMAR, EXCETO: a) A assemblia-geral ordinria e a assemblia-geral extraordinria podero ser, cumulativamente, convocadas e realizadas no mesmo local, data e hora e instrumentadas em ata nica. b) Os prazos de convocao das assemblias-gerais das companhias abertas e fechadas so iguais. c) A assemblia-geral ordinria deve se realizar dentro dos quatro primeiros meses aps o encerramento do exerccio social. d) A ata da assemblia-geral ordinria pode ser lavrada na forma de sumrio dos fatos ocorridos. 19. UM CHEQUE EMITIDO EM BELO HORIZONTE, EM 5 DE FEVEREIRO DE 2003, FOI APRESENTADO AO BANCO SACADO EM 14 DE MARO DE 2003. DEVOLVIDO POR TER SIDO SUSTADO PELO EMITENTE, INSTRUIU UMA EXECUO DISTRIBUDA EM 14 DE ABRIL DE 2004 E QUE SER AGORA EMBARGADA. PODER SER ALEGADO NOS EMBARGOS QUE: a) a prescrio do ttulo ocorre em 30 dias a partir da emisso, se a praa de pagamento do cheque Belo Horizonte, mais seis meses. b) a prescrio do ttulo, ocorre em 30 dias a partir da emisso, se a praa de pagamento do cheque diversa de Belo Horizonte, mais seis meses. c) o fato de o ttulo ter sido sustado retira o carter executivo do ttulo de crdito. d) o fato de o ttulo ter sido apresentado ao banco sacado fora do prazo retira o carter executivo do ttulo de crdito. 20. a) b) c) d) ASSINALE A OPO CORRETA. EM UMA VENDA A PRAZO, a emisso da duplicata mercantil est condicionada emisso da fatura correspondente. poder ser emitida uma duplicata mercantil para vrias faturas. para cada fatura s poder ser emitida uma duplicata mercantil. podero ser emitidas tantas duplicatas mercantis quantas desejarem as partes, ainda que no se emita qualquer fatura.

21. UMA EMPRESA COMERCIAL TEM SEU PRINCIPAL ESTABELECIMENTO EM GOVERNADOR VALADARES E FILIAIS NAS CIDADES DE IPATINGA E POUSO ALEGRE. QUAL O FORO COMPETENTE PARA SE REQUERER A DECLARAO DE SUA FALNCIA? a) Governador Valadares b) Ipatinga ou Pouso Alegre c) Governador Valadares ou Ipatinga ou Pouso Alegre d) O foro do credor onde se deu o negcio subjacente. 22. CONTRA A DECISO QUE DEFERIR O PROCESSAMENTO DA CONCORDATA PREVENTIVA, QUAL O RECURSO CABVEL? a) Agravo de instrumento b) Apelao c) Embargos d) Nenhum recurso 23. EM RELAO PRESCRIO E DECADNCIA, NO DIREITO DO TRABALHO BRASILEIRO, INCORRETO AFIRMAR QUE a) o prazo prescricional para ajuizamento da ao de inqurito para apurao de falta grave de 30 (trinta) dias, contado da suspenso do empregado. b) o prazo prescricional pode ser interrompido, mas apenas 1 (uma) nica vez. c) o prazo decadencial no se interrompe. d) no corre prazo prescricional contra o empregado menor. 24. EM RELAO AO TRABALHO EM TEMPO PARCIAL, SEGUNDO A LEI, CORRETO AFIRMAR QUE OS EMPREGADOS SOB O REGIME DE TEMPO PARCIAL, a) no podero prestar horas extras. b) podero prestar 2 horas extras por dia, respeitado o limite de 25 horas de trabalho semanais. c) podero prestar 2 horas extras por dia, respeitado o limite de 40 horas de trabalho semanais. d) no tm jornada de trabalho tipificada em lei. 25. ASSINALE A OPO INCORRETA. PORTADOR DE ESTABILIDADE PROVISRIA NO EMPREGO, O EMPREGADO ELEITO MEMBRO TITULAR a) da co-gesto da empresa. b) da diretoria do sindicato. c) de cargo de direo de CIPA, representante dos empregados. d) da diretoria de cooperativa de crdito de empregados da respectiva empresa empregadora. 26. CONSOANTE ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL MAJORITRIO ATUAL DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, MARQUE A OPO INCORRETA: a) A indenizao pelo no-deferimento das frias no tempo oportuno ser calculada com base na remunerao devida ao empregado na poca da reclamao ou, se for o caso, quando da extino do contrato.

4
b) c) d) assegurado ao professor o pagamento dos salrios no perodo de frias escolares. Se despedido sem justa causa ao terminar o ano letivo ou no perodo das frias, faz jus aos referidos salrios. Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho, o empregado tem direito a 50% (cinqenta por cento) do valor do aviso prvio, do dcimo terceiro salrio e das frias proporcionais. O empregado que se demite antes de completar 12 (doze) meses de servio no tem direito a frias proporcionais.

27. QUANDO DA EXTINO DO CONTRATO A TERMO, PELO IMPLEMENTO DESTE, CUMPRE AO EMPREGADOR PAGAR, NO ACERTO RESCISRIO, O SALDO DE SALRIO, AS FRIAS PROPORCIONAIS ACRESCIDAS DO TERO CONSTITUCIONAL E a) a gratificao natalina proporcional. b) a gratificao natalina proporcional e indenizao de 40% do FGTS. c) a gratificao natalina proporcional e aviso prvio. d) a gratificao natalina proporcional, aviso prvio e indenizao de 40% do FGTS. 28. SOBRE OS RECOLHIMENTOS PECUNIRIOS MENSAIS CONSTITUTIVOS DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIO (FGTS), CORRETO AFIRMAR QUE SO a) imperativos, desde a Constituio Federal de 1988, com relao aos empregados urbanos, rurcolas e domsticos. b) facultativos, segundo a Constituio Federal de 1988, com relao aos trabalhadores avulsos. c) facultativos, segundo a Lei 8.036/90, com relao aos diretores no empregados. d) imperativos, desde a Constituio Federal de 1988, com relao aos trabalhadores avulsos e autnomos. 29. SOBRE AS COMISSES DE CONCILIAO PRVIA, INSTITUDAS PELA LEI 9.958/2000, CORRETO AFIRMAR: a) Os representantes dos empregados membros da Comisso de Conciliao Prvia, exceto os suplentes, gozam de garantia de emprego at um ano aps o final do mandato, salvo se cometerem falta grave, nos termos da lei. b) A Comisso de Conciliao Prvia somente poder ser instituda no mbito da empresa, tendo o mnimo de trs e o mximo de dez componentes. c) A lei que disciplina a Comisso de Conciliao Prvia prev que a demanda trabalhista seja a ela submetida se, na localidade da prestao de servios, houver sido instituda a Comisso no mbito da empresa ou do sindicato da categoria. d) Havendo na mesma localidade, e para a mesma categoria, comisso de empresa e comisso sindical, o empregado dever submeter sua demanda comisso do seu sindicato de classe. 30. SOBRE A GREVE, CORRETO AFIRMAR QUE OS EMPREGADOS a) no esto obrigados a garantir, durante a greve, a prestao dos servios indispensveis ao atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. b) tm faculdade de comunicar aos empregadores a deciso da greve em servios ou atividades que sejam essenciais comunidade. c) tm direito de receber salrio relativo ao perodo de greve no abusiva, j que, nesta hiptese, h interrupo do contrato de trabalho. d) tm direito de decidir sobre a oportunidade de exercer a greve em servios ou atividades essenciais, desde que respeitem os requisitos previstos em lei. 31. QUANTO ORGANIZAO SINDICAL NO BRASIL, INCORRETO AFIRMAR QUE a) a lei no poder exigir autorizao do Estado para a fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente, vedadas, ao Poder Pblico, interferncia e interveno na organizao sindical. b) a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 assegura a unicidade sindical. c) ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, salvo em questes administrativas. d) vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direo ou representao sindical e, se eleito, ainda que suplente, at um ano aps o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. 32. (OAB/MG AGOSTO DE 2004) CONSIDERANDO QUE 1 ATO VINCULADO E 2 ATO DISCRICIONRIO, MARQUE A SEQNCIA CORRETA QUANTO S SITUAES ABAIXO: ( ) DEMISSO DE SERVIDOR PBLICO PELA PRTICA DE ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ( ) EXONERAO DE SERVIDOR TITULAR DE CARGO DE RECRUTAMENTO AMPLO. ( ) APLICAO DE MULTA DE TRNSITO POR EXCESSO DE VELOCIDADE. ( ) DEFERIMENTO DE LICENA A SERVIDOR PBLICO FEDERAL PARA TRATAR DE ASSUNTOS PARTICULARES. ( ) APOSENTADORIA COMPULSRIA DE SERVIDOR PBLICO. a) 2 - 1 - 2 - 1 - 2 b) 2 - 2 - 1 2 - 2 c) 1 - 2 - 1 - 2 - 1 d) 1 - 2 - 1 - 1 - 1

5
33. SOBRE AS FORMAS DE INTERVENO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA, MARQUE A OPO CORRETA. a) Servido administrativa uma espcie de limitao administrativa, afetando a propriedade por uma disposio genrica e abstrata de no-fazer. b) Tombamento de ofcio aquele que incide sobre bens pblicos de qualquer esfera federativa. c) O tombamento provisrio ocorre com a notificao do proprietrio e produz os mesmos efeitos do definitivo, com eficcia para efeito de transcrio no Registro de Imveis. d) Podem ser sujeitos ativos da declarao expropriatria por utilidade pblica a Unio, os Estados, os Municpios, o Distrito Federal, os Territrios, as autarquias, as fundaes, as concessionrias e as permissionrias de servio pblico. 34. SOBRE O REGIME DE LICITAES PBLICAS, PREVISTO NA LEI N. 8.666/93, CORRETO AFIRMAR QUE: a) Adota-se como critrio geral para a definio das modalidades licitatrias o valor estimado da contratao. b) No se subordinam ao regime da Lei n. 8.666/93 os fundos especiais e as fundaes pblicas. c) O foro para a soluo de controvrsias em qualquer licitao ser o da sede da Administrao Pblica promotora do certame. d) Existe modalidade licitatria que permite a abertura das propostas comerciais antes da abertura dos documentos de habilitao. 35. EM DETERMINADO MUNICPIO, SO EXONERADOS X FUNCIONRIOS ESTVEIS PARA FINS DE CUMPRIMENTO DOS LIMITES DE DISPENSA COM PESSOAL. CORRETO AFIRMAR QUE, EM CONSEQNCIA, OS CARGOS QUE OCUPAVAM SERO a) considerados extintos, vedada a criao de cargos, empregos ou funes com atribuies iguais ou assemelhadas pelo prazo de 4 (quatro) anos. b) declarados desnecessrios pelo prazo mnimo de 4 (quatro) anos, vedado seu provimento a qualquer ttulo nesse perodo. c) mantidos vagos pelo prazo de 4 (quatro) anos, vedada a contratao temporria para o exerccio de atribuies iguais ou assemelhadas. d) transformados em empregos temporrios pelo prazo de 4 (quatro) anos. 36. SOBRE A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO, CORRETO AFIRMAR QUE a) o exerccio das funes do servidor pblico com abuso de poder exclui a responsabilidade objetiva do Estado. b) o prejuzo causado por agente pblico temporrio no faz surgir, para o Estado, a obrigao de indenizar, dada a inexistncia do vnculo permanente entre o agente e a pessoa estatal. c) a reparao de dano causado pela ao ou omisso do agente pblico no pode ser obtida mediante processo administrativo, em face do princpio da indisponibilidade do interesse pblico. d) a omisso no servio pblico de que resulte dano a terceiro suscita a responsabilidade do Estado na modalidade subjetiva. 37. CONSIDERE, DA LEI FEDERAL QUE DISPE SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO, AS PREVISES SEGUINTES: I OS ATOS QUE APRESENTAM DEFEITOS SANVEIS PODERO SER CONVALIDADOS PELA PRPRIA ADMINISTRAO. II CONSTITUI CRITRIO DO PROCESSO A IMPULSO DE OFCIO, SEM PREJUZO DA ATUAO DOS INTERESSADOS. III VEDADA A IMPOSIO DE OBRIGAES, RESTRIES E SANES EM MEDIDA SUPERIOR QUELAS ESTRITAMENTE NECESSRIAS AO ATENDIMENTO DO INTERESSE PBLICO. AS NORMAS ACIMA RELACIONADAS (I, II, III) TRADUZEM, NO MBITO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO, RESPECTIVAMENTE, MANIFESTAES OU DECORRNCIAS DIRETAS DOS PRINCPIOS: a) do informalismo, da ampla defesa e da oficialidade. b) da eficincia, da ampla defesa e da economia processual. c) do informalismo, da eficincia e da oficialidade. d) da segurana jurdica, da oficialidade e da proporcionalidade. 38. A RESPEITO DA DELEGAO DE SERVIOS PBLICOS, MARQUE A OPO CORRETA: a) A concesso de servio pblico precedida de obra pblica reflete a delegao, a ttulo precrio, da prestao de servio pblico, mediante licitao, pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para o seu desempenho. b) Nos termos da Lei Federal que dispe sobre o regime de concesso e permisso de servios pblicos, no caracteriza descontinuidade do servio pblico a interrupo em situao de emergncia, aps prvio aviso, quando motivada por razes tcnicas ou de segurana das instalaes. c)A concesso pode ser extinta em face de deciso unilateral da concessionria, desde que mediante prvia comunicao ao poder concedente. d) A interveno do poder concedente na concessionria dever ser precedida de autorizao judicial. 39. EM MATRIA DE DIREITO PROCESSUAL INTERNACIONAL, CORRETO AFIRMAR QUE: a) os juzes federais brasileiros de primeira instncia so competentes para processar e julgar as causas entre pessoa domiciliada no Brasil e Estado estrangeiro.

6
b) c) d) o Poder Judicirio Brasileiro no tem competncia para processar e julgar aes movidas em face de Estados estrangeiros. Estados soberanos podem interpor aes judiciais entre si, exclusivamente, perante Tribunais Internacionais ou rgos de soluo de controvrsias de Organizaes Internacionais. a autoridade judiciria brasileira absolutamente competente quando, no Brasil, tiver que ser cumprida a obrigao.

40. PARA QUE UMA SENTENA JUDICIAL, PROFERIDA NO EXTERIOR, POSSA SER EXECUTADA NO BRASIL, NECESSRIO QUE a) o Brasil tenha celebrado tratado sobre reconhecimento de sentenas estrangeiras com o pas tenha sido proferida. b) seja previamente homologada pelo juiz da comarca onde ser processada a sua execuo. c) no ofenda a ordem pblica do Brasil. d) tenha sido proferida segundo a lei material brasileira. 41. SEGUNDO O DIREITO BRASILEIRO, A VALIDADE DA HIPOTECA DE IMVEL SITUADO NO URUGUAI, DADO EM GARANTIA DE UM CONTRATO DE MTUO CELEBRADO NO BRASIL, ENTRE UM MUTURIO ARGENTINO E UM MUTUANTE BRASILEIRO, REGE-SE PELAS LEIS: a) do Brasil, onde o contrato de mtuo foi celebrado. b) da Argentina, onde o muturio tem domiclio. c) do pas que for escolhido pelas partes de comum acordo. d) do Uruguai, onde se situa o imvel. 42. INSTITUDO PELO ESTATUTO DE ROMA DE 1998, O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL TEM AS SEGUINTES COMPETNCIAS, EXCETO a) julgar indivduos nacionais de Estados que ratificaram o documento de sua criao. b) julgar Estados cujos chefes praticaram crimes de geneocdio. c) julgar indivduos por crimes considerados lesivos humanidade. d) processar nacionais de Estados que no ratificaram o documento de sua criao. 43. CORRETO AFIRMAR QUE, NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO, UM TRATADO INTERNACIONAL a) s pode ser ratificado pelo Chefe do Poder Executivo Federal na hiptese de haver sido por ele assinado. b) submete-se aprovao do Congresso Nacional e ratificao do Presidente da Repblica. c) pode ser ratificado pelo Presidente do Congresso Nacional. d) excepcionalmente, necessita de aprovao congressual. 44. COM RELAO AO MERCOSUL, CORRETO AFIRMAR QUE: a) o tratado internacional que o instituiu teve como objetivo final a implementao de rea de livre comrcio. b) as medidas de integrao a serem efetivadas levam em considerao a assimetria econmica dos Estado membros. c) por questes de soberania, as medidas a serem efetivadas no incluem a coordenao das polticas econmicas dos Estados membros. d) por ainda estar em fase de implementao, no detm personalidade jurdica. 45. COM RELAO AO TEMPO DO CRIME, OU SEJA, MOMENTO EM QUE SE CONSIDERA COMETIDO O DELITO, PODE-SE AFIRMAR QUE O CDIGO PENAL BRASILEIRO ADOTA A TEORIA a) da atividade. b) do resultado. c) mista. d) da ubiqidade. 46. O PRINCPIO BSICO DE DIREITO PENAL QUE JUSTIFICA A ATIPICIDADE DO CHAMADO CRIME IMPOSSVEL O DA a) legalidade. b) lesividade. c) culpabilidade. d) interveno mnima. 47. a) b) c) d) SOBRE O CRIME DE INFANTICDIO, MARQUE A RESPOSTA CORRETA. Trata-se de crime comum. Apresenta circunstncia de tempo. O bem jurdico tutelado a vida intra-uterina. Admite a forma culposa.

48. CONSIDERANDO QUE JOS, PRIMRIO, DE BONS ANTECEDENTES, NO ENTANTO RU CONFESSO DE CRIME DE FURTO SIMPLES (CUJA PENA COMINADA, NA LEI PENAL, DE 1 A 4 ANOS DE RECLUSO, E MULTA) VENHA A SER CONDENADO DE ACORDO COM A TCNICA LEGAL, POSSVEL AFIRMAR QUE a) o juiz poder substituir a pena de priso por pena de prestao de servios comunidade, pois o crime foi cometido sem violncia pessoa.

7
b) c) d) 49. a) b) c) d) o regime de cumprimento desta pena somente poder ser fechado. a aplicao da pena de multa seguir as mesmas circunstncias judiciais a serem observadas para a aplicao da pena de priso. tal pena somente poder ser suspensa condicionalmente se a pena aplicada for superior a 3 anos. OS ELEMENTOS NORMATIVOS DO TIPO SO AQUELES QUE dispensam valorao para a apreenso do seu significado. quando inseridos no tipo, reforam a garantia do princpio da reserva legal. exigem uma especial valorao para a apreenso do seu significado. no se encontram previstos na legislao penal brasileira.

50. O ROUBO PRPRIO SE DISTINGUE DO ROUBO IMPRPRIO PELA SEGUINTE CARACTERSTICA: a) o roubo imprprio no admite tentativa, enquanto o roubo prprio quase nunca se consuma, permanecendo portanto na fase da tentativa b) o roubo prprio somente pode ser realizado por um determinado agente, enquanto o roubo imprprio crime comum. c) o roubo prprio equivale ao roubo simples, sem circunstncia qualificadora, enquanto o roubo imprprio se refere ao latrocnio. d) a violncia contra a pessoa praticada antes da subtrao da coisa, como meio para subtra-la, ou aps a subtrao para mant-la na posse tranqila do agente conforme o roubo seja prprio ou imprprio, respectivamente. 51. a) b) c) d) O ESPECIAL FIM DE AGIR CHAMADO, POR ALGUNS AUTORES, DE DOLO indireto. especfico. intensivo. genrico.

52. AS NULIDADES OCORRIDAS DEPOIS DA DECISO DE PRONNCIA, EM CASO DE JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DO JRI, DEVERO SER ARGIDAS: a) logo aps anunciado o julgamento e apregoadas as partes. b) at 3 dias da realizao do julgamento. c) logo aps a leitura do libelo em plenrio. d) quando da intimao da parte para o julgamento. 53. A RESPEITO DOS DIREITOS DO ACUSADO NO PROCESSO PENAL, INCORRETO AFIRMAR QUE : a) no seu interrogatrio, indispensvel a presena do defensor do acusado e do Ministrio Pblico, que podero fazer perguntas deferidas pelo juiz. b) ao acusado citado por edital que no comparece ao processo, ser nomeado defensor dativo. c) pode o acusado interpor recurso de apelao por mera petio, independentemente da regularizao da capacidade postulatria. d) o acusado preso processualmente deve ser citado pessoalmente. 54. NEGADO HABEAS CORPUS PELO TRIBUNAL DE JUSTIA, O ADVOGADO IMPETRANTE QUER RECORRER PARA O TRIBUNAL COMPETENTE. NA HIPTESE, CABVEL: Recurso Extraordinrio ao STF. a) Recurso Especial ao STJ. b) Mandado de Segurana ao STF. c) Recurso Ordinrio ao STJ. 55. UM POLICIAL MILITAR E UM POLICIAL CIVIL, EM CONCURSO, SO ACUSADOS DE COMETER CRIME DE HOMICDIO DOLOSO, TENDO ATINGIDO UMA VTIMA QUE ESTAVA PASSANDO PELA RUA . QUANTO AO JUZO COMPETENTE PARA PROCESS-LOS CORRETO AFIRMAR QUE: a) o policial civil ser processado no Tribunal do Jri e o policial militar na Justia Militar. b) os policiais sero julgados, juntos, no Tribunal do Jri. c) os policiais sero julgados, juntos, no Tribunal de Justia. d) o policial civil ser julgado pela Corregedoria de Polcia e o policial militar pela Justia Militar. 56. a) b) c) d) CORRETO AFIRMAR QUE COMPETE justia federal processar e julgar contravenes penais praticadas em detrimento de bens da Unio. justia comum processar e julgar crimes cometidos pelos militares. ao Tribunal do Jri processar e julgar todos os crimes contra a vida. ao Juizado Especial Criminal a conciliao e o julgamento dos crimes de menor potencial ofensivo.

57. A RESPEITO DOS PROCEDIMENTOS DEFINIDOS NO CDIGO DE PROCESSO PENAL E LEIS EXTRAVAGANTES, CORRETO AFIRMAR QUE, NO PROCEDIMENTO a) comum, o juiz poder deferir a realizao de diligncias requeridas pelas partes, finda a inquirio de testemunhas, no prazo de 24 horas, primeiro para o Ministrio Pblico ou querelante, aps 24 horas para a defesa.

8
b) c) d) do Tribunal do Jri, somente os jurados podem desclassificar o crime doloso contra a vida, para outro da competncia do juiz singular. sumrio, no se admite a participao do assistente da acusao em audincia. sumarssimo, definido pela Lei 9.099/95, o interrogatrio do acusado o primeiro ato da instruo criminal.

58. O CDIGO DE PROCESSO PENAL FACULTA AO MINISTRIO PBLICO: a) interpor embargos infringentes, se houver voto vencido desfavorvel acusao. b) requerer reviso criminal, no caso de novas provas desfavorveis ao condenado.

c)
d)

impetrar habeas corpus. protestar por novo jri.

59. MARQUE A OPO QUE NO APRESENTA, NOS TERMOS DA CONSTITUIO DE 1988, UM CRITRIO APLICVEL AO IMPOSTO SOBRE A RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA: a) generalidade. b) seletividade. c) universalidade. d) progressividade. 60. a) b) c) d) MARQUE A OPO QUE NO APRESENTA UMA IMUNIDADE CONSTITUCIONAL: exportao de produtos industrializados, em qualquer hiptese, em face do IPI. exportao de servios em relao ao ISS. exportao de mercadorias em relao ao ICMS. incorporao de bens ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital, se o objeto social desta for a prestao de servios de consultoria jurdica, em relao ao ITBI.

61. A EMPRESA JC LTDA. PRATICOU, EM 1. DE FEVEREIRO DE 1998, FATO GERADOR DE IMPOSTO SUJEITO A LANAMENTO DE OFCIO. MARQUE, A SEGUIR, A ALTERNATIVA QUE CONTM O LTIMO DIA DO PRAZO PARA QUE A FAZENDA PBLICA EFETUE O LANAMENTO, SEGUNDO O CDIGO TRIBUTRIO NACIONAL: a) 1. de fevereiro de 2003. b) 31 de dezembro de 2004. c) 31 de dezembro de 2003. d) 1. de fevereiro de 2004. 62. ACERCA DA RESPONSABILIDADE TRIBUTRIA, NOS TERMOS DEFINIDOS PELO CDIGO TRIBUTRIO NACIONAL, MARQUE A OPO INCORRETA: a) a empresa incorporadora sucede a incorporada em relao aos tributos no quitados por esta. b) o adquirente de bem imvel responde pelos tributos incidentes sobre este, originalmente devidos pelo alienante, salvo quando conste do ttulo a prova de sua quitao.

c)
d) 63. a) b) c) d)

pessoalmente responsvel o esplio pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da abertura da sucesso. os pais so pessoalmente responsveis pelos tributos devidos por seus filhos menores. SEGUNDO A CONSTITUIO DE 1988, NO H A INCIDNCIA DO ICMS NA comercializao de energia eltrica pela CEMIG para as entidades religiosas. venda de mercadorias por distribuidor de alimentos para a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. venda de ouro, enquanto ativo financeiro. importao de veculos automotores por pessoa fsica, ainda que no contribuinte do imposto e que a importao ocorra sem habitualidade.

64. A SOCIEDADE AGRCOLA MJM LTDA. ADQUIRIU O ESTABELECIMENTO COMERCIAL DA SOCIEDADE JZP EMPREENDIMENTOS LTDA. E PASSOU A EXPLORAR SUA ATIVIDADE EMPRESARIAL. DIANTE DISSO, MARQUE A OPO CORRETA. A SOCIEDADE AGRCOLA MJM LTDA SER a) integralmente responsvel se o alienante cessar a explorao do comrcio. b) subsidiariamente responsvel se o alienante cessar a explorao do comrcio. c) integralmente responsvel se o alienante prosseguir na explorao da atividade. d) subsidiariamente responsvel com o alienante na hiptese de este iniciar, dentro de 1 (hum) ano a contar da data da alienao, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comrcio. 65. SOBRE A AO MONITRIA, MARQUE A OPO INCORRETA. a) Os embargos suspendem a eficcia do mandado inicial. b) Pode ser manejada por aquele que pretender pagamento de soma em dinheiro, com base em prova escrita, sem eficcia de ttulo executivo. c) Os embargos so processados nos autos principais pelo rito ordinrio. d) O oferecimento dos embargos depende de prvia segurana do juzo. 66. A RESPEITO DA CITAO NO PROCESSO DE CONHECIMENTO, CORRETO AFIRMAR QUE a) realiza-se, via de regra, por oficial de justia.

9
b) c) d) 67. a) b) c) d) a citao do incapaz feita por carta com aviso de recepo, que deve ser entregue pessoalmente ao seu representante legal. se realizada fora da comarca em que tramita o processo, depende necessariamente de carta precatria. feita a citao por hora certa, o escrivo enviar ao ru carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe de tudo cincia. SOBRE O PROCEDIMENTO SUMRIO, CORRETO AFIRMAR QUE a falta de apresentao de rol de testemunhas na petio inicial no implica precluso. admite a interveno fundada em contrato de seguro. incompatvel com a prova pericial, uma vez que a necessidade desta sempre faz presumir demanda complexa. a contestao deve ser apresentada necessariamente em petio escrita, dirigida ao juiz da causa.

68. JUCA CIP AJUIZOU AO PERANTE O JUIZADO ESPECIAL CVEL, OBJETIVANDO INDENIZAO POR DANOS MORAIS. NA AUDINCIA DE INSTRUO E JULGAMENTO, O JUIZ INDEFERIU A PRODUO DA PROVA TESTEMUNHAL. DIANTE DESSA DECISO, QUAL O RECURSO CABVEL? a) Apelao, no prazo de 15 dias. b) Agravo de instrumento, no prazo de 10 dias. c) Agravo retido, no prazo de 10 dias. d) Recurso inominado, no prazo de 10 dias contados da cincia da sentena. 69. SOBRE OS EMBARGOS DE DEVEDOR, MARQUE A OPO INCORRETA. a) A Fazenda Pblica, na execuo por quantia certa que lhe movida, ser citada para opor-se a eles ou nomear bens a penhora. b) Em se tratando de execuo de ttulo judicial por carta, a competncia para julgamento dos embargos que versam, exclusivamente, sobre nulidade da citao do revel no processo de conhecimento do juzo deprecante. c) Na execuo das obrigaes de fazer ou de no fazer, os embargos sero opostos no prazo de 10 (dez) dias contados da juntada aos autos do mandado de citao. d) Na execuo fundada em ttulo extrajudicial, lcito ao devedor alegar qualquer matria de defesa. 70. a) b) c) d) O PODER GERAL DE CAUTELA O mesmo que contracautela. poder do juiz de deferir as medidas cautelares atpicas. poder do juiz de conceder antecipao de tutela. mesmo que juzo de retratao.

71. SOBRE OS RECURSOS NO PROCESSO CIVIL, CORRETO AFIRMAR QUE a) o recurso adesivo no admissvel nos embargos infringentes, no recurso especial e no recurso extraordinrio. b) o recurso de apelao ser recebido apenas no efeito devolutivo, quando interposto contra sentena que indefere a antecipao dos efeitos da tutela. c) os embargos de declarao so cabveis quando houver na sentena ou no acrdo obscuridade, contradio, dvida ou omisso. d) os recursos interpostos nas causas de procedimento sumrio devero ser julgados no tribunal, dentro de 40 dias. 72. SOBRE O PROCESSO CAUTELAR, MARQUE A OPO INCORRETA. a) A indicao da lide e seu fundamento so requisitos obrigatrios da petio inicial apenas quando a cautelar for preparatria. b) O prazo para contestao de 5 (cinco) dias. c) O indeferimento da medida cautelar por motivo de prescrio no impede que a parte intente a ao principal nem influi em seu julgamento. d) A medida cautelar pode ser substituda por cauo, de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes. 73. NAS MANIFESTAES DE VONTADE, A RESERVA MENTAL DE NO QUERER O QUE SE MANIFESTOU, IGNORADA POR SEU DESTINATRIO, PRODUZ, QUANTO AO ATO, O SEGUINTE EFEITO: a) subsistncia. b) nulidade. c) inexistncia. d) anulabilidade. 74. TRATANDO-SE DE DIREITO DAS SUCESSES, MARQUE A OPO INCORRETA. a) A companheira, quando concorrer com filhos comuns, tem direito metade do que couber a cada um deles. b) O direito sucesso aberta pode ser objeto de cesso por escritura pblica, observado o direito de preferncia do co-herdeiro. c) O testamento pblico, lavrado no cartrio de notas, pode ser revogado por testamento martimo. d) Extingue-se em cinco anos o direito de impugnar a validade do testamento, contado o prazo da data do seu registro.

10
75. a) b) c) d) NAS OBRIGAES NEGATIVAS, O DEVEDOR CONSIDERADO INADIMPLENTE A PARTIR de sua constituio em mora pelo credor. de sua citao. da prtica do ato de que deveria se abster. do ajuizamento da ao pelo credor.

76. PODE-SE DIZER QUE A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ABSOLUTAMENTE INCAPAZ ESPCIE DE RESPONSABILIDADE a) solidria. b) privativa. c) cumulativa. d) subsidiria. 77. SOBRE A POSSE, NO CDIGO CIVIL, MARQUE A OPO INCORRETA. A) A presuno de boa-f que milita em favor do possuidor com justo ttulo iure et de iure. b) A tolerncia do proprietrio no gera posse. c) Pode ser adquirida pessoalmente ou atravs de mandatrio. d) o exerccio de fato de algum dos poderes inerentes propriedade. 78. DE ACORDO COM O CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, O IMPORTADOR RESPONDE PELA REPARAO DOS DANOS CAUSADOS AO CONSUMIDOR POR DEFEITOS DO PRODUTO a) ainda que haja culpa exclusiva do consumidor. b) apenas mediante comprovao de culpa grave ou gravssima. c) independentemente da existncia de culpa. d) somente quando houver previso contratual da responsabilidade. 79. a) b) c) d) SOBRE O DIREITO DE FAMLIA, MARQUE A OPO CORRETA. O adultrio no hiptese de impossibilidade de comunho de vida. A sentena de separao judicial s importar separao de corpos se houver pedido expresso neste sentido. Se o cnjuge incapaz, a ao de separao ser proposta por qualquer interessado na dissoluo da sociedade conjugal. Em linha reta, a afinidade no se extingue com a dissoluo do casamento ou da unio estvel.

80. SOBRE O CONTRATO DE COMPRA E VENDA, MARQUE A OPO INCORRETA. a) nulo quando se deixa ao arbtrio exclusivo de uma das partes a fixao do preo. b) Quando o contrato de compra e venda for pura, considera-se obrigatrio e perfeito, desde que as partes acordem no objeto e no preo. c) lcito o contrato de compra e venda entre os cnjuges, com relao a bens pertencentes comunho. d) A clusula de reserva de domnio deve ser estipulada por escrito e depende de registro no domiclio do comprador para valer contra terceiros.

11

GABARITO OFICIAL QUESTO:01 Questo:02 Questo:03 Questo:04 Questo:05 Questo:06 Questo:07 Questo:08 Questo:09 Questo:10 QUESTO:41 Questo:42 Questo:43 Questo:44 Questo:45 Questo:46 Questo:47 Questo:48 Questo:49 Questo:50 A A B D A D B A A C D B B B A B B A C D QUESTO:11 QUESTO:12 QUESTO:13 QUESTO:14 QUESTO:15 QUESTO:16 QUESTO:17 QUESTO:18 QUESTO:19 QUESTO:20 QUESTO:51 QUESTO:52 QUESTO:53 QUESTO:54 QUESTO:55 QUESTO:56 QUESTO:57 QUESTO:58 QUESTO:59 QUESTO:60 D B B C C A C B A A B A B D B D A C B B QUESTO:21 QUESTO:22 QUESTO:23 QUESTO:24 QUESTO:25 QUESTO:26 QUESTO:27 QUESTO:28 QUESTO:29 QUESTO:30 QUESTO:61 QUESTO:62 QUESTO:63 QUESTO:64 QUESTO:65 QUESTO:66 QUESTO:67 QUESTO:68 QUESTO:69 QUESTO:70 A D A A A D A C C D D D C A D D B D A B QUESTO:31 QUESTO:32 QUESTO:33 QUESTO:34 QUESTO:35 QUESTO:36 QUESTO:37 QUESTO:38 QUESTO:39 QUESTO:40 QUESTO:71 QUESTO:72 QUESTO:73 QUESTO:74 QUESTO:75 QUESTO:76 QUESTO:77 QUESTO:78 QUESTO:79 QUESTO:80 C C B D ANULADA D D B A C D C A A C D A C D C

Anda mungkin juga menyukai