Anda di halaman 1dari 11

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs).

Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

NOTAS PRELIMINARES SOBRE O ESPAO DE EXPERINCIA NA CONSTITUIO DO CONCEITO DE HISTRIA EM NIETZSCHE Frederick Gomes Alves

A filosofia de Nietzsche se constitui enquanto uma crtica tradio filosfica do Ocidente, tradio caracterizada por este, no Nascimento da Tragdia, como possuidora de um otimismo socrtico e carregada de pressupostos falhos para uma elaborao filosfica consistente, tal como Nietzsche prope. No obstante, sua postura crtica deve ser avaliada em profundidade a fim de mensurar a importncia das idias da tradio filosfica ocidental na constituio de sua filosofia. Tal postura, como Deleuze (1972) percebe, uma crtica no sentido kantiano, que busca criticar os pressupostos e avaliar as potencialidades do pensamento em foco a fim de atualiz-lo. A crtica de Nietzsche filosofia atualiza a prpria filosofia. A histria da filosofia tem assim sua legitimidade quando se busca compreender seu pensamento. De igual modo, a compreenso do contexto histrico no qual o filsofo se insere, a relao de suas idias com as implicaes sociais, polticas e econmicas auxilia na elaborao de um quadro interpretativo mais rico e mais claro a respeito do mesmo. Trata-se de buscar causas suficientes, jamais necessrias, que enriquecem a compreenso da constituio histrica de sua filosofia. Tal esforo, quando se trabalha com a perspectiva terica da histria dos conceitos (Begriffsgeschichte) de Reinhart Koselleck, se estabelece na prtica da histria social. O esforo aqui compreender o contexto histrico de Nietzsche a fim de estabelecer um quadro interpretativo que auxilie na historicizao do prprio conceito de histria no interior de dois perodos da filosofia nietzschiana, ou seja, os anos de 1869-1876 e de 1876-1882. O presente trabalho possui dois momentos: no primeiro apresento uma rpida definio das implicaes tericas da histria dos conceitos e a importncia da produo de uma histria social que lhe sirva de contraposto. Em seguida, apresento uma elaborao, que est em sua fase inicial, da produo dessa histria social da

Universidade Federal de Gois. Mestrando. Bolsista CAPES.

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs). Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

Alemanha na segunda metade do sculo XIX, que contribuir com a histria do conceito de histria em Nietzsche. Esse segundo momento possui duas etapas, a primeira a considerao da relao de Nietzsche com o pensamento literrio na Alemanha, a segunda a apresentao da forma pela qual a posio social de Nietzsche, enquanto um professor acadmico com uma formao humanista, influiu na constituio de suas idias.

Histria dos conceitos e histria social: implicaes tericas A histria dos conceitos uma dimenso da histria que, juntamente com a histria social, engloba todos os tpicos da histria, tais como: histria militar, poltica, econmica. Ambas as dimenses no so subtpicos da cincia histrica, elas possuem embasamento terico que podem ser aplicados em todas as histrias (KOSELLECK, 2002). Enquanto a histria social toma os textos como ponto de partida para problemas que vo alm dos mesmos, a histria dos conceitos ocupa-se especificamente com estes. Seu foco est nos problemas de carter lingstico, seu estudo do mbito da Linguagem, legando histria social o estudo do Mundo social. Apesar das distines, os domnios da histria social e da histria dos conceitos no so excludentes, o mundo social s apreendido conceitualmente, e os conceitos sempre se circunscrevem a este mundo (KOSELLECK, 2006). A histria dos conceitos caracteriza uma pesquisa histrica enquanto eminentemente terica, deixando os contedos extralingsticos para o campo especfico da histria social (KOSELLECK, 2006: 106). Ela interpreta a histria em um sentido particular, por meio dos conceitos em uso no passado [...] assim como tambm entende os conceitos historicamente (KOSELLECK, 2006: 110). O procedimento o da insero das categorias histricas de Espao de experincia e Horizonte de expectativa. Tais categorias permitiro o acesso estrutura semntica do conceito de histria na historicidade dos dois perodos da filosofia nietzschiana a serem investigados. Enquanto categorias, no so dedutveis das fontes; eles compem a linguagem cientfica do historiador na sua investigao do passado. O presente trabalho proceder a uma investigao do espao de experincia da 2

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs). Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

filosofia nietzschiana os pensadores (historiadores, filsofos, polticos, etc) com os quais Nietzsche manteve dilogo e que foram influentes em sua produo filosfica. Ser preciso entender o uso da lngua pelo autor, por seus contemporneos e pela gerao que o precede, com os quais ele viveu em comunidade lingstica. (KOSELLECK, 2006: 100). preciso, portanto, elaborar uma histria social para uma compreenso mais adequada dos conceitos em uso no passado. dessa forma tambm, que o contexto histrico auxiliar na compreenso da histria do conceito de histria de Nietzsche. Passo agora para uma apresentao superficial deste mundo social ao qual Nietzsche encontrava-se inserido.

A poesia nietzschiana da vida e a comunidade literria Uma das caractersticas mais evidentes ao se defrontar com os trabalhos de Nietzsche seu interesse pela vida e sua entusiasmo pela arte. A preocupao com a vida e seu estabelecimento como critrio de avaliao clara j em O Nascimento da Tragdia, mas fica ainda mais patente no segundo perodo de sua obra. (MARTON, 1990; CASANOVA, 2003) Numa avaliao da recepo de Nietzsche na Frana, a autora Scarlett Marton faz ver que a obra de Nietzsche, tanto na Frana quanto na Alemanha, at a dcada de 1920, foi lida, com raras excees, apenas pelo seu carter literrio, restando a Heidegger retomar sua vertente filosfica. (MARTON, 2009) Wolf Lepenies, ao tratar da relao entre Literatura e Cincias sociais trabalha com uma viso de Nietzsche enquanto poeta. Arte e Vida so temas permanentes na Alemanha, sobretudo em uma perspectiva de crtica da cincia.
Na Alemanha, a cincia deveria ser avaliada pela vida, e a enorme onda de hostilidade cincia que, no sculo XIX, atravessava um pas que, justamente em termos de cincia, se colocara no topo dos pases europeus, era trazida pela suspeita tambm pela influncia de Nietzsche de que a cincia ter-se-ia tornado alheia vida e hostil a ela. (LEPENIES, 1996: 206)

A vida adquire tal importncia no pensamento alemo que se configura, a partir das formulaes filosficas de Nietzsche, mas sobretudo de Dilthey, uma filosofia da vida, filosofia essa que fortalecer como Simmel, Spengler, entre outros, no sculo XX.

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs). Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

[...] de um lado, [Nietzsche] havia "investido de uma nova beleza, fora e sagrada inocncia, elevado ao mais alto nvel" e conduzido " hegemonia espiritual" o conceito mais alemo, mais goetheano de todos, o conceito de "vida". (LEPENIES, 1996: 227)

Ao lado da escrita potica, crtica de uma concepo simplista de cincia e a favor de uma cincia que sirva vida est a valorizao da expresso artstica mais caracteristicamente alem: a msica. A valorizao da msica e da filosofia metafsica de Schopenhauer em O Nascimento da Tragdia clara. No segundo perodo da filosofia de Nietzsche, porm, Schopenhauer e a msica perdem muito de seu valor, e a metafsica completamente rechaada "Pois a msica no uma linguagem universal, supratemporal, como frequentemente se diz em sua homenagem (NIETZSCHE, 2008: 80, 171)." Neste segundo perodo, Nietzsche pretende se distanciar das concepes e valores alemes para a criao de uma linguagem filosfica prpria, isso requer o repdio do que caracteristicamente alemo, e do que outrora ele havia defendido. No obstante a msica no mantenha seu papel, tambm em funo do rompimento de Nietzsche com Richard Wagner, a arte como um todo permanece ainda como o campo unicamente capaz de fazer afirmaes adequadas sobre os valores.
[...] para Simmel [autores como] Goethe, Carlyle e Nietzsche, eram marcados pelo antiintelectualismo e rejeitavam uma interpretao do mundo orientada exclusivamente pela quantidade e pelos nmeros. Entretanto, quando se tratava de fazer afirmaes sobre os valores ltimos do homem, a arte se mostrava decisivamente superior. (LEPENIES, 1996: 240)

Nietzsche estava ligado s questes que faziam parte da sociedade alem e do pensamento alemo, os temas gerais presentes em sua obra so recorrentes de toda uma ideologia alem.
O atraso poltico e social da Alemanha em relao a seus vizinhos ocidentais faz parte, at mesmo no sculo XX, dos temas constantes da reflexo do alemo sobre si mesmo; e, se h uma ideologia alem, ela consiste menos em investigar as causas e buscar solues para esse atraso do que em contrapor, numa mistura de orgulho e pesar, o romantismo Ilustrao, o Estado de castas sociedade industrial, a cultura civilizao, [...] para finalmente chegar glorificao de um trajeto exclusivamente alemo e exaltao da essncia alem. (LEPENIES, 1996: 203)

Na Segunda Considerao Intempestiva e n'O Nascimento da Tragdia, tais idias esto claramente presentes no discurso engajado de Nietzsche a favor da "cultura alem", do "povo alemo" e da "nao alem". H, neste primeiro perodo, uma defesa 4

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs). Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

cultural da Alemanha, mas de modo algum um nacionalismo poltico, eufrico com a vitria sobre a Frana em 1871. Episdio no qual Nietzsche, juntamente com

Burckhardt, v uma ao brbara e sem qualquer cultura do exrcito de Bismarck. A caracterstica deste primeiro perodo de sua filosofia (1869-1872) a motivao nietzschiana a respeito do renascimento da tragdia no esprito da msica wagneriana. Para ele, a Alemanha j vem se preparando para receber Dioniso em seus braos h muito tempo .
[...] que esperanas devem avivar-se em ns, quando os mais seguros auspcios nos afianam a ocorrncia do processo inverso, o despertar gradual do esprito dionisaco em nosso mundo presente! [...] Do fundo dionisaco do esprito alemo alou-se um poder que nada tem em comum com as condies primignias da cultura socrtica e que no explicvel nem desculpvel, a partir dela, sendo antes sentido por esta como algo terrivelmente inexplicvel, como algo prepotentemente hostil, a msica alem, tal como nos cumpre entend-la sobretudo em seu poderoso curso solar, de Bach a Beethoven, de Beethoven a Wagner. (NIETZSCHE, 1992: 118, 19)

O curso solar que anuncia o redespertar do dionisaco na Alemanha um forte sinal da possibilidade da reconfigurao da Alemanha como uma cultura trgica, precisamente pelo fato do anncio vir da msica alem. Com esta exposio perceptvel tambm o porqu de Nietzsche, neste primeiro perodo, no possuir um projeto para a cultura moderna, limitando-se a critic-la, e apresentando um projeto de renovao cultural unicamente para o povo alemo. As condies de possibilidade de surgimento de uma cultura autntica s se acham no meio alemo, no curso solar da msica, e exclusivamente na msica alem. Profundamente diferente sua viso j no segundo perodo (1876-1882). A Alemanha no pode mais comportar uma cultura autntica, Wagner no encarna mais uma msica dionisaca, estando agora associado ao cristianismo. As esperanas de Nietzsche repousam, neste segundo perodo, no esprito europeu. "O caminho para uma nova sade, uma sade de amanh e depois de amanh, [est com] vocs, predestinados, vitoriosos, superadores do tempo, saudabilssimos, fortssimos, vocs, bons europeus!" (NIETZSCHE, 2008: 13). A partir do exposto, j possvel traar uma linha clara, ainda que tnue, entre o primeiro e o segundo perodo da filosofia nietzschiana. Um de otimismo com a nao alem e com os valores alemes e um segundo, de distanciamento de qualquer idia 5

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs). Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

nacional. Em 1878, Nietzsche deixa de lecionar, em funo de graves problemas de sade e, desde ento, se dedica a estudar e escrever seus livros. No obstante ele desvincularse da academia, toda a formao humanista e idealista ainda se faz presente em seu espao de experincia e continua tendo fora em suas idias1.

O filsofo mandarim Nietzsche Para concluir, apresento agora uma interpretao do meio social no qual a filosofia de Nietzsche foi produzida caracterizando o filsofo, de acordo com o historiador Fritz K. Ringer, como um mandarim. Pensar Nietzsche como um mandarim contribui para o esclarecimento de muitas das posies e idias que configuraram a filosofia de Nietzsche, principalmente no perodo entre 1869-1882. Inicio com a exposio do tipo mandarim.
Para o cenrio europeu, eu definiria os mandarins simplesmente como a elite social e cultural que deve seu status muito mais s qualificaes educacionais do que riqueza ou aos direitos hereditrios. [...] Os intelectuais mandarins, principalmente os professores universitrios, preocupam-se com a dieta educacional da elite. Preservam os padres de qualificao que permitem a afiliao ao grupo e agem como seus porta-vozes em questes culturais. (RINGER, 2000: 22)

Nietzsche se encaixa nessa caracterizao, ainda que no de modo pleno. Defensor de uma aristocracia espiritual nos seus escritos de juventude, Nietzsche no era um nobre, mas filho e neto de pastores protestantes; encontrou, contudo, um sentimento de exceo, de elite na elevao espiritual que sua formao acadmica lhe concedeu. Esse era um sentimento comum dos mandarins. A ideologia mandarim sempre teve um carter elitista. Representou as reivindicaes especficas das pessoas cultas (RINGER, 2000: 125). Nietzsche se formou no sistema acadmico alemo do Gymnasium e das Universitten, ou seja, foi aluno de professores universitrios que compartilhavam e, principalmente, divulgavam os ideais mandarins. No obstante, Ringer percebe a crtica de Nietzsche ao modelo educacional alemo, base da elite mandarim.
A vinculao, ou no, na universidade nunca foi importante, at mesmo porque Nietzsche foi professor de filologia clssica na Basilia, universidade sua, que possui algumas diferenas com relao ao meio alemo.
1

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs). Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

Nietzsche era especialmente crtico a respeito do ensino superior alemo. No gostava do papel oficial que as universidades tinham passado a desempenhar, nem de sua subservincia burocracia e de seu nacionalismo exacerbado. A seu ver, tambm o ensino estava sendo corrompido com o ingresso da mediocridade burguesa em busca de carreiras seguras. Estava convencido de que apenas uma pequena elite era capaz de uma educao humanista em seu sentido original e no se conformava com a leviandade filistia que fazia do novo especialista em Wissenschaft objetiva uma caricatura do homem culto. (RINGER, 2000: 244)

Aqui esto presentes duas ideias ricas para a compreenso da filosofia de Nietzsche. A primeira o elemento fundamental que orienta toda a crtica de Nietzsche cincia, de um modo geral, e de um modo especfico, histria. Tal ideia est presente em toda a Segunda Considerao Intempestiva e de um modo ainda mais claro no Nascimento da Tragdia2. Segundo Nietzsche, o problema maior da cincia de sua poca sua subservincia aos interesses do Estado. Seu objetivo deveria ser, como est presente na ideologia mandarim, uma finalidade cultural, a elevao da cultura e no a manuteno do Estado.
[...] os mandarins desenvolveram uma racionalizao muito mais sutil de suas reivindicaes ao Estado. Sua argumentao assume a seguinte forma genrica: enquanto apenas administra seu territrio, mesmo legalmente, o governo no passa de uma mquina, de um dispositivo superficial e puramente organizacional, sem alma ou finalidade superior. [...] Se os interesses de um tipo mais convencional no podem influenci-lo, ento precisa de um objetivo maior, moral ou cultural. Sua existncia e sua expanso s podem ser justificadas pelos valores culturais e espirituais que florescem sob sua capa. (RINGER, 2000: 26)

Nas conferncias Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino, proferidas na Universidade da Basilia no ano de 1872, ele divulga sua profunda preocupao com a formao cultural do sistema de ensino alemo. Nelas, ele afirma que a cultura est sendo direcionada para fins comerciais e de sujeio ao estado moderno. A ampliao das universidades pela reforma universitria contra a qual Nietzsche direciona suas Conferncias... possui a tendncia de ampliar a incluso da massa dentro das mesmas, eliminando seu carter elitista e incorrendo numa reduo dos valores nobres da cultura.

Especialmente no tpico 23, que corresponde s pginas 134-138.

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs). Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

Assim, me pareceu que se tratava de distinguir duas orientaes principais: duas correntes aparentemente opostas, ambas nefastas nos seus efeitos, mas unidas enfim nos seus resultados, dominam atualmente os estabelecimentos de ensino: a tendncia extenso, ampliao mxima da cultura, e a tendncia reduo, ao enfraquecimento da prpria cultura. A cultura, por diversas razes, deve ser estendida a crculos cada vez mais amplos, eis o que exige uma tendncia. A outra, ao contrrio, exige que a cultura abandone as suas ambies mais elevadas, mais nobres, mais sublimes, e que se ponha humildemente a servio no importa de que outra forma de vida, do Estado, por exemplo. (NIETZSCHE, 2003: 61)

Ora, segundo ele, a cultura controlada pelo estado liberal busca to somente servir de meio para o progresso deste mesmo estado, e para os interesses privados. Esta insero da massa nos meios acadmicos alemes se intensifica e tomada como uma das razes pelas quais h um sentimento de decadncia cultural na Alemanha, nos anos de 1890-1920, atravs de uma mediocrizao do ensino.
No prprio campo do ensino superior, os professores universitrios alemes descobriam toda uma srie de progressos que lhes pareceram sintomas ou aspectos da decadncia geral. Em primeiro lugar, achavam que um nmero exagerado de alunos estavam se diplomando nas escolas secundrias e ingressando nas universidades, muitos deles sem talento nem suficiente preparao para tirar proveito da experincia acadmica. (RINGER, 2000: 241)

Esta a primeira tendncia marcante da crtica de Nietzsche: o fim cultural para o qual a educao deve servir. Sua posio est em conformidade com a ideologia mandarim. A segunda tendncia, mais delicada de se tratar e ainda mais complicada de se perceber, o grupo de ideias que se configuram entorno humanismo. Toda a formao dos mandarins foi uma formao classicista e humanista. Suas preocupaes eram com o ensino do Latim, Grego e com o trabalho direto com os autores clssicos, no havendo espao, nas universidades, para o ensino tcnico, de carter prtico. Estabelece-se assim um ideal de educao cuja juventude teve como nutriz a lngua e a sabedoria da Hlade e do Latium uma juventude educada com o inestimvel cuidado que se teve de fazer cair logo sobre seus jovens espritos o raio dos sbios e nobres coraes da bela Antiguidade (NIETZSCHE, 2003: 53). Tal a cultura clssica cujo valor supremo era a humanidade, os valores do humano, demasiado humano.

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs). Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

Eles constituiriam uma aristocracia intelectual, rigorosamente selecionada, capaz de dirigir os destinos de seu povo, criando para ele novos valores, fazendo dele uma humanidade integral e mostrando a ele que o homem uma obra de arte que a prpria natureza determina, e que a indstria, o Estado e uma especialidade intelectual podem fazer degenerar. (SOBRINHO, 2003: 36)

A ideologia mandarim era tambm preocupada com a direo da sociedade. Eles pretendiam produzir ideais e valores normativos para a edificao cultural da humanidade, com seus intelectuais frente. O Estado ideal de Nietzsche vai na mesma direo.
Abarcando todo o sistema dessas normas, o Estado no era edificado em considerao de determinados indivduos ou castas, mas das caractersticas humanas habituais. Em sua construo, os gregos mostram esse maravilhoso sentido para o tpico-factual que depois os capacitou a tornar-se naturalistas, historiadores, gegrafos e filsofos. No foi lei moral limitada, sacerdotal ou de casta, que decidiu na constituio do Estado e do culto do Estado, mas a mais ampla ateno pela realidade do humano. (NIETZSCHE, 2008: 100-101, 220)

O humanismo em Nietzsche se intensifica a partir do segundo perodo, momento em que no mais h uma metafsica de artistas que sustente e garanta a legitimidade dos valores. Trata-se, a partir de 1876 com Humano, demasiado humano, de buscar valores humanos com os quais apenas a humanidade tem de arcar com suas consequncias. A partir de agora, a humanidade pode fazer o que quiser consigo mesma, pois o mundo metafsico j no mais uma possibilidade, E seja qual for o resultado de nossa empresa, mesmo que tenhamos superestimado nossas foras, em todo caso no h ningum a quem prestarmos contas, exceto ns mesmos (NIETZSCHE, 2008: 86, 179) Este segundo perodo marca tambm um aspecto em que Nietzsche se distancia da ideologia mandarim. Enquanto esta marcada pelo seu idealismo, Nietzsche dele crtico.
Inspiradas na filosofia idealista alem e dedicadas busca faustiana da verdade pura, [as universidades] eram cuidadosamente protegidas contra exigncias prematuras de resultados prticos. [...] estavam destinadas a ter mais uma espiritualidade enobrecedora do que uma influncia estreitamente utilitarista sobre os discpulos e a nao como um todo. (RINGER, 2000: 109)

Nessa pretenso de um conhecimento que busque a verdade, e que ela seja uma verdade pura esto os elementos com os quais Nietzsche no pode concordar. 9

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs). Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

Sua filosofia da vida, que pretende fazer uma pergunta radical a todo conhecimento a respeito de sua utilidade e desvantagem para a vida, no pode conceber um conhecimento puro, isento de valores humanos.

Concluso A tentativa de buscar compreender a filosofia de Nietzsche a partir de seu contexto histrico arriscada, mas se levada a cabo com seriedade e respeito pelo mtodo histrico-cientfico de investigao possvel construir um quadro interpretativo coerente e de acordo com as implicaes que a cincia histrica se prope. Dois autores me incitaram a enveredar por este caminho, que est em seus primeiros passos. O primeiro um historiador, Hlio Sochodolak, que atravs de uma histria social, sem a preocupao com uma histria dos conceitos contudo, elabora uma interessante interpretao sobre a obra do jovem Nietzsche e sua relao com a histria. O segundo autor, Ivo da Silva Jnior, filsofo, parte de uma histria das idias filosficas e apresenta uma interpretao legtima da relao de Nietzsche com a cultura filosfica alem. Para encerrar, cito um aforismo de Humano, demasiado humano, em seu segundo volume, Opinies e sentenas diversas em que fica claro um esboo deste esforo de compreenso do contexto histrico e social que o prprio Nietzsche empreendia; no, claro, com as implicaes tericas para a histria dos conceitos que este trabalho se pretende ao focalizar a filosofia de Nietzsche.
O porta-voz dos deuses O poeta exprime as opinies coletivas mais elevadas que tem um povo; sua boca e flauta. [...] E, no enevoamento da criao, o prprio poeta esquece de onde vem toda sua sabedoria espiritual da me e do pai, de mestres e livros de toda espcie, da rua e particularmente dos sacerdotes. Sua prpria arte o engana e ele acredita realmente, numa poca ingnua, que um deus fala atravs dele, que cria um estado de iluminao: enquanto fala apenas o que aprendeu, sabedoria popular misturada com tolice popular. (NIETZSCHE, 2008: 84, 176)

Referncias Bibliogrficas CASANOVA, Marco Antnio. O instante extraordinrio: Vida, Histria e Valor na obra de Friedrich Nietzsche. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976. 10

Camila Aparecida Braga Oliveira; Helena Miranda Mollo; Virgnia Albuquerque de Castro Buarque (orgs). Caderno de resumos & Anais do 5. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: biografia & histria intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.(ISBN: 978-85-288-0275-7)

KOSELLECK, Reinhart. The practice of conceptual history: timing history, spacing concepts. Stanford, Califrnia. Stanford University Press, 2002. ____________. Futuro passado: contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006. LEPENIES, Wolf. As trs culturas. So Paulo: EDUSP, 1996. MARTON, Scarlett. Nietzsche - das foras csmicas aos valores humanos. So Paulo: Editora Brasiliense, 1990. ____________. Nietzsche, um "francs" entre franceses. Scarlett Marton. So Paulo: Ed. Barcarolla: Discurso Editorial, 2009. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragdia - ou helenismo e pessimismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. ____________. Humano, demasiado humano volume II: um livro para espritos livres (Opinies e sentenas diversas e O viajante e sua sombra). So Paulo: Companhia das Letras, 2008. ____________. Segunda considerao intempestiva: da utilidade e desvantagem da histria para a vida. Rio de Janeiro: Relum Dumar, 2003. ____________. Cinco prefcios para cinco livros no escritos. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 1996. ____________. Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino. In: Escritos sobre Educao. Melo sobrinho (org). Rio de Janeiro: Editora PUC- Rio. So Paulo: Edies Loyola, 2003. RINGER, Fritz K. O declnio dos mandarins alemes: a comunidade acadmica alem, 1890-1933. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2000. SILVA JNIOR, Ivo da. Em busca de um lugar ao sol: Nietzsche e a cultura alem. So Paulo; Ijui: Discurso Editorial: Ed. UNIJUI, 2007. SOBRINHO, Noeli. C. M. Apresentao: A Pedagogia de Nietzsche. In: Escritos sobre educao. Rio de Janeiro: Editora PUC- Rio. So Paulo: Edies Loyola, 2003. SOCHODOLACK, Hlio. O Jovem Nietzsche e a Histria: Como Ser Intempestivo e Duelar Com o Seu Tempo. Paran: Unicentro, 2009.

11

Anda mungkin juga menyukai