Anda di halaman 1dari 5

PODODERMATITE CONTAGIOSA DOS OVINOS E CAPRINOS

Caractersticas gerais A pododermatite ou pododermatite contagiosa, tambm chamada de pietin, footrot, podrido dos cascos, manqueira ou peeira, est entre as doenas que causam os maiores prejuzos aos rebanhos de ovinos, principalmente nos perodos com grandes oscilaes de umidade e calor, quando ento esta enfermidade se manifesta com maior intensidade.

Formas Clinicas e Sintomatologia

So descritas duas formas clnicas: a benigna e a virulenta ou agressiva. Na forma benigna as leses no so progressivas, esto limitadas aos tecidos moles do casco e h uma regresso natural com o advento do clima quente. A forma virulenta ou agressiva se caracteriza por intensa destruio dos tecidos podais e descolamento do tecido crneo. O processo tende a cronificar-se. A pododermatite contagiosa ataca essencialmente os caprinos e os ovinos, sendo estes os mais seriamente afetados. A observao inicial da enfermidade a de uma leve claudicao, oportunidade em que o produtor dever fazer o tratamento. Alm do sintoma de claudicao a pododermatite contagiosa se caracteriza ainda pelo cheiro ptrido e descolamento dos cascos. O perodo de incubao muito varivel, geralmente de 10 a 14 dias e os sintomas dependem fundamentalmente dos fatores a seguir: estado das pastagens, virulncia da amostra do Dichelobacter. nodosus, durao da doena, nmero de patas afetadas e complicaes secundrias. A pododermatite contagiosa se inicia com uma tumefao hipermica no espao interdigital, seguida de claudicao. A infeco se desenvolve pelos tecidos moles e casco, provocando o descolamento deste ltimo. O processo acompanhado de reao dolorosa, levando o animal a claudicar acentuadamente e caminhar com dificuldade. Quando a infeco atinge outras patas, h uma tendncia de o animal ajoelhar-se ou permanecer deitado, dificilmente caminhando a procura de alimento. Em tais condies, o animal no se alimenta convenientemente, cai sua resistncia aos agentes infectantes, os reprodutores perdem a capacidade de monta, h um emagrecimento progressivo, podendo chegar morte.

Programa de controle So evidenciadas novas prticas de manejo e higiene, alm de profundas aes na imunoprofilaxia e quimioterapia, aumentado as chances de controle e de erradicao da pododermatite contagiosa e de outros problemas inflamatrios dos cascos de ovinos e caprinos. Para um programa de grande envergadura devem ser observadas algumas situaes diretamente ligadas s doenas do casco:

Grande parte das doenas podais, especialmente a pododermatite contagiosa, tem um carter infeccioso crnico e variveis extremamente complexas. Assim, o seu controle deve se estender por longos perodos de tempo; imprescindvel um conhecimento substancial do problema na regio e um rigoroso controle no intercmbio de animais; Embora exista uma correlao dos problemas de casco com as condies climticas, no se pode descuidar dos mltiplos fatores prprios das doenas infecciosas; A delegao de atribuies deve ser cuidadosamente planejada, levando-se em conta os conhecimentos e habilidades existentes para se atingir o problema de forma contnua e intensa. Na implantao de um programa de controle, algumas variveis importantes devem ser cuidadosamente observadas. Assim, podem-se destacar: Adaptao das atividades do programa ao manejo da propriedade; Condies satisfatrias para o manejo preventivo e curativo do rebanho; Preparao do pessoal necessrio ao programa; Implantao de atividades preventivas para todo o ano. Estabelecidas tais prioridades, o incio do programa deve ocorrer quando os detalhes de seu funcionamento estiverem todos equacionados, incluindo-se instalaes, materiais necessrios e equipe de trabalho. De uma maneira geral, o controle preventivo estabelecido atravs da aplicao das seguintes medidas: Incio da atividade de controle poca do ano: Deve ser iniciado no perodo mais quente do ano, quando as condies de disseminao das diferentes infeces dos cascos so bastante limitadas. Avaliao clnica do rebanho: Nessa avaliao, diferentes problemas de casco podem ser observados, entre os quais os processos micticos, crescimento de unhas, dermatite interdigital ovina, contuses, sequelas de doenas especficas ou no especficas dos cascos e problemas inflamatrios em geral. Separao de animais: Os rebanhos devem ser separados em animais doentes e sos, quando ento sero adotadas as primeiras medidas de higienizao. Os rebanhos devem ser colocados em pastos distintos por um perodo nunca inferior a trs semanas e em condies de pouca umidade do solo.

Evitar excesso de lotao As instalaes e pastagens com superpopulao representam sempre a constncia de novos focos em ambientes contaminados.

Inspeo e corte de cascos So operaes importantes na manuteno do bom estado clnico dos animais. O intervalo de tempo para se aparar as unhas ou cascos muito varivel, havendo estreita relao com o solo. Em solos compactos e sem umidade, os animais chegam a passar mais de um ano sem necessitar cortar os cascos. Nos perodos chuvosos e de muita umidade, o intervalo de corte do casco pode no chegar aos 45 dias. Os solos arenosos favorecem substancialmente o crescimento dos cascos. Embora a prtica possa indicar o intervalo ideal para corte ou apara do casco, em condies de muita umidade do solo, o intervalo ideal para a avaliao desta operao no dever ser superior a 30 dias. Os cascos crescidos devero ser aparados rente parede lateral do tecido crneo, de forma que o animal possa fixar bem o corpo, sem comprimir os tecidos moles, fato que provocaria a claudicao. Os pedaos dos cascos cortados devero ser queimados. Ferimentos, contuses, espinhos, sequelas de outras doenas devem ser constantemente observados e tratados. Separao dos animais doentes Esta uma medida comum no manejo preventivo das doenas em geral. No caso dos problemas do casco, ao menor sinal de claudicao do animal deve ser processada uma avaliao rigorosa do seu sistema locomotor. Nos processos infecciosos em geral e, particularmente, na pododermatite contagiosa, os animais devem ser separados at a cura completa, prtica que no pode se contrapor ao manejo geral do rebanho.

Controle sanitrio As medidas gerais de higiene das instalaes e pastagens, os processos de desinfeco, o descarte de animais que frequentemente se contaminam ou que esto com a pododermatite contagiosa crnica, a compra de animais sadios, visitas, o uso de quarentena, so medidas que devem ser consideradas no controle ou na erradicao das doenas de casco.

Vacinao Pela ao curativa e preventiva no combate pododermatite, o uso de vacina no deve ser negligenciado. As vacinas so anaculturas, polivalentes, e a proteo, naturalmente, ocorre apenas contra os sorogrupos presentes de D. nodosus. Portanto, a ao dessa vacina no pode ser associada a outros processos infecciosos como a

dermatite ovina, entre outros. Geralmente as vacinas contra pododermatite contagiosa so aplicadas, inicialmente, com intervalos de 30 dias, com revacinaes estratgicas, iniciadas antes dos perodos mais predisponentes doena. Confere aproximadamente 80% de proteo ao rebanho, por um perodo de at quatro meses. O sucesso da vacinao est na dependncia de um rgido plano de manejo sanitrio.

Uso de quimioterpicos (Curadermite) Considera-se que maior proteo pelos mtodos quimioterpicos e imunoprofilticos tem sido conseguida em condies de pouca umidade do solo e baixo nvel de infeco. Aliada a esta dificuldade, existe tambm a inconsistncia dos sistemas de preveno e tratamento dos mtodos de uso tpico e parenteral e a necessidade do produtor por medidas prticas e de efeito mais imediato. Visando a obteno de sistemas mais eficientes e eficazes de combate pododermatite contagiosa e aos problemas gerais dos cascos de ovinos e caprinos, a Embrapa Tabuleiros Costeiros desenvolveu estudos que culminaram com a produo do Curadermite. O Curadermite foi estudado em fazendas particulares e sob condies precrias de manejo e instalaes. O uso desse produto apresenta uma eficincia curativa de 82,4% nos cascos afetados, com at trs aplicaes, em dias alternados. Quando usado preventivamente apresenta uma eficincia de 100%. Tem-se observado que em rebanhos recebendo o uso preventivo do Curadermite, a aplicao paralela da vacina no tem apresentado resultados significativos. Este fato est possivelmente associado ao antissptica e bactericida do Curadermite sobre o D. nodosus agente principal da pododermatite contagiosa e sobre suas causas predisponentes, alm da ao sobre as demais infeces dos cascos. Estudos tm demonstrado que o Curadermite eficiente no tratamento curativo, possui propriedades preventivas, requer menor uso de mo-de-obra e seu custo at quatro vezes inferior ao custo dos produtos comerciais. O seu uso exaustivamente comprovado por produtores de ovinos e caprinos, mas deve ser utilizado dentro de um programa pr-estabelecido para a criao e associado ao com o manejo profiltico descrito a segui:

Pequenos rebanhos Limpar os cascos do animal a ser tratado. Se necessrio, fazer a apara dos cascos. Colocar o Curadermite em recipiente de plstico (utilizar a parte inferior de uma garrafa de lcool ou de gua sanitria, cortada transversalmente). A quantidade do Curadermite a ser colocada deve alcanar uma altura de 2cm a 4cm, de maneira que no momento do tratamento, todo o tecido crneo da pata do animal fique submerso no produto. Segurar bem o animal, levantar a pata a ser tratada e imergi-la na soluo de Curadermite por 15 a 30 segundos Para facilitar a mo-de-obra, o tratamento curativo dos animais doentes deve ser feito a cada dois dias, at o restabelecimento do animal. O tratamento preventivo varia com a existncia de foco no rebanho e a estao do ano mais

predisponente doena, sendo recomendada no mximo uma aplicao por semana.

Obs.: O produtor poder optar pelo acondicionamento e uso do Curadermite em frascos spray, em substituio ao recipiente de plstico.

Grandes rebanhos Para racionalizar o manejo profiltico, principalmente em grandes rebanhos, cujo nmero de animais uma limitao ao trabalho feito individualmente, foi desenvolvido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, no Campo Experimental de Queimadas, o Sistema de Manejo Profiltico - SMP. So instalaes fsicas que envolvem todas as etapas necessrias preveno e ao tratamento dos processos inflamatrios dos cascos. Tratase de um sistema modular, composto de rea para amolecimento e limpeza do casco, acesso, conteno para o corte do casco, pedilvio (onde se pe o Curadermite destinado preveno e ao tratamento dos problemas do casco) e rea de secagem.

Bibliografia consultada Circular Tcnica nmero oito da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Amaury Apolonio de Oliveira Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Anda mungkin juga menyukai