Anda di halaman 1dari 9

Traumas Musculares no trabalho Ao contrrio dos ossos, os msculos so repletos de terminaes nervosas livres consideradas terminaes da dor.

Leses musculares Um msculo traumatizado , normalmente, doloroso, hipertnico e muito sensvel; o indivduo sente dor acentuada quando ele usado, e certo alvio quando em repouso. Tipos de leses musculares no trabalho

Distenso muscular Estiramento muscular Ruptura muscular Cimbras Tendinites Contuso muscular

Importncia do alongamento e do aquecimento no ambiente de trabalho Os exerccios de alongamento muscular devem ser obrigatrios antes de cada sesso se atividade fsica. Previnem leses musculares e tendinoses, evitam dores musculares e aumentam a amplitude dos movimentos articulares. Antes das atividades fsicas, o aquecimento de fundamental importncia. Ele aumenta a temperatura corporal o que aumenta a fora de contrao muscular. Da mesma forma ele otimiza a coordenao neuro-muscular, alm de prevenir a ocorrncia de leses musculares e promover uma predisposio psquica performance.

CIMBRAS So clssicas as cenas do jogador de futebol, que pega a bola, sai em disparada rumo ao gol, quase certo, e de repente cai, contorcendo-se de dor nos msculos da perna. Cimbras podem acontecer quando menos se espera. De repente, a pessoa sente uma dor intensa provocada por contraes involuntrias de um ou mais msculos, repentinas e prolongadas. As contraes usualmente se instalam nos membros inferiores e ocorrem em espasmos, tornando visveis os msculos e tendes contrados. Causas Em geral, as cimbras musculares so causadas pela prtica de esportes ou por determinadas atividades profissionais. J as cimbras noturnas na perna, muitas vezes no tm causa aparente, mas sugerem a associao com algumas doenas sistmicas. Entre as causas mais comuns das cimbras, vlido citar: 1) Uso exagerado da musculatura So as cimbras tpicas dos atletas que praticam exerccios que sobrecarregam determinados msculos. No entanto, elas podem ocorrer, tambm, nas mos, nos braos e no pescoo como resultado de atividades como escrever, digitar ou trabalhar com ferramentas na mesma posio durante muito tempo. 2) Desidratao A gua facilita as contraes e o relaxamento das fibras musculares e dos tendes. A falta dela deixa-os mais sujeitos a espasmos. 3) Baixas temperaturas O frio faz com que a musculatura fique mais tensa e contrada, o que facilita a ocorrncia de espasmos das fibras musculares. 4) M circulao Nos mais velhos, o estreitamento das artrias que irrigam os membros inferiores causado por placas de aterosclerose pode provocar cimbras, quando a musculatura solicitada com mais intensidade. 5) Compresso de razes nervosas Artroses e perda de elasticidade dos discos que ficam entre as vrtebras da coluna lombar podem comprimir os nervos, que saem para inervar os membros inferiores, e provocar dor. Essa dor fica mais forte medida que a pessoa anda e pode adquirir as caractersticas tpicas das cimbras. No entanto, ela melhora quando a coluna fica ligeiramente flexionada para frente, por exemplo, na posio que a pessoa assume ao empurrar o carrinho do supermercado.

6) Carncia de sais minerais Falta de potssio, clcio ou magnsio na dieta alimentar pode estar por trs de quadros de cimbras frequentes. Pessoas hipertensas que tomam diurticos geralmente perdem potssio. 7) Outras causas Portadores de diabetes, anemia, insuficincia renal, doenas da tireoide, degeneraes neurolgicas, desequilbrios hormonais e mulheres grvidas esto mais sujeitos a desenvolver episdios dolorosos de cimbras. Preveno Cimbras no tm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetio das crises: 1) Boa hidratao Tome bastante lquido durante o dia, especialmente antes de praticar exerccios vigorosos. Bem hidratados, os msculos se contraem e relaxam com mais facilidade. 2) Exerccios de alongamento O alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer exerccio mais prolongado. Se as cimbras ocorrerem mais noite, faa os alongamentos antes de deitar-se. 3) Alimentao balanceada Inclua frutas e verduras na sua dieta habitual. Esses alimentos so ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento no s dos msculos, mas de todo o organismo. Tratamento Na maioria das vezes, os episdios dolorosos so ocasionais, duram menos de um minuto e desaparecem espontaneamente. Analgsicos e anti-inflamatrios no tm utilidade nenhuma no tratamento das cimbras. No entanto, nas crises, algumas medidas simples podem representar a melhor forma de tratamento. 1) Alongamento e massagem Alongar o msculo em espasmo e massagear a rea afetada com movimentos circulares so tcnicas fundamentais para promover o relaxamento da musculatura e alvio da dor. Quando as cimbras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em p e colocar o peso sobre a perna acometida, dobrando o joelho para estirar os msculos da batata da perna. Se no conseguir ficar em p, deve sentar-se, e sticar a perna e puxar os ps para trs com as mos. 2) Aplicao de calor no local

O aumento da temperatura favorece o relaxamento dos msculos. Recomendaes * No desanime. Os exerccios de alongamento levam tempo para produzir os efeitos necessrios para preveno e controle dos episdios de cimbras; * Converse com seu mdico a respeito da recorrncia dos episdios se voc faz hemodilise ou toma remdios contra a hipertenso; * Repouse um pouco e no force a musculatura afetada pelos episdios dolorosos; * Lembre que a banana um alimento rico no s em potssio, mas tambmem carboidratos. Almdisso, no est provado que ela seja altamente eficaz para prevenir os episdios de cimbras.

DISTENSO MUSCULAR

A distenso muscular no privilgio dos atletas nas competies. Pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar, durante a realizao de tarefas rotineiras. A distenso muscular ocorre quando um msculo ou o tendo que se prende ao osso submetido a um esforo que rompe algumas ou muitas fibras musculares e os vasos sanguneos que as irrigam, dando origem a um hematoma acompanhado de inflamao local. Ela pode ser de dois tipos: Distenso aguda: acontece quando os tendes e os msculos so solicitados a fazer uma contrao repentina, de forte intensidade. Exemplos so as contuses musculares que ocorrem durante a prtica de esportes competitivos, quando levantamos objetos pesados do cho ou fazemos fora brusca contra uma resistncia. Distenso crnica: surge em consequncia de exerccios repetitivos, prolongados, que solicitam sempre os mesmos msculos. So as distenses musculares que atingem os corredores, os ciclistas e os que praticam esportes competitivos. Fatores de risco O risco de sofrer distenses musculares aumenta nas seguintes situaes: a) falta de condicionamento fsico e do emprego da tcnica adequada para a realizao de cada tipo de exerccio; b) falta de aquecimento antes da prtica dos exerccios; c) cansao extremo e d) excesso de peso corpreo. Sintomas Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchao), dificuldade para movimentar o msculo lesado so os sintomas tpicos das distenses musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro. Quando h rutura completa das fibras e o rompimento dos vasos sanguneos, surge um grande hematoma no local que fica muito inchado. No que se refere dor, nas distenses agudas, ela pode vir acompanhada de pontadas e dificuldade de movimentao do msculo comprometido. J, nas distenses crnicas, costuma ser mais fraca e manifestar-se quando os movimentos que causaram a distenso so repetidos. Diagnstico Alm da avaliao clnica da regio afetada pela distenso muscular, radiografia, ressonncia magntica e eletromiograma so exames de imagem importantes para estabelecer o diagnstico diferencial e orientar o tratamento.

Tratamento Normalmente, o prprio organismo se encarrega de reparar as fibras musculares que se romperam, absorver o cogulo e controlar a inflamao. Leses mais graves exigem avaliao mdica imediata para excluir a presena de fraturas e evitar sequelas que limitem os movimentos. As seguintes medidas so essenciais para o tratamento das distenses musculares: aplicao de gelo no local da leso, compresso da rea para evitar inchao, repouso, elevao do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgsicos e dos antiinflamatrios vendidos sem necessidade de receita mdica. Recomendaes * Aplique gelo no local da leso imediatamente. O frio diminui a sensibilidade dor, o inchao, o sangramento interno e o processo inflamatrio. Repita a operao a cada duas horas at desaparecerem os sintomas; * Proteja o msculo lesado com uma faixa para comprimir a rea e evitar que o inchao e o sangramento interno aumentem; * Evite atividades que aumentem a dor, mas no fique completamente parado. Use o bom senso: os limites para a atividade so a dor e o inchao. Doeu ou inchou, parou; * Mantenha o membro em que ocorreu a distenso em posio mais alta do que o corao; * Recorra ao uso de analgsicos e dos anti-inflamatrios para aliviar a dor. No entanto, os anti-inflamatrios no devem ser empregados por mais de trs ou quatro dias e sem orientao mdica.

LESES POR ESFOROS REPETITIVOS L.E.R./D.O.R.T.

L.E.R. (Leses por Esforo Repetitivo) no propriamente uma doena. uma sndrome constituda por um grupo de doenas tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, sndrome do tnel do carpo, dedo em gatilho, sndrome do desfiladeiro torcico, sndrome do pronador redondo, mialgias -, que afeta msculos, nervos e tendes dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesqueltico. Esse distrbio provoca dor e inflamao e pode alterar a capacidade funcional da regio comprometida. A prevalncia maior no sexo feminino. Tambm chamada de D.O.R.T. (Distrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), L.T.C. (Leso por Trauma Cumulativo), A.M.E.R.T. (Afeces Musculares Relacionadas ao Trabalho) ou sndrome dos movimentos repetitivos, L.E.R. causada por mecanismos de agresso, que vo desde esforos repetidos continuadamente ou que exigem muita fora na sua execuo, at vibrao, postura inadequada e estresse. Tal associao de terminologias fez com que a condio fosse entendida apenas como uma doena ocupacional, e que existem profissionais expostos a maior risco: pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produo ou operam britadeiras, assim como digitadores, msicos, esportistas, pessoas que fazem trabalhos manuais, por exemplo tric e croch. Diagnstico O diagnstico basicamente clnico. O mais importante determinar a causa dos sintomas para eleger o tratamento adequado. Para tanto, muitas vezes, preciso recorrer a uma avaliao multidisciplinar. Sintomas Os principais sintomas so: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para moviment-los, formigamento, fadiga muscular, alterao da temperatura e da sensibilidade, reduo na amplitude do movimento, inflamao. importante destacar que, na maioria das vezes, esses sintomas esto relacionados com uma atividade inadequada no s dos membros superiores, mas de todo o corpo, que se ressente, por exemplo, se houver compresso mecnica de uma estrutura anatmica, ou se a pessoa ficar sentada diante do computador ou tocando piano por oito, dez horas seguidas.

Tratamento Nas crises agudas de dor, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatrios e repouso das estruturas musculoesquelticas comprometidas. Nas fases mais avanadas da sndrome, a aplicao de corticides na rea da leso ou por via oral, fisioterapia e interveno cirrgica so recursos teraputicos que devem ser considerados. Os conhecimentos da ergonomia, cincia que estuda a melhor forma de atingir e preservar o equilbrio entre o homem, a mquina, as condies de trabalho e o ambiente com o objetivo de assegurar eficincia e bem-estar do trabalhador, tm-se mostrado muito teis no tratamento e preveno da L.E.R. Recomendaes * Procure manter as costas eretas, apoiadas num encosto confortvel e os ombros relaxados enquanto estiver trabalhando sentado. Cuide tambm para que os punhos no estejam dobrados. A cada hora, pelo menos, levante-se, ande um pouco e faa alongamentos; * Certifique-se de que a cadeira e/ou banco em que se senta para trabalhar sejam adequados ao tipo de atividade que voc exerce; * No imagine que L.E.R. uma sndrome que acomete apenas as pessoas que trabalham em determinadas funes. Quem usa o computador, por exemplo, para o lazer durante horas a fio, tambm est sujeito a desenvolver o distrbio; * Veja bem: qualquer regio do corpo pode ser afetada por L.E.R. desde que seja exposta a mecanismos de traumas contnuos. Portanto, a sndrome pode manifestarse em regies do corpo como a coluna lombar, se a sobrecarga ocorrer na coluna lombar ou no tendo do calcneo (tendo de Aquiles), se a pessoa caminha ou corre longas distncias.

Bibliografias: http://drauziovarella.com.br/corpo-humano/lesoes-por-esforcos-repetitivos-l-e-r-d-o-r-t/ http://www.corpoacao.com.br/traumas.php http://drauziovarella.com.br/corpo-humano/distensao-muscular/

Trabalho De Ergonomia

Nome:Jlia De Cssia Arajo Teodoro Turma:PEP/ Tarde Segurana do trabalho Mdulo II

Anda mungkin juga menyukai