Anda di halaman 1dari 11

Publicada por Eu&Sade at Tera-feira, 26 de Janeiro de 2010 As mos no so para bater. Martine Agassi. Coleo Crescer a Aprender.

Neste livro, as crianas aprendem, atravs de uma linguagem muito simples e de um conjunto de ilustraes ternurentas e atrativas, que a violncia sempre um aspeto negativo das nossas vidas. Descobre, ainda, como controlar as suas emoes, especialmente no que diz respeito raiva e angstia. Atividades: As minhas mos As crianas com a ajuda de um amigo contornam numa folha uma mo. Em seguida, decoram, recortam e colam-na num pau de gelado. Depois s brincar com as diferentes formas da mo a dizer ol. Saudao especial Fale sobre as maneiras que as pessoas usam para dizer ol: com uma saudao, com lngua gestual. Pratique com as crianas os diferentes generos de saudao. No final, inventam em pequenos grupos a sua prpria saudao especial com as mos. Lngua Gestual Explore com as crianas diferentes formas de usar as mos para comunicar. As mos servem para acenar, cumprimentar, abraar, apontar, d-me cinco... Apresente alguns sinais da linguagem gestual e deixe que imitem os sinais. Incentive que utilizem a linguagem gestual, durante um dia, para comunicarem aes como comer, dormir, pedir ajuda... Teatro de sombras Ensine as crianas a usarem os dedos para fazer sombras. Pode construir uma tenda ou simplesmente exibir na parede com a ajuda de uma lanterna. As crianas podem inventar a sua histria com as diferentes personagens. Pode discutir como s vezes as sombras podem ser assustadoras ou muito engraadas. Digitintas divertidas Faa desenhos com os dedos usando um tabuleiro com tinta lavvel e uma folha de papel. Demonstre como cada mancha do dedo diferente das outras. Transforme as digitintas em rostos, gotas de gua de chuva, estrelas e depois deixe conta da imaginao de cada uma das crianas. Sem mos Ponha as mos atrs das costas durante cinco minutos. Verifique como se sente caso no seja capaz de falar, jogar ou trabalhar.

A Pequena Tartaruga A Pequena Tartaruga quando est zangada, ela sabe como parar e esconder-se na carapaa e respirar lentamente. Ento, ela pensa, pensa, pensa, e vem uma grande ideia sobre o que pode fazer com as suas mos em vez de bater. Faa um grfico como um lembrete para as crianas de todas as coisas que pode fazer em vez de bater! Esta a ltima fase da tcnica da tartaruga. Tem cinco passos. Em termos tericos, os passos podem parecer complicados para as crianas, mas na prtica so de fcil compreenso. Passo1: Definio clara do problema Passo2: Gerar respostas alternativas para a situao Passo3: Avaliao das consequncias das respostas alternativas e seleccionar a melhor resposta Passo4: Pr em prtica a soluo escolhida Passo 5: Verificar os resultados

Atividades:

PENSAR COMO UMA TARTARUGA

Cole a imagem num local bem visvel para todas as crianas. Explique que a Pequena Tartaruga quando est irritada, ela sabe como parar, esconde-se na carapaa e respira lentamente para relaxar. Ento ela pensa, pensa, pensa, e vem uma grande ideia sobre o que pode fazer com as suas mos em vez de bater ou meter-se em sarilhos. Assegure-se que todas as crianas compreenderam. Depois basta deixar que as crianas criem diferentes solues para resoluo do problema. Considerem as consequncias positivas e negativas de cada soluo apresentada pelas crianas. As crianas discutem em pequenos grupos e apresentam a melhor maneira de resolver o problema. Utilize situaes do dia-a-dia da sala de aula. Por exemplo: Professor: O Jorge empurra o Pedro. Que pode fazer o Pedro? Crianas: O Pedro fica furioso e d-lhe uma grande patada. Professor: O que aconteceria a seguir? Crianas: Os dois ficariam de castigo. Professor: Que outra coisa pode fazer o Pedro? Crianas: Pedir ao Jorge que se afaste. Professor: E se o Jorge no se afasta? Crianas: O Pedro afasta-se. Professor: E se isso deixasse o Pedro sentir muita raiva? Crianas: Pode parar e esconde-se na carapaa da tartaruga. Professor: Ento qual seria a melhor coisa que o Pedro pode fazer para no meter-se em sarilhos?

Apresentar s crianas vrios cenrios O que podes fazer em vez de bater?; O que aconteceria a seguir?; Qual seria a melhor maneira para no meterse em sarilhos?; entre outros. Algum tira a tua bola com que estavas a jogar. O que podes fazer? Algum derruba com inteno a tua torre de cubos. O que podes fazer? Algum te empurra na sada da sala. O que podes fazer? Algum quer ser o primeiro da fila, mas tu chegaste primeiro. O que podes fazer? Sugestes de Atividades de reforo da Tcnica da Tartaruga Prmio Super Tartaruga Certificado entregue ao final do dia s crianas que controlaram adequadamente os seus sentimentos de raiva e impulsividade.

Treinador de Tartaruga Apresente a Pequena Tartaruga s crianas dentro do aqurio. Diga s crianas que quem melhor utilizar a Tcnica da Tartaruga para controlar a agressividade e impulsividade tem direito a alimentar a Pequena Tartaruga. A festa da tartaruga Decore uma caixa. Sempre que alguma criana utilizar a tcnica com sucesso, conte o acontecimento professora e/ ou classe. Deposita-se dentro dessa caixa vrias fichas prmio. Quando a caixa ficar cheia a sala realiza uma festa.

Relaxamento para Crianas Mos e Braos Vamos fazer de conta que tens um limo na tua mo esquerda. Agora aperta com foa o limo. Tenta esprem-lo com tanta fora, como se fosses tirar todo o seu sumo. Sentes que o teu brao e a tua mo esto tensos, enquanto espremes o limo. Depois deixa cair o limo no cho. Notas que os teus msculos, da tua mo e do teu brao, esto relaxados. Vamos agora apanhar um outro limo e apert-lo. Vais espremer este limo ainda com mais fora que o outro. Muita fora! Em seguida, deixa cair o limo e relaxa. Repara que a tua mo e o teu brao sentem-se muito melhor quando esto relaxados. Apanhamos outra vez um limo com a mo esquerda e esprememo-lo at que no fique nenhuma gota. Aperta com toda a tua fora! Agora relaxa e deixa cair o limo no cho. Braos e Ombros Vamos fazer de conta que s um gato fofo e muito preguioso. Queres esticarte. Estica os braos bem para a frente. Seguidamente, levantas devagar os braos para cima. Muito para cima, bem para cima! Depois para trs. Mais para trs, bem para trs! Sentes tanta preguia, que deixas cair os braos e relaxas. Ento, gatinho, vamos nos esticar de novo? Estica os braos para a frente, bem para a frente. Levanta-os para cima. E, agora, para trs. Mas que

preguia! Deixa os braos carem rapidamente. Assim, sentimo-nos bem. Os ombros esto relaxados. Esticamo-nos mais uma vez. Os braos bem para frente, levantar at cabea, como se fossemos tocar no cu, e empurrmos para trs. Nota a tenso em que ficamos com os braos e os ombros. Mantm os braos apertados. Que preguia! E deixamos cair os braos. Desta maneira, conseguimos relaxar. Ombros e Pescoo Vamos imaginar que s a Pequena Tartaruga. Ests sentada numa pedra junto ao lago, a apanhar um sol bem quentinho. Sentes-te confortvel e seguro. Oh! De repente, sentes que h perigo! Metes a cabea dentro da tua carapaa. Tenta subir os ombros, at tocarem as tuas orelhas, e baixar a cabea entre os ombros. Ficas a quietinho espera. J passou o perigo! Podes sair da tua carapaa e relaxar a apanhar o sol quentinho. Oh! Mais um perigo! Escondes rapidamente a tua cabea na tua carapaa e mantm tua cabea apertada entre os ombros. Tens que estar fechado e apertado para poderes protegerte. J podes sair, tira a tua cabea da carapaa e relaxa os ombros. Nota como te sentes melhor relaxado. Oh! Sentes outra vez que h perigo! Metes novamente a cabea para dentro. Tenta subir os ombros, at tocarem as tuas orelhas, e baixar a cabea entre os ombros. Ficas a quietinho. No h mais perigo! Espreita pela tua carapaa e, depois, sai. Sentes-te de novo seguro. Deixou de haver perigo. Agora, no tens que sentir medo. Ficas apenas a apanhar o sol quentinho e relaxado. Boca Tens uma pastilha elstica gigante e muito difcil de mastigar na tua boca. Morde com muita fora! Agora descansa e deixa a boca ficar solta. J podes abrir melhor a boca. E, que bem que sabe, relaxar a boca! Vamos mastigar outra pastilha elstica. Esta ainda mais dura que a primeira. Mastiga com fora, aperta muito bem. Ups! A pastilha elstica caiu para fora da boca. Esta pastilha mesmo bastante dura. J basta! Lentamente, deixa a boca soltar-se dessa tenso. to bom relaxar e no ter que lutar contra a pastilha elstica. Vais receber mais uma pastilha elstica. Esta tambm muito dura. preciso muita fora para esprem-la entre os dentes. Depois de a mastigares e a apertares muito bem, relaxa a boca. Assim, conseguiste ganhar uma pastilha elstica e ficar bem relaxado. Cara e Nariz A vem uma mosca. Aterrou em cima do teu nariz. Tenta tir-la sem usar as tuas mos. Podes mexer-te e enrugar o teu nariz o mais que possas. Enruga o teu nariz com fora. A mosca j foi embora. Agora, podes relaxar o nariz. Oh! Vem a a mosca outra vez, enruga o teu nariz com fora, com muita fora e saiu voando. J podes relaxar. Nota que quando enrugas o nariz com fora a tua boca e os teus olhos tambm te ajudam. E, quando relaxas, toda a tua cara tambm relaxa. Oh, oh! Desta vez, sentou-se na tua testa. Faz muitas rugas. Tenta apanh-la entre as rugas . J se foi embora de vez. Podes relaxar, deixar a cara lisa, sem rugas. A tua cara est suave, lisa e relaxada.

Estmago Ests deitado numa floresta e vs um lindo elefantezinho, mas muito distrado, no v para onde vai e zs! Pe a pata em cima do teu estmago. No te mexas! No queres assust-lo! Faz com que o teu estmago fique duro. Aperta os msculos do teu estmago com fora. Mantm-te assim. Parece que desistiu e vai para outro lado. J podes relaxar! Deixa o estmago bem solto. J te sentes bem melhor. Ai, ai! Vem de novo na tua direo. Prepara-te. Aperta o teu estmago com fora. Se no fazes fora com o teu estmago podes-te magoar. Faz com que o teu estmago parea uma pedra. Foi para outro lado. Podes relaxar! Nota a diferena de quando tens o estmago duro como uma pedra e de quando o tens relaxado. No vais acreditar, o elefantezinho distrado vem a outra vez. Aperta o teu estmago com muita fora, com toda a tua fora. Est com a pata em cima do teu estmago, mas tu ests duro como uma pedra e no sentes nada. J passou! Agora sim, j podes ficar completamente relaxado. Est tudo bem e podes ficar relaxado, o elefante distrado parece que no vai voltar. Agora imagina que queres passar num caminho estreito. Vais ter que apertar o teu corpo muito para poderes passar. Aperta muito o teu estmago at que toque na tua coluna. Faz-te muito magrinho. Tens que fazer um grande esforo para poder passar. Depois de passares podes relaxar. Sentes como o teu estmago fica solto. Vamos tentar mais uma vez, aperta teu estmago e faz-te muito magrinho, s mais um esforo e mais uma vez. Passas-te o caminho estreito. Deixa o teu estmago libertar-se at ao ponto que te sintas bem. Pernas e Ps Imagina que ests descalo numa poa cheia de lama. Mete os teus ps profundamente dentro da lama. Vais precisar que as tuas pernas te ajudem. Faz fora para baixo e mete os dedos dos ps para dentro, para te ajudar a chegar cada vez mais fundo da poa de lama. Est a correr bem, agora, afasta os dedos dos ps e d um passo grande para sair da poa. Relaxa os ps e as pernas. Deixa que se sintam soltos. Que bem que te sentes! Vamos mais uma vez para a poa de lama. Empurra os ps para o fundo da poa com mais fora. Fora! Tenta apertar os dedos dos ps muito juntos. Est bem assim. Salta e relaxa os ps, os dedos dos ps e as pernas. Sentes-te to bem relaxado. No tens nenhuma tenso. Etiquetas: impulsividade , mandala , meditao , relaxamento Tcnica da Tartaruga - Programa de autocontrole Objetivo: ensinar a criana a controlar o seu comportamento disruptivo. Tipo de comportamento: impulsividade: agresses, condutas disruptivas Aplicao: na sala de aula

FASE 1: Leitura da Histria O segredo da Pequena Tartaruga. H muito e muito tempo, vivia no lago uma Pequena Tartaruga. A Pequena Tartaruga tinha seis anos e, como toda a tartaruga da sua idade, vai escola. A Pequena Tartaruga gostava muito de correr e jogar com as outras tartarugas no recreio da escola. Mas quando estava zangada, portava-se mal. Chamava nomes s outras tartarugas e metia-se em sarilhos. A Pequena Tartaruga sentia-se muito mal. Era sempre assim, quando estava zangada, sempre acabava metida em algum problema. Certo dia encontrou uma tartaruga muito velha. A Velha Tartaruga parecia ter 300 anos. A Velha Tartaruga aproximou-se da Pequena Tartaruga e, numa voz meiga, disse: Vou contar-te um segredo, quando ests zangada, podes esconder-te! A Pequena Tartaruga sentia-se perdida, no percebia de que lhe falava. A tua carapaa! Para qu que tens a tua carapaa? Podes esconder-te na tua carapaa sempre que te sintas zangada. Ajuda a passar se contares at dez antes de falar - disse a Velha Tartaruga. J sabes, da prxima vez que te sintas zangada, escondes-te dentro da tua carapaa e contas at dez. Repetiu a Velha Tartaruga. A Pequena Tartaruga ficou muito contente e tambm muito impaciente, queria pr em prtica o segredo da Velha Tartaruga. No dia seguinte, na sala de aula, a Tartaruga Ded, deu-lhe sem inteno um empurro. A Pequena Tartaruga estava zangada, a ponto de perder a pacincia e devolver-lhe o empurro, quando recordou o segredo da Velha Tartaruga. Encolheu lentamente as pernas e a cabea. Apertou todo o corpo para dentro da carapaa e contou at dez. Sentiu-se a aclamar. Agora, a Pequena Tartaruga usava o segredo da Velha Tartaruga cada vez que se sentia zangada. Na escola, todos a admiravam e queriam ser sua amiga. Todos os meninos sabiam que a Pequena Tartaruga estava diferente, mas s tu sabes o seu segredo. FASE 2: Praticar em grupo A Pequena Tartaruga quando se sente zangada, ela sabe como parar, escondese na carapaa conta at dez at a raiva passar. Exemplifique: Oh, estou zangada porque o Pedro chamou-me nomes!

Vou usar o segredo da tartaruga. Encolho os braos e as pernas para junto do meu corpo, inclino a cabea para o peito, conto at dez e espero at a raiva passar. Apresente situaes de conflito habituais, para que mimem a posio tartaruga. Para maior divertimento, realize um Jogo. As crianas passeiam livremente pelo espao, ao sinal Tartaruga, todas as crianas devem estar na posio tartaruga.

FASE 3: Prtica individual Durante a semana, mantenha 10 minutos de prtica. Utilize os incidentes dirios como exemplos ou selecione um comportamento difcil habitual da criana. Aps a execuo da posio tartaruga, reforce positivamente e as restantes crianas aplaudem. Explore novas situaes (caso algum tire o material, chame nomes...) e interrogue as crianas sobre o que fariam. Encoraje as crianas a utilizarem a tcnica e reforce, positivamente, respostas imediatas na posio tartaruga. Envie uma nota para a famlia, informando sobre a tcnica da tartaruga e sugestes de como podem ajudar as crianas a praticarem a tcnica em casa. Utilize o modelo. As crianas desenham e decoram a carapaa da sua tartaruga.

Caador de tartarugas As crianas dispersam-se pelo ptio: so as tartarugas. Ao sinal, o caador sai correndo para caar as tartarugas. Estas evitaro ser apanhadas deitando-se de costas, pernas e braos encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas. Enquanto estiverem nesta posio, no podero ser caadas. O jogador que for apanhado ser eliminado. FASE 4: Exerccio de relaxamento Leitura da histria. A Pequena Tartaruga sentia-se cada vez mais feliz na escola. Quando estava zangada, mesmo sem saber bem qual o motivo, escondia-se dentro da sua carapaa. Mas, a Pequena Tartaruga tinha dias que estava to zangada que o corao batia rpido, o rosto ficava vermelho e contar at dez no a acalmava. A Pequena Tartaruga procurou de novo a Velha Tartaruga para pedir-lhe ajuda. Que posso fazer se contar at dez no me acalma? Perguntou a Pequena Tartaruga. A Velha Tartaruga disse: Dentro da tua carapaa, tens que respirar lentamente, soltar os msculos das pernas, das mos e do estmago. Tambm podes pensar em coisas bonitas. A Pequena Tartaruga gostou muito da ideia e comeou logo a aprender a relaxar.

Fale que quando estamos irritados, zangados ou com raiva o nosso corao pode bater mais rpido, podemos ficar com o rosto vermelho e sentir o corpo quente. Fale com as crianas. Para nos acalmarmos, podemos fazer trs respiraes profundas e fazer o nosso corpo ficar mole (relaxado). Quando estamos relaxados a respirao fica mais leve, o corao bate mais lento, o corpo fica mais solto e sorri. Os msculos a relaxar devem seguir a seguinte ordem: -apertar bem as mos -dobrar os braos em direo aos ombros -esticar bem as pernas como se quisessem tocar algo longe -apertar com firmeza os lbios um contra o outro -fechar os olhos com muita fora -empurrar o estmago bem para fora -respirao: encher os pulmes cheios de ar e libertar As crianas sentam-se confortavelmente e soltam os ps e as pernas. Os braos tambm so deixados soltos, descansando sobre a mesa e a coluna vertebral deve ficar ereta. Concentra-te na tua mo, mantm a mo fechada e aperta-a tanto quanto seja possvel, enquanto contas at dez: 1, 2, 3, fora; 4, 5, 6, mais fora; 7, 8, com toda a tua fora; 9 e 10, mantm toda a tua fora. Agora, muito lentamente, vais abrir a tua mo, enquanto contas 9, 8, 7, vai desaparecer a tenso; 6,5,4, a mo fica leve; 3,2, a mo est cada vez mais leve; 1 e 0, relaxa. A respirao muito importante no relaxamento. O ar entra pelo nariz, estufa a barriga e sai pela boca (respirao abdominal). Adotamos um ritmo de trs tempos, contando mentalmente: 1...2...3, o ar entra; 1...2...3, prende-se o ar nos pulmes; 1... 2...3, o ar sai. A respirao inicia-se de forma ritmada e profunda e, no decorrer do exerccio, fica mais suave. Ensinamos s crianas que bom respirar, que exercitem isso algumas vezes por dia e que a utilizem em situaes difceis. o ar muito lentamente Reforar e entusiasmar as crianas, para que aprendam a reconhecer a diferena entre o estado de tenso e o estado de relaxamento. Dividir os diferentes msculos em diversas sesses prticas. A sequncia comea pelas mos, pernas, lbios, olhos, estmago e termina pelo peito. Recomenda-se que no trabalhem mais de 15 minutos por sesso e idealmente

dois a trs dias por semana em sesses curtas. Estar atento ao ritmo de cada uma das crianas e seguir o ritmo adequado a cada situao especfica Fase 4: Relaxamento O treino de relaxamento dura duas a trs semanas completas. Nesta fase, as instrues permitem a obteno de relaxamento total sem a sequencia tenso relaxamento. As crianas devem ser capazes de dar resposta de relaxamento, face ao sinal tartaruga. Vou contar ao contrrio de 10 at 0, a cada nmero que diga vais ficar progressivamente mais relaxado, como a pequena tartaruga Etiquetas: afetos, amizade, impulsividade, meditao, relaxamento.

Anda mungkin juga menyukai